Nesta segunda-feira (1), o radialista Deusdete Dias destacou o Dia Nacional da Imprensa. A data foi instituída para homenagear a primeira circulação do jornal Correio Braziliense, criado por Hipólito José da Costa em 1808. O Correio é considerado o primeiro periódico a exercer o jornalismo de forma independente no país e a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 9.831 de 1999.
Deusdete Dias relembrou momentos marcantes na construção da imprensa, desde Johannes Gutenberg no início do século XV aos dias atuais e criticou parte da imprensa de Vitória da Conquista que, segundo ele, é “paga e corrupta”. “Você que está aí do outro lado, que ama essa cidade, que gosta dessa cidade, que quer o progresso dessa cidade, que defende essa cidade, tem que dar um basta nessa imprensa corrupta de Vitória da Conquista […] Uma imprensa moleca, você sabe o que eles dizem? ‘Eu vou fazer meu pé de meia’ e a população que se dane”, desabafou.
Confira o Pingos nos Is desta segunda-feira (1):
Internacionais
Em um gesto sem precedentes na história do país, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse não reconhecer o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, anunciado na noite deste domingo. Com as apurações encerradas, o advogado ultradireitista Abelardo de la Espriella, do Movimento Defensores da Pátria, chegou em primeiro, com 43,74% dos votos, e vai disputar o segundo turno com o candidato de Petro, o senador esquerdista Iván Cepeda. Castro, que obteve 40,90% e também disse não reconhecer o resultado. Nas últimas semanas, o presidente vinha levantando, sem provas, suspeitas sobre a lisura do sistema eleitoral. Já Espriella, que promete trocar o diálogo pelo combate armado às narcoguerrilhas, defendeu a apuração oficial e pediu ajuda aos Estados Unidos para garantir o resultado das urnas. Petro é um dos mais veementes críticos do presidente Donald Trump na América Latina. (El Tiempo)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devolveu com alterações a proposta de acordo negociada com o Irã, prolongando as negociações por pelo menos mais uma semana. Segundo autoridades americanas, ele quer endurecer os termos sobre o programa nuclear iraniano, a reabertura do Estreito de Ormuz e o eventual alívio de sanções, para evitar comparações com o acordo firmado pelo governo de Barack Obama. As tratativas seguem marcadas por divergências sobre o destino do urânio enriquecido iraniano e possíveis compensações financeiras. (CNN)
Nacionais
Após meses de afastamento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quer se reunir com o presidente Lula (PT) para recompor a relação abalada pela derrota do governo na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação é do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, para quem Alcolumbre não deve dificultar o avanço da PEC do fim da escala 6×1, uma das apostas do Planalto para a campanha de reeleição. O ministro também criticou a decisão dos Estados Unidos de classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas, dizendo que a medida é uma ameaça à soberania brasileira e que não deve produzir efeitos eleitorais. (Globo)
Enquanto aliados trabalham pela reaproximação entre Lula e Alcolumbre, o Planalto já traça a estratégia para uma nova indicação de Messias ao STF. Embora tenha confirmado que voltará a indicá-lo, Lula pretende reenviar o nome apenas quando tiver certeza de que não haverá risco de uma nova rejeição. Para isso, o próprio presidente assumiu as articulações com os senadores junto ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). (CNN Brasil)
Ao defender que a esquerda volte a usar o verde e amarelo na Copa do Mundo, Lula reforçou um dos temas que pretende explorar na campanha de reeleição: a soberania nacional. Em evento no Rio de Janeiro, afirmou que as cores do país não podem ser “tomadas por nenhum fascista” e destacou que o Brasil recuperou respeitabilidade internacional. Sem mencionar diretamente os EUA, voltou a defender a autonomia brasileira diante de pressões externas. (Valor)
E o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reagiu às declarações de Lula sobre a decisão dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas. Ao criticar a medida, Lula disse que cabe ao Brasil combater as facções e lidar com “nossos criminosos”. Flávio rebateu, afirmando que eles seriam “seus criminosos”, em referência ao presidente, e o acusou de defender os responsáveis pela violência em vez de suas vítimas. (Folha)
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, colocou seu nome “à disposição” para ser vice do pré-candidato Ronaldo Caiado na disputa presidencial. A manifestação veio após aliados passarem a defender publicamente uma chapa formada pelos dois. Nas redes sociais, Kassab classificou como uma “hipótese concreta” a candidatura “puro sangue” do partido, mas ressaltou que a decisão caberá a Caiado e ao PSD. Também admitiu que o anúncio oficial do vice ocorrerá só em julho. Ao mesmo tempo, a sigla mantém conversas com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para um possível alinhamento ainda antes do primeiro turno. As articulações ganharam força após o desgaste sofrido por Flávio Bolsonaro (PL) com as revelações sobre sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro. (CNN Brasil)
Ao menos 135 autoridades e servidores públicos tiveram viagens autorizadas para participar do Fórum de Lisboa, seminário internacional organizado pelo ministro do STF Gilmar Mendes e apelidado de “Gilmarpalooza”. Parte das passagens e diárias será custeada com recursos públicos. Apenas o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Justiça do Piauí devem gastar juntos R$ 692 mil em diárias de seus funcionários. Alvo recorrente de críticas pelo volume de autoridades presentes e pelos custos envolvidos, o evento terá neste ano uma de suas maiores edições, segundo Gilmar, com mais de 470 palestrantes. (Folha)
Mas, refletindo suas divisões internas, o STF chega menos representado ao evento, tendo apenas o próprio Gilmar e Alexandre de Moraes. A presença de Flávio Dino também era esperada, mas acabou cancelada após o ministro sofrer uma fratura no pé em um acidente doméstico. A edição ocorre sob o impacto das revelações envolvendo o Banco Master. (Jota e g1)
Viver
As autoridades de saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro investigam dois casos suspeitos de infecção pelo vírus Ebola em pacientes que vieram recentemente da África. Os diagnósticos iniciais apontam para outras doenças comuns nessas regiões, mas os viajantes continuam isolados sob rígidos protocolos de biossegurança. Em São Paulo, o paciente é um homem de 37 anos que esteve na República Democrática do Congo e está com meningite meningocócica. No Rio, o paciente veio de Uganda e testou positivo para malária. O Ministério da Saúde informou que os planos de contingência nacionais foram ativados, mas especialistas acalmam o público lembrando que o Ebola não é transmitido pelo ar, o que torna o risco de uma disseminação ampla muito baixo. (CNNBrasil)
Morreu no sábado, aos 93 anos, a médica e pesquisadora Angelita Habr-Gama, uma das maiores referências mundiais em coloproctologia e no tratamento do câncer colorretal. Ela estava internada desde o início de maio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Nascida na Ilha de Marajó (PA) e filha de libaneses, Angelita foi formada pela USP em 1952 e consolidou uma carreira brilhante, tornando-se a primeira mulher a chefiar o departamento de cirurgia da instituição. (UOL)
Esporte
Sob os olhares e aplausos do tricampeão Gustavo Kuerten em Roland Garros, o tenista João Fonseca, de 19 anos, conquistou mais um feito histórico neste domingo. Menos de 48 horas após eliminar Novak Djokovic, o carioca, atual 30º do ranking da ATP, derrotou o norueguês Casper Ruud (16º do mundo) por 3 sets a 1, em quase quatro horas de duelo. Fonseca garantiu uma vaga inédita nas quartas de final. (ESPN Brasil)
E a Seleção Brasileira venceu o amistoso contra o Panamá por 6 a 2 na noite de domingo, no Maracanã. A goleada teve destaque na imprensa internacional, que ressaltou o domínio da equipe de Carlo Ancelotti no último compromisso antes da viagem para a Copa do Mundo de 2026. O espanhol AS publicou a manchete “¡Brasil esuna apisonadora!”, expressão que pode ser traduzida como o “Brasil é um rolo compressor!”. A canarinho estreia na Copa no próximo dia 13 de junho contra o Marrocos.(ge)
O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse neste domingo (31) que não aceita os resultados da contagem inicial dos votos na disputa pela sua sucessão, afirmando que aguardará os resultados finais, revisados pelos juízes.
Nenhum candidato conseguiu vencer a eleição presidencial da Colômbia em primeiro turno neste domingo (31). Com 99,92% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella terminou na liderança com 43,7% dos votos, seguido pelo esquerdista Ivan Cepeda, que obteve 40,90%, e disputarão o segundo turno em 21 de junho.
Os dois candidatos apareciam como favoritos para a disputa presidencial.
Em postagem no X (antigo Twitter), Petro afirmou que aguardará comissões de recontagem compostas por juízes da República.
O atual presidente da Colômbia apontou que a contagem preliminar não tem efeito legal e questionou o software da empresa Thomas Greg & Sons (TGS), responsável pela logística eleitoral no país. Na publicação, Petro fez referência a uma diferença de números entre a população votante local.
“Como presidente, não aceito os resultados da pré-contagem da firma privada dos irmãos Bautista […] Há dois censos neste momento, o oficial e o do software dos irmãos Bautista que tem 800 mil pessoas adicionais”.
Com as presenças da secretária estadual de Desenvolvimento Rural, Bete Costa, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, foi realizada neste sábado (30), no Colégio Estadual Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, a Plenária das Aguadas, promovida pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), em parceria com o Governo do Estado da Bahia.

O evento reuniu mais de 600 lideranças políticas, representantes de associações rurais, agricultores familiares e movimentos sociais para celebrar a realização de 2 mil limpezas e aberturas de aguadas no município de Vitória da Conquista, fruto de emendas parlamentares e da parceria dos mandatos com o Governo do Estado.
Desse total, mais de 1.300 aguadas já foram concluídas, enquanto outras 700 novas intervenções foram autorizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, ampliando o acesso à água para produção agrícola e dessedentação animal nas comunidades rurais.
Também participaram da plenária o diretor-geral da CAR, Alexandre Simões; o novo superintendente de Agricultura Familiar da Bahia, Antônio Neto (Netinho); prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de entidades de diversos municípios do Sudoeste baiano.
Além da celebração dos resultados alcançados com o programa de aguadas, o evento foi marcado pela entrega de equipamentos destinados ao fortalecimento da agricultura familiar. Foram entregues quatro tratores agrícolas, quatro grades aradoras, cinco forrageiras, 14 microtratores, oito plainas e 2.700 caixas d’água, equipamentos viabilizados por meio dos mandatos de Waldenor Pereira e Zé Raimundo.

Ao destacar a importância da iniciativa inédita de construção e limpeza de 2.000 aguadas em Vitória da Conquista, Waldenor Pereira afirmou que as aguadas e os equipamentos representam investimentos diretos de R$ 5 milhões na melhoria das condições de vida e de produção das famílias rurais. “Estamos levando água, fortalecendo a produção e criando condições para que o agricultor familiar permaneça no campo com mais dignidade e renda”, ressaltou.
Zé Raimundo enfatizou o papel da parceria entre os mandatos e o Governo da Bahia. “A agricultura familiar é uma das bases da economia regional. Cada aguada aberta e cada equipamento entregue significam mais produção, segurança hídrica e qualidade de vida para as famílias do campo”, afirmou.

A Plenária das Aguadas consolidou-se como um importante espaço de diálogo e prestação de contas das ações voltadas para o desenvolvimento rural, reafirmando o compromisso dos mandatos parlamentares e do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar e a convivência com o semiárido.
Fotos: Igor Chaves/ Ascom WZ
Mais uma vez, o Governo da Bahia garante a realização dos festejos juninos no interior do estado com o lançamento do São João da Bahia 2026, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso. A iniciativa contempla 282 municípios baianos em ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, direitos humanos, proteção social e incentivo à economia local.
“Os festejos juninos são uma das maiores expressões culturais do nosso povo e um importante motor da economia baiana. Mais uma vez, o Governo da Bahia garante apoio aos municípios para que possamos realizar um São João forte, seguro, organizado e que gere emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A festa movimenta todo o estado e a expectativa é superar os números de 2025, quando a Bahia recebeu 1,8 milhão de turistas e registrou uma receita de R$ 2,3 bilhões durante o período junino.
O fomento aos festejos iniciou com os editais de seleção pública do projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”, conduzido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais.
Cada cidade apoiada pelo Governo do Estado terá programação própria durante os festejos juninos. Na capital baiana, o governo garante uma ampla programação no Pelourinho e em diversos bairros de Salvador.

Turismo e conexão aérea
O fortalecimento da malha aérea durante o São João 2026 reforça a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do país no período junino. Em junho, o estado contará com voos para 39 destinos, sendo sete regionais, 25 nacionais e sete internacionais.
O aeroporto de Salvador concentrará a maior movimentação, com 573 frequências semanais e mais de 56 mil assentos ofertados por semana. A Bahia também terá conexões internacionais regulares com cidades como Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Paris, Cidade do Panamá, Santiago e Montevidéu.
Entre os aeroportos regionais, Porto Seguro aparece como o segundo maior polo aéreo no período, seguido por Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi e Lençóis, fortalecendo o turismo e facilitando o acesso aos festejos no interior do estado.
A aprovação da PEC que prevê o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial representa um avanço histórico para a classe trabalhadora brasileira, na avaliação do deputado federal Waldenor Pereira. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (27), em dois turnos, pela Câmara dos Deputados, e segue agora para análise do Senado Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se manifestou favorável à proposta, considerada por setores do movimento sindical e parlamentar uma das mais importantes mudanças nas relações de trabalho das últimas décadas.
Ao ocupar a tribuna do plenário para declarar seu voto favorável à matéria, Waldenor afirmou que o dia 27 de maio será lembrado futuramente como “uma data memorável para a classe trabalhadora brasileira”.
Segundo o parlamentar, a redução da jornada de trabalho, mantendo os salários atuais, terá impactos positivos diretos na saúde física e mental dos trabalhadores, na convivência familiar e no bem-estar social da população.
“Estamos diante de uma conquista histórica, que vai garantir mais dignidade e qualidade de vida para milhões de brasileiros e brasileiras. Essa mudança permitirá mais tempo para o descanso, para a família, para o lazer e para a qualificação profissional”, destacou o deputado.
Waldenor Pereira também defendeu que a medida terá reflexos positivos na economia e nos serviços públicos de saúde. Para ele, jornadas menos exaustivas contribuirão para reduzir o adoecimento provocado pelo excesso de trabalho, diminuindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado ressaltou ainda que a redução da jornada poderá ampliar a produtividade e estimular a geração de novos postos de trabalho. “Ao contrário do que dizem alguns setores, experiências internacionais mostram que trabalhadores menos sobrecarregados produzem mais e melhor. Além disso, a necessidade de reorganização das escalas pode ampliar a oferta de empregos”, argumentou.
A PEC foi aprovada por ampla maioria na Câmara. A matéria é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e do deputado Reginaldo Lopes(PT-MG),com apoio de outros parlamentares.
O ex-governador da Bahia e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), respondeu nesta sexta-feira (29), durante o mutirão de serviços no Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués, a críticas feitas pelo ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil), sobre indicadores de violência no estado. A declaração foi dada em entrevista ao Repórter Metropole, após Neto citar um levantamento que aponta a Bahia como o segundo estado mais violento do país e atribuir a situação à gestão do governador Jerônimo Rodrigues.
Em resposta, Rui Costa contestou a avaliação e afirmou que o debate sobre segurança pública precisa considerar também políticas de educação e gestão municipal. Ele criticou a atuação do ex-prefeito à frente da capital baiana e afirmou que promessas feitas durante sua gestão não teriam sido cumpridas.
“Ele prometeu que iria dobrar o contingente da Guarda Municipal e resolver a segurança pública com a Guarda [Municipal]. Eu pergunto: quantos guardas ele contratou em oito anos? Nenhum”, disse. “Ele não tem a mínima condição de falar sobre segurança pública porque não deu a contribuição dele”, completou.
O ex-governador também afirmou que a análise de dados de violência no país pode ser afetada por diferenças metodológicas entre os estados, citando a classificação de mortes a investigar. Segundo ele, em algumas unidades da federação, esse tipo de registro pode distorcer comparações estatísticas. Rui ainda destacou que, apesar das divergências sobre indicadores, a violência no Brasil é um problema estrutural. “O número é absurdo no Brasil e em qualquer estado”, afirmou.
A Plenária do Mandato do deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na quinta-feira (28), reafirmou a força da união e do compromisso coletivo em defesa de um projeto político que tem transformado a vida das pessoas. O encontro reuniu apoiadores e representantes de diversos segmentos sociais, consolidando um momento de escuta, reflexão e fortalecimento das lutas que movem a atividade parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia.
Durante o evento, os discursos trouxeram análises profundas da conjuntura atual e o propósito de seguir construindo um caminho pautado na justiça social, na participação popular e na garantia dos direitos dos cidadãos. Cada intervenção reforçou a importância da atuação conjunta e da permanência de uma representação que se sustenta no diálogo e nas entregas concretas para Vitória da Conquista e todo o Centro Sul Baiano. O ato contou com a presença de importantes nomes da Política Conquistense, entre eles os vereadores Luciano Gomes, Ricardo Babão, Cris Rocha, Ricardo Gordo e Paulinho Oliveira. Os parlamentares municipais chancelaram o apoio ao comunista e destacaram o trabalho realizado por meio de ações, obras e investimentos destinados aos bairros e comunidades rurais da Joia do Sertão Baiano. A participação ativa dessas lideranças demonstrou o alinhamento em torno de uma base sólida e responsável. Também marcaram presença outras figuras populares e comunitárias de destaque regional, a exemplo de Lúcia Rocha, Júnior Figueiredo, Rose Libarino, Willian Gama, Pimba, Nelson Quilombola, Napinho de José Gonçalves e Rafael Oliveira, além de autoridades, empresários e representantes de diversos setores.
A pluralidade dos participantes evidenciou o alcance e a credibilidade do mandato, que dialoga com diferentes territórios e segmentos sociais. Em seu pronunciamento, Fabrício Falcão destacou a trajetória de trabalho que vem desenvolvendo com firmeza e resultados no estado: “Nosso compromisso é com as pessoas, com as obras, ações e políticas públicas que realmente transformam vidas. Tenho muita alegria em compartilhar essa caminhada com tantos amigos e companheiros que acreditam na nossa trajetória. Seguiremos juntos, avançando e fazendo a diferença onde mais importa: na vida do nosso povo.”
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lançou nesta sexta-feira (29) uma nova Consulta Pública com o objetivo de aproximar ainda mais a população do Poder Legislativo e fortalecer a participação popular nas decisões que impactam diretamente o município.
Por meio de um formulário simples e acessível, qualquer cidadão poderá apontar quais melhorias deseja ver em sua rua, bairro ou em toda a cidade nos próximos anos. A iniciativa busca ouvir as necessidades reais da população e contribuir para a construção do PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Entre os temas que poderão ser sugeridos estão operação tapa-buracos, drenagem pluvial, pavimentação, iluminação pública, criação de novos pontos e linhas de ônibus, além de demandas relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, esporte, lazer e outras áreas essenciais para o desenvolvimento do município.
O PLDO foi lido na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 27 de maio, dando início à tramitação legislativa da matéria. A partir da leitura em plenário, abriu-se o prazo de 30 dias para a realização de audiências públicas e da consulta popular, permitindo que a população participe ativamente da elaboração das diretrizes orçamentárias do município.
A Consulta Pública ficará disponível até o dia 27 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O formulário poderá ser acessado por meio de um banner na página inicial do portal da Câmara, além de um link direto disponibilizado ao final desta matéria.
Após esse período, o projeto seguirá para análise das comissões da Casa Legislativa, incluindo a Comissão de Legislação Participativa, que também acompanhará o processo. Na sequência, as comissões terão um prazo de 15 dias para emissão dos pareceres antes da votação final.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro, a proposta é mostrar que a participação popular pode ajudar a mudar os rumos da cidade, garantindo que as prioridades da população sejam levadas em consideração no planejamento das ações e investimentos públicos: “A expectativa do Legislativo é ampliar o diálogo com os conquistenses e incentivar cada vez mais a participação cidadã nas decisões que envolvem o futuro de Vitória da Conquista”, pontuou.
A Câmara reforça que ouvir a população é fundamental para construir uma cidade mais justa, organizada e alinhada com as reais necessidades de quem vive diariamente os desafios da comunidade.
A crise envolvendo o empresário Daniel Vorcaro e o Banco Master provocou desgaste relevante na pré-campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), revela a pesquisa Meio/Ideia divulgada há instantes. O levantamento mostra ampliação da vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno — 38,5% a 31,5%, contra 40% a 36% da pesquisa anterior. No segundo turno, Flávio caiu de uma vantagem numérica frente a Lula (45,3% a 44,7%), para uma desvantagem de 5,1 pontos. Lula tem 46,5%, e o senador, 41,4%. A margem de erro é de 2,5 pontos. Segundo a pesquisa, a perda de apoio ao pré-candidato do PL foi mais intensa entre eleitores de renda acima de cinco salários mínimos (18,9 pontos), pessoas que se identificam como centro-direita (18 pontos) e jovens de 16 a 24 anos (15,7 pontos). “A queda de Flávio foi grande em três grupos onde não pode perder. Os jovens e os moderados de direita são fundamentais num segundo turno apertado. Os brasileiros de maior renda são onde está a briga com Lula”, avalia Pedro Doria, diretor de jornalismo do Meio. (Meio)
O levantamento também mediu o impacto político do caso envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro. Mais de 60% dos entrevistados afirmaram ter tomado conhecimento das revelações sobre os pedidos de recursos para o filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os entrevistados, 44% disseram ter passado a ter opinião pior sobre Flávio Bolsonaro após o episódio, enquanto 30,8% afirmaram não ter mudado de percepção. A pesquisa ainda aponta que 48% defendem investigação aprofundada do caso pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. O levantamento ouviu 1.500 pessoas entre 23 e 27 de maio e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais. (Meio)
A aprovação do presidente Lula melhorou, embora siga abaixo da reprovação. Segundo a pesquisa, 46,6% dos eleitores aprovam Lula contra 51,4% que reprovam — no levantamento anterior eram 44% e 53%. De acordo com Cila Schulman e Mauricio Moura, respectivamente CEO e fundador do Instituto Ideia, todos os presidentes concorrendo à reeleição melhoraram suas avaliações de governo durante o ano da reeleição, e Lula segue essa tendência. “Ou seja, o presidente já se estabelece em um patamar bastante competitivo. A essa altura, em 2022, Jair Bolsonaro ainda não tinha esse degrau de aprovação”, avaliam. (Meio)
A pesquisa Meio/Ideia ainda simulou cenários alternativos para a disputa presidencial de 2026 sem a candidatura de Flávio Bolsonaro. Em eventuais disputas de segundo turno, Lula venceria Ronaldo Caiado (PSD) por 46% a 40%; Michelle Bolsonaro (PL) também por 46% a 40%; Romeu Zema (Novo) por 46% a 37%; Renan Santos (Missão) por 46% a 31%; Tereza Cristina (União Brasil), por 46% a 27%; Joaquim Barbosa (Democracia Cristã) por 46% a 26%; e Aécio Neves (PSDB) por 46% a 25%. (Meio)
A Câmara dos Deputados aprovou a PEC que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas e abre caminho para o fim da escala 6×1. O texto recebeu 461 votos favoráveis e 19 contrários. A PEC agora segue para o Senado. Mais cedo, o texto já havia sido aprovado em comissão especial por 34 votos a 4. A PEC prevê uma transição de até 14 meses para implementação da nova jornada. A carga horária semanal cairá inicialmente de 44 para 42 horas dois meses após a promulgação da PEC, chegando a 40 horas ao fim do período de transição. Deputados também rejeitaram uma proposta do PL que buscava alterar o cronograma da mudança para a escala 5×2. A tramitação acelerada da PEC contou com apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que convocou sessões extras para acelerar a votação da proposta. (g1)
Enquanto isso, grandes redes do varejo brasileiro vêm ampliando testes com a escala 5×2 e relatam efeitos positivos na atração e retenção de funcionários em meio ao debate sobre o fim da jornada 6×1 no Congresso. Os varejistas afirmam ter registrado redução da rotatividade, menos faltas e maior interesse de candidatos por vagas após a adoção do modelo com dois dias de folga semanais. Ao mesmo tempo, as empresas apontam desafios operacionais ligados à reorganização de escalas, risco de aumento de custos e necessidade de ampliação das equipes. (Folha)
O senador Flávio Bolsonaro voltou à Casa Branca nesta quarta-feira e se reuniu com o vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, e com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Segundo o parlamentar, durante a conversa com Rubio foi discutida a possibilidade de o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho serem classificados pelos Estados Unidos como organizações terroristas. Flávio afirmou que o secretário de Estado se mostrou favorável à medida. (g1)
Pedro Doria: “E hoje eu vou te contar exatamente como o dinheiro do Banco Master foi parar na vida da família Bolsonaro — e por que a foto de Flávio com Trump, ontem, não vai resolver. Tem cronograma, tem áudio, tem mensagem na véspera da prisão do Vorcaro. E tem uma casa de seis milhões no Texas.” A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
Os ex-governadores Romeu Zema e Ronaldo Caiado, ambos pré-candidatos ao Palácio do Planalto, se reuniram para discutir uma possível aliança já no primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Segundo interlocutores, o encontro teve como foco a construção de uma alternativa de direita fora da órbita do senador Flávio Bolsonaro, que também busca se consolidar como candidato ao Planalto. Horas após a reunião, Zema afirmou publicamente que não descarta uma composição com Caiado, mas ponderou que definições sobre alianças e formação de chapa devem ocorrer apenas mais perto do prazo eleitoral. (Metrópoles)
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prazo de 20 dias para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. No despacho, Nunes Marques justificou a ampliação do prazo pela “complexidade” do caso. Em situações semelhantes, o prazo concedido ao Ministério Público costuma variar entre cinco e dez dias úteis. O recurso foi protocolado neste mês e tenta anular a condenação de 27 anos e três meses de prisão imposta a Bolsonaro pela Primeira Turma do STF no processo relacionado à tentativa de golpe de Estado. (CNN Brasil)
O Ministério das Relações Exteriores emitiu um alerta consular recomendando que brasileiros evitem viagens a regiões da Bolívia afetadas por protestos e bloqueios de estradas. Segundo o Itamaraty, a orientação vale especialmente para os departamentos de La Paz, Oruro e Potosí, onde manifestações têm provocado interrupções no tráfego e dificuldades de deslocamento. O Itamaraty afirmou ainda que a situação permanece “dinâmica” e que não descarta a expansão dos bloqueios para outras regiões do país. (g1)
Viver
O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil divulgado nesta quarta-feira pelo MapBiomas mostra que o desmatamento ficou abaixo de um milhão de hectares no acumulado de 2025 pela primeira vez desde 2019, ano de início da série histórica. Foram 984.794 hectares devastados ano passado, uma queda de mais de 20% em relação a 2024. Todos os biomas apresentaram redução da área degradada. Mas a situação ainda preocupa, já que quase 2,7 mil hectares foram desmatados por dia no ano passado. O Cerrado foi o bioma mais devastado, com 540.614 hectares perdidos — 55% do desmatamento do país —, seguido pela Amazônia, com 289.478 hectares, mas 23,5% menor em relação a 2024. (g1)
As inundações ocorridas em 2025 acarretaram a morte de 4.200 pessoas em todo o mundo, totalizando um prejuízo de US$ 28 bilhões. É o que aponta um estudo produzido pela Unesp, em parceria com Cemaden, Nasa e outras instituições, em artigo publicado na revista Nature Reviews Earth & Environment. Entre os episódios analisados estão a tragédia que vitimou mais de uma centena de pessoas no feriado de 4 de julho, no estado americano do Texas, a recorrência das enchentes no Rio Grande do Sul e os eventos extremos ocorridos no continente africano. (UOL)
Segundo um estudo publicado na The Lancet Regional Health por pesquisadores da Unifesp e do Ministério da Saúde, o Brasil deve cumprir até 2030 as metas de redução do tabagismo e do consumo de bebidas adoçadas. O percentual da população que fuma está estimado que caia de 9,8% para 4,7% e das bebidas de 15% para 3,2%. Por outro lado, o país tende a ficar abaixo dos objetivos em indicadores como obesidade, diabetes, hipertensão e consumo de álcool. O levantamento aponta que a obesidade deve subir de 20,3% para 28,3%, o diabetes de 7,4% para 10,9% e a hipertensão de 24,5% para 27,3%, enquanto o consumo abusivo de álcool passaria de 18,8% para 21,3%. (Globo)
Foto de capa: Daniel Ramalho/AFP