AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (27), os vereadores prestaram homenagem ao deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), reconhecendo sua trajetória política e os serviços prestados a Vitória da Conquista e à região.

Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), anunciou que, ainda este ano, será entregue ao parlamentar a Medalha João Gonçalves da Costa — honraria que leva o nome do bandeirante português responsável por desbravar o Sertão da Ressaca e fundar o Arraial da Conquista, atual Vitória da Conquista.

Em seu discurso na tribuna, o deputado agradeceu a homenagem e destacou sua ligação histórica e afetiva com o município. “Para mim, é uma satisfação imensa estar aqui de novo, nesta tribuna, nesta Casa”, disse ele.

O deputado relembrou sua trajetória política, ressaltando que foi a experiência como vereador que o credenciou à vida pública em nível estadual. “A honraria mais importante que eu pude ter foi ser eleito vereador de Vitória da Conquista. Se eu não tivesse sido vereador neste município, eu não estaria hoje na condição de deputado estadual”, recordou.

O parlamentar enfatizou ainda que, embora tenha sido votado em mais de 170 municípios baianos, seu maior orgulho é a relação construída com Conquista. “Estou votado em mais de 170 municípios da Bahia, mas o meu orgulho maior é ser votado na cidade que eu amo. A cidade que eu escolhi para morar, para viver e para criar meus filhos”, disse ele destacando seu amor pelo município. “Eu não nasci em Vitória da Conquista, cheguei aqui com 14 anos. A gente não escolhe onde nasce, mas escolhe onde viver. E eu escolhi viver aqui”, emendou.

Ao falar sobre o papel do Legislativo, Fabrício Falcão destacou a importância do mandato parlamentar como instrumento de escuta e representação popular. “O vereador é a caixa de ressonância dos problemas do povo. É a ele que as pessoas recorrem quando há dificuldades no bairro, na zona rural, na comunidade”.

Ele também ressaltou que o exercício do mandato exige dedicação permanente. “Sou deputado que trabalha 24 horas por dia. Não tenho sábado, não tenho domingo, não tenho feriado. Minha bandeira é a defesa do povo”, assegurou o deputado.

Por fim, agradeceu ao presidente da Câmara e aos vereadores pela honraria recebida. “Presidente, muito obrigado. Recebo essa honraria com gratidão e emoção”, concluiu.

A homenagem reforça o reconhecimento do Legislativo municipal à trajetória política do deputado e à sua contribuição para o desenvolvimento de Vitória da Conquista e da região sudoeste da Bahia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Caso a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), deixe o cargo para disputar a vice-governadoria do Governo do Estado na chapa de ACM Neto (União Brasil), nas eleições 2026, o vice-prefeito Aloísio Alan (Republicanos) assumirá a gestão municipal.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro (PL), disse que a população local conhece e aprova o trabalho do vice-prefeito. “É um médico competente, que gosta da cidade, apaixonado por Conquista. Sheila não escolheu ele à toa, ela confiou a vice-prefeitura a Alan e tenho certeza que, se o nome dela for confirmado para a chapa majoritária para essa disputa, certamente Alan terá total condição de tomar o comando do município e trabalhar por Vitória da Conquista”, afirmou.

Cordeiro enalteceu a posição de destaque de Vitória da Conquista no cenário regional e estadual e a força do interior baiano como representatividade nas disputas eleitorais.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Após um período de afastamento das agendas públicas, o ex-governador e ex-prefeito de Guanambi, Nilo Augusto de Moraes Coelho, aos 82 anos, realizou uma visita de cortesia à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade no Gabinete Civil do Palácio da “Joia do Sertão Baiano”.

No Instagram, a gestora celebrou o encontro ao destacar que recebia a visita do “querido amigo, Nilo Coelho”. Nilo, que mantém residência e propriedades em Vitória da Conquista, permanece como um dos conselheiros políticos mais prestigiados do Centro-Sul Baiano, mantendo seus “braços abertos” a todos os que o procuram em busca de orientações

CORTINA E CIA COLCHÕES
Na sessão ordinária desta quarta-feira (25), a vereadora Dra. Lara Fernandes (Republicanos) utilizou a tribuna para destacar recursos destinados ao município por meio de emendas parlamentares e cobrar maior participação dos governos estadual e federal no financiamento da saúde pública.
Durante o pronunciamento, a parlamentar informou ter recebido a confirmação do depósito de mais de R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar. Segundo ela, foram destinados R$ 200 mil para a reforma da APAE e R$ 1 milhão para ações de reabilitação de crianças neuroatípicas.
Dra. Lara relatou ainda que esteve no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, onde constatou o abastecimento de insumos adquiridos com recursos das emendas, garantindo, segundo ela, o pleno funcionamento das unidades hospitalares e de saúde do município.
A vereadora rebateu críticas relacionadas à atuação junto à esfera federal e ressaltou que decisões tomadas em Brasília impactam diretamente a realidade local. “Conquista não fica em Nárnia. O que é decidido lá em cima afeta diretamente nossa cidade”, afirmou.
Ela destacou a distribuição da arrecadação tributária no país, apontando que os municípios ficam com cerca de 18% dos impostos, enquanto os estados recebem 24% e o governo federal concentra aproximadamente 48%. Para a parlamentar, há necessidade de maior retorno desses recursos para Vitória da Conquista.
Como exemplo, citou o caso de Petrolina, que, segundo ela, possui porte populacional e arrecadação semelhantes aos de Vitória da Conquista, mas teria conseguido captar cerca de R$ 300 milhões em emendas parlamentares no último ano, enquanto Conquista teria recebido menos de R$ 29 milhões.
No campo da saúde, Dra. Lara enfatizou que os serviços de média e alta complexidade são de responsabilidade do Estado e da União, defendendo que os repasses não têm sido suficientes. A parlamentar mencionou a situação da regulação e do atendimento oncológico, alertando para o aumento das filas e para a gravidade dos casos de pacientes que aguardam tratamento.
Segundo a vereadora, o município tem assumido custos significativos para manter os serviços, incluindo um aporte mensal de aproximadamente R$ 900 mil na área oncológica, enquanto o governo federal contribuiria com cerca de R$ 600 mil. Ela afirmou ainda que o Estado teria se comprometido a dividir os custos, mas que o acordo não teria sido efetivado.
Ao encerrar, Dra. Lara Fernandes reforçou o apelo por maior compromisso dos demais entes federativos com a saúde pública local e pediu união de esforços para garantir atendimento adequado à população de Vitória da Conquista.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Um funcionário da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) publicou nesta quarta-feira (25) uma nota de maneira anônima denunciando a situação de demissões em massa na estatal. Segundo o funcionário, a ação gerou revolta e insegurança entre a equipe.

Confira a nota na íntegra:

A situação na Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC) tem deixado muita gente preocupada. Está acontecendo uma demissão em massa que pegou vários funcionários de surpresa, gerando insegurança e revolta. Como se não bastasse o medo de perder o emprego, ainda tem o problema do vale-alimentação, que sempre foi pago no início do mês e agora está atrasado.

O pior de tudo é que, além do atraso, ninguém deu nenhuma explicação até agora. Os trabalhadores ficam sem saber o que está acontecendo, tendo que lidar com contas para pagar e família para sustentar. Falta diálogo, falta respeito e, principalmente, falta transparência. Quem está lá dentro só quer uma posição clara e um mínimo de consideração diante dessa situação difícil.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Divulgação/Ministério Público do Trabalho

Foi publicado nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União o Decreto nº 12.857/2026, que atualiza compromissos voltados à prevenção do trabalho forçado, proteção das vítimas e fortalecimento dos mecanismos de fiscalização. O documento pertence à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e foi aprovado em mais de 180 países em 2014.

A atualização do documento alinha o Brasil a parâmetros internacionais de direitos humanos. Algumas medidas obrigatórias previstas são acesso à educação e informação a empregadores e pessoas vulneráveis, aumento da fiscalização e serviços de inspeção, proteção de pessoas, principalmente trabalhadores migrantes e ações para abordar as causas profundas e riscos de trabalho forçado.

A promulgação insere o texto formalmente no ordenamento jurídico brasileiro. A medida impacta políticas públicas de inspeção do trabalho, persecução penal e responsabilização administrativa.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da noite da última terça-feira (24), o Projeto de Lei (PL) 5582/25 ou PL Antifacção, que prevê o aumento de penas para participação em organizações criminosas ou milícias. O relator foi o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) e a proposta é de autoria do governo federal.

A pena prevista para os criminosos é de reclusão de 20 a 40 anos e os condenados por esses crimes terão algumas restrições, como a proibição da anistia, fiança ou liberdade condicional. As pessoas condenadas por esses crimes ou mantidas em prisão preventiva até o julgamento deverão ficar, obrigatoriamente, em presídios federais de segurança máxima, se houver indícios concretos de que possuem papel de liderança, chefia ou que façam parte do núcleo de comando da organização criminosa.

Segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), essa é a resposta mais dura já dada ao crime organizado. Tanto os governistas, quanto a oposição entraram em acordo para acelerar a votação do projeto. Houveram algumas alterações no projeto original, como a retirada da taxação das bets para fundo contra o crime organizado. O texto agora segue para sanção do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932, por meio do decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que chefiava o Governo Provisório. O decreto foi incorporado à Constituição em 1934 e até o momento, era facultativo. Em 1933 houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, onde as mulheres puderam votar e serem votadas pela primeira vez na história do Brasil.

Apenas em 1965 o voto feminino se tornou obrigatório, sendo igualado ao dos homens. Nesta terça-feira (24) a conquista do voto feminino completa 94 anos, com a primeira edição da Comenda Ceci Cunha, do Senado Federal, para homenagear personalidades do sexo feminino que se destacaram no exercício da atividade política.

Confira a abertura da Comenda Ceci Cunha, feita pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL):

CORTINA E CIA COLCHÕES

Sheila Lemos rechaça crise com Tiago Correia e afirma que houve acordo para respeitar bases eleitorais

Na lista de cotadas a vice-governadora para as eleições de outubro, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União), rechaçou qualquer situação de crise com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A rusga entre os aliados teria sido iniciada após a gestora conquistense lançar a pré-candidatura do marido dela, Wagner Alves, para a Alba, o que gerou um conflito com o tucano, que tem o município da região sudoeste como uma de suas principais bases eleitorais. Se os dois definirem pela disputa, poderia haver uma divisão de votos na cidade.

“Tiago é um amigo muito querido. Os pais dele são nossos amigos, moram em Vitória da Conquista”, disse Sheila à CBN, nesta segunda-feira, 23. “Ele foi o deputado mais votado na cidade com o nosso apoio na última eleição. É natural que ele tivesse a perspectiva de ampliar essa votação”, completou.

Representante local – Sobre a decisão em lançar o marido, a prefeita disse que a medida foi adotada após a realização de uma pesquisa em Vitória da Conquista, que apontou um desejo dos eleitores em ter um representante da centro-direita vivendo na cidade.

“No campo da centro-direita, vivendo em Vitória da Conquista e sentindo os problemas da cidade, não temos nenhum representante. A população vinha exigindo isso, e a pesquisa deixou isso muito claro”, afirmou.

Respeito pelas bases – Na mesma entrevista, Sheila disse que esteve na capital baiana, recentemente, para tratar do tema com Tiago Correia, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA) e ACM Neto. Na ocasião, chegou-se a um acordo para que as bases eleitorais dos envolvidos sejam respeitadas.

“Não acredito que teremos problema algum”, declarou. “[Conquista] Não é uma cidade pequena onde, se um cresce, o outro não tem chance. Há espaço para que Tiago tenha boa votação, para que Wagner tenha votação na cidade e também em toda a região sudoeste”, finalizou Sheila Lemos.

Por Yuri Abreu
Fonte: A Tarde

CORTINA E CIA COLCHÕES

A possível renúncia da Prefeita Sheila Lemos para uma candidatura a vice-governadora na chapa de ACM Neto pode consolidar o ex-prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre, como uma opção para a Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições de 2028.

Essa análise é compartilhada por lideranças da oposição em contato com o Blog do Sena, que veem em Quinho um nome que poderia agregar forças de esquerda, centro-esquerda e centro para recolocar esse grupo político de volta ao poder municipal, após 12 anos.

Quinho é pré-candidato à deputado estadual, pelo PSD, partido de detém a maior quantidade de prefeituras da Bahia, forte estrutura financeira e administrativa. Além disso, elegeu a esposa, Leia, como a segunda vereadora mais votada nas eleições de 2024.

Nos últimos meses, ele tem intensificado sua atuação política na região, onde deve alcançar uma votação expressiva. Quinho é ex-presidente da União dos Municípios da Bahia, afilhado político do ministro Rui Costa e do senador Otto Alencar.

Caso consiga uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, o nome dele pode ser ungido para liderar a chapa de oposição a Prefeitura de Vitória da Conquista, quando deve enfrentar o vice-prefeito Dr. Alan, que assumirá o cargo caso a Prefeita Sheila Lemos renuncie.

CORTINA E CIA COLCHÕES