Ações serão realizadas em Vitória da Conquista, Nova Fátima, Nazaré e Boquira
Os processos licitatórios para a execução das obras de infraestrutura em quatro diferentes municípios baianos, que são Vitória da Conquista, Nova Fátima, Nazaré e Boquira, a serem realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foram iniciados com a divulgação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE). As ações são de pavimentação de rodovias e para construção de ponte e de novo terminal rodoviário. Com um investimento previsto de R$ 38,8 milhões, a próxima etapa das licitações, que tiveram os avisos publicados no último sábado (09), será a abertura das propostas em 26 de maio.
No Sudoeste baiano, mais precisamente em Vitória da Conquista, os acessos às BAs 263 e 693 e à BR-116 serão pavimentados em um total de 14,1 km. A obra com investimento estimado de R$ 13,8 milhões facilitará a chegada até as localidades, como Batuque, Vereda do Progresso, Campo Formoso, Veredinha, Abelhas, Inhobim, Queimadas, Matinha, Corta Lote, Poço Verde e Lagoa do Boi. Já em Nova Fátima, na região da Bacia do Jacuípe, o trajeto dos moradores do povoado de São Joaquim até a sede municipal para acesso à saúde, educação e ao setor de comércios e serviços será mais rápido e seguro com o asfaltamento do trecho de 12,3 km. Com o valor previsto de R$ 16,3 milhões, também contemplará o escoamento da produção da pecuária leiteira.
“As obras que conectam os distritos e povoados à malha rodoviária pavimentada do estado são de grande importância não só para a mobilidade dos moradores no dia a dia, mas, também, por serem vetores de desenvolvimento econômico. Com a pavimentação desses trechos, o escoamento da produção agrícola e pecuária local fica garantido, especialmente durante o período de chuvas. Essas intervenções também contribuem para a geração de emprego e renda nas comunidades do entorno dos núcleos agrícolas”, destaca Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura.
Ponte sobre o Rio Jaguaripe, em Nazaré
Quando chegar em Nazaré, o deslocamento entre as regiões do Recôncavo e do Baixo Sul baiano será facilitado com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguaripe, na passagem urbana do município, que dá acesso à BA-001. A ponte com 61 m de extensão será implantada entre os bairros de Apaga Fogo e Muritiba e atenderá aos 27 mil moradores da região do Recôncavo. As ações vão ajudar na atração de novos negócios para a região, além do desenvolvimento da agricultura local. A obra tem valor estimado de R$ 6,6 milhões.
Novo Terminal Rodoviário de Boquira
Em Boquira, um novo terminal rodoviário será construído pela Seinfra a fim de atender aos mais de 19 mil moradores do município. A licitação para a implantação do equipamento rodoviário, que será feita em um terreno de 9.919,38 m² e contará com 4,7 mil m² de área construída, também foi iniciado no último sábado (09). A estrutura contará com 4 baias ônibus. As ações têm o investimento previsto de R$ 2,1 milhões.
Fonte e foto: Ascom / Seinfra
A Câmara Municipal realizará, no próximo dia 20 de maio de 2026, às 09 horas, uma Sessão Especial Itinerante no SEST/SENAT, com o objetivo de discutir a campanha Maio Amarelo, movimento internacional voltado à conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.
A chegada do mês de maio marca o início dessa importante mobilização global, que busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes nas vias urbanas e rodovias. Em 2026, o tema oficial da campanha é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, da atenção ativa e da humanização no trânsito. A proposta é incentivar motoristas, pedestres e ciclistas a adotarem atitudes mais conscientes e cuidadosas, contribuindo para a redução de acidentes, feridos e vítimas fatais.
O Maio Amarelo propõe uma reflexão coletiva sobre comportamentos no trânsito, incentivando atitudes mais responsáveis, empáticas e seguras por parte de todos os usuários das vias. Com o engajamento de governos, empresas e da população, a campanha promove ações educativas que reforçam a importância da preservação da vida. Entre os principais focos estão o respeito às leis de trânsito, a valorização da convivência harmônica e a proteção dos usuários mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.
Nesse contexto, a realização da Sessão Especial Itinerante no SEST/SENAT se apresenta como um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva. O encontro reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas, ações educativas e medidas preventivas que contribuam para a redução dos acidentes e para a promoção de um trânsito mais seguro.
A iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo com a defesa da vida e a segurança da população, além de ampliar o debate público sobre um tema de grande relevância social. A expectativa é de que a sessão contribua para fortalecer a conscientização coletiva e incentivar mudanças de comportamento que salvam vidas.
A participação da comunidade é essencial para o sucesso da campanha, uma vez que a transformação no trânsito depende do envolvimento de todos. O Maio Amarelo é, acima de tudo, um convite à responsabilidade compartilhada e ao respeito mútuo nas vias.
Serviço:
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 09h
Local: SEST/SENAT
* O Supremo Tribunal Federal promete uma semana agitada. Para além das cerimônias e festividades de praxe por conta da mudança na presidência do TSE, os ministros estão agora sob intensa pressão do Legislativo pela discussão sobre as mudanças na dosimetria das penas aplicadas aos golpistas de 8 de janeiro, aprovadas pelo Senado na semanapassada e suspensas pelo ministro Alexandre de Moraes. O presidente do STF, ministro Edson Fachin, deve se reunir nos próximos dias com parlamentares para discutir a questão. Segundo interlocutores, Fachin aguarda que Moraes libere o caso para julgamento antes de pautar as ações no plenário, mas sinalizou que a análise não deve demorar após a conclusão da fase inicial do processo. A suspensão determinada por Moraes atingiu, por ora, apenas execuções penais relacionadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. (Folha)
* Em paralelo, o ministro do STF Kassio Nunes Marques foi sorteado como relator do pedido de revisão criminal apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para tentar anular a condenação de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. A ação, protocolada na última sexta-feira, pede a absolvição de Bolsonaro e sustenta que o julgamento conduzido pela Primeira Turma do Supremo teria apresentado irregularidades. Segundo a defesa, a revisão criminal não está relacionada à nova Lei da Dosimetria aprovada pelo Congresso, mas busca corrigir supostas violações legais no processo já transitado em julgado. (Estadão)
* Caso o pedido de anulação não vingue, osadvogados de Jair Bolsonaro já preparam o pedido de redução da pena, conta Mônica Bergamo, apostando que o Supremo vai manter a decisão do Congresso sobre a dosimetria. (Folha)
* Enquanto isso… A Procuradoria-Geral da República pediu ao STF a condenação do exdeputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo que condenou seu pai por tentativa de golpe de Estado. Para a PGR, Eduardo fez campanha junto ao governo dos Estados Unidos para impor sanções e tarifas comerciais ao Brasil e a autoridades do Judiciário como represália ao julgamento. Alexandre de Moraes, relator do caso, deu prazo de 15 dias para que a defesa se manifeste. (g1)
* Nunes Marques, aliás, está focado na cerimônia de hoje em que será empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O ministro distribuiu convites a toda a República e chegou a convidar até mesmo ex-presidentes que, nesse momento, cumprem pena, como Jair Bolsonaro e Fernando Collor, ambos em prisão domiciliar após condenações no Supremo. Segundo o TSE, os convites seguiram o protocolo tradicional da Corte, com o envio a todos os ex-presidentes vivos e aos integrantes do Congresso Nacional. A eventual presença deBolsonaro e Collor dependerá de autorização do STF. (g1)
* Ciro Gomes não disputará a Presidência da República em 2026 pelo PSDB e será candidato ao governo do Ceará pela sigla. Ciro telefonou para o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, para agradecer o convite feito pelo partido, mas afirmou que seu projeto político neste ano será a disputa estadual. A previsão é que a pré-candidatura seja lançada oficialmente no próximo sábado. Na conversa, Ciro também sinalizou que pretende ajudar os tucanos na definição do palanque presidencial do partido. A expectativa é de que ele participe de reuniões com dirigentes do PSDB nas próximas semanas para discutir os rumos da legenda na eleição nacional. (Metrópoles)
* Em busca de agendas positivas para tempos eleitorais, o governo federal lança hoje o programa Brasil Contra o Crime Organizado, pacote de medidas voltado ao combate às facções criminosas e ao fortalecimento da segurança pública. A iniciativa será apresentada no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano prevê cerca de R$ 11 bilhõesem recursos, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento federal deste ano e outros R$ 10 bilhões em financiamentos do BNDES para estados que aderirem ao programa. A proposta terá quatro eixos principais: combate ao tráfico de armas, asfixia f inanceira do crime organizado, aumento da taxa de esclarecimento de homicídios e reforço da segurança no sistema prisional. (g1)
* O senador Ciro Nogueira trocou sua defesa no caso do Banco Master e passou a ser representado pelo advogado Conrado Gontijo, após romper com a banca Almeida Castro, Castro e Turbay Advogados, do criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro. A mudança ocorre quatro dias depois de o parlamentar ter sido alvo de buscas da Polícia Federal na nova fase da Operação Compliance Zero, autorizada pelo ministro do STF André Mendonça. Segundo Malu Gaspar, aliados do senador avaliam que a “advocacia ostensiva” de Kakay pode prejudicar o acusado, que não tem bons canais com o STF e a PF. Apesar da troca, a nova defesa segue próxima ao mesmo grupo jurídico. Conrado Gontijo é afilhado de Kakay e mantém relação próxima com o criminalista. (Globo)
* Pedro Doria: “E hoje eu vou te mostrar como Flávio Bolsonaro está ganhando uma eleição que a esquerda ainda acha que está disputando na imprensa. Tem charge da Folha, tem detergente Ypê, tem Ciro Nogueira sem advogado — e tudo isso é a mesma história”. Confira a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
INTERNACIONAL
* O presidente americano, Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo entre Washington e o Irã está “na UTI”, apesar de o acordo seguir formalmente em vigor após um mês de trégua. Segundo Trump, o cessar-fogo está “inacreditavelmente frágil”, em meio a novos episódios de troca de tiros entre forças americanas e iranianas no Estreito de Hormuz. O presidente americano também acusou Teerã de voltar atrás em um entendimento para permitir que os EUA retirassem o estoque iraniano de urânio enriquecido. Trump disse que negociadores iranianos haviam concordado verbalmente com a remoção do material nuclear, mas recuaram ao não incluir o compromisso na proposta mais recente apresentada aos americanos. Do lado iraniano, o porta-voz da chancelaria, Esmail Baghaei, rebateu as críticas e afirmou que a proposta enviada porTeerã contém “demandas razoáveis” e medidas voltadas à estabilidade regional. (CNN)
*A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria até que a análise do texto seja concluída pela Corte, foi alvo de críticas dos pré-candidatos de direita e gerou reações no Congresso no f im de semana. Enquanto parlamentares daoposição ameaçam articular uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proponha uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, os presidenciáveis da direita criticaram o ministro. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou a determinação como uma “canetada burocrática” do magistrado contra uma escolha do Congresso. Já Romeu Zema (Novo), afirmou que Moraes “se considera intocável” e “atropela o Congresso”. E Ronaldo Caiado publicou uma nota dizendo que a suspensão da lei “é um ataque à democracia e à separação dos Poderes”. (Globo)
*A insatisfação não se limitou aos políticos. Alguns integrantes do próprio STF manifestaram incômodo com a decisão de Moraes e avaliam que a Corte irá manter o que foi aprovado pelo Legislativo. O objetivo é evitar um novo conflito com os parlamentares, que aprovaram a redução das penas por ampla maioria e derrubaram um veto presidencial à medida. (Folha)
*Até ontem, 24 pedidos de aplicação da Lei da Dosimetria para os condenados do 8 de janeiro haviam sido suspensos por Moraes, entre eles o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, a “Débora do Batom”, condenada a 14 anos de prisão por escrever, com batom, a frase “perdeu, mané” em uma estátua em frente ao STF. Moraes deu cinco dias úteis para o Legislativo apresentar uma resposta sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela federação PSOL-Rede na última sexta. A federação alega que a derrubada do veto foi feita de maneira irregular, já que houve o fatiamento de um veto integral. O ministro afirma que as respostas do Congresso, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria Geral da República podem influenciar na execução e até na definição das penas. (CNN Brasil)
*O senador Ciro Nogueira (PP-PI) comprou uma cobertura triplex de R$ 22 milhões em um dos prédios mais luxuosos de São Paulo três meses após se tornar sócio do banqueiro Daniel Vorcaro e 26 dias antes de apresentar a “emenda Master”, apontada pela Polícia Federal (PF) como um dos elos entre o parlamentar e o banco envolvido na fraude bilionária contra o sistema financeiro. Ciro foi alvo de mandados de busca e apreensão na quinta fase da Operação Compliance Zero, por suspeita de atuar “em favor do banqueiro Daniel Vorcaro, em troca do recebimento de vantagens econômicas indevidas”. Segundo a PF, ele recebia mesada de R$ 300 mil a R$500 mil do banqueiro. O senador e presidente nacional do PP nega as acusações. (Metrópoles)
*A operação contra Nogueira embaralhou a estratégia eleitoral do entorno do senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a disputa deste ano e abriu uma nova frente de tensão na pré-campanha. Com o avanço das apurações, aliados começaram a debater a pertinência da aproximação com o Centrão. O parlamentar, por sua vez, vem buscando associar o escândalo ao PT, numa forma de tentar se afastar do desgaste. Ainda assim, a avaliação predominante é que não há espaço para movimentos bruscos neste momento e que o melhor caminho é “deixar decantar” os desdobramentos da investigação. (Globo)
*Para ler com calma. Delegados da PF e integrantes da PGR vem manifestando uma preocupação constante: evitar que as investigações do caso Master repitam vícios e erros da Lava-Jato. Como conta a coluna de Malu Gaspar, entre eles estão o “tsunami de delações” e a superexposição dos investigadores. (Globo)
*Após a rejeição ao nome de Jorge Messias ao STF, o senador Rodrigo Pacheco (PSBMG) tem retomado o contato direto com dirigentes e líderes petistas para destravar a candidatura ao governo de Minas Gerais. Só na semana passada, ele se encontrou com ao menos seis integrantes da legenda, segundo a coluna Painel, da Folha. Uma das reuniões foi com o presidente nacional do partido, Edinho Silva (PT-SP), e a presidente do PT em MG, a deputada estadual Leninha. O encontro com Edinho ocorreu após o presidente do partido dizer a aliados que Pacheco não concorreria mais ao governo estadual. Além disso, Pacheco tem marcado encontros individuais com integrantes da bancada na Câmara dos Deputados. Parlamentares que se encontraram com o senador dizem estar mais confiantes na candidatura dele ao governo do estado. (Folha)
INTERNACIONAL:
*O presidente americano Donald Trump classificou a resposta do Irã à mais recente proposta dos EUA para encerrar a guerra como “totalmente inaceitável”. Os comentários foram publicados horas depois de Teerã ter afirmado que enviou uma resposta ao mais recente plano de paz por meio de mediadores paquistaneses, após uma troca de hostilidades em torno do Estreito de Ormuz nos últimos dias ter evidenciado a fragilidade do cessar-fogo estabelecido há um mês. Os detalhes da resposta do Irã não ficaram claros na publicação de Trump na rede Truth Social. Questionado, o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, disse não poder “entrar em mais detalhes”. (The Washington Post) Em meio ao cessar-fogo de três dias anunciado por Trump, Rússia e Ucrânia trocaram acusações de violação do acordo e relataram novos ataques durante o fim de semana. Autoridades ucranianas afirmam que três pessoas morreram em ataques de drones russos nas regiões de Zaporíjia, Dnipropetrovsk e Kherson, além de outros 15 feridos. Já o Ministério da Defesa da Rússia acusa Kiev de desrespeitar a trégua, tendo de derrubar 57 drones ucranianos em 24 horas. A pausa nas hostilidades fazia parte de uma nova tentativa dos Estados Unidos de destravar as negociações de paz entre os países. (Folha)
Enquanto a arrecadação municipal cresce, o abandono do Parque Imperial segue visível nas ruas. Localizado próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, o bairro voltou a ser palco de mais um mutirão organizado pelos próprios moradores para realizar serviços básicos de limpeza, roçagem e manutenção que deveriam ser executados regularmente pelo poder público.
Sem respostas objetivas da Prefeitura e diante da ausência contínua de ações efetivas, a população promoveu o segundo grande mutirão comunitário para tentar recuperar áreas tomadas pelo mato, melhorar acessos e reduzir os transtornos enfrentados diariamente pelos moradores.
A mobilização contou com participação direta da associação de moradores do Parque Imperial, que auxiliou na organização da ação, articulação comunitária e coordenação dos trabalhos realizados durante o mutirão. Máquinas, equipamentos e mão de obra foram reunidos pelos próprios moradores e apoiadores do bairro, numa demonstração clara de mobilização popular diante da inércia administrativa.
A ação expõe uma contradição cada vez mais questionada pela comunidade: apesar da significativa arrecadação proveniente da região, o Parque Imperial continua convivendo com precariedade estrutural, ausência de manutenção regular e sensação permanente de abandono por parte do poder público municipal.
Mais do que um mutirão de limpeza, a iniciativa acabou se transformando em um protesto coletivo contra a falta de políticas públicas concretas e da presença efetiva da Prefeitura em um bairro localizado ao lado de uma das principais universidades públicas da região.
Fonte: Associação de Moradores do Parque Imperial
Viviane recebeu a documentação da Mesa Diretora no dia 15 de abril e teve um prazo de cinco sessões para avaliar a consistência das provas. Não cabe à Corregedoria definir eventuais medidas que devam ser tomadas.

Com base no parecer da vereadora, a Mesa Diretora decide se arquiva o caso ou se encaminha ao Comissão de Ética Parlamentar. Diante das evidências tornadas públicas, a expectativa é que Ivan Cordeiro dê seguimento ao processo disciplinar.
Se houver conclusão da Comissão de Ética de que Dinho dos Campinhos praticou conduta incompatível com o decoro parlamentar ou ofensiva à imagem da Câmara Municipal ele poderá sofrer desde censura pública e suspensão, até perda do mandato.
Na hipótese de o presidente da Câmara acionar a Comissão de Ética Parlamentar, esta designará três membros para comporem a subcomissão que conduzirá o processo, sempre de modo que seja assegurada a ampla defesa do acusado, após a qual, segundo o Código de Ética a subcomissão procederá as diligências e a instrução probatória e apresentará parecer em até cinco sessões ordinárias, concluindo pela procedência da representação ou pelo arquivamento da mesma, oferecendo-se, na primeira hipótese, o projeto de decreto legislativo apropriado para a declaração da perda do mandato ou da suspensão temporária do exercício do mandato.
Se a conclusão for pela perda de mandato, o parecer da Comissão de Ética Parlamentar será encaminhado à Comissão de Legislação e Justiça para exame dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deverá ser feito num prazo de cinco sessões ordinárias.
Independente da decisão da Câmara de Vereadores, o processo poderá ter prosseguimento no Poder Judiciário, se o Ministério Público der andamento à representação.
O CASO
O parlamentar do Republicanos é suspeito de ter cobrado de um assessor a devolução de parte do salário. O assessor, identificado como Dely Nascimento Santos ingressou com uma representação criminal no Ministério Público da Bahia contra o parlamentar, além de fornecer gravações e cópias de documentos, inclusive contracheques, mensagens e extratos bancários que confirmariam a prática da “rachadinha” pelo vereador do Republicanos.
Em gravação divulgada no Sudoeste Digital e em outros meios de comunicação, a voz que seria do vereador cobra a alguém chamado de Neto, a devolução de valores do salário recebido por sua assessoria ao parlamentar. O argumento usado pela pessoa que reclama o retorno de parte do salário é de que os valores seriam repassados a outras pessoas.
Na conversa, uma frase criou um embaraço para a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista e coloca sobre os ombros da direção e de cada vereador a responsabilidade de dar uma resposta rápida e consistente: “Isso é um acordo que todo mundo faz, entendeu? É um acordo que todo mundo faz”, diz Dinho dos Campinhos.
*Conteúdo postado originalmente no Blog de Giorlando Lima.
Durante o pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (6), o vereador Diogo Azevedo (PSDB) destacou projetos apresentados pelo seu mandato voltados à alimentação de profissionais da educação e estudantes da rede municipal, além de cobrar melhorias para bairros da Zona Oeste de Vitória da Conquista.
Ao iniciar a fala, o parlamentar cumprimentou representantes sindicais presentes na sessão e manifestou apoio à proposta relacionada ao piso salarial nacional dos garis.
“Estamos aqui torcendo pelo projeto que cria o piso salarial nacional dos garis”, afirmou.
O vereador também parabenizou o vereador Edivaldo Ferreira Jr (PSDB) pela proposta que prevê a redução da taxa de esgoto cobrada pela Embasa.
“É uma pauta importante, voltada para quem mais precisa”, declarou.
Durante o pronunciamento, Diogo Azevedo chamou atenção para a necessidade de atualização do entendimento jurídico sobre a atuação legislativa dos vereadores na criação de despesas para o município. Segundo ele, decisões do Supremo Tribunal Federal já reconhecem essa possibilidade em determinadas situações.
“O vereador pode, sim, criar despesas para o município, desde que não interfira na estrutura administrativa e nas questões de servidores”, explicou.
De acordo com o parlamentar, esse entendimento fundamenta os dois projetos de lei apresentados por seu mandato na sessão desta quarta-feira. O primeiro trata da garantia de alimentação para professores e demais profissionais da educação durante a jornada de trabalho nas escolas municipais.
“Hoje os professores e muitos colaboradores da educação não têm direito à alimentação adequada durante o expediente, principalmente nas escolas de tempo integral”, afirmou.
Segundo Diogo, a proposta busca melhorar as condições de trabalho e valorizar os profissionais da educação.
“Investir nos professores e nos colaboradores da educação não é despesa, é investimento”, pontuou.
O vereador também apresentou o projeto “Férias Sem Fome”, voltado à garantia de alimentação para estudantes em situação de vulnerabilidade durante o período de recesso escolar.
“Muitos alunos vão para a escola principalmente para se alimentar, e o município precisa compreender essa realidade”, declarou.
Para o parlamentar, a iniciativa contribui diretamente no combate à insegurança alimentar e no amparo às famílias de baixa renda.
“É um projeto importante, que melhora a vida de quem mais precisa”, ressaltou.
Na parte final do pronunciamento, Diogo Azevedo criticou a demora na conclusão de obras na região da Vila Emurc e bairros da Zona Oeste. Segundo ele, moradores têm reclamado da lentidão das intervenções e da desigualdade nos investimentos entre diferentes regiões da cidade.
“A Zona Oeste precisa de mais atenção. Existem obras que se arrastam há muito tempo enquanto outras áreas seguem recebendo investimentos constantes”, afirmou.
O vereador disse que encaminhará indicações e cobranças formais para que as demandas da população sejam atendidas com maior celeridade.
Ao concluir a fala, Diogo também esclareceu sua posição política após mencionar participação em agenda institucional com o governador Jerônimo Rodrigues. O parlamentar reafirmou alinhamento político com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
“Estive acompanhando o governador em uma agenda institucional, mas sigo ao lado de ACM Neto”, pontuou.
Anuska Meirelles
A estreia da programação de plenárias virtuais dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, realizada nesta quarta-feira (6), contou com a participação do ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado, Rui Costa, e reuniu um público expressivo formado por 16 prefeitos, 67 vereadores e 285 lideranças dos movimentos sociais, sindicais e comunitários de cinco regiões baianas: Sudoeste, Serra Geral, Vale do Paramirim, Vale do Rio Gavião e Chapada Diamantina.
Com o tema “Articulação política e governança: governos de Lula e Jerônimo”, a plenária virtual priorizou o debate e a interação com os participantes. O encontro começou com representantes das regiões apresentando perguntas ao ex-ministro. Participaram Renata Costa, representando a Bacia do Paramirim, Manoel Adelino Andrade Neto, de Ibiassucê, representando a Serra Geral; Ana Luísa, pelo Sudoeste; Felizardo Rocha, do IFBA, representando micro-regiões; e a vereadora Cássia Oliveira, de Tremedal, representando o Vale do Rio Gavião.
Com o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de atenção à saúde materno-infantil na região Sudoeste, o deputado estadual Vitor Azevedo (Avante) protocolou indicação na Assembleia Legislativa sugerindo à secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a adoção das providências necessárias para a construção de uma maternidade regional no município de Vitória da Conquista.
Na indicação, o parlamentar considera o papel estratégico do município como polo regional de saúde, “que atualmente atende uma demanda que ultrapassa seus limites territoriais, recebendo pacientes de mais de 100 municípios baianos e até de estados vizinhos”.
Segundo Vitor Azevedo, a realidade apresentada tem provocado sobrecarga significativa na rede em Vitoria da Conquista, “especialmente no Hospital Esaú Matos, unidade que, embora municipal, desempenha função regional”.
Na opinião do deputado, diante do cenário exposto, é imprescindível a ampliação da participação do Governo da Bahia na oferta de serviços especializados, “garantindo a construção de uma maternidade regional com estrutura adequada, incluindo leitos obstétricos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal”.
Por fim, ele afirmou que o pedido também é feito pelo presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), e que a “medida contribuirá para a descentralização dos serviços de saúde, melhoria dos indicadores materno-infantis e oferta de atendimento digno e qualificado às gestantes e recém-nascidos da região”.