O trabalho desenvolvido pela equipe socioambiental da Embasa por meio de projetos como o “Viveiro Educador”, o “Se Ligue no Óleo” e a exposição da mini-estação de tratamento de água poderá ser acompanhado pelos visitantes como uma das atrações da 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. O evento que acontecerá de 05 a 09 de junho contará com a programação da Semana do Meio Ambiente “Sustentabilidade e Cooperação” promovida pela Embasa com estande no local, onde também serão distribuídos materiais educativos e exibição de vídeos.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Manoel Marques, a presença da empresa na Expoconquista será uma grande oportunidade para que a sociedade “possa conhecer as ações e os projetos que estão contribuindo para transformar o meio-ambiente na região e têm o objetivo de servir como ponto de partida para reflexões mais profundas sobre as causas e possibilidades de enfrentamento para a questão social e ambiental”, relata. Na oportunidade, a população será sensibilizada para a importância do uso racional da água e o uso correto da rede de esgoto.
O projeto Viveiro Educador da Embasa, em Vitória da Conquista, está próximo de completar seis anos de existência contribuindo com o reflorestamento de área degredadas, matas ciliares, áreas de captação de água com a produção e distribuição de mudas de espécies de árvores nativas da Caatinga e Mata Atlântica.
*Serviço:*
_05/06 a 09/06 das 10h às 22h – Estande Embasa na 53ª Expoconquista_
É com pesar que o Blog do Redação informa o falecimento de Uady Barbosa Bulos, advogado, aos 85 anos de idade.
Ele faleceu no Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista, vítima de complicações de saúde.
Uady havia sido presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Vitória da Conquista. Ao Blog do Sena, a presidente Luciana Silva lamentou a partida de um membro tão participante da advocacia baiana.
O velório será realizado nesta segunda-feira (3), no Auditório Fabiano Aguiar Vieira Santos, localizado na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rua Rotary Club, 103 – Centro, Vitória da Conquista. O sepultamento ocorrerá na tarde de hoje. *Com informações do blog do Sena.
A jovem cantora e compositora Analu Sampaio, de apenas 16 anos, estreia no cenário musical com seu primeiro álbum, intitulado “Analu”. O disco, que leva seu nome, simboliza a nova fase de sua carreira, em que deixa de interpretar clássicos da MPB para apresentar suas próprias composições.
“Analu” é composto por 11 faixas autorais que exploram uma variedade de ritmos que marcaram a trajetória da artista. Com influências que vão do samba e bossa nova ao MPB e jazz, o álbum oferece uma experiência musical rica e diversificada. Cada canção é um convite ao ouvinte para dançar, refletir e se envolver com a música.
O álbum também se destaca pelas colaborações especiais. A música “Gota” traz a colaboração com o renomado Roberto Menescal, com quem Analu já dividiu o palco e de quem recebeu grande apoio. Esta canção evoca a vibração carioca, tão bem representada por Menescal, que a enriquece com seu violão e vocal. Outra canção de destaque é “Mané”, um samba bem swingado em parceria com o virtuoso instrumentista Nelson Faria, que presenteou Analu com a melodia para que ela criasse a letra. O resultado é uma canção divertida e envolvente, com a participação especial da guitarra de Nelson. A terceira parceria se revela na música “Eu Vou”, uma colaboração com o talentoso compositor mineiro Affonsinho Heliodoro. Esta faixa é marcada por uma abordagem experimental, onde Analu utiliza instrumentos inusitados como ferros e panelas, criando uma base rítmica que dialoga com o Asalato, um instrumento de percussão ancestral de origem africana, executado com maestria por Analu.
A produção do álbum ficou por conta de Fi Maróstica, que reuniu uma equipe de talentosos instrumentistas para dar vida às canções de Analu. O resultado é um disco orgânico e diversificado, que celebra a música brasileira com frescor e autenticidade. Com “Analu”, a jovem artista abre as cortinas de sua trajetória fonográfica, apostando em sua intuição e criatividade para construir uma carreira promissora no cenário musical.
FICHA TÉCNICA
Produzido por Fi Maróstica
1- Minúcia
Letra: Analu Sampaio
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Guitarra: Danilo Silva
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Coros: Analu Sampaio
Arranjo: Fi Maróstica
2- Samba sem Refrão
Letra: Analu Sampaio
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Violão: Danilo Silva
Baixo: Fi Maróstica
Percussão: Guegué Medeiros
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
3- Área Restrita
Letra: Analu Sampaio
Clarinete: Alexandre Ribeiro
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Guitarra: Danilo Silva
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
4- Mané
Letra: Analu Sampaio
Música: Nelson Faria/Márcia Matheus
Saxofone tenor: Jota P
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo Fi Maróstica
Part. Especial: Nelson Faria (guitarra)
5- Gota
Letra: Analu Sampaio
Música: Roberto Menescal
Clarinete: Alexandre Ribeiro
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
Part. Especial: Roberto Menescal (guitarra e voz)
6- Chuva
Letra: Analu Sampaio
Piano e Fender Rhodes: Fábio Leandro
Percussão: Guegué Medeiros
Coros: Analu Sampaio
Arranjo: Fi Maróstica
7- Sinestesia
Letra: Analu Sampaio
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Percussão: Guegué Medeiros
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
8- Oasis
Letra: Analu Sampaio
Voz: Analu Sampaio
Fender Rhodes: Fabio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Percussão: Guegué Medeiros
Bateria: Ivan de Castro
Coros: Analu Sampaio
Arranjo: Fi Maróstica
9- Eu Vou
Letra: Analu Sampaio
Voz e assalato: Analu Sampaio
Violão: Danilo Silva
Baixo e percussão vocal: Fi Maróstica
Percussão: Danilo Moura
Arranjo: Fi Maróstica
10- Bagunça
Letra: Analu Sampaio
Trombone: Allan Abaddia
Piano e Fender Rhodes: Fabio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
11 – Poema
Letra: Analu Sampaio
Piano e synths: Fábio Leandro
Baixo: Fi Maróstica
Bateria: Ivan de Castro
Arranjo: Fi Maróstica
Será realizado na próxima quarta-feira (29), o lançamento do livro “A Comida que te Conquista”, do escritor Vilomar Sampaio. O evento será realizado na Academia Conquistense de Letras no Centro de Cultura, ás 19h e deve reunir diversas personalidades de Vitória da Conquista.

Confira a matéria com o professor Vilomar Sampaio:
Foi anunciado na manhã desta quinta-feira (23), a exoneração do Coronel da Polícia Militar, e comandante do CPRSO na Região de Vitória da Conquista, Ivanildo da Silva que irá para a reserva remunerada.

Em homenagem ao Coronel, o 9 Batalhão de Ensino e Instrução fará uma solenidade na manhã desta sexta-feira (24), á partir das 9h:00 da manhã.

A partir desta segunda-feira (20), as unidades de saúde Solange Hortélio, Morada dos Pássaros, Nova Cidade e João Melo Filho voltarão a funcionar dentro dos seus horários normais de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 17h. O modelo sentinela, adotado no período emergencial, devido ao aumento dos casos de dengue e síndromes gripais, está sendo desativado, por conta da redução das notificações de arboviroses nas últimas semanas.
Contudo, as unidades noturnas permanentes Dr. Admário Santos (bairro Brasil), Conveima, Panorama e Régis Pacheco (Centro), continuarão prestando atendimento prioritário às pessoas com sintomas suspeitos de dengue ou síndromes respiratórias, além das demandas espontâneas da Atenção Básica, das 17h às 22h, atendendo de acordo com a capacidade operacional da equipe.
As unidades sentinela começaram os atendimentos prioritário dos pacientes com suspeita de dengue e síndromes gripais no dia 26 de fevereiro. Em 12 semanas de funcionamento, as oito unidades com horário estendido prestaram 20.141 atendimentos à população, dos quais, 85,04% deles relacionados às arboviroses e 14,95% às síndromes gripais e outros agravos de saúde.
Dados retirados do Sistema Municipal de Monitoramento
A desativação do modelo sentinela está embasada na análise dos dados de atendimentos e o cenário epidemiológico atual do município, que apresentaram redução nas últimas semanas. “Observamos uma queda de mais de 50% das notificações de dengue, além de uma redução no número de atendimentos voltados para arboviroses e síndromes respiratórias no nosso município, principalmente nas unidades sentinelas no período noturno. Essa foi, de fato, uma medida emergencial assertiva da gestão e elas prestaram uma assistência muito importante pra nossa população num momento muito crítico do cenário epidêmico”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.
Qualquer pessoa pode procurar a sua unidade de saúde de referência, dentro do horário habitual de funcionamento, em caso de sintomas suspeitos de dengue, como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal-estar e cansaço.
Das 17h às 22h, as unidades noturnas, com horário permanente, também estarão prestando assistência a esses pacientes.
Cabe ressaltar que no atendimento habitual das unidades, são disponibilizadas vagas para demanda programada e também espontânea. Todo paciente será acolhido, triado e orientado para prosseguimento do seu atendimento.

A Prefeitura de Vitória da Conquista segue com a Operação Cata-Bagulho em diversos pontos da cidade, para a coleta de materiais inservíveis . Esta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) e da Torre estão trabalhando no bairro Candeias.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, existe um cronograma para essa ação que é realizada nos bairros com o objetivo de evitar que esses materiais sejam jogados em praças, canteiros públicos, terrenos baldios ou até mesmo nos canais de drenagem pluvial, o que dificulta o escoamento das águas das chuvas e pode causar alagamentos.
A operação segue no bairro Candeias até sábado (18). Em seguida, se deslocará para os bairros Jurema (dos dias 20 a 22) e São Pedro (de 23 a 31).

Orientação – Além da conscientização sobre os riscos de manter nas residências materiais sólidos inservíveis de maior volume, pois podem atrair animais peçonhentos como escorpiões e até mesmo o mosquito Aedes aegypti, os educadores ambientais – equipe da Prefeitura que passa de casa em casa antes da Operação Cata-Bagulho – orientam os moradores sobre os dias e horários das próximas coletas.
Após um reparo emergencial na caixa de drenagem, localizada na Rua Sérgio Vieira de Melo (rua do Ifba), na Urbis V, bairro Zabelê, a via foi liberada nessa quarta-feira (9), e o trânsito voltou a funcionar normalmente, incluindo o transporte público. Além desse ajuste, que consistiu na execução de outra caixa com bloco de concreto estrutural, piso e laje de concreto armado, foi feita a reposição de manilhas coletoras dos dispositivos de drenagem. A estrutura da caixa havia sido danificada por conta de infiltrações causadas pelo grande volume de água das chuvas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o reparo vai impedir que a água da caixa infiltre o solo e cause problemas como erosão e deterioração do pavimento, bem como permitir o funcionamento correto da rede de drenagem. O sistema em boa execução traz mais conforto, segurança e fluidez ao trânsito, do mesmo modo que auxilia na acessibilidade e locomoção da população.
A Prefeitura de Vitória da Conquista teve mais quatro propostas aprovadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos desta nova etapa chegam a aproximadamente R$ 100 milhões. O resultado dos pedidos foi divulgado na noite desta quarta-feira (8) no site da Casa Civil do Governo Federal.
O Governo Municipal inscreveu pedido para renovação da frota de ônibus e conseguiu ter aprovados 30 ônibus elétricos. A soma dos investimentos prometidos pela União, por solicitação da Prefeitura, para essa finalidade, é superior a R$ 95 milhões. Também foram contempladas propostas de regularização fundiária, cujo valor é em torno de R$ 1.500.000,00.
“Acreditamos que o trabalho desenvolvido pelas nossas secretarias está dando resultado. Estamos empenhados e atentos às oportunidades que possam favorecer a população de Vitória da Conquista. Além disso, estamos também trabalhando com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida na cidade e pensando no meio ambiente. Ficamos felizes com a divulgação do resultado. Esperamos que o Governo Federal cumpra o que está no papel”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.
PAC Seleções
Em março, a Prefeitura teve confirmada a seleção das sete primeiras propostas cadastradas pelo município. Os valores chegam a um total de R$ 10.851.591,14, que serão destinados à construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na praça Sá Barreto; dois veículos de transporte escolar; uma creche, um espaço esportivo comunitário, duas unidades básicas de saúde, nos bairros Jardim Valéria e Campinhos; e uma unidade odontológica móvel.
Além dessas, foram selecionadas outras duas propostas: uma do Governo do Estado para regularização fundiária e a outra da Associação de Pequenos Agricultores do Sudoeste (APASBA), para construção de 50 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida – Rural e Entidades – Faixa 1.
Os resultados podem ser conferidos aqui: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes/resultados-da-selecoes) e aqui (https://www.gov.br/casacivil/pt-br/novopac/selecoes-minha-casa-minha-vida-entidades-e-rural