A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL informa que no dia 04 de junho, feriado de Corpus Christi, o comércio de Vitória da Conquista funcionará em horário especial, com atendimento ao público até às 14h.
Ver essa foto no Instagram
Uma farmácia localizada no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, foi alvo de um assalto no final da tarde desta segunda-feira.
A ação criminosa causou apreensão entre funcionários e clientes que estavam no estabelecimento no momento do ocorrido. As circunstâncias do crime e os prejuízos causados ainda não foram divulgados oficialmente.
A ocorrência reforça a preocupação dos moradores e comerciantes com a segurança na região. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.
📲 Mais informações a qualquer momento.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Nesta segunda-feira (1), o UP Notícias recebeu o empresário José Maria Caires. Em entrevista, ele comentou sobre a sua insatisfação nas recentes mudanças na malha aérea de Vitória da Conquista, em especial acerca da substituição de um avião que comporta 72 passageiros para um que comporta 9 lugares.
O empresário afirmou que a mudança foi um retrocesso e que a empresa responsável não tem autoridade para substituir esse avião. “Eu fico pensando, porque assim, se você tivesse uma falta de passageiro, uma falta da demanda, o aeroporto não tiver essa qualidade, tudo bem, justificava e a gente tinha que ficar quieto. Só que nós estamos retroagindo aqui a 1948, quando tínhamos um avião melhor do que a Azul está colocando em Vitória da Conquista”, desabafou José Maria.
O empresário comentou que o município tem potencial suficiente para manter voos com mais passageiros para Salvador. Ele destacou que, além de ser mais seguro, os voos para a capital têm uma distância suficiente para exigir a necessidade de transporte aéreo. “Veja bem, o voo de Vitória da Conquista para Salvador, um bate e volta, não atrapalharia a malha da companhia aérea”, acrescentou.
“Sinceramente eu acho que o governo do estado não tem dado a devida atenção para Vitória da Conquista. Eu vou citar outros exemplos. Agora mesmo foram criadas diversas universidades federais na Bahia. E Vitória da Conquista continua ainda sendo com o campus avançado pertencendo a Salvador, pertencendo à UFBA de Salvador […] Então são essas coisas que a gente mostra que não tem dado a devida atenção para a nossa cidade de Vitória da Conquista”, reiterou o empresário.
Confira a entrevista completa com José Maria Caires:
Nesta segunda-feira (1), o radialista Deusdete Dias destacou o Dia Nacional da Imprensa. A data foi instituída para homenagear a primeira circulação do jornal Correio Braziliense, criado por Hipólito José da Costa em 1808. O Correio é considerado o primeiro periódico a exercer o jornalismo de forma independente no país e a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 9.831 de 1999.
Deusdete Dias relembrou momentos marcantes na construção da imprensa, desde Johannes Gutenberg no início do século XV aos dias atuais e criticou parte da imprensa de Vitória da Conquista que, segundo ele, é “paga e corrupta”. “Você que está aí do outro lado, que ama essa cidade, que gosta dessa cidade, que quer o progresso dessa cidade, que defende essa cidade, tem que dar um basta nessa imprensa corrupta de Vitória da Conquista […] Uma imprensa moleca, você sabe o que eles dizem? ‘Eu vou fazer meu pé de meia’ e a população que se dane”, desabafou.
Confira o Pingos nos Is desta segunda-feira (1):
O prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2026 acabou na última sexta-feira (29) — e quem é obrigado a declarar, mas não enviou o documento em tempo, agora está em dívida com o Leão.
Nesses casos, segundo a Receita Federal, o contribuinte fica sujeito ao pagamento de uma multa por atraso, calculada da seguinte forma:
A multa começa a contar no primeiro dia seguinte à data limite de entrega e termina sua contagem na data do envio da declaração ou, se não for entregue, na data do lançamento de ofício pela Receita.
De acordo com o Fisco, a recomendação é que o contribuinte regularize sua situação o quanto antes. A declaração em atraso poderá ser entregue somente a partir das 9h de segunda-feira (1º).
Veja abaixo o que fazer caso você tenha perdido o prazo de entrega.
Como regularizar a situação?
O formato para entrega da declaração fora do prazo é o mesmo: o contribuinte deve reunir os mesmos documentos e comprovantes e pode enviar as informações pelos canais disponibilizados pela Receita Federal.
A diferença está na cobrança de multa. Ao transmitir a declaração em atraso, o contribuinte recebe automaticamente uma Notificação de Lançamento de Multa, acompanhada do boleto para pagamento e das orientações necessárias para a quitação do débito.
Internacionais
Em um gesto sem precedentes na história do país, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse não reconhecer o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, anunciado na noite deste domingo. Com as apurações encerradas, o advogado ultradireitista Abelardo de la Espriella, do Movimento Defensores da Pátria, chegou em primeiro, com 43,74% dos votos, e vai disputar o segundo turno com o candidato de Petro, o senador esquerdista Iván Cepeda. Castro, que obteve 40,90% e também disse não reconhecer o resultado. Nas últimas semanas, o presidente vinha levantando, sem provas, suspeitas sobre a lisura do sistema eleitoral. Já Espriella, que promete trocar o diálogo pelo combate armado às narcoguerrilhas, defendeu a apuração oficial e pediu ajuda aos Estados Unidos para garantir o resultado das urnas. Petro é um dos mais veementes críticos do presidente Donald Trump na América Latina. (El Tiempo)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devolveu com alterações a proposta de acordo negociada com o Irã, prolongando as negociações por pelo menos mais uma semana. Segundo autoridades americanas, ele quer endurecer os termos sobre o programa nuclear iraniano, a reabertura do Estreito de Ormuz e o eventual alívio de sanções, para evitar comparações com o acordo firmado pelo governo de Barack Obama. As tratativas seguem marcadas por divergências sobre o destino do urânio enriquecido iraniano e possíveis compensações financeiras. (CNN)
Nacionais
Após meses de afastamento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), quer se reunir com o presidente Lula (PT) para recompor a relação abalada pela derrota do governo na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação é do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, para quem Alcolumbre não deve dificultar o avanço da PEC do fim da escala 6×1, uma das apostas do Planalto para a campanha de reeleição. O ministro também criticou a decisão dos Estados Unidos de classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas, dizendo que a medida é uma ameaça à soberania brasileira e que não deve produzir efeitos eleitorais. (Globo)
Enquanto aliados trabalham pela reaproximação entre Lula e Alcolumbre, o Planalto já traça a estratégia para uma nova indicação de Messias ao STF. Embora tenha confirmado que voltará a indicá-lo, Lula pretende reenviar o nome apenas quando tiver certeza de que não haverá risco de uma nova rejeição. Para isso, o próprio presidente assumiu as articulações com os senadores junto ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). (CNN Brasil)
Ao defender que a esquerda volte a usar o verde e amarelo na Copa do Mundo, Lula reforçou um dos temas que pretende explorar na campanha de reeleição: a soberania nacional. Em evento no Rio de Janeiro, afirmou que as cores do país não podem ser “tomadas por nenhum fascista” e destacou que o Brasil recuperou respeitabilidade internacional. Sem mencionar diretamente os EUA, voltou a defender a autonomia brasileira diante de pressões externas. (Valor)
E o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reagiu às declarações de Lula sobre a decisão dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas. Ao criticar a medida, Lula disse que cabe ao Brasil combater as facções e lidar com “nossos criminosos”. Flávio rebateu, afirmando que eles seriam “seus criminosos”, em referência ao presidente, e o acusou de defender os responsáveis pela violência em vez de suas vítimas. (Folha)
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, colocou seu nome “à disposição” para ser vice do pré-candidato Ronaldo Caiado na disputa presidencial. A manifestação veio após aliados passarem a defender publicamente uma chapa formada pelos dois. Nas redes sociais, Kassab classificou como uma “hipótese concreta” a candidatura “puro sangue” do partido, mas ressaltou que a decisão caberá a Caiado e ao PSD. Também admitiu que o anúncio oficial do vice ocorrerá só em julho. Ao mesmo tempo, a sigla mantém conversas com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para um possível alinhamento ainda antes do primeiro turno. As articulações ganharam força após o desgaste sofrido por Flávio Bolsonaro (PL) com as revelações sobre sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro. (CNN Brasil)
Ao menos 135 autoridades e servidores públicos tiveram viagens autorizadas para participar do Fórum de Lisboa, seminário internacional organizado pelo ministro do STF Gilmar Mendes e apelidado de “Gilmarpalooza”. Parte das passagens e diárias será custeada com recursos públicos. Apenas o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Justiça do Piauí devem gastar juntos R$ 692 mil em diárias de seus funcionários. Alvo recorrente de críticas pelo volume de autoridades presentes e pelos custos envolvidos, o evento terá neste ano uma de suas maiores edições, segundo Gilmar, com mais de 470 palestrantes. (Folha)
Mas, refletindo suas divisões internas, o STF chega menos representado ao evento, tendo apenas o próprio Gilmar e Alexandre de Moraes. A presença de Flávio Dino também era esperada, mas acabou cancelada após o ministro sofrer uma fratura no pé em um acidente doméstico. A edição ocorre sob o impacto das revelações envolvendo o Banco Master. (Jota e g1)
Viver
As autoridades de saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro investigam dois casos suspeitos de infecção pelo vírus Ebola em pacientes que vieram recentemente da África. Os diagnósticos iniciais apontam para outras doenças comuns nessas regiões, mas os viajantes continuam isolados sob rígidos protocolos de biossegurança. Em São Paulo, o paciente é um homem de 37 anos que esteve na República Democrática do Congo e está com meningite meningocócica. No Rio, o paciente veio de Uganda e testou positivo para malária. O Ministério da Saúde informou que os planos de contingência nacionais foram ativados, mas especialistas acalmam o público lembrando que o Ebola não é transmitido pelo ar, o que torna o risco de uma disseminação ampla muito baixo. (CNNBrasil)
Morreu no sábado, aos 93 anos, a médica e pesquisadora Angelita Habr-Gama, uma das maiores referências mundiais em coloproctologia e no tratamento do câncer colorretal. Ela estava internada desde o início de maio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Nascida na Ilha de Marajó (PA) e filha de libaneses, Angelita foi formada pela USP em 1952 e consolidou uma carreira brilhante, tornando-se a primeira mulher a chefiar o departamento de cirurgia da instituição. (UOL)
Esporte
Sob os olhares e aplausos do tricampeão Gustavo Kuerten em Roland Garros, o tenista João Fonseca, de 19 anos, conquistou mais um feito histórico neste domingo. Menos de 48 horas após eliminar Novak Djokovic, o carioca, atual 30º do ranking da ATP, derrotou o norueguês Casper Ruud (16º do mundo) por 3 sets a 1, em quase quatro horas de duelo. Fonseca garantiu uma vaga inédita nas quartas de final. (ESPN Brasil)
E a Seleção Brasileira venceu o amistoso contra o Panamá por 6 a 2 na noite de domingo, no Maracanã. A goleada teve destaque na imprensa internacional, que ressaltou o domínio da equipe de Carlo Ancelotti no último compromisso antes da viagem para a Copa do Mundo de 2026. O espanhol AS publicou a manchete “¡Brasil esuna apisonadora!”, expressão que pode ser traduzida como o “Brasil é um rolo compressor!”. A canarinho estreia na Copa no próximo dia 13 de junho contra o Marrocos.(ge)
O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse neste domingo (31) que não aceita os resultados da contagem inicial dos votos na disputa pela sua sucessão, afirmando que aguardará os resultados finais, revisados pelos juízes.
Nenhum candidato conseguiu vencer a eleição presidencial da Colômbia em primeiro turno neste domingo (31). Com 99,92% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella terminou na liderança com 43,7% dos votos, seguido pelo esquerdista Ivan Cepeda, que obteve 40,90%, e disputarão o segundo turno em 21 de junho.
Os dois candidatos apareciam como favoritos para a disputa presidencial.
Em postagem no X (antigo Twitter), Petro afirmou que aguardará comissões de recontagem compostas por juízes da República.
O atual presidente da Colômbia apontou que a contagem preliminar não tem efeito legal e questionou o software da empresa Thomas Greg & Sons (TGS), responsável pela logística eleitoral no país. Na publicação, Petro fez referência a uma diferença de números entre a população votante local.
“Como presidente, não aceito os resultados da pré-contagem da firma privada dos irmãos Bautista […] Há dois censos neste momento, o oficial e o do software dos irmãos Bautista que tem 800 mil pessoas adicionais”.
O valor do gás de cozinha teve reajuste de 9,59% nesta segunda-feira (1º), segundo o Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha (SindRevGás).
De acordo com a entidade, o aumento foi aplicado pela Acelen, responsável pela Refinaria de Mataripe. Com isso, o valor do botijão pode ficar, em média, entre R$ 8 e R$ 10 mais caro para o consumidor final.
Uma das reclamações dos revendedores é que, com o “Gás do Povo”, programa federal voltado ao acesso gratuito à recarga de botijões de até 13 kg para famílias de baixa renda, e os sucessivos aumentos no valor do gás, a categoria ficou sem margem de lucro.
“A rede revendedora vê isso com muita preocupação, porque não existe margem de lucro. A gente entende que é um projeto social, mas o revendedor não pode ter prejuízo nessa operação. Muitos não aderiram e outros já pensam em não renovar quando o contrato acabar. É impossível trabalhar nesses moldes financeiros”, analisou Robério Souza.
“Eu recebo em torno de R$ 106,39 por botijão ofertado no programa. Praticamente não existe margem de lucro. Quando começou, ainda havia uma margem pequena, mas agora, com o aumento, ela desapareceu”, pontuou Dedê.
Nesta sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista lançou uma nova consulta pública para ouvir a população sobre prioridades e melhorias para o município nos próximos anos. A iniciativa busca ampliar a participação popular na elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
Os moradores poderão sugerir demandas relacionadas à infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, esporte, lazer e outros serviços públicos, por meio de um formulário disponível no site oficial da Câmara (clique aqui).
Entre os temas que podem ser apontados estão operação tapa-buracos, drenagem, pavimentação, iluminação pública e criação de novas linhas de ônibus. A consulta ficará disponível até o dia 27 de junho no portal da Câmara Municipal.
Após esse período, o projeto seguirá para análise das comissões da Casa, incluindo a Comissão de Legislação Participativa, antes de ser encaminhado para votação final.
Segundo o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, a proposta é ampliar o diálogo entre o Legislativo e a população, permitindo que as prioridades dos moradores sejam consideradas no planejamento dos investimentos públicos do município.
O Programa Partiu Estágio convocou 39 universitários de Vitória da Conquista para atuar em órgãos públicos estaduais. A seleção faz parte da segunda convocação do Edital nº 001/2026, lançada pelo Governo da Bahia, e contempla 1.002 estudantes de 66 municípios baianos.
A lista completa dos convocados pode ser consultada no site da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). Os estudantes devem entrar em contato com as unidades onde irão estagiar entre os dias 1º e 12 de junho, para receber informações sobre a entrega da documentação. Caso o candidato não se manifeste no período designado, será desclassificado.
Os estudantes convocados também receberão uma mensagem via WhatsApp, informando a atualização de status no site do BA.GOV, onde estão listados os documentos exigidos para o início do estágio, além dos prazos e das orientações sobre a entrega.
O segundo chamamento do edital contempla estudantes de diferentes municípios baianos. Vitória da Conquista aparece entre as cidades com maior número de convocados, com 39 selecionados, atrás apenas de Salvador, que teve 575 convocados, e Feira de Santana, com 58 vagas.
Os convocados irão atuar em 49 órgãos e entidades estaduais, com destaque para a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e a Polícia Civil. A maior parte das vagas contemplaram os cursos de Direito, Administração e Pedagogia.
O Programa Partiu Estágio conta com uma carga horária de quatro horas diárias e 20 horas semanais, com duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência.
Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos, residir no estado da Bahia, ter concluído 50% ou mais da carga horária da graduação e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior com sede ou polo no estado. São aceitos cursos nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância (EAD).
O processo seletivo dá prioridade a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que concluíram os estudos na rede privada com bolsa integral. Além disso, 10% das vagas são destinadas a estudantes com deficiência, conforme determina a Lei Federal nº 11.788.