AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Nesta sexta-feira, 24 de abril, o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, liberou R$ 1,2 bilhão para obras em todo o país. É o maior montante já transferido em uma única ação pelo Novo PAC Saúde e beneficiará 11 milhões de brasileiros com a expansão da assistência.

Ao todo, foram emitidas 541 ordens de serviço em 505 municípios, contemplando Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Com a articulação da União com estados e municípios, o Governo do Brasil reafirma o compromisso com a redução das desigualdades regionais e a ampliação do acesso à saúde pública de qualidade, evidenciando que a integração entre os entes federados é essencial para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir mais equidade no atendimento à população brasileira.

“É o SUS sendo ampliado com rapidez, presença do Governo do Brasil e justiça social. Onde antes faltava estrutura, o governo do presidente Lula está fazendo chegar Unidades Básicas de Saúde, centros de atendimento em saúde mental e voltados a pessoas com deficiência. É investimento que vira obra, obra que vira atendimento e atendimento que melhora a vida do povo brasileiro”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

 

CONSTRUÇÕES PELO NOVO PAC SAÚDE — Com as novas ordens de serviço, o Novo PAC Saúde chegará a 85% de obras em execução ou concluídas, equivalente a mais de 2,8 mil. São construções de novas policlínicas, maternidades, UBS indígenas, entre outras. Da implantação de uma UBS em Fundão, no Espírito Santo, à implantação de um Caps em Alto Alegre, em Roraima, a oferta de mais serviços de saúde amplia o cuidado para quem mais precisa.

A expansão da oferta de serviços é uma prioridade e faz com o que o cuidado especializado alcance regiões mais remotas e necessitadas do país, uma das frentes do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa do

Governo do Brasil está voltada à ampliação do acesso da população a consultas, exames e cirurgias para reduzir filas e tempo de espera, especialmente em regiões com vazios assistenciais, por meio de estratégias como unidades móveis de saúde, mutirões e reforço da rede de atendimento.

EMPREGO E RENDA — Além de melhorar o atendimento em saúde, a iniciativa estimula a economia local com a geração de emprego e renda, fortalecendo a infraestrutura econômica e social do país. O pagamento foi realizado de forma integral, por meio de transferências fundo a fundo, conforme a Portaria GM/MS nº 6/2017. A liberação está vinculada à emissão da Ordem de Serviço, reforçando o compromisso com a execução imediata das obras e maior agilidade na entrega dos resultados.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Jerônimo Rodrigues Souza, do Partido dos Trabalhadores, subiu o tom contra a Azul Linhas Aéreas Brasileiras devido à substituição das aeronaves que operam no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista.

A companhia anunciou que a rota para Salvador, atualmente operada pelo ATR 72 de 72 assentos, passará a ser atendida pelo Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta, com capacidade para apenas nove passageiros. A mudança representa uma redução drástica na oferta para a Capital Baiana e acende um alerta sobre o possível isolamento aéreo da Terra do Radialista Herzem Gusmão.

Durante entrevista coletiva em Brumado, nesta sexta-feira (24), o chefe do Executivo Baiano exigiu respeito à terceira maior cidade da Bahia e destacou que o Estado tem feito investimentos pesados para garantir a infraestrutura aeroportuária, pontuando que a redução da capacidade prejudica o desenvolvimento econômico.

“Nós não vamos aceitar que Vitória da Conquista seja tratada dessa forma. O Governo do Estado investiu e continua investindo no Aeroporto Glauber Rocha para que tenhamos voos de qualidade e com aeronaves modernas. Cobramos da Azul o respeito que a cidade merece e que a oferta de assentos seja mantida para não prejudicar o Sudoeste Baiano”, afirmou Jerônimo Rodrigues. A decisão também gerou forte repúdio de lideranças.

O empresário José Maria Alves Caires, entusiasta da aviação e ex-prefeito de Dom Basílio, classificou a mudança como um sinal de que “Conquista está abandonada”. Já o radialista e vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Luís Carlos Dudé, do União Brasil, criticou o uso do que chamou de “teco-teco”, afirmando que Conquista não pode aceitar um retrocesso que remete a 80 anos atrás. *com informações do blog do Anderson

CORTINA E CIA COLCHÕES

O leilão que vai definir as concessionárias responsáveis pela administração das BR-324 e BR-116, na Bahia, está previsto para novembro deste ano, de acordo com o Ministério dos Transportes. Já os editais de licitação referentes à concessão dos trechos que compõem a chamada Rota 2 de Julho devem ser divulgados em julho.

A Rota 2 de Julho abrange o acesso ao Anel de Contorno de Feira de Santana até o entroncamento com a BR-116, além do entroncamento com a BR-324 até o viaduto sobre a BR-116, em Vitória da Conquista.

Além disso, o leilão do trecho da BR-116 que liga parte do entroncamento de Feira de Santana a Salgueiro, no Pernambuco, conhecido como Rota dos Sertões, será realizado no próximo dia 28 de maio.

As vias estão em processo de nova concessão, após a devolução do contrato pela ViaBahia em 15 de maio de 2025 e a transferência da gestão para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Brumado recebeu, nessa sexta-feira (24), um conjunto de importantes obras, entregas e anúncios feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele esteve acompanhado do senador Jaques Wagner e do ministro Rui Costa na agenda com o prefeito Fabrício Abrantes, como também dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que beneficiaram o município com mais de R$ 6 milhões em recursos de suas emendas parlamentares.

Entre os principais anúncios do governador está a autorização para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Brumado, considerado uma obra histórica, com investimento superior a R$ 200 milhões, que vai promover melhorias significativas na infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população.

Na área da saúde, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Clemente Alves Gondim, ampliando o acesso aos serviços de atenção básica no município. Já no campo habitacional, houve a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, com a previsão de construção de 200 novas unidades habitacionais.

Além disso, foram entregues sistemas de abastecimento de água, fortalecendo o fornecimento hídrico, especialmente nas comunidades da zona rural e anunciado a requalificação do Mercado Municipal, a pavimentação de vias urbanas e de estrada municipal e a ampliação da barragem de Cristalândia.

Ao destacar as ações, o deputado federal Waldenor Pereira reafirmou o compromisso do seu mandato com o desenvolvimento de Brumado. “Como apoiador da gestão do prefeito Fabrício Abrantes e integrante do time do trabalho na Bahia, celebramos essas conquistas e seguimos contribuindo com investimentos importantes para o município”, afirmou.

Somente em 2026, os mandatos de Waldenor e Zé Raimundo já destinaram aproximadamente R$ 5 milhões em emendas parlamentares ao Governo Municipal, reforçando áreas estratégicas e ampliando a capacidade de investimento da gestão local.

Fotos: Igor Chaves

CORTINA E CIA COLCHÕES

O atendimento às demandas apresentadas pelo município de Caraíbas ao Governo do Estado deve resultar em investimentos que ultrapassam R$ 50 milhões, contemplando áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura. Os pleitos foram discutidos na manhã desta quarta-feira (22), durante reunião na Governadoria, em Salvador, com o governador Jerônimo Rodrigues.

A agenda foi articulada pelos deputados Waldenor Pereira ( federal) e Zé Raimundo (estadual), que participaram do encontro do prefeito Renatinho, o vice-prefeito Arnaldo, o ex-prefeito Luizinho e os vereadores Tunas, Flávio Meira, Gil e Emanuela (Mana). O governador esteve acompanhado de secretários estaduais e dirigentes de órgãos estratégicos do governo.

Entre os principais investimentos apresentados estão a construção de uma ponte sobre o Rio Gavião, com custo estimado em R$ 18 milhões, e a implantação de um colégio de tempo integral, orçado em cerca de R$ 21 milhões.

Também integram o conjunto de ações a pavimentação de bairros (R$ 1,8 milhão), a requalificação da orla (aproximadamente R$ 5 milhões), a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e intervenções viárias, como a implantação e requalificação de rotatórias de acesso ao município, além da reforma e ampliação do Mercado Municipal de Caraíbas.

Além disso, foram discutidas ações para ampliação do abastecimento de água na zona rural, com a instalação de sistemas simplificados em diversas comunidades, em parceria com a Embasa, bem como a entrega de veículos para reforço da estrutura administrativa e de saúde.

Durante o encontro, o governador ouviu os pleitos e sinalizou positivamente para o atendimento da maior parte das solicitações, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento de Caraíbas.

Os deputados também destacaram o início da gestão do prefeito Renatinho, ressaltando a expectativa da população por avanços no município e o compromisso conjunto de trabalhar pelo desenvolvimento de Caraíbas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Tribuna Livre da Câmara Municipal foi ocupada na manhã desta sexta-feira (24), por representantes do bairro Recreio (antiga Conquistinha), que utilizaram o espaço para denunciar o clima de insegurança, vandalismo e degradação social e ambiental que, segundo eles, foi intensificado pela presença do Centro Pop (unidade de acolhimento para população em situação de rua) na localidade. Os moradores foram enfáticos ao cobrar da Prefeitura uma data definitiva para a mudança do equipamento público, alegando que a comunidade vive sob um “protocolo de guerra” para sair de casa.

Caio César Aguiar, um dos representantes da comunidade, afirmou que o bairro enfrenta o problema há mais de uma década, mas que a situação atingiu um ponto insuportável recentemente. Ele descreveu um cenário de “cracolândia sob supervisão da prefeitura”. “Não vamos admitir a instauração de uma cracolândia no bairro. […] É uso de crack indiscriminado na porta de nossas casas, pessoas fazendo xixi, propriedades privadas invadidas e carros quebrados. Isso é normal? Você não poder sair de casa para levar o filho para brincar?”, questionou Caio.

A moradora Poliana Silva de Jesus Alexandrino reforçou as críticas à gestão municipal, especificamente ao secretário de Desenvolvimento Social, Michel Farias. Com um abaixo-assinado de 800 assinaturas em mãos, ela relatou que os canais de diálogo com a prefeitura foram cortados. “O secretário Michel me bloqueou do celular, como bloqueou vários outros moradores. Nós queremos data para a retirada do Centro Pop do bairro. São 14 anos disso lá. A biblioteca está toda depredada, pichada por delinquentes. Onde estão as crianças que iam para lá? Estamos cansados”, desabafou Poliana.

O vereador Nelson de Vivi (PSD), que solicitou a antecipação da fala dos moradores, solidarizou-se com a causa e confirmou que a situação é “insustentável”. Ele destacou o impacto negativo no comércio local e os danos materiais sofridos por proprietários de veículos na região. “O comércio tem passado por dificuldades, eles [usuários] trazem danos quando não recebem doações. Nosso mandato está unido a essa comunidade. Já temos reunião marcada com o secretário Michel para que ele dê um prazo urgente de retirada”, afirmou Nelson.

O vereador Xandó (PT) também se manifestou, apontando falhas na gestão e na segurança pública. Ele ressaltou que a falta de policiamento fixo permite que traficantes atuem no entorno do Centro Pop, coagindo aqueles que buscam ajuda.
“A notícia que tive da Guarda Municipal é que existia um serviço diário ali e que foi suspenso. Não dá para a Guarda chegar e sair. O usuário do Centro Pop muitas vezes quer sair dessa situação, mas está cercado o tempo inteiro de traficantes. Falta gestão efetiva para lidar com isso”, pontuou Xandó.

O presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL), assegurou que a Câmara continuará acompanhando o caso de perto. Os moradores prometem manter as mobilizações nas ruas e nas redes sociais até que a Prefeitura apresente um cronograma oficial para a transferência do Centro Pop para um local mais adequado, que não comprometa a segurança dos residentes e ofereça estrutura digna aos assistidos.

Por Camila Brito

O repórter João Melo esteve na Câmara de Vereadores , confira o vídeo no instagram

CORTINA E CIA COLCHÕES

A companhia aérea anunciou a substituição da aeronave ATR-72, de 72 lugares, pelo monomotor Cessna Grand Caravan EX, com apenas nove assentos para passageiros. Apesar de mudar a frequência de voos de três para quatro semanais, a oferta de lugares cai de 216 para 36 por semana.

Zé Raimundo, que já havia se pronunciado sobre a questão na Assembleia Legislativa da Bahia, falou com o secretário sobre a sua preocupação com a medida da Azul. Ele destacou que a agenda foi determinada pelo governador Jerônimo Rodrigues como prioridade, reforçando o compromisso do governo do estado em garantir a conectividade de uma das regiões mais estratégicas da Bahia com a capital.

O deputado federal Waldenor Pereira ressaltou o impacto negativo que a redução pode causar não apenas para Vitória da Conquista, mas todo o sudoeste baiano. Ele lembrou que o tema já vem sendo tratado também em Brasília, com interlocução junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e defendeu maior atenção das companhias aéreas ao potencial econômico da região.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão legislativa desta quarta-feira (22) o vereador Ricardo Babão (PCdoB) utilizou a tribuna para rebater críticas às gestões do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, feitas pela oposição e listar conquistas para a região. O parlamentar destacou que o desenvolvimento da infraestrutura na Bahia é fruto de um projeto político de continuidade e compromisso com o povo.
Babão rebateu questionamentos sobre o cumprimento de promessas, citando obras de pavimentação e a construção do novo aeroporto como provas da eficácia dos governos ligados à esquerda. “Dizem aqui que as obras não acontecem, que a pessoa promete. A estrada que liga Pradoso a Bate-Pé, tinha gente falando que usaria saia se saísse, e ali saiu. O aeroporto de Conquista saiu também. Obras de governos ligados à esquerda”, pontuou o vereador, reforçando que a economia do país tem dado sinais de melhora.
Sobre o congestionamento registrado recentemente na região do anel viário, Babão interpretou o fluxo intenso como um indicador econômico positivo: “É prova que o avanço do governo está aí. Muita gente vindo de Ilhéus, de Porto Seguro, isso é reflexo de um governo que está melhorando a economia, o povo está conseguindo dinheiro para viajar para o litoral”.
Apesar dos elogios, o parlamentar garantiu que o papel do vereador é cobrar, independentemente da cor partidária. Ele mencionou a necessidade urgente de viadutos e melhorias na malha aérea local. “Nós vamos cobrar os viadutos, que foi um compromisso do ministro e também do nosso governador Jerônimo. Vai acontecer. No dia 29, meu deputado federal Daniel Almeida terá uma agenda com o ministro para resolver o problema da aviação aqui, principalmente com a Azul Linhas Aéreas”, anunciou.
Ricardo Babão detalhou uma série de ações de manutenção que estão sendo executadas ou que entrarão no cronograma da Secretaria de Serviços Públicos para os próximos dias, atendendo a diversas localidades, como o patrolamento e cascalhamento no bairro Renato Magalhães, Pé de Galinha, Outeiro, Fumaça e Vila Verde, Boa Sorte, Ribeirão e Boqueirão.
“Este é o nosso papel: mostrar ao povo o que a gente vem fazendo. Ando de cabeça erguida em cada canto da cidade porque eu trabalho e não tenho medo de cobrar”, finalizou Babão.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta quarta-feira (22), o UP Notícias entrevistou o deputado estadual da Bahia, Fabrício Falcão (PCdoB), e os vereadores, Paulinho Oliveira (PSDB) e Ricardo Babão (PCdoB) que falaram sobre os desafios que serão enfrentados durante as Eleições de 2026, o cenário político presente atualmente no estado e a parceria entre os três políticos.

Durante a entrevista, Fabrício Falcão defendeu a reforma no sistema eleitoral brasileiro, ressaltando que, no sistema atual, as eleições ficam mais fragmentadas e caras de serem viabilizadas. “O país precisa, é mais econômico, é mais barato pro país […] Cada eleição dessa custa ao país, só de repasse eleitoral, R$5 bilhões, que é o custo financeiro de realizar a eleição”, explicou.

O deputado destacou que uma unificação nas eleições para vereadores, prefeitos, governadores, presidente da República, deputados e senadores poderia colaborar com as campanhas eleitorais. “Ano passado estava saindo da eleição de vereador e prefeito, que eu tive que lutar para eleger meus vereadores, meus prefeitos e hoje já tô aqui agora na correria de garantir uma eleição minha de deputado, de governador, de senador, de presidente e isso é caro”, acrescentou Fabrício Falcão.

Por outro lado, os vereadores Ricardo Babão (PCdoB) e Paulinho Oliveira (PSDB) comentaram sobre as ações voltadas para o Povoado da Roseira e Fazenda Paixão, construção de um posto de saúde no bairro Ibirapuera, reforma da quadra do bairro Guarani, entre outras medidas que os vereadores destacaram como resultado da parceria com deputado estadual.

Confira a entrevista completa:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na sessão desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista concedeu Moção de Aplauso ao advogado conquistense Jônatas Meireles. A honraria celebra sua recente nomeação para a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão máximo da disciplina e justiça no futebol brasileiro.

Meireles, que possui uma trajetória consolidada no direito público, tendo atuado inclusive como Procurador-Geral do Município, agora assume o desafio de analisar súmulas, oferecer denúncias e zelar pela ética nas competições nacionais. Sua ascensão ao tribunal, sediado no Rio de Janeiro, é um reconhecimento ao trabalho jurídico desenvolvido na Bahia e uma projeção da advocacia regional no cenário federal.

Em seu discurso na tribuna, Jônatas Meireles não escondeu o orgulho de representar sua terra natal. Ele enfatizou que pretende utilizar o novo espaço para projetar o nome da cidade. “Vou levar o nome de Vitória da Conquista para onde puder, nesse estado da Bahia e também no Brasil. A gente sabe que Vitória da Conquista é uma cidade que naturalmente busca o protagonismo”, afirmou o advogado.

Além do aspecto jurídico, o novo procurador do STJD destacou que sua atuação também será voltada para fortalecer o setor esportivo local, buscando maior visibilidade e recursos para o município. “Buscaremos também que Vitória da Conquista tenha toda a opção necessária para ser ainda mais expoente no esporte. A cidade não pode continuar tímida nessa questão de reconhecer a capacidade do esporte. Dessa forma, a gente quer fazer com que Vitória da Conquista tenha essa proeminência nacional”, pontuou Meireles.

Ao finalizar sua fala, o homenageado agradeceu aos vereadores, citando o presidente da Casa, Ivan Cordeiro, e outros colegas presentes, reforçando o valor institucional da Câmara Municipal. “Gostaria mesmo de agradecer. Não tenho palavras, fico muito orgulhoso. E quero também deixar aqui registrada a minha admiração por essa Casa”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES