AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

A sessão especial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista que divulga a Campanha da Fraternidade 2026 foi adiada. O evento estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira (23), no plenário da Casa Legislativa.

A atividade é realizada anualmente em parceria com a Igreja Católica e tem como objetivo promover reflexões sobre temas sociais relevantes. Em 2026, a campanha traz como tema “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”, destacando o debate sobre o acesso à habitação digna no país.

O adiamento ocorreu devido à ausência de importantes lideranças religiosas que participariam da sessão. O arcebispo não poderá comparecer, e parte do clero também estará fora da cidade para acompanhar a posse de Dom Pepeu em sua nova diocese.

A participação da Arquidiocese é considerada fundamental para a realização da sessão, já que o evento é fruto da parceria entre a Câmara e a Igreja, consolidada por meio de uma iniciativa institucional que garante a realização anual da atividade.

Até o momento, uma nova data para a sessão especial ainda não foi definida. A organização informou que, assim que houver confirmação, o público será comunicado.

A sessão especial da Campanha da Fraternidade é um espaço importante de diálogo entre poder público e sociedade civil, reunindo autoridades, lideranças religiosas e a comunidade para discutir caminhos e soluções para desafios sociais, como o déficit habitacional.

Por Andréa Póvoas

CORTINA E CIA COLCHÕES

Os deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo Fontes (PT) realizaram um seminário sobre emendas participativas e desenvolvimento regional em Vitória da Conquista, neste sábado (21). O evento aconteceu no Colégio Abdias Menezes, na Avenida Rosa Cruz, e contou com diversas lideranças locais do PT, além do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

Veja:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, reunindo autoridades, artistas e representantes da sociedade civil em um momento de celebração, reconhecimento e valorização da identidade cultural do município.

Durante a solenidade, o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro, ressaltou o significado da data e a importância de reconhecer aqueles que constroem a história cultural da cidade. “Importante sessão hoje, nessa sexta-feira, que celebra o Dia da Cultura aqui em nosso município”, afirmou.

O parlamentar também destacou a presença do secretário municipal de Cultura, Xangai, lembrando sua relevância como figura cultural. “A gente ficou muito feliz, porque Xangai é um personagem da cultura de Vitória da Conquista”, disse, citando ainda nomes como Elomar Figueira e Glauber Rocha, este último que dá nome à medalha entregue na ocasião. “É uma alegria registrar e celebrar a cultura em Vitória da Conquista, especialmente reconhecendo os personagens que contribuem com essa história no nosso município”, completou.

A sessão especial integrou as comemorações do Dia Municipal da Cultura, instituído pela Lei nº 1.367/2006, celebrada oficialmente em 14 de março, em homenagem ao nascimento do cineasta Glauber Rocha, um dos maiores expoentes da cultura nacional e filho ilustre de Vitória da Conquista.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Cultura, Xangai, destacou a relevância do reconhecimento dos artistas ainda em vida e reforçou o papel da cultura na formação da sociedade. “A cultura está em todos os espaços, em todas as expressões. Valorizar os artistas em vida é muito mais importante do que resgatar depois”, afirmou.

Ele também compartilhou a alegria de participar da solenidade em sua terra natal, justamente no dia de seu aniversário. “É uma emoção muito grande estar aqui hoje, nesse dia tão especial para mim, celebrando a cultura da nossa cidade”, disse, agradecendo pela oportunidade e reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das políticas culturais no município.

O vereador Paulinho Oliveira, presidente da Comissão de Cultura da Câmara, enfatizou a importância da Medalha de Mérito Cultural como instrumento de valorização dos artistas locais e de todas as expressões culturais conquistenses. Durante seu pronunciamento, destacou que, embora avanços tenham sido conquistados, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito à democratização do acesso à cultura. “Precisamos levar mais cultura para os bairros, garantir atividades gratuitas para quem não pode pagar. Cultura também é direito”, pontuou.

Paulinho também ressaltou o papel do Legislativo na promoção de debates e na busca por investimentos para o setor. Citou iniciativas como o Natal da Cidade e o São João, além de projetos itinerantes que aproximam a cultura das comunidades. No entanto, chamou atenção para a necessidade de reestruturação de equipamentos culturais, como o Teatro Madrigal, que ainda aguarda reformas. Ao final, parabenizou os homenageados e reforçou o compromisso da Câmara com o fortalecimento da cultura local.

A importância da cultura para a construção da sociedade também foi destacada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Washington Rodrigues. Em sua fala, foi enfático: “Sem cultura não há civilização”. Ele defendeu o reconhecimento dos fazedores de cultura, especialmente em vida, e destacou as homenagens realizadas durante a sessão, com ênfase na trajetória da artista plástica Edméa Ribeiro de Oliveira.

HOMENAGENS:

A Medalha de Mérito Cultural Glauber Rocha foi concedida, neste ano, à artista plástica Edméa Ribeiro de Oliveira, referência nas artes visuais com mais de seis décadas de produção. Sua obra, marcada pela diversidade estética e sensibilidade criativa, inclui centenas de trabalhos entre pinturas, esculturas e cerâmicas, além de exposições no Brasil e no exterior, levando o nome de Vitória da Conquista para além das fronteiras.


Representando a homenageada, a filha Vanessa Gusmão emocionou o público ao expressar gratidão pela honraria. “É uma honra imensa receber essa homenagem em nome da minha mãe, Edméa Ribeiro de Oliveira, uma artista tão querida e admirada. Tenho certeza de que todos que a conhecem gostariam de vê-la recebendo esse reconhecimento pessoalmente”, declarou.

Ela também destacou o significado da premiação. “Essa é uma homenagem muito significativa, que reforça a importância de valorizar a cultura para que ela continue se fortalecendo em nossa cidade e em tantos outros lugares. Recebo com muita gratidão, de coração.”

A entidade homenageada foi a Associação Cultural e Educacional Nossa Arte Capoeira, reconhecida por seu trabalho sociocultural e educativo na promoção da capoeira como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Por meio dessa expressão que reúne musicalidade, ancestralidade e resistência, a entidade contribui para a formação cidadã e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

 

A sessão foi marcada ainda por momentos de forte emoção com a fala do Mestre Rediminho (Alexandre Bastos Silva), representante da Associação Cultural e Educacional Nossa Arte Capoeira, entidade homenageada. Ao relembrar a trajetória do grupo, ele destacou o impacto social do trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas. “São mais de 25 anos transformando pessoas e ajudando a nossa cidade”, afirmou.

Ele ressaltou que a atuação da associação ultrapassa os limites dos espaços formais, alcançando escolas, conjuntos habitacionais e comunidades da zona rural. “Esse trabalho está em algumas escolas, em conjuntos habitacionais e também na zona rural”, destacou, evidenciando o papel da capoeira na formação cidadã. Emocionado, agradeceu aos parceiros e integrantes do projeto. “Agradecer à Câmara de Vereadores e, em especial, a todos os professores e a todo mundo que faz parte desse grupo maravilhoso”, disse.

O mestre também reforçou o propósito da iniciativa. “Trabalhamos para que crianças, adolescentes, jovens e adultos continuem sendo cidadãos respeitados através da capoeira”.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores

O programa UP Notícias entrevistou nesta quinta-feira (19) o deputado estadual Zé Raimundo (PT). Durante a entrevista, o deputado comentou sobre o evento da assinatura do Termo de Autorização para a construção do novo campus do IFBA no município de Poções. Estavam presentes o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, além dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Jorge Solla (PT) e Waldenor Pereira (PT) e os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Zé Raimundo (PT).

De acordo com o deputado Zé Raimundo, o investimento feito na construção do campus busca alcançar um padrão nacional na estrutura. “Uma obra de R$25 milhões que vai dar toda uma estrutura para que o IFBA possa ter aqui um padrão nacional […] Mas hoje aqui foi a ordem de serviço para a construção do novo campus. 52.000 m², R$25 milhões de obras, piscina, padrão, laboratórios, salas de aula, enfim”, detalhou.

O deputado estadual descreveu a importância do seminário Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional como uma forma de discutir o desenvolvimento regional. O evento acontece neste sábado (21), às 9h no Colégio Estadual de Tempo Integral (antigo Colégio Abdias Menezes) e conta com o apoio dos deputados Waldenor, Zé Raimundo e do Governo do Estado da Bahia.

Segundo Zé Raimundo, o objetivo do encontro é mostrar à população para qual setor as emendas parlamentares estão sendo destinadas. Ele enfatizou a importância de escutar a população sobre quais são as demandas e enxerga a ação como uma forma de democratizar o acesso à informação e valorizar a instituição parlamentar.

Confira a entrevista completa:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Allan Victor

A edição do UP Notícias desta quarta-feira (18) entrevistou o vereador de Vitória da Conquista, Ricardo Babão (PCdoB). O político explicou sobre o seu projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais de estimação em jazigos, túmulos ou campas pertencentes aos seus tutores ou familiares nos cemitérios públicos do município.

De acordo com o vereador, a proposta surgiu a partir da necessidade de uma permissão oficial para que os familiares façam o enterro dos animais, coisa que até então não é permitida em Vitória da Conquista. “Inclusive esse projeto eu achei muito interessante que eu vi também uma matéria muito importante, até no Fantástico teve, que foi agora em janeiro quem sancionou para o estado de São Paulo, foi o governador Tarcísio. Foi sancionado pelo estado de São Paulo”, acrescentou o vereador.

Segundo Ricardo Babão, os animais passaram a ocupar um papel mais importante no núcleo familiar e, diante disso, muitos tutores desejam prestar uma despedida digna aos animais após a morte. Conforme o texto, a medida pode contribuir para evitar descarte inadequado dos animais em terrenos baldios, vias públicas ou locais impróprios. A proposta descreve que os custos do sepultamento serão de responsabilidade do titular do jazigo ou familiares.

Ricardo Babão comentou que seu projeto foi alvo de notícias falsas, afirmando que as pessoas reproduziram informações erradas para desqualificar o seu trabalho. “Quando você coloca um projeto desse, pessoas dizem que hoje é esquerda e direita já começa a tentar confundir a cabeça da pessoa: ‘Ah, porque Babão é de esquerda, é do lado do PCdoB é isso e aquilo”. Aí começa a tentar confundir a cabeça do povo”, falou.

Confira a entrevista completa com Ricardo Babão:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Ascom/Governo do Estado da Bahia

Nesta terça-feira (17), o programa UP Notícias entrevistou o engenheiro civil especialista em Engenharia Rodoviária e secretário de infraestrutura do estado da Bahia, Saulo Pontes. A entrevista abordou tópicos como obras de infraestrutura em andamento e planejadas para o estado, em especial voltadas para o município de Vitória da Conquista.

Enquanto discutia sobre a duplicação da Avenida Presidente Vargas, o secretário ressaltou que até maio o trecho até Estiva estará duplicado e com ciclovia. Além disso, Saulo Pontes afirmou que o prazo para a entrega da avenida duplicada no trecho que liga à Barra do Choça é o final do mês de agosto. Segundo ele, o período de chuvas atrasou a obra, entretanto, com a previsão de estiagem para o mês de abril, a atividade voltará de forma intensa.

Outro projeto com uma grande demanda para a população de Vitória da Conquista são os viadutos e as passarelas na saída de Itambé e nas saídas para Anagé e Brumado. De acordo com o secretário, o uso de sinaleiras na BR-116 evita acidentes, mas funciona como um paliativo, portanto avalia a construção de novos viadutos para solucionar o problema. “A sociedade de Vitória da Conquista tem sofrido com essa falta desse viaduto, que é atraso da Via Bahia que já deveria ter executado […] Eu vou até ligar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para pegar o quilômetro dessas passarelas. As passarelas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem o projeto padrão”, explicou Saulo Pontes.

Em paralelo, o secretário anunciou que está em andamento um estudo para a duplicação da saída para Anagé, incluindo a construção de rotatórias e um viaduto. Com o projeto, a expectativa é que haja um maior controle do volume de caminhões, encaixando a duplicação até o centro de distribuição.

Confira a entrevista completa com Saulo Pontes:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em reunião de planejamento realizada nesta segunda-feira (16) na sala da presidência da Câmara, os organizadores do Fórum de Indústria, Comércio e Logística, agendado para os dias 30 e 31 de março, definiram que um dos pilares centrais do evento será o debate sobre a Reforma Tributária, cujas transições e novas alíquotas começam a desenhar um novo cenário para o empresariado brasileiro.

O evento, que ocorrerá no SEST SENAT, busca reunir atores estratégicos para transformar discussões em ações concretas que fortaleçam o desenvolvimento regional de Conquista, cidade-polo que influencia mais de 80 municípios. Com a implementação gradual do novo sistema tributário, o Fórum dedicará atenção especial aos impactos do IVA Dual (IBS e CBS). O objetivo é orientar o setor produtivo local sobre a simplificação de impostos e como manter a competitividade durante o período de transição.


O presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo, vereador Subtenente Muniz, enfatizou que o fórum será o momento divisor de águas para o empresariado local entender as novas regras do jogo. “Nossa missão neste fórum é desmistificar o novo sistema de impostos para o empresário local. Precisamos discutir como a unificação dos tributos e o novo IBS vão impactar o nosso custo de produção e a nossa logística. O papel da Câmara é garantir que a nossa cidade não seja apenas espectadora, mas que esteja preparada para aproveitar as oportunidades de desoneração e atrair novas indústrias”.

O Fórum foi desenhado para ser prático e resolutivo e a expectativa é que o evento passe a integrar o calendário oficial da cidade anualmente. No dia 30 de março, será a abertura oficial, palestra magna com foco em cenários econômicos e coquetel de networking. Dia 31 de março será de imersão, com quatro palestras e quatro painéis temáticos: Indústria, Comércio, Logística e Poder Público. Cada painel contará com um mediador e três especialistas, garantindo que os gargalos locais – como o custo do transporte aéreo e a infraestrutura logística – sejam confrontados com soluções técnicas.


O presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, idealizador do fórum, destacou que o evento coloca o Legislativo na vanguarda das discussões que realmente impactam o bolso do cidadão e a saúde das empresas. ” Ao pautarmos a Reforma Tributária, estamos dando ao nosso empresariado as ferramentas para entender como as novas alíquotas e a simplificação dos impostos vão influenciar a competitividade regional. A Câmara não é apenas uma casa de leis, é um espaço de estratégia e articulação. Queremos que daqui saiam diretrizes claras para que Conquista continue sendo o motor do sudoeste baiano, atraindo investimentos e gerando emprego através de um ambiente de negócios mais moderno e menos burocrático”.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) pregou cautela nas negociações sobre a formação da chapa majoritária do grupo governista que vai disputar as eleições deste ano.

Até o momento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai tentar a reeleição, enquanto Jaques Wagner e Rui Costa vão disputar as duas cadeiras da Bahia no Senado. Com isso falta apenas o cargo de vice-governador da chapa

Em entrevista coletiva durante o lançamento do programa Qualiturismo Bahia, que aconteceu nesta terça-feira (17), Geraldo Júnior disse que a decisão sobre a escolha de quem será o candidato a vice-governador será tomada no momento certo.

“Eu continuo com aquele mesmo entendimento: na hora certa o líder político desse processo, que é o governador Jerônimo Rodrigues, como fez em 2022, que nos levou a vitória aqui na Bahia e no Brasil, saberá conversar com o nosso partido, com o MDB. Na hora certa, no tempo certo isso vai acontecer”

O MDB tem defendido a manutenção de Geraldo Júnior como vice-governador. No entanto, o PSD também entrou na disputa para inticar o candidato a vice nas eleições deste ano.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, no dia 20 de março, Sessão Especial em comemoração ao Dia Municipal da Cultura, ocasião em que serão entregues a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, honraria destinada a reconhecer personalidades e entidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento, a difusão e a valorização da cultura no município.

Neste ano, a personalidade agraciada é a artista plástica Edméa Ribeiro de Oliveira, cuja trajetória consolidada nas artes visuais a tornou uma da referências culturais da cidade. Com mais de seis décadas dedicadas à produção artística, Edméa construiu uma obra marcada pela pluralidade estética, sensibilidade criativa e forte identidade autoral. São centenas de trabalhos entre pinturas, esculturas, cerâmicas e outras expressões, além de exposições realizadas no Brasil e no exterior, levando o nome de Vitória da Conquista para além das fronteiras regionais.

Sua atuação, no entanto, vai além da criação artística. Ao longo dos anos, a artista também se dedicou à formação cultural, promovendo oficinas e incentivando novas gerações a ingressarem no universo das artes plásticas. Seu trabalho representa não apenas excelência técnica, mas também compromisso com a valorização da cultura local e com a construção da memória artística conquistense.

A entidade homenageada é a Associação Cultural e Educacional Nossa Arte Capoeira, instituição de caráter sociocultural e educativo que desenvolve relevante trabalho na promoção e difusão da capoeira em Vitória da Conquista. Fundada pelo Mestre Rediminho (Alexandre Bastos Silva), a associação atua há mais de duas décadas na preservação da capoeira enquanto patrimônio cultural imaterial brasileiro, promovendo ações formativas em comunidades urbanas e periféricas do município.

Por meio da capoeira – expressão cultural que integra musicalidade, oralidade, ancestralidade e resistência – a entidade contribui para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando o acesso à cultura. Seu trabalho evidencia o papel transformador das manifestações culturais afro-brasileiras na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes.

A Sessão Especial integra as comemorações do Dia Municipal da Cultura, instituído pela Lei nº 1.367/2006. A legislação estabelece o dia 14 de março como data oficial da celebração, em homenagem ao nascimento do cineasta Glauber Rocha, filho ilustre de Vitória da Conquista e um dos maiores expoentes da cultura nacional.

A lei também determina que, dentro das comemorações, sejam concedidas anualmente duas medalhas Mérito Cultural Glauber Rocha: uma destinada a uma personalidade e outra a uma entidade que tenham contribuído relevantemente para o desenvolvimento cultural do município. A Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha simboliza o reconhecimento público àqueles que dedicam sua trajetória à arte, à memória e à preservação das tradições, fortalecendo a cultura como instrumento de desenvolvimento humano e social.

A solenidade será aberta ao público e integra o calendário oficial do Legislativo Municipal, consolidando-se como momento de celebração, reconhecimento e afirmação da cultura conquistense.

Por Samara Dias

CORTINA E CIA COLCHÕES
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, no próximo dia 18, uma audiência pública em celebração ao Dia da Ordem DeMolay. A iniciativa é de autoria da vereadora Gabriela Garrido (PV) e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pela instituição na formação de jovens líderes no município.

Segundo a parlamentar, o encontro será um momento de valorização das ações promovidas pela organização junto à juventude conquistense. “A audiência tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho da Ordem DeMolay na formação de jovens líderes da nossa cidade, além de dar visibilidade às ações sociais e educativas desenvolvidas pela instituição em Vitória da Conquista”, afirmou Gabriela.

A Ordem DeMolay é uma organização internacional voltada para jovens de 12 a 21 anos, que atua na formação de lideranças juvenis com base em valores como cidadania, respeito, responsabilidade e serviço ao próximo. Para a vereadora, iniciativas como essa são essenciais para fortalecer o papel da juventude na construção de uma sociedade melhor.

“A Ordem DeMolay tem desempenhado um papel importante na formação de jovens comprometidos com valores éticos e sociais, além de promover diversas ações solidárias e comunitárias que impactam positivamente a juventude e a sociedade conquistense”, destacou.

Durante a audiência pública, devem ser apresentados à população o trabalho desenvolvido pela instituição no município, projetos sociais realizados e o impacto da organização na formação de jovens.

“Serão apresentados o trabalho desenvolvido pela Ordem DeMolay na cidade, o impacto na formação dos jovens e os projetos sociais realizados. A gente precisa realmente que os jovens se engajem na construção da nossa sociedade. Isso é muito importante”, ressaltou a parlamentar.

Gabriela Garrido também reforçou a importância da instituição no cenário atual. “São valores que hoje estão cada vez mais escassos em nossa sociedade. Então, encontrar uma ordem que estimula isso nos jovens é muito importante”, completou.

Serviço

Audiência Pública – Dia da Ordem DeMolay
Data: 18 de março
Local: Câmara Municipal de Vitória da Conquista
Participação: aberta ao público, com convite especial a jovens, familiares e representantes da sociedade civil interessados em conhecer e prestigiar o trabalho da instituição.
CORTINA E CIA COLCHÕES