AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Um mar de gente tomou conta do Médio Sudoeste baiano neste domingo (14). A cidade de Itapetinga foi palco de mais uma edição do Programa de Governo Participativo (PGP), evento que, para variar, transformou as ruas em um verdadeiro caldeirão de reivindicações, esperanças e decisões da chapa petista com Jerônimo Rodrigues na cabeça e Jaques Wagner e Rui Costa, na corrida ao Senado.

“Uma multidão, para variar”, resumiu o secretário liderança de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, ao registrar sua emoção nas redes sociais, visivelmente impactado pela adesão popular. O tom de euforia contagiou a plenária, que compareceu não apenas para ouvir, mas, sobretudo, para falar e, finalmente, se sentir ouvido.

O modelo do PGP, que já se consolidou como um termômetro da relação entre governo e população, mostrou novamente sua força. O evento não foi apenas um ato de retórica. Segundo os discursos das principais lideranças, as decisões tomadas em encontros anteriores já estão saindo do papel – e em ritmo acelerado.

Obra em andamento e promessa renovada

Um dos principais marcos de resultado apresentado foi o avanço das obras do hospital e da policlínica, promessas firmadas no PGP de 2022. “Aqui no Médio Sudoeste, no PGP de 22, teve hospital e policlínica, que já estão em obras”, declarou Loyola.

Mais do que celebrar o progresso físico das construções, a revelação de Loyola teve um tom de compromisso com o método que, segundo o governo Jerônimo, tem dado certo: ouvir antes de agir. “E é assim que a gente vai acertando”, afirmou, defendendo que a escuta ativa é a engrenagem central da máquina administrativa.

Metáfora do timão e a força do povo

Em um momento de clara celebração, o discurso de Loyola recorreu a uma metáfora popular para resumir a filosofia de gestão petista: “Porque é esse timão aqui que muda a vida da Bahia, que muda a vida das pessoas.”

A imagem do timão com uma enorme torcida organizada foi usada por Loyola para simbolizar que o poder não está em quem governa sozinho, mas na sintonia entre o povo e seus representantes. “Nós vamos continuar ouvindo o nosso povo”, garantiu, fechando o discurso com a promessa de que a sequência de obras e melhorias não vai parar.

Impacto político

Enquanto as máquinas trabalham nos canteiros do novo hospital e da policlínica, o recado político do evento foi claro: em Itapetinga e no Médio Sudoeste, o governo aposta todas as fichas na participação popular como termômetro de sucesso. Para a multidão que foi ouvir, falar e ser ouvida, a mensagem que fica é de que o timão está firme – e o navio, enfim, mudou de rumo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado estadual Zé Raimundo participou, nesta quinta-feira (11), da solenidade conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Parque de Exposições, em Salvador, que oficializou um robusto pacote de investimentos superior a R$ 1,7 bilhão destinado à infraestrutura viária, mobilidade urbana e serviços públicos para municípios de todas as regiões da Bahia. Zé Raimundo esteve no evento representando também o deputado federal Waldenor Pereira.

O ato reuniu prefeitos, parlamentares e lideranças políticas e marcou a assinatura de 24 ordens de serviço, a abertura de 56 licitações, a celebração de 271 convênios e três acordos consorciais, contemplando cerca de 200 municípios baianos com obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano.

Entre os municípios beneficiados pelas articulações dos mandatos de Zé Raimundo e Waldenor Pereira estão Cândido Sales, Caraíbas, Igaporã, Jacaraci, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Malhada de Pedras, Planalto e Piripá, que receberam autorizações para obras e investimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população.

Para Zé Raimundo, o conjunto de ações demonstra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional e reforça a importância da atuação parlamentar em parceria com os municípios.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O jornalista João Melo conversou com uma das personalidades mais respeitadas do meio jurídico e político de Vitória da Conquista, o advogado Dr. Rui Medeiros, em uma entrevista marcada por reflexões sobre o passado e o presente da política conquistense.

Durante o bate-papo, Dr. Rui fez uma análise comparativa entre a política de décadas anteriores e o cenário atual, destacando as transformações que ocorreram ao longo dos anos, os desafios enfrentados pela gestão pública e as mudanças na relação entre representantes e sociedade.

Com sua experiência acumulada na vida pública e no campo jurídico, o entrevistado apresentou um olhar crítico sobre a evolução política do município, abordando aspectos que, segundo ele, influenciam diretamente a qualidade da administração pública e a participação popular nas decisões políticas.

Um dos momentos de maior destaque da entrevista foi quando Dr. Rui Medeiros fez duras críticas à atuação da Câmara Municipal de Vereadores. Segundo ele, o Legislativo precisa exercer de forma mais efetiva seu papel fiscalizador, acompanhando com rigor as ações do poder público e dos órgãos vinculados à administração municipal.

O advogado também defendeu uma fiscalização mais intensa sobre a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC), ressaltando a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos e da prestação de contas à população.

A entrevista contribui para o debate público ao trazer reflexões sobre os rumos da política local, promovendo discussões sobre governança, responsabilidade institucional e participação cidadã. O conteúdo oferece aos leitores uma oportunidade de compreender melhor as mudanças que marcaram a trajetória política de Vitória da Conquista e os desafios que permanecem presentes na atualidade.

*Confira a entrevista completa nas plataformas do blog do redação e acompanhe os principais temas que movimentam o cenário político conquistense.*

https://www.instagram.com/blogdoredacao/reel/DZi3j6VhpCw/

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A irritação que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), vem demonstrando nos últimos meses, refletida nos contínuos embates com o Executivo, ganhou mais uma explicação. Segundo reportagem de Robson Bonin, o senador do Amapá teria recebido US$ 30 milhões, cerca de R$ 115 milhões, do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, acusado da maior fraude financeira na história do país. A informação, segundo o texto, consta da nova proposta de delação premiada apresentada pela defesa de Vorcaro à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República. O dinheiro teria sido depositado em uma conta em nome do senador no exterior por Augusto Lima, exsócio do banqueiro. A reportagem não explicita o que Vorcaro recebeu em contrapartida, mas o fundo de previdência dos servidores do Amapá, então comandado por um indicado de Alcolumbre, investiu R$ 400 milhões em títulos do Master. Em nota, o presidente do Senado negou as acusações e disse que vai processar Vorcaro. (Veja)

A reportagem destacou também a já conhecida relação do ex-controlador do Master com o PT da Bahia. Em 2007, o senador Jaques Wagner (PT-BA), então governador, criou o CredCesta, um sistema de empréstimo consignado do qual o Master se tornou principal operador. Seu sucessor, o hoje ministro da Casa Civil Rui Costa, publicou em 2022 um decreto restringindo a portabilidade das dívidas, o que beneficiou diretamente a instituição de Vorcaro. O banqueiro, porém, não detalhou se pagou alguma contrapartida a essas vantagens. (Veja)

Apesar dessas revelações, a Polícia Federal rejeitou a nova proposta de acordo de colaboração premiada apresentada pela defesa de Vorcaro. A avaliação dos investigadores é que a nova versão do acordo não trouxe elementos inéditos ou informações capazes de justificar os benefícios previstos em uma eventual delação premiada. (CNN Brasil)

A expectativa da defesa de Vorcaro é de que a PGR seja mais simpática à proposta de delação, já que está levando mais tempo para analisar as informações. (Metrópoles)

O Palácio do Planalto trabalha para impedir que a Câmara dos Deputados avance, ao menos no curto prazo, com o projeto de renegociação de dívidas rurais aprovado nesta semana pelo Senado, além de outras propostas que o governo classifica como “pautas-bomba”. A estratégia do governo se apoia na relação considerada positiva entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). As renegociações das dívidas rurais são vistas pela equipe econômica como uma das principais ameaças fiscais em tramitação no Congresso. (Globo)

Nos bastidores, o governo se diz confiante. De acordo com interlocutores, Motta teria sinalizado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, resistência em pautar o projeto de renegociação de dívidas rurais. O senador procurou Motta antes mesmo da votação no Senado para sondar o destino da matéria na Câmara caso ela fosse aprovada. Na conversa, o deputado evitou assumir qualquer compromisso com a tramitação da proposta. (Metrópoles)

O Executivo aponta três fatores principais para o avanço das “pautas-bomba” no Senado: a pressão eleitoral sobre os senadores, a estratégia de Davi Alcolumbre de fortalecer sua candidatura à reeleição, e o desgaste da relação entre o senador e o presidente Lula. Nos bastidores, também há a leitura de que Alcolumbre tem utilizado a pauta legislativa para ampliar seu capital político dentro do Senado. A aprovação de propostas defendidas por senadores seria uma forma de consolidar apoios para sua tentativa de permanecer no comando da Casa no próximo ano. (g1)

As “pautas-bomba” podem gerar um impacto de R$ 219,6 bilhões entre 2027 e 2030, segundo estimativas da XP Investimentos. O cálculo reúne uma série de propostas que ampliam despesas obrigatórias ou reduzem receitas públicas e que vêm avançando no Legislativo apesar da resistência da equipe econômica. Já o Ministério da Fazenda informou que nove projetos atualmente em tramitação representam impacto fiscal potencial de R$ 111 bilhões por ano. (Estadão)

Hugo Motta, aliás, decidiu acelerar a tramitação do projeto do governo Lula que regulamenta o fim da escala 6×1, mas adotando uma estratégia para evitar que a proposta continue bloqueando a pauta da Casa. Nos bastidores, a iniciativa é vista como uma forma de neutralizar os efeitos da urgência constitucional atribuída pelo governo ao projeto. Pela regra, propostas enviadas pelo Executivo com esse mecanismo passam a trancar a pauta da Câmara e do Senado caso não sejam apreciadas em até 45 dias. A manutenção da urgência vinha gerando desconforto entre líderes partidários, especialmente porque a Câmara já aprovou uma PEC com o mesmo objetivo. (Folha)

O presidente Lula, por sua vez, optou por antecipar sua viagem para a reunião do G7, na França, em uma tentativa de ampliar as chances de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países. Inicialmente previsto para embarcar na segunda-feira, Lula viajará no domingo para Évian-les-Bains, na região da Alta Saboia, onde ocorrerá a cúpula. A mudança foi motivada pela avaliação do Palácio do Planalto de que Trump poderá permanecer no evento apenas durante a
abertura, repetindo o comportamento adotado na reunião do G7 realizada no Canadá no ano passado. (g1)

O Supremo Tribunal Federal concedeu um prazo de 60 dias para que as plataformas digitais se adaptem às novas regras de responsabilização por conteúdos publicados por terceiros, estabelecidas pela Corte no julgamento que alterou a interpretação do Marco Civil da Internet. A definição ocorreu durante a análise dos recursos apresentados por empresas de tecnologia e entidades da sociedade civil contra a decisão tomada pelo tribunal em 2025. Apesar do consenso em torno do período de adaptação, o julgamento ainda não foi concluído. (Agência Brasil)

Horas depois de anunciar a retomada das ações militares contra o Irã, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que Washington e Teerã estão próximos de firmar um acordo de paz. Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que as negociações chegaram ao mais alto nível da liderança iraniana e, por isso, decidiu suspender os bombardeios planejados para a madrugada de hoje. Segundo ele, o entendimento também teria o aval de outros atores envolvidos na crise regional, incluindo Israel, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Paquistão. O anúncio, no entanto, não foi confirmado pelo governo iraniano. (Guardian)

Viver

Abrindo os trabalhos da maior edição já realizada pela Fifa, o México venceu a África do Sul por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira no jogo de abertura da Copa do Mundo. Com duas expulsões sul-africanas e uma mexicana, os anfitriões bateram os visitantes com gols de Quiñones e Raul Jiménez. No segundo jogo do dia, a Coreia do Sul venceu de virada a Tchéquia por 2 a 1 no Estádio Akron, em Guadalajara. Antes, o planeta acompanhou a festa que tomou conta do Estádio Azteca, na Cidade do México, com apresentações de Shakira, Burna Boy, Maná e J Balvin na cerimônia de abertura. (GE e CazéTV)

Nas redes, os brasileiros aproveitaram para desfilar um festival de memes. (g1)

Tricampeão com o Brasil na Copa de 1970, morreu nesta quinta-feira o zagueiro Brito, aos 86 anos. A causa não foi divulgada.(UOL)

Confirmando as previsões mais recentes, o fenômeno climático El Niño já está formado, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

O fenômeno natural ocorre quando as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes que o normal. O órgão disse nesta quinta-feira que as condições devem se intensificar durante o inverno de 2026-2027 no Hemisfério Norte. O boletim da NOAA indica 63% de probabilidade de que El Niño se torne muito forte, com potencial para entrar no grupo dos maiores eventos registrados desde 1950. (g1)

O governo federal informou nesta quinta-feira que o desmatamento na Amazônia Legal teve redução de 61,4% em maio deste ano, em relação ao mesmo mês de 2025. Dados do sistema Deter, do Inpe, indicam que 370 km² de vegetação foram destruídos no mês passado, ante 960 km² em maio de 2025. O ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirma que o recuo é um marco já que, historicamente, o desmatamento aumenta no período, início da estação seca na Amazônia. No Cerrado, a queda foi de 12,2% no mesmo mês, em relação a maio de 2025. (Um Só Planeta)

Cotidiano Digital

O bilionário Jeff Bezos revelou nesta quinta-feira a Prometheus, startup de IA que lidera ao lado do ex-executivo do Google X Vik Bajaj e que já levantou US$ 12 bilhões, chegando a uma avaliação de US$ 41 bilhões. Entre os investidores estão JPMorgan, BlackRock e Goldman Sachs. A ideia da empresa é fazer pela engenharia e manufatura o que os grandes modelos de linguagem fizeram pelo texto, construindo o que Bezos chama de um “engenheiro geral artificial”, capaz de acelerar a fabricação de tudo, desde arranha-céus a motores a jato. Bezos disse ainda que se antes um projeto exigia 100 engenheiros e 10 anos, a Prometheus permitiria que 10 engenheiros fizessem o mesmo em um ano. (Semafor)

Segundo apurações, o Google negocia com a Samsung a fabricação de parte do seu próximo chip de inteligência artificial, o “Icefish”. A Samsung deve produzir um componente separado usando sua tecnologia de 2 nanômetros para conectar o chip à memória, enquanto a parte principal seguirá sendo fabricada pela TSMC. O chip ainda está em fase de projeto e pode entrar em produção em massa em 2028. Com isso, o Google alimenta sua estratégia maior de tornar seus processadores próprios uma alternativa às GPUs da Nvidia. Na segunda-feira, mais informações davam conta de que a empresa também negocia com a Intel a fabricação de mais de três milhões de TPUs no mesmo ano. (The Information)

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para defender a ampliação do abastecimento de água tratada em comunidades rurais do município e criticar posicionamentos que, segundo ele, têm contribuído para desinformar a população sobre a implantação dos sistemas da Embasa em algumas localidades.

Antes de abordar o tema, o parlamentar parabenizou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela realização de um evento beneficente em prol da reconstrução do santuário da comunidade católica.

“Quero parabenizar o padre Alessandro e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela belíssima festa realizada em prol da reconstrução do santuário. Tivemos a alegria, junto com o deputado João Bacelar, de conseguir uma emenda que ajudou na realização da festa e também contribuiu com a construção”, afirmou.

Em seguida, Luciano concentrou sua fala na discussão sobre o abastecimento de água na zona rural e criticou um vídeo divulgado pelo advogado e pré-candidato a deputado estadual Wagner Alves, esposo da prefeita Sheila Lemos. Segundo o vereador, o conteúdo apresentado gerou interpretações equivocadas sobre a implantação do sistema de abastecimento da Embasa em comunidades da região da Limeira.

“Fiquei surpreso ao ver um vídeo feito por um advogado e candidato a deputado estadual tratando de um tema tão importante. Política é uma coisa, politicagem é outra. Água tratada é respeito ao cidadão e um direito constitucional”, declarou.

O vereador afirmou que não compreende qualquer posicionamento contrário à ampliação do acesso à água tratada e questionou a utilização do tema em disputas políticas.

“Quero perguntar aos vereadores desta Casa: quem aqui é contra água tratada para uma comunidade? Não pode haver divergência quando estamos falando de um direito básico da população. Nosso dever é lutar por melhorias para o povo”, disse.

Luciano destacou que a região da Limeira possui uma das maiores coberturas de sistemas de abastecimento rural do município, mas alertou para a redução da vazão de poços artesianos que atualmente atendem diversas localidades.

“A população precisa saber que muitos poços estão diminuindo sua capacidade de produção. Há sistemas que produziam 10 mil litros e hoje produzem apenas metade disso. A solução definitiva é a água tratada da Embasa”, afirmou.

Segundo ele, informações equivocadas têm levado parte da população a acreditar que a adesão ao sistema implicaria custos elevados, o que, na avaliação do vereador, não corresponde à realidade apresentada pela concessionária.

“Em reuniões realizadas com a comunidade, a Embasa explicou que existe tarifa social e que ninguém é obrigado a aderir ao sistema. Muitas pessoas mudaram de opinião depois que receberam as informações corretas”, relatou.

Durante o pronunciamento, Luciano afirmou que a população da Limeira tem realizado manifestações reivindicando melhorias no abastecimento e criticou tentativas de influenciar moradores a se posicionarem contra a implantação do serviço.

“O povo da Limeira tem feito protestos porque precisa de água. É muito triste ver alguém que deveria estar lutando por melhorias incentivar um discurso contrário a um direito da população”, declarou.

O parlamentar ressaltou que sua atuação política está voltada para a busca de soluções concretas para as comunidades rurais, independentemente de divergências partidárias.

“Adversário político eu posso ter, mas o povo não é meu adversário. O povo me elegeu para trabalhar por ele. Se qualquer liderança levar uma melhoria para uma comunidade, eu jamais vou trabalhar contra. O que interessa é o benefício para a população”, afirmou.

Luciano também destacou o avanço de projetos de abastecimento em localidades como Cercadinho, Cabeceira da Jiboia e Iguá, defendendo a ampliação da cobertura da Embasa em áreas rurais do município.

“Cercadinho está praticamente concluindo seu sistema de abastecimento. Cabeceira da Jiboia também receberá água tratada. Isso é um direito do povo e eu vou continuar lutando para que essas melhorias cheguem às comunidades que mais precisam”, disse.

Ao final da fala, o vereador reafirmou seu apoio às ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população rural e criticou o uso político de temas relacionados a serviços essenciais.

“Vou continuar ajudando tudo aquilo que for para o bem da população. Não aceito politicagem quando estamos tratando de um direito constitucional. Meu compromisso é com o povo e com as melhorias que garantam dignidade para quem vive em nossas comunidades”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Ricardo Gordo (PSB) usou a tribuna para denunciar o que chamou de desrespeito na condução de serviços de iluminação pública no município, relatando episódio envolvendo a recuperação da fiação furtada no Campo da Creche.

O parlamentar contou que, ao descobrir o furto da fiação, buscou solução junto à Secretaria de Iluminação Pública e à coordenação do setor. Após reuniões com Chico Estrella e Ramon, Gordo adquiriu 84 eletrodutos com recursos próprios, no valor de R$ 1.700, para viabilizar o serviço. “Eu comprei 84 eletrodutos, R$ 1.700”, afirmou.

Segundo o vereador, no entanto, um candidato a vereador foi posteriormente designado para acompanhar a instalação com o material adquirido por ele. “Isso é uma falta de respeito”, declarou.

Gordo também destacou a presença, na sessão, do morador Pernambuco, liderança de assentamentos da zona rural, e aproveitou para alertar os colegas sobre a situação hídrica da região. “Ninguém está debatendo esse assunto e a situação do pessoal da zona rural fica cada vez mais crítica”, alertou.

Ao encerrar o pronunciamento, o parlamentar defendeu o respeito mútuo entre os grupos políticos. “Política é na urna. Vamos debater as ideias sem pisar em ninguém”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (12), o vereador Ricardo Babão (PCdoB) abordou temas relacionados à atuação legislativa, à mobilidade aérea regional, ao abastecimento de água em comunidades rurais e às obras de infraestrutura em Vitória da Conquista.

Ao iniciar seu pronunciamento, o parlamentar voltou a criticar a inversão da pauta nas sessões da Câmara Municipal. Segundo ele, a medida contribui para o esvaziamento do plenário e prejudica o acompanhamento dos trabalhos legislativos.

“Sou contra a inversão de pauta porque muitos acabam participando apenas das votações e não permanecem para acompanhar toda a sessão e os debates desta Casa”, afirmou.

Babão também destacou a participação em uma audiência pública realizada em Brasília, na última terça-feira (9),  para discutir a situação do transporte aéreo em Vitória da Conquista. O encontro contou com a articulação dos deputados estaduais Daniel Almeida (PCdoB) e Fabrício Falcão (PCdoB).

Segundo o vereador, a reunião tratou das reclamações da população em relação à substituição das aeronaves utilizadas na rota entre Vitória da Conquista e Salvador, além dos altos preços cobrados pelas companhias aéreas.

“Debatemos a troca da aeronave de 72 lugares por uma menor e cobramos respostas dos órgãos competentes e das empresas responsáveis pela operação da linha”, explicou.

O parlamentar afirmou ainda que os valores das passagens entre Conquista e Salvador têm gerado insatisfação entre os usuários. “Hoje é possível encontrar passagens mais baratas para destinos como São Paulo e Belo Horizonte do que para Salvador. Essa situação precisa ser revista”, destacou.

Babão informou que a expectativa é de que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas apresentem respostas às demandas discutidas durante a audiência.

Extensão de rede de água para a comunidade de Quatis da Fumaça – Outro tema abordado pelo vereador foi o anúncio da publicação do processo licitatório para a extensão da rede de abastecimento de água na região de Quatis da Fumaça.

Segundo Babão, a informação foi repassada por representantes da Embasa e representa o resultado de uma articulação que contou com o apoio dos deputados Daniel Almeida e Fabrício Falcão.

De acordo com o parlamentar, a licitação está prevista para ocorrer no dia 16 de julho. “É uma conquista importante para a comunidade e fruto de muito trabalho e diálogo junto aos órgãos responsáveis”, afirmou.

Durante sua fala, o vereador defendeu que as ações realizadas pelos mandatos e pelas lideranças que acompanham as demandas das comunidades sejam reconhecidas pela população.

Retorno da Operação Carro-Pipa na zona rural – Babão também comemorou a confirmação do retorno da Operação Carro-Pipa para atender comunidades da zona rural de Vitória da Conquista.

O vereador explicou que o serviço havia sido temporariamente interrompido em razão das fortes chuvas registradas nos últimos meses, situação que exigiu ajustes operacionais e procedimentos administrativos junto aos órgãos federais.

Segundo ele, após reuniões realizadas com representantes da Defesa Civil e acompanhamento das demandas junto aos parlamentares parceiros, a autorização para retomada do abastecimento foi confirmada.

“O importante é que o serviço será retomado para garantir o abastecimento das comunidades que dependem dessa ação”, ressaltou.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para defender a valorização do trabalho realizado por lideranças que acompanham permanentemente as necessidades das localidades rurais.

Obras de pavimentação na Urbis IV – Durante o pronunciamento, Ricardo Babão também destacou o início das obras de recapeamento asfáltico na Urbis IV. Segundo ele, a intervenção atende a uma solicitação encaminhada à Prefeitura após a aprovação das operações de crédito destinadas a investimentos em infraestrutura urbana.

O vereador explicou que, quando o projeto de financiamento foi enviado à Câmara Municipal, os parlamentares foram convidados a indicar localidades prioritárias para receber as melhorias.

“Encaminhamos ofício indicando a Urbis IV como uma das regiões que mais necessitavam da intervenção, e agora estamos vendo a obra acontecer”, afirmou.

Babão elogiou a gestão municipal pelo cumprimento do compromisso assumido com a comunidade e destacou que as principais vias do bairro já estão recebendo os serviços de recapeamento.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Alexandre Xandó (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para abordar questões relacionadas ao transporte público, manifestações políticas e investimentos em educação e cultura.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento criticando o cancelamento de créditos de usuários do transporte coletivo urbano. Segundo ele, diversos passageiros foram surpreendidos ao tentar utilizar seus cartões e constatarem que os saldos haviam sido zerados.

De acordo com Xandó, a situação gerou constrangimentos e dificuldades para trabalhadores que dependem diariamente do transporte público. O vereador afirmou que pretende buscar medidas judiciais para questionar a legalidade e a transparência do procedimento.

“Não houve nenhum processo de publicidade dessa medida. A população não pôde se preparar, não pôde entender o que estava acontecendo. É preciso transparência e respeito com os usuários do transporte coletivo”, afirmou.

O vereador informou ainda que pretende encaminhar representações ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando acompanhamento do caso.

Solidariedade a Renato Freitas – Durante sua fala, Xandó também manifestou solidariedade ao deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), diante de processos políticos enfrentados pelo parlamentar.

O vereador classificou as iniciativas contra Freitas como perseguição política e destacou sua atuação em defesa de pautas sociais e de combate à corrupção.

Visita de Rowenna Brito – Xandó registrou ainda a visita da professora Rowenna Brito a Vitória da Conquista. Segundo ele, durante a agenda foram realizadas reuniões com lideranças locais e debates sobre investimentos na área da educação.

O parlamentar destacou projetos voltados ao esporte e informou que estão previstas novas estruturas para a prática de esportes radicais em unidades escolares do município.

Escola Nacional do Hip Hop – Ao final do pronunciamento, Alexandre Xandó chamou atenção para a possibilidade de adesão do município ao programa Escola Nacional do Hip Hop, iniciativa do Governo Federal voltada à promoção de atividades culturais e educativas nas escolas.

Segundo o vereador, o programa prevê recursos para formação de professores, capacitação de gestores e realização de oficinas ligadas aos elementos da cultura hip-hop, como grafite, DJ, MC, break e outras expressões artísticas.

“É um recurso que pode fortalecer a arte e a cultura dentro das escolas, especialmente entre os jovens das periferias. Agora depende da adesão do município para que esse investimento possa chegar a Vitória da Conquista”, destacou.

Xandó informou que encaminhará ofício à Prefeitura solicitando a adesão ao programa e concluiu incentivando representantes do movimento hip-hop local a acompanharem e apoiarem a iniciativa.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (12), o vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil) prestou uma emocionante homenagem ao cantor, compositor e poeta conquistense Evandro Correia, que faleceu em 12 de junho de 2025, aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante em sua residência.
Ao iniciar seu pronunciamento, Dudé destacou que o momento não deveria ser marcado pela tristeza, mas pela gratidão ao legado deixado pelo artista.
“Gostaria de iniciar este meu pronunciamento não com tristeza, mas com gratidão no meu coração. Gratidão pelo tempo em que ele conviveu conosco, pelo quanto de amor despejou na face da Terra através das suas canções”, afirmou.
Em sua fala, o parlamentar relembrou a trajetória de Evandro Correia e ressaltou a importância de sua obra para a cultura de Vitória da Conquista e da Bahia. Dudé recordou versos da canção Menino da Vida, uma das mais conhecidas composições do poeta.
A homenagem ganhou ainda mais emoção quando o vereador relembrou momentos simples do cotidiano, como os encontros em sua casa, onde o artista costumava conversar, tocar violão e compartilhar a amizade construída ao longo dos anos.
“A dor é da saudade. As lembranças são as melhores possíveis”, declarou o vereador, ao recordar a última apresentação de Evandro na Praça do Seminário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo Antônio de Lisboa.
Dudé também revelou uma das últimas conversas que teve com o amigo. Segundo ele, ao convidar o cantor para seguirem juntos após uma apresentação, ouviu uma resposta que só compreendeu plenamente após sua partida.
“Ele disse: ‘Fernando, fica aí porque a festa continua e você tem muita coisa para fazer’. Foi a última frase que ele falou para mim, e só hoje eu venho ter a compreensão disso”, relatou.
Ao destacar que Evandro Correia faleceu justamente no Dia dos Namorados, data que simboliza o amor, Jacaré ressaltou que o artista deixou um legado construído por meio da música, da poesia e das mensagens de afeto presentes em suas composições.
“Foi o Menino da Vida deixando um legado de todas as suas composições, de todas as suas cantadas e cantatas pelo amor. Morreu no dia do amor”, afirmou.
Segundo Dudé, mesmo após um ano de sua partida, a memória de Evandro Correia permanece viva no coração dos conquistenses. “Vitória da Conquista hoje sente saudade, mas não tristeza, pela passagem de um ano do falecimento do poeta Evandro Correia”, concluiu.
Festa de Santo Antônio – Após a homenagem ao artista, o vereador aproveitou a tribuna para convidar a comunidade a participar das celebrações em homenagem a Santo Antônio, realizadas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santo Antônio de Lisboa.
Dudé lembrou sua histórica participação nas comissões organizadoras da festa religiosa e destacou sua ligação com a comunidade desde a década de 1990. “Eu sempre estive nas comissões de festa, desde a época de Frei Serafim do Amparo, participando efetivamente daquela comunidade”, afirmou.
O parlamentar informou que o tríduo em honra ao santo teve início na noite de quinta-feira (11) e seguirá até o próximo domingo, reunindo fiéis em momentos de oração, celebração e confraternização.
Confiança na Seleção Brasileira – Encerrando seu pronunciamento, Dudé falou sobre sua confiança na Seleção Brasileira e demonstrou otimismo em relação à conquista do sexto título mundial.
O vereador destacou a tradição do Brasil no futebol, lembrando os recordes acumulados pela equipe ao longo da história das Copas do Mundo. “Como brasileiro que sou, acredito no meu país, acredito no nosso futebol. Nós precisamos acreditar que o Brasil tem todas as condições de vencer esta Copa do Mundo”, declarou.
Segundo ele, a Seleção carrega números que reforçam sua força no cenário mundial. “É o país que mais participou das Copas do Mundo, com o maior número de gols e os maiores recordes da competição”, ressaltou.
Em tom de entusiasmo, Dudé concluiu sua fala convocando a torcida dos brasileiros: “Acredito que o Hexa está logo ali. Brasil, rumo ao Hexa!”.
CORTINA E CIA COLCHÕES

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Simone Marques Fagundes, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal nesta sexta-feira (12) para apresentar críticas à política de valorização dos profissionais da educação e cobrar o atendimento de reivindicações históricas da categoria.

Durante o pronunciamento, Simone afirmou que o Projeto de Lei Complementar nº 24/2026, que trata do reajuste salarial dos professores, contempla apenas parte das demandas apresentadas pelo sindicato e não representa uma conquista concedida pela administração municipal. “O que está sendo votado nesta Casa hoje é apenas um dos pontos que solicitamos. Não se enganem e não se deixem enganar. Esse ajuste de 5,4% nada mais é do que o cumprimento obrigatório de um índice federal destinado ao pagamento do Piso Nacional do Magistério. Cumprir a lei federal é apenas uma obrigação, não é bondade.”

A dirigente sindical também criticou a condução das negociações entre a categoria e o governo municipal, alegando falta de diálogo efetivo durante o processo. “Eles tentam vender uma imagem de diálogo democrático, mas a realidade é que fomos empurrados para uma mesa de negociação fria, onde ocorreu apenas uma única reunião com todas as secretarias, a Semgi, a Procuradoria e a Secretaria de Educação.”

Simone direcionou críticas à prefeita Sheila Lemos, afirmando que a gestora não participou diretamente das discussões com o sindicato. “A prefeita Sheila Lemos nunca esteve presente em nenhuma reunião com o SIMMP. Ela se esconde atrás de técnicos e secretários para não encarar de frente os professores que carregam a educação deste município nas costas.”

Segundo a presidente do sindicato, a ausência da chefe do Executivo demonstra a forma como a categoria tem sido tratada. “Essa ausência mostra o verdadeiro tamanho da valorização que ela diz ter pela nossa categoria.”

Outro ponto destacado foi o reajuste do auxílio-alimentação previsto no projeto encaminhado à Câmara. Para Simone, o percentual concedido é insuficiente para atender às necessidades dos trabalhadores. “Olhem para o tamanho do absurdo que está neste projeto. Um minúsculo e vergonhoso reajuste de 4,26% no auxílio-alimentação.”

Ela argumentou que o benefício não acompanha o custo de vida dos servidores. “O trabalhador que passa o dia na escola recebe um valor que não paga uma refeição digna por dia.”

Em um dos momentos mais contundentes do discurso, a dirigente comparou o auxílio-alimentação dos professores ao benefício recebido pelos vereadores. “Nós, professores, gostaríamos de ter o mesmo valor do auxílio-alimentação dos senhores vereadores, que é de R$ 1.800. Por que o estômago de quem legisla vale mais do que o de quem educa os filhos desta cidade?”

A presidente do SIMMP afirmou ainda que o projeto aprovado não resolve questões consideradas essenciais pela categoria. “O projeto de 2026 passa longe de resolver a nossa pauta.”

Entre as reivindicações pendentes, ela citou o descongelamento do interstício entre níveis da carreira docente, a retomada do percentual de 13,25% no plano de carreira, o pagamento correto do terço de férias referente aos 45 dias previstos no Estatuto do Magistério e a regularização da regência de classe especial. “Isso sim seria valorização real.”

Simone também defendeu alterações no plano de carreira que incentivem a permanência de professores com maior qualificação acadêmica na rede municipal. “Precisamos de mudanças que ampliem o tempo de trabalho na carreira para tirar muitos de nós da atual estagnação profissional.”

Outro tema abordado foi a situação dos professores aposentados, que, segundo ela, têm sido ignorados pela atual gestão. “Sem mencionar a situação dos professores aposentados, que estão sendo negligenciados por este governo.”

Ao se dirigir aos vereadores, a sindicalista pediu apoio às pautas da categoria e lembrou que muitos parlamentares tiveram sua formação escolar com professores da rede municipal. “Sei que muitos dos senhores e senhoras, inclusive, foram alunos dessas colegas que estão sendo deixadas de lado por esse governo.”

A presidente do sindicato também criticou a postura de vereadores governistas durante manifestações anteriores da categoria. “Quando a diretoria do SIMMP e a categoria ocuparam este espaço para cobrar o que é nosso por direito, fomos recebidos com deboche e escarnecidos nesta Casa por alguns vereadores da base governista.”

Em tom firme, Simone reforçou o papel constitucional do Legislativo e cobrou independência dos parlamentares. “Os senhores foram eleitos para legislar para a melhoria da vida do povo conquistense e não para atuar como despachantes de luxo da prefeita em benefício das políticas de austeridade antipopular.”

Ao final, manifestou solidariedade aos demais servidores presentes, incluindo agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e garantiu que o sindicato continuará mobilizado em defesa dos direitos dos profissionais da educação. “Aprovem o projeto, porque o piso é lei, mas saibam que o SIMMP não vai recuar nem um milímetro.”

Ela informou ainda que a entidade já ingressou na Justiça com uma ação para cobrar perdas salariais acumuladas. “Já entramos na Justiça com uma ação para exigir o pagamento retroativo dos últimos cinco anos das perdas salariais e continuaremos firmes cobrando cada ponto esquecido e cada direito ferido do Estatuto do Magistério.”

Encerrando sua participação, Simone deixou uma mensagem direta aos gestores públicos e aos parlamentares. “Respeitem os professores.”

Por Camila Brito

CORTINA E CIA COLCHÕES