AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Foto: Allan Victor

Nesta segunda-feira (13), o UP Notícias entrevistou o advogado, ex-candidato a prefeito de Vitória da Conquista e atual pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Dr. Marcos Adriano. Durante a entrevista, o líder político destacou suas expectativas para as Eleições de 2026 e fez críticas à gestão municipal, principalmente na questão da arrecadação pública e aumento de impostos e também afirmou que o município está ficando atrasado na representatividade política nos âmbitos estadual e federal.

De acordo com o pré-candidato, a chapa formada por mais de 81 pré-candidatos, com cerca de 25 a 30 mil votos para se eleger, tem muita força na disputa. “Eu não tinha nenhum voto dentro de Vitória da Conquista. Na minha eleição de prefeito, a gente chegou próximo a 7.000 votos dentro de Vitória da Conquista. De completamente desconhecido para 7.000 votos. Eu tenho 20 anos que eu trabalho nos municípios do interior da Bahia, 47 municípios. Mas dentro dessa conjuntura, eu queria deixar bem claro para todos os conquistenses e para toda a audiência que eu sou o pré-candidato pelo PDT e que Vitória da Conquista pode muito bem eleger um candidato nessa conjuntura de 25 a 30 mil votos”, explicou Marcos Adriano.

Marcos Adriano também criticou a atual gestão municipal de Vitória da Conquista, por conta do aumento na arrecadação em contraste com a falta de investimento em infraestrutura. Segundo o advogado, a Prefeitura Municipal encerrou o ano de 2025 com mais de R$145 milhões em caixa nos cofres públicos. “Só para você entender do que eu estou falando, em 2024, de IPTU, foi arrecadado R$45,8 milhões. Já em 2025, ano passado, aumentou para R$57,5 milhões. É um aumento de 25,69%. O IPTU, só o IPTU. E detalhe, a gente tem que calcular aqui e observar, que embora o IPTU aumentou, muita gente ficou sem pagar, sem ter condição de pagar. Então, ainda tem o valor da dívida ativa que acrescenta”, pontuou.

O pré-candidato afirmou que Vitória da Conquista está ficando atrasada na questão da representatividade política. Ele disse que a cidade está “para trás” e comparou o município com Guanambi, que atualmente conta com 5 deputados eleitos, entre estaduais e federais. “Quem a gente tem aí que pode ter uma vitória? Waldenor (PT), Zé Raimundo (PT) e Fabrício (PCdoB), que já são os mesmos. Todos os outros que colocaram os nomes, estão colocando os nomes para quê? Para poder fazer escada para deputados de fora”, acrescentou Marcos Adriano.

Confira a entrevista completa com Marcos Adriano (PDT):

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na última quinta-feira (9), o deputado federal Waldenor Pereira (PT), em entrevista àrádio UP Notícias, detalhou os investimentos destinados à Vitória da Conquista por meio de emendas parlamentares, com foco nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.

O deputado também anunciou a previsão de início das obras de reforma do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Segundo ele, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, indicou que a ordem de serviço deve ser autorizada no dia 15 de maio.

A intervenção contará com investimento estadual de R$ 84 milhões e prevê reestruturação da unidade, incluindo ampliação de leitos e deunidades de terapia intensiva (UTIs). Outro destaque é a construção de novas unidades básicas de saúde no município. De acordo com o deputado, cerca de sete UBSs devem ser implantadas em diferentes bairros.

Na área de infraestrutura, o deputado destacou a construção e requalificação de espaços públicos, com a implantação de 11 praças em diferentes localidades da cidade. “Até o mês de junho estaremos iniciando as obras de mais oito praças. Nós já inauguramos a praça construída no distrito de Iguá e no bairro Patagônia. Uma terceira praça está sendo concluída no distrito de Batuque”, disse.

De acordo com Waldenor Pereira, as novas praças serão construídas em José Gonçalves, Inhobim, Pradoso, Itapirema, Roseira, São Sebastião, Vila Elisa e Vila Bonita. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas a partir do dia 6 de maio.

Além disso, investimentos em saneamento básico também foram mencionados, com obras que beneficiam bairros e distritos da zona urbana e rural. Outro projeto de grande porte citado foi a Barragem do Catolé, considerada estratégica para oabastecimento hídrico da região.

“Já estamos próximos de cinquenta por cento de execução. Essa é uma obra que vai garantir segurança hídrica por mais de trinta anos para Vitória da Conquista e municípios circunvizinhos como Belo Campo e Tremedal”, afirmou.

Durante a entrevista, Waldenor Pereira destacou o seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional”, realizado no dia 21 de março. De acordo com o parlamentar, o evento contribuiu para uma definição mais estratégica na aplicação de recursos públicos.

Ele afirmou que a atuação política tem se concentrado principalmente na região Sudoeste, abrangendo aproximadamente 50 a 60 municípios, com destaque para Vitória da Conquista. O encontro reuniu diversas lideranças políticas, entre elas o ministro das Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o deputado estadual Zé Raimundo e o presidente do PT na Bahia, Tassio Brito, além de representantes de cerca de 48 municípios da região.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Cris Rocha (MDB) utilizou a tribuna para manifestar preocupação com o atraso na realização de cirurgias eletivas e ortopédicas no município, além de destacar eventos e ações voltadas à comunidade.

Ao iniciar sua fala, a parlamentar chamou atenção para as demandas que têm chegado ao seu mandato relacionadas à demora na realização de procedimentos cirúrgicos. “Estamos falando de procedimentos que não são apenas números em uma fila, são pessoas que aguardam há meses ou anos, muitas vezes com dor, com limitação, com a qualidade de vida comprometida”, afirmou.

Segundo a vereadora, as cirurgias eram realizadas com maior regularidade em unidades como a Unimec e o Hospital Santa Clara, mas atualmente a população tem relatado demora acima do razoável. “A população tem relatado uma demora acima do razoável e nós sabemos que quando a saúde atrasa, o sofrimento aumenta”, destacou.

Cris Rocha informou ainda que já levou a demanda à Secretaria Municipal de Saúde e foi informada de que alguns contratos estavam sendo renovados, o que teria ocasionado os atrasos. No entanto, a parlamentar reforçou a necessidade de solução imediata.

“A população não pode esperar. A saúde é prioridade e exige agilidade. Por isso reforço o pedido para que a Secretaria de Saúde possa regularizar essa situação com urgência e apresentar soluções rápidas”, cobrou.

Durante o pronunciamento, a vereadora também destacou o lançamento do show do cantor católico Fred Gilson, previsto para acontecer no dia 14 de novembro, no Parque de Exposições, às 16h. “Será um momento especial de fé, de união, de família e, com certeza, de muita conversão para todos nós”, afirmou.

A parlamentar informou que os ingressos do primeiro lote já estão disponíveis e convidou a população de Vitória da Conquista e região para participar do evento. Cris Rocha também parabenizou o arcebispo Dom Vitor e a Arquidiocese de Vitória da Conquista pela organização do evento. “Com certeza, será um momento que vai deixar rastros de santidade, luz e fé em nossa cidade”, declarou.

Por fim, a vereadora saudou lideranças da zona rural, destacando o compromisso do seu mandato com a população do campo.

“O compromisso do meu mandato tem como prioridade o homem e a mulher do campo. Fica aqui meu abraço para toda a nossa querida e amada zona rural de Vitória da Conquista”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, realizada na manhã desta sexta-feira (10), o vereador Xandó (PT) fez duras críticas à gestão municipal e cobrou transparência na aplicação de recursos provenientes do saneamento básico.

Em seu discurso, o parlamentar destacou que o município recebe cerca de R$ 500 mil mensais da Embasa, por meio do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura, conforme previsto em contrato. Segundo ele, o valor poderia ser utilizado em diversas obras estruturais importantes para a cidade.

Xandó citou como exemplos de possíveis investimentos ações como drenagem, contenção de encostas, prevenção de deslizamentos, criação de áreas de lazer, implantação de unidades de conservação e regularização fundiária. Ele também mencionou que os recursos poderiam ajudar a minimizar os impactos das fortes chuvas e evitar tragédias.

“O município recebe um valor significativo todos os meses, que poderia estar sendo aplicado em soluções concretas para problemas históricos da cidade”, afirmou.

O vereador criticou a falta de informações por parte da Secretaria Municipal de Transparência, relatando que solicitou dados ainda no ano passado, mas não obteve resposta. Entre os pedidos, estavam extratos bancários do fundo, relatórios de gastos e o plano de aplicação dos recursos. “A resposta que tivemos foi nenhuma. A população precisa saber como esse dinheiro está sendo utilizado”, declarou.

O parlamentar também questionou a prioridade dada pela gestão municipal, afirmando que, enquanto há cobranças por recursos de outras esferas, como o Governo do Estado, o município não esclarece a aplicação dos valores que já recebe regularmente.

Além disso, Xandó sugeriu que os recursos poderiam ser utilizados para intervenções simples, como instalação de telas de proteção em áreas de risco, citando locais como a Vila Serrana e a Avenida Perimetral. Segundo ele, com o valor mensal disponível, seria possível executar obras de prevenção de forma contínua.

Por fim, o vereador informou que irá reapresentar requerimentos solicitando as informações e pediu apoio dos demais parlamentares para aprovação das medidas. “Precisamos garantir transparência e que esses recursos sejam revertidos em benefícios reais para a população”, concluiu.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Fernando Jacaré (PT) apresentou uma agenda diversificada, marcada pelo anúncio de um grande evento religioso, reconhecimento a iniciativas sociais e atualização sobre obras de infraestrutura em diferentes regiões da cidade.

Ao iniciar o pronunciamento, o parlamentar classificou como “histórico” o lançamento de um evento promovido pela Arquidiocese local. “Ontem foi um dia histórico para Vitória da Conquista, com o lançamento por parte da Arquidiocese, que vem realizando um trabalho espetacular, com grandes celebrações da Quaresma”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de grande mobilização regional. “É um evento de evangelização com expectativa de 30 mil pessoas, já confirmadas de mais de 40 municípios”, destacou.

O vereador confirmou ainda que a programação contará com apresentação do Frei Gilson, atração principal do encontro. “Frei Gilson vai estar aqui em novembro e já é o comentário da cidade”, disse. Jacaré também fez questão de reconhecer a organização do evento. “Parabenizo o arcebispo e toda a comissão pela iniciativa e pela grandeza desse momento”, completou.

Na sequência, o parlamentar destacou a presença de uma liderança comunitária na sessão, enfatizando o papel social desenvolvido no município. “Quero registrar a presença da nossa amiga Tia Eva, que realiza um trabalho social extraordinário e merece cada vez mais o apoio dos poderes públicos”, afirmou. Para ele, iniciativas como essa fortalecem o compromisso com a atuação política. “São ações que nos motivam a seguir firmes na luta em defesa da população”, pontuou.

No campo da infraestrutura, Fernando Jacaré anunciou a conclusão de uma obra aguardada pela comunidade da Urbis VI. “Concluímos a areninha com grama sintética e já vamos marcar a entrega oficial”, informou. De acordo com o vereador, o espaço já desperta expectativa entre os moradores. “A comunidade já está mobilizada, com organização dos ‘babas’ durante o dia e à noite. A entrega deve acontecer ainda neste mês”, disse.

Outro ponto de destaque foi a licitação para a construção de uma praça na Vila Elisa, demanda antiga da população local. “Acaba de sair a licitação da tão sonhada praça da Vila Elisa”, anunciou. O vereador relembrou os problemas enfrentados na região. “É uma área que sofre há muito tempo, principalmente com drenagem e pavimentação, agravados no período de chuvas”, afirmou.

Segundo ele, o projeto prevê uma estrutura completa de lazer e convivência. “Será uma praça poliesportiva, com parque infantil, academia ao ar livre, campo alambrado com iluminação em LED e requalificação de todo o entorno”, detalhou. As obras, conforme explicou, devem começar já no próximo mês. “A previsão é iniciar em maio, fruto de um esforço conjunto com emendas dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, além do apoio do governador Jerônimo Rodrigues”, destacou.

Jacaré também mencionou outras intervenções previstas para a região, incluindo unidades habitacionais. “Além da praça, há novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida previstos para aquela área”, disse. Ele acrescentou que o local já recebeu visitas técnicas da Secretaria de Infraestrutura do Estado. “O secretário Saulo esteve por duas vezes na região, analisando pontos estratégicos de acesso, como a Morada Real e a Avenida 3”, relatou.

Ao encerrar, o vereador ressaltou o papel do Legislativo municipal. “Cabe a nós parlamentares não apenas cobrar, fiscalizar e denunciar, mas também trazer boas notícias para a população”, afirmou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento de Joaquim Nonato da Silva, conhecido como Nonato, ocorrido nesta quinta-feira (09).

Ele faleceu no Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, em decorrência de complicações de saúde.

O velório será realizado no Salão Nobre da Loja Maçônica União e Liberdade, localizado em frente ao Colégio Sêneca, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista.

Biografia:

Joaquim Nonato da Silva (PDT) é natural de Tremedal.Atuou como gestor municipal em um período em que houve importantes aprovações na Câmara Municipal de Tremedal.

Nonato foi prefeito de Tremedal, Bahia, tendo sancionado leis municipais, como o Estatuto dos Servidores Públicos em 1997. Ele também é registrado como candidato a vice-prefeito pelo PDT em eleições municipais.

Aos amigos e familiares os nossos sentimentos.

 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (9), o UP Notícias entrevistou o deputado federal pelo estado da Bahia, Waldenor Pereira (PT), que comentou sobre os investimentos para Vitória da Conquista provenientes de emendas parlamentares voltadas para saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.

Dentre as recentes movimentações políticas feitas para Vitória da Conquista, o deputado destacou o seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional”, realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral no dia 21 de março. O evento reuniu o ministro das Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o deputado estadual, Zé Raimundo (PT), o presidente do PT na Bahia, Tassio Brito, entre outras autoridades políticas, que totalizaram 48 lideranças de municípios da região.

De acordo com Waldenor, o evento colaborou para uma maior delimitação na destinação de verbas estaduais e federais. “Nós limitamos geograficamente aqui a uma atuação mais intensa. Aproximadamente 50, 60 municípios”, acrescentou. Segundo o político, a sua atuação e a de aliados é centrada principalmente na Região Sudoeste, com Vitória da Conquista como principal município.

Outro aspecto envolvendo investimentos públicos destinados à Vitória da Conquista ressaltado pelo deputado foi o investimento voltado à área da saúde. Waldenor Pereira anunciou que haverá uma ordem de serviço para o início da reforma do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O investimento estadual será de R$84 milhões e prevê a requalificação e reestruturação, com a ampliação de UTIs e leitos. Conforme disse o deputado, a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, assegurou que a ordem de serviço está prevista para ser autorizada no dia 15 de maio.

Confira a entrevista completa com Waldenor Pereira (PT):

CORTINA E CIA COLCHÕES
O deputado Tiago Correia (PSDB) apresentou uma indicação ao governo federal e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cobrando que a duplicação da BR-116 seja tratada como prioridade absoluta no planejamento logístico do país. O foco principal da solicitação é o trecho que corta o município de Vitória da Conquista.

Na indicação encaminhada por meio da Mesa Diretora da ALBA, Tiago argumenta que a rodovia exerce um papel fundamental na integração nacional e no escoamento da produção. No entanto, o intenso fluxo de veículos, especialmente de cargas pesadas, tem gerado impactos severos na região urbana do município.

“A Bahia depende de suas estradas. O trecho de Vitória da Conquista apresenta hoje um elevado índice de acidentes e conflitos urbanos diretos, já que a rodovia praticamente divide a cidade. Intervenções pontuais já mostraram que a melhoria na fluidez salva vidas, o que reforça a necessidade imediata de ampliarmos essa duplicação”, justifica.
Segundo o parlamentar, Vitória da Conquista consolida-se hoje como o principal polo logístico e econômico do Sudoeste da Bahia. Na justificativa apresentada, ele diz ainda que a falta de uma infraestrutura compatível com o tamanho da cidade transformou a via em um ponto crítico.
“A reivindicação não é nova. A duplicação do trecho é uma demanda histórica da sociedade civil organizada e já foi objeto de audiências públicas e, inclusive, de cobranças do Ministério Público Federal por conta de obrigações contratuais não executadas em concessões anteriores”, disse.
SEGURANÇA VIÁRIA
Para Tiago Correia, a expansão da rodovia deve, obrigatoriamente, ter seu marco zero nos arredores de Conquista. A indicação lista motivos técnicos e sociais claros para essa priorização, como a segurança viária, a densidade do tráfego, o eixo logístico e a facilidade executiva.
A indicação baseia-se na Constituição Federal de 1988 e nas diretrizes do Plano Nacional de Logística (PNL). Além disso, o texto relembra que o governo federal tem aportado investimentos bilionários por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para rodovias em outras regiões do Brasil.
“O governo federal já reconhece a duplicação de rodovias como um vetor de desenvolvimento econômico. É urgente e estratégico que esse mesmo olhar de prioridade seja direcionado a Vitória da Conquista, garantindo mobilidade, reduzindo mortes no trânsito e fortalecendo a economia regional”, conclui.
Reportagem: Joana Vitória
Edição: Divo Araújo
CORTINA E CIA COLCHÕES

O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), defendeu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (7), e disse que ele tem sido alvo de críticas injustas na área da saúde. A declaração foi feita durante a inauguração de uma unidade oncológica no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), no sul da Bahia.

Durante o evento, o gestor criticou pessoas “que não estão no governo” e que fazem críticas sem fundamento, o que, segundo ele, pode influenciar negativamente a população.

“É muito fácil quem não está no Governo, às vezes, criticar. Dizer que não tem investimento na saúde e fala por falar. Só que essas palavras ao ar, elas podem chegar no ouvido de quem está desinformado. Isso aí a gente chama de aliciamento. Você acaba aliciando uma sociedade que não tem informação e vai acreditar naquelas palavras que foram lançadas ao ar”, declarou.

Apesar de integrar o União Brasil, partido ligado ao pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, o prefeito demonstrou alinhamento com o governador. Belitardo ressaltou a importância dos investimentos no Hospital Estadual Costa das Baleias e destacou os impactos para a população.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O cenário político em Vitória da Conquista ganhou novos contornos após o anúncio do vice-prefeito Aloísio Alan – Dr. Alan – Costa Fernandes (Republicanos) de que não seguirá mais ao lado do advogado Wagner Santos Alves (União Brasil), esposo da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil), pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

A decisão sinaliza, nas entrelinhas, a possibilidade de também não integrar a campanha de 2026 ao lado do pré-candidato ao Governo da Bahia, Antônio Carlos – ACM Neto – Peixoto de Magalhães Neto (União Brasil).

O movimento ocorre após semanas de especulações sobre a escolha do vice na chapa de ACM Neto. Entre os nomes cogitados estava o da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, hipótese que abriria espaço para que Aloisio Alan – Dr. Alan – Fernandes assumisse o comando da Prefeitura Municipal e articulasse sua candidatura à reeleição em 2028.

Durante esse período, o vice-prefeito havia demonstrado apoio político a Wagner Alves, preterindo publicamente a candidatura de sua esposa, a vereadora Lara de Castro – Drª Lara – Araújo Fernandes (Republicanos), à Assembleia Legislativa da Bahia. O gesto foi interpretado como tentativa de fortalecer a aliança com o grupo da prefeita.
Com o fim da disputa pela vaga de vice na chapa majoritária e diante da definição dos rumos políticos, Dr. Alan Fernandes anunciou sua ruptura com o projeto do União Brasil, inicialmente restrita à candidatura conquistense para a Assembleia Legislativa. A decisão expõe fissuras dentro da base governista local e abre espaço para novas articulações em torno das eleições de 2026 e da sucessão municipal de 2028.

Ao abandonar a pré-candidatura de Wagner Alves e declarar apoio à esposa, o vice-prefeito enviou um recado ao eleitorado e apontou para uma possível reconfiguração das alianças políticas locais e na região. O movimento ganha ainda mais relevância diante da entrada do senador da República e pré-candidato à reeleição Ângelo Mário Coronel Martins de Araújo no Republicanos, fortalecendo a legenda e ampliando seu peso nas negociações.

Agora, o futuro da relação entre a prefeita e o vice dependerá das articulações nos bastidores e do posicionamento de ACM Neto diante da disputa entre dois aliados locais: Lara Fernandes e Wagner Alves. A sucessão municipal, já colocada precocemente no radar, torna-se um ponto central, especialmente porque Ana Sheila Lemos Andrade não integrará a chapa majoritária em 2026.

O certo é que a nova postura de Dr. Alan Fernandes abriu uma ferida na unidade do grupo liderado pela prefeita. Caberá ao pré-candidato ACM Neto, juntamente com a gestora, decidir se buscará o diálogo para preservar a coesão política ou se permitirá que a ruptura se torne definitiva, com potencial para comprometer qualquer construção futura.

Para o público externo, tanto a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade quanto o vice-prefeito Aloisio Alan – Dr. Alan – Fernandes procuraram minimizar a possibilidade de ruptura política, destacando que o apoio a candidatos distintos para a Assembleia Legislativa não comprometerá a condução administrativa do município.
A prefeita enfatizou que, apesar das diferenças nas candidaturas, ambos estarão engajados em garantir representação para Vitória da Conquista. Já o vice-prefeito, ao afastar a hipótese de rompimento institucional e político, afirmou, contrariando fatos, que já teria comunicado há 45 dias à gestora que não manteria apoio ao advogado Wagner Alves, concentrando esforços na campanha de sua esposa, a vereadora Lara de Castro – Drª Lara – Araújo Fernandes.
Sob condição de anonimato, uma liderança política de Vitória da Conquista, próxima tanto da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade quanto do vice-prefeito Aloísio Alan Fernandes, afirmou ao JS que o cenário eleitoral de 2026 ainda está em fase inicial e que há tempo para ajustes nas candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. Segundo essa fonte, a unidade do grupo liderado pela prefeita não será comprometida pela formalização das candidaturas de Wagner Alves e da vereadora Lara Fernandes.
“Ainda há um longo caminho até as convenções partidárias que definirão os nomes que vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal. O grupo permanece coeso, confio na maturidade dos envolvidos e acredito que as decisões estratégicas serão tomadas em conjunto, no momento oportuno”, destacou.

CORTINA E CIA COLCHÕES