Após quase quatro anos de conflito, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez nesta quinta-feira, por meio de uma carta aberta, um apelo ao russo Vladimir Putin para que os dois se encontrem pessoalmente, a fim de encerrar a guerra. No documento, o ucraniano diz que os dois países “não podem esperar” que a atenção dos Estados Unidos, envolvidos em um conflito com o Irã, volte para a crise na Europa e que era necessário um envolvimento direto dos dois líderes. A carta, porém, trazia uma provocação, ao afirmar que “os 26 anos no poder estavam pesando sobre Putin”. Falando a jornalistas, o presidente russo disse que a paz com a Ucrânia era possível desde que a União Europeia convencesse Zelensky a fazer concessões, referindo-se aos territórios invadidos pela Rússia em fevereiro de 2022. (BBC)
Ao mesmo tempo, Putin anunciou o reforço da defesa aérea russa após uma série de bem-sucedidos ataques de drones ucranianos. Na quarta-feira, horas antes de o presidente abrir uma conferência econômica em São Petersburgo, sua cidade natal, drones incendiaram um terminal de transporte de petróleo na cidade e uma base naval vizinha. (AP)
A estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enfrentar a nova crise de tarifas com os Estados Unidos parece ser atacar o secretário de Estado Marco Rubio e buscar uma negociação direta com o presidente Donald Trump, conta Valdo Cruz. A avaliação é de que Rubio está fechado com a família Bolsonaro por questões ideológicas, enquanto Trump estaria mais aberto a negociações com o Brasil. Segundo assessores de Lula, o presidente quer ter o contato direto com Trump para saber se ele segue disposto a negociar com o governo brasileiro ou se ele mudou de posição e, agora, adotará medidas alinhadas com os desejos do pré-candidato do PL à Presidência Flavio Bolsonaro. (g1)
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que os argumentos apresentados pelos Estados Unidos para aplicar tarifas contra produtos brasileiros “não são legítimos”. Segundo Vieira, o Brasil já apresentou aos EUA informações para contestar as investigações que podem resultar na aplicação de tarifas ao país. “O que nós esperamos é que isso tudo seja levado em conta e que fique comprovado que não há por que sermos objeto de tarifas, pois todos os argumentos apresentados nós provamos que não são legítimos”, disse. Ainda não há uma data para a conclusão das negociações com os Estados Unidos. O presidente Lula confirmou presença na reunião do G7, que acontecerá em Evian, na França, mas ainda não está confirmado se haverá um encontro bilateral entre ele e Trump para tratar do tema. (g1)
Guga Chacra: “Trump não é diferente da maioria em Washington. O presidente, apesar dos elogios ao colega brasileiro, praticamente nunca fala o nome de Lula. Talvez não lembre. Simplesmente, o Brasil não está no radar dele. Flavio Bolsonaro? Trump certamente conhece e gosta da família, mas tampouco dá muita importância ao pai e aos filhos. Nada muito além de uma simpatia. Uma relação de ídolo com fãs — similar à relação com o argentino Javier Milei. No meio deste deserto de desinteresse pela América Latina, há uma figura que desde a infância demonstra enorme interesse pela região. Naturalmente, falo do secretário de Estado e assessor de Segurança Nacional, Marco Rubio”. (Globo)
Enquanto o Brasil tenta reverter as tarifas, o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sugeriu colocar o Pix em negociação com os Estados Unidos e relacionou a tecnologia brasileira ao Zelle, sistema de transferências norte-americano. “Os Estados Unidos têm mecanismos muito semelhantes ao Pix, como por exemplo o Zelle. Então, dá para você ir para uma mesa de negociação com os americanos com bons argumentos”, disse. Ainda segundo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil poderia utilizar até mesmo as terras raras e o manganês para serem negociados com os Estados Unidos. “Dá para botar na mesa isso daí e tentar segurar um ímpeto de retaliação sobre qualquer meio de pagamento que a gente utiliza aqui”. No dia seguinte à declaração, Eduardo gravou um vídeo dizendo que jamais falou em substituir o Pix pelo Zelle. (Youtube e Meio)
Nas redes, a culpa pelo ataque do governo americano ao Pix e pelas ameaças tarifárias de Donald Trump recaiu sobre Flávio Bolsonaro (PL). O senador é apontado como responsável pelas medidas em 8 de cada 10 mensagens opinativas sobre o assunto trocadas nos mais de 100 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram monitorados pela empresa de análise de dados Palver. (Folha)
O púlpito virou palanque na Marcha para Jesus, que reuniu milhares de fiéis no feriado de Corpus Christi em São Paulo. Acompanhado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse à multidão que o país vive uma “guerra espiritual” e que “o mal vai ser expulso do governo”. Já o advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico e representou o presidente Lula, alfinetou sem se citar diretamente o senador: “A mesa de Jesus é para judeus e gentios, para Pedro, para Tiago, para Judas. Até Judas estava compartilhando a mesa de Jesus”. Em telefonema a Messias e ao bispo Estevam Hernandes, organizador da marcha, Lula disse que não participaria do evento para “não passar a ideia de querer tirar proveito político de algo sagrado”. (g1)
Pedro Doria: “Estamos entrando na terceira campanha presidencial com o Brasil sequestrado pela dicotomia entre Lula e Bolsonaro — ou quem o bolsonarismo ungir pra carregar a bandeira. Oito anos preso na mesma gangorra, 2018, 2022, e agora 2026. E a cada eleição, aquela sensação de que o país é obrigado a escolher entre dois mundos que mal se falam”. Veja a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
Viver
Cerca de 450 crianças e adolescentes deram à luz diariamente no Brasil, sendo que 45 delas tinham menos de 15 anos. É o que mostra o relatório nacional do Observatório Criança Não é Mãe. Foram 822.892 nascidos vivos de mães entre 8 e 17 anos de 2019 a 2023. Os dados mostram que 74,67% das meninas de oito a 14 anos eram negras, índice 3,75 vezes mais frequente do que em brancas. Quase 70% das 529 mortes registradas entre 2019 e 2024 ocorreram entre adolescentes pretas e pardas. Pela lei, o ato sexual antes dos 14 anos é considerado estupro de vulnerável, além de a gravidez ser considerada de risco para a vida da gestante. Mesmo o aborto legal sendo garantido para casos de gravidez em decorrência de violência, apenas uma em cada 19 meninas teve acesso ao procedimento. (Folha)
O Ministério da Saúde espanhol informou nesta quarta-feira que o país registrou o maior número de mortes relacionadas ao calor no mês de maio desde o início dos registros em 2015. Foram 101 óbitos atribuídos a altas temperaturas, 3,6 vezes mais do que a média para o mês da última década, destacando o impacto significativo do calor extremo sobre a saúde, mesmo antes do início do verão. A Espanha registrou 27.564 mortes causadas pelo calor entre 2015 e 2025, sendo 2022 o pior ano, com 4.789 baixas. (g1)
A Nasa anunciou nesta quarta-feira o fim da missão da sonda MAVEN, após mais de 11 anos de atividade. Lançada em 2013 com previsão de durar apenas um ano, a sonda estudava a atmosfera de Marte desde 2014, tendo demonstrado que tempestades solares aceleram a perda da atmosfera marciana, o impacto de tempestades globais de poeira na perda de água do planeta, entre outras descobertas. A agência espacial concluiu que a sonda não pode mais ser recuperada, após a MAVEN deixar de transmitir sinais desde dezembro passado. (g1)
Cultura
Morreu nesta quarta-feira, em Paris, a artista franco-iraniana Marjane Satrapi, aos 56 anos. Um comunicado da família afirma que ela “morreu de tristeza” pouco mais de um ano após a morte de seu marido Mattias Ripa. Nascida no Irã, Satrapi relatou sua experiência vivendo sob o regime do aiatolá Khomeini na graphic novel Persépolis. A obra foi transformada em um longa de animação em 2007, codirigido com Vincent Paronnaud, que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi indicado a melhor filme de animação no Oscar de 2008. Satrapi e Paronnaud voltaram a trabalhar juntos no filme Frango com Ameixas, que estreou na competição do Festival de Veneza em 2011. (Deadline)
Explorando o lendário cofre de Prince, uma nova coleção de 10 músicas chamada Timeless deve ser lançada pela Legacy Recordings da Sony em 28 de agosto com 10 faixas inéditas, que abrangem toda a sua carreira. O anúncio do novo álbum é acompanhado do single inédito Stone, gravado na primavera de 1995. As novidades surgem em meio à Semana de Celebração do Prince, proclamada oficialmente pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que acontece até domingo no Paisley Park e no centro da cidade. Destaque para um evento especial com presença de Bobby Z e Lisa Coleman da banda The Revolution. (Variety)
Cotidiano Digital
O iFood informou que dados de aproximadamente 1,2 milhão de usuários foram expostos em um vazamento ocorrido em dezembro de 2025. As informações acessadas incluem nome e CPF de clientes, mas não envolvem senhas, dados bancários, cartões ou registros de transações. O número representa cerca de 2% da base da plataforma. Segundo a companhia, o caso foi contido ainda na época e não houve comunicação pública porque a empresa entendeu que o episódio não apresentava risco ou dano relevante aos usuários, seguindo os critérios definidos pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados. (g1)
A Meta expandiu para todo o mundo o seu assistente de inteligência artificial para empresas no WhatsApp, Instagram e Messenger. A ferramenta já vinha sendo testada em países como Brasil, México e Índia e, segundo a big tech, foi adotada por mais de 1 milhão de negócios. O sistema pode responder clientes, recomendar produtos, agendar serviços e encaminhar a conversa para um atendente humano quando necessário. O WhatsApp já reúne mais de 200 milhões de contas empresariais, enquanto a receita anualizada com mensagens pagas atingiu US$ 2 bilhões no fim do ano passado. A empresa também prepara uma versão voltada para grandes companhias, com integração a plataformas como Shopify e Shopee. (Quartz)
A Uber revelou um protótipo de carro que será usado para coletar dados de direção no mundo real para sua crescente lista de parceiros de veículos autônomos, incluindo a Waymo. O veículo é um Hyundai Ioniq 5 equipado com uma grande quantidade de sensores na parte superior e nas laterais do automóvel. A companhia planeja lançar 500 carros elétricos equipados globalmente ainda este ano, que serão capazes de coletar 2 milhões de milhas (3,21 milhões de quilômetros) por mês de dados de alta fidelidade para os robôs-táxi. O objetivo é desenvolver o conjunto de dados de treinamento mais geograficamente diversificado do mundo, voltado especificamente para a direção autônoma. (TechCrunch)
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), uma ação policial que deu cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas em Vitória da Conquista. Durante as diligências policiais, três pessoas foram presas em flagrante. As diligências estão no âmbito da Operação NARKE VI, que visa sufocar as estruturas financeiras e logísticas das organizações criminosas voltadas ao narcotráfico em todo o país. O ponto central da ofensiva policial foi um estabelecimento comercial localizada na cidade. O proprietário do estabelecimento, identificado pelas investigações como um dos principais traficantes da região, utilizava o local para a prática ilícita, sendo o espaço usado de fachada para a comercialização de entorpecentes. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram encontrados no interior do referido estabelecimento, cocaína, balança de precisão e embalagens para a venda das drogas. Além disso, também foi apreendido nos outros imóveis revistados um veículo utilizado no tráfico e aparelhos celulares, além de porções de maconha e cocaína. Todo o material foi encaminhado à unidade de delegacia especializada para a formalização dos procedimentos legais. Durante a operação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão em flagrante de duas mulheres, de 26 e 28 anos, respectivamente, e um homem, de 30 anos, além da identificação de outro integrante do grupo de criminoso.
Os presos foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep/Vitória da Conquista), para os procedimentos legais cabíveis, permanecendo custodiados, à disposição da Justiça. As diligências operacionais contaram com a participação de vinte policiais civis e foi realizada por meio da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Vitória da Conquista), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com o apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª COORPIN/Vitória da Conquista) e do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO).
As investigações e diligências continuam na busca de identificar e responsabilizar outros integrantes do grupo criminoso.
O vereador de Vitória da Conquista, Dinho dos Campinhos (Republicanos), deve ter o seu destino político selado até antes do recesso legislativo deste primeiro semestre.
O parlamentar do município localizado na região sudoeste da Bahia teve seu nome envolvido em um esquema de rachadinha. A denúncia partiu do ex-assessor dele, Dely Nascimento Santos, que ingressou com uma representação criminal no Ministério Público da Bahia (MP-BA), no mês de abril.
Assim que nós recebemos a denúncia, a acusação, nós encaminhamos para a Corregedoria da Casa, que já fez um encaminhamento para a Comissão de Ética, a Comissão de Ética já acionou o vereador, está no prazo agora do período de cinco sessões para ele emitir a defesa dele. Após a defesa apresentada pelo vereador, a Comissão de Ética faz o parecer final e encaminha para o plenário. Mas estamos aguardando, devido ao processo legal”, afirmou ao portal A TARDE o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL).
“O que a gente pode tratar é com essa transparência, mostrando que a Casa não ficou inerte, tomou a iniciativa, antes mesmo de qualquer apontamento, recomendação do Ministério Público, a gente tomou a iniciativa própria de dar andamento a isso e tomar as medidas cabíveis”, completou o edil.
Na terça-feira (2), o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT/BA) esteve em audiência com a Gerência Regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), acompanhado do vereador conquistense Andreson Ribeiro Alves (PCdoB). O encontro teve como objetivo apresentar importantes demandas da população de Vitória da Conquista relacionadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico.
Na pauta da reunião, que contou com a presença dos Gerentes Regional, do Escritório local e Operacional de Obras, respectivamente Manoel Carlos de Sá Roriz Vargas Marques, Wagner Dias Pacheco e Walter Luiz Meira Barros, a implantação do esgotamento sanitário no Morada Terras Premium, que beneficiará diretamente 189 famílias residentes no Loteamento, e a extensão da rede de água até a Fazenda Matias, localizada na região do Distrito do Iguá, contemplando cerca de 30 famílias da comunidade.
Segundo os gestores da Embasa, as solicitações foram acolhidas de imediato e já estão previstas visitas técnicas às localidades para avaliação das condições e definição dos próximos passos.
O deputado Waldenor Pereira ressaltou a relevância das demandas apresentadas pela população e comemorou a postura dos gestores da Embasa que demonstraram disposição em atender às solicitações encaminhadas pelas comunidades. Segundo ele, conforme orientação do Governo do Estado, a Empresa tem buscado ampliar sua presença e fortalecer o diálogo com os municípios, o que contribui para acelerar soluções e ampliar o acesso a serviços essenciais.
“As demandas da população são legítimas e precisam ser tratadas com prioridade. É muito positivo perceber a abertura da Embasa em acolher essas reivindicações e trabalhar para que elas se tornem realidade”, pontuou.
O Brasil ainda digeria o relatório dos Estados Unidos atacando o Pix e recomendando uma taxação comercial de 25%, quando o governo Trump voltou à carga. No fim da noite de terça-feira, o país foi incluído numa lista de 60 países que falharam em fiscalizar a importação de produtos fabricados com trabalho forçado — análogo à escravidão —, o que pode implicar uma tarifa de 12,5% sobre as exportações brasileiras. Não está claro se seria uma cobrança adicional ou se esse percentual já está incorporado aos 25%, já que o Escritório de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) se baseou na mesma lei para os dois casos. A lista de países inclui ainda China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Argentina, Arábia Saudita. (g1)
Assim como fez há cerca de um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu à família Bolsonaro a responsabilidade pelo provável novo tarifaço. Durante evento em Goiás, ele fez especial menção ao senador e pré-candidato do PL à Presidência Flávio Bolsonaro, que esteve com o Trump há apenas uma semana. O presidente chamou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de “traidores da pátria” e disse que eles buscaram interferência estrangeira em assuntos internos do país. Ao comentar a recente viagem de Flávio aos Estados Unidos e seu encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, Lula afirmou que a ofensiva tarifária prejudicaria não o governo, mas setores da economia brasileira, incluindo empresários, exportadores e o agronegócio. (BBC Brasil)
Em sua fala acalorada, Lula acabou cometendo uma confusão histórica sobre a Inconfidência Mineira. “Por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, foi enforcado. O que merecem os traidores da pátria, que vão pedir intervenção de um país no nosso país?”, indagou o presidente. Lula se confundiu ao citar o episódio histórico, já que o executado foi Tiradentes, e não o traidor Joaquim Silvério dos Reis. A declaração provocou reação imediata da pré-campanha do senador, que pretende acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando Lula de ameaça e incitação ao crime. (Folha)
Flávio Bolsonaro diz que, dessa vez, nem ele e nem sua família trabalharam para que os Estados Unidos aplicassem um novo tarifaço contra produtos brasileiros. Como prova, sua equipe afirmou que ele encaminhou uma carta ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, pedindo que o governo americano reconsidere a proposta de impor novas tarifas. (CNN Brasil)
Mas ao menos na internet, a tentativa de Flávio de se descolar da decisão americana não funcionou. Um levantamento da AtivaWeb Datalab indica que a polêmica entre Lula e os Bolsonaro mobilizou as redes sociais e gerou cerca de 15 milhões de interações até a tarde desta terça-feira. Segundo o monitoramento, 78% das manifestações analisadas tiveram teor negativo em relação a Trump e aos Bolsonaro. Outros 11,7% dos conteúdos apresentaram sentimento positivo, enquanto 10,3% foram classificados como neutros. (Folha)
Donald Trump, por sua vez, esperou o anúncio do novo tarifaço para comentar o encontro que teve com Flávio Bolsonaro. Nas redes sociais, Trump publicou uma foto com Flávio no Salão Oval da Casa Branca, sua primeira menção ao pré-candidato do PL, e escreveu: “Foi muito bom ter Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca — um jovem inteligente que ama muito o seu país, o Brasil”. (Metrópoles)
E o secretário de Estado, Marco Rubio, ainda reforçou em audiência no Congresso dos EUA a percepção de que a Casa Branca vê o Brasil como um potencial adversário na região. De acordo com ele, o Brasil não integra o grupo de países considerados aliados de Washington no Hemisfério Ocidental. Ao defender a política externa do governo de Donald Trump, Rubio disse que “tirando Nicarágua, Cuba, Venezuela e, claro, Brasil” os Estados Unidos têm uma região cheia de aliados e amigos. (g1)
Flávia Tavares: “Flávio Bolsonaro foi a Washington acuado pelo escândalo Master/Dark Horse, voltou com fotos com Trump, Rubio e JD Vance e ganhou a pauta de segurança pública, com PCC e CV classificados de organizações terroristas, de brinde. No primeiro momento, vitória política. Mas a agenda americana não para aí — e agora os Estados Unidos querem taxar o Brasil em 25% e retaliar o PIX. A excursão à Casa Branca pode estar se revelando uma vitória de Pirro para o candidato da direita em 2026.” Confira a análise completa no Cá Entre Nós. (Meio)
A pressão exercida por Flávio Bolsonaro para a liberação de recursos destinados ao filme Dark Horse levou o projeto a ganhar prioridade dentro da estrutura financeira controlada por Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Mensagens obtidas pelo Intercept Brasil indicam que, em janeiro de 2025, pagamentos relacionados à produção passaram a receber tratamento preferencial, mesmo diante de outras obrigações milionárias pendentes do empresário. Em conversas analisadas pela reportagem, o pastor Fabiano Zettel, cunhado e braço direito de Vorcaro, relata a existência de R$ 55,5 milhões em pagamentos pendentes, mas os compromissos ligados ao filme aparecem como prioridade nas discussões internas. (Intercept Brasil)
A nova tentativa da defesa de Vorcaro de fechar um acordo de delação com a Polícia Federal corre o risco de fracassar como a anterior. Segundo Bela Megale, os investigadores dizem que o ex-dono do Master insiste em blindar aliados, em especial o senador Ciro Nogueira (PP-PI). (Globo)
E o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reagiu às críticas do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), à operação da Polícia Civil que apura possíveis desvios de recursos públicos para financiar o filme Dark Horse. “A polícia tem autonomia para fazer as suas investigações e as suas operações”, afirmou. (g1)
Viver
Em menos de dois minutos, o Senado Federal aprovou nesta terça-feira um projeto de decreto legislativo (PDL) suspendendo os efeitos de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que regulamenta o aborto legal em menores de idade. A norma previa interrupção legal da gestação para crianças e adolescentes em casos de estupro, garantindo o direito sem atrasos ou constrangimentos. Pela lei, qualquer relação sexual com menores de 14 anos é considerada estupro. A relatora do PDL, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), alega que a resolução dava autonomia plena a menores e suprimia o poder da família em decidir sobre o procedimento. Já os defensores apontam que, muitas vezes, os estupradores são parentes das vítimas. (Folha)
O forte calor segue afetando o continente europeu neste ano. Os serviços meteorológicos de França e Noruega registraram as primaveras mais quentes de suas histórias, segundo dados divulgados nesta terça-feira. Enquanto os franceses enfrentaram uma onda de calor sem precedentes no fim de maio, os noruegueses conviveram com temperaturas muito acima do esperado para a estação, 2,1ºC acima do padrão sazonal. De acordo com o climatologista Jostein Mamen, a rápida mudança climática atual “só pode ser devido às nossas emissões de combustíveis fósseis”. (g1)
Pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, encontraram uma proteína capaz de construir DNA do zero, usando apenas a própria forma como molde para encaixar os blocos de construção. Investigando como bactérias se protegem contra vírus, os cientistas descobriram a proteína Drt3b, que conta com partes específicas de si mesma funcionando como guia, ligando-se aos blocos de construção do DNA um a um, até que o trecho esteja completo, algo nunca visto. Antes, cientistas já descreveram proteínas que produziam fragmentos curtos, mas nada como uma fita completa, conforme descrito em estudo publicado na revista Science. (DW)
Cultura
Maior premiação do audiovisual nacional, o Prêmio Grande Otelo teve a lista de finalistas divulgada nesta terça-feira pela Academia Brasileira de Cinema. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é o destaque da edição, liderando com 18 indicações, incluindo melhor longa de ficção, direção para Mendonça Filho, ator para Wagner Moura e atriz para Tânia Maria. O filme disputa a categoria principal com O Último Azul, Homem com H, Manas e O Filho de Mil Homens. Ao todo, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 4 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Confira a lista completa de indicados. (UOL)
Para ler com calma. Os filmes de terror estão tendo sucesso de bilheteria neste ano, com destaque para Backrooms e Obsession. Os dois longas nasceram das mentes férteis de jovens cineastas forjados pela experiência em produção de conteúdos no YouTube. Produtores de Hollywood, cineastas e executivos avaliam que o hábito de disputar a atenção da audiência criando seu próprio conteúdo sem dinheiro, enquanto recebem feedback instantâneo dos espectadores ajudaram a moldar bons contadores de histórias. A nova geração também se beneficia das novas tecnologias, que permitem filmar com qualidade e baixo custo. (Variety)
O pesquisador e professor norte-americano Stephen Bocskay estreia seu primeiro livro no Brasil em português, com o lançamento de Candeia, o Samba, o Quilombo e o Ativismo Negro pela editora Malês. Apesar do título, a obra é mais focada no Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo do que uma biografia de Antônio Candeia Filho, que fundou a entidade em oposição à comercialização do Carnaval e à erosão das raízes afro-brasileiras. O livro é um desdobramento de uma tese de doutorado pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, quando Bocskay investigou o legado de Candeia por meio de arquivos e entrevistas ao longo de 15 anos. (Globo)
Cotidiano Digital
A Polícia Federal deflagrou a Operação Linha Fantasma para desarticular um esquema de fraudes bancárias eletrônicas que enviava alertas de compras por SMS. Os textos induziam as vítimas a ligarem para centrais telefônicas falsas com prefixo 0800, e então os criminosos roubavam dados pessoais e senhas. A ação cumpriu mandados de busca e de prisão em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia. O caso começou a partir de uma denúncia de uma operadora de telefonia e faz parte de uma parceria da PF com a Febraban. (Folha)
Falando em combate a golpes, o Google anunciou o lançamento de um sistema de detecção de chamadas falsas para o Android, projetado para proteger os usuários contra clonagem de voz e deepfakes criados por inteligência artificial. A ferramenta faz uma verificação automática em segundo plano por meio de um sinal digital silencioso trocado entre os aparelhos para confirmar se a ligação realmente parte do número que aparece na tela do celular. (TechCrunch)
A Meta anunciou que vai expandir para todo o mundo as configurações de restrição de conteúdo para contas de adolescentes no Instagram, Facebook e Messenger. Esse movimento de tentar assegurar experiências adequadas à idade dos jovens vem junto de uma forte pressão judicial, sobretudo com o julgamento histórico em Los Angeles, que condenou a empresa e o Google a pagarem US$ 6 milhões em indenização a uma jovem que alegou vício nas plataformas. Por padrão, as contas de menores de idade passarão a filtrar publicações inadequadas e
o Instagram testará um recurso para diversificar o feed, evitando a exibição repetitiva de temas sensíveis. (Reuters)
O teatro em Vitória da Conquista foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (2), durante audiência pública realizada no Plenário Carmen Lúcia. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), reuniu artistas, dramaturgos, atores, diretores, produtores culturais e representantes do Executivo Municipal para discutir a situação atual e os caminhos para o fortalecimento do teatro amador e profissional no município.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências, apontaram desafios enfrentados pelo segmento e apresentaram sugestões para fortalecer as artes cênicas na cidade. Ao abrir a audiência pública, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, destacou a importância do teatro para a identidade cultural de Vitória da Conquista e defendeu a adoção de medidas concretas para fortalecer o setor. “Vitória da Conquista sempre foi reconhecida pela força e pela vitalidade de sua produção cultural. Temos um celeiro de talentos, pessoas dispostas a produzir arte de forma ativa e apaixonada. No entanto, ao longo dos anos, o nosso teatro perdeu espaço e perdeu o fôlego, e precisamos debater, de forma madura e transparente, as razões dessa perda de vitalidade”, afirmou.
Ivan também apontou os principais desafios enfrentados pela classe artística. “Ouvindo a classe artística, o diagnóstico é claro: a falta de fomento contínuo, a escassez de incentivos governamentais efetivos e a ausência de políticas públicas consistentes têm sufocado o potencial dos nossos talentos cênicos. Mas a nossa cultura tem pressa e precisa de uma resposta rápida e articulada dos poderes públicos”, declarou.
Durante a audiência, o presidente ressaltou a importância da implantação do Centro de Convenções e do teatro previstos para a área do antigo aeroporto. “Essa é uma vitória estratégica para o desenvolvimento urbano e cultural de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste. Esse equipamento vai dar um abrigo digno e moderno às manifestações artísticas que hoje sofrem com a falta de espaço”, destacou.
Como encaminhamento do debate, Ivan anunciou a realização do Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista. “A Câmara não vai apenas ouvir. Nós vamos agir. Tenho a honra de anunciar que a Câmara Municipal vai unir atores, diretores, produtores e coletivos culturais para realizar, ainda este ano, o Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista”, afirmou.
Convidado para contribuir com o debate, o professor de licenciatura Dilson Oliveira apresentou uma contextualização sobre a história do teatro, desde suas origens na Grécia Antiga até sua chegada ao Brasil e seu desenvolvimento em Vitória da Conquista, ressaltando a relevância dessa manifestação artística ao longo dos séculos. Ao abordar os encaminhamentos da audiência, ele defendeu que o momento resulte em ações concretas para o setor. “Essa esperança que a gente está fazendo, essa provocação aqui, como foi falado, não vai ficar apenas no proselitismo político. A gente vai sair daqui com ações já mais ou menos desenhadas para poder gerar um processo e culminar num produto chamado Festival de Teatro da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista”, afirmou. Segundo ele, a proposta precisa contar com o apoio do Executivo Municipal. “Com apoio de dois secretários municipais que aqui se encontram, o Larry e o Alexandre, e certamente com apoio da prefeita municipal”, disse.
A presidente da Casa da Cultura Carlos Jeovah, Poliana Policarpo, destacou a importância histórica do Teatro Carlos Jeová para a formação cultural de Vitória da Conquista e para o desenvolvimento de gerações de artistas. Ela relembrou a trajetória de Carlos Jeová e Esechias de Araújo Lima na consolidação das artes cênicas no município, ressaltando a resistência do grupo teatral durante o período da ditadura militar, quando encenações consideradas subversivas enfrentavam tentativas de censura. Ao defender a revitalização ou recriação do espaço, Poliana afirmou que o município precisa de um teatro mais próximo da população para garantir a continuidade das atividades culturais. “Precisamos de um espaço mais perto do povo para continuar existindo como artistas e como seres humanos, com mais dignidade”, declarou.
O escritor, poeta e dramaturgo Esechias Araújo Lima destacou a importância da audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir o futuro do teatro em Vitória da Conquista e reforçou a necessidade de fortalecer os grupos artísticos locais. Ao traçar um panorama da história do teatro conquistense, ele lembrou o protagonismo de grupos e artistas que marcaram época na cidade, mas lamentou a perda de espaço da atividade cultural nos últimos anos.
Para Esechias, o teatro vai muito além do entretenimento, sendo uma ferramenta de reflexão social e formação crítica. “O teatro é o espelho da alma de uma sociedade, é um instrumento de reflexão política, ética e existencial, uma arena em que se pode instigar o pensamento crítico”, afirmou. Ao final de sua participação, defendeu uma atuação mais efetiva do poder público para reverter o cenário atual. “A Casa da Cultura hoje não tem um grupo de teatro. É uma tristeza, é uma pena. O poder público está sendo chamado a ajudar, porque é necessário que uma Casa de Cultura tenha, pelo menos, um grupo de teatro”, ressaltou.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Washington Rodrigues, destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro em Vitória da Conquista, defendendo o incentivo ao teatro amador e a formação de público como bases para o crescimento do setor. “Ninguém constrói uma casa pelo telhado”, afirmou. Rodrigues também defendeu a ampliação do teatro nas escolas e a valorização das artes cênicas no município. “Nós precisamos criar essa cultura novamente, porque muita gente nunca foi ao teatro na vida”, disse, destacando ainda que Vitória da Conquista possui histórias e personagens que merecem ser levados aos palcos e conhecidos pelas novas gerações.
O educador, ator e cerimonialista da audiência, Adão Albuquerque defendeu que o debate sobre o teatro conquistense resulte em ações concretas para fortalecer o setor cultural. Segundo ele, além do talento e da dedicação dos artistas locais, é necessário ampliar os investimentos públicos por meio de editais, festivais e políticas de incentivo. “O que nos falta agora, de verdade, é espaço e condições para que a gente possa expressar a nossa arte”, afirmou. O artista também cobrou a recuperação de equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Carlos Jeová, e manifestou preocupação com a situação de outros espaços voltados à cultura.
Já a diretora de teatro Jeane Mary ressaltou a importância da integração entre diferentes linguagens artísticas e da vivência prática dos bastidores das artes cênicas em Vitória da Conquista. Ela afirmou que o teatro depende diretamente de outras expressões culturais, como literatura, música e artes visuais, além do trabalho coletivo e da dedicação dos profissionais envolvidos. “Eu sou do chão do palco. Eu conheço de fato os bastidores dessa grande arte que integra tantas outras artes”, afirmou. Jeane também relembrou iniciativas e festivais que marcaram a história cultural da cidade e defendeu a continuidade das políticas de incentivo à cultura.
Após recordar artistas e personalidades que ajudaram a construir a história do teatro em Vitória da Conquista, o secretário municipal de Educação, Edgar Larry, destacou a força da produção cultural do município e defendeu o engajamento coletivo para fortalecer o setor. “A gente precisa se envolver, precisa participar, estar ativo, participando, compromissado”, afirmou. Citando a educadora Heleusa Figueira Câmara, Larry lembrou que “Conquista ferve arte” e ressaltou que a cidade se destaca pela riqueza de suas manifestações culturais. O secretário também reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com iniciativas voltadas ao teatro e destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o desenvolvimento de projetos que ampliem o acesso dos estudantes às artes cênicas. “Iremos juntos realizar projetos que vão oportunizar aos nossos alunos compreensão, participação e formação teatral”, declarou. Larry ainda ressaltou a importância da arte na formação cidadã. “Educação também é teatro e o teatro forma cidadania”, concluiu.
Representando o presidente da Academia Conquistense de Letras, Esmeraldino Correia destacou a importância do teatro como elemento central da cultura e da formação social em Vitória da Conquista. Em sua fala, ressaltou o papel dos artistas locais e o impacto das artes cênicas na construção de vínculos humanos e coletivos. “Nós somos humanos, precisamos um do outro, precisamos olho no olho, precisamos de arte, de cultura”, afirmou.

A atriz, produtora cultural e licenciada em Teatro Dayse Andrade, integrante do Grupo de Teatro Finos Trapos e criadora da Rede do Teatro, destacou a importância da audiência pública como um momento histórico para a classe artística conquistense. Ao relembrar sua trajetória no teatro, iniciada ainda na infância, ela afirmou que o encontro despertou um sentimento de nostalgia por recordar uma das últimas grandes mobilizações da categoria realizadas na Câmara Municipal. “Eu só me recordo de um encontro deste quando fazia parte do Grupo de Teatro da Uesb. Aquilo foi um marco e nunca mais nos vimos aqui neste lugar em uma audiência de teatro”, disse. Dayse também defendeu que as discussões superem as divisões entre teatro amador e profissional. “Da minha visão de mundo, compreendo tudo isso como teatro. Apenas teatro”, afirmou.
O presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Paulinho Oliveira (PSDB), destacou a importância da audiência pública como espaço de fortalecimento do diálogo sobre cultura e teatro em Vitória da Conquista. Ele defendeu a união de esforços para ampliar e estruturar as ações voltadas às artes cênicas no município. “Precisamos, urgentemente, unir forças para que possamos levar e evoluir o teatro da nossa cidade, começando pelas escolas”, afirmou. O parlamentar também defendeu a realização de festivais mais estruturados e reforçou seu compromisso com o fortalecimento da produção artística local.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro e a cultura em Vitória da Conquista, defendendo a valorização dos artistas locais e a ampliação dos investimentos no setor. “Sabemos que precisa de dinheiro para fazer teatro, para fazer arte, para fazer cultura”, afirmou. O parlamentar também defendeu a destinação de mais recursos para a área cultural e colocou seu mandato à disposição para colaborar com as iniciativas debatidas durante o encontro. “Pode contar com o nosso mandato e com o presidente Ivan Cordeiro para apoiar ações que fortaleçam o teatro e a cultura de Vitória da Conquista”, declarou.
Alexandre Magno, secretário municipal de Cultura, destacou a importância da audiência pública como espaço de diálogo com a classe artística e reforçou ações e investimentos realizados pela pasta nos últimos anos para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Ele ressaltou iniciativas como o Festival de Teatro de Conquista (Festcon), a atuação de artistas e produtores locais e o papel de programas de incentivo cultural em períodos como a pandemia. “O teatro é uma das mais nobres manifestações culturais da nossa sociedade. Ele forma cidadão, estimula pensamento crítico, preserva memória e transforma vidas”, afirmou.
O secretário também citou políticas de fomento implementadas com recursos de leis de incentivo, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, que, segundo ele, possibilitaram o apoio a dezenas de projetos teatrais no município. Alexandre ainda comentou ações itinerantes como a Carreta da Cultura, defendendo a proposta como forma de ampliar o acesso às linguagens artísticas. Ele anunciou que a Secretaria de Cultura já trabalha na elaboração de edital para reforma do Teatro Carlos Jeová e defendeu a necessidade de captação de recursos externos para a revitalização dos equipamentos culturais da cidade. “A cultura não tem bandeira política. Nós precisamos de dinheiro, precisamos de emendas e de recursos para reformar os equipamentos”, declarou
Além dos convidados que fizeram uso da palavra, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil também contribuíram com sugestões, opiniões e propostas, enriquecendo o debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Também participaram do encontro os vereadores Ricardo Gordo (PSB), Subtenente Muniz (PDT) e Bibia (União Brasil), que acompanharam as discussões e as demandas apresentadas pelo segmento cultural.
A luta por mais dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros segue avançando. Por isso, os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT) convidam a população para participar da Plenária Virtual “O Fim da Escala 6×1: A luta não para”, um importante espaço de debate sobre uma das pautas mais relevantes para o mundo do trabalho na atualidade.
O encontro acontecerá na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 19h, por meio da plataforma Zoom, e reunirá importantes lideranças que estão diretamente envolvidas na construção dessa proposta.
Entre os convidados estão o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), presidente da Comissão Especial que debateu o tema na Câmara dos Deputados, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala 6×1.
A proposta, que representa um avanço significativo para os trabalhadores brasileiros, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue em discussão no Senado Federal. A plenária será uma oportunidade para esclarecer dúvidas, conhecer os próximos passos da tramitação e fortalecer a mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O link de acesso à reunião será disponibilizado na data do evento.
Participe, compartilhe e ajude a fortalecer esse debate.
**Serviço**
📅 Data: 3 de junho (quarta-feira)
🕖 Horário: 19h
💻 Plataforma: Zoom
📲 Link: será divulgado no dia do evento
Waldenor Pereira – Deputado Federal (PT-BA)
Zé Raimundo – Deputado Estadual (PT-BA)

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (2/6), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; e o ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmaram que o Governo do Brasil considera injusta a recomendação do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de taxar em 25% os produtos brasileiros.
O governo do presidente Lula vai trabalhar para que ela não se converta, para que ela não ocorra. É uma recomendação feita pelo USTR e o caminho é o caminho do diálogo, aliás, que já vinha ocorrendo. Mas sempre que o diálogo avança, infelizmente, falsos patriotas, sabotadores, prejudicam e colocam seus interesses pessoais e eleitorais acima do interesse do país e do interesse público. O caminho vai ser trabalhar, dialogar, para que elas não se convertam e mostrar todos os argumentos para a gente poder avançar mais” – Geraldo Alckmin, vice-presidente da República “O governo brasileiro recebe com indignação e entende ser extremamente injusta a recomendação, a proposta do USTR ao presidente Trump”, ressaltou Geraldo Alckmin, que criticou as manobras realizadas junto ao governo dos Estados Unidos por representantes da família Bolsonaro e classificou a recomendação como “descabida”.
Vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros Márcio Elias Rosa (E) e Dario Durigan (D) durante entrevista coletiva nesta terça-feira , 2 de junho – Foto: Cadu Gomes/VPR “O governo do presidente Lula vai trabalhar para que ela não se converta, para que ela não ocorra. É uma recomendação feita pelo USTR e o caminho é o caminho do diálogo, aliás, que já vinha ocorrendo. Mas sempre que o diálogo avança, infelizmente, falsos patriotas, sabotadores, prejudicam e colocam seus interesses pessoais e eleitorais acima do interesse do país e do interesse público. O caminho vai ser trabalhar, dialogar, para que elas não se convertam e mostrar todos os argumentos para a gente poder avançar mais”, prosseguiu o vice-presidente.
Ao longo da entrevista, Geraldo Alckmin apresentou uma defesa do país em relação às outras justificativas do USTR para taxar em 25% os produtos brasileiros. O Escritório do Representante Comercial dos EUA cita o PIX, as “big techs”, acordos do Mercosul com a Índia e o México, o combate à corrupção, a questão da propriedade intelectual, o etanol e o desmatamento ilegal em sua conclusão preliminar anunciada ontem (1/6) relativa à investigação da Seção 301 contra alegadas práticas comerciais desleais do Brasil.
Leia a nota à imprensa do Governo do Brasil sobre a conclusão preliminar do USTR
PIX – O vice-presidente afirmou que, das colocações feitas na Seção 301, a primeira delas se refere à questão do PIX. “O PIX é um patrimônio nacional. É uma conquista do povo brasileiro. A tecnologia a serviço da sociedade, da economia, sem nenhum custo para as empresas e para a população. O PIX não tem a menor lógica de entrar nisso, porque ele não prejudica ninguém e é altamente benéfico à população brasileira”, continuou o vice-presidente.
A Seção 301 da legislação comercial norte-americana prevê a adoção, pelo Governo dos Estados Unidos, de medidas comerciais coercitivas como instrumento unilateral de pressão para a abertura de mercados às exportações e aos investimentos externos norte- americanos.
FORA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO – Ainda sobre a questão do PIX, Márcio Elias Rosa deixou claro que esse é um tema do qual o Brasil não abre mão. “Só não há o retrocesso efetivo porque o presidente Lula age com muita coerência, com muita clareza, com muita transparência, e não vai permitir jamais que qualquer tema caro à soberania nacional, como o PIX, por exemplo, fique na mesa de negociação. Ele não está na mesa de negociação, não há hipótese para isso. E nós vamos sempre que possível demonstrar, não apenas para o governo norte-americano, mas também para o povo brasileiro, qual a linha de esclarecimento e defesa do Brasil”.
O PIX, como esse símbolo maior da nossa soberania financeira, será protegido, será resguardado pelo governo do presidente Lula” – Dario Durigan, ministro da Fazenda
SÍMBOLO DA SOBERANIA – Para o ministro da Fazenda, a importância do PIX para o Brasil vai além de questões tarifárias. “Mais uma vez, a família Bolsonaro faz um movimento contrário ao PIX. O PIX é expresso nas investigações que foram abertas pelos Estados Unidos em relação à 301. É evidente que está fora de debate. O PIX é o maior símbolo da nossa soberania financeira. Há um orgulho do nosso país, há um orgulho do nosso povo em relação ao PIX, porque, de fato, a gente inovou e gerou uma tecnologia que hoje é cobiçada, é invejada por outros países”, afirmou Dario Durigan.
“O PIX, como esse símbolo maior da nossa soberania financeira, será protegido, será resguardado pelo governo do presidente Lula. Nós precisamos nos conscientizar todos, seja o Governo Federal, seja o Congresso Nacional, seja o Supremo Tribunal Federal, o Judiciário, todo brasileiro. Nós precisamos concentrar as nossas energias em proteger a nossa economia e proteger os nossos empregos. Esse é o momento de a gente focar no que é importante: mitigar o impacto da guerra, ajudar os empresários que estão sendo alvo de uma empreitada injusta da oposição que está botando interesse eleitoral na frente do interesse nacional. Nós não vamos admitir isso. A soberania nacional, o PIX e o interesse do povo brasileiro sempre vêm em primeiro lugar”, prosseguiu o ministro da Fazenda.
BIG TECHS E MERCOSUL – Geraldo Alckmin explicou a posição do Brasil em relação às big techs e ao acordo do Mercosul com Índia e México. “O governo é aberto à questão das big techs. As empresas nacionais e as empresas estrangeiras têm o mesmo tratamento equitativo no Brasil. Em relação ao acordo Mercosul, Índia e México, isso não tem nenhuma implicação, não restringe as compras dos produtos americanos, nem das
empresas americanas. Então, o que se tem são entendimentos sobre linhas tarifárias de preferência, que não implicam em nenhuma restrição a nenhum produto americano nem empresas e dentro da lei”, explicou Alckmin.
COMBATE À CORRUPÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL – Sobre o combate à corrupção, o vice-presidente destacou que o Brasil, nos últimos 20 anos, aprovou 30 dispositivos entre alterações legislativas de combate à corrupção. Ele igualmente explicou que, no que diz respeito à propriedade intelectual, quem mais se beneficia do trabalho do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) são justamente os Estados Unidos. “O maior beneficiário de todo o trabalho de reconhecimento de patentes são as empresas americanas. 30% das patentes são americanas”, afirmou Geraldo Alckmin.
ETANOL E DESMATAMENTO – Segundo Alckmin, já existem acordos entre os dois países relativos ao comércio de etanol. “Nós temos uma tarifa de 18% para entrada no Brasil do etanol. A dos Estados Unidos é de 12,5%. É muito próxima a nossa e a dos Estados Unidos. E no caso do açúcar, nós só temos uma cota de 150 mil toneladas. O que passar disso para entrar nos Estados Unidos você tem 340 dólares a mais por tonelada, o que representa 80% de tarifa de importação”. “Então, há um desequilíbrio total em prejuízo do nosso país. E destacar também a questão do desmatamento. Nós estamos tendo a maior queda de desmatamento. Se a gente pegar os seis biomas brasileiros, é a maior queda nos últimos sete anos. Na Amazônia caiu mais de 50%. O Brasil tem compromisso em zerar o desmatamento até 2030”, lembrou Alckmin.
BALANÇA COMERCIAL – O vice-presidente ressaltou ainda que a balança comercial com os Estados Unidos não é favorável ao Brasil. “Ela é amplamente favorável aos Estados Unidos. Nós tivemos no ano passado, somando balança de produtos e serviços, 40 bilhões de dólares de superávit para os Estados Unidos. Então, há um enorme favorecimento. Quando nós temos as importações dos Estados Unidos para o Brasil, quando eles vendem para nós, dos 10 produtos que os Estados Unidos mais exportam, para oito produtos dos mais exportados a tarifa é zero. É chamado ex-tarifário. E a tarifa média é 3,1%. Por tudo isso que entendemos que é totalmente descabida a recomendação”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nesta segunda-feira (1), o UP Notícias recebeu o empresário José Maria Caires. Em entrevista, ele comentou sobre a sua insatisfação nas recentes mudanças na malha aérea de Vitória da Conquista, em especial acerca da substituição de um avião que comporta 72 passageiros para um que comporta 9 lugares.
O empresário afirmou que a mudança foi um retrocesso e que a empresa responsável não tem autoridade para substituir esse avião. “Eu fico pensando, porque assim, se você tivesse uma falta de passageiro, uma falta da demanda, o aeroporto não tiver essa qualidade, tudo bem, justificava e a gente tinha que ficar quieto. Só que nós estamos retroagindo aqui a 1948, quando tínhamos um avião melhor do que a Azul está colocando em Vitória da Conquista”, desabafou José Maria.
O empresário comentou que o município tem potencial suficiente para manter voos com mais passageiros para Salvador. Ele destacou que, além de ser mais seguro, os voos para a capital têm uma distância suficiente para exigir a necessidade de transporte aéreo. “Veja bem, o voo de Vitória da Conquista para Salvador, um bate e volta, não atrapalharia a malha da companhia aérea”, acrescentou.
“Sinceramente eu acho que o governo do estado não tem dado a devida atenção para Vitória da Conquista. Eu vou citar outros exemplos. Agora mesmo foram criadas diversas universidades federais na Bahia. E Vitória da Conquista continua ainda sendo com o campus avançado pertencendo a Salvador, pertencendo à UFBA de Salvador […] Então são essas coisas que a gente mostra que não tem dado a devida atenção para a nossa cidade de Vitória da Conquista”, reiterou o empresário.
Confira a entrevista completa com José Maria Caires: