Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (29), o vereador Fernando Jacaré (PT) utilizou a Tribuna para defender a ampliação de investimentos em infraestrutura, saúde e mobilidade urbana em Vitória da Conquista, além de reforçar o papel do parlamentar na articulação de recursos para o município.
O vereador destacou a necessidade de manutenção contínua da cidade, com ações como tapa-buracos, roçagem e melhoria da iluminação pública. “A população cobra ações imediatas, como a recuperação das vias, limpeza urbana e troca de lâmpadas. Esse é um trabalho essencial que precisa ser intensificado”, afirmou.
Jacaré também ressaltou a importância de obras estruturantes e citou articulações junto ao governador Jerônimo Rodrigues para viabilizar novos investimentos. Entre eles, mencionou melhorias em rodovias que ligam Vitória da Conquista a municípios vizinhos, além da construção de equipamentos públicos.
O parlamentar citou projetos como novas unidades escolares de tempo integral, investimentos na área da saúde — incluindo ampliação de leitos e estrutura hospitalar — e intervenções em bairros da cidade. “Nosso papel vai além de fiscalizar: é buscar recursos, garantir investimentos e transformar a realidade da população”, destacou.
Ele também mencionou ações em andamento em localidades como Vila Elisa, Lagoa das Flores e loteamentos da zona oeste, com obras de pavimentação, drenagem, praças públicas e saneamento básico. Segundo o vereador, essas intervenções contribuem para melhorar a qualidade de vida da população.
Jacaré relembrou ainda conquistas anteriores, como obras de asfaltamento em comunidades que antes não tinham acesso a infraestrutura adequada, e destacou a importância da continuidade dessas ações. “Muitos duvidavam que esses avanços chegariam, mas hoje são realidade. Precisamos seguir trabalhando para ampliar ainda mais esses resultados”, disse.
Ao final, o vereador reforçou a expectativa por novos anúncios de investimentos no município. “Seguimos firmes na busca por melhorias. O que a população quer são resultados, mais investimentos e uma cidade cada vez melhor para todos”, concluiu.
O Governo da Bahia segue ampliando os investimentos na regionalização da saúde pública e na qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) com a reforma e modernização do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), obra estruturante que receberá investimento de aproximadamente R$ 90 milhões.
A intervenção integra o conjunto de ações do governo Jerônimo Rodrigues para fortalecer a rede pública estadual, ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais dignidade, eficiência e humanização aos serviços ofertados à população do Sudoeste baiano e regiões pactuadas, incluindo usuários do Norte de Minas Gerais — um universo estimado em cerca de 2 milhões de pessoas.
Construído há mais de quatro décadas, o hospital responde historicamente a uma demanda crescente em uma macrorregião formada por 74 municípios. Ao longo dos anos, ampliações e adequações prediais foram realizadas para assegurar a continuidade da assistência. Entretanto, o crescimento populacional e a maior complexidade dos atendimentos tornaram necessária uma ampla requalificação da estrutura física e tecnológica da unidade.
O projeto prevê a implantação de uma nova emergência, 11 salas cirúrgicas, ampliação de 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), implantação de um novo serviço de hemodinâmica, uma nova Central de Material e Esterilização (CME) e um novo edifício administrativo. Esses equipamentos integrarão uma nova estrutura de quatro andares, voltada à reorganização da gestão hospitalar e à melhoria das condições de trabalho dos servidores públicos.
A atual área administrativa será substituída por instalações modernas, ampliadas e funcionais, reunindo as sete diretorias do complexo — Direção-Geral, Diretoria Administrativa, Diretoria Clínica, Diretoria Técnica, Diretoria de Enfermagem, Recursos Humanos e Diretoria Financeira — fortalecendo a capacidade de planejamento, coordenação e gestão da unidade.
A obra reafirma uma diretriz estratégica do governo Jerônimo Rodrigues: investir na interiorização das políticas públicas, reduzir desigualdades regionais e consolidar uma saúde pública mais resolutiva, humanizada e territorializada. Mais do que uma intervenção física, a reforma representa investimento na valorização do SUS, dos trabalhadores da saúde e no direito da população a um atendimento de qualidade.
A agenda do Governo do Estado em Vitória da Conquista tem priorizado ações estruturantes para adequar o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) às demandas atuais e futuras da região, com investimentos em edificações, modernização das redes elétrica e hidráulica, incorporação tecnológica e novos equipamentos hospitalares.
Com a iniciativa, o governo baiano reafirma o compromisso com um projeto político orientado pela inclusão social, pela presença do Estado e pelo fortalecimento dos serviços públicos como instrumentos de promoção da cidadania e do desenvolvimento regional.
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 26.209/2026, que prevê reajuste salarial de 5,3% para professores da rede estadual, de forma escalonada. De acordo com a matéria, o Estado estabelecerá recomposição de 3,3% sobre os salários praticados em 2025, com efeito retroativo a 1º de fevereiro de 2026, além do acréscimo de 2% a partir de junho. A proposta, enviada pelo Poder Executivo, foi votada mesmo diante de tentativas de obstrução por parte da oposição e críticas de parlamentares, como Hilton Coelho (PSOL), que questionaram os termos do aumento.
Durante a tramitação, deputados do bloco de minoria criticaram o parcelamento do reajuste concedido. Na discussão em plenário, Luciano Ribeiro (UB) argumentou que, apesar da adequação ao piso, o Estado ainda não garantiria uma remuneração equivalente ao salário mínimo da categoria em todos os casos.
Hilton Coelho apresentou uma emenda propondo a antecipação total do reajuste, em substituição ao modelo escalonado previsto no projeto original. No entanto, o relator da matéria, Vitor Bonfim (PSB), recomendou a rejeição da proposta sob o argumento de que a mudança implicaria aumento de despesas, o que seria inconstitucional no âmbito do Legislativo. A emenda acabou sendo rejeitada pela maioria dos deputados.
Encaminhada no fim de março, a proposta contempla professores do Ensino Fundamental, Médio e também da educação indígena. Segundo o Governo do Estado, o reajuste garantirá vencimentos acima do piso nacional, fixado em R$ 5.130,64 para 40 horas semanais em 2026. O texto aprovado prevê, a partir de junho, elevação do salário inicial para R$ 5.233,26. Na mensagem enviada pelo Executivo que acompanhou o projeto, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a medida beneficia mais de 45 mil profissionais, entre ativos e aposentados, e reforça a política de valorização da educação na Bahia.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei que prevê o reajuste escalonado do piso salarial dos professores da rede estadual. A proposta, enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), prevê um aumento total de 5,4% no salário mínimo da categoria. O PL foi aprovado nesta terça-feira (28), apesar da obstrução da oposição e críticas do deputado Hilton Coelho (PSOL).
O bloco da minoria e o parlamentar psolista criticaram a proposta da gestão estadual e afirmaram que o reajuste total deveria ser feito de forma imediata. Durante a discussão da matéria, o deputado Luciano Ribeiro (União) chegou a dizer que, apesar da readequação do piso, o governo do estado ainda não pagaria o salário mínimo dos professores.
Hilton Coelho chegou a apresentar uma emenda na tentativa de antecipar o reajuste total em vez do aumento escalonado. Todavia, o relator Vitor Bonfim (PSB) opinou pela rejeição da emenda de Hilton por interpretar que iria gerar gastos nos cofres públicos, sendo assim inconstitucional para a atividade parlamentar na AL-BA. A modificação do texto original foi negada em plenário pelos deputados presentes na sessão.
A proposta chegou no sistema da AL-BA no dia 1º de abril, um dia após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciar que faria o envio. O reajuste prevê pagamentos retroativos desde janeiro deste ano, com previsão dos repasses no mês de maio. O primeiro reajuste será de 3,4% sendo aplicados em abril e, posteriormente, mais 2% a partir do mês de junho.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nesta terça-feira (28), o UP Notícias entrevistou o jurista, advogado, político e ex-ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo. Durante a entrevista, o ex-ministro discutiu sobre a reforma do Poder Judiciário e do sistema político como um todo, liberdade de expressão e limites legais que devem ser seguidos e também descreveu a política nacional como “desconjunta”.
José Eduardo Cardozo foi ministro da Justiça entre 2011 e 2016, participou da Advocacia Geral da União (AGU) para defender a ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment e atua hoje como advogado, professor de Direito das universidades PUC e ESPM e comentarista político do quadro “O Grande Debate” do canal CNN Brasil.
Cardozo afirmou que o Brasil “desconjuntou” institucionalmente após o processo que levou ao impeachment de Dilma em 31 de agosto de 2016. “Parece que quando há aquilo que eu chamo de golpe de Dilma Rousseff, nós passamos a ter um enfraquecimento cada vez maior do executivo. O parlamento conseguiu construir a ideia do orçamento impositivo. Tudo que gera conflito é levado ao Judiciário. O Judiciário nem sempre respeita os limites da sua atuação”, explicou.
O ex-ministro afirmou que o sistema brasileiro está defasado, o que gera corrupção, descontrole e falta de governabilidade. “O único caminho é uma reforma política que possa recolocar o Brasil nos eixos. Se nós não fizermos isso, eu não tô vendo saída no fundo do túnel não. O problema é que a sociedade ainda não percebeu que o nosso sistema político é o responsável disso”, declarou Cardozo.
Um dos principais pontos discutidos na reforma do sistema judiciário é o aumento na agilidade e eficiência do sistema de justiça. O Judiciário brasileiro registrou mais de 83 milhões de processos em tramitação no ano de 2023, um número recorde, e começou o ano de 2026 com 75 milhões de processos pendentes, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A justiça brasileira é sobrecarregada já, acho que há mais de um século e a coisa cada vez mais se agrava. Isso implica em duas situações: na morosidade ou na falta de tempo para reflexão por parte de magistrados para tomarem decisões jurídicas justas e de qualidade. Então, eu acredito que isso precisa ser revisto. Nós precisamos adotar formas em que a justiça seja mais ágil, mais coerente e, portanto, mais harmoniosa”, reiterou o ex-ministro da Justiça.
Confira a entrevista completa com José Eduardo Cardozo:
Uma denúncia de “rachadinha” contra o vereador Gilvan Nunes Pereira, conhecido como Dinho dos Campinhos, do Republicanos, agitou os bastidores da Política Conquistense nesta segunda-feira (27). Segundo o dossiê encaminhado ao Ministério Público do Estado da Bahia a à Corregedoria da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, um ex-assessor acusa o parlamentar de exigir a devolução de parte substancial de seus salários. A denúncia detalha que o esquema funcionava via transferências bancárias e Pix. Em um dos áudios atribuídos ao vereador, ele explica ao servidor que o acordo previa que o assessor ficasse com apenas R$ 700, enquanto o restante deveria ser repassado. Extratos e prints revelam que, em determinadas ocasiões, após as devoluções, o saldo da conta do servidor chegava a ficar negativo. Estima-se que, ao longo do período documentado, os valores devolvidos somem entre R$ 45 mil e R$ 60 mil.
A prefeitura de Guanambi desmentiu em suas redes sociais uma fake News divulgada pelo candidato derrotado ao governo em 2022, ACM Neto, que publicou em suas redes sociais um vídeo, produzido com inteligência artificial, de que o hospital de Guanambi era uma promessa não cumprida pelo governador Jerônimo Rodrigues.
“Senhor @acmneto, a bem da verdade, é válido esclarecer que o Hospital Geral de Guanambi (HGG) já existe. Ele foi inaugurado em 27 de julho de 1998; portanto, tem quase 30 anos. Não se pode prometer o que já existe”, informa a postagem.
Em outro trecho, a administração municipal reforça que “Aliás, as instalações do HGG — que atende Guanambi e toda a região — foram ampliadas e ganharam novos leitos e uma maternidade ampla e confortável. Foram entregues também os modernos setores de imagem e de neurocirurgia”
*Obras avançadas*
A prefeitura de Guanambi explica ainda que “O único hospital público que foi prometido em nossa cidade e está sendo construído é a sede própria do Hospital Municipal de Guanambi. As obras estão bem avançadas, fruto de emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida, convênio com a CEF e contrapartida municipal”.
Fonte: Resenha de Notícias
Em uma data marcada por simbolismo pessoal, a delegada Gabriela Garrido escolheu o dia do seu aniversário para anunciar um novo capítulo em sua trajetória pública: sua pré-candidatura ao cargo de deputada federal.
O anúncio foi feito por meio de um vídeo de caráter intimista, gravado em sua residência. Na mensagem, a delegada compartilha reflexões sobre sua caminhada, seus valores e os desafios que a motivam a ampliar sua atuação no cenário político nacional.
Ver essa foto no Instagram