AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Vitória da Conquista, começa a celebrar nesta segunda (18), os 60 anos da sua fundação e o novenário em homenagem à sua padroeira. A programação tem como tema o da campanha missionária de 2019, instituída pelo Papa Francisco, “Batizados e Enviados”, e também faz lembrança à história da paróquia, trazendo de volta os temas das festas da padroeira de outros anos.

Na primeira noite, a celebração eucarística será presidida por Dom Luiz Gonzaga Pepeu, administrador apostólico da Arquidiocese de Vitória da Conquista, que concederá o sacramento da crisma a 60 jovens e adultos.

A Paróquia Nossa Senhora das Graças foi umas das primeiras paróquias fundadas pela ainda diocese de Vitória da Conquista, por Dom Jackson Berenguer Prado. A igreja matriz funcionou na Av. Otávio Santos até 2004, quando foi inaugurada a atual estrutura, na Rua Waldemar Sá Porto. As paróquias de São Miguel e de Candeias foram criadas a partir de comunidades que pertenciam ao seu território.

A festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças será encerrada no dia 27 de novembro. Confira a programação completa no perfil da paróquia no Instagram ou no Facebook (@gracasvca).

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Polícia Rodoviária Federal realizou a operação nacional Proclamação da República 2019 durante a zero hora de quarta-feira (14) até a meia-noite de domingo (18).

Em Vitória da Conquista, 1.062 pessoas foram fiscalizadas e 895 testes de bafômetro foram realizados. A intensa fiscalização, bem como, o trabalho de educação para o trânsito realizados pelos policias contribuiu para que nenhum acidente grave fosse registrado, zerando o número de morte ou vítima grave no período.

Os números das fiscalizações indicam o registro de 51 autos de infração por ultrapassagem proibida. Também indicam 37 autos de infração por não usar o cinto de segurança. Por alcoolemia 17 pessoas foram flagradas e autuadas, sendo uma destas detida e encaminhada à delegacia por crime de trânsito.

Durante a operação, 16 pássaros silvestres foram resgatados, 3 veículos recuperados, 1 documento falso apreendido e 8 pessoas foram presas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

No programa Redação Brasil dessa segunda-feira (18), a Dra. Lívia Vasconcelos falou sobre a XIX Jornada Baiana de Psiquiatria e III Simpósio Baiano de Emergências Psiquiátricas, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro no auditório da UFBA em Vitória da Conquista.

Confira a entrevista com os detalhes do encontro

CORTINA E CIA COLCHÕES

Por Guilherme Barbosa

O Vitória da Conquista estreará no Baianão 2020 contra o Jacuipense, jogando dentro de casa. A informação foi divulgada na noite deste domingo, 17, pela Federação Baiana de Futebol. Na primeira fase, que começa no dia 15 de janeiro e vai até 29 de março, serão nove jogos e o Bode fará cinco deles com o apoio da sua torcida.

Confira os jogos do Vitória da Conquista na primeira fase:

15/01 – 20h30 – V. Conquista x Jacuipense;

19/01 – 16h – Bahia x V. Conquista;

22/01 – 20h30 – Atlético de Alagoinhas x Vitória da Conquista;

29/01 – 21h45 – V. Conquista x Vitória;

09/02 – 16h – V. Conquista x Bahia de Feira;

01/03 – 16h – Doce Mel x V. Conquista;

08/03 – 16h – V. Conquista x Fluminense de Feira;

25/03 – 20h30 – Juazeirense x V. Conquista;

29/03 – 16h – V. Conquista x Jacobina;

Clique aqui e confira a tabela completa.

Fórmula – A fórmula escolhida é a mesma utilizada no Baianão 2019. Os dez clubes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Alagoinhas Atlético Clube e Doce Mel Esporte Clube) ficarão no mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.

Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.

Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Copa do Nordeste – Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.

Copa do Brasil – Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. O Esporte Clube Jacuipense apresentou proposta para que uma ou duas vagas fossem direcionadas para outra competição estadual a ser realizada no segundo semestre. Mas, todos os demais clubes rejeitaram a sugestão.

Série D do Brasileirão – Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada no segundo semestre. Caso essa competição não seja viabilizada, esta última vaga será dada ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.

O Vitória da Conquista disputará a Série D em 2020 em busca do acesso para a Série C 2021.

Fonte: Diário Esportivo

CORTINA E CIA COLCHÕES

Após a conquista pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 5.478/2019 na Câmara dos Deputados, gestores municipais de todo o País se mobilizam para saber como usar os recursos do bônus de assinatura da cessão onerosa, estimados no valor de R$ 10,9 bilhões. O projeto possibilita que os Municípios utilizem os valores recebidos para reduzir o déficit dos seus regimes previdenciários, pagar os parcelamentos de débitos e com investimentos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz orientações sobre a utilização desses repasses levando em conta dois cenários: ingresso dos recursos em 2019 ou em 2020.

Como executar os recursos que ingressarem em 2019

Caso os recursos da cessão onerosa entrem nos cofres municipais ainda no ano de 2019, podem ser usados para cobertura de restos a pagar inscritos em 2019 decorrentes dos compromissos firmados em 2019 com esses recursos, somente nas despesas permitidas (previdência e investimentos). No caso dos investimentos, de acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO) da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), constituem despesas orçamentárias com softwares e com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.

Ingresso em 2020

Ao considerar que o ingresso dos recursos da cessão onerosa ocorra somente no ano de 2020, esses valores não poderão ser utilizados para pagamento nem cobertura de restos a pagar de despesas que venham a ser contratadas e empenhadas em 2019, conforme comentado anteriormente. Após a entrada dos recursos da cessão onerosa em 2020, o primeiro passo é também alterar a Lei Orçamentária Municipal para incluir a previsão adicional de receita. Como os recursos da cessão onerosa podem ser aplicados em investimentos, conquista municipalista, essa é a oportunidade de os gestores municipais emplacarem projetos para melhorar a qualidade vida dos munícipes.

Fonte: Agência Brasil

CORTINA E CIA COLCHÕES

Por Mário Bittencourt – Correio

O estudante de Odontologia e motorista por aplicativo Hiago Evangelista Freitas, 24 anos, foi assassinado, segundo a polícia, porque “assediou” a namorada de um traficante de drogas que está preso no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Inicialmente, durante a audiência de custódia, os suspeitos do assassinato, que estão presos desde o último sábado (9), disseram que o crime teve como motivação uma suposta dívida de R$ 2,5 mil que o estudante teria com o tráfico. Rodrigo Porto Oliveira Silva, 22, o Playboy, e Alexandre Cruz Brito, 21, o Parcker ou Xande, confessaram o crime.

Responsável pelo caso, o delegado Marcus Vinícius de Morais, titular da DHPP, informou que investigações posteriores comprovaram que “a versão apresentada inicialmente é mentirosa”.

“Verificamos que Hiago foi morto porque deu em cima da namorada de um traficante de drogas que está preso no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Ele tentou se relacionar com ela durante as corridas para o presídio, quando a moça ia visitar o namorado”, disse o delegado.

Marcus Vinícius de Morais não soube informar se a vítima levou a namorada do traficante uma ou mais vezes ao presídio, “fato é que ela contou para o namorado que estava sendo assediada e o traficante mandou matar Hiago”.

O delegado preferiu não informar o nome do traficante, apesar de dizer que o mesmo já foi identificado. Mas disse que o responsável por intermediar a negociação para a realização do crime é outro traficante identificado como Micael Souza Queiroz, 22.

Segundo a polícia, Micael e Rodrigo fazem parte da facção criminosa.

Micael já foi indiciado por homicídio e tráfico de drogas, contudo ainda não teve prisão preventiva decretada pela Justiça, apesar disso já ter sido solicitado pela Polícia Civil. Ele ainda não deu depoimento sobre a morte de Hiago e não é considerado foragido.

Hiago morreu após receber uma quantidade não divulgada de facadas e ter seu corpo queimado quando ainda estava vivo. O carro dele, um Onix preto, foi encontrado estacionado no distrito de São Sebastião, a 15 km de Conquista.

Antes, deve ouvir o traficante que, supostamente, mandou matar Hiago. A namorada dele, não identificada pela polícia, também não foi ouvida ainda.

A polícia não revelou como chegou a essa informação de que foi o traficante que mandou matar o estudante de Odontologia por causa do suposto assédio – se os autores do crime mudaram os depoimentos ou se havia alguma mensagem no celular dos envolvidos. “São elementos da nossa investigação”, afirmou Marcus Vinícius.

O CORREIO não conseguiu contato com a defesa de Rodrigo e Alexandre para comentar o assunto. Micael não foi localizado.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A chegada de Papai Noel ao comércio de Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (16), deu início a campanha NATAL É SER PRESENTE, promovida pela CDL.

A tão aguardada presença de Papai Noel aconteceu ao som da Banda da Polícia Militar, e com diversas atividades para criançada promovidas pelo SESC: pintura facial, balão de escultura, oficina de meio ambiente, orientação de higiene bucal, distribuição de kits de higiene bucal, cantinho da leitura infantil, pula-pula, algodão doce e muita alegria.

Este ano, o consumidor que comprar nas lojas participantes da campanha de Natal vão concorrer a um HYUNDAI CRETA 0km, duas Smart TVs 49″ e dez vales-compras no valor de R$1.000,00 cada.

O sorteio acontece no dia 11 de janeiro de 2020, na praça 9 de Novembro a partir das 10h. Até lá, a cada R$ 80,00 em compras nas lojas participantes da campanha “NATAL É SER PRESENTE”, os consumidores vão receber um cupom. Para concorrer, basta preencher os cupons corretamente e depositá-los na urna na Praça Nove de Novembro ou nas lojas.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

CORTINA E CIA COLCHÕES

Parentes e amigos de Sthefani Santos Brito, de 7 anos, vítima de atropelamento, às margens do anel rodoviário de Vitória da Conquista em setembro deste ano e Raissa Alves Ferreira, de 18 anos, atropelada na Avenida Olívia Flores também em setembro deste ano, fizeram uma protesto no anel rodoviário reivindicando melhorias no local, paz no trânsito e justiça para esses crimes.

O grupo chegou a bloquear a pista por alguns instantes e com cartazes, faixas, camisetas com fotos das vítimas e gritos pediram ação rápida da justiça. O protesto ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), e não houve maiores confusões.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista informou, na manhã desta quinta-feira (14), que a vice-prefeita Irma Lemos estará afastada, por recomendação médica, de suas atividades junto ao governo municipal para tratamento de saúde. Irma foi internada no Hospital São Vicente Segundo a nota da Secom, publicada no site da Prefeitura, a internação se dá mediante a precaução para o pronto restabelecimento da saúde da vice-prefeita.

Irma assumiu o cargo de prefeita duas vezes este ano, durante períodos de licença do prefeito Herzem Gusmão (MDB), quando se tornou a primeira mulher a assumir a função mais importante do município. O primeiro período foi entre 10 e 21 de outubro, quando o titular viajou a Jerusalém em um caravana evangélica, e depois de 23 de outubro a 3 de novembro, quando Herzem descansou em casa.

BLOG entrou em contato com Sheila Lemos, filha de Irma e ela explicou que a vice-prefeita foi internada para cuidar de uma infecção em um dos pés, mas a medida é apenas por precaução e que a mãe passa bem. “[Ela] Teve uma complicação numa pequena lesão no pé por conta da diabetes. O tratamento é com antibiótico e para ser mais rápido terá que ser realizado no hospital. Ela tá ótima mas vai ficar de castigo esses dias. Só assim para descansar”, disse Sheila.

Durante sete dias, a Secretaria de Desenvolvimento Social será gerida pelo Diretor de Assistência Social, Michael Farias.

Fonte: Blog de Giorlando Lima

CORTINA E CIA COLCHÕES

Chegou a vez dos adultos, entre 20 e 29 anos, vacinarem-se contra o sarampo. A segunda fase da campanha começa na próxima segunda (18) e vai até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D da campanha.

O objetivo é imunizar 60.462 adultos do público alvo que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia. Basta procurar a unidade de saúde mais perto de casa, levando a caderneta de vacinação, para receber a dose da vacina. Caso o adulto não tenha sido vacinado anteriormente, deverá receber duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo de pelo menos 30 dias.

Adultos entre 30 a 49 anos também poderão ser vacinados com dose única do imunizante.

DADOS – De acordo com o último Boletim Epidemiólogico divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2019, foram confirmados 6.640 casos de sarampo no Brasil. Destes, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do Estado de São Paulo. Na Bahia, até o momento, já foram confirmados 28 casos de sarampo.

Em Vitória da Conquista, foram notificados 38 casos, mas não houve nenhum confirmado nesse período.

Fonte: SECOM/PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES