É com pesar que informamos o falecimento da professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Priscila Farfan Barroso. A docente, recém concursada, era lotada no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), em Vitória da Conquista.
Em sua breve passagem na instituição, Priscila se engajou no movimento docente, sendo participante ativa da nossa seção sindical e muito querida por todos que a conheciam. A Adusb lamenta a partida repentina da professora, que foi uma das vítimas de um acidente de ônibus de excursão, ocorrido na madrugada de hoje, 22/2.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com familiares e amigas/os. Assim que soubermos, divulgaremos informações de velório e enterro.
Morreu nesta quarta-feira, 21, o economista Affonso Celso Pastore, aos 84 anos, em São Paulo. Ele havia sido internado para uma cirurgia no sábado, 17, passou o fim de semana na UTI, mas não resistiu.
Graduado e com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Pastore era um dos economistas mais renomados do País. Entrou para a vida pública em 1966, como assessor de Antônio Delfim Neto, então secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. No ano seguinte, com Delfim nomeado ministro da Fazenda, Pastore passou a integrar a equipe de assessores.
Entre 1983 e 1985, foi presidente do Banco Central, no governo do ex-presidente João Figueiredo, último período da ditadura militar. O economista teve participação ativa nas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a dívida externa brasileira.
Filho de Francisco Pastore e de Aparecida Pastore, Pastore nasceu em 19 de junho de 1939 na capital paulista. Após sua passagem pela vida pública, fundou em 1993 a consultoria A. C. Pastore & Associados, especializada em análises da economia brasileira e internacional, escritório no qual também trabalha sua esposa, Maria Cristina Pinotti.
Pastore voltou à cena política em 2021 para assessorar o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, então pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos. Em março do ano seguinte, no entanto, Moro desistiu da disputa.
Pastore também foi autor de dezenas de livros, escritos em parcerias com outros economistas e sozinho. Um deles foi “Erros do Passado, Soluções para o Futuro”, em que analisa os erros de política econômica cometidos a partir dos anos 1960. Em 2020, Pastore recebeu uma homenagem num livro com nove artigos e uma entrevista inédita, em que mostra seu percurso intelectual e seu legado. A obra tem textos de Antonio Delfim Netto, Arminio Fraga Neto, Celso Lafer, Edmar Bacha, Ilan Goldfajn, José Júlio Senna, Marcos Lisboa, Mário Magalhães Mesquita e Samuel Pessôa.
Estadão Conteúdo
O renomado cantor Clóvis Figueiredo Leite, mais conhecido como Kokó, líder da banda Lordão, morreu na tarde desta segunda-feira (19), aos 73 anos. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Salvador há alguns dias. Segundo informações, nas últimas 24 horas, o quadro de saúde do artista teria se agravado consideravelmente.
Kokó estava na fila de espera por um transplante de fígado desde o ano de 2023 e, desde então, mudou-se para Salvador em busca de melhores condições e estrutura de saúde.
Ele, enfim conseguiu realizar o tão esperado transplante no fígado e seguia internado em Salvador. O cantor realizou o procedimento há cerca de 15 dias. Ele aguardava pelo transplante desde 2023, quando se mudou para a capital em busca de melhores tratamentos.
Kokó permanecia internado em razão de algumas taxas de avaliação clínica ainda estarem altas, necessitando de uma atenção maior dos profissionais da saúde. O cantor, que conduziu a banda Lordão com maestria por mais de 50 anos, precisou se afastar dos palcos devido à sua condição de saúde. Conteúdo em atualização.
O empresário Abilio Diniz, 87 anos, morreu agora há pouco em São Paulo. Um dos nomes mais importantes e influentes do Brasil nas últimas quatro décadas, Abilio estava internado há cerca de um mês no Hospital Albert Einstein com pneumonia. Esteve na UTI do hospital em todo este período.
De acordo com as informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Abilio estava de férias em janeiro em Aspen (EUA), se recuperando de duas cirurgias no joelho. Lá, começou a passar mal e retornou ao Brasil.
Foi durante quase seis décadas presidente e controlador do grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai. Depois de uma feroz disputa judicial com seu sócio francês, o Casino, vendeu em 2012 sua participação na empresa, mas não deixou o varejo de supermercado.
A Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Iêda Ferreira Damascena, ocorrido nesta terça-feira (13).
Reconhecida, na cidade, por seu compromisso e dedicação com a educação e o serviço público, Iêda contribuiu com a Rede Municipal de Ensino, com destaque para sua atuação como diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Freire.
Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, o secretário de Educação, Edgard Larry, e demais colegas e membros do Governo Municipal manifestam pesar e solidariedade aos familiares e amigos.
Manhã de sábado, 10, com notícia triste em Vitória da Conquista.
É com grande pesar que o blog do Redação informa o falecimento do ex-deputado Leônidas Cardoso, figura querida e bastante conhecida em Vitória da Conquista e toda a região.
Ele deixa quatro filhos, dentre eles Léo Cardoso, diretor de operações da Diamantina Veículos.
O local do velório será na Câmara de Vereadores, a partir das 15h.
Confira um pouco da trajetória política do ex-deputado Leônidas Cardoso:
MANDATO ELETIVO
3 mandatos de 1979 e 1991
Suplente de deputado estadual pelo Partido da Aliança Renovadora Nacional-ARENA, 1979-1983, foi reeleito 2 vezes
pelo Partido Democrático Social-PDS, 1983-1987 e Constituinte pelo Partido da Frente Liberal-PFL, 1987-1991.
ATIVIDADE PARLAMENTAR
Na Assembléia Legislativa, 1º vice-presidente da Mesa Diretora (1987-1989); presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (1989); vice-presidente das Comissões: Turismo (1983), Turismo e Empreendimentos Sociais (1981, 1984); titular das Comissões: Turismo e Empreendimentos Sociais (1980), Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano (1981), Agricultura e Política Rural (1986), Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1985), Desenvolvimento Econômico (abr./dez. 1979), Fiscalização e Controle (1990), Desenvolvimento Econômico e Turismo (1986); suplente das Comissões: Poluição e Meio Ambiente (1980), Agricultura e Incentivo Rural (1980, 1983), Constituição e Justiça (1981), Proteção ao Meio Ambiente (1981-1982), Finanças e Orçamento (1989-1990), Agricultura (1984), Defesa ao Consumidor (1990), Saúde Pública e Saneamento (1983-1984).
Sempre disse que a sociedade precisa evoluir em todas as áreas. Em sua atuação política, seus mandatos, buscou espaços e negociou incansavelmente melhorias para sua amada região do Sudoeste e Sertão da Bahia!
Se orgulhava de ser de uma família de educadores. Sempre repetia “…não há maior riqueza para uma sociedade, estado, país… que a educação”. E neste sentido teve forte atuação na valorização e na modernização da educação e dos seus instrumentos!
A terra
Foi um homem inquieto, ficava angustiado nos períodos de seca, lembrava do sofrimento do homem do campo e dos irmãos sertanejos…
Futuro
Enquanto viveu, fez planos e nos incentivou a fazê-los!!!
Tecnologia
Sempre se interessou…
“Gostava muito de veículos e de dirigir”
Aos 80 anos comprou seu último carro, um Toyota Corolla híbrido, depois de uma rápida apreensão inicial, passou à profunda admiração. Entendeu que o futuro era eletrificado e híbrido. Havia informado que queria trocar por um novo e já perguntava pela tecnologia Híbrida plugin. *blog do Rodrigo Ferraz
Com muita tristeza, a Prefeitura de Alagoinhas comunica o falecimento da jornalista e diretora de Comunicação da SECOM, Midian Bispo Souza, ocorrido nesta quarta-feira (07).
Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Midian, que completou 43 anos no dia 2 de fevereiro, foi uma profissional exemplar, mãe dedicada e amiga. A jornalista, que travou uma luta árdua contra o câncer e demonstrou força e resiliência fora do comum, deixou duas filhas: Ana Brisa, de 16 anos e Alice, de 23 anos.
Conhecida por sua perspicácia, ótima redação, inteligência acima da média, autenticidade e personalidade marcante, Midian atuou na Secretaria Municipal de Comunicação sendo uma grande líder, orientadora e ótima companheira de trabalho. A SECOM lamenta profundamente sua partida precoce.
A prefeitura, em nome do prefeito Joaquim Neto, expressa as mais profundas condolências aos familiares e amigos. Informações sobre o velório e local de sepultamento serão divulgadas pela família em breve. Fonte: Prefeitura de Alagoinhas
Em Nota, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) lamentou o falecimento do professor de sociologia, José Luís Caetano da Silva. Antropólogo de formação, Caetano ensinava na Instituição há mais de 20 anos. Ele foi professor de diversos cursos da UESB, dentre estes, o curso de Jornalismo cuja disciplinas eram obrigatórias para formação de diversos profissionais da comunicação. Caetano era conhecido também por frequentar os centros acadêmicos, tendo sempre uma boa relação com os alunos.
Através de uma nota, a UESB informou que está tomando as providências para a realização do funeral.

A atriz Jandira Martini morreu aos 78 anos. A informação foi confirmada por Marcos Caruso, um dos melhores amigos da artista.
O que aconteceu
A causa da morte não foi revelada. Segundo o jornal O Globo, ela enfrentava um câncer de pulmão.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
É com profundo pesar que a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cândido Sales se despede do soldado Nubio Brito de Oliveira, que serviu com dedicação e comprometimento à segurança pública e à comunidade.
O soldado Nubio perdeu a vida em um trágico acidente na BR-116, na Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, na noite desta quarta-feira, em uma colisão envolvendo uma carreta e um ônibus. Sua partida prematura deixa um vazio em nossos corações e na corporação.
Nossos pensamentos e condolências estão com a família, amigos e colegas de trabalho do soldado Nubio neste momento de dor e tristeza. Ele será lembrado como um profissional dedicado e como alguém que fez a diferença na segurança da nossa comunidade.
A Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente essa perda e se solidariza com todos os afetados por essa tragédia. Descanse em paz, soldado Nubio. Seu legado e serviço à sociedade nunca serão esquecidos.