AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Nesta terça-feira (27), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista e Região completa 64 anos de atuaçãona defesa dos direitos das bancárias e dos bancários do município e região.

A entidade foi oficialmente fundada em 27 de janeiro de 1962, após a criação, em maio de 1961, da Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, organizada por 28 bancários de Vitória da Conquista.

Ao longo de mais de seis décadas, a entidade teve participação ativa em momentos decisivos da história recente do país, enfrentando os desafios do período da ditadura militar, fortalecendo a organização da categoria no processo de redemocratização, e atuando em greves nacionais, mobilizações e campanhas salariais.

Para o presidente Paulo Barrocas, o sindicato cumpre um papel essencial na proteção dos trabalhadores. “O ambiente de trabalho nem sempre é justo. Há assédio, sobrecarga, salários defasados e discriminação. O sindicato existe para ser a voz do trabalhador, denunciando injustiças e abusos”, afirmou.

A vice-presidente do sindicato, Carla Saúde, ressalta que celebrar os 64 anos da entidade é reconhecer uma trajetória construída coletivamente. “Atualmente, em meio a um processo exponencial de digitalização, a figura humana do trabalhador passou a ser tratada como número, e as agências, como despesa. Nesse cenário de abusos, o sindicato é um instrumento de segurança, organização e resistência para que as bancárias e bancários tenham seus direitos respeitados”, disse.

Entre as principais conquistas históricas da categoria, asseguradas por meio da organização sindical, estão a jornada de seis horas, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vales-refeição e alimentação, auxílio-creche, plano de saúde e a unificação nacional do salário, garantias presentes no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escalou Miriam Belchior, ex-esposa de Celso Daniel, para o cargo de ministra-chefe da Casa Civil, sucedendo o baiano Rui Costa (PT), que deixará a pasta nas próximas semanadas para ser candidato ao Senado.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, Miriam faz parte de um grupo de secretários escolhidos para os ministérios, na ausência dos titulares que deixarão as pastas. Atualmente, a petista ocupa a Secretaria-Executiva da Casa Civil.

Miriam Belchior foi ministra durante o governo Dilma Rousseff (PT), sendo titular do Planejamento e Orçamento entre 2011 e 2015. Antes disso, ela também atuou como subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, entre 2004 e 2011.

Miriam Belchior ainda foi ocupou a Secretaria de Administração e Modernização Administrativa de Santo André, onde foi primeira-dama entre 1986 e 1996.

A secretária-executiva da Casa Civil foi casada com Celso Daniel, duas vezes prefeito de Santo André. O petista foi morto em 2002, quando coordenava com a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Planalto, criando uma série de teorias sobre a motivação do crime.

FOTO: Lula e Rui Costa, chefe da Casa Civil – Foto: Ricardo Stuckert | PR
FOTO: Ex-presidente da Caixa Econômica Federal durante o governo Dilma Rousseff, Miriam Belchior – Reprodução/PT
Fonte: A Tarde

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza, na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 10h, a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. A retomada dos trabalhos, após o fim do recesso parlamentar, contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que vai apresentar a tradicional Mensagem Anual de Governo.

A leitura do documento é uma prática comum e constitucional, oportunidade em que o chefe do Executivo faz uma prestação de contas das ações executadas pela administração estadual no exercício anterior e manifesta a intenção de realizar projetos e programas, com metas e prioridades para 2026, beneficiando diversos setores da gestão pública. As mais importantes autoridades civis e militares costumam participar da cerimônia, que será conduzida pela presidente Ivana Bastos, a primeira mulher a assumir o mais alto cargo da instituição política em mais de 190 anos de existência.

“Mais do que uma tradição em que o governador reafirma seu respeito democrático ao Parlamento, este ato formal renova a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, que caminham juntos em defesa da população baiana, sempre com harmonia e independência. Esta Assembleia, por meio da Mesa Diretora e de todos os seus parlamentares, tem o firme propósito de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecer o desenvolvimento dos municípios e promover o bem-estar social dos baianos”, destacou a presidente da ALBA.

RITUAL – A sessão solene, que marca o início do ano legislativo, segue um ritual que vai movimentar, desde as primeiras horas da manhã, um grupo de servidores públicos na área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Elaborada pelo Cerimonial e Assistência Militar da Casa, a programação começa com a formação da Guarda de Honra, juntamente com a Banda de Música Maestro Wanderley, da Polícia Militar da Bahia. O protocolo prevê ainda que as autoridades serão recepcionadas na rampa de acesso ao prédio principal da Assembleia, sendo encaminhadas para o Plenário Orlando Spínola.

Momentos antes da chegada do governador, a presidente Ivana Bastos cumpre a tradição de passar em revista a tropa da PM, que desfila em continência ao Poder Legislativo. Já na presença do chefe do Executivo, a cerimônia militar prossegue com uma saudação (exórdio) em homenagem a Jerônimo Rodrigues. Em seguida, a chefe do Legislativo baiano acompanhará o governador até o Salão Nobre da Casa, onde o gestor aguardará o início da sessão. Logo depois, a deputada Ivana declara aberta a sessão, compõe a mesa de honra e designa uma comissão suprapartidária, composta de deputados e deputadas, para conduzir o governador até o plenário.

Depois da execução do Hino do Brasil, a presidente da ALBA vai fazer uma breve saudação aos presentes, concedendo, posteriormente, a palavra ao governador Jerônimo Rodrigues para que faça seu pronunciamento, direto da tribuna. Após o discurso, a deputada agradecerá a presença de todos durante a sessão solene, ato que será encerrado com a execução do Hino ao 2 de Julho, uma exaltação aos heróis da Independência da Bahia.

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta quarta-feira (28), o programa UP Notícias, da Rádio UP FM entrevistou o engenheiro civil, especialista em engenharia rodoviária e secretário de infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes. Saulo explicou o andamento de algumas obras de infraestrutura em Vitória da Conquista e suas respectivas previsões de entrega.

Durante a entrevista, o secretário afirmou que a restauração e duplicação da rodovia BA-415, que liga Barra do Choça à Vitória da Conquista tem previsão de entrega para agosto de 2026. Outra obra comentada por Saulo Pontes foi a ligação rodoviária com pavimentação para os distritos de Caetanos, José Gonçalves, com previsão para 2027 e a interligação para o povoado da Roseira, que segundo o secretário deve ser concluída até maio deste ano.

Quanto aos viadutos e passarelas no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista, Saulo Pontes declarou que as obras estão em fase de estudo e levantamento de custos. “A gente tem agenda nesse mês ainda com o ministro Renan Filho (Transportes) e vamos cobrar. Mas só eles podem dar uma posição, porque não depende do orçamento do estado”, acrescentou o secretário de infraestrutura da Bahia.

Confira a entrevista completa com Saulo Pontes:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou, na última terça-feira (27), que tem expectativa de que o fim da escala 6×1 seja aprovado ainda no primeiro semestre de 2026. De acordo com o secretário, o governo federal está empenhado na diminuição da carga de trabalho semanal e espera que isso seja pautado no Congresso, aprovado e promulgado pelo Presidente da República.

O fim da escala 6×1 foi apresentado à Câmara dos Deputados em fevereiro de 2025 pela deputada Erika Hilton (PSOL/SP), autora da proposta e foi assinado por 226 deputados. Guilherme Boulos disse atuar com o Ministério do Trabalho e se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB) para tratar do tema.

Segundo Boulos, o fim da escala de seis dias de trabalho por um de folga deve levar ao aumento da produtividade da economia do país. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizado em 2024, com 19 empresas, apontou um aumento na receita de 72% e no cumprimento de prazos em 44% após a redução da jornada de trabalho.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) emitiu, em nota conjunta com entidades do sistema financeiro, um alerta sobre golpes e fraudes feitos por criminosos que utilizam o nome do Banco Master. O FGC começou na última segunda-feira (19) a liberar os pagamentos a clientes do Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central em novembro de 2025. Segundo o comunicado, os golpes identificados nos últimos dias utilizam indevidamente o nome do FGC, de instituições bancárias e órgãos públicos.

De acordo com a nota, as práticas criminosas mapeadas são:

  • Envio de e-mails, mensagens e outras comunicações falsas que simulam contatos institucionais;
  • Divulgação de links, páginas e aplicativos fraudulentos, criados para induzir vítimas a fornecer dados pessoais, bancários ou cadastrais;
  • Pedido de pagamentos indevidos ou antecipados, sob falsas promessas de benefícios, liberação de valores ou agilização de processos;
  • Uso indevido de ferramentas de recuperação de senha e disparo de mensagens com links maliciosos;
  • Circulação de aplicativos não oficiais em plataformas digitais, que comprometem a segurança das informações.

O FGC orienta que os clientes do sistema financeiro busquem informações e confirmações exclusivamente pelos canais institucionais do FGC e das instituições financeiras, desconfiem de ofertas que prometem facilidades ou liberação rápida de recursos, desconsiderem solicitação de dados pessoais feitas por canais não oficiais, não realizem pagamentos de qualquer tipo de taxa para receber garantias, não cliquem em links desconhecidos e não baixem aplicativos fora das lojas oficiais.

A nota foi assinada pelo FGC, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e a Zetta.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta segunda-feira (26), o programa UP Notícias, da Rádio UP FM, entrevistou o ex-deputado federal, ex-ministro da Integração Nacional (2007-2010) e ex-ministro chefe da Secretaria de Governo do Brasil (2016), Geddel Vieira Lima (MDB). O político comentou sobre os méritos alcançados pela sua administração no Ministério da Integração Nacional e a polarização política e a importância do respeito no debate.

Um dos aspectos comentados pelo ex-ministro foi a quebra do monopólio das telecomunicações, que ele atribui como uma conquista para a comunicação no país. “Eu fui o responsável à época pela relatoria e aprovação daquela quebra do monopólio das telecomunicações, que permite a gente estar fazendo essa conversa […] permite que todo mundo esteja usando aí internet, telefone celular, senão a gente estaria hoje ainda com aqueles aparelhos telefônicos” explicou Geddel.

O político do MDB opinou que o debate público está contaminado por ódio. Segundo Geddel, o fato de alguém pensar diferente do outro não justifica o ódio entre as partes. “O que que eu acho que vai resolver? A gente parar de olhar para o retrovisor e olhar para frente. Um país, uma sociedade se constrói para frente. O passado já passou, o presente está passando e o futuro a gente não sabe o que é que vai ser, vamos construir”, acrescentou.

De acordo com Geddel, ACM Neto não será candidato nas eleições de 2026. O político afirmou durante a entrevista que acredita que ele não será candidato e “terá dificuldades”.

Confira a entrevista completa com Geddel Vieira Lima:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Governo da Bahia ampliou a política de conectividade gratuita com a expansão do Conecta Bahia, programa que já conta com 340 pontos de wi-fi instalados em 180 municípios. No novo ciclo, a iniciativa prevê investimento de R$ 108 milhões, ao longo de 36 meses, para a implantação de 1.500 novos pontos de acesso até 2027, alcançando todos os municípios baianos.

A nova etapa prioriza a zona rural, além de comunidades quilombolas e aldeias indígenas, com a proposta de garantir não apenas acesso à internet, mas uso qualificado da conectividade. A estratégia envolve aplicações voltadas à educação, telemedicina e serviços públicos digitais, como forma de reduzir desigualdades e estimular o desenvolvimento local. Neste sábado (24), três novos pontos serão inaugurados no município de Maracás.

O Conecta Bahia é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e integra o Plano Plurianual 2024–2027, dentro do programa Bahia Mais Inovadora, no eixo de conectividade. A iniciativa também faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por fornecer internet de qualidade a instituições de ensino e pesquisa no estado.

A política pública conta ainda com a parceria da Secretaria da Administração (Saeb) e atuação integrada com outras pastas estaduais, além de compor o Programa Bahia Mais Digital, desenvolvido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltado à transformação digital no estado.

Segundo o governo estadual, a ampliação do Conecta Bahia reforça o papel da conectividade como instrumento de inclusão social, ampliando o acesso da população aos serviços públicos e às oportunidades digitais, especialmente em regiões historicamente menos assistidas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado estadual Zé Raimundo esteve em agenda na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), ao lado do prefeito de Planalto, Cloves Andrade, para reforçar dois pleitos considerados prioritários para o município: a implantação de uma ciclovia na BA-641 e a adequação da rede elétrica para viabilizar uma unidade básica de saúde em construção.

Durante a reunião com o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, foi solicitada agilidade na implantação da ciclovia no trecho da BA-641 que liga a BR-116 ao distrito de Lucaia. O percurso tem cerca de 7,5 quilômetros e é utilizado diariamente por trabalhadores e ciclistas. Segundo o deputado, o projeto já está pronto e a obra é fundamental para garantir mais segurança viária na região.

Outro ponto tratado no encontro foi a necessidade de adequação da rede elétrica externa para permitir o funcionamento de uma unidade básica de saúde que está sendo construída no município. A solicitação foi encaminhada à Seinfra como etapa essencial para a conclusão da obra e início do atendimento à população.

Zé Raimundo destacou que a articulação junto ao Governo do Estado busca fortalecer a infraestrutura, ampliar a segurança e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Planalto, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do município.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A cerimônia, conduzida pela presidente Ivana Bastos, foi discreta e marcada por emoção

Primeiro suplente do União Brasil (UB), Luciano Ribeiro tomou posse no cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) e foi conduzido pela presidente do Legislativo, deputada Ivana Bastos. Ribeiro retorna ao Parlamento estadual na vaga decorrente do falecimento do deputado Alan Sanches (UB), no último sábado (17).

A cerimônia aconteceu na sala da Presidência da ALBA e teve a presença de amigos, familiares e parlamentares como Kátia Oliveira (UB), Júnior Nascimento (UB) e Tiago Correia (PSDB).

Ivana Bastos deu boas-vindas a Luciano Ribeiro e desejou boa sorte e sucesso ao legislador no mandato. Ela ressaltou que o momento é de alegria com o retorno de Ribeiro à Casa, mas também de dor, por causa da perda de Sanches.

“Esse é um momento de dor, mas também é um momento em que o Parlamento precisa continuar. O deputado Luciano Ribeiro já foi deputado nessa Casa, tem uma grande experiência, tem um perfil semelhante ao perfil do nosso querido e saudoso Alan Sanches. Estamos com o coração apertado e desejamos boas-vindas, nos colocando inteiramente à disposição do deputado Luciano Ribeiro”, afirmou a Chefe do Legislativo, após empossar o deputado.

Ao contínuo à assinatura do termo de posse e o juramento, conforme determina o regimento interno, Luciano Ribeiro fez um breve pronunciamento. O parlamentar empossado ressaltou o desafio de honrar e defender o legado de Alan Sanches. “Era um amigo querido, fomos colegas de Parlamento aqui nesta Casa. Era um homem de coragem, de posição, sempre na defesa dos mais humildes e necessitados. Acredito que não terei dificuldades nesta missão, porque temos o perfil parecido, militamos na oposição e nunca fechamos portas, respeitando a todos”, frisou.

Luciano Ribeiro também prometeu honrar os 63.640 votos obtidos na eleição de 2022, quando ficou na suplência do partido. “Vou defender os baianos com coerência e com os princípios nos quais acredito”, apontou.

O ato de posse foi assinado pela presidente Ivana Bastos, pelo deputado Luciano Ribeiro e lavrado pelo secretário-geral da Mesa, Carlos Lima Cavalcante Neto.

BIOGRAFIA

José Luciano Santos Ribeiro nasceu em 22 de dezembro de 1960 na cidade baiana de Caculé. Advogado formado pela Faculdade de Direito Teófilo Otoni, o parlamentar é pós-graduado em direito público municipal e processo civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Luciano Ribeiro foi prefeito de Caculé durante dois mandatos, tendo chegado à ALBA após ser eleito deputado na eleição de 2014. No Legislativo baiano, foi líder da oposição, vice-presidente das comissões de Assuntos Territoriais e Emancipação; Constituição e Justiça; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. O legislador também integrou as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Ferrovia de Integração Oeste Leste e Porto Sul; da Promoção da Igualdade; de Constituição e Justiça; e de Análise de Projetos de Lei de Deputados, Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação.

CORTINA E CIA COLCHÕES