A inauguração da Rádio Câmara e a entrega de 45 títulos de Cidadão Conquistense marcam o início da programação especial em comemoração aos 182 de emancipação política do município nesta quinta-feira, 3.
A solenidade de inauguração da nova emissora de rádio de Vitória da Conquista acontecerá as 9h, no Memorial Câmara. Na ocasião, será feita uma homenagem a ex-presidentes do Legislativos que estiveram empenhados na implantação da emissora, bem como a apresentação da equipe e a proposta editorial do novo veículo de comunicação, que está funcionando em caráter experimental. A Rádio Câmara está voltada para a divulgação das ações de interesse público que acontecem no Poder Legislativo, incluindo a transmissão ao vivo de sessões e audiências públicas.
Após a inauguração, as atenções estarão voltadas para a entrega do Título de Cidadão Conquistense, que acontecerá às 19h, na Casa de Eventos Mediterrâneo. A solenidade vai homenagear 45 cidadãos e cidadãs que, de alguma forma, colaboram ou colaboraram com o desenvolvimento da cidade.
O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria prestada pelo Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a relevância das pessoas indicadas. Os vereadores reconhecem a entrega da honraria como um ato de grande importância, uma vez que os homenageados representam àqueles que vieram de outras cidades para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Vitória da Conquista.
Confira a lista dos vereadores e respectivos homenageados:
VEREADOR ADINILSON PEREIRA (MDB)
Homenageado – David Roberto Prudêncio
Homenageada – Lucineide Ribas Leite Lima
VEREADOR ALEXANDRE XANDÓ (PT)
Homenageada – Géssica Maria Silva São João
Homenageada – Rosimeiry Souza Santana
VEREADOR DR. AUGUSTO CÂNDIDO (PSDB)
Homenageado – Sandro Brito Loureiro
Homenageado – Marcelo de Azevedo Moreira
VEREADOR EDJAIME ROSA – BIBIA (MDB)
Homenageada – Erica Rosa da Silva
Homenageada – Rosália Rosa da Silva
VEREADOR CHICO ESTRELLA (PTC)
Homenageado – Wesley Chaves Brito
Homenageado – Jubervaldo Vieira Louzada Júnior
VEREADOR DINHO DOS CAMPINHOS (PP)
Homenageado – Vinícius de Brito Rodrigues
Homenageado – Paulo Oliveira Santana Filho
VEREADOR DR. ANDRESON RIBEIRO (PCdoB)
Homenageado – Iogo Henrique de Oliveira Araújo
Homenageado – Major PM Márcio Henrique Chagas Carvalho
VEREADOR FERNANDO JACARÉ (PT)
Homenageado – Manoel Alexandre dos Reis Filho
Homenageado – Major Vagner Ribeiro Almeida
VEREADOR HERMÍNIO OLIVEIRA (PODEMOS)
Homenageado – Bruno Rosa de Almeida
Homenageado – Paulo Sérgio Leahy Andrade Júnior
VEREADOR IVAN CORDEIRO (PTB)
Homenageado – Matheus Boa Sorte
Homenageado – Vitor Viana Paranhos de Azevedo
VEREADORA LÚCIA ROCHA (MDB)
Homenageada – Rejane Maria da Nóbrega Novais
Homenageado – Nabor Francisco de Medeiros Júnior
VEREADOR LUCIANO GOMES (PCdoB)
Homenageado – Djalma Neto Souza
Homenageado – Jonatas Lima Viana (‘OxeJohn’)
VEREADOR LUIS CARLOS DUDÉ (MDB)
Homenageado – Célio dos Santos Silva
Homenageada – Mariá de Fátima de Sousa Cabral
VEREADOR DEL. MARCUS VINÍCIUS (PODEMOS)
Homenageado – Liomar Couto Leal
Homenageado – José Raimundo da Silva
VEREADOR NELSON DE VIVI (DEM)
Homenageado – Elmar José Vieira Nascimento
Homenageado – Antônio Vidal Andrade
VEREADOR NILDO FREITAS (PSC)
Homenageado – Ricardo Evandro Souza Ribeiro
Homenageada – Katyane Oliveira Silva Teles
VEREADOR ORLANDO FILHO (PRTB)
Homenageado – Watson Gusmão da Silva
Homenageada – Fernanda Souza Bartelli
VEREADOR RICARDO BABÃO (PCdoB)
Homenageado – Tarcísio de Lucema Teotônio
Homenageado – Josinaldo Ferreira da Silva Filho
VEREADOR SUBTENENTEMUNIZ (AVANTE)
Homenageado – Welson José Luz
Homenageado – Ten. Cel. Arthur Mascarenhas Fernandes
VEREADOR VALDEMIR DIAS (PT)
Homenageado – Rubens Jesus Sampaio
Homenageado – André Luiz Peixinho
VEREADORA VIVIANE SAMPAIO (PT)
Homenageada – Leila Silva Meira
Homenageado – Josinaldo de Meneses Santos
MESA DIRETORA
Homenageado – Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior
Homenageado – Edigar Evangelista dos Anjos (Edgar Mão Branca)
Homenageada – Gabriela de Diego Garrido
Ter vencido em nove dos 10 maiores colégios eleitorais da Bahia não foi suficiente para garantir a vitória a ACM Neto (União) nas urnas em 2022. O ex-prefeito de Salvador foi derrotado por Jerônimo Rodrigues, do PT, neste domingo (30), na disputa pelo Governo da Bahia. Dentro do “top 10”, o desempenho de Neto foi superior ao primeiro turno, quando levou a melhor que seu adversário em seis municípios. Eleito próximo governador, Jerônimo obteve, ao todo, 4.479.440 votos (52,79%) contra 4.006.247 de Neto (47,21%).
Assim como no primeiro turno, ACM Neto levou a melhor nos três maiores colégios do estado: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Já Jerônimo, não conseguiu repetir o primeiro turno quando venceu em Juazeiro e Ilhéus e derrotou Neto apenas na cidade de Jequié, assim como fez no dia 2 de outubro.
Para entender a proporção, os seis maiores colégios eleitorais do Estado concentram mais de 3 milhões de eleitores aptos a votar em 2022 (3.074.279), ou quase 30%. Ao todo, a Bahia possui 11 milhões de eleitores.
Confira como foi a votação dos dois candidatos nos dez maiores colégios eleitorais da Bahia:
SALVADOR
ACM Neto – 1.013.094 (64,51%)
Jerônimo – 557.418 (35,49%)
FEIRA DE SANTANA
ACM Neto – 204.662 votos (58,95%)
Jerônimo – 142.490 (41,05%)
VITÓRIA DA CONQUISTA
ACM Neto – 119.665 (59,05%)
Jerônimo – 82.995 (40,95%)
CAMAÇARI
ACM Neto – 87.177 (57,41%)
Jerônimo – 64.661 (42,59%)
LAURO DE FREITAS
ACM Neto – 71.234 (58,98%)
Jerônimo – 49.538 (41,02%)
Na entrevista que concedeu na sede do Tribunal Superior Eleitoral na tarde deste domingo, Alexandre de Moraes optou por não tensionar o ambiente faltando pouco para o fechamento das urnas. Quem ouviu o ministro responder de maneira comedida às perguntas sobre as operações da Polícia Rodoviária Federal em estradas que teriam criado embaraços para a circulação de eleitores, especialmente no Nordeste, estranhou o tom – pouco antes, Moraes havia chamado ao tribunal o diretor-geral da corporação.
Há, porém, uma explicação. Embora tenha determinado que a PRF interrompesse toda e qualquer operação, mesmo as baseadas no Código de Trânsito, a postura do ministro de minimizar o impacto das ações que já haviam sido deflagradas foi crucial para não dar ao presidente Jair Bolsonaro e aos seus apoiadores mais empolgados a oportunidade de criar uma nova crise bem na reta final do pleito – uma crise que, por envolver uma força policial armada sabidamente dominada pelo bolsonarismo, poderia sair do controle.
A aposta de Moraes, portanto, foi por não dar margem a um estresse novo faltando tão pouco para o fechamento das urnas. Não significa, porém, que os excessos que forem comprovados posteriormente ficarão sem punição: o ministro fez questão de lembrar que se as ações da PRF foram injustificadas, os responsáveis poderão ser enquadrados por abuso de poder.
Vitória da Conquista (BA) já definiu os votos para presidente e governador no segundo turno das eleições 2022, realizado neste domingo (30).
Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Vitória da Conquista (BA)
Lula (PT) foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Vitória da Conquista (BA). Ele recebeu 117.516 votos, o equivalente a 58,31% do total da cidade. Já Jair Bolsonaro (PL) foi a escolha de 41,69% dos eleitores e recebeu 84.019 votos
Lula teve mais número de votos que no primeiro turno, quando recebeu 111.892 (55,40%). Jair Bolsonaro recebeu mais número de votos que no outro pleito, em que registrou 73.828 votos, o equivalente a 36,55%.
Ao todo, 6,03% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.
Para o cargo de governador da BA , Acm Neto (UNIÃO) recebeu mais votos em Vitória da Conquista (BA). Foram 119.665 votos (59,05% do total da cidade). Seu adversário, Jerônimo (PT), teve a preferência de 40,95% dos eleitores e registrou 82.995 votos.
Os votos brancos e nulos para governador da BA somaram 5,31% do total no município.
Ao todo, 14,93% dos eleitores aptos a votar no município não compareceram às urnas.
G1 Bahia.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30), na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.
Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.
A diferença percentual a favor de Lula é a menor de um presidente eleito desde 1989.
Após a confirmação do resultado, Lula foi comemorar com aliados e simpatizantes na Avenida Paulista, em São Paulo.
O ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito neste domingo (30) para governar o estado da Bahia pelos próximos quatro anos. Com 96,13% das urnas apuradas, o petista soma 52,53% dos votos válidos e não pode mais ser superado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).
No primeiro turno, Jerônimo conquistou 700 mil votos a mais do que o adversário e, com 49,45% dos votos válidos, ficou próximo de encerrar a disputa logo no primeiro turno. ACM Neto foi o preferido de 40,8% dos eleitores. Na segunda etapa do pleito, o ex-prefeito soma 47,46% dos votos.
Com a vitória, Jerônimo substituirá Rui Costa, também do PT, como novo morador do Palácio de Ondina. Desde 2006, a sigla não é derrotada nas disputas pelo governo baiano. Antes de Costa (2015 – 2022), Jaques Wagner comandou o estado por oito anos (2007 – 2014).
Escolhido por unanimidade pelo PT na Bahia para ser o candidato ao Governo do Estado, Jerônimo contou com amplo apoio do ex-presidente e candidato à presidência pelo partido, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a campanha.
O candidato à reeleição à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) chegou para votar na Vila Militar, Zona Oeste do Rio, pouco antes das 8h deste domingo (30).
Ao entrar na seção eleitoral, o presidente cumprimentou os mesários e deixou o local rapidamente.
“Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só tivemos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde”, disse ele aos jornalistas do lado de fora.
A prefeita Sheila Lemos votou por volta das 10h deste domingo, dia 30, na Escola Normal.A gestora estava acompanhada da mãe, Irma Lemos, demais familiares e membros do governo municipal. Foto: blog do Rodrigo Ferraz
Os deputados reeleitos Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) votaram por volta das 10h40 no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista.
A dupla de parlamentares estava acompanhada de apoiadores, familiares, amigos e lideranças políticas.
Os deputados estão confiantes e dizem acreditar nas vitórias de Jerônimo Rodrigues, candidato ao Governo da Bahia, e Luís Inácio Lula da Silva, candidato a presidente.
Os deputados foram os mais votados nas últimas eleições em Conquista, sendo reeleitos com expressiva votação. *Blog do Rodrigo Ferraz
O candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, votou no Colégio Estadual Luiz Viana, em Brotas, no início da manhã deste domingo (30), no segundo turno pela corrida ao Palácio de Ondina. Ele chegou acompanhado pelo governador do Estado, Rui Costa (PT), pelo vice na chapa, Geraldo Júnior (MDB), e por correligionários. Na ocasião, Jerônimo ressaltou que o Brasil e a Bahia estão mostrando o verdadeiro significado de democracia.
“Eu quero agradecer aos baianos e baianos e dizer que nós estamos vendo nessas eleições uma atitude de responsabilidade com a democracia brasileira, pois trazer Lula de volta significa trazer emprego, comida na mesa, melhor educação. E a Bahia nunca se furtou disso. Nós não estamos pedindo voto para Lula por submissão, é um reconhecimento ao que o Lula e o PT fizeram pelo Brasil”, disse Jerônimo.