A Coordenação Municipal de Transporte Público informa que a frota do transporte coletivo funcionará, excepcionalmente, nos dias 20 e 21 de fevereiro, com os horários de domingo.
A mudança de horário se dará em função do feriado no comércio e o ponto facultativo nos órgãos públicos, em decorrência do carnaval, que acontece nesses dois dias.
Na quarta-feira (22), os horários do transporte voltarão à normalidade.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que, durante a segunda-feira (20) e a terça-feira (21), por conta do feriado de carnaval, as instituições financeiras não funcionarão.
No anúncio, a entidade ressaltou que apesar dos bancos não abrirem neste período, as transações via PIX estarão com funcionamento normal. Além disso, também foi reforçado que no caso de boletos e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 20 e 21, os pagamentos poderão ser feitos na quarta-feira (22), sem acréscimo de juros ou multa.
A Febraban também explicou que, na Quarta-feira de Cinzas (22), os bancos estarão abertos ao público a partir das 12h e fecharão no horário de expediente normal, pré-estabelecido pelos municípios.
Se o excesso de gordura não é bom no seu corpo, imagine na natureza? O óleo usado na fritura não deve ser despejado na pia, ralo ou vaso sanitário, pois prejudica o encanamento, colocando em risco a vida de todos. Então, o que fazer? Separe uma garrafa PET e um funil e, toda vez que fizer uma fritura, você vai depositando lá. Quando encher, você pode entregar para as ONGs que fazem reciclagem.
O repórter do programa Redação Brasil, Mateus Araújo ouviu a assistente social da Embasa em Vitória da Conquista, Maísa Neves, que explicou sobre os danos do descarte do óleo no sistema coletor de esgoto.
Ouça a entrevista na íntegra:
Usando a Maiêutica de Sócrates, Método Indutivo que nos põe a pensar, “Penso Logo Existo”, o Presidente do MCMP André Cairo, produziu um Banner c/ 2,35 m x 1,74, “Não vemos Deus no Invisível, mas O Temos onde nos Sentimos”, com Histórico de seu Pai Lourival Cairo, Confeitaria Aracy, o Point da Cidade e a morte prematura de Lourival!
*Participação Especial, do Músico e Instrumentista João Omar, filho de Elomar Figueira!
Foto: Fotossíntese JC d’Almeida
Ação começou nesta segunda-feira (6) em postos da capital e interior; serviços são gratuitos
A Rede SAC iniciou nesta segunda-feira (6) uma ação de fomento à emissão de CPF e Título de Eleitor na Bahia. Os serviços podem ser realizados presencialmente em postos SAC da capital e do interior, sem necessidade de agendamento prévio e sem custo. O intuito é ampliar o número de cidadãos quanto à regularização de documentos básicos, para além da Carteira de Identidade.
Vale salientar que nos postos que disponibilizarem ambos os serviços, o cidadão será orientado sobre os procedimentos para realizá-los na mesma oportunidade, otimizando tempo e deslocamento. Inclusive as unidades do SAC que oferecem o serviço de Alistamento Militar também vão orientar os cidadãos que estiverem no perfil a atrelarem mais este serviço, que é indispensável para o público masculino.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
*Confira os postos e pontos SAC que fazem CPF:*
– *Postos SAC* (todos)
– *Pontos SAC* (todos)
*Confira os postos e pontos SAC que fazem Título de Eleitor:*
– *Postos SAC na capital e RMS* (Barra, Cajazeiras, Comércio, Periperi, Camaçari e Lauro de Freitas)
– *Postos SAC no interior do Estado* (Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira I, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas)
*Confira os postos e pontos SAC que fazem Alistamento Militar:*
– *Postos SAC na capital e RMS* (Candeias)
– *Postos SAC no interior do Estado* (Guanambi e Ilhéus)
– *Pontos SAC* (Amargosa, Boninal, Camacan, Canavieiras, Cocos, Crisópolis, Jaguaquara, Jaguarari, Pilão Arcado, Remanso, Riachão do Jacuípe, Santo Estevão e Xique-Xique).
Confira a entrevista com a coordenadora do SAC – Cecília Pereira ao Redação Brasil
A Rádio Câmara 90.3 FM começou a semana com a estreia de dois novos programas. Nesta segunda-feira (30) foi ao ar a primeira edição do Sertão Nosso e do Programa Saber. Esse início marca a terceira fase da emissora desde a implantação da Rádio Câmara 90.3 FM, no dia 3 de novembro de 2022.
A programação local vai ao ar de segunda a sexta-feira. O programa Sertão Nosso é quem abre a grade, às 5h e seguindo até às 8h, com muita informação, forró e música de raiz sertaneja. A atração tem o comando do radialista Maciel Júnior e conta com a participação dos jornalistas da Câmara Municipal.
Outra atração que promete movimentar as manhãs é o Programa Saber. Atração ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, com a apresentação dos jornalistas Nilton Júnior, Guilherme Barbosa e produção da jornalista Gabriela Souza. O programa é um almanaque completo que integra passado e presente, numa combinação que valoriza ainda mais a cultura. “Essa atração é uma releitura do Programa Saber, da década de 80, que foi apresentado pelo radialista Gilson Moura”, explicou o gerente da Rádio Câmara, Maciel Júnior. A edição de estreia do programa recebeu o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira (Podemos). “Muito bacana, hoje, no Dia da Saudade, a gente relembrar o trabalho de Gilson Moura e todo seu legado para nossa cidade”, afirmou o presidente.
Na primeira fase de implantação da Rádio Câmara 90,3 FM foram realizados ajustes técnicos para garantir qualidade de som, alcance da emissora, bem como sua frequência. Na segunda fase, foram implantados os programas da Rede Legislativa, gerados direto de Brasília e distribuídos na programação. Programas como Samba da Minha Terra, Aplauso, Memória do Rock, Trilha das Artes, Roda de Choro, Kalimba e Esquina do Jazz compõe a programação musical. Há ainda programas informativos como 15 Minutos de Cidadania, Papo de Futuro, Mulheres de Palavra, Fator de Risco, Salão Verde, entre outros.
Mesmo com todas essas novidades, a produção local está preparando novos programas informativos. Esse trabalho tem sido feito por meio de parceria com a Direção de Comunicação da Câmara de Vereadores.
Confira como foi o Programa Saber 001 – 30 de janeiro 2023
A recontratação de profissionais cubanos do Programa Mais Médicos foi autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na noite desta sexta-feira (27). A decisão é assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão. O pedido foi apresentado pela Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas.
A medida terá que ser cumprida pelo governo federal, que já havia manifestado interesse de recomeçar o programa. A decisão judicial acelera as etapas, porque permite que todos os 1.789 cubanos demitidos, em 2018, após declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de que iria revisar as regras, sejam recontratados e retornem ao Brasil.
Na decisão, o desembargador entendeu que a liberação da contratação é importante para a saúde pública brasileira, especialmente de regiões de mais difícil acesso, pois uma das características do programa é destinar o efetivo de médicos para áreas mais vulneráveis onde, em via de regra, muito profissional de saúde prefere não trabalhar devido à precariedade, de equipe e insumos.
O SAC promove um atendimento exclusivo a crianças e adolescentes até 17 anos para emissão de RG e CPF. A ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão, que acontece neste sábado (28), em 13 unidades do interior, além dos postos SAC Cajazeiras e Pituaçu, em Salvador. O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será de 8h às 12h, por ordem de chegada.
Vale salientar que nos dois postos da capital é preciso agendar previamente através do email projetopequenocidadao@saeb.ba.gov.br. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
*Confira os postos SAC que participam do Projeto Pequeno Cidadão:*
*Sábado (28)*
Cajazeiras
Pituaçu
Conquista II
Feira II
Irecê
Santo Antônio
Barreiras
Porto Seguro
Jequié
Jacobina
Ilhéus
Brumado
Senhor do Bonfim
Itabuna
Paulo Afonso
Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba
Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba
E fez-se o som. E dele, os acordes. E com pés descalços, unhas pintadas e muito deboche, fez-se o Axé. E não haveria ninguém além de Luiz César Pereira Caldas, ou apenas Luiz Caldas, para conduzir pelos quatros cantos do Brasil, e pelo mundo, um ritmo genuinamente baiano. Nesta quinta-feira (19), o pai do Axé Music festeja 60 anos.
Com história, alegria, baianidade e deboche, o menino Luiz saído de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, celebra idade nova com mais de 50 anos de carreira no papel de um libertador de ritmos, uma espécie de revolucionário do Axé.
Na história da Bahia, a cidade de Feira de Santana tem o protagonismo de quem nasce fadado a revolucionar, a mudar. A histórica personagem Mária Quitéria, uma das heroínas baianas da luta pela Independência do Brasil na Bahia é a representação maior dessa máxima. Mas se coube a ela pegar em armas, coube a seu conterrâneo, Luiz Caldas, revolucionar por seus acordes.
Ao longo da carreira, Luiz contou diversas vezes que o surgimento da sua relação com a música veio muito cedo. Aos quatro anos, em Feira de Santana, ele costumava sentar na cozinha e assistia a mãe, Zuleika, em seus afazeres. Enquanto isso, eles ouviam música. Luiz diz que ficava paralisado enquanto ouvia aqueles sons que saía do rádio.
“Sem música, a vida seria um erro”, diz Luiz Caldas.
Erro que impediria o mundo de ter a genialidade de Luiz Caldas. Por isso mesmo, Luiz começou cedo, mas antes rodou pela Bahia. Em parte, por conta da transferência do pai, Durval Caldas, que era policial rodoviário, para Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Foi na “Suíça baiana” que Luiz começou a observar o irmão Durval Ângelo após aulas de música. Mas cumprindo o destino de quem está veio para mudar, Luiz se tornou autodidata. Tirava “de ouvido” as músicas que ouvia na rádio e fez da rua a sua melhor escola musical.
Aos sete anos, veio a primeira apresentação e desde então, o menino de Feira de Santana ganhou o mundo. Luiz ainda viveu em São Paulo e no Rio de Janeiro, antes de voltar para a Bahia. A primeira apresentação de carnaval foi ainda em Vitória da Conquista, em 1975. Ele ainda passaria por Ipiaú, Ubaitaba e Itabuna, no sul baiano.
Tire suas dúvidas sobre a matrícula on-line
📲 🖥️ *Eu posso fazer a matrícula em qualquer equipamento: computador, tablet ou celular?*
Sim, e é muito fácil. Utilizando um desses aparelhos, sem a necessidade de baixar aplicativo, é só digitar na barra de endereço: www.educacao.ba.gov.br
📶 *Estou no interior e quero me matricular em uma escola de Salvador. Posso fazer pela internet?*
É possível sim. O processo possibilita que o estudante se matricule de qualquer lugar. Basta ter um computador, tablet ou celular conectado à internet.
📄 🗃️ *Que tipo de documento eu devo digitar no ato da matrícula?*
Informações dos mesmos documentos pessoais que deverão ser entregues, posteriormente, na unidade em que se matriculou: RG, CPF, a série que irá cursar. Serão solicitadas informações complementares, como dados do responsável e de contato.
📝 *Esses documentos são obrigatórios para a matrícula?*
São documentos necessários para a identificação pessoal e acadêmica do estudante e deverão ser entregues no prazo estabelecido no comprovante de matrícula.
🙋♂️ *Eu não tenho CPF, como devo proceder?*
Os estudantes podem solicitar a emissão do CPF em nove unidades da Rede SAC da capital e do interior e em 14 colégios estaduais, a partir desta segunda-feira (16) até 24/1, último dia da matrícula. Para a emissão do CPF, os estudantes menores de 16 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados pelo pai, pela mãe ou por um responsável legal. Maiores de 25 anos devem procurar a Receita Federal. Confira os locais (http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/rede-sac-emite-cpf-de-estudantes-para-matricula-na-rede-estadual-em-postos-da-capital-e-do-)
🛣️ *O que é itinerário formativo?*
São arranjos curriculares organizados por áreas do conhecimento ou pela integração de pelo menos duas delas, a serem escolhidas pelos estudantes. Constituídos por um conjunto de estratégias com carga horária pré-definida, os itinerários possibilitam aos/às estudantes a preparação para prosseguimento dos estudos e para o mundo do trabalho.
🤔 *A escolha do itinerário é só para o Ensino Médio?*
A escolha é feita a partir da 2ª série do Ensino Médio, levando em conta o(s) itinerário (s) ofertado (s) pelas unidades escolares.
⚠️ *Essa escolha é obrigatória para a matrícula?*
Para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio sim, no momento da matrícula.
🗓️ *Se eu perder o prazo da matrícula, como devo proceder?*
O período de 16 a 24 de janeiro corresponde à abertura oficial da matrícula da rede estadual, quando nos organizamos para atender uma procura maior por vagas e, por isso, disponibilizamos a matrícula pela internet. Mas nos dias que seguem, o aluno que ainda não tiver matriculado deverá procurar a unidade escolar do seu interesse, com uma pequena mudança: a matrícula passará a acontecer somente de forma presencial e na unidade escolar de interesse do estudante.
⁉️ *Onde posso encontrar orientação sobre a matrícula?*
Basta acessar o Portal da Educação https://www.educacao.ba.gov.br