Em Convenção Municipal nesta quarta-feira (24), o Avante oficializou o advogado Marcos Adriano Cardoso de Oliveira à Prefeitura de Vitória da Conquista. O anúncio aconteceu no Comitê do Avente, que fica na Rua João Pessoa. A candidata a vice é a assistente social, psicóloga e bacharel em direito, Luiza Ariana Mota Ferraz, também do Avante. Essa é a primeira vez que Marcos Adriano vai disputar um cargo eletivo. Há mais de 20 anos, ele atua na gestão pública, tendo passado por mais de quarenta prefeituras na Bahia. Desde os 23 anos, exerce a atividade de procurador municipal. O Avante optou por lançar candidatura sozinho, sem coligação. Também foram apresentados, na ocasião, os nomes de 24 postulantes à Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
“Está sendo muito empolgante porque a gente está sentindo a recepção das pessoas. Eu, na verdade, estou surpreso com as pessoas comentando sobre a nossa candidatura, a gente sente que está crescendo e nós temos muitas propostas para Vitória da Conquista”, afirmou Marcos Adriano ao g1. Nascido em Vitória da Conquista, Marcos Adriano, 42 anos, é casado e tem três filhos. O candidato é advogado, especialista em Direito Tributário, Direito Eleitoral e técnico contábil, além de pós-graduado em Gestão Pública. Ao longo de sua trajetória, exerceu diversos cargos na gestão pública. Com 16 anos, trabalhou como técnico em contabilidade. Aos 22, Marcos Adriano se formou em Direito, definindo a base da sua carreira e da sua atuação profissional. *blog do Anderson
*_A assinatura da doação aconteceu nesta terça-feira (23), em Brasília, entre Jerônimo e Lewandowski. Do total, 60 veículos serão destinadas à Secretaria de Segurança Pública e 27 para o sistema penitenciário_*
Na tarde desta terça-feira (23), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou de uma audiência em Brasília com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Durante o encontro, foi assinada a entrega de 60 viaturas do Governo Federal para o estado da Bahia. Deste total, 40 são semi-blindadas.
Os veículos irão fortalecer as ações de segurança e enfrentamento à violência no estado. Além disso, o governo baiano recebeu a doação de outras 27 viaturas, que serão destinadas ao sistema penitenciário.
O encontro também abordou temas que envolvem a Força de Cooperação Penitenciária (Focopen), o programa Bahia Pela Paz e o fortalecimento das delegacias da Polícia Federal na Bahia. “A equipe do governo apresentou o programa de segurança pública do estado, com destaque para o ‘Bahia Pela Paz’. Também saímos com compromissos firmados e com a certeza de que a discussão sobre este tema continuará”, destacou o governador Jerônimo.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, comemorou as entregas. “As boas notícias da doação de 60 viaturas, 40 delas semi-blindadas, e as outras 20 que irão para a política de enfrentamento da violência contra a mulher no estado estarão chegando nas próximas semanas a Salvador, fortalecendo a política pública do estado”, informou.
José Castro, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, também enfatizou os benefícios da entrega dos veículos: “o sistema penitenciário baiano veio com propostas e está saindo com muitos avanços para a Bahia, além das 27 viaturas que irão para as unidades de gestão plena do estado”.
O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, comentou sobre a importância da parceria com o Governo Federal: “apresentamos o ‘Bahia Pela Paz’, que é um plano de prevenção à violência, com o desafio de desenvolver a cidadania, e tendo a possibilidade de contar com o Ministério da Justiça nessa empreitada a favor da vida dos baianos”.
O ministro Ricardo Lewandowski ouviu, atentamente, as demandas apresentadas e expressou o compromisso em continuar trabalhando em conjunto com o Governo da Bahia para implementar as ações discutidas, visando melhorar a segurança pública e a qualidade de vida da população baiana.
*_Texto e Fotos: Eduardo Aiache/GOVBA_*
Unidade entre aliados potencializa candidatura de Dr. Gimmy
O município de Malhada-BA, no sudoeste baiano, é a primeira cidade na Bahia por onde as águas do rio São Francisco passam. Lá, Valdemar Lacerda Silva Filho, mais conhecido como Dezin (MDB), desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura e declarou apoio ao atual gestor e pré-candidato à reeleição, Dr. Gimmy (PT) e seu vice, Manoel Rufino (PSD).
Apoiadores do petista comemoram o clima de harmonia e alianças crescentes em favor da chapa que une as duas maiores forças políticas do estado, além de ampliar o arco de legendas na chapa. Apontam que pelo visto o clima de águas tranquilas favorece a corrente por uma vitória retumbante e sem turbulências de Dr. Gimmy e do vice Manoel Rufino.
“Agora é a vez do Povo, estamos prontos pra fazer uma mudança de verdade, onde o povo deve ser prioridade”
A ex-vereadora, candidata a prefeita das últimas eleições Eliene Rocha é confirmada candidata a prefeita de Guajeru pelo Partido Progressista nesta segunda feria (22) durante convenção partidária. O encontro, na sede da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença de filiados, militantes, lideranças partidárias, comunitárias e políticas, vereadores e candidatos do partido PP da base de Eliene.
Em seu discurso, a candidata lembrou de sua trajetória e da perseguição política que o povo vem sofrendo do grupo do atual chefe do executivo local. Eliene afirmou que nunca desistiu de lutar pelo povo que sofre e clama por mudança, em todas visitas que vem fazendo as demandas da população continuam sem ser atendidas desde 04 anos atrás, Eliene destacou ainda a união do grupo político e o importante apoio que recebe de todos, destacando o apoio do ex prefeito Gil Rocha, com quem esteve ao lado enquanto vereadora em inúmeras conquistas importantes para Guajeru, a exemplo de Adutora para abastecimento de água, o asfaltamento da BA 148, e diversos Sistemas de Abastecimento de água para Zona Rural.
Eliene demonstrou indignação de como o povo tem sido tratado pela atual gestão exemplificando que o prefeito retirou um Sistema de Abastecimento de água da comunidade Rural Lagoa da Porta para usar a água do Poço Artesiano para regar as plantas de uma praça.
“Essa é a realidade que está mascarada e maquiada nas redes sociais, o povo está abandonado” disse a candidata a vice prefeita da chapa Tay Rodrigues.
A chapa majoritária 100% feminina é história para Guajeru, a chapa proporcional conta com 03 vereadores que irão para a reeleição, dois deles, os mais votados da última eleição: Manoel de Noca e Jânio Fábio, o vereador e advogado Clóvis Silva, também o ex vereador Loza e os candidatos Rony de Curió, Neto da Muriçoca e as candidatas Selma Andrade, Maria de Catador e Claudinha de Manoel Messias.
O Governo do Estado assegurou nesta segunda-feira (22) a contratação de mais 4,2 mil novos policiais civis, militares e bombeiros em diferentes regimes, entre concurso público, Reda e convocação de reservistas para atuação na Segurança Púbica em todo o estado. A PM teve o maior número de reforço, com mais 2.612 soldados convocados, enquanto Bombeiros e Polícia Civil tiveram mais de 1,5 chamados.
Os anúncios feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues fazem parte de um esforço do Estado para o combate à violência com o Programa Bahia Pela Paz, envolvendo ações de fortalecimento da atuação policial, cidadania, cultura, educação e oportunidades para a juventude. Só no primeiro semestre deste ano, houve queda de 13% no número de homicídios como resultado de maior atuação a partir de operações de combate ao crime organizado com inteligência, investigação e maior integração das forças de segurança.
O efetivo das forças de segurança pública da Bahia será ampliado com 4.263 profissionais. A novidade foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (22), durante um evento realizado no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Outro destaque foi a autorização para a aquisição de 119 viaturas para fortalecer a frota das polícias militar e civil, bem como do Corpo de Bombeiros, melhorando a capacidade de resposta e mobilidade das forças de segurança em todo o estado.

“Nós fizemos hoje um investimento forte para o setor de recursos humanos. Para a gente poder aumentar a quantidade de homens e mulheres tanto na rua fazendo o serviço de viatura, em campo, operacional, ou no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, dentro das delegacias, mas também em áreas internas como, por exemplo, no DPT”, pontuou o governador.

Foi autorizada a convocação de 2.512 policiais militares, incluindo candidatos aprovados no concurso para soldado e militares da reserva remunerada. Além disso, foram convocados 500 candidatos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e 595 candidatos aprovados no concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do fortalecimento do efetivo das forças de segurança. “Esses concursos e chamamentos vão aumentar significativamente o nosso contingente, permitindo uma atuação mais eficaz e abrangente na segurança pública. Além disso, a aquisição das viaturas será fundamental para garantir a mobilidade e a rapidez nas respostas às ocorrências, melhorando a eficiência operacional e a presença das forças de segurança em todas as regiões do estado.”

O governador também autorizou a abertura de novos concursos públicos e seleções. Entre eles, a abertura de processos seletivos com 100 vagas para oficiais da PMBA e 265 vagas para o CBM-BA, abrangendo novos profissionais, oficiais da reserva remunerada e servidores do quadro especial de tenentes e oficiais auxiliares. Além disso, foi autorizada a abertura de seleção Reda para 19 Técnicos de Nível Médio/Superior para a Polícia Civil (PC) e 166 Técnicos de Nível Superior e Médio para o DPT.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, enfatizou como o chamamento dos novos bombeiros irá contribuir para a qualidade do trabalho da corporação. “Vamos ampliar nossa capacidade de resposta e melhorar ainda mais o atendimento às emergências. A qualificação do nosso efetivo é fundamental para continuarmos prestando um serviço de excelência.”
*Balanço*
Os investimentos em segurança pública têm feito a diferença no combate ao crime em toda a Bahia. No primeiro semestre de 2024, o número de mortes violentas caiu 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado positivo também se mostra no enfrentamento às organizações criminosas. Foram realizadas mais de 9 mil prisões, com a localização de 55 líderes de facções, e apreensão de quase 3 mil armas de fogo, entre elas 40 fuzis.
Já no combate ao tráfico, a polícia apreendeu três toneladas de drogas e destruiu 245 mil pés de maconha. O avanço na garantia da segurança público é resultado direto dos investimentos em tecnologia, inteligência, equipamentos, capacitação e efetivo das forças policiais.
*_Repórter: Tácio Santos/GOVBA_*
Fotos: Mateus Pereira/ GOVBA
Após a desistência de Joe Biden, a plataforma de arrecadação de fundos para a campanha do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos arrecadou US$ 46,7 milhões (aproximadamente R$ 259 milhões). O valor foi alcançado até às 22h de domingo (21).
O que aconteceu
Arrecadação em um dia bateu recorde. A plataforma ActBlue anunciou nas redes sociais que “este foi o maior dia de captação de recursos do ciclo de 2024”.
Segundo a plataforma, os doadores estão entusiasmados com o novo momento da campanha do partido. A quantia foi arrecadada horas após o atual presidente, Joe Biden, desistir da reeleição e endossar a candidatura de sua vice, Kamala Harris.
Valor continua crescendo. Em atualização, pouco depois das 20h no horário de Brasília, e cinco horas após o anúncio de Biden, a plataforma já havia batido a marca dos US$ 27 milhões. Duas horas após, a quantia já havia chegado aos US$ 45 milhões.
Kamala inicia ofensiva mesmo sem confirmação do partido
A desistência de Joe Biden da campanha à reeleição abriu caminho para uma possível nomeação de Kamala Harris, sua vice-presidente. A democrata ainda precisa da confirmação do partido para se lançar na disputa, mas já iniciou a campanha.
Na Bahia, o eleitorado apto para comparecer às urnas nas Eleições Municipais de 2024 é de 11.283.507, conforme dados divulgados, na quinta-feira (18), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o Portal de Estatísticas do TSE, o número representa um aumento de 390.187 (3,5%) eleitores, em comparação às Eleições Municipais de 2020, quando haviam sido registrados 10.893.320 eleitores.
A Bahia permanece como o quarto maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores. Liderando o ranking está São Paulo, com 34.403.609 eleitores, seguido por Minas Gerais, com 16.469.155 eleitores e Rio de Janeiro, com 13.033.929 eleitores.
Dados por município
A nível regional, Salvador ocupa o 1º lugar como o maior colégio eleitoral do estado, com 1.969.757 eleitores, seguido por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Por causa do número de eleitores aptos, essas quatro cidades estão habilitadas para realizar segundo turno. Para conferir o número de eleitores aptos nas demais cidades da Bahia, clique aqui.
Avaliação do balanço
De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, os números refletem os esforços da Justiça Eleitoral para atender e bem servir os cidadãos baianos, habilitando-os ao exercício do voto, seja através do atendimento virtual, presencial ou ações itinerantes empreendidas pelo projeto “TRE-BA em Todo Lugar” e, igualmente, o desejo dos eleitores de escolherem os seus representantes, nas 417 cidades da Bahia, no dia 6 de outubro.
“O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia segue trabalhando com afinco para realizar eleições transparentes, céleres e seguras, a fim de possibilitar que os eleitores e eleitoras exerçam o direito de votar. A partir deste balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral e seguindo o Calendário Eleitoral, teremos condições de seguir com novas etapas do processo eleitoral, a citar a geração de mídias com os nomes dos eleitores e eleitoras, além de candidatos e candidatas que irão disputar as eleições deste ano”, disse o presidente.
Gênero
Das 11,2 milhões de pessoas aptas a votar na Bahia, 52,43% é do sexo feminino (5.915.845), enquanto 47,57 % (5.367.598) é gênero masculino. O portal de estatísticas também divulgou o número de pessoas que vão utilizar nome social nessas eleições: 2.706.
Cor/raça
De acordo com o perfil do eleitorado, 727.601 pessoas (6,45%) se declararam pardas, 283.567 (2,51%) pretas e 188.993 (1,68%) brancas. Nas eleições municipais, 15.363 eleitores (0,14%) se identificaram como quilombolas e 6.740 (0,06%) como indígenas.
Jovens eleitores
O voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos. Em 2024, 193.327 jovens nesta faixa etária poderão comparecer às urnas, o que representa um aumento de 52% em relação ao total registrado nas eleições municipais de 2020, quando essa faixa etária somava 126.612 eleitores.
A Justiça Eleitoral ressalta que os eleitores que têm 15 anos e realizaram o alistamento eleitoral, ou seja, a primeira via do título, só poderão votar se completarem 16 anos até o dia da eleição, 6 de outubro.
Nome social e pessoas transgênero
Nas Eleições Municipais de 2024, 2.706 pessoas solicitaram à Justiça Eleitoral o uso do nome social. Em relação às Eleições Municipais de 2020, o número aumentou: naquela ocasião, apenas 600 pessoas haviam solicitado o nome social no título de eleitor. De acordo com os dados do TSE, 2.999 eleitores transgênero estão aptos a votar na Bahia na eleição de 2024.
Partidos oficializaram neste final de semana candidaturas a prefeito no interior do estado. O União Brasil confirmou as postulações de Sheila Lemos (Vitória da Conquista), Débora Régis (Lauro de Freitas) e Marcelo Belitardo (Teixeira de Freitas).
Presentes nos três eventos políticos, o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, disse acreditar na vitória dos aliados. Em Lauro de Freitas, ele afirmou que o eleitor vai tirar a cidade “do vermelho e colocar no azul”, ao se referir a cor partidária da atual prefeita Moema Gramacho (PT).
Na convenção partidária, o atual vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), anunciou o rompimento com Moema Gramacho e declarou apoio a Débora Régis. Já a petista oficializou o vereador por três mandatos Antônio Rosalvo (PT) como o seu candidato à sucessão. Ela disse que seu indicado está “pronto” para “fazer muito mais”.
Na cidade de Alagoinhas, o PSD confirmou o ex-secretário Gustavo Carmo como candidato a prefeito. Ele disputará o posto contra o ex-prefeito Paulo Cezar (União Brasil), cuja convenção partidária está prevista para 1º de agosto.
Pelo regramento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até o dia 5 de agosto para oficializar as candidaturas a prefeito e vereador.
Acompanhado do presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares Santos, neste domingo (21), o governador Jerônimo Rodrigues Souza participou da convenção que aprovou candidatura à reeleição do prefeito de Madre Deus, Dailton Raimundo de Jesus Filho, do Partido Socialista Brasileiro, e do vice-prefeito Hamilton Pereira, Solidariedade. No evento, o ex-prefeito Jailton de Almeida Santana, o Jailton Jajai, dos Progressistas, apoiador do ex-prefeito de Salvador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, o ACM Neto, nas Eleições 2022, declarou apoio ao governador Jerônimo Rodrigues. “Quando lideranças que não caminharam com a gente, atualizam sua opinião, e passam a integrar o time do governador Jerônimo Rodrigues, a gente fica muito contente. Menos lá é mais aqui”, declarou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares. O governador Jerônimo Rodrigues agradeceu o apoio e destacou a importância da chegada de novos aliados comprometidos com seu projeto e com o do presidente Lula. “A gente não faz política olhando pelo retrovisor. É claro que eu sei quem comeu sal e poeira com a gente na caminhada e vou reconhecer prioritariamente. Mas quem quiser construir um novo caminho dialogando comigo e com Lula, será bem-vindo”.