AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

INTERNACIONAL:

Após três meses de uma guerra que duraria “poucas semanas”, os Estados Unidos estão a um passo de fechar um acordo de paz com o Irã. Ou não, dependendo da hora em que se fala com as autoridades americanas. Ao longo do fim de semana, o presidente Donald Trump e o secretário de Estado, Marco Rubio, deram sinais dúbios sobre as negociações. No sábado, Trump publicou em sua rede Truth Social que um acordo preliminar estava “em grande parte acertado”, mas moderou o tom no domingo, orientando seus negociadores a “não fazerem um acordo na pressa” e gabou-se de “nunca ter feito um negócio ruim”. Já Rubio disse no domingo que Trump daria “boas notícias” ao longo do dia, mas depois jogou o anúncio para hoje. A Casa Branca tem pressa em reabrir o Estreito de Ormuz, por onde passam 20% da produção mundial de petróleo e cujo fechamento vem impactando os preços nos EUA. Trump também quer que o Irã entregue seu suprimento de urânio enriquecido, que pode ser usado para fabricar armas nucleares, mas Teerã diz que esse ponto só deve ser discutido em 30 ou 60 dias. Rubio admitiu o impasse, dizendo que “não se escreve um ‘lance’ nuclear em 72 horas num guardanapo”. (New York Times)

Os detalhes do provável acordo ainda não foram divulgados, mas Trump já enfrenta críticas dentro do próprio Partido Republicano. Congressistas da ala mais conservadora do partido e que apoiaram o conflito iniciado por EUA e Israel dizem que Trump está “cometendo um grande erro”. Já o presidente conclamou a população a não “ouvir fracassados que criticam algo que não conhecem”. (Guardian)

Quem também não está feliz é o primeiroministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a despeito de Trump ter lhe telefonado para garantir que o Irã irá se desfazer do material nuclear. O premiê respondeu que seu país se reserva o direito de reagir a ameaças “em todas as frentes”, incluindo o Líbano. A relação entre os dois ficou tensa nas últimas semanas, com Netanyahu insistindo para que os ataques ao Irã fossem retomados. (Times of Israel)

Enquanto isso… Um homem foi morto no sábado do lado de fora da Casa Branca após trocar tiros com agentes do serviço secreto. De acordo com as autoridades, Nasire Best, de 21 anos, sacou uma arma da mochila e disparou contra os agentes. Na confusão, um transeunte foi ferido por uma bala perdida. Best, que já tinha passagem pela polícia por invasão, apresentava distúrbios de comportamento, isolando-se de amigos e afirmando ser Jesus. (Washington Post)

BRASIL

Uma das principais bandeiras eleitorais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o fim da escala de trabalho 6×1 deve ser votado pelos deputados nesta semana. Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vão se reunir hoje para discutir o impasse sobre outro ponto da PEC que está travando o tema: a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O governo gostaria que essa mudança entrasse em vigor imediatamente, mas admite uma transição de até dois anos, enquanto a oposição, com apoio de empresários, quer um prazo de até dez anos. O relator da PEC, Leo Prates (Republicanos-BA), e os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, José Guimarães, também devem participar do encontro. (CNN Brasil)

A relação com Daniel Vorcaro abalou a candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), mas não atingiu seu eleitorado mais fiel, segundo a última pesquisa Datafolha. De acordo com os dados, divulgados na sexta-feira, o candidato do PL caiu de um empate técnico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (ambos com 45%) para uma desvantagem de quatro pontos, 47% a 43% em favor do petista. Por outro lado, 88% dos eleitores declarados de Flávio Bolsonaro defendem que o senador mantenha sua candidatura, mesmo diante do escândalo. (Folha)

Mariliz Pereira Jorge: “Esse efeito imediato captado pelo Datafolha era mais do que esperado. Acontece que ainda faltam meses para as eleições. Um erro recorrente da análise política no Brasil é tratar o eleitor bolsonarista como racional. Estamos falando de um eleitorado do qual grande parte defendeu o uso de cloroquina na pandemia”. Confira na coluna De Tédio a Gente Não Morre. (Meio)

O bolsonarismo também teve boas notícias na sexta-feira. A Suprema Corte de Cassações, última instância da Justiça italiana, negou a extradição da ex-deputada Carla Zambelli e determinou sua libertação, que aconteceu em seguida. O processo, porém, ainda será examinado pelo ministro da Justiça italiano. Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir, com a ajuda de um hacker, os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e fugiu para a Itália, na qual também tem cidadania. A ex-deputada estava presa no país europeu desde julho do ano passado, e sua extradição havia sido autorizada por todas as instâncias inferiores da Justiça italiana. (g1)

Com autorização de tribunal da Flórida, advogados das empresas Rumble e Trump Media notificaram por e-mail no domingo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em um processo sobre violação da liberdade de expressão. Segundo o documento, o ministro tem 21 dias para apresentar sua defesa e não ser julgado à revelia. Em fevereiro de 2025, Moraes suspendeu o acesso à plataforma Rumble no Brasil após a empresa desobedecer a uma ordem para retirar do ar, inclusive nos EUA, perfis que atacavam a democracia. As companhias alegam que a ordem viola a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante liberdade de expressão plena. (Poder360)

Tem gente pagando muito caro para controlar narrativas. Você só precisa pagar R$ 15 por mês para escapar delas. Garanta acesso antecipado à newsletter diária, edições especiais exclusivas com matérias e entrevistas, pesquisa eleitoral mês a mês em primeira mão, além de um streaming com séries e documentários originais.

Viver

A China lançou no domingo a missão Shenzhou-23, uma etapa importante para a ambição de enviar humanos à Lua até 2030. O foguete levará a espaçonave Shnezhou e seus três tripulantes para a estação espacial Tiangong, Palácio Celestial em chinês, onde um deles permanecerá por um ano inteiro. A experiência permitirá estudos sobre os efeitos da microgravidade prolongada, essenciais para potenciais missões futuras à Lua ou Marte. (g1)

E a SpaceX realizou com sucesso o 12º voo de teste do Starship a partir de sua base em Boca Chica, no Texas, estreando a versão V3 do megafoguete. O modelo é o mais potente já construído pela empresa e peça fundamental para os planos da Nasa de levar astronautas de volta à Lua pelo programa Artemis. Durante a missão suborbital não tripulada, a espaçonave principal enfrentou problemas em um dos motores. Apesar das dificuldades o teste foi um avanço importante no desenvolvimento do sistema de transporte espacial totalmente reaproveitável de Elon Musk. (New York Times)

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Allan Victor

O Pingos nos Is desta segunda-feira (25) recebeu o ex-vereador e ex-secretário de Vitória da Conquista, José William de Oliveira Nunes. Em edição especial, Deusdete Dias e o ex-vereador comentaram sobre o cenário político do município, marcado pelo radialista por secretarias sem orçamento, influência de políticos de fora e a perda de respeito e credibilidade dos gestores públicos.

Durante o comentário, ambos relembraram figuras políticas do passado da cidade e lamentaram a falta de independência dos políticos atuais. “Assim que age os políticos, é através das redes sociais. Eu fui vereador nessa cidade durante 28 anos, fui presidente da Câmara por três oportunidades, fui secretário de várias pastas, só não fui secretário de saúde, finanças e de obras. O restante eu ocupei todas essas pastas e cumpri com a minha obrigação, cumpri com o meu dever. Porque eu acho que o político sério tem que agir desta maneira”, pontuou José William.

Confira o comentário:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Passam os dias, passam os meses, vem chuva, vai chuva, vem sol e nada da conclusão da revitalização da Av. Brumado. Enquanto isso, a população segue sofrendo com os transtornos causados pela obra inacabada.

Desde a última sexta-feira ( 22), o blog do Redação denunciou a situação do cenário no canal da Vila Serrana em direção à Av. Brumado e a situação continua a  mesma.

Veja:  

Na manhã desta segunda-feira (25), algumas máquinas foram vistas no local, e a Prefeitura afirma que continua monitorando a situação, porém a dificuldade para trafegar ainda é grande para os motoristas que passam pelo local.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, cumpriu agenda política em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22), onde se reuniu com prefeitos, vereadores e lideranças de municípios do Sudoeste baiano e da Bacia do Paramirim.

O encontro integra a estratégia de fortalecimento do diálogo com representantes do interior do estado. Durante a passagem por Conquista, ACM Neto conversou com Ronaldo Soares, uma das principais lideranças políticas de Anagé, além de Robério Nunes e vereadores de Érico Cardoso.

O pré-candidato também recebeu uma comitiva de Belo Campo, liderada por Marcinho, que participou das discussões sobre demandas regionais e perspectivas políticas para a Bahia.

A agenda de ACM Neto tem sido intensa nos últimos dias. Ainda na manhã de sexta-feira, ele esteve em Santa Rita de Cássia, no Oeste baiano, participando das celebrações em homenagem à padroeira do município. O evento reuniu moradores, autoridades locais e lideranças religiosas.

Neste sábado (23), às 17h, o ex-prefeito participa da Feira Agropecuária e Agricultura Familiar de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. A feira, iniciada na sexta-feira, segue até domingo (24) com exposição de animais, negócios do setor agropecuário, agricultura familiar, gastronomia e atrações musicais.

A sequência de compromissos será encerrada no domingo (24), em Catu. A comitiva será recebida pela ex-prefeita Gilcina Carvalho, pelo candidato a prefeito em 2024, Dr. André, e por vereadores do município. A agenda começa às 10h, com um encontro voltado ao diálogo com lideranças políticas da região.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Após assustar praticamente todo o mundo político — em Brasília e nos estados —, a delação premiada do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, caiu do telhado, ao menos em parte. A Polícia Federal comunicou na noite desta quarta-feira ao ministro do STF André Mendonça e à defesa de Vorcaro que rejeitava o acordo de delação. A avaliação dos agentes foi de que o banqueiro não ofereceu informações relevantes para a investigação das fraudes no banco, em comparação com o que já foi apurado na análise de documentos e dos celulares apreendidos com ele. A proposta de acordo segue sendo analisada pela Procuradoria-Geral da República, mas fontes ligadas à PGR avaliam que, sem informações novas, haverá mais uma recusa. (g1)

Enquanto isso… O cheiro de sangue tomou conta do oceano político por onde partidos de direita, do Centrão e até do que se convencionou chamar de direita democrática navegam. Rapidamente antigos aliados do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) trataram de se distanciar do, até o momento, principal herdeiro do bolsonarismo. O ex-governador de Goiás e pré-candidato pelo PSD, Ronaldo Caiado afirmou que uma pessoa “contaminada” por Daniel Vorcaro não teria condições de ocupar a Presidência da República. Já o ex-governador mineiro e pré-candidato pelo Novo, Romeu Zema, inovou. Vazou para a imprensa que dará uma coletiva para criticar Flávio Bolsonaro por suas relações com Vorcaro. A madrasta e potencial rival Michelle Bolsonaro não quis comentar a crise que envolve o enteado, e, com um sorriso nos lábios, recomendou que os repórteres perguntassem a Flávio sobre suas relações com Vorcaro. E até Aécio Neves reapareceu. Segundo seus interlocutores, o PSDB já avalia apresentar seu nome como candidato à Presidência. (Globo)

Sem conseguir reagir à profunda crise que tomou conta de seu nome como candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro decidiu trocar o comando do marketing de sua pré-campanha. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o publicitário Marcello Lopes deixou oficialmente a equipe após reunião com o senador. De acordo com a nota, Lopes afirmou que pretende priorizar os próprios negócios e retornar aos Estados Unidos para cumprir compromissos familiares. (UOL)

O publicitário Eduardo Fischer será o novo marqueteiro da pré-campanha presidencial do senador. (CNN Brasil)

As explicações de Flávio Bolsonaro sobre sua relação com Daniel Vorcaro caíram tão mal entre seus aliados de partido a ponto de o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vir a público negar que tenha estabelecido um prazo de 15 dias para avaliar o desempenho eleitoral do senador como pré-candidato à Presidência da República. Nos bastidores, no entanto, aliados do senador admitem preocupação com os impactos da crise sobre a viabilidade eleitoral do parlamentar. (Poder360)

E um dos personagens principais da trama que envolve Flávio, Vorcaro e o filme Dark Horse, o deputado Mario Frias continua desaparecido. O sumiço chamou a atenção do STF e o ministro Flávio Dino deu prazo de 48 horas para que a Câmara dos Deputados explique por onde anda o ex-ator. O ofício foi enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, e solicita esclarecimentos sobre custos, duração e eventuais pagamentos relacionados à missão internacional alegada por Frias. (g1)

Para completar, conta Malu Gaspar, a Ancine multou em R$ 100 mil a produtora Go Up, responsável por Dark Horse, por não ter comunicado sobre as filmagens no Brasil em 2025. (Globo)

Julia Duailibi: “É irrelevante o que Valdemar Costa Neto diga em privado ou em público. Ele terceirizou o PL para Jair Bolsonaro, e é Bolsonaro quem decidirá se Flávio fica ou não.” (Globo)

Pedro Doria: “Flávio Bolsonaro é o maior personagem do maior escândalo de corrupção da história da República. Maior que o Mensalão. Maior que o Petrolão. O PL pediu 15 dias pra decidir o que faz com ele. Se Flávio cair, a política brasileira muda radicalmente este ano.” A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)

Ciro Nogueira, até pouco tempo um dos principais cotados para assumir a vaga de vice na chapa de Flávio Bolsonaro, voltou a surgir em investigações da Polícia Federal. Dessa vez um levantamento da PF sobre suposto esquema de corrupção e sonegação envolvendo o grupo Refit identificou um pagamento de R$ 14,2 milhões feito por um fundo ligado ao conglomerado para uma empresa da família do senador do Progressistas. Procurado, o parlamentar confirmou a transação e afirmou que o pagamento ocorreu de forma regular, como parte da venda de um terreno destinado à construção de uma distribuidora de combustíveis. Segundo ele, a operação foi declarada às autoridades competentes. (Estadão)

O Planalto passou a admitir reservadamente uma transição gradual para o fim da escala 6×1, apesar de manter publicamente a defesa da redução imediata da jornada de trabalho. As negociações em curso no Congresso apontam para um período de adaptação de até três anos, modelo defendido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, em conversas com parlamentares do PT. Uma das propostas discutidas prevê a redução inicial de uma hora de jornada nos primeiros 90 dias e cortes escalonados das horas restantes até 2029, em ritmo de uma hora por ano. (Folha)

A Câmara dos Deputados avançou nesta semana em uma pauta defendida pela bancada ruralista e aprovou um projeto que reduz os limites da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará, área considerada estratégica para destravar a construção da Ferrogrão. A proposta, de autoria do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões, e relatada pelo deputado José Priante, altera os limites da unidade de conservação localizada em Novo Progresso, no sudoeste paraense. A região fica próxima ao Parque Nacional do Jamanxim, uma das áreas que concentram disputas ambientais relacionadas ao traçado da Ferrogrão, ferrovia considerada prioritária pelo agronegócio para facilitar o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste até os portos do Norte. (Globo)

Os Estados Unidos estão ampliando as pressões contra o governo cubano. Nesta quarta-feira o Departamento de Justiça americano apresentou acusações criminais contra o ex-presidente Raúl Castro, em um caso que vinha sendo discutido por procuradores federais americanos há mais de três décadas. As acusações estão relacionadas à derrubada de duas aeronaves civis do grupo anticastrista Brothers to the Rescue por caças MiG cubanos em espaço aéreo internacional em 1996. O ataque matou quatro pessoas, entre elas três cidadãos americanos. Segundo os EUA, Castro, que na época era ministro da Defesa de Cuba, teria participado da decisão de derrubar os aviões. Autoridades de Cuba agora temem que ele possa ser sequestrado por agentes dos Estados Unidos. (CNN)

MUNDO DIGITAL

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira dois decretos que ampliam as obrigações das plataformas digitais no Brasil. As empresas passarão a ter de remover conteúdos ilegais após notificação, criar canais de denúncia e adotar mecanismos para conter golpes, fraudes e ataques coordenados. Outro trecho das medidas quer coibir a violência contra mulheres e meninas na internet, com exigência de remoção em até duas horas de imagens íntimas reais ou criadas por inteligência artificial. O governo também determinou que plataformas não poderão oferecer ferramentas capazes de gerar nudes falsos de pessoas reais. A fiscalização ficará sob responsabilidade da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. (g1)

O iFood entrou na Justiça contra a Keeta, braço internacional da chinesa Meituan, acusando a rival de concorrência desleal e espionagem corporativa. A empresa pede indenização de R$ 1 milhão e afirma que funcionários teriam sido abordados por consultorias ligadas à concorrente para repassar informações estratégicas sobre a operação, taxas cobradas de restaurantes e serviços financeiros da plataforma. Segundo o processo, mais de 200 colaboradores teriam sido procurados ao longo do último ano com ofertas de conversas remuneradas. O iFood também afirma ter identificado reuniões virtuais com participantes usando emails ligados à Meituan. A Keeta negou irregularidades. (Folha)

A OpenAI vai abrir em Singapura o seu primeiro laboratório de inteligência artificial aplicada fora dos Estados Unidos. O Ministério do Desenvolvimento Digital e da Informação da cidade-estado confirmou que a criadora do ChatGPT planeja investir mais de US$ 235 milhões no país nos próximos anos. A estrutura terá cerca de duzentos funcionários focados em inovação, desenvolvimento de talentos locais e ampliação do acesso a ferramentas digitais para empresas e órgãos públicos. O plano também se alinha à meta do governo local de transformar a economia regional e consolidar a ilha como o principal centro de tecnologia da Ásia. (Reuters)

SAÚDE

Pelo terceiro ano consecutivo, Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, lidera o ranking de cidades brasileiras com a melhor qualidade de vida do Brasil, seguida pelas também paulistas Jundiaí, Osvaldo Cruz e Pompeia. A lista divulgada nesta quarta-feira pelo instituto Imazon avaliou os 5.570 municípios do país calculando o Índice de Progresso Social (IPS), que mede e classifica a qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais. Na ponta de baixo da tabela, Uiramutã (RR) recebeu a pior avaliação, seguida por Jacareacanga (PA) e Alto Alegre (RR). As diferenças podem ser percebidas regionalmente, com 18 das 20 cidades mais bem colocadas no Sul e Sudeste. (g1)

Um relatório encomendado pela Rainforest Foundation Norway mostra que a crescente extração de recursos de florestas tropicais está levando a Amazônia e biomas semelhantes ao ponto de ruptura. As novas demandas por minerais críticos, biocombustíveis e celulose, utilizados desde a moda a alimentos processados e embalagens, estão aumentando a pressão da pecuária, monoculturas, exploração de petróleo e extração de madeira. O estudo observou que essas commodities ameaçam as florestas amazônicas, a bacia do Congo e do sudeste da Ásia, enfraquecendo sua capacidade de regular a temperatura, armazenar carbono, reciclar água e servir de habitat para a natureza. (Guardian)

Quase 52% dos cursos de formação de professores na modalidade de educação a distância (EAD) tiveram desempenho abaixo do esperado, com conceitos 1 e 2 no Enade. Dados da Prova Nacional Docente (PND), divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação, mostram um cenário preocupante na formação de educadores, já que 60% dos participantes eram concluintes de cursos EAD. Apenas 46,9% dos alunos dessa modalidade atingiram a proficiência no exame, contra 73,9% dos que cursaram licenciaturas presenciais. Somente 84 das 1.314 licenciaturas EAD atingiram o Conceito 5, nota máxima do Enade. (g1)

CORTINA E CIA COLCHÕES

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 43% em eventual cenário de segundo turno da eleição presidencial de 2026. No levantamento anterior, de 16 de maio, Lula e Flávio apareciam empatados com 45% no segundo turno.

Veja números:

Lula: 47% (eram 45% em 16 de maio, 45% em abril e 46% em março);
Flávio Bolsonaro: 43% (eram 45% em 16 de maio, 46% em abril e 43% em março);
Não sabe/não respondeu: 2% (era 1% em 16 de maio, 1% em abril e 1% em março)
Em branco/nulo/nenhum: 9% (eram 9% em 16 de maio, 8% em abril e 10% em março).

A pesquisa é a primeira do instituto feita integralmente após a revelação das conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. As mensagens foram reveladas pelo site The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, Flávio Bolsonaro pediu apoio financeiro a Vorcaro para a produção de um filme sobre a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 20 e 22 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Além do cenário com Flávio, o instituto também pesquisou o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como alternativa ao senador em cenários de 1º turno e 2º turno. Veja os números:

Lula x Michelle – 2º turno
Lula: 48%
Michelle Bolsonaro: 43%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabem: 1%

O Datafolha também pesquisou cenários de 2º turno com Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).

Cenário Lula x Caiado:
Lula: 48% (eram 46% em 16 de maior, 45% em abril e 46% em março);
Ronaldo Caiado: 39% (eram 39% em 16 de maio, 42% em abril e 36% em março);
Branco/nulo/nenhum: 11% (eram 13% em 16 de maio, 11% em abril e 16% em março);
Não sabem: 2% (eram 2% nas outras pesquisas).

Cenário Lula x Zema:
Lula: 48% (eram 46% em 16 de maio e 45% em abril);
Romeu Zema: 39% (eram 40% em 16 de maio e 42% em abril);
Branco/nulo/nenhum: 11% (eram 13% em 16 de maio11% em abril);
Não sabem: 2% (eram 2% em 16 de maio e 2% em abril).

Cenários de 1º turno
Segundo o Datafolha, Lula ampliou de 3 para 9 pontos a vantagem sobre o senador em cenário de 1º turno. O levantamento desta semana mostra mostra o presidente Lula com 40% das intenções de voto e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 31% em um dos cenários testados.

Em outra simulação, sem Flávio, Lula aparece com 41% e Michelle Bolsonaro (PL), com 22%.

Veja os números:

Cenário com Flávio Bolsonaro

Lula (PT): 40%
Flávio Bolsonaro (PL): 31%
Ronaldo Caiado (PSD): 4%
Romeu Zema (Novo): 3%
Renan Santos (Missão): 3%
Samara Martins (UP): 3%
Augusto Cury (Avante): 2%
Aldo Rebelo (DC): 1%
Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
Hertz Dias (PSTU): 0%
Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 9%
Não sabe: 3%

Cenário com Michelle Bolsonaro

Lula (PT): 41%
Michelle Bolsonaro (PL): 22%
Romeu Zema (Novo): 6%
Ronaldo Caiado (PSD): 5%
Renan Santos (Missão): 3%
Samara Martins (UP): 3%
Aldo Rebelo (DC): 1%
Augusto Cury (Avante): 2%
Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Hertz Dias (PSTU): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 12%
Não sabe: 4%

Pesquisa de rejeição
A pesquisa mostra também que 46% dos eleitores não votariam no senador Flávio Bolsonaro (PL) para presidente nas eleições de outubro de 2026. Em relação ao presidente Lula (PT), 45% dizem não votar no petista. Em comparação com a pesquisa anterior, Flávio passou numericamente Lula em rejeição.

Na pesquisa de 16 de maio, Lula aparecia à frente com 47% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Flávio Bolsonaro registrava 43%.

Em seguida aparece Michelle Bolsonaro, com 31% de rejeição. Depois vêm Romeu Zema (Novo), com 18%; Renan Santos (Missão), com 16%; e Ronaldo Caiado (PSD), com 15%.

Veja os números:

Flávio Bolsonaro: 46%
Lula (PT): 45%
Michelle Bolsonaro (PL): 31%
Romeu Zema (Novo): 18%
Cabo Daciolo (Mobiliza): 18%
Renan Santos (Missão): 16%
Rui Costa Pimenta (PCO): 16%
Ronaldo Caiado (PSD): 15%
Aldo Rebelo (DC): 15%
Samara Martins (UP): 13%
Hertz Dias (PSTU): 12%
Augusto Cury (Avante): 11%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 2%
Não sabe: 2%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%

Fonte: G1

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Congresso Nacional derrubou um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e liberou a possibilidade de doações de bens, valores e benefícios do poder público a estados e municípios nos três meses que antecedem as eleições. A mudança havia sido incluída pelo Legislativo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e cria uma exceção às restrições previstas na legislação eleitoral, que normalmente proíbe esse tipo de transferência no período eleitoral para evitar uso político da máquina pública. A decisão contrariou pareceres técnicos das consultorias da Câmara e do Senado, que alertavam para riscos de uso indireto de recursos públicos em benefício eleitoral de parlamentares e candidato. (g1)

A derrubada do veto, no entanto, foi interpretada nos bastidores de Brasília como um dos primeiros sinais concretos de distensão entre o Palácio do Planalto e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), após semanas de tensão provocadas pela derrota da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal. Segundo interlocutores envolvidos nas negociações, o governo optou por liberar parte da bancada governista como forma de sinalizar disposição para reduzir o conflito com Alcolumbre. O gesto foi interpretado no Congresso como uma concessão deliberada do Planalto em uma pauta considerada prioritária para o presidente do Senado. (Globo)

Vera Magalhães: “A lambança promovida por deputados e senadores nesta rara semana em que resolveram pegar no batente presencialmente supera, em desfaçatez e ousadia, a malfadada jornada pela aprovação da PEC da Blindagem no ano passado. Supera porque, desta vez, o Senado não se sente pressionado a ‘corrigir’ as decisões escandalosas e participa delas ativamente.” (Globo)

Apesar de pedir que uma CPI seja instalada para investigar o escândalo do Banco Master, o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência da República, deixou de assinar três dos cinco requerimentos de criação de comissões de inquérito que circulam atualmente no Senado. Entre os pedidos sem apoio do parlamentar está uma proposta apresentada por seu aliado Eduardo Girão, além de iniciativas articuladas por governistas. A ausência de assinaturas contradiz declarações recentes de Flávio, que afirmou ter apoiado “todas” as propostas de investigação sobre o caso Master. (Estadão)

Andréia Sadi: “Aliados de Flávio Bolsonaro relatam, nos bastidores, um diagnóstico cada vez mais recorrente no entorno da direita: o senador virou um personagem ‘contaminado’ politicamente até para setores da própria base bolsonarista. O temor desse grupo político é de que a associação entre o senador e Daniel Vorcaro, ex-controlador do Master, acabe irradiando desgaste para campanhas locais e dificulte alianças para 2026”. (g1)

E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria convidado Flávio Bolsonaro para uma visita à Casa Branca na próxima semana. Ao menos é o que está divulgando a pré-campanha do senador. Aliados de Flávio afirmam que a visita tem como objetivo reforçar a imagem internacional do pré-candidato do PL e demonstrar proximidade política com Trump em meio ao desgaste provocado pelas revelações sobre sua relação com o empresário Daniel Vorcaro. A Casa Branca, no entanto, ainda não confirmou o encontro. (Poder360)

Lula, por sua vez, diz agora estar com medo que Trump invada a Amazônia. Segundo ele, o Brasil precisa reforçar a proteção de suas fronteiras, citando uma eventual investida do presidente americano. “Depois que o Trump disse que a Groenlândia é dele, que o Canadá é dele, que o Canal do Panamá é dele, quem garante que ele não vai dizer que a Amazônia é dele?”, indagou. (Folha)

Apesar da rejeição pela Polícia Federal da proposta de delação de Daniel Vorcaro, a Procuradoria-Geral da República decidiu manter abertas as negociações com os advogados do empresário. Integrantes da Procuradoria avaliam que ainda existe espaço para um entendimento. A expectativa entre investigadores é que a manutenção da prisão preventiva aumente a pressão sobre Vorcaro e o leve a discutir um acordo mais amplo, incluindo a devolução de valores próximos ao prejuízo estimado em mais de R$ 50 bilhões envolvendo o Banco Master ao Fundo Garantidor de Crédito e o BRB. (CNN Brasil)

Com a negativa da PF, os advogados de Vorcaro pediram a transferência do banqueiro de uma cela na Superintendência da Polícia Federal (PF) no DF para a “Papudinha”. A defesa do banqueiro alega que as condições do local em que o banqueiro está sob custódia não estão adequadas. Vorcaro foi transferido de uma “sala de estado-maior” para uma cela comum, onde está submetido às regras internas da PF para, por exemplo,
receber visitas dos advogados. (g1)

E a briga pelo Planalto não acontece apenas no topo das pesquisas. O Democracia Cristã anunciou processo para expulsar o ex-ministro Aldo Rebelo da legenda. O ex-titular da Defesa ficou revoltado com a potencial perda de espaço após a filiação do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa ao DC. O conflito interno se intensificou depois que o presidente da sigla, o ex-deputado João Caldas, anunciou Joaquim Barbosa como nome do partido para disputar a Presidência da República em 2026. (Correio Braziliense)

INTERNACIONAL

Israel afirmou ter deportado todos os ativistas estrangeiros detidos após a interceptação de uma flotilha que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza, em meio a uma onda de críticas internacionais sobre o tratamento dado aos passageiros. Mais de 430 ativistas de diferentes países – quatro deles brasileiros – haviam sido detidos pelas forças israelenses após a interceptação da embarcação em águas internacionais na segunda-feira. A crise diplomática se agravou depois que o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, divulgou um vídeo mostrando os ativistas ajoelhados, com as mãos amarradas e a testa no chão, em imagens que provocaram reações de governos europeus e organizações de direitos humanos. O Reino Unido convocou a encarregada de negócios israelense para explicações, enquanto o chanceler italiano, Antonio Tajani, afirmou ter pedido à chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, que discuta possíveis sanções contra Ben-Gvir. (Guardian)

O Itamaraty também convocou a encarregada de negócios de Israel no Brasil, Rasha Athamni, para cobrar explicações sobre o vídeo divulgado por Ben-Gvir. Segundo integrantes do governo brasileiro, o tratamento dado aos estrangeiros provocou forte reação diplomática em Brasília, que considerou as imagens como “degradantes”. (Folha)

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante agenda em Brasília, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) apresentou ao prefeito de Planalto, Cloves Alves Andrade, o relatório atualizado das emendas parlamentares destinadas ao município para o exercício de 2026. De acordo com o parlamentar, os investimentos já ultrapassam R$ 7 milhões, contemplando setores estratégicos como Saúde, Infraestrutura, Agricultura Familiar e Cultura.

Segundo Waldenor Pereira, os recursos representam o compromisso do mandato com o desenvolvimento de Planalto e o fortalecimento das políticas públicas no município.

“Tenho aqui o relatório de emendas de Planalto em minhas mãos. Neste ano, já superamos sete milhões de reais destinados a setores essenciais, além das intermediações junto ao Governo Estadual e Federal”, destacou o deputado.

O prefeito Cloves Alves Andrade agradeceu o apoio do parlamentar e ressaltou a importância da parceria construída ao longo de mais de duas décadas. Segundo o gestor, os investimentos conquistados por meio de emendas e convênios têm contribuído diretamente para o avanço do município.

“Quero, mais uma vez, agradecer pelo trabalho, pelo empenho e pela destinação de tantos recursos, por meio de emendas e convênios. Nossa parceria tem sido muito valiosa. O município reconhece o quanto avançamos com o apoio do deputado Waldenor Pereira e também do deputado estadual José Raimundo”, afirmou o prefeito.

Ainda durante a visita à capital federal, Cloves Andrade explicou que a agenda teve como objetivo acompanhar demandas já em andamento e discutir novos projetos para Planalto.

“Estou aqui novamente para acompanhar nossas demandas e dialogar com o deputado Waldenor Pereira, que sei que ainda tem mais emendas, projetos e convênios para Planalto”, declarou.

O prefeito também enfatizou o reconhecimento da população em relação ao trabalho desenvolvido em conjunto pelos parlamentares. “Tenho certeza de que Planalto continuará reconhecendo o trabalho do deputado Waldenor Pereira e do deputado Zé Raimundo. É uma parceria que deu certo, construída com honestidade e sinceridade ao longo de mais de vinte anos, e vamos trabalhar para que ela continue em 2026”, completou.

A reunião em Brasília reforça a articulação política em busca de novos investimentos para o município, mantendo o foco em áreas consideradas prioritárias para a população de Planalto.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Mudança no alto escalão da Prefeitura de Vitória da Conquista. A atual secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, deverá deixar o comando da pasta nos próximos dias. A informação já circula nos bastidores políticos e administrativos da terceira maior cidade da Bahia.

Segundo apuração do Blog do Rodrigo Ferraz, Fernanda já se despediu de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o que reforça a iminente saída do cargo. Até o momento, o motivo da decisão não foi divulgado oficialmente pela Prefeitura.

A saída da secretária acontece em meio a uma série de desafios enfrentados pela saúde pública do município, incluindo demandas por ampliação de atendimento, questões relacionadas à rede hospitalar e pressão constante sobre unidades de saúde da cidade.

Fernanda Maron vinha ocupando um dos cargos mais estratégicos da gestão municipal e participava ativamente das ações da administração da prefeita Sheila Lemos.

Ainda não há confirmação oficial sobre quem assumirá a pasta. A expectativa é de que a Prefeitura anuncie em breve o nome do novo secretário ou secretária de Saúde.

Nos corredores do Centro Administrativo Municipal, o assunto já repercute bastante entre servidores e lideranças políticas da cidade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-vereador e médico Augusto Cândido Santos confirmou sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados para as Eleições 2026 pelo Partido Novo. Em entrevista ao programa UP Notícias nesta terça-feira (19), o professor universitário oficializou uma dobradinha com o deputado estadual Paulo Sérgio de Sá Bittencourt Câmara, do PL, que busca a reeleição. Nascido no povoado do Iguá, na Zona Rural de Vitória da Conquista, o pré-candidato justificou a decisão apontando que a Joia do Sertão Baiano sofre com a falta de representação própria e qualificada no Congresso Nacional.

Durante a entrevista conduzida pelo radialista Deusdete Dias Filho, Augusto Cândido criticou o cenário de abandono de grandes obras e serviços na região, citando o atraso na entrega da Barragem do Catolé, a dependência de carros-pipa na Zona Rural e as deficiências estruturais do Hospital Geral de Vitória da Conquista e do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos. Participando da transmissão direto de Salvador, o deputado Paulo Câmara enalteceu o aliado:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES