Através das suas redes sociais, o Presidente da Câmara de Municipal de Vereadores Ivan Cordeiro ( PL), destacou a publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) que prevê a cessão do terreno do antigo aeroporto de Vitória da Conquista para a construção do Centro de Convenções e Teatro do município.
De acordo com o vereador, o fato representa um avanço fundamental para o desenvolvimento cultural, econômico e turístico da cidade e marca um momento histórico para Vitória da Conquista.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
A Câmara Municipal realizará uma audiência pública para apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre de 2026 do município. O encontro acontece nesta quinta-feira (28), às 14h30, no plenário da Casa Legislativa.
A audiência atende ao que determina a Lei Orgânica do Município, a Resolução nº 048/2008 e a Constituição Federal, que estabelecem a obrigatoriedade de transparência e prestação de contas por parte do poder público.
O objetivo é demonstrar e analisar a execução fiscal do período, permitindo o acompanhamento das receitas e despesas municipais, além de reforçar o controle social sobre a gestão dos recursos públicos.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na noite desta quarta-feira (27), uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais comunidades católicas do município. A solenidade aconteceu no plenário da Casa Legislativa e foi proposta pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB), tendo como coautores os vereadores Luis Carlos Dudé (UNIÃO) e Fernando Jacaré (PT).
A sessão foi realizada em formato misto, modalidade que une a homenagem especial às atividades legislativas ordinárias, permitindo também a apreciação e votação de projetos de lei e outras matérias em pauta pelos parlamentares.
A homenagem celebrou o cinquentenário da paróquia, fundada em 27 de maio de 1976 por Dom Climério de Almeida Andrade, então segundo bispo diocesano de Vitória da Conquista. Ao longo de cinco décadas, a comunidade religiosa consolidou-se como referência em evangelização, acolhimento espiritual e desenvolvimento de ações sociais voltadas à população conquistense.
Autor da homenagem, o vereador Luciano Gomes destacou a importância da paróquia para a história e o desenvolvimento social da cidade. “Essa homenagem é um reconhecimento à missão evangelizadora e ao trabalho social desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida ao longo desses 50 anos. É uma comunidade que ajudou a transformar vidas por meio da fé, da solidariedade e do acolhimento”, afirmou.
Durante a solenidade, o pároco da comunidade, Padre Alessandro Mendonça, ressaltou a trajetória histórica da instituição e os desafios enfrentados desde sua criação. “Celebrar os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida é celebrar uma história marcada pela coragem missionária. A história da paróquia nasceu em meio a grandes desafios, exigindo fé, perseverança e espírito missionário para construir uma igreja voltada ao acolhimento e à evangelização da comunidade”, declarou.
Representando o arcebispo metropolitano Dom Vítor Agnaldo de Menezes, o diácono Luciano Santana destacou a importância histórica e social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da comunidade. “Celebrar este jubileu é fazer a memória agradecida de uma caminhada fecunda de evangelização, de serviço ao povo de Deus e de promoção da dignidade humana. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tornou-se, ao longo dessas cinco décadas, uma referência viva de fé, de compromisso missionário e de proximidade com os mais pobres. Também é importante reconhecer todos aqueles que ajudaram a construir essa história, sacerdotes, religiosos e lideranças que dedicaram suas vidas à missão da Igreja e ao acolhimento da comunidade”, afirmou.
O vereador Luís Carlos Dudé (UB) destacou a importância histórica e social da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida para Vitória da Conquista, lembrando a atuação dos padres vocacionistas junto às comunidades periféricas e da zona rural ao longo das últimas cinco décadas. Em seu pronunciamento, Dudé afirmou que a presença dos religiosos foi fundamental para a formação social e espiritual da cidade. “Ser santuário é reconhecer o trabalho dos vocacionistas na formação de novos padres e religiosos, mas, sobretudo, no compromisso com uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, declarou. Em tom emocionado, o parlamentar também relembrou experiências pessoais vividas na região, citou nomes que marcaram a trajetória da paróquia e homenageou religiosos e fiéis que contribuíram para a consolidação do santuário ao longo dos últimos 50 anos.
O vereador Fernando Jacaré também destacou a ligação pessoal e comunitária construída ao longo dos anos com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, ele relembrou sua trajetória dentro da igreja e a influência da comunidade em sua formação humana e política. “Se hoje estou aqui, cumprindo meu sexto mandato consecutivo, tenho a convicção clara de que foi através da vocação e dos ensinamentos da igreja que surgiu em mim o compromisso com a sociedade e com os que mais precisam. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida transformou vidas, acolheu gerações e marcou profundamente a história de Vitória da Conquista. Esses 50 anos representam fé, dedicação e muito amor ao próximo”, afirmou.
Representando a Comissão de Construção da nova Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ana Cláudia Fernandes emocionou os presentes ao destacar o significado da obra para a comunidade católica durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da paróquia. Em seu pronunciamento, ela afirmou que “construir uma igreja é erguer um pedaço do céu na terra” e ressaltou que a verdadeira Igreja de Cristo é edificada “pelo amor, pela caridade e pela união de seus fiéis”. Ana Paula relembrou o início da construção do novo templo, iniciado com a demolição da antiga matriz em 28 de novembro de 2018, destacando o esforço coletivo da comunidade para tornar o projeto realidade. “Com fé e coragem, iniciamos a nossa construção. Com o planejamento começamos um ano antes a campanha dos carnês e pouco a pouco fomos vendo um verdadeiro milagre acontecer”, declarou. Ela também enfatizou que a obra foi marcada por “campanhas, pedidos, promessas, eventos, sorrisos, lágrimas e trabalho de muitas mãos”, afirmando que o novo templo representa mais uma conquista alcançada “por intercessão de Nossa Senhora Aparecida” para toda a comunidade conquistense e os devotos da padroeira.
Silvanira Correia, integrante do grupo Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, relembrou a chegada do padre Antonio Maria Polito a Vitória da Conquista e a mobilização da comunidade para a construção da igreja, que mais tarde se tornaria santuário. Em um discurso marcado pela emoção e por memórias pessoais, ela destacou o trabalho dos padres vocacionistas junto às famílias dos bairros periféricos e a participação popular nas campanhas e eventos realizados para arrecadar recursos. “Com toda a dedicação de padre Polito e da comunidade, mesmo diante das dificuldades por ser um bairro pobre, a igreja foi sendo construída aos poucos”, afirmou. Silvanira também recordou as celebrações realizadas em espaços improvisados, a formação dos círculos bíblicos em bairros como Jurema, São Vicente, além do acolhimento dado aos jovens seminaristas pelas famílias da comunidade. Ao celebrar os 50 anos da paróquia, ela ressaltou o legado deixado pelos padres vocacionistas na formação espiritual, humana e solidária dos fiéis.
O paroquiano João Batista Neto, um dos integrantes mais antigos da comunidade e membro da Guarda da Aparecida, também participou da homenagem e destacou a emoção em celebrar o jubileu da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “É com muita alegria que celebramos os 50 anos da Paróquia de Aparecida. Para nós, paroquianos, esse momento é muito importante. Dou graças a Deus e a Nossa Senhora pela presença dela todos os dias em minha vida e também agradeço a todos os padres que passaram pela paróquia ao longo dessa história. Estamos vivendo esse momento especial e, em breve, teremos também a inauguração da nova basílica, que representa um sonho para toda a comunidade”, afirmou.
O paroquiano Erenaldo Figueiredo Rodrigues relembrou sua trajetória de fé e serviço durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em sua fala, ele contou que se aproximou da comunidade no final da década de 1990 e, no ano 2000, foi convidado pelo Padre Rafael para integrar a Comissão de Festa da paróquia. “Foi através do convite à Comissão de Festa que foi abrindo espaço para mim na paróquia”, destacou. Ao longo de 26 anos de caminhada, Erenaldo participou de diversos movimentos e pastorais, como pastoral litúrgica, pastoral do dízimo, ministros da comunhão, conselho econômico e comissão de construção. Ao encerrar, pediu orações para continuar sua missão na comunidade. “Com minhas limitações, continue na minha caminhada de paroquiano na Paróquia Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.
Sivaldo Júnior, representante do Setor 3 das comunidades rurais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e coordenador do grupo Oblatos, definiu a celebração dos 50 anos da paróquia com uma palavra: gratidão. Em sua fala, ele destacou a coragem e a dedicação dos padres vocacionistas, religiosos e leigos que ajudaram a construir a história da comunidade ao longo das últimas décadas. “A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem sido e continuará sendo uma casa de oração, transformação e acolhimento, onde o Reino de Deus acontece”, afirmou. Sivaldo também relembrou a importância das comunidades rurais na trajetória da paróquia, ressaltou o trabalho desenvolvido na Creche Jurema e destacou que a missão iniciada pelos vocacionistas segue viva por meio das novas gerações e das paróquias que surgiram a partir da comunidade matriz.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) também participou da sessão especial e falou sobre sua relação de fé com Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a devoção à padroeira. “Hoje eu carrego com muita satisfação a imagem de Nossa Senhora Aparecida comigo todos os dias. Tudo que peço, primeiro a Deus e depois a Nossa Senhora Aparecida. Mesmo não frequentando uma comunidade como deveria, sempre procurei ajudar as igrejas e comunidades da cidade. E hoje, refletindo aqui durante esta homenagem, percebi que preciso participar mais da igreja e da comunidade. A fé é algo muito presente na minha vida e reconhecer os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida é valorizar uma história de acolhimento, solidariedade e transformação de muitas vidas”, afirmou.
A sessão reuniu lideranças religiosas, fiéis, representantes da sociedade civil e autoridades municipais. Também estiveram presentes os(as) vereadores(as): Cris Rocha, Dinho dos Campinhos, Dr. Andreson, Edivaldo Ferreira Júnior, Edjaime Rosa (Bibia), Herminio Oliveira, Leia de Quinho, Márcia Viviane, Paulinho Oliveira, Ricardo Gordo, Subtenente Muniz, além do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro.
Ao longo de sua trajetória, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida tornou-se símbolo de espiritualidade, serviço comunitário e promoção humana, mantendo viva sua missão evangelizadora e fortalecendo a fé de milhares de famílias conquistenses.
Anuska Meirelles, Samara Dias e a estagiária de jornalismo Kamile Cardoso








O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) acompanhou, nesta quarta-feira (27), uma comitiva de lideranças de Cordeiros em uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). A agenda, articulada em parceria com o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), tratou de demandas urgentes voltadas para a segurança jurídica de trabalhadores. A comitiva de Cordeiros contou com a participação de Mildaiza, representante da Central das Associações, do ex-prefeito Delci, do vereador Renério, do líder comunitário Jorge Batista, e de Benis, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O objetivo central do encontro consistiu na solicitação de apoio para o processo de titulação de terras de comunidades de fecho de pasto de Palmeira, Tapera do Rochedo e Tapera do Marcelo. A iniciativa visa beneficiar cerca de 100 famílias, assegurando a permanência dos produtores no campo. “Integraram a comitiva de Cordeiros: Mildaiza, da Central das Associações, o ex-prefeito Delci, o vereador Renério, Jorge Batista, líder comunitário, e Benis, representante da CPT”, diz nota de Zé Raimundo.
A regularização tornou-se uma pauta prioritária devido ao avanço de plantações de eucalipto em áreas tradicionalmente ocupadas por esses moradores, o que gerava forte apreensão e instabilidade nas comunidades. “Essa questão tem suscitado apreensão das referidas comunidades em função de plantações de eucalipto em áreas ocupadas por muitas famílias, que estão intranquilas e pretendem assegurar a posse e a propriedade de suas glebas.
Após ser apresentado, o assunto foi discutido pelos dirigentes da SDR, e a secretária Bete Costa orientou sobre os devidos encaminhamentos, ficando a Central de Associações responsável por tomar as iniciativas locais, enquanto a SDR fará o acompanhamento, dando o suporte necessário para agilizar a regularização das áreas em questão”, diz o Informativo de Mandato.
Zé Raimundo classificou a reunião como esclarecedora e reafirmou o compromisso de seu mandato, junto ao de Waldenor Pereira, em dar respostas céleres a essa demanda. “Seguimos construindo caminhos junto ao Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar, assegurar direitos e ampliar oportunidades para quem vive e produz no campo”, ressaltou o deputado.
Em meio à crise provocada pelas revelações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. O encontro ocorreu no Salão Oval e é tratado por aliados do senador como uma tentativa de reforçar sua pré-campanha presidencial após semanas de desgaste político. A reunião foi precedida por uma manhã tensa na equipe do senador, pois não havia certeza de que ela aconteceria de fato. A confirmação veio de interlocutores ligados ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, em contato com o ex-deputado Eduardo Bolsonaro e do influenciador digital Paulo Figueiredo, que chegaram a tirar também foto com Trump. O senador levou uma camisa da seleção brasileira para entregar ao presidente, mas a segurança reteve o presente para vistoria. (Globo)
Em pronunciamento após o encontro, Flávio Bolsonaro afirmou ter pedido a Trump que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) sejam classificados pelos EUA como organizações terroristas. O senador também afirmou ter discutido com Trump diferenças entre um eventual governo liderado por ele e a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com Flávio, Trump perguntou sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, gesto que o senador classificou como “humano”. (CNN Brasil)
O comando de campanha de Lula já tem uma estratégia para reagir à foto de Flávio Bolsonaro com Trump: usá-la para reforçar o discurso de soberania do petista. Além disso, a ideia é comparar a pompa da recepção a Lula em seu último encontro com o presidente americano — que seguiu o protocolo para chefes de Estado — com a foto posada do senador no Salão Oval. (Folha)
E a fotografia, claro, converteu-se rapidamente em memes com a ajuda de inteligência artificial. (Poder360)
Enquanto se encontrava com Trump, Flávio Bolsonaro recebia fogo amigo no Brasil. Na tarde desta terça-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que Flávio ainda precisa esclarecer pontos sobre sua relação com o empresário Daniel Vorcaro. Tarcísio disse que o caso “agride a sociedade como um todo” e declarou que os fatos precisam ser “muito bem explicados”. (Terra)
Em outra frente de desgaste para a campanha do senador, uma investigação da Polícia Federal aponta que seu aliado, o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) mantinha uma relação de proximidade com Daniel Vorcaro, o que teria facilitado aportes bilionários do Rioprevidência no Banco Master. Em decisão que autorizou buscas contra Castro na manhã de terça-feira, o ministro do STF André Mendonça afirma que a relação entre os dois extrapolava contatos institucionais. Segundo a PF, reuniões de Castro com Vorcaro antecediam liberações de investimentos do Rioprevidência no Banco Master. (Folha)
A cronologia dos investimentos do governo do Rio no Banco Master enfraquece a versão apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro sobre sua relação com Daniel Vorcaro. Flávio afirma que não sabia da existência de dinheiro público no escândalo envolvendo o banco. No entanto, o Rio — então comandado pelo PL — foi o estado que mais aportou recursos na instituição de Vorcaro. Flávio diz ter conhecido o banqueiro em dezembro de 2024, mas, dois meses antes, o Tribunal de Contas do Estado do Rio já havia alertado o então governador Cláudio Castro (PL-RJ) sobre suspeitas de irregularidades. (g1)
Flávia Tavares: “Encurralado pelas investigações do Banco Master e as revelações sobre o financiamento do filme Dark Horse, o senador Flávio Bolsonaro deixa de lado a imagem de ‘moderado’ e adota o tom de guerrilha ao embarcar para os EUA. A viagem, em busca de uma foto com Donald Trump, parece ter se tornado uma grande convenção com Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo e Mário Frias para alinhar as defesas no escândalo dos áudios. Mas pode servir também para Flávio se reabastecer das técnicas de Steve Bannon e Olavo de Carvalho e reanimar a militância”. A análise completa no Cá Entre Nós. (Meio)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, manter a decisão do ministro Flávio Dino que extinguiu a aposentadoria compulsória como punição para magistrados condenados por infrações graves. Com o entendimento, juízes enquadrados nesse tipo de conduta passam a perder o cargo, em vez de serem afastados com remuneração paga pelo Estado. Ao votar, Dino reiterou os argumentos apresentados em sua decisão individual de março, afirmando que a manutenção da aposentadoria remunerada para magistrados punidos representa uma “erosão democrática”. (Poder360)
E também por unanimidade o Conselho Nacional de Justiça aprovou a criação de um contracheque único para magistrados de todo o país, em medida voltada a ampliar a transparência sobre os vencimentos do Judiciário. Com a decisão, cada juiz passará a receber apenas um demonstrativo mensal de remuneração, ficando proibida a divulgação de documentos complementares ou pagamentos separados. O novo modelo também prevê padronização das rubricas salariais. (Metrópoles)
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sinalizou ao governo que não pretende dificultar a tramitação da proposta que acaba com a escala 6×1. Alcolumbre indicou que dará andamento ao texto assim que a PEC for aprovada pela Câmara dos Deputados, reduzindo temores no Planalto sobre eventual resistência no Senado. A avaliação entre aliados do governo é que a pauta ganhou forte apelo eleitoral entre parlamentares da base e de partidos de centro, interessados em associar a aprovação da medida às eleições de outubro. O parecer sobre a PEC deve ser votado ainda hoje na comissão especial da Câmara e até o fim da semana no plenário. (Folha)
Mas a proposta de transição para as novas regras enfrenta resistências no Senado. Pelo acordo fechado entre Planalto e Câmara, a jornada semanal cairia de 44 para 42 horas 60 dias após a promulgação da PEC. A redução final para 40 horas ocorreria um ano depois. Nos bastidores, senadores divergem tanto sobre o modelo de transição quanto sobre a velocidade da tramitação da proposta na Câmara. Parte dos parlamentares considera o debate acelerado demais. (Estadão)
Viver
O Atlas da Violência 2026 divulgado nesta terça-feira revela que o Brasil alcançou, em 2024, a menor taxa de homicídios em 11 anos. De acordo com o levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 42.590 homicídios, o equivalente a 20,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes, uma queda de 7,4% em relação a 2023. Os pesquisadores explicam que a redução se deve a mudanças nas políticas de segurança estaduais e municipais e nas dinâmicas do crime organizado, com tréguas entre facções em algumas regiões, além do envelhecimento da população, sendo os jovens as principais vítimas. (g1)
As cidades do Nordeste lideram as taxas de homicídios do país, tendo 17 dos 20 municípios com mais assassinatos. Maranguape (CE) é a mais mortal, com taxa de 87,2 homicídios por 100 mil habitantes, seguida por Jequié (BA), com 79,4 e Maracanaú (CE), com 74,1. Aliás, Bahia e Ceará concentram as cidades com maiores índices, já que 10 dos 20 municípios são baianos e outros cinco, cearenses. (Folha)
Apesar de ter a menor taxa de homicídios do país, São Paulo também é o estado com maior índice de “homicídios ocultos”, mortes violentas classificadas pelos pesquisadores como de causa indeterminada no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, mas que provavelmente foram causadas por assassinatos. Se a taxa de mortes para cada 100 mil habitantes foi de 6,6 no estado, nível bastante inferior à média nacional de 20,1, São Paulo concentra 2.824 de 7.083 homicídios ocultos, quase 40% do total no país. (BBC Brasil)
Pela primeira vez na história, o Brasil atingiu o patamar “muito alto” de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passando de 0,744 ponto para o inédito 0,805, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), referente a 2024. Quanto mais perto de 1, melhor o índice. O relatório aponta uma evolução positiva dos dados municipais e outros subíndices, sendo a saúde o melhor dos indicadores, acompanhado pela melhora no quesito educação. Em que pese o avanço do IDH, a desigualdade persiste entre regiões, raça e gênero. Homens, pessoas brancas e o Distrito Federal tiveram os melhores resultados, ante mulheres, negros e o Maranhão. (UOL)
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, nesta quarta-feira (27), às 19h, uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais comunidades católicas do município. A solenidade acontecerá no plenário da Casa Legislativa e foi proposta pelo mandato do vereador Luciano Gomes.
A sessão será realizada em formato misto, modalidade em que a Câmara une uma sessão especial — destinada às homenagens e celebrações — com a realização das atividades legislativas ordinárias. Dessa forma, além da homenagem à paróquia, os vereadores também apreciarão e votarão projetos de lei e outras matérias em pauta.
A sessão especial celebra o cinquentenário da paróquia, fundada em 27 de maio de 1976 por Dom Climério de Almeida Andrade, então segundo bispo diocesano de Vitória da Conquista. Desde sua criação, a comunidade religiosa tornou-se referência na evangelização, no acolhimento espiritual e no desenvolvimento de importantes ações sociais junto à população conquistense.
Ao longo de cinco décadas, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida consolidou sua atuação por meio de trabalhos pastorais, projetos solidários e iniciativas voltadas à formação cristã das famílias, desempenhando papel fundamental no fortalecimento da fé e da vida comunitária em diversos bairros da cidade.
A homenagem promovida pela Câmara representa o reconhecimento do Poder Legislativo à contribuição histórica, religiosa e social da paróquia para Vitória da Conquista. A expectativa é de que a sessão reúna lideranças religiosas, fiéis, representantes da sociedade civil e autoridades municipais para celebrar a trajetória da comunidade católica.
De acordo com o vereador Luciano Gomes, a homenagem busca valorizar instituições que ajudaram a construir a história do município por meio da fé, da solidariedade e do compromisso com a população.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é considerada uma importante referência de espiritualidade, serviço comunitário e promoção humana, mantendo viva, ao longo dos anos, sua missão evangelizadora e social junto à comunidade conquistense.
Por Andréa Póvoas
A produção científica voltada para a realidade de Vitória da Conquista voltará a ser celebrada pelo Poder Legislativo municipal. A Câmara Municipal realizará, no próximo dia 3 de junho, às 9h, a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Conhecimento que Conquista, iniciativa que reconhece pesquisas científicas e acadêmicas comprometidas com o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Nesta edição, o prêmio recebeu 23 trabalhos inscritos, contemplando diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, arquitetura e urbanismo, biologia e cultura. Os estudos apresentados têm em comum o olhar atento para os desafios e potencialidades de Vitória da Conquista, fortalecendo a conexão entre universidade, produção científica e políticas públicas.
Instituído pela Resolução nº 78/2022, o Prêmio Conhecimento que Conquista tem como objetivo valorizar pesquisas acadêmicas que contribuam para compreender a realidade conquistense e apontar caminhos para o desenvolvimento da cidade. A iniciativa contempla monografias, dissertações, teses, livros e capítulos de livros produzidos por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas.
Segundo Alexandre Xandó, presidente da comissão organizadora do Prêmio, a iniciativa fortalece a aproximação entre a produção acadêmica e o poder público municipal.
“Para nós, é muito gratificante realizar a segunda edição do Prêmio. Essa iniciativa da Câmara é fundamental para aproximar os espaços de produção de conhecimento dos espaços onde são formuladas as leis e os projetos para a cidade. Sabemos da importância dos trabalhos desenvolvidos nas universidades e reconhecer essas produções é valorizar a pesquisa, a ciência e as soluções pensadas para Vitória da Conquista. Nossa expectativa é que esses estudos também possam contribuir com políticas públicas, novos projetos e melhorias concretas para a vida da população conquistense, destacou o vereador”.
A expectativa da organização é que os trabalhos apresentados possam ampliar o diálogo entre pesquisadores, instituições de ensino e o poder legislativo, fortalecendo iniciativas voltadas ao desenvolvimento do município.
A primeira edição da premiação, realizada em 2025, destacou a diversidade temática e o impacto social das pesquisas apresentadas, reunindo trabalhos que abordaram desde saúde mental e educação inclusiva até patrimônio cultural, identidade quilombola e planejamento urbano. O prêmio consolidou-se como um importante espaço de valorização da ciência e da produção acadêmica local.
Além de reconhecer os pesquisadores, a premiação reafirma o compromisso da Câmara com o incentivo ao pensamento crítico, à inovação e à construção de soluções para os desafios do município. A expectativa é de que os estudos apresentados possam contribuir diretamente para o fortalecimento de políticas públicas e para a melhoria da qualidade de vida da população conquistense.
Por Andréa Póvoas
Em meio à pior crise de sua pré-campanha presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi recebido nesta terça-feira pelo presidente americano Donald Trump na Casa Branca, em Washington. O encontro é tratado pelo entorno do senador como uma tentativa de recuperar força política após semanas de desgaste provocadas pelas revelações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master.
O encontro se deu no Salão Oval da sede do governo americano, o escritório principal do presidente Donald Trump. Flávio escolheu uma gravata verde e amarela, com as cores da bandeira brasileira, para a ocasião.
A agenda, de acordo com pessoas próximas a Flávio, foi articulada por interlocutores ligados ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, com participação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos Estados Unidos, e do influenciador Paulo Figueiredo, aliado do bolsonarismo no entorno republicano americano. Os dois entraram rapidamente na sala para posar para uma fotografia.
Fonte: O Globo
Flávio Bolsonaro e Donald Trump — Foto: Divulgação
Foto: Ascom/PMVC
A edição especial do Pingos nos Is desta terça-feira (26) recebeu a ex-secretária de saúde de Vitória da Conquista, Fernanda Maron. Em entrevista, a ex-secretária detalhou a sua saída da pasta e como não tinha autonomia na secretaria enquanto ocupava o cargo.
De acordo com Fernanda Maron, ela deixou a secretaria com profunda tristeza e mágoa. “Quando nós assumimos como secretária, nós queremos ter autonomia e nós não tínhamos autonomia, eu não tinha autonomia na secretaria de saúde. A verdade é essa. Nós tínhamos profissionais, mas o tempo inteiro interferindo por conta de laços de amizades internos”, explicou. A ex-secretária acrescentou que a sua saída foi um desejo da prefeita Sheila Lemos.
“Ela entrou em contato comigo pedindo o que eu tinha entregue para a área saúde, o que que eu tinha trazido de recursos para a saúde. Eu escutei três frases dela que realmente me deixou muito magoada. A partir dali, dessas três frases que ela colocou, eu achei que o momento de encerrar seria esse, porque se eu não estava tendo o reconhecimento da nossa gestora, não fazia mais sentido eu permanecer em um governo em que ela não estava entendendo que eu estava fazendo um bom trabalho”, declarou Fernanda Maron.
A ex-secretária afirmou que foi “pega de surpresa” com a retirada do seu nome na placa durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Régis Pacheco. Segundo ela, o seu nome estava presente na primeira versão da placa, mas foi retirado.
Confira o comentário de Deusdete Dias e a entrevista com a ex-secretária Fernanda Maron:
Governo e Câmara dos Deputados encerraram as negociações e chegaram a um acordo sobre o texto que irá reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais e encerrar o que ficou conhecido como escala 6×1. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram nesta segunda-feira e fecharam acordo de que a redução das horas trabalhadas não terá diminuição de salários e com transição de um ano. O texto resultante do acordo, apresentado à comissão especial da Câmara pelo relator Léo Prates (Republicanos-BA), prevê o fim da escala 6×1 e o corte inicial de duas horas 60 dias após a promulgação da PEC e nova redução de duas horas ao fim de 12 meses, mas trabalhadores que ganham acima de R$ 21.188,88 ficam de fora da regra. A oposição, porém, conseguiu adiar a votação por meio de um pedido de vista do deputado Mauricio Marcon (PL-RS). Com isso, a expectativa é de que a comissão vote o relatório amanhã, com a votação no plenário da Câmara ficando para quinta-feira. (g1)
O Planalto se animou. Aliados do presidente Lula apostam em aprovação ampla — e até unânime — da PEC que prevê acabar com a escala 6×1 na Câmara, repetindo o cenário da votação da proposta que ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A avaliação é de que, como pesquisas indicam grande apoio popular à proposta, o Centrão e mesmo partidos de oposição devem aderir. (Estadão)
Mas, caso o governo consiga aprovar com folga na Câmara a PEC que extingue a escala 6×1 nos termos defendidos pelo Planalto, a proposta deve enfrentar resistência no Senado. Oposicionistas afirmam que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou abertura para pautar a chamada PEC da Hora Trabalhada, também apelidada por entidades empresariais de PEC da Livre Contratação, que prevê pagamento por hora e negociação individual de escala e carga horária. (UOL)
Mesmo que o Senado ponha entraves à redução da jornada, o Planalto já contabiliza a situação como um ganho político para o presidente Lula. O raciocínio é que o petista conseguiu incorporar ao seu discurso uma pauta de esquerda que tem amplo apoio social e que, caso ela seja derrotada, o presidente poderá apresentar seus adversários como inimigos dos trabalhadores. (Folha)
O debate sobre o fim da escala 6×1 divide economistas e especialistas em mercado de trabalho sobre os possíveis impactos da medida na economia brasileira. Enquanto parte dos estudos aponta aumento de custos para empresas, perda de vagas formais e efeitos negativos sobre o PIB, outras análises indicam que a redução da jornada não deve provocar desemprego relevante e que os custos podem ser absorvidos gradualmente pelas empresas. Pesquisadores concordam que a transição gradual tende a reduzir impactos econômicos. (Folha)
A Polícia Federal amanheceu na porta do ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) para cumprir mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro do STF André Mendonça. Castro é investigado por supostos aportes de alto risco feitos pelo Rio Previdência no Banco Master, de Daniel Vorcaro. O ex-governador já é alvo de investigação por suposto favorecimento ao grupo Refit, acusado de sonegação de impostos. (g1)
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, contradisse ontem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao afirmar, em entrevista a Andréia Sadi, que o parlamentar visitou Daniel Vorcaro após a primeira prisão do dono do Banco Master para tentar receber o restante dos recursos prometidos ao filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador, pré-candidato ao Planalto, vem alegando ter procurado Vorcaro para “botar um ponto final” na relação entre os dois. Valdemar minimizou a visita, dizendo ser “a coisa mais normal do mundo”, e afirmou que a aproximação entre eles começou antes de Vorcaro se tornar investigado. (g1)
Na tentativa de criar uma agenda positiva, Flávio Bolsonaro desembarcou nos EUA nesta segunda-feira para um possível encontro hoje com o presidente Donald Trump, mas os planos podem não sair como esperado. O próprio Flávio já admite que pode se reunir com o vice-presidente J.D. Vance, e não com Trump, cuja atenção está voltada para o conflito com o Irã. Embora o peso político seja muito menor, conversar com o vice ainda é melhor que o temor do PL de que adie o encontro, o que desgastaria o senador brasileiro. (CNN Brasil)
Em meio a essa situação, a campanha de Flávio Bolsonaro anunciou na segunda-feira a contratação de Alexandre Oltramari como marqueteiro do pré-candidato e de Eduardo Fischer como consultor estratégico. (Globo)
Pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (íntegra) mostra o presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Brancos, nulos ou eleitores que afirmam não votar em nenhum dos candidatos somam 9%, enquanto 1% não soube ou preferiu não responder. Na rodada anterior, realizada em abril, Lula registrava 46% das intenções de voto, enquanto Flávio tinha 45%. (CNN Brasil)
Pedro Doria: “O escândalo das conversas vazadas com o banqueiro Daniel Vorcaro começou a cobrar o seu preço. Três pesquisas eleitorais consecutivas — Datafolha, Atlas e Nexus — confirmaram o mesmo diagnóstico: Flávio Bolsonaro perdeu cerca de 5 pontos percentuais no primeiro turno. A queda ainda é recuperável, mas o sinal de alerta acendeu na direita”. A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
O presidente Lula iniciou um tratamento complementar de radioterapia superficial no couro cabeludo após retirar um câncer de pele, em abril. Segundo o Hospital Sírio-Libanês, as sessões têm caráter preventivo e não devem provocar efeitos colaterais relevantes. A equipe médica de Lula informou anteriormente que a lesão estava localizada e sem sinais de disseminação. Trata-se de um carcinoma basocelular —o tipo mais comum de câncer de pele. Após a cirurgia realizada em abril, a dermatologista Cristina Abdala afirmou que o tumor costuma apresentar bom prognóstico quando diagnosticado precocemente. (g1)
INTERNACIONAL:
O governo americano confirmou que realizou ataques “em legítima defesa” contra alvos iranianos na região do Estreito de Hormuz, em meio ao cessar-fogo em vigor entre Washington e Irã e às negociações para encerrar o conflito. Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, os bombardeios atingiram lançadores de mísseis e embarcações iranianas que, de acordo com os americanos, tentavam instalar minas marítimas na região. (CNN)