CMVC - Junho
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
Novo Paraiso
CORTINA E CIA COLCHÕES

Uma bicicleta avaliada em R$ 15 mil, furtada de um edifício no centro de Vitória da Conquista, foi recuperada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (11). O veículo havia sido levado na quarta-feira (10) e já foi devolvido à proprietária.

A recuperação ocorreu após investigações conduzidas por equipes da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI), vinculado à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Durante as diligências, os policiais conseguiram identificar o suspeito do furto, um homem de 38 anos. Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado, prestou esclarecimentos e confessou a autoria do crime, informando também o local onde a bicicleta estava.

O veículo foi encontrado no bairro Bateias, em Vitória da Conquista, e recuperado pelas equipes policiais.

Após ser conduzido à unidade policial, o suspeito foi ouvido e teve as medidas legais adotadas pela autoridade responsável. Ele responderá ao inquérito policial em liberdade.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Quem pretende viajar para aproveitar os festejos juninos na Bahia deve encontrar um reforço na fiscalização das rodovias federais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou a Operação São João 2026, que será realizada entre os dias 19 e 25 de junho com ações voltadas para a segurança viária e o combate à criminalidade.

A expectativa é de que milhares de pessoas deixem os grandes centros urbanos em direção às cidades do interior, provocando aumento no fluxo de veículos, principalmente nas BRs 324, 101, 116 e 242. Segundo a PRF, os dias de maior movimento devem ser 19 e 20 de junho, na saída para os festejos, e 25 de junho, durante o retorno.

Uma das novidades deste ano será a utilização de drones para fiscalização do trânsito, recurso que será empregado principalmente na BR-324. As aeronaves vão auxiliar os agentes na identificação de infrações cometidas pelos motoristas, permitindo o direcionamento das equipes em solo para a realização das abordagens.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para defender a ampliação do abastecimento de água tratada em comunidades rurais do município e criticar posicionamentos que, segundo ele, têm contribuído para desinformar a população sobre a implantação dos sistemas da Embasa em algumas localidades.

Antes de abordar o tema, o parlamentar parabenizou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela realização de um evento beneficente em prol da reconstrução do santuário da comunidade católica.

“Quero parabenizar o padre Alessandro e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela belíssima festa realizada em prol da reconstrução do santuário. Tivemos a alegria, junto com o deputado João Bacelar, de conseguir uma emenda que ajudou na realização da festa e também contribuiu com a construção”, afirmou.

Em seguida, Luciano concentrou sua fala na discussão sobre o abastecimento de água na zona rural e criticou um vídeo divulgado pelo advogado e pré-candidato a deputado estadual Wagner Alves, esposo da prefeita Sheila Lemos. Segundo o vereador, o conteúdo apresentado gerou interpretações equivocadas sobre a implantação do sistema de abastecimento da Embasa em comunidades da região da Limeira.

“Fiquei surpreso ao ver um vídeo feito por um advogado e candidato a deputado estadual tratando de um tema tão importante. Política é uma coisa, politicagem é outra. Água tratada é respeito ao cidadão e um direito constitucional”, declarou.

O vereador afirmou que não compreende qualquer posicionamento contrário à ampliação do acesso à água tratada e questionou a utilização do tema em disputas políticas.

“Quero perguntar aos vereadores desta Casa: quem aqui é contra água tratada para uma comunidade? Não pode haver divergência quando estamos falando de um direito básico da população. Nosso dever é lutar por melhorias para o povo”, disse.

Luciano destacou que a região da Limeira possui uma das maiores coberturas de sistemas de abastecimento rural do município, mas alertou para a redução da vazão de poços artesianos que atualmente atendem diversas localidades.

“A população precisa saber que muitos poços estão diminuindo sua capacidade de produção. Há sistemas que produziam 10 mil litros e hoje produzem apenas metade disso. A solução definitiva é a água tratada da Embasa”, afirmou.

Segundo ele, informações equivocadas têm levado parte da população a acreditar que a adesão ao sistema implicaria custos elevados, o que, na avaliação do vereador, não corresponde à realidade apresentada pela concessionária.

“Em reuniões realizadas com a comunidade, a Embasa explicou que existe tarifa social e que ninguém é obrigado a aderir ao sistema. Muitas pessoas mudaram de opinião depois que receberam as informações corretas”, relatou.

Durante o pronunciamento, Luciano afirmou que a população da Limeira tem realizado manifestações reivindicando melhorias no abastecimento e criticou tentativas de influenciar moradores a se posicionarem contra a implantação do serviço.

“O povo da Limeira tem feito protestos porque precisa de água. É muito triste ver alguém que deveria estar lutando por melhorias incentivar um discurso contrário a um direito da população”, declarou.

O parlamentar ressaltou que sua atuação política está voltada para a busca de soluções concretas para as comunidades rurais, independentemente de divergências partidárias.

“Adversário político eu posso ter, mas o povo não é meu adversário. O povo me elegeu para trabalhar por ele. Se qualquer liderança levar uma melhoria para uma comunidade, eu jamais vou trabalhar contra. O que interessa é o benefício para a população”, afirmou.

Luciano também destacou o avanço de projetos de abastecimento em localidades como Cercadinho, Cabeceira da Jiboia e Iguá, defendendo a ampliação da cobertura da Embasa em áreas rurais do município.

“Cercadinho está praticamente concluindo seu sistema de abastecimento. Cabeceira da Jiboia também receberá água tratada. Isso é um direito do povo e eu vou continuar lutando para que essas melhorias cheguem às comunidades que mais precisam”, disse.

Ao final da fala, o vereador reafirmou seu apoio às ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população rural e criticou o uso político de temas relacionados a serviços essenciais.

“Vou continuar ajudando tudo aquilo que for para o bem da população. Não aceito politicagem quando estamos tratando de um direito constitucional. Meu compromisso é com o povo e com as melhorias que garantam dignidade para quem vive em nossas comunidades”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Ricardo Gordo (PSB) usou a tribuna para denunciar o que chamou de desrespeito na condução de serviços de iluminação pública no município, relatando episódio envolvendo a recuperação da fiação furtada no Campo da Creche.

O parlamentar contou que, ao descobrir o furto da fiação, buscou solução junto à Secretaria de Iluminação Pública e à coordenação do setor. Após reuniões com Chico Estrella e Ramon, Gordo adquiriu 84 eletrodutos com recursos próprios, no valor de R$ 1.700, para viabilizar o serviço. “Eu comprei 84 eletrodutos, R$ 1.700”, afirmou.

Segundo o vereador, no entanto, um candidato a vereador foi posteriormente designado para acompanhar a instalação com o material adquirido por ele. “Isso é uma falta de respeito”, declarou.

Gordo também destacou a presença, na sessão, do morador Pernambuco, liderança de assentamentos da zona rural, e aproveitou para alertar os colegas sobre a situação hídrica da região. “Ninguém está debatendo esse assunto e a situação do pessoal da zona rural fica cada vez mais crítica”, alertou.

Ao encerrar o pronunciamento, o parlamentar defendeu o respeito mútuo entre os grupos políticos. “Política é na urna. Vamos debater as ideias sem pisar em ninguém”, concluiu.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (12), o vereador Ricardo Babão (PCdoB) abordou temas relacionados à atuação legislativa, à mobilidade aérea regional, ao abastecimento de água em comunidades rurais e às obras de infraestrutura em Vitória da Conquista.

Ao iniciar seu pronunciamento, o parlamentar voltou a criticar a inversão da pauta nas sessões da Câmara Municipal. Segundo ele, a medida contribui para o esvaziamento do plenário e prejudica o acompanhamento dos trabalhos legislativos.

“Sou contra a inversão de pauta porque muitos acabam participando apenas das votações e não permanecem para acompanhar toda a sessão e os debates desta Casa”, afirmou.

Babão também destacou a participação em uma audiência pública realizada em Brasília, na última terça-feira (9),  para discutir a situação do transporte aéreo em Vitória da Conquista. O encontro contou com a articulação dos deputados estaduais Daniel Almeida (PCdoB) e Fabrício Falcão (PCdoB).

Segundo o vereador, a reunião tratou das reclamações da população em relação à substituição das aeronaves utilizadas na rota entre Vitória da Conquista e Salvador, além dos altos preços cobrados pelas companhias aéreas.

“Debatemos a troca da aeronave de 72 lugares por uma menor e cobramos respostas dos órgãos competentes e das empresas responsáveis pela operação da linha”, explicou.

O parlamentar afirmou ainda que os valores das passagens entre Conquista e Salvador têm gerado insatisfação entre os usuários. “Hoje é possível encontrar passagens mais baratas para destinos como São Paulo e Belo Horizonte do que para Salvador. Essa situação precisa ser revista”, destacou.

Babão informou que a expectativa é de que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas apresentem respostas às demandas discutidas durante a audiência.

Extensão de rede de água para a comunidade de Quatis da Fumaça – Outro tema abordado pelo vereador foi o anúncio da publicação do processo licitatório para a extensão da rede de abastecimento de água na região de Quatis da Fumaça.

Segundo Babão, a informação foi repassada por representantes da Embasa e representa o resultado de uma articulação que contou com o apoio dos deputados Daniel Almeida e Fabrício Falcão.

De acordo com o parlamentar, a licitação está prevista para ocorrer no dia 16 de julho. “É uma conquista importante para a comunidade e fruto de muito trabalho e diálogo junto aos órgãos responsáveis”, afirmou.

Durante sua fala, o vereador defendeu que as ações realizadas pelos mandatos e pelas lideranças que acompanham as demandas das comunidades sejam reconhecidas pela população.

Retorno da Operação Carro-Pipa na zona rural – Babão também comemorou a confirmação do retorno da Operação Carro-Pipa para atender comunidades da zona rural de Vitória da Conquista.

O vereador explicou que o serviço havia sido temporariamente interrompido em razão das fortes chuvas registradas nos últimos meses, situação que exigiu ajustes operacionais e procedimentos administrativos junto aos órgãos federais.

Segundo ele, após reuniões realizadas com representantes da Defesa Civil e acompanhamento das demandas junto aos parlamentares parceiros, a autorização para retomada do abastecimento foi confirmada.

“O importante é que o serviço será retomado para garantir o abastecimento das comunidades que dependem dessa ação”, ressaltou.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para defender a valorização do trabalho realizado por lideranças que acompanham permanentemente as necessidades das localidades rurais.

Obras de pavimentação na Urbis IV – Durante o pronunciamento, Ricardo Babão também destacou o início das obras de recapeamento asfáltico na Urbis IV. Segundo ele, a intervenção atende a uma solicitação encaminhada à Prefeitura após a aprovação das operações de crédito destinadas a investimentos em infraestrutura urbana.

O vereador explicou que, quando o projeto de financiamento foi enviado à Câmara Municipal, os parlamentares foram convidados a indicar localidades prioritárias para receber as melhorias.

“Encaminhamos ofício indicando a Urbis IV como uma das regiões que mais necessitavam da intervenção, e agora estamos vendo a obra acontecer”, afirmou.

Babão elogiou a gestão municipal pelo cumprimento do compromisso assumido com a comunidade e destacou que as principais vias do bairro já estão recebendo os serviços de recapeamento.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10), o vereador Alexandre Xandó (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para abordar questões relacionadas ao transporte público, manifestações políticas e investimentos em educação e cultura.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento criticando o cancelamento de créditos de usuários do transporte coletivo urbano. Segundo ele, diversos passageiros foram surpreendidos ao tentar utilizar seus cartões e constatarem que os saldos haviam sido zerados.

De acordo com Xandó, a situação gerou constrangimentos e dificuldades para trabalhadores que dependem diariamente do transporte público. O vereador afirmou que pretende buscar medidas judiciais para questionar a legalidade e a transparência do procedimento.

“Não houve nenhum processo de publicidade dessa medida. A população não pôde se preparar, não pôde entender o que estava acontecendo. É preciso transparência e respeito com os usuários do transporte coletivo”, afirmou.

O vereador informou ainda que pretende encaminhar representações ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando acompanhamento do caso.

Solidariedade a Renato Freitas – Durante sua fala, Xandó também manifestou solidariedade ao deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), diante de processos políticos enfrentados pelo parlamentar.

O vereador classificou as iniciativas contra Freitas como perseguição política e destacou sua atuação em defesa de pautas sociais e de combate à corrupção.

Visita de Rowenna Brito – Xandó registrou ainda a visita da professora Rowenna Brito a Vitória da Conquista. Segundo ele, durante a agenda foram realizadas reuniões com lideranças locais e debates sobre investimentos na área da educação.

O parlamentar destacou projetos voltados ao esporte e informou que estão previstas novas estruturas para a prática de esportes radicais em unidades escolares do município.

Escola Nacional do Hip Hop – Ao final do pronunciamento, Alexandre Xandó chamou atenção para a possibilidade de adesão do município ao programa Escola Nacional do Hip Hop, iniciativa do Governo Federal voltada à promoção de atividades culturais e educativas nas escolas.

Segundo o vereador, o programa prevê recursos para formação de professores, capacitação de gestores e realização de oficinas ligadas aos elementos da cultura hip-hop, como grafite, DJ, MC, break e outras expressões artísticas.

“É um recurso que pode fortalecer a arte e a cultura dentro das escolas, especialmente entre os jovens das periferias. Agora depende da adesão do município para que esse investimento possa chegar a Vitória da Conquista”, destacou.

Xandó informou que encaminhará ofício à Prefeitura solicitando a adesão ao programa e concluiu incentivando representantes do movimento hip-hop local a acompanharem e apoiarem a iniciativa.

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (12), o vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil) prestou uma emocionante homenagem ao cantor, compositor e poeta conquistense Evandro Correia, que faleceu em 12 de junho de 2025, aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante em sua residência.
Ao iniciar seu pronunciamento, Dudé destacou que o momento não deveria ser marcado pela tristeza, mas pela gratidão ao legado deixado pelo artista.
“Gostaria de iniciar este meu pronunciamento não com tristeza, mas com gratidão no meu coração. Gratidão pelo tempo em que ele conviveu conosco, pelo quanto de amor despejou na face da Terra através das suas canções”, afirmou.
Em sua fala, o parlamentar relembrou a trajetória de Evandro Correia e ressaltou a importância de sua obra para a cultura de Vitória da Conquista e da Bahia. Dudé recordou versos da canção Menino da Vida, uma das mais conhecidas composições do poeta.
A homenagem ganhou ainda mais emoção quando o vereador relembrou momentos simples do cotidiano, como os encontros em sua casa, onde o artista costumava conversar, tocar violão e compartilhar a amizade construída ao longo dos anos.
“A dor é da saudade. As lembranças são as melhores possíveis”, declarou o vereador, ao recordar a última apresentação de Evandro na Praça do Seminário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santo Antônio de Lisboa.
Dudé também revelou uma das últimas conversas que teve com o amigo. Segundo ele, ao convidar o cantor para seguirem juntos após uma apresentação, ouviu uma resposta que só compreendeu plenamente após sua partida.
“Ele disse: ‘Fernando, fica aí porque a festa continua e você tem muita coisa para fazer’. Foi a última frase que ele falou para mim, e só hoje eu venho ter a compreensão disso”, relatou.
Ao destacar que Evandro Correia faleceu justamente no Dia dos Namorados, data que simboliza o amor, Jacaré ressaltou que o artista deixou um legado construído por meio da música, da poesia e das mensagens de afeto presentes em suas composições.
“Foi o Menino da Vida deixando um legado de todas as suas composições, de todas as suas cantadas e cantatas pelo amor. Morreu no dia do amor”, afirmou.
Segundo Dudé, mesmo após um ano de sua partida, a memória de Evandro Correia permanece viva no coração dos conquistenses. “Vitória da Conquista hoje sente saudade, mas não tristeza, pela passagem de um ano do falecimento do poeta Evandro Correia”, concluiu.
Festa de Santo Antônio – Após a homenagem ao artista, o vereador aproveitou a tribuna para convidar a comunidade a participar das celebrações em homenagem a Santo Antônio, realizadas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santo Antônio de Lisboa.
Dudé lembrou sua histórica participação nas comissões organizadoras da festa religiosa e destacou sua ligação com a comunidade desde a década de 1990. “Eu sempre estive nas comissões de festa, desde a época de Frei Serafim do Amparo, participando efetivamente daquela comunidade”, afirmou.
O parlamentar informou que o tríduo em honra ao santo teve início na noite de quinta-feira (11) e seguirá até o próximo domingo, reunindo fiéis em momentos de oração, celebração e confraternização.
Confiança na Seleção Brasileira – Encerrando seu pronunciamento, Dudé falou sobre sua confiança na Seleção Brasileira e demonstrou otimismo em relação à conquista do sexto título mundial.
O vereador destacou a tradição do Brasil no futebol, lembrando os recordes acumulados pela equipe ao longo da história das Copas do Mundo. “Como brasileiro que sou, acredito no meu país, acredito no nosso futebol. Nós precisamos acreditar que o Brasil tem todas as condições de vencer esta Copa do Mundo”, declarou.
Segundo ele, a Seleção carrega números que reforçam sua força no cenário mundial. “É o país que mais participou das Copas do Mundo, com o maior número de gols e os maiores recordes da competição”, ressaltou.
Em tom de entusiasmo, Dudé concluiu sua fala convocando a torcida dos brasileiros: “Acredito que o Hexa está logo ali. Brasil, rumo ao Hexa!”.
VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

Os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo Fontes (PT) participaram, no último fim de semana, de atividades voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em municípios do Sudoeste baiano, entre eles Nova Canaã. A agenda incluiu o apoio à realização de feiras que reúnem produtores rurais da região e movimentam a economia local.

As iniciativas contam com recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares destinadas pelos mandatos dos dois deputados, instrumento utilizado para apoiar ações e projetos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento dos municípios.

Tradicionalmente ligada à atuação política de Waldenor e Zé Raimundo, a agricultura familiar segue entre as principais pautas defendidas pelos parlamentares. Ao longo dos últimos anos, ambos têm direcionado esforços para fortalecer programas de incentivo à produção rural, geração de renda e valorização do pequeno produtor.

As feiras da agricultura familiar vêm ganhando espaço em diversas cidades do interior baiano por funcionarem como importantes canais de comercialização da produção local. Além de impulsionar a economia dos municípios, os eventos promovem a integração entre agricultores, consumidores e instituições parceiras.

Em muitas cidades de pequeno porte, a realização dessas atividades depende da articulação entre prefeituras, associações rurais e representantes políticos. Nesse contexto, os recursos provenientes de emendas parlamentares têm sido apontados como fundamentais para garantir estrutura e apoio logístico aos eventos.

Além da participação dos mandatos parlamentares, as ações também recebem suporte de programas desenvolvidos pelos governos estadual e federal, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

A presença dos deputados nas atividades reforça uma parceria política construída ao longo de décadas. Companheiros de trajetória desde os anos 1980, Waldenor Pereira e Zé Raimundo acumulam atuação conjunta em diferentes espaços da política baiana, com foco em pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, educação, infraestrutura e inclusão social.

Com o cenário político já voltado para as eleições de 2026, a agenda dos parlamentares tem se intensificado nos municípios do interior. A participação em eventos, encontros com lideranças e atividades comunitárias faz parte da estratégia de aproximação com a população e de acompanhamento das demandas locais.

Nos bastidores políticos da região, a avaliação é de que ações voltadas à agricultura familiar possuem forte impacto social e eleitoral, especialmente em municípios onde a atividade rural representa parcela significativa da economia. Ao apoiar iniciativas desse segmento, os deputados mantêm presença ativa junto às comunidades e reforçam uma das bandeiras históricas de seus mandatos.

Enquanto o calendário eleitoral avança, Waldenor e Zé Raimundo seguem percorrendo o Sudoeste baiano, apostando na combinação entre articulação política, presença regional e apoio a projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios.

GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
VickPark 1

A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Simone Marques Fagundes, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal nesta sexta-feira (12) para apresentar críticas à política de valorização dos profissionais da educação e cobrar o atendimento de reivindicações históricas da categoria.

Durante o pronunciamento, Simone afirmou que o Projeto de Lei Complementar nº 24/2026, que trata do reajuste salarial dos professores, contempla apenas parte das demandas apresentadas pelo sindicato e não representa uma conquista concedida pela administração municipal. “O que está sendo votado nesta Casa hoje é apenas um dos pontos que solicitamos. Não se enganem e não se deixem enganar. Esse ajuste de 5,4% nada mais é do que o cumprimento obrigatório de um índice federal destinado ao pagamento do Piso Nacional do Magistério. Cumprir a lei federal é apenas uma obrigação, não é bondade.”

A dirigente sindical também criticou a condução das negociações entre a categoria e o governo municipal, alegando falta de diálogo efetivo durante o processo. “Eles tentam vender uma imagem de diálogo democrático, mas a realidade é que fomos empurrados para uma mesa de negociação fria, onde ocorreu apenas uma única reunião com todas as secretarias, a Semgi, a Procuradoria e a Secretaria de Educação.”

Simone direcionou críticas à prefeita Sheila Lemos, afirmando que a gestora não participou diretamente das discussões com o sindicato. “A prefeita Sheila Lemos nunca esteve presente em nenhuma reunião com o SIMMP. Ela se esconde atrás de técnicos e secretários para não encarar de frente os professores que carregam a educação deste município nas costas.”

Segundo a presidente do sindicato, a ausência da chefe do Executivo demonstra a forma como a categoria tem sido tratada. “Essa ausência mostra o verdadeiro tamanho da valorização que ela diz ter pela nossa categoria.”

Outro ponto destacado foi o reajuste do auxílio-alimentação previsto no projeto encaminhado à Câmara. Para Simone, o percentual concedido é insuficiente para atender às necessidades dos trabalhadores. “Olhem para o tamanho do absurdo que está neste projeto. Um minúsculo e vergonhoso reajuste de 4,26% no auxílio-alimentação.”

Ela argumentou que o benefício não acompanha o custo de vida dos servidores. “O trabalhador que passa o dia na escola recebe um valor que não paga uma refeição digna por dia.”

Em um dos momentos mais contundentes do discurso, a dirigente comparou o auxílio-alimentação dos professores ao benefício recebido pelos vereadores. “Nós, professores, gostaríamos de ter o mesmo valor do auxílio-alimentação dos senhores vereadores, que é de R$ 1.800. Por que o estômago de quem legisla vale mais do que o de quem educa os filhos desta cidade?”

A presidente do SIMMP afirmou ainda que o projeto aprovado não resolve questões consideradas essenciais pela categoria. “O projeto de 2026 passa longe de resolver a nossa pauta.”

Entre as reivindicações pendentes, ela citou o descongelamento do interstício entre níveis da carreira docente, a retomada do percentual de 13,25% no plano de carreira, o pagamento correto do terço de férias referente aos 45 dias previstos no Estatuto do Magistério e a regularização da regência de classe especial. “Isso sim seria valorização real.”

Simone também defendeu alterações no plano de carreira que incentivem a permanência de professores com maior qualificação acadêmica na rede municipal. “Precisamos de mudanças que ampliem o tempo de trabalho na carreira para tirar muitos de nós da atual estagnação profissional.”

Outro tema abordado foi a situação dos professores aposentados, que, segundo ela, têm sido ignorados pela atual gestão. “Sem mencionar a situação dos professores aposentados, que estão sendo negligenciados por este governo.”

Ao se dirigir aos vereadores, a sindicalista pediu apoio às pautas da categoria e lembrou que muitos parlamentares tiveram sua formação escolar com professores da rede municipal. “Sei que muitos dos senhores e senhoras, inclusive, foram alunos dessas colegas que estão sendo deixadas de lado por esse governo.”

A presidente do sindicato também criticou a postura de vereadores governistas durante manifestações anteriores da categoria. “Quando a diretoria do SIMMP e a categoria ocuparam este espaço para cobrar o que é nosso por direito, fomos recebidos com deboche e escarnecidos nesta Casa por alguns vereadores da base governista.”

Em tom firme, Simone reforçou o papel constitucional do Legislativo e cobrou independência dos parlamentares. “Os senhores foram eleitos para legislar para a melhoria da vida do povo conquistense e não para atuar como despachantes de luxo da prefeita em benefício das políticas de austeridade antipopular.”

Ao final, manifestou solidariedade aos demais servidores presentes, incluindo agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e garantiu que o sindicato continuará mobilizado em defesa dos direitos dos profissionais da educação. “Aprovem o projeto, porque o piso é lei, mas saibam que o SIMMP não vai recuar nem um milímetro.”

Ela informou ainda que a entidade já ingressou na Justiça com uma ação para cobrar perdas salariais acumuladas. “Já entramos na Justiça com uma ação para exigir o pagamento retroativo dos últimos cinco anos das perdas salariais e continuaremos firmes cobrando cada ponto esquecido e cada direito ferido do Estatuto do Magistério.”

Encerrando sua participação, Simone deixou uma mensagem direta aos gestores públicos e aos parlamentares. “Respeitem os professores.”

Por Camila Brito

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA

O Governo da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (11), o maior investimento já realizado para garantir a segurança dos festejos juninos no estado. Com aporte de R$ 45 milhões, a Operação São João 2026 mobilizará cerca de 27 mil policiais, peritos e bombeiros durante as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro, que seguem até o dia 12 de julho.

Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação será executada em 283 municípios baianos, sendo 12 na Região Metropolitana de Salvador e 271 cidades do interior, onde tradicionalmente ocorre a maior concentração de eventos juninos.

Tecnologia amplia monitoramento – A tecnologia terá papel fundamental na estratégia de segurança deste ano. Serão utilizadas aproximadamente 2.800 câmeras de videomonitoramento, das quais 711 contam com sistema de reconhecimento facial. O aparato inclui ainda 104 drones, detectores de metais, rádios LTE e três novos helicópteros que reforçarão as ações aéreas durante os festejos.

Outra novidade é a implantação de 13 Plataformas de Observação Elevada (POEs), estruturas que ampliarão o alcance das câmeras e o monitoramento em áreas de grande circulação de pessoas, especialmente nos municípios do interior.

Reforço operacional – Além do investimento em tecnologia, as forças de segurança contarão com uma frota de 1.755 viaturas distribuídas em todo o estado. Durante o anúncio da operação, também foram entregues 30 novas viaturas para unidades da Polícia Civil do interior, que já serão empregadas nas ações do período junino.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o investimento fortalece a capacidade operacional das forças estaduais e amplia a proteção da população durante uma das maiores manifestações culturais da Bahia.

A expectativa do governo é garantir mais tranquilidade para moradores e turistas que participarão das festas juninas, preservando a tradição e fortalecendo a segurança nos principais polos festivos do estado.

SONORA DO SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, MARCELO WERNER

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

 

VickPark 1
GOVERNO DO ESTADO - EMBASA