O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin(PSB), anunciou na tarde desta segunda-feira (14) novos nomes que irão integrar as equipes técnicas do governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT
No grupo de Esporte, foram chamados a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e o ex-jogador de futebol Raí. Já o grupo de Cidades contará com o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), e com o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Fará parte do grupo de Cultura a cantora Margareth Menezes.
Segundo o blog da jornalista Andreia Sadi, Alckmin convidou os médicos Ludhmila Hajjar, Miguel Srougi e Roberto Kalil para a área da saúde, mas os nomes ainda não foram anunciados oficialmente. Os três são professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
A equipe de transição está prevista em lei e serve para que seus membros tenham acesso a documentos e informações do atual governo.
Lula viajou na manhã desta segunda para o Egito, onde participará da COP 27, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele deixou sua residência na capital paulista e pegou um avião no Aeroporto Internacional em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) disse que deve anunciar os nomes que vão compor o seu secretariado no início de dezembro. Antes disso, o petista pretende finalizar a reforma administrativa do futuro governo.
“A expectativa é que a gente possa fazer essas arrumações da reforma administrativa, se for preciso modificar algumas peças e enviar pra Assembleia ainda esse ano, que o Rui topou fazer, até o dia 30 de novembro. Quanto aos nomes, eu pedi uma trégua até o meado de dezembro. Se tiver alguma coisa antes eu direi e não vou guardar”, disse Jerônimo em entrevista para o G1.
Jerônimo disse que conversou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, durante a estadia deste na Bahia, na semana passada. A ideia é que o governo baiano tenha uma estrutura que possa se assemelhar à estrutura federal, com a possibilidade de criação de novas pastas.
Na ultima terça-feira (3) o Vereador Valdemir Dias visitou a Avenida Contorno e Avenida Anel do Contorno, que dá acesso ao Condomínio Vila Verde, para denunciar a falta de pavimentação e recapeamento asfáltico dessa importante via, que é também corredor de ônibus.
No dia 23 de dezembro de 2019, Dias criou uma emenda impositiva que incluía no orçamento do município a execução dessa pavimentação, na emenda, ele justifica a importância da obra para a qualidade de vida dos moradores do local, que sofrem com as chuvas que causam infiltrações nos pisos, acúmulos de sedimentos nas valetas e vias e dificuldade de coleta lixo em dias chuvosos.
Na metade desse ano, a prefeitura esteve no local e fixou uma placa informando que a projeto seria iniciado no mês de julho de 2022, no entanto, nada foi feito até então.
O vereador Valdemir Dias questionou a prefeitura “Por que não utilizou o recurso da minha emenda impositiva que está no orçamento do município? E também, por que colocou a placa ali com a execução da CODEVASF e até o momento, estamos em novembro de 2022 e não foi executado? Essa é a pergunta que a população faz a prefeitura de Vitória da Conquista!” A emenda impositiva ao projeto de lei citado acima (020/2019), estima o valor de R$ 280.702,71 para a obra de pavimentação.
O governador eleito da Bahia, JerônimoRodrigues, se reuniu com 22 parlamentares baianos e prefeitos de cidades do interior do estado, na noite de terça-feira (8), na Câmara de Deputados, em Salvador.
Aplaudido ao dizer que será feito “o que for de interesse do Estado da Bahia e que necessitar de alguma articulação com o governo federal”, ele se comprometeu com todos os deputados e deputadas, sendo ou não da base.
A plenária, que contou com a presença do senador Otto Alencar e foi conduzida pela deputada federal Lídice da Mata, teve lotação máxima.
“O meu compromisso, e [do meu vice] Geraldo Júnior, é arcar com a responsabilidade do que for combinado de emendas com vocês. Tudo aquilo que vocês pactuarem nesse momento, que a execução orçamentária possa caber ao papel do Estado, eu quero dar aqui a minha palavra que honrarei, com todo combinado que for feito para esse orçamento de 2023”, afirmou Jerônimo.
Durante a reunião, o governador eleito informou que o Anel de Contorno de Feira de Santana está na lista de prioridades para destinação das emendas.
“A obra beneficiará quem segue para Santo Estevão, Alagoinhas, Serrinha”, pontuou.
O Governo da Bahia publicou decreto na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado (DOE) que prevê alterações no expediente nas repartições públicas estaduais durante a participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2022.
De acordo com a medida assinada pelo governador Rui Costa, nos dias em que os jogos do Brasil se iniciarem às 13h, o expediente será das 8h às 12h. Já nos dias em que as partidas sejam iniciadas às 16h, o expediente será das 8h às 15h. Caso a Seleção Brasileira avance para as fases eliminatórias, será aplicada a mesma regra, com liberação do expediente até uma hora antes do início da partida.
A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ficará responsável pelas medidas necessárias para o cumprimento dos expedientes por compensação. A liberação nos dias dos jogos não se aplica às atividades desenvolvidas em serviços públicos essenciais, cuja prestação não admita interrupção.