Os produtos da agricultura familiar vão enriquecer a alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino da Bahia. São alimentos saudáveis e sustentáveis produzidos por cooperativas apoiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estarão presentes no dia a dia das escolas.
A ação visa o cumprimento da Lei Federal n° 11.947, que prevê que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e seus empreendedores.
O assunto foi tema de reunião entre representantes do Governo da Bahia, da SDR, da CAR e da Secretaria de Educação (SEC), que debateram também a capacitação dos gestores escolares, itens do cardápio, logística entre fornecedores e colégios, ajustes nos processos de compras e editais.
O chefe de gabinete da SDR, Adriano Costa, reforçou a força da agricultura familiar baiana. “A agricultura familiar da Bahia é forte, tem produto de qualidade e está disponível para ofertar esses produtos para todas as escolas da Bahia. Em breve, vocês vão ver produtos de qualidade nas escolas com os nossos estudantes bem alimentados e na estratégia do combate à fome”.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, contou que foram apresentados produtos e propostas e discutida a estratégia de colocar esses produtos na alimentação escolar. “A diversidade da agricultura familiar estará presente na rede pública de ensino do estado da Bahia. São 700 mil alunos recebendo um alimento que foi produzido por quase 600 mil famílias de agricultores familiares”.
A expectativa é que, nos próximos dias, seja lançada uma chamada pública para a inserção dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O ano letivo na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista está para começar e apesar dos avanços tecnológicos uma situação antiga pode ser vista nas escolas da cidade: Pais que desejam transferir seus filhos para outra escola e garantir a vaga dos alunos dormem na fila.
Essa é a situação da escola Milton Santos no bairro Kadija, onde os pais levaram barracas para se abrigar durante a noite. A nossa equipe esteve no início da manhã desta segunda-feira (16), em frente a escola e mostra a situação.
Veja:
A Secretaria da Educação do Estado realiza, de forma on-line, a matrícula da rede estadual de ensino de 16 a 24 de janeiro, pelo portal da Educação. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, fez um apelo, nesta quarta-feira (11), para que todos os setores da sociedade – famílias, personalidades artísticas, influenciadores digitais, igrejas, movimentos sociais, entidades sindicais, e instituições públicas de educação, dentre outros – se envolvam na mobilização para a matrícula. O objetivo é assegurar que nenhum estudante fique fora da escola.
Segundo a secretária, a matrícula é o momento determinante para o acesso dos estudantes à escola e quanto mais engajamento social, melhor. “A educação é uma responsabilidade de toda a sociedade. Portanto, eu me dirijo a você, que é artista, influenciador digital, agente comunitário, religioso, vamos entrar nesta campanha do bem. Nenhum estudante fora da escola! Vamos usar a hashtag: #Todomundonaescola! Estamos preparados para isto. Temos vagas para todos e escolas modernas, com cultura, ciência, esporte e programas, como o Bolsa Presença. Peço que nos ajudem: postem nas suas redes, influenciem quem está ao seu redor. Esta é uma campanha de todos nós”, afirmou.
Saiba datas:
16 de janeiro – O primeiro dia da matrícula será dedicado, exclusivamente, para Pessoas com Deficiência (PcD).
17 de janeiro – O segundo dia da matrícula será dedicado para transferência do estudante, que concluiu o ano letivo em 2022 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque é seu desejo ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte. Neste caso, a transferência só pode ser feita presencialmente, de preferência, na escola em que o estudante estava matriculado.
18 e 19 de janeiro – Estes dias são para a matrícula dos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
20 de janeiro – No dia 20 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.
23 e 24 de janeiro – Nestes dias, a matrícula é para qualquer ano ou série do Ensino Médio e poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja aquela em que deseja estudar.
Para realizar a matrícula online é basta acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e seguir as orientações do próprio sistema. Ao clicar no ícone solicite sua matrícula, deverá ser informado o número do CPF e data de nascimento do estudante; a escola que deseja estudar e a série que cursará. Em seguida serão solicitadas informações complementares, como dados do responsável e de contato. Feito isto, será disponibilizado um comprovante de solicitação.
A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, dentro do prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar em que o estudante foi matriculado. Veja a documentação necessária: via original do histórico escolar; vias originais e cópias legíveis da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Um novo processo seletivo foi aberto pelo programa de estágios da Caixa Econômica Federal, com vagas em todo o país, destinadas a estudantes de nível médio, técnico e superior.
A seleção é uma parceria entre a Caixa e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O intuito é formar cadastro reserva de estudantes do ensino médio, técnico e superior para atuação nos bancos nos municípios brasileiros.
Na Bahia são 129 cidades com vagas para estudantes de nível médio. No entanto, o edital não especifica o quantitativo para cada localidade. Podem concorrer estudantes a partir do 1º ano do Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e de cursos técnicos como Administração, Comércio, Contabilidade, Finanças, Logística, Marketing, Recurso Humanos, Secretariado, Seguros, Serviços Públicos, Vendas e Segurança do Trabalho.
(Veja a lista completa de cidades)
De nível superior, o edital oferece vagas na função de Assistente de Projetos (Salvador); Direito (Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Salvador e Vitória da Conquista); Arquitetura e Urbanismo (Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista); Engenharia Civil (Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista); Engenharia Elétrica (Salvador); e Engenharia Mecânica (Salvador).
A vacinação contra Covid-19 estará disponível, enquanto durar o estoque, nesta segunda-feira (9), em 12 unidades de saúde de Vitória da Conquista. Como recebeu uma quantidade reduzida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda a chegada de novas doses no município para informar a programação semanal.
O público contemplado será o de pessoas acima de 12 anos, incluindo adolescentes, adultos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas.
Para o público infantil estará disponível somente a 2ª dose para crianças de 6 meses a menores de 3 anos que já tomaram a primeira dose e estão com retorno agendado.
Ainda está suspensa a 1ª e 2ª doses para crianças de 3 a 11 anos por falta de estoque de vacinas no município. Uma reposição de doses foi solicitada, mas ainda não há previsão de recebimento.
Confira abaixo os locais e horários de vacinação e, antes de ir ao posto, confira atentamente as datas de retorno registradas no cartão de vacina, respeitando o intervalo correto entre as doses.
CRIANÇAS
2ª dose Pfizer Baby – Todas as crianças de 6 meses a menores de 2 anos
DEMAIS PÚBLICOS (Vacina Pfizer):
Adolescentes de 12 a 17 anos – 1ª, 2ª e 3ª dose
Adultos – 1ª a 4ª dose
Gestantes e puérperas (12 anos ou mais)
Imunossuprimidos (18 anos ou mais) – 5ª dose
UBS Dr. João Melo Filho (Bairro Ibirapuera) – 9h às 12h | 14h às 16h30
UBS Hugo de Castro (Bairro Guarani) – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Urbis V – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nelson Barros (Bairro Kadija) – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Pedrinhas – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Conveima – 14h às 16:30h
USF Recanto das Águas – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nova Cidade – 9h às 12h
USF Jardim Valéria I e II – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Morada dos Pássaros – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Vila Serrana – 9h às 12h | 14h às 16h30
USF Nossa Senhora Aparecida – 9h às 12h | 14h às 16h30.
O período para garantir a inscrição no Vestibular Uesb 2023 foi prolongado. Por meio da Portaria 012/2023, a Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb) prorroga o período de inscrição até 10 de janeiro. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, no link disponível aqui.
Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100,00. Com a alteração, o pagamento do boleto, referente à taxa de inscrição, deverá ocorrer, impreterivelmente, até o dia 11 de janeiro de 2023.
O documento também modifica as datas para solicitações de atendimento pelo nome social, de condição especial e de tempo adicional para realização das provas das lactantes ou pessoas com deficiência.
Vestibular 2023
Estão disponíveis 915 vagas, distribuídas em 44 opções de cursos, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A lista completa de vagas por curso e campus pode ser acessada no Anexo único do Edital e mais informações sobre cada uma das graduações podem ser encontradas no Catálogo de Cursos.
Metade das vagas em cada curso será destinada à “Ampla Concorrência” e os outros 50% são voltados para a “Reserva de Vagas”, onde podem concorrer alunos de ensino público (70% para candidatos que se autodeclarem negros e 30% para os demais). Ainda é possível optar pela modalidade de “Cotas Adicionais”, onde são acrescidas três vagas, em cada curso, destinadas para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência (uma para cada grupo).
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Informações adicionais podem ser obtidas no site do Vestibular e nos perfis oficiais da Uesb no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), pelo (73) 3528-9695e copevejq@uesb.edu.br, em Jequié; (77) 3424-8721 e vestibular@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604e copevit@uesb.edu.br, em Itapetinga.
Fonte: Ascom Uesb
O SAC oferece a medida de atendimento especial aos sábados, em mais dois postos na capital baiana, para suprir a demanda da população. Neste sábado (07), estará à disposição do cidadão, exclusivamente, atendimentos para os serviços de RG e Detran/Habilitação, nas unidades de Pituaçu e em Periperi, ambos das 08h às 12h.
Vale ressaltar que além desses, também já em funcionamento, durante os sábados, estão os postos Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping, das 09h às 13h. Já na região metropolitana de Salvador, o posto Camaçari funciona das 09h às 13h e em Lauro de Freitas, das 10h às 14h.
Interior
Tem ampliação nos atendimentos para o interior do estado também! Nos postos SAC Feira II, SAC Conquista II e no SAC Barreiras, é possível ter acesso aos serviços do Detran e de RG; neste sábado (07/01), das 08h às 12h.
Atenção: o atendimento na Rede SAC durante os sábados é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br ) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Confira a tabela com todos os atendimentos:
Postos SAC Horários de atendimento
Pituaçu 08h às 12h
Periperi 08h às 12h
SAC Feira II 08h às 12h
SAC Conquista II 08h às 12h
SAC Barreiras 08h às 12h
Barra 09h às 13h
Bela Vista 09h às 13h
Shopping da Bahia 09h às 13h
Salvador Shopping 09h às 13h
Camaçari 09h às 13h
Lauro de Freitas 10h às 14h
Representantes da Cooperativa de Crédito Sicoob Credicoop visitaram a prefeita Sheila Lemos na manhã desta quarta-feira (4). Durante o encontro, no Gabinete Civil, o grupo compartilhou com a gestora um relatório com números sobre as operações feitas em 2022, ano em que a instituição completou 25 anos de história.
A presidente da Sicoob Credicoop, Rejane Almeida, apresentou à prefeita duas sugestões: a inclusão do cooperativismo no conteúdo curricular das escolas municipais e a disponibilização de um link, no site oficial da Prefeitura, que direcione a cursos sobre educação financeira.
“Dentre todos os nossos princípios, há um do qual temos muito orgulho, que é o interesse pela comunidade. Estamos sempre desenvolvendo ações sociais para que a comunidade esteja próxima, tanto do cooperativismo quanto dos ensinamentos que ele nos traz”, observou Rejane.
Sheila se comprometeu a repassar as sugestões às secretarias municipais de Educação (Smed) e de Comunicação (Secom) para que analisem a viabilidade dos pleitos. E manifestou interesse em que o público – especialmente os mais jovens – tenham acesso às noções de cooperativismo. “A gente consegue transformar a nossa sociedade mudando as crianças. É essencial para promovermos mudanças no formato da nossa economia no futuro”, disse a prefeita.
Relatório mostrou números do trabalho feito em 2022
Trajetória da cooperativa está contada em livro
De acordo com o relatório apresentado à prefeita, a Sicoob Credicoop mobilizou R$ 67,2 milhões em operações de crédito ao longo de 2022. O patrimônio líquido somou R$ 15,5 milhões, e o capital social chegou a R$ 13,5 milhões. Já o fundo de reservas está em R$ 2,4 milhões. Presente na reunião, o secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Jonas Sala, parabenizou o grupo pelos resultados e pela longevidade. “Não se sobrevive no meio bancário sem uma boa dose de ética. Vocês estão de parabéns”, registrou Sala.
Fundada em 28 de outubro de 1997, a entidade fechou o ano passado com mais de 6 mil associados e três agências em funcionamento: uma no prédio da Prefeitura (Praça Joaquim Correia); outra na Praça Gérson Sales (Alto Maron); e a terceira no Módulo Acadêmico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
A trajetória da Sicoob Credicoop foi registrada num livro, publicado em dezembro de 2022. Os representantes da instituição entregaram dois exemplares da obra à prefeita Sheila Lemos – recomendando-lhe que um deles deve ser entregue à mãe da gestora, Irma Lemos – cuja participação na história da cooperativa foi ressaltada pelo grupo durante a reunião.

O governador eleito Jerônimo Rodrigues anunciou a última leva do seu time de secretários na trade desta quinta-feira (29). Jerônimo indicou a terceira parcela de secretários, após dois momentos de anúncios anteriores (reveja aqui e aqui).
Hoje foram revelados os nomes dos titulares das Secretarias de Segurança Pública (SSP), Planejamento (Seplan), Ciência e Tecnologia (Secti) e de Adminstração (Saeb).
Os atuais secretários André Joazeiro e Edelvino Goes continuam na Secti a Saeb, respectivamente. Na SSP, o escolhido foi o delegado federal Marcelo Werner, na Seplan o comando fica com Claudio Peixoto.
Confira como ficou o secretariado:
Chefe de Gabinete – Adolpho Loyola
Saúde (Sesab) – Roberta Santana
Relações Institucionais (Serin) – Luiz Caetano
Casa Civil – Afonso Florence
Educação (SEC) – Adélia Pinheiro
O IBGE divulga hoje (28) a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. Veja a lista completa aqui.
A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população
O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. “A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.
As informações divulgadas foram entregues hoje (28) ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.). A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas aqui.