AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
CORTINA E CIA COLCHÕES

Com a chegada das temperaturas mais baixas, o Shopping Conquista Sul deu início, no último dia 08 de junho, à 6ª edição da campanha “Eu Aqueço Neste Inverno”, uma iniciativa solidária que reforça o compromisso do empreendimento com a comunidade e com o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.

A ação segue até o dia 04 de julho e tem como objetivo arrecadar agasalhos, cobertores e roupas de frio em bom estado, que serão destinados a pessoas que enfrentam dificuldades durante o período de inverno.

Para facilitar as doações, o ponto de coleta está localizado em uma loja próxima à Cia do Terno, oferecendo praticidade para os clientes que desejam contribuir com a campanha.

Mais do que doar peças de roupa, a iniciativa representa um gesto de solidariedade e cuidado com o próximo. A participação da comunidade é essencial para ampliar o alcance da campanha e garantir que mais pessoas possam enfrentar os dias frios com conforto e dignidade.

Quem tiver roupas de inverno, casacos, blusas, mantas ou cobertores em boas condições pode participar da ação e ajudar a transformar o inverno de muitas famílias. Cada doação faz a diferença e contribui para aquecer não apenas o corpo, mas também a esperança de quem mais precisa.

A campanha “Eu Aqueço Neste Inverno” já está recebendo doações. Participe e faça parte dessa corrente do bem!

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A partida entre Brasil e Marrocos no último sábado (13), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, iniciou a caminhada na Copa do Mundo de 2026 com um ponto no Grupo C. Já na ‘guerra’ da audiência foi diferente o cenário, CazéTV, Globo e SBT disputaram pela segunda vez qual transmissora alcançaria mais usuários.

A Globo registrou a maior audiência este ano, segundo dados prévios, no Painel Nacional de Televisão, São Paulo e Rio de Janeiro. No território nacional foram 32 pontos, o maior índice da faixa horária (bola rolando de 19h04 às 21h05) em sete anos , e mais de metade dos domicílios com aparelhos ligados estavam sintonizados na TV Globo.

Já entre os cariocas, a transmissão marcou média de 34 pontos. Por fim, entre os paulistas o confronto atingiu 31 pontos, melhor desempenho na faixa aos sábados em seis anos.

Na emissora em que contou com Galvão Bueno na narração, o SBT, os resultados também foram bons. A emissora conseguiu 8 pontos de média com picos de 11, resultado mais alto no ano. No Rio, foram 6 pontos de média, já no PNT alcançou os 6 pontos.

A CazéTV foi além de ambas as emissoras e conseguiu bater o recorde histórico desde a criação do projeto esportivo, além de ter se consolidado como a maior live esportiva de um canal no Youtube. A partida comandada por Luis Felipe Freitas conseguiu o pico de 12 milhões de aparelhos conectados.

Pela primeira vez, todos os 104 jogos do torneio estarão disponíveis integralmente em uma plataforma digital, a CazéTV, enquanto Globo e SBT dividirão parte da transmissão na TV aberta.

Fonte: Lance

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

NOVA JERSEY, NJ (EUA) – A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deixou mais perguntas do que respostas. O empate por 1 a 1 com o Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, mostrou um Brasil ainda em construção sob o comando de Carlo Ancelotti, com dificuldades de criação, escolhas surpreendentes na escalação e poucos destaques individuais em uma atuação que ficou abaixo da expectativa criada para o início da caminhada no Grupo C.

Ancelotti: ‘Objetivo é classificar, passar de fase e melhorar com o tempo’

O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, disse após a partida do Brasil com o Marrocos que “não ficou satisfeito” com o empate por 1 a 1 na estreia do Grupo C da Copa do Mundo, mas garantiu que o resultado não abalou a confiança da Seleção em uma boa campanha no Mundial.

— Absolutamente não, porque pode acontecer que a estreia, por muitas razões, não saia como você quer. Temos que seguir, temos que nos preparar para o próximo jogo. O objetivo é classificar, passar a fase de grupos e melhorar com o tempo —, afirmou Ancelotti, em entrevista concedida no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

O treinador da Seleção Brasileira também falou sobre a escalação. Ele optou por escalar Ibañez e Douglas Santos nas laterais, e Igor Thiago na frente. Durante a semana, Ancelotti fizera mistério sobre quem atuaria pelos lados do campo, e Matheus Cunha era o favorito para iniciar no ataque.

— A escalação inicial era pensada, porque trabalhamos nisso. Olhando os jogadores, me pareceu a escalação correta. Eu não acho que haja crítica individualmente aos jogadores que iniciaram. A crítica é a toda equipe que não jogou bem no primeiro tempo.

Fonte: Lance

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Os suspeitos são investigados por lesão corporal, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa

Dois homens, de 18 e 19 anos, investigados pelos crimes de lesão corporal dolosa, ameaça, violação de domicílio qualificada pelo período noturno, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e associação criminosa, foram presos na sexta-feira (12), no bairro Inaracam, em Macarani.

No âmbito da Operação Malhas da Lei, policiais civis da Delegacia Territorial (DT/Macarani) deram cumprimento aos mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Criminal da comarca contra os investigados por participação em uma ação criminosa ocorrida na noite de 24 de maio deste ano, no bairro Marjorie Parque.

Na ocasião, os suspeitos, juntamente com outras pessoas, invadiram uma residência e agrediram e ameaçaram duas adolescentes, ambas de 16 anos. Conforme as investigações, uma das vítimas foi atingida com uma coronhada de revólver, enquanto a outra sofreu agressões com um pedaço de madeira.

As prisões foram efetivadas após diligências investigativas conduzidas pela unidade policial e representação da autoridade policial pela decretação das medidas cautelares, com parecer favorável do Ministério Público da Bahia.

As investigações seguem em andamento para identificar e localizar os demais envolvidos na ação criminosa. Os homens permanecem custodiados, à disposição do Poder Judiciário.

Guilherme Santos/Ascom PCBA
Imagem Ilustrativa: Divulgação / Ascom-PCBA

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Neste domingo (14), a partir das 14h45, a TVE transmite o confronto entre Vitória da Conquista e Redenção, válido pela sétima rodada do Campeonato Baiano Série B 2026. A partida será realizada no Estádio Municipal Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

Em sétimo lugar na tabela de classificação e com cinco pontos, o Vitória da Conquista vai motivado para o duelo, após vencer o Camaçari por 5 a 2 na rodada anterior. Do outro lado, o Redenção, que ficou no empate em 2 a 2 contra o Grapiúna, acumula sete pontos e ocupa o quinto lugar.

A Série B do Baianão reforça o compromisso social do futebol baiano com a realização da campanha Feminicídio Zero e de Prevenção à Violência contra as Mulheres. A iniciativa destaca o compromisso dos clubes, da Federação Bahiana de Futebol, do Governo do Estado e da TVE com a promoção da vida e a conscientização da sociedade, buscando zerar os casos de feminicídio no estado.

A transmissão terá narração de Valter Lima, com comentários de Rodrigo Araújo e reportagem de Juraci Santana. A programação inclui ainda conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e x.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp (71) 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) acompanham a competição com cobertura especial.

Serviço:

Vitória da Conquista e Redenção neste domingo pela Série B na TVE

Quando: Domingo (14), às 14h45 (pré-jogo)

Onde: TVE, youtube.com/tvebahia e Canal 222 nas novas parabólicas digitais.

Fonte: ASCOM IRDEB

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A irritação que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), vem demonstrando nos últimos meses, refletida nos contínuos embates com o Executivo, ganhou mais uma explicação. Segundo reportagem de Robson Bonin, o senador do Amapá teria recebido US$ 30 milhões, cerca de R$ 115 milhões, do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, acusado da maior fraude financeira na história do país. A informação, segundo o texto, consta da nova proposta de delação premiada apresentada pela defesa de Vorcaro à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República. O dinheiro teria sido depositado em uma conta em nome do senador no exterior por Augusto Lima, exsócio do banqueiro. A reportagem não explicita o que Vorcaro recebeu em contrapartida, mas o fundo de previdência dos servidores do Amapá, então comandado por um indicado de Alcolumbre, investiu R$ 400 milhões em títulos do Master. Em nota, o presidente do Senado negou as acusações e disse que vai processar Vorcaro. (Veja)

A reportagem destacou também a já conhecida relação do ex-controlador do Master com o PT da Bahia. Em 2007, o senador Jaques Wagner (PT-BA), então governador, criou o CredCesta, um sistema de empréstimo consignado do qual o Master se tornou principal operador. Seu sucessor, o hoje ministro da Casa Civil Rui Costa, publicou em 2022 um decreto restringindo a portabilidade das dívidas, o que beneficiou diretamente a instituição de Vorcaro. O banqueiro, porém, não detalhou se pagou alguma contrapartida a essas vantagens. (Veja)

Apesar dessas revelações, a Polícia Federal rejeitou a nova proposta de acordo de colaboração premiada apresentada pela defesa de Vorcaro. A avaliação dos investigadores é que a nova versão do acordo não trouxe elementos inéditos ou informações capazes de justificar os benefícios previstos em uma eventual delação premiada. (CNN Brasil)

A expectativa da defesa de Vorcaro é de que a PGR seja mais simpática à proposta de delação, já que está levando mais tempo para analisar as informações. (Metrópoles)

O Palácio do Planalto trabalha para impedir que a Câmara dos Deputados avance, ao menos no curto prazo, com o projeto de renegociação de dívidas rurais aprovado nesta semana pelo Senado, além de outras propostas que o governo classifica como “pautas-bomba”. A estratégia do governo se apoia na relação considerada positiva entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). As renegociações das dívidas rurais são vistas pela equipe econômica como uma das principais ameaças fiscais em tramitação no Congresso. (Globo)

Nos bastidores, o governo se diz confiante. De acordo com interlocutores, Motta teria sinalizado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, resistência em pautar o projeto de renegociação de dívidas rurais. O senador procurou Motta antes mesmo da votação no Senado para sondar o destino da matéria na Câmara caso ela fosse aprovada. Na conversa, o deputado evitou assumir qualquer compromisso com a tramitação da proposta. (Metrópoles)

O Executivo aponta três fatores principais para o avanço das “pautas-bomba” no Senado: a pressão eleitoral sobre os senadores, a estratégia de Davi Alcolumbre de fortalecer sua candidatura à reeleição, e o desgaste da relação entre o senador e o presidente Lula. Nos bastidores, também há a leitura de que Alcolumbre tem utilizado a pauta legislativa para ampliar seu capital político dentro do Senado. A aprovação de propostas defendidas por senadores seria uma forma de consolidar apoios para sua tentativa de permanecer no comando da Casa no próximo ano. (g1)

As “pautas-bomba” podem gerar um impacto de R$ 219,6 bilhões entre 2027 e 2030, segundo estimativas da XP Investimentos. O cálculo reúne uma série de propostas que ampliam despesas obrigatórias ou reduzem receitas públicas e que vêm avançando no Legislativo apesar da resistência da equipe econômica. Já o Ministério da Fazenda informou que nove projetos atualmente em tramitação representam impacto fiscal potencial de R$ 111 bilhões por ano. (Estadão)

Hugo Motta, aliás, decidiu acelerar a tramitação do projeto do governo Lula que regulamenta o fim da escala 6×1, mas adotando uma estratégia para evitar que a proposta continue bloqueando a pauta da Casa. Nos bastidores, a iniciativa é vista como uma forma de neutralizar os efeitos da urgência constitucional atribuída pelo governo ao projeto. Pela regra, propostas enviadas pelo Executivo com esse mecanismo passam a trancar a pauta da Câmara e do Senado caso não sejam apreciadas em até 45 dias. A manutenção da urgência vinha gerando desconforto entre líderes partidários, especialmente porque a Câmara já aprovou uma PEC com o mesmo objetivo. (Folha)

O presidente Lula, por sua vez, optou por antecipar sua viagem para a reunião do G7, na França, em uma tentativa de ampliar as chances de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países. Inicialmente previsto para embarcar na segunda-feira, Lula viajará no domingo para Évian-les-Bains, na região da Alta Saboia, onde ocorrerá a cúpula. A mudança foi motivada pela avaliação do Palácio do Planalto de que Trump poderá permanecer no evento apenas durante a
abertura, repetindo o comportamento adotado na reunião do G7 realizada no Canadá no ano passado. (g1)

O Supremo Tribunal Federal concedeu um prazo de 60 dias para que as plataformas digitais se adaptem às novas regras de responsabilização por conteúdos publicados por terceiros, estabelecidas pela Corte no julgamento que alterou a interpretação do Marco Civil da Internet. A definição ocorreu durante a análise dos recursos apresentados por empresas de tecnologia e entidades da sociedade civil contra a decisão tomada pelo tribunal em 2025. Apesar do consenso em torno do período de adaptação, o julgamento ainda não foi concluído. (Agência Brasil)

Horas depois de anunciar a retomada das ações militares contra o Irã, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que Washington e Teerã estão próximos de firmar um acordo de paz. Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que as negociações chegaram ao mais alto nível da liderança iraniana e, por isso, decidiu suspender os bombardeios planejados para a madrugada de hoje. Segundo ele, o entendimento também teria o aval de outros atores envolvidos na crise regional, incluindo Israel, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Paquistão. O anúncio, no entanto, não foi confirmado pelo governo iraniano. (Guardian)

Viver

Abrindo os trabalhos da maior edição já realizada pela Fifa, o México venceu a África do Sul por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira no jogo de abertura da Copa do Mundo. Com duas expulsões sul-africanas e uma mexicana, os anfitriões bateram os visitantes com gols de Quiñones e Raul Jiménez. No segundo jogo do dia, a Coreia do Sul venceu de virada a Tchéquia por 2 a 1 no Estádio Akron, em Guadalajara. Antes, o planeta acompanhou a festa que tomou conta do Estádio Azteca, na Cidade do México, com apresentações de Shakira, Burna Boy, Maná e J Balvin na cerimônia de abertura. (GE e CazéTV)

Nas redes, os brasileiros aproveitaram para desfilar um festival de memes. (g1)

Tricampeão com o Brasil na Copa de 1970, morreu nesta quinta-feira o zagueiro Brito, aos 86 anos. A causa não foi divulgada.(UOL)

Confirmando as previsões mais recentes, o fenômeno climático El Niño já está formado, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

O fenômeno natural ocorre quando as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes que o normal. O órgão disse nesta quinta-feira que as condições devem se intensificar durante o inverno de 2026-2027 no Hemisfério Norte. O boletim da NOAA indica 63% de probabilidade de que El Niño se torne muito forte, com potencial para entrar no grupo dos maiores eventos registrados desde 1950. (g1)

O governo federal informou nesta quinta-feira que o desmatamento na Amazônia Legal teve redução de 61,4% em maio deste ano, em relação ao mesmo mês de 2025. Dados do sistema Deter, do Inpe, indicam que 370 km² de vegetação foram destruídos no mês passado, ante 960 km² em maio de 2025. O ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, afirma que o recuo é um marco já que, historicamente, o desmatamento aumenta no período, início da estação seca na Amazônia. No Cerrado, a queda foi de 12,2% no mesmo mês, em relação a maio de 2025. (Um Só Planeta)

Cotidiano Digital

O bilionário Jeff Bezos revelou nesta quinta-feira a Prometheus, startup de IA que lidera ao lado do ex-executivo do Google X Vik Bajaj e que já levantou US$ 12 bilhões, chegando a uma avaliação de US$ 41 bilhões. Entre os investidores estão JPMorgan, BlackRock e Goldman Sachs. A ideia da empresa é fazer pela engenharia e manufatura o que os grandes modelos de linguagem fizeram pelo texto, construindo o que Bezos chama de um “engenheiro geral artificial”, capaz de acelerar a fabricação de tudo, desde arranha-céus a motores a jato. Bezos disse ainda que se antes um projeto exigia 100 engenheiros e 10 anos, a Prometheus permitiria que 10 engenheiros fizessem o mesmo em um ano. (Semafor)

Segundo apurações, o Google negocia com a Samsung a fabricação de parte do seu próximo chip de inteligência artificial, o “Icefish”. A Samsung deve produzir um componente separado usando sua tecnologia de 2 nanômetros para conectar o chip à memória, enquanto a parte principal seguirá sendo fabricada pela TSMC. O chip ainda está em fase de projeto e pode entrar em produção em massa em 2028. Com isso, o Google alimenta sua estratégia maior de tornar seus processadores próprios uma alternativa às GPUs da Nvidia. Na segunda-feira, mais informações davam conta de que a empresa também negocia com a Intel a fabricação de mais de três milhões de TPUs no mesmo ano. (The Information)

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A entrega marca o Dia D da Operação Mobile 360°, voltada ao combate à receptação e à recuperação de aparelhos celulares em todo o estado

Na manhã desta sexta-feira (12), a Polícia Civil da Bahia, por meio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª COORPIN/Vitória da Conquista), entregou 26 aparelhos celulares recuperados durante ações da Operação Mobile 360° aos seus proprietários, em Vitória da Conquista. A entrega marca o Dia D da operação no município, voltada ao combate à receptação e à recuperação de aparelhos celulares em todo o estado, promovendo a restituição dos bens às vítimas e fortalecendo o enfrentamento aos crimes patrimoniais.

Os aparelhos entregues foram furtados ou roubados em diferentes datas e circunstâncias e localizados por meio de trabalho investigativo e de técnicas de inteligência policial, com levantamento de dados e cruzamento de informações. Parte dos aparelhos também foi recuperada após devolução espontânea por pessoas que estavam em posse de celulares com restrição de roubo ou furto, prática incentivada durante a Operação Mobile 360°.

Os celulares entregues nesta sexta-feira foram recuperados em ações realizadas pela 1ª e 2ª Delegacias Territoriais, unidades vinculadas à 10ª COORPIN/Vitória da Conquista. Entre novembro de 2025 e o início de junho deste ano, no âmbito da 10ª COORPIN foram recuperados 138 celulares, dos quais 95 já foram restituídos aos respectivos proprietários.

Para o coordenador da 10ª COORPIN/Vitória da Conquista, delegado Neuberto Costa, a devolução de celulares recuperados pela Polícia Civil representa o desfecho bem-sucedido do trabalho investigativo e o combate direto à receptação desses objetos.

“Para o cidadão, vítima de furto ou roubo, a restituição do patrimônio representa uma sensação de justiça. Para o Estado, a ação desestimula furtos e roubos ao interromper a cadeia de lucro de ladrões, quadrilhas e organizações criminosas”, destacou.

Luciene Marques, que teve o aparelho furtado em 5 de janeiro deste ano, quando retornava de férias, comemorou a devolução do bem. “O celular continha todas as minhas fotos e documentos. Estou muito feliz por tê-lo de volta. A Polícia Civil está de parabéns”, afirmou.

Thanize Borges / Ascom-PCBA

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Uma bicicleta avaliada em R$ 15 mil, furtada de um edifício no centro de Vitória da Conquista, foi recuperada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (11). O veículo havia sido levado na quarta-feira (10) e já foi devolvido à proprietária.

A recuperação ocorreu após investigações conduzidas por equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI), vinculado à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Durante as diligências, os policiais conseguiram identificar o suspeito do furto, um homem de 38 anos. Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado, prestou esclarecimentos e confessou a autoria do crime, informando também o local onde a bicicleta estava.

O veículo foi encontrado no bairro Bateias, em Vitória da Conquista, e recuperado pelas equipes policiais.

Após ser conduzido à unidade policial, o suspeito foi ouvido e teve as medidas legais adotadas pela autoridade responsável. Ele responderá ao inquérito policial em liberdade.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Quem pretende viajar para aproveitar os festejos juninos na Bahia deve encontrar um reforço na fiscalização das rodovias federais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou a Operação São João 2026, que será realizada entre os dias 19 e 25 de junho com ações voltadas para a segurança viária e o combate à criminalidade.

A expectativa é de que milhares de pessoas deixem os grandes centros urbanos em direção às cidades do interior, provocando aumento no fluxo de veículos, principalmente nas BRs 324, 101, 116 e 242. Segundo a PRF, os dias de maior movimento devem ser 19 e 20 de junho, na saída para os festejos, e 25 de junho, durante o retorno.

Uma das novidades deste ano será a utilização de drones para fiscalização do trânsito, recurso que será empregado principalmente na BR-324. As aeronaves vão auxiliar os agentes na identificação de infrações cometidas pelos motoristas, permitindo o direcionamento das equipes em solo para a realização das abordagens.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para defender a ampliação do abastecimento de água tratada em comunidades rurais do município e criticar posicionamentos que, segundo ele, têm contribuído para desinformar a população sobre a implantação dos sistemas da Embasa em algumas localidades.

Antes de abordar o tema, o parlamentar parabenizou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela realização de um evento beneficente em prol da reconstrução do santuário da comunidade católica.

“Quero parabenizar o padre Alessandro e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela belíssima festa realizada em prol da reconstrução do santuário. Tivemos a alegria, junto com o deputado João Bacelar, de conseguir uma emenda que ajudou na realização da festa e também contribuiu com a construção”, afirmou.

Em seguida, Luciano concentrou sua fala na discussão sobre o abastecimento de água na zona rural e criticou um vídeo divulgado pelo advogado e pré-candidato a deputado estadual Wagner Alves, esposo da prefeita Sheila Lemos. Segundo o vereador, o conteúdo apresentado gerou interpretações equivocadas sobre a implantação do sistema de abastecimento da Embasa em comunidades da região da Limeira.

“Fiquei surpreso ao ver um vídeo feito por um advogado e candidato a deputado estadual tratando de um tema tão importante. Política é uma coisa, politicagem é outra. Água tratada é respeito ao cidadão e um direito constitucional”, declarou.

O vereador afirmou que não compreende qualquer posicionamento contrário à ampliação do acesso à água tratada e questionou a utilização do tema em disputas políticas.

“Quero perguntar aos vereadores desta Casa: quem aqui é contra água tratada para uma comunidade? Não pode haver divergência quando estamos falando de um direito básico da população. Nosso dever é lutar por melhorias para o povo”, disse.

Luciano destacou que a região da Limeira possui uma das maiores coberturas de sistemas de abastecimento rural do município, mas alertou para a redução da vazão de poços artesianos que atualmente atendem diversas localidades.

“A população precisa saber que muitos poços estão diminuindo sua capacidade de produção. Há sistemas que produziam 10 mil litros e hoje produzem apenas metade disso. A solução definitiva é a água tratada da Embasa”, afirmou.

Segundo ele, informações equivocadas têm levado parte da população a acreditar que a adesão ao sistema implicaria custos elevados, o que, na avaliação do vereador, não corresponde à realidade apresentada pela concessionária.

“Em reuniões realizadas com a comunidade, a Embasa explicou que existe tarifa social e que ninguém é obrigado a aderir ao sistema. Muitas pessoas mudaram de opinião depois que receberam as informações corretas”, relatou.

Durante o pronunciamento, Luciano afirmou que a população da Limeira tem realizado manifestações reivindicando melhorias no abastecimento e criticou tentativas de influenciar moradores a se posicionarem contra a implantação do serviço.

“O povo da Limeira tem feito protestos porque precisa de água. É muito triste ver alguém que deveria estar lutando por melhorias incentivar um discurso contrário a um direito da população”, declarou.

O parlamentar ressaltou que sua atuação política está voltada para a busca de soluções concretas para as comunidades rurais, independentemente de divergências partidárias.

“Adversário político eu posso ter, mas o povo não é meu adversário. O povo me elegeu para trabalhar por ele. Se qualquer liderança levar uma melhoria para uma comunidade, eu jamais vou trabalhar contra. O que interessa é o benefício para a população”, afirmou.

Luciano também destacou o avanço de projetos de abastecimento em localidades como Cercadinho, Cabeceira da Jiboia e Iguá, defendendo a ampliação da cobertura da Embasa em áreas rurais do município.

“Cercadinho está praticamente concluindo seu sistema de abastecimento. Cabeceira da Jiboia também receberá água tratada. Isso é um direito do povo e eu vou continuar lutando para que essas melhorias cheguem às comunidades que mais precisam”, disse.

Ao final da fala, o vereador reafirmou seu apoio às ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população rural e criticou o uso político de temas relacionados a serviços essenciais.

“Vou continuar ajudando tudo aquilo que for para o bem da população. Não aceito politicagem quando estamos tratando de um direito constitucional. Meu compromisso é com o povo e com as melhorias que garantam dignidade para quem vive em nossas comunidades”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1