AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Governadores de direita prometem pressionar o Senado a aprovar, na volta do recesso, em fevereiro, o projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos, instrumento conhecido popularmente como “saidinha” e que tem gerado debate principalmente quando a liberação ocorre para visitas às famílias durante feriados e datas comemorativas.

O movimento já havia sido acordado em outubro durante a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) realizada em São Paulo, mas voltou a ser tratado como prioridade após um preso liberado para voltar para casa para as festas de fim de ano assassinar um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais.

Participam da articulação política os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO). Em tramitação desde 2013, o projeto inicialmente apenas limitava as saídas temporárias, mas foi alterado pelo relator na Câmara dos Deputados, Guilherme Derrite (PL-SP), atual secretário de Segurança Pública de São Paulo.

O texto foi aprovado em agosto de 2022 na Câmara e seguiu para o Senado. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido como relator na Comissão de Segurança Pública em maio de 2023 e apresentou parecer favorável um mês depois. O relatório, porém, não foi votado até o momento.

“Consideramos esse fator como um dos principais entraves para a segurança pública, já que não temos uma punição adequada ao criminoso por conta desse e de vários outros benefícios. O governador Tarcísio e eu devemos ir a Brasília no próximo mês para tratarmos desse assunto com o Senado”, disse Derrite.

Após a morte do PM mineiro, Zema foi às redes sociais cobrar a alteração da lei e dizer que “a mudança está parada” no Congresso. À reportagem, o governador disse que pediu aos parlamentares mineiros atenção especial ao projeto, defendeu que os critérios para uma eventual liberação temporária dos presos sejam mais rígidos e declarou querer debater a proposta do senador Sergio Moro (União-PR), que preserva a possibilidade de saída temporária para trabalho ou estudos, mas a extingue nos demais casos.

“A ressocialização é necessária, mas se for às custas de vidas, sou totalmente contrário. Não quero nenhuma ressocialização se for para pagar com vida de inocentes, que é o que tem acontecido”, disse o governador mineiro. “Da forma que está, ficou muito nítido com esse caso que é necessário um aperfeiçoamento. Aquilo que não está dando certo precisa ser revisto”.

Moro, por sua vez, diz que a ideia é votar o projeto na comissão ainda em fevereiro. “O objetivo do projeto de lei é exatamente o de prevenir situações na qual um preso perigoso é colocado na rua sem qualquer causa que justifique a medida”, disse o senador.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirma que a “saidinha” é uma “aberração”. Segundo ele, é de uma irresponsabilidade ímpar permitir que criminosos, condenados por crimes graves, tenham direito ao benefício de sair do presídio por alguns dias, quando tiverem bom comportamento. “Ter bom comportamento é obrigação do detento. Deveria acontecer o contrário, isto é, punir aqueles que não obedecem às regras com, por exemplo, aumento da pena”, diz o governador.

Em sua opinião, chega a ser “desanimador” que se faça sempre a mesma discussão sobre um problema sabidamente grave e que pode ser exterminado mudando as regras que, assinala ele, não existem semelhantes em nenhum outro lugar. Mas, agora, Caiado acredita que o projeto será aprovado no Senado por que a sociedade tem exigido medidas eficazes contra a criminalidade. “Se o criminoso sai por bom comportamento, a polícia nunca mais consegue pôr as mãos nele”, aponta.

Discussão tem contornos eleitorais em Minas Gerais

Em Minas Gerais, o debate, que já é politizado, ganhou contornos eleitorais a partir das cobranças de Zema e de parlamentares bolsonaristas, que também passaram a pedir pressa ao Senado. Presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é cotado para se candidatar ao governo do Estado em 2026 e disputaria a eleição contra um aliado de Zema. Em outro cenário, o governador e o senador poderiam ser adversários na disputa por uma vaga no Senado.

Pacheco declarou, um dia após o episódio, que o Senado mudaria a Lei de Execução Penal, que prevê a saída temporária, e depois chamou de “demagogos”, “oportunistas” e “desavisados” aqueles que disseram que a Casa comandada por ele demorou a analisar o fim das saídas temporárias.

“Não houve inércia do Senado. O projeto chegou e eu, como presidente, despachei à Comissão de Segurança Pública. Então, não ficou parado o projeto, ao contrário do que alguns disseram”, disse Rodrigo Pacheco. O presidente do Senado e o governador mineiro também trocaram farpas em dezembro, ao discutirem uma saída para as contas públicas do Estado.

Zema diz que sua relação com Pacheco é “muito boa” e elogiou o esforço dele sobre o tema e também na renegociação da dívida de Minas. Ele negou, no entanto, que os dois estejam se alfinetando. “O que eu vejo é que muitas vezes alguém interpreta que ele ou eu poderíamos estar mandando algum tipo de recado. De forma alguma. Eu acho que nós estamos querendo é somar por Minas Gerais”, declarou o governador.

Proposta vai contra a lógica da lei, diz especialista

Atualmente, a Lei de Execução Penal determina que somente presos em regime semiaberto têm direito às saídas temporárias. Também é necessário ter cumprido pelo menos um sexto da pena, em caso de condenação primária, ou um quarto, se for reincidente. Presos por crimes hediondos que resultaram em morte não têm direito às saídas.

A legislação abre possibilidade para cinco visitas à família por ano, com duração máxima de sete dias cada. Cabe ao juiz decidir sobre as liberações após consultar o Ministério Público e as direções dos presídios sobre quem tem bom comportamento. Tradicionalmente, as saídas temporárias ocorrem no Natal e Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados.

Além das visitas familiares, os presos podem pedir para frequentarem cursos supletivos profissionalizantes, segundo grau ou faculdade. Neste caso, eles ficam fora dos presídios pelo tempo necessário para assistir às aulas e se formarem. O texto atual em discussão no Senado acaba com todas essas regras ao revogar todo o capítulo que trata das saídas temporárias na Lei de Execução Penal.

Professor da PUC-RS, o sociólogo Rodrigo Azevedo afirma que a abolição das saídas temporárias vai contra a lógica da lei, cujo espírito é de preparar o preso para ser reinserido na sociedade, o que acontecerá em algum momento, pois o Brasil não tem prisão perpétua.

Ele considera como “muito restritivo” tanto o texto original quanto a ideia de Moro, e aponta como caminho a adoção de critérios mais rígidos para as saídas serem concedidas e não a extinção das ocasiões em que os presos podem deixar a cadeia. Azevedo sugere, por exemplo, que a participação em organizações criminosas seja um fator que impeça a saída temporária.

“São muito raras as situações em que o indivíduo não retorna ou que pratica delitos durante a saída. Quando acontece, a maioria das situações está ligada justamente ao vínculo do indivíduo a essas organizações”, diz ele, que é associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O especialista também pontua que os três governadores são de direita e enxergam o endurecimento como caminho para melhorar a segurança pública.

Em São Paulo, 1.566 (cerca de 4,5%) dos 34.547 presos que foram liberados para as festas de fim de ano não haviam retornado aos presídios até o dia 9 de janeiro, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Destes, 712 foram recapturados por descumprir alguma regra da saída temporária e em 81 casos os detentos foram flagrados cometendo novos crimes.

 

Pedro Augusto Figueiredo/Monica Gugliano/Estadão

CORTINA E CIA COLCHÕES

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de 4 meses para tirar o 1º título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais. O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela 1ª vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por 3 eleições consecutivas.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF. Para tirar a 1ª via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico. No 1º turno, que será realizado em 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O 2º turno está previsto para 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na 1ª rodada.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É grande a chance de acontecer já próximo dia 20 de janeiro a reunião ampliada do Diretório Estadual com PT, em Vitória da Conquista, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.

A nova data foi discutida pelo deputado federal Waldenor Pereira, pré-candidato a prefeito conquistense, em reunião com o presidente estadual do PT, Éden Valadares, em Salvador, nesta sexta (12).

O encontro estadual petista no município conquistense ocorreria em 27 de dezembro passado, mas foi adiado por conta do luto pelo falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto. “Agora, só estamos dependendo da disponibilidade do governador e dos nossos senadores para fecharmos. Mas esta é a data que julgamos a melhor”, contou Waldenor, depois da conversa com Éden e o dirigente Aluã Carmo.

Lula

Outra novidade é a possibilidade da visita institucional do presidente Lula a Vitória da Conquista, em breve, uma proposta que Waldenor vem desenvolvendo junto ao governo estadual e agora tem o respaldo do presidente estadual do PT, que vê grande possibilidade, segundo o pré-candidato.

A conversa com Édem serviu também para uma análise de estratégia da pré-campanha de Waldenor em Vitória da Conquista, que manterá a realização de encontros, seminários e plenárias com vistas à elaboração de programa de governo para o município que é o terceiro da Bahia, em população e colégio eleitoral. *Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou a agenda de visitas às principais capitais e cidades do Brasil e já na próxima semana desembarca na Bahia, mais precisamente em Salvador e também em Paulo Afonso, para assinatura de acordo e inauguração de universidade.

Lula desembarca em Salvador no dia 18 para a assinatura de um acordo de parceria para a implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai-Cimatec).

Já a cidade de Paulo Afonso recebe o presidente no mesmo dia para a inauguração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Além disso, ainda na região Nordeste, o presidente Lula também passa por Pernambuco, na cidade de Abreu e Lima e pelo Ceará, na capital Fortaleza. Vale lembrar que a agenda pode sofrer alterações.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Campeonato Baiano de 2024 está oficialmente lançado. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) promoveu na manhã desta sexta-feira um evento de abertura da competição estadual. A bola vai rolar nos gramados do estádio entre os dias 14 de janeiro e 7 de abril, data prevista para a final. O presidente da entidade, Ricardo Lima, exaltou a disputa.

 

“Mais um início de competição. A bola já rola no próximo domingo e a gente fica feliz. Será uma grande festa para o torcedor baiano e tenho certeza, uma grande entrega por todos nós”, afirmou.

 

Quem também marcou presença no evento foi Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele presidiu a FBF em quatro mandatos seguidos e passou o bastão para Ricardo Lima. O dirigente relembrou sua saída da entidade e desejou sucesso à competição estadual que será disputada por Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória.

 

“É um momento de alegrias. O lançamento do Campeonato Baiano, exatamente hoje tem cinco anos que passei o bastão para Ricardo Lima como presidente da FBF e é o primeiro evento que eu retorno à Bahia após minha saída da FBF. Me sinto muito alegre em estar aqui abraçando todos e desejando pleno sucesso ao futebol baiano como um todo, como a Série A e B, competições de base e feminina, o Intermunicipal, que é a menina dos olhos”, comentou.

 

O Baianão começa dentro das quatro linhas a partir deste domingo (14), às 16h, com o duelo entre Bahia de Feira e Jacobina, na Arena Cajueiro. Em seguida, às 18h30, Itabuna e Atlético de Alagoinhas se enfrentam no Mário Pessoa. A primeira rodada será completada na próxima quarta (17), com mais três jogos. Barcelona de Ilhéus e Juazeirense medem forças no Mário Pessoa, às 17h. Um pouco mais tarde, às 19h15, o Jacuipense encara o Vitória, na Arena Valfredão. Por fim, às 21h30, Bahia e Jequié jogam na Arena Fonte Nova.

 

O atual campeão é o Bahia, que também tem o maior número de conquistas da competição com 50.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Dos 126.774 empreendimentos comercializados, 70,3% fazem parte do novo Minha Casa, Minha Vida

O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida desempenhou um papel crucial no crescimento do mercado imobiliário em 2023, revelam dados de entidades ligadas às incorporadoras. Paralelamente, o índice que avalia a valorização das ações do setor lidera o aumento na Bolsa de Valores de São Paulo. As vendas de imóveis residenciais nos primeiros dez meses do ano passado registraram um expressivo crescimento de 23,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas principalmente pelo referido programa federal.

Dos 126.774 empreendimentos comercializados, 70,3% fazem parte do novo Minha Casa, Minha Vida, conforme aponta o último levantamento do indicador Abrainc-Fipe, obtido pela Folha. Entre janeiro e outubro, o volume de unidades comercializadas dentro do programa social, que foi relançado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou um aumento de 27,3%, totalizando 89.126 imóveis. O presidente da Abrainc, Luiz França, destaca que o desempenho positivo do Minha Casa, Minha Vida reflete as medidas implementadas para ampliar o acesso à moradia para famílias de menor renda, segundo aponta reportagem da Folha de S. Paulo.

Criado em 2009 e revigorado em 2023 com ajustes, como um teto maior para financiamento, subsídios e juros mais baixos, o Minha Casa, Minha Vida contribuiu para a expansão do número de beneficiários e impulsionou o mercado imobiliário, mesmo diante das altas taxas de financiamento habitacional. Na Bolsa de Valores, o Índice Imobiliário liderou o crescimento, alcançando um aumento de aproximadamente 53%, enquanto o Ibovespa, principal índice da B3, teve um incremento de 20%. Em análise recente, o Itaú BBA destacou o fortalecimento proporcionado pelo programa federal, principalmente no segmento de baixa renda.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira, esteve presente nesta quinta-feira (11) na tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. Já na Colina Sagrada, que representa o ponto culminante da festividade, ele agradeceu pelo ano que passou e expressou confiança em 2024.

Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Waldenor agradeceu pela “caminhada exitosa de 2023”. Na gravação, em que ele está na etapa final da peregrinação, o pré-candidato afirmou ter “recebido as bênçãos do Senhor do Bonfim, com muita fé na vitória em 2024”, referindo-se às eleições para prefeito deste ano.

A presença do deputado nas festividades do Senhor do Bonfim tornou-se uma tradição. Ele destacou: “É sempre uma alegria participar dos festejos do Senhor do Bonfim”, em uma publicação no Instagram.

A Lavagem do Bonfim em Salvador, uma celebração religiosa e popular, é marcada por uma caminhada de cerca de 6,5 km, onde os participantes vestem branco, acordam cedo e se preparam com fé e devoção.

Este ano, os festejos homenageiam os 270 anos da construção da Basílica do Senhor do Bonfim, uma das igrejas mais tradicionais e turísticas da capital baiana, erguida em 1754.

*Blog do Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11), dia da Lavagem do Bonfim, disse que o atual gestor da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), “tem muita energia e entusiasmo para continuar trabalhando por Salvador”.

“Aprovo [a gestão], me orgulha muito como cidadão, me orgulha como companheiro político de Bruno. Eu acho que a avaliação popular está aí para confirmar a grande gestão que Bruno hoje realiza à frente da prefeitura. Pode chegar hoje com sentimento de dever cumprido e, é claro, renovado”, afirmou.

ACM Neto reforçou também que estará à disposição do seu grupo político em toda a Bahia para as eleições municipais de 2024. “Onde for necessário minha presença, onde me convocarem eu vou estar presente sim. A minha disposição é participar ativamente das eleições deste ano”, disse.

O ex-prefeito também ponderou que não vai antecipar a eleição para governador da Bahia para este ano. “Não vou fazer 2026 em 2024. Essa hipótese está completamente descartada. A contribuição que posso dar esse ano é retribuindo o apoio que recebi de prefeitos e lideranças de todo o estado na eleição de 2022, e apostando em novos projetos, acreditando em uma renovação política muito necessária para o próximo ano”, completou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o convite do presidente Lula (PT) e será o novo ministro da Justiça. A informação não foi divulgada publicamente, mas foi confirmada pelo blog. Lewandowski se reuniu com Lula e Flávio Dino na noite desta quarta-feira (10).

O ex-ministro do STF se aposentou da Corte em abril de 2023, após completar 75 anos. Ele substituirá Flávio Dino no Ministério da Justiça — que irá assumir uma cadeira no Supremo em fevereiro.

A agenda oficial da Presidência da República aponta que Lula se reunirá com Flávio Dino e Lewandowski novamente na quinta-feira (11), durante a manhã. O anúncio da nomeação deverá ser feito logo na sequência.

O nome de Lewandowski para o Ministério da Justiça já vinha sendo cotado nas últimas semanas. Conforme apurou o blog do Octávio Guedes, o ex-ministro do STF ainda estava afinando os nomes de quem iria compor a equipe na pasta, caso o convite fosse aceito.

Lewandowski era o nome favorito de Lula para a pasta. Desde que Dino foi indicado para o STF, vários nomes para substituí-lo no governo foram cotados. Entre eles estavam o de Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, e o de Jorge Messias, advogado-geral da União.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou a onda de ataques, sequestros e execuções contra civis e policiais no Equador. Em nota divulgada na terça-feira (9) pelo Itamaraty, o governo prestou solidaridade ao presidente Daniel Noboa e à população do país.

“O governo brasileiro acompanha com preocupação e condena as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em diversas cidades no Equador e manifesta solidariedade ao governo e ao povo equatorianos diante dos ataques”, afirmou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, a Embaixada do Brasil em Quito monitora a questão relacionada a Thiago Allan Freitas, brasileiro e que, segundo a família, foi sequestrado por criminosos no país. ““O governo segue atento, em particular, à situação dos cidadãos brasileiros naquele país. O plantão consular do Itamaraty pode ser contatado no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp”, completou.

Na segunda-feira (8), o país decretou estado de exceção após a onda de violência com policiais sequestrados. A escalada de violência também atingiu o estúdio de uma emissora. Enquanto o canal estava ao vivo, criminosos invadiram e ameaçaram jornalistas e cinegrafistas.

CORTINA E CIA COLCHÕES