O vereador Adinilson Pereira Nascimento, do Movimento Democrático Brasileiro, de 53 anos, acaba de sair do Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo após realizar procedimentos programados. Conforme as informações passadas pelo edil , as intervenções aconteceram na manhã desta quinta-feira (11). Ainda não há previsão de alta hospitalar.
O presidente Lula sancionou a lei que destina R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso da enfermagem. A decisão foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União). O que aconteceu O Congresso aprovou no dia 26 de abril o projeto de lei que garante a abertura de crédito especial no Orçamento deste ano para o pagamento do piso da enfermagem. Os recursos serão utilizados para que o Ministério da Saúde auxilie Estados, municípios e o Distrito Federal no pagamento dos pisos. A lei define que o piso salarial dos enfermeiros será de R$ 4.750. Os técnicos de enfermagem deverão receber 70% desse valor (R$ 3.325); e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, 50% (R$ 2.375).
Legenda que governou Vitória da Conquista, no Sudoeste, por cinco mandatos consecutivos, um dos maiores domínios políticos do estado, o PT já começou a preparação para tentar voltar à prefeitura. O nome da vez é o deputado federal Waldenor Pereira, ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste, um dos símbolos da cidade, já endossado anteriormente.
Dos que apoiam Pereira para o pleito de 2024 consta o deputado estadual e ex-prefeito José Raimundo. No entanto, ele cuida em dizer que a pré-candidatura ainda passará por um “processo”.
“Nós começamos um debate interno, em primeiro lugar, dentro da federação, com o PCdoB, o PV e o PT, mas já há também uma composição do nosso grupo em colocar o nome do companheiro Waldenor Pereira”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.
José Raimundo participava nesta sexta-feira (11) do lançamento do PPA [Plano Plurianual] do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em Salvador. O deputado disse ainda que outros nomes também devem ser discutidos, caso dos vereadores petistas Alexandre Xandó, Viviane Sampaio, Fernando Jacaré e Valdemir Dias, da legisladora Lucia Rocha, do MDB, e do também deputado estadual Fabrício Falcão, este do PCdoB.
Para José Raimundo, conta a favor de Pereira uma certa estrada política e conhecimento da “máquina pública”, percorrida com dois mandatos como deputado estadual e três [agora] como parlamentar federal. A consolidação do nome do Waldenor, porém, depende de arranjos políticos.
“Nós vamos evoluir ouvindo naturalmente todas as representações do nosso grupo político e também nos aconselhamentos do nosso governador Jerônimo Rodrigues e das lideranças partidárias, como [Jaques] Wagner e Rui [Costa]”, acrescentou o deputado.
Em relação a uma possível candidatura do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, o Quinho, José Raimundo acredita que a candidatura dele vai ter de esperar mais um pouco. “Acho ainda muito precoce. Mas é claro que é uma novidade”, disse.
No caso das prioridades que Vitória da Conquista espera que sejam contempladas no PPA do governo Lula, José Raimundo citou a duplicação do trecho da BR-116 que passa na região e a criação da Universidade Federal do Sudoeste. “São duas grandes obras, duas grandes demandas da região”, afirmou.
Após pressão na Audiência Pública requerida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, a ViaBahia apresentou projetos para melhorar a BR-116, no acesso ao aeroporto de Vitória da Conquista e no trecho urbano da rodovia.
Ainda como resultado da Audiência Pública, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para encontrar soluções para os contratos de concessão das rodovias administradas pela empresa.
Na próxima semana, Solla se reunirá com o diretor geral da ANTT, Felipe Queiroz, que também compõe o GT, para negociar os projetos elaborados pela ViaBahia. O GT será presidido pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
“Já se passaram 14 anos desde a concessão da rodovia, sem que as principais necessidades da região fossem atendidas. Provocamos o debate, o governo Lula já se movimentou para encontrar uma saída e a ViaBahia se mostra disposta a cumprir o contratado”, disse Solla.
As propostas foram apresentadas pelo presidente da concessionária, José Bartolomeu, que, na Bahia, administra as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. A concessão prevê intervenções nos 680km da BR-116 durante os 25 anos de vigência do contrato.
Solla atendeu ao pleito de entidades de Vitória da Conquista e região – por onde passa a rodovia -, que clamam pela execução de intervenções previstas no contrato de concessão firmado em 2009, entre elas a duplicação BR-116, para prevenir acidentes.
Após 30 dias, o GT deve entregar um relatório final para análise da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos do Tribunal de Contas da União, que irá determinar os próximos passos para resolução do trâmite que envolve a ViaBahia.
Em Salvador nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma agenda na Arena Fonte Nova, com a primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. Durante seu discurso, Lula relembrou o período eleitoral do ano passado e a desconfiança de que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sairia vencedor do pleito e se referiu ao ex-prefeito ACM Neto (União) como “Grampinho”.
“O Otto não estava querendo ser candidato. Então eu liguei para o Otto. Eu falei: ‘Otto, eu vi o pessoal falar no teu nome e eu vi na sua cara que você não quer ser candidato, então não seja. Só seja o que você quiser, vamos ter que encontrar outro’. Eu já sabia que o [senador Jaques] Wagner não queria ser candidato. Aí aparece o Rui Costa indicando o Jerônimo, e o Jerônimo que tinha sido secretário de Educação, e a educação aqui na Bahia não estava na melhor situação. E eu falei que seria difícil, que iriamos perder, vamos ver se tem outro nome. Mas me falaram ‘que o cara vai ganhar’. Eu vim pra cá o Jerônimo com 3%, o Grampinho quase 80%”, disse Lula.
No final da tarde, Lula participa da cerimônia de assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei Paulo Gustavo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Será realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em 12 de maio às 9h, uma Sessão Solene em homenagem ao Dias das Mães. A Lei Municipal Nº 2.002/2014 institui no Calendário Oficial de Conquista esta comemoração e ainda preconiza que a Casa do Povo realize sessão especial para comemorar esta data.
Celebrado no segundo domingo do mês de maio, neste ano no dia 14, a data comemora a figura materna de uma família. Neste dia, as mamães ganham flores, são presenteadas e reúnem todos os filhos em volta para festejarem juntos.
O dia das mães é uma das datas mais importantes no calendário oficial do Brasil. O presidente Getúlio Vargas decretou oficialmente esta comemoração na década de 1930, para celebrar os “sentimentos e virtudes” do amor materno. Essa data também foi uma conquista influenciada pelo movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento naquele momento, além de gerar um aumento significativo nas vendas comerciais.
SERVIÇO – SESSÃO ESPECIAL
Data: 12 de maio (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal - Plenário Carmen Lúcia
Rua Coronel Gugé, 150, Centro
Designados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, o secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti, e o sub-chefe da Secretaria de Articulação e Monitoramento, Maurício Muniz, detalharam com o deputado federal Waldenor Pereira a situação e tramitação de cada um dos projetos considerados estruturantes e reivindicados para a região Sudoeste da Bahia. Dentre estes, a duplicação da BR-116, com a construção de viadutos no entorno do anél viário conquistense; e a criação da Universidade Federal do Sudoeste.
A reunião com Cavalcanti e Muniz ocorreu nesta última terça-feira (9), na Casa Civil, depois de uma semana do encontro de Waldenor Pereira com Rui Costa, em seu primeiro dia de reinício às atividades parlamentares que haviam sido interrompidas por conta de licença médica. Foi quando o deputado apresentou ao ministro uma pauta de projetos que vem defendendo para as regiões de atuação do seu mandato, em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo (PT). Isso inclui o Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim.
Com Cavalcante e Muniz, Waldenor Pereira apresentou detalhamento de cada projeto, inclusive com apresentação de emendas parlamentares propostas por ele à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Plano Plurianual (PPA). Um exemplo da farta documentação é a proposta de criação da Universidade do Sudoeste, que conta com a aprovação do Conselho Superior da Universidade Federal da Bahia para o desmembramento do Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, com esta finalidade; o projeto de lei em tramitação, de nº 9693, de autoria da Waldenor Pereira, que cria a universidade, além de indicações, ofícios e estudos nesse sentido.
A reunião com a equipe de Rui Costa foi também preparatória para uma próxima audiência com o ministro da Casa Civil, solicitada pelo deputado, para ouvir prefeitos, empresários e vereadores dos municípios envolvidos nas propostas. Além da BR- 116 e da universidade, a pauta inclui: a revitalização do Projeto do Perímetro de Irrigação nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio; construção da Adutora da Fé (beneficiando Bom Jesus da Lapa, Igaporã e Riacho de Santana); construção da Barragem Morrinhos (entre Condeúba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Maetinga); retomada das obras da Ferrovia Oeste/Leste e de obras federais inacabadas de creches e escolas de ensino fundamental.
Depois da reunião com Cavalcanti e Muniz , o deputado comentou: “Saí esperançoso e satisfeito com esta rápida resposta do ministro, delegando sua equipe para dar andamento às nossas solicitações, isto após uma semana de ter me recebido em seu gabinete, o mostra uma disposição de nos contemplar”. Waldenor Pereira ainda teve um breve encontro com a chefe de Gabinete de Rui, Talita Nobre Pessoa, para tratar da próxima audiência. Matéria: Blog do Sena
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Nildo Freitas (PSC) iniciou seu pronunciamento pautando uma reunião que aconteceu entre a Comissão de Defesa do Consumidor e a prefeita Sheila Lemos (UB), em conjunto com o coordenador do Procon, Rafael Meira, o procurador Geral do Município, Jonatan Meireles e o coordenador do Comitê Gestor da Prefeitura da Zona Oeste, Val Cordeiro.
Segundo o parlamentar, a Comissão de Defesa do Consumidor sugeriu a instalação de um posto de atendimento na zona oeste da cidade e foi abraçado pela prefeita. De acordo com o edil, “provavelmente já no segundo semestre deste ano, esse posto do Procon vai estar funcionando no Glauber Rocha, atendendo não somente os moradores da zona oeste, mas toda Vitória da Conquista, por ser um local com estacionamento e comodidade para todos”, afirmou.
Outro assunto destacado por Nildo Freitas foi um culto civico, realizado na última segunda-feira, 8, pela Associação de Pastores de Vitória da Conquista e que contou com a presença do presidente da Casa Hermínio Oliveira (Podemos) e o vice-presidente Subtenente Muniz (Avante). De acordo com Freitas, o objetivo desse culto foi orar pela cidade e seus representantes politícos. “Nós podemos alcançar muitas vitórias, mas sem paz, isso não faz sentido”, afirmou.
Ainda em seu discurso, o edil disse que seu mandato irá sugerir que esse culto cívico seja inserido no calendário festivo do aniversário da cidade e também na Semana da Cultura Evangélica, que acontece anualmente. Para concluir, parabenizou a congregação da Assembleia de Deus no bairro Patagônia, que no último domingo, 7, completou 49 anos de existência, bem como o ciclo de oração que completou 48 anos.