Em publicação nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues lamentou o acidente que ocorreu na BA-148, na noite deste domingo (19).
“Recebo com tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BA-148, entre Seabra e Boninal. Manifesto minha solidariedade aos familiares e amigos, e desejo pronta recuperação aos feridos”, registrou Jerônimo.
O governador pontuou, ainda, a atuação de órgãos estaduais no suporte aos envolvidos. “Nossas equipes do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Polícia Técnica e da Secretaria da Saúde estão mobilizadas, prestando todo o suporte necessário. Seguimos acompanhando de perto e cuidando de toda a assistência às vítimas”, afirmou.
De acordo com a Polícia Militar da Bahia, logo após o acidente, equipes da 29ª CIPM foram acionadas para atender a ocorrência, na altura do KM 18, no município de Boninal, envolvendo dois veículos de passeio. As guarnições fizeram o isolamento da área e acionaram os demais órgãos competentes.
Foram confirmados sete óbitos no local e três pessoas foram socorridas para atendimento no Hospital Regional da Chapada, localizado no município de Seabra. Entre elas, uma mulher, que teve pequenas escoriações e já foi liberada, e duas crianças: uma foi encaminhada ao centro cirúrgico, para cirurgia ortopédica; a outra posteriormente regulada para o Hospital da Criança, em Feira de Santana.
O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) informou que, até a manhã desta segunda-feira (20), foram recebidos sete corpos na Coordenadoria Regional de Polícia Técnica em Irecê, que estão passando por necropsia e identificação. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.
A sessão desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi marcada por um forte pronunciamento do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) que manifestou repúdio à decisão da Azul Linhas Aéreas de reduzir drasticamente a capacidade dos voos entre Vitória da Conquista e Salvador. A mudança substitui aeronaves maiores por um modelo com apenas 9 assentos, gerando indignação na região.
Durante o discurso, o parlamentar classificou a medida como um desrespeito à população do sudoeste baiano e relembrou a importância estratégica do Aeroporto Glauber Rocha, considerado um dos mais modernos do interior do estado. Segundo ele, a redução progressiva de aeronaves com mais de 190 passageiros para 12 e agora apenas 9 lugares, evidencia um retrocesso injustificável diante da alta demanda comprovada na região.
Fabrício destacou ainda que os voos operados a partir de Vitória da Conquista apresentam índices elevados de ocupação, frequentemente acima de 80%, tanto nas rotas para São Paulo quanto para Belo Horizonte. Para o deputado, não há justificativa técnica para a dimin×ção da oferta, o que reforça a crítica de que a empresa estaria desconsiderando a realidade.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista abriu oficialmente as inscrições para a segunda edição do Prêmio Conhecimento que Conquista – edição 2026. A iniciativa, instituída pela Resolução nº 78, de 07 de junho de 2022, tem como objetivo reconhecer e valorizar produções acadêmicas que se dedicam ao estudo da realidade do município.
O prêmio contempla trabalhos como monografias, dissertações, teses, livros ou capítulos de livros produzidos por estudantes, docentes, pesquisadores e demais profissionais. As pesquisas devem abordar temas relacionados à realidade de Vitória da Conquista, abrangendo diferentes áreas do conhecimento científico e apresentando análises, diagnósticos ou propostas de solução para questões socioeconômicas locais.
Podem concorrer trabalhos desenvolvidos em instituições do município ou de outras localidades, desde que o objeto de estudo seja voltado para a cidade. Ao todo, cinco produções serão premiadas nesta edição.
De acordo com o regulamento, só poderão ser inscritos trabalhos defendidos ou publicados nos últimos cinco anos, no período entre abril de 2021 e abril de 2026. Pesquisas que participaram da edição de 2025 e não foram vencedoras poderão ser submetidas novamente, uma única vez.
A inscrição será realizada por meio do envio de um resumo expandido, com no mínimo cinco e no máximo oito laudas, contendo título, texto, tabelas, figuras e referências, além da apresentação da ideia central e dos principais resultados do trabalho.
Primeira edição destacou diversidade e impacto social
Na primeira edição do prêmio, realizada em 2025, mais de 50 trabalhos foram inscritos, abordando temas que variaram das ciências humanas às engenharias. A comissão avaliadora foi formada por professores de instituições como UNEB, UFBA e UESB, garantindo diversidade de perspectivas e rigor técnico.
A iniciativa surgiu a partir do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), com o propósito de incentivar o pensamento crítico, a inovação e o compromisso social por meio da pesquisa científica. À época, o parlamentar destacou a importância de aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.
“O projeto busca tirar as pesquisas das prateleiras e aproximar o conhecimento produzido nas universidades da comunidade”, afirmou.
Na edição anterior, seis pesquisadores e pesquisadoras foram premiados por contribuições relevantes em áreas como meio ambiente, cultura, políticas públicas e educação inclusiva.
Contribuição para políticas públicas
Além do reconhecimento acadêmico, os trabalhos vencedores serão encaminhados à Câmara Municipal em formato digital e poderão ser utilizados para fins de divulgação científica e apoio à formulação de políticas públicas.
A expectativa é que a segunda edição amplie ainda mais a participação de pesquisadores e fortaleça o diálogo entre o poder público e a produção científica, contribuindo para o desenvolvimento de Vitória da Conquista a partir do conhecimento.
Clique aqui e tenha acesso ao edital
Por Andréa Póvoas
O deputado Tiago Correia (PSDB) apresentou uma indicação ao governo federal e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cobrando que a duplicação da BR-116 seja tratada como prioridade absoluta no planejamento logístico do país. O foco principal da solicitação é o trecho que corta o município de Vitória da Conquista.
Na indicação encaminhada por meio da Mesa Diretora da ALBA, Tiago argumenta que a rodovia exerce um papel fundamental na integração nacional e no escoamento da produção. No entanto, o intenso fluxo de veículos, especialmente de cargas pesadas, tem gerado impactos severos na região urbana do município.
“A Bahia depende de suas estradas. O trecho de Vitória da Conquista apresenta hoje um elevado índice de acidentes e conflitos urbanos diretos, já que a rodovia praticamente divide a cidade. Intervenções pontuais já mostraram que a melhoria na fluidez salva vidas, o que reforça a necessidade imediata de ampliarmos essa duplicação”, justifica.
Segundo o parlamentar, Vitória da Conquista consolida-se hoje como o principal polo logístico e econômico do Sudoeste da Bahia. Na justificativa apresentada, ele diz ainda que a falta de uma infraestrutura compatível com o tamanho da cidade transformou a via em um ponto crítico.
“A reivindicação não é nova. A duplicação do trecho é uma demanda histórica da sociedade civil organizada e já foi objeto de audiências públicas e, inclusive, de cobranças do Ministério Público Federal por conta de obrigações contratuais não executadas em concessões anteriores”, disse.
SEGURANÇA VIÁRIA
Para Tiago Correia, a expansão da rodovia deve, obrigatoriamente, ter seu marco zero nos arredores de Conquista. A indicação lista motivos técnicos e sociais claros para essa priorização, como a segurança viária, a densidade do tráfego, o eixo logístico e a facilidade executiva.
A indicação baseia-se na Constituição Federal de 1988 e nas diretrizes do Plano Nacional de Logística (PNL). Além disso, o texto relembra que o governo federal tem aportado investimentos bilionários por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para rodovias em outras regiões do Brasil.
“O governo federal já reconhece a duplicação de rodovias como um vetor de desenvolvimento econômico. É urgente e estratégico que esse mesmo olhar de prioridade seja direcionado a Vitória da Conquista, garantindo mobilidade, reduzindo mortes no trânsito e fortalecendo a economia regional”, conclui.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Reportagem: Joana Vitória
Edição: Divo Araújo
Na sessão legislativa desta quarta-feira (15), a vereadora Márcia Viviane (PT) iniciou seu discurso com uma nota de pesar, destacando o legado da agente de saúde Naildes, conhecida como “Dona Nanzinha”. A parlamentar também utilizou a tribuna para cobrar responsabilidades da gestão municipal sobre a crise na ortopedia e o retrocesso nos voos regionais.
Viviane relembrou a trajetória histórica de Dona Nanzinha, ressaltando sua importância para o povoado de Algodão e adjacências desde meados da década de 80. “Uma mulher que desde 1985 foi a primeira agente rural da região do Algodão. Mesmo após a aposentadoria, sempre prestou serviço àquela comunidade, preocupada com a unidade e a equipe de saúde. Deixo meus sentimentos aos familiares neste momento de perda tão grande”, declarou a vereadora.
Como enfermeira e defensora do SUS, Márcia Viviane apresentou uma denúncia sobre a assistência ortopédica em Vitória da Conquista. Segundo ela, pacientes de baixa complexidade estão superlotando o Hospital Geral (HGVC) e perdendo o “tempo cirúrgico” por falhas na contratualização da rede municipal.
“O município está tendo dificuldade em trabalhar no contrato de OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais). Pacientes estão aguardando muito tempo na fila ou ficando com sequelas ortopédicas porque a cirurgia não ocorre no tempo oportuno. Estamos ingressando com requerimento solicitando cópia dos contratos das empresas que fornecem material”, pontuou.
Para a parlamentar, a alegação de falta de material é de responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Saúde, que deve garantir os insumos para os hospitais contratualizados.
Sobre a polêmica redução da capacidade dos voos da empresa Azul, Viviane defendeu que a solução exige um esforço conjunto, mas cobrou uma postura mais ativa da prefeita Sheila Lemos. “Essa pauta impacta diretamente a economia e não pode ser debatida apenas nesta Casa. Precisamos ampliar o debate com nossos representantes federais e estaduais, e que a prefeita Sheila Lemos possa assumir esse protagonismo como gestora da terceira maior cidade da Bahia”, afirmou, classificando a troca de aeronaves como um “retrocesso”.
Por fim, a vereadora manifestou preocupação com a situação administrativa da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Segundo Viviane, há falta de transparência no diálogo com os funcionários e relatos de atrasos em benefícios. “Os trabalhadores continuam passando por crise nessa mudança administrativa sem transparência. Recentemente, estavam com o vale-alimentação atrasado e precisamos acompanhar de perto essa situação”, concluiu.
Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia inicia, na próxima sexta-feira (17), a Operação Tiradentes 2026, que seguirá até a terça-feira (21), com reforço no policiamento e na fiscalização nas rodovias federais do estado.
Durante o período, as equipes atuarão de forma intensificada, com foco na prevenção de sinistros de trânsito e na preservação de vidas. As ações estarão concentradas especialmente nas condutas de risco que mais causam ocorrências graves, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, direção sob efeito de bebida alcoólica, não utilização do cinto de segurança e o uso/manuseio de telefone celular ao volante.
Para este ano, a expectativa é de fluxo inferior ao registrado em 2025, quando houve dois feriados consecutivos (Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes, em 21 de abril), o que contribuiu para um aumento significativo no volume de veículos nas rodovias.
Ainda assim, a PRF chama a atenção para a intensa movimentação prevista, principalmente de pessoas que se deslocam em direção à capital baiana e às praias do sul do estado, com destaque para o tráfego na BR-101.
As ações terão atenção especial nas principais rodovias federais da Bahia:
A PRF estará posicionada em pontos estratégicos, definidos com base em análise de dados, priorizando trechos críticos e intensificando a fiscalização das infrações que mais contribuem para a ocorrência de sinistros graves.
A instituição reforça ainda o pedido para que os condutores adotem atitudes responsáveis: planejem a viagem com antecedência, realizem a revisão do veículo, respeitem a sinalização, mantenham a atenção constante, evitem ultrapassagens indevidas e não excedam os limites de velocidade. O uso do cinto de segurança por todos os ocupantes é essencial, assim como nunca dirigir após o consumo de álcool e não utilizar o celular ao volante.
A PRF ressalta que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.
Foto: Divulgação/Republicanos
A edição desta terça-feira (14) do UP Notícias entrevistou o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, deputado federal e presidente do partido Republicanos na Bahia, Márcio Marinho (Republicanos-BA). Márcio exerce o seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e tem como objetivo para o ano de 2026 a dobradinha com a pré-candidata a deputada estadual, vereadora Dra. Lara Fernandes (Republicanos).
Durante um evento realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que resultou na entrega da Comenda 2 de Julho para Márcio Marinho, o deputado comentou ao jornal BNews sobre a sua desistência na concorrência ao Senado Federal. Segundo Marinho, ele recuou na candidatura para dar espaço ao pré-candidato Angelo Coronel, que se filiou recentemente ao Republicanos.
O deputado declarou que reuniões estão sendo feitas internamente no partido para definir o apoio a um candidato nacional, mas, pessoalmente, ele reiterou que apoia Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para presidente. “O meu voto na Bahia é para o Flávio Bolsonaro. Por entender que esse modelo político do presidente Lula já está ultrapassado, com todo o respeito que tenho a pessoa do presidente, acho que a população brasileira já deu toda a oportunidade que ele teria para poder fazer uma boa gestão nesses mandatos que ele teve”, explicou Márcio Marinho.
O parlamentar destacou que a composição é formada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para presidente da República e ACM Neto (União Brasil) para governador do estado da Bahia.
Confira a entrevista completa com o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos):
O vereador de Vitória da Conquista Dinho dos Campinhos (Republicanos), está no meio de uma polêmica envolvendo uma suposta participação dele em uma “rachadinha” — esquema ilegal de corrupção onde políticos ou assessores se apropriam de parte do salário pago aos funcionários lotados em seus gabinetes, ou exigem o pagamento de dívidas pessoais por meio deles.
Na edição desta segunda-feira, 13, a coluna O Carrasco, do grupo A TARDE, revelou que um ex-assessor do edil teria batido nas portas do Ministério Público (MP) e da Polícia Federal (PF) com áudios sobre a manobra que estaria sendo executada no gabinete do republicano.
Também no dia de hoje, o portal A TARDEobteve acesso a um áudio que traz uma conversa entre Dinho dos Campinhos e o suposto assessor, chamado pelo vereador de Neto. No documento, além de cobrar a devolução de valores, o edil faz ameaças ao ex-auxiliar.