O deputado federal Waldenor Pereira (PT) foi homenageado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a medalha Washington Luís. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), em Vitória da Conquista.
A honraria é entrega a servidores e cidadãos que tenham prestado algum trabalho relevante junto à PRF para a sociedade.
Waldenor foi o responsável pela destinação de R$ 500 mil para a construção de uma nova unidade operacional da PRF em Vitória da Conquista. No entanto, a antiga gestão inaugurou o posto sem dar ao parlamentar o devido reconhecimento. Diante disso, o novo superintendente da PRF na Bahia, Vagner Gomes, decidiu homenageá-lo com a medalha.
Em entrevista durante a cerimônia, Waldenor afirmou que a homenagem foi um ato de reparação após a antiga gestão da PRF não reconhecer a iniciativa do mandato. “Eu estou muito feliz e recompensando, porque a indignação foi grande diante da tentativa de isolamento da participação do nosso mandato. Eu agradeço e reassumo o compromisso de continuar ajudando. Eu vou enviar mais recursos e vou defender todas as pautas de interesse da Polícia Rodoviária Federal que cumpre um papel de relevantes serviços no Brasil, na Bahia e na nossa região”, reforçou.
Waldenor tem sido um dos nomes mais cotados para disputar a Prefeitura de Vitória da Conquista pelo PT próximo ano. *Blog do Sena
Depois de uma intensa movimentação em torno de votações e audiências na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Zé Raimundo encerrou a semana participando de festividades no municípios de Palmas de Monte Alto e no distrito conquistense de Bate-Pé. Entre uma e outra atividade e nos encontros com amigos e apoiadores, não deixou de falar de política, das ações dos governos do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues e das iniciativas do mandato em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira.
Na sexta-feira (19), o deputado participou das festividades dos 183 de fundação do município de Palmas de Monte Alto, que constaram de inaugurações de obras, como a Praça da Barrinha e a sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Também visitou o Parque da Vaquejada, onde comemorou e cumprimentou amigos e moradores do município.
Ao parabenizar o prefeito Manoel Rubéns, pela administração que vem realizando, Zé Raimundo reafirmou o apoio do seu mandato e do deputado Waldenor Pereira. “Vamos com Lula e Jerônimo continuar apoiando o desenvolvimento de Palmas de Monte Alto e toda a região do Médio São Francisco “, garantiu. Ele também saudou o vice-prefeito Domingos Neto, presidente da Câmara de Vereadores, Patrícia Correia, a secretária de Assistência Social Adenúsia dos Santos, Presidente do PT, o vereador Nem de Alazão e as lideranças comunitária Dona Selma, Tião, Carlos e Badaró.
No sábado (20), Zé Raimundo visitou o distrito de Bate-Pé, na Fazenda Salinas, quando acompanhou uma cavalgada. Ele esteve acompanhado dos assessores e amigos Edilton, Netinho, Ninja, Vinícius e Ricardo Ribeiro e das lideranças locais que organizaram a cavalga e a festa na fazenda Salinas: Messias, Nil, Deca, Nilzete, Neo, além de lideranças de Belo Campo, como Joaquim Mota, que estiveram presentes, pois a localidade de Salinas é fronteiriça entre Conquista e Belo Campo. *Blog do Sena.
As eleições municipais de 2024 já estão sendo pensadas por vários vereadores, em Vitória da Conquista. Um deles é o edil Valdemir Dias, do Partido dos Trabalhadores (PT) e líder da oposição na Câmara Municipal.
Para fortalecer o mandato, aquecer a equipe e pensar em estratégias visando o próximo pleito, Valdemir contratou o advogado e professor Murilo Nunes. Em entrevista ao Blog do Sena nesta sexta-feira (19), o vereador fez grandes elogios ao novo integrante do time.
“Murilo é uma liderança, um advogado bem respeitado em nossa cidade, um pai de família e que vai nos ajudar bastante nessa caminhada em 2024. É uma grande honra ter uma pessoa tão qualificada como Murilo nos ajudando no mandato”, declarou Dias.
Valdemir ainda destacou o perfil de Murilo para a política. Segundo o edil, o advogado tem grandes chances na carreira política e, quem sabe, ser vereador. “Tem todo o perfil para ser vereador, caminhar na carreira política, tem expertise e conhecimento. Com certeza ele vai ter um grande futuro”, destacou Dias.
Murilo Nunes é bastante conhecido em Vitória da Conquista. Ele é ex-presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) e atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) de Vitória da Conquista, que é um braço social e assistencial da Ordem dos Advogados do Brasil.
O advogado agradeceu o convite e afirmou que o seu compromisso é trabalhar para proporcionar melhorias para a população. “Eu agradeço o convite, caminhar ao lado de uma grande pessoa, um grande ser humano, um grande parlamentar de Vitória da Conquista. É motivo de alegria, de conhecimento e de evolução. Vamos estar combinando para ajudar pessoas, mudar vidas e melhorar o caminho de cada conquistense”, declarou Nunes. *Blog do Sena.
A OAB da Bahia aprovou na manhã dessa sexta-feira a intervenção nos processos judiciais que versam sobre a duplicação da BR-116.
De relatoria do Conselheiro Ronaldo Soares, o pedido foi formulado pela OAB de Vitória da Conquista capitaneada pela presidente Luciana Silva, e objetivava o ingresso da Ordem em processos que envolvem a Via Bahia e o Ministério Público Federal.
O pedido foi defendido efusivamente pelo Diretor da OAB Bahia Ubirajara Ávila, que, em uma manifestação enfática, foi aplaudido pelo Plenário ao defender tecnicamente a intervenção da OAB inclusive em favor da imediata execução do contrato com a duplicação da BR-116.
A posição da OAB se orientou pela defesa da Justiça Social, efetividade das leis e direitos humanos, inclusive porque há interesse social, sobretudo em prol das vidas em risco pelos acidentes fatais que podem ser evitados com a duplicação, bem como em busca do desenvolvimento econômico e social de toda região.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), negou, nesta sexta – feira (19), que a Bahia está com grandes índices de desemprego. A declaração do governador veio após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgar uma pesquisa que aponta que o estado tem um dos maiores índices de desemprego do país.
Para o governador, os números registrados na pesquisa, se referem a capital Baiana e não a Bahia.
“É um tema muito sensível. Mas, o resultado da pesquisa do IBGE não é da Bahia, mas sim de Salvador e região metropolitana. Nós tivemos no último período, a capital baiana com melhores indicadores, mas agora o ibge apresenta a justificativa que é o impacto das pessoas que estavam no mercado de trabalho durante ano novo, natal e carnaval. Com a saída dessas pessoas acabou elevando os indicadores de desemprego em Salvador e RMS”, esclareceu Rodrigues.
O chefe do executivo baiano comentou também sobre as expectativas para os indices do próximo trimestre.
“A expectativa também em projeção do ibge é que esses números comecem a se inverter e no próximo trimestre a gente passe a ter uma posição melhor”, pontuou Jerônimo.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira (18) pela condenação do ex-senador e ex-presidente da República Brasileira, Fernando Affonso Collor de Mello, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Até o momento, o placar do julgamento é de 6 votos a 1 pela condenação. Após os votos, a sessão foi suspensa e será retomada na quarta-feira (24). Os votos foram formados a partir do voto do relator, ministro Edson Fachin, que se manifestou na quarta-feira (17) pela condenação do ex-parlamentar a 33 anos e 10 meses de prisão. Dois ex-assessores também podem ser condenados no caso. Para Fachin, Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões como contraprestação à facilitação da contratação da UTC Engenharia. Além do relator, também votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A pena total de Collor ainda não foi definida.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues ( PT), lançou nesta quinta- feira (18), em Salvador, o programa Juventude Produtiva. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), visa criar oportunidades para autonomia econômica de jovens com idade entre 16 e 29 anos.
O evento contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que assinou o Protocolo de Intenções para implantação do Novo SineBahia como projeto-piloto nacional e divulgou a Escola do Trabalhador 4.0. Em um investimento de R$ 8,1 milhões, o programa vai beneficiar 17.040 jovens baianos, mediante dez ações que atuam em duas frentes: inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.
“Quero primeiro agradecer a presença do ministro Marinho aqui com sua equipe para fazer o pontapé inicial de uma política nacional aqui pela Bahia, pelo tamanho, pela contribuição e pela estratégia de política de emprego, de formação, de capacitação. A expectativa em relação a essa parceria com o Ministério do Trabalho é que a gente possa ampliar as oportunidades de capacitação e de formação. É claro que aí tem uma ferramenta fundamental que é a escola. Nós vamos continuar fortalecendo essa agenda para que possamos chegar em cada canto da Bahia com a educação formal do Ensino Médio, com a Educação Profissional e com oportunidades de capacitação”, declarou Jerônimo.
O Programa Juventude Produtiva reúne ações vinculadas aos seguintes projetos: Gestão Jovem; Acelerando seu Corre Bahia; Força Jovem; Jovem Empreendedor; Conectar EaD; Trilha; Saber para Crescer; Qualificação SineBahia, Capacitação Senac e Projeto com as Mãos, Eu Recomeço.
“Uma das vertentes desse programa é exatamente oferecer um conjunto de projetos que dão acompanhamento aos jovens empreendedores e aqueles que querem se transformar em empreendedores. Não estou falando aqui de trabalho precário. São empreendedores de fato, daquela economia popular que movimenta e gera emprego para as famílias, especialmente de média e baixa renda. A finalidade é preparar para o mercado de trabalho”, explicou o titular da Setre, Davidson Magalhães.
Novo SineBahia
O Novo SineBahia será um projeto-piloto nacional com a oferta de novos serviços à população e passa a ser um modelo estruturado de unidade descentralizada do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. O portfólio de serviços prestados atualmente será ampliado, passando a incluir a mediação de conflitos e homologação entre empregadores e trabalhadores. Serão investidos R$ 4 milhões no processo.
“O estado da Bahia demonstra uma grande experiência só por preservar a rede mesmo depois do desmonte do governo anterior. Nós estamos olhando para a Bahia dizendo: vocês merecem dar conosco o pontapé da restauração da Rede Sine. Pretendemos que a Rede Cine seja a única porta de entrada para todos os trabalhadores, de todos os serviços relacionados ao mundo do trabalho, relacionado à economia solidária, e aos desafios da qualificação e capacitação. Enfim, e a Bahia nos parece o melhor exemplo para que a gente, a partir daqui, possa oferecer aos demais estados brasileiros esse processo de reestruturação”, afirmou o ministro Marinho.
Escola do Trabalhador 4.0
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também disponibilizará, para difusão no âmbito da rede de atendimento ao trabalhador do Estado da Bahia, a Escola do Trabalhador 4.0, que faz parte do programa Caminho Digital e oferece cursos gratuitos em tecnologia e produtividade. Serão 500 mil vagas disponibilizadas para a Bahia na plataforma digital do Ministério do Trabalho e Emprego: https://ead.escoladotrabalhador40.com.br/.
Mais parcerias
A Setre também assinou Acordo de Cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para promover a capacitação profissional através de uma ação no programa Juventude Produtiva. O acordo prevê intermediação de mão de obra por meio da Rede SineBahia, para fins de contratação dos jovens qualificados.
Durante o evento, aconteceu também uma exposição de 53 projetos do Fundo do Trabalho Decente (Funtrad), iniciativa que já beneficiaram 23 mil pessoas com investimentos de mais de R$ 22 milhões. Projetos de todo o estado foram exibidos com amostras da produção de cada um deles com alimentação, artesanato, estamparia, bijuterias, dentre outros.
Aguardada desde a assinatura do contrato de concessão à ViaBahia, em 2009, a duplicação da BR-116 em Vitória da Conquista (BA) deve ser iniciada ainda este ano, disse ao deputado Jorge Solla (PT-BA) o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A informação foi passada durante a reunião de Solla com o diretor-geral, Rafael Vitale, nesta terça-feira (16), quando o parlamentar foi acompanhar a evolução dos processos dos contratos de concessão da BR-116, administrada pela ViaBahia, em Vitória da Conquista.
O encontro ocorreu na sequência da reunião que o diretor teve com o presidente da ViaBahia, que foi apresentar os projetos para melhorar o acesso ao aeroporto de Vitória da Conquista, além dos dispositivos a serem implantados no trecho urbano da rodovia.
“Essa foi mais uma etapa das tratativas em busca de uma solução negociada para que a ViaBahia cumpra o contrato de concessão firmado com o Governo Federal, em 2009, no sentido de entregar melhores serviços que deem segurança à população”, diz o deputado.
Os projetos elaborados pela ViaBahia resultam das pressões que tiveram início em abril com a Audiência Pública convocada por Solla na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, a pedido da sociedade civil de Vitória da Conquista e região.
Na semana passada, o presidente da concessionária, José Bartolomeu, já havia apresentado a Solla, em primeira mão, os projetos levados para conhecimento do diretor da ANTT. Além da BR-116, na Bahia, a empresa também administra as rodovias BR-324, BA-526 e BA-528.
Ainda como resultado da Audiência Pública, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para encontrar soluções para os contratos de concessão das rodovias administradas pela empresa.
Ao deputado, o diretor da ANTT informou que o GT deverá realizar mais três reuniões para, em seguida, apresentar ao Tribunal de Contas da União uma proposta viável para que a ViaBahia tenha condições de destravar os investimentos na rodovia de forma imediata.
Vitale adiantou ao parlamentar que, logo após o parecer do TCU, o GT deverá retornar à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, onde apresentará os projetos para a rodovia em uma nova Audiência Pública.
Aconteceu na noite dessa terça-feira, 16, uma audiência pública em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, festejado no dia 12 de maio. A data também marca o Dia do Enfermeiro e da Enfermeira. A audiência é uma iniciativa da vereadora Viviane Sampaio (PT). Ela ressaltou as recentes conquistas das categoria – aprovação do Piso Nacional da Enfermagem e garantia de recursos para pagamento do piso por meio de lei sancionada pelo presidente Lula neste mês.
Viviane avalia que as leis aprovadas são uma reparação social fruto de luta e mobilização da categoria em busca de reconhecimento profissional. Ela ainda frisou que uma portaria do Ministério da Saúde deve se apresentar como novo desafio para os sindicatos no processo de implementação da Lei do Piso, sobretudo nos estados e municípios. A vereadora, que é formada em Enfermagem, festejou as vitórias e a força da categoria.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) parabenizou a categoria pela conquista do piso salarial e destacou a atuação do presidente Lula na valorização dos profissionais. Ele defendeu união acima de interesses partidários tendo em vista a coletividade.
A profissão de enfermagem – A enfermeira Tarcisa Castro Alves falou da felicidade em pela conquista do piso salarial, uma luta de mais de 30 anos. “O setor que emprega muitos. Saibamos que vocês não estão sozinhos, que essa profissão é de muito orgulho, muito prazer, não trabalhamos apenas por um piso salarial, mas trabalhamos por vidas”, disse.
Informou que todo bom profissional é um aguerrido por encarar um sistema injusto, “com uma escala de trabalho pesada, salários baixos e dificuldades de exercer a profissão, e ter que dar, ao mesmo tempo, uma boa assistência para os pacientes. Trabalhamos, muitas vezes, em cenário de guerra e sobrevivemos”, concluiu.
Piso é fruto de longa luta –Tereza Morais, presidente do Conselho Municipal de Saúde, ressaltou a longa luta da categoria por valorização. Ela lembra que apesar da importância do profissional no sistema de saúde e de ser uma profissão regulamentada, a realidade é de desvalorização financeira, carência de oportunidades e cargas horárias extremas. Sendo assim, a aprovação do piso e dos recursos para seu pagamento constitui uma grande vitória para a categoria.
Ela ainda salientou que os profissionais da enfermagem tiveram um papel crucial no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Morais acredita que o principal desafio no momento é a implementação do piso, especialmente num contexto de desmantelamento da saúde pública pelo presidente anterior. Por fim, garantiu que o Conselho de Saúde está comprometido com a categoria.
A seriedade do enfermeiro –Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Vitória da Conquista, Fabrício Santana Lacerda relatou o quão bonito é o movimento sindical. “Hoje temos uma função muito importante, que não é mais aquela função de entrar com o pé na porta da sala do gestor, mas hoje trabalhamos na perspectiva do diálogo, com a lei debaixo do braço para mobilização e com compromisso que foi firmado para com a categoria”, detalhou.
O sindicalista assegurou que o movimento deve ser pedagógico e que a categoria de Enfermagem precisa refletir. “Qual é o seu lugar nesse espaço que ela ocupa? Quais são as suas condições? Quais são os seus objetivos? Quais são os seus direitos? Como eu me importo no lugar da Saúde?”, indagou.
“Devemos depender dos outros nas unidades, devemos usar as armas nas unidades sem confundir as relações do ponto de vista funcional. Nós precisamos nos apropriar daquilo que é nosso por direito”, finalizou agradecendo e parabenizando a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares por toda atividade exercida.
É preciso reconhecer o potencial da Enfermagem – A apoiadora regional do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Marciglei Morais, representou o Núcleo Regional de Saúde. De acordo com ela, a maioria dos profissionais no Núcleo são da Enfermagem, atuando na área técnica e na gestão de saúde. A profissional ressaltou que é necessário festejar o piso porque é fruto de três décadas de luta. Para ela, é preciso reconhecer o potencial da categoria no sistema de saúde sem romantização e com a criação de oportunidades.
30 anos de formação em Enfermagem – Alessandra Alencar Gadelha de Mello, representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, comemorou seus 30 anos de formação em Enfermagem e destacou os avanços da tecnologia, especialmente, na área de curativos. “Passei a minha trajetória profissional em busca de qualidade e valorização profissional, isso perpassa pela valorização financeira do cidadão”, explicou.
Gadelha historiou o processo de aprovação do piso e a recente aprovação de uma lei que garante os recursos repassados pela União. Ressaltou a importância da Enfermagem, especialmente, na época da Covid-19. “O presidente da República, na época, e em rede nacional tratava a covid-19 como uma gripezinha, que não era necessário usar máscara nos hospitais de campanha”, relatou.
Naquele momento, a Enfermagem saiu como “cuidado, coragem e a importância da sustentação desse grande sistema [o SUS] que foi definitivamente quem sustentou a vida dos brasileiros”, concluiu.
Piso abre espaço para outras conquistas – Ana Carina Dunham Monteiro, vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, destacou que o sindicato é suprapartidário. Ela ressaltou que é necessário observar os recortes de gênero, classe e raça na categoria da Enfermagem. De acordo com a sindicalista, a maioria desses profissionais são mulheres e pretas ou pardas. “Tudo é fruto de luta”, afirmou ao falar sobre conquistas trabalhistas e a importância de uma atuação coletiva.
Em sua fala, Ana destacou a realização das conferências de saúde, espaços para proposição nos quais a pauta da enfermagem ganhou espaço. Para ela, é preciso estimular a união para se alcançar outras conquistas além do piso.
Os direitos previdenciários na enfermagem – A Advogada Gycelia Sousa realizou uma pequena palestra sobre direito previdenciário na Enfermagem. “A aposentadoria especial é devida aos trabalhadores que contribuírem por 25 anos e estejam expostos a agentes nocivos durante todo esse período. Essa regra é válida para pessoas que contribuem ao INSS e servidores públicos com Regime Próprio de Previdência”, explicou.
Porém, há profissionais da Enfermagem que desconhecem seu direito a regime especial que pode já ter sido adquirido com o que foi trabalhado até 2019. “E só quando há um atendimento é que eles se dão conta que têm um direito a melhorar a situação da aposentadoria”, finalizou.
Durante a audiência, foram realizadas homenagens a profissionais de saúde.