AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Em sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, 5, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Fernando Jacaré (PT) utilizou a tribuna para destacar a publicação da Portaria 317 do Ministério dos Transportes, que cria o grupo de trabalho responsável pelas ações em relação à duplicação da BR-116, aqui na região sudoeste.

O parlamentar ressaltou a importância desse projeto, uma vez que existe um envolvimento de muitas instâncias para que ocorra não somente a duplicação da rodovia, como também a adequação de passarelas e viadutos para atender a população que vive às margens da BR.

Jacaré lembrou a relevância de pautar este tema por tantas vezes, como na realização de audiências públicas, no envolvimento de comissões, da sociedade civil organizada e do Poder Legislativo como um todo nessa causa. E citando o Ministro da Casa Civil do Governo Lula, Rui Costa (PT) e do deputado federal Waldenor Pereira (PT), comemorou a notícia da assinatura da referida portaria, com o reconhecimento da urgência da duplicação da BR-116.

Por fim, Jacaré informou sobre a audiência no Ministério Público Federal que será realizada na próxima semana, a fim de acompanhar o debate ainda acerca desta temática, no intuito de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reconheça a urgência dessa obra tão fundamental, não só para Vitória da Conquista e sim para toda a região sudoeste da Bahia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quarta-feira (03) uma norma que permite que farmácias possam realizar 47 exames de análises clínicas (EAC).

Os EAC são todos aqueles que verificam de forma mais complexa alguns fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. Até então, apenas testes de Covid-19 e de glicemia podiam ser realizados em farmácias. A nova regra entra em vigor em primeiro de agosto e os laboratórios terão um prazo de 180 dias para adequação.

A nova resolução (que substitui a anterior, criada em 2005) leva em consideração a evolução do setor de diagnósticos, e afirma que a norma anterior ficou “defasada frente à nova realidade tecnológica”. Segundo a agência, desde 2019 foram realizadas audiências e consultas públicas para rever a decisão de 2005.

“Nesse período, foram desenvolvidos novos instrumentos/equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes. Além disso, essas inovações ampliaram o acesso da população ao diagnóstico clínico”, diz o comunicado emitido pela agência.

De acordo com a Anvisa, ainda não há uma lista pré-definida de quais exames serão oferecidos. Os testes deverão atender os critérios da norma para que sejam realizados em farmácias.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, deverá até o final do mês os novos secretários de serviços públicos e mobilidade urbana, que seguem sob comandos de interinos.

Em sua participação no programa UP Notícias de hoje, quinta-feira, o repórter Ricardo Gordo e o apresentador Deusdete Dias revelaram que o vereador Nildo Freitas foi convidado para assumir a complexa pasta de serviços públicos, mas que negou o convite.

“Falei com Nildo por telefone, ele agradeceu o convite, mas não topou, preferiu ficar no mandato”, disse Ricardo Gordo.

Agora a casa de apostas segue com outros nomes, não está descartado um convite para outro edil da base de apoio da prefeita.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado federal Waldenor Pereira, do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT), retornou às atividades políticas, nesta terça-feira (2). A volta a Câmara dos Deputados, em Brasília, aconteceu após quase dois meses de repouso médico e recuperação devido a uma cirurgia cardíaca.

Ao lado do amigo e companheiro de partido, deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), Waldenor embarcou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, com destino à Capital do país.

“Hoje (2) retorno às atividades parlamentares em Brasília. Embarco, carregando no peito, não apenas um coração novo e recuperado, mas também um coração cheio de gratidão a Deus, pela saúde reestabelecida, e a todos vocês pelo carinho, atenção e orações”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais. Foto: Blog do Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em entrevista ao portal Uol nesta terça-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu que enviará ainda hoje para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei que garante o pagamento do piso nacional aos professores da rede estadual.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Entidades filantrópicas que historicamente prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) irão receber investimento para assegurar a assistência e o acesso à saúde para milhões de brasileiros. O Governo Federal garantiu um repasse adicional de R$ 2 bilhões para 3.288 entidades privadas sem fins lucrativos em 1,7 mil municípios. É por meio dessas instituições que grande parte da população tem acesso aos atendimentos de média e alta complexidade, como cirurgias e exames. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (20) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

As entidades beneficentes sem fins lucrativos são parte integrante e fundamental do SUS, além de primordiais para que os governos, de forma tripartite, consigam garantir o acesso universal à saúde. Atualmente, 60% dos atendimentos e internações de alta complexidade pelo SUS são feitas por entidades filantrópicas. Essas instituições, ao longo da história, se tornaram referência em média e alta complexidade, além de muitas serem hospitais de ensino tradicionais para a formação de médicos e outros profissionais da saúde.

Nísia Trindade, em seu discurso, reforçou que é fundamental garantir a sustentabilidade do SUS, um patrimônio da sociedade brasileira. “O SUS não é um programa do Ministério da Saúde. É uma política de estado e o nosso governo tem trabalhado para garantir a sustentabilidade desse sistema, que é a política social mais inclusiva que o Brasil conseguiu até o momento. É o setor que pode contribuir para o desenvolvimento de ações sustentáveis, como temos discutido em relação a reduzir a nossa vulnerabilidade de vacinas, de medicamentos, de insumos, de tudo que é fundamental para a atenção à saúde da nossa população. O SUS tem muitos braços e, um deles, é o setor filantrópico”, declarou.

Nos últimos anos, as entidades filantrópicas enfrentaram crise financeira, fechamento de serviços e diminuição de atendimentos, o que coloca em risco a assistência para a população de várias regiões do país. Do investimento total anunciado pelo Governo Federal, mais de R$ 475,8 milhões já foram repassados, relativos aos saldos remanescentes nos fundos de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios. Para garantir a complementação dos saldos no valor de R$ 2 bilhões, a nova portaria, assinada nesta quinta (20), estabelece o recurso de R$ 1,5 bilhão em parcela única.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sustentou que o SUS é um dos melhores sistemas do mundo, com universalidade, equidade e integralidade. “Lula, o senhor foi um dos que construiu o SUS, deputado federal constituinte, e lá foi aprovada a Seguridade Social Brasileira e o Sistema Único de Saúde. Vai desde a vacina até o transplante de coração. Durante a campanha eleitoral, fui representar o presidente Lula no Congresso das Santas Casas e lá, em seu nome, falei sobre o trabalho extraordinário que é feito, com o compromisso de ser parceiro, ajudando as filantrópicas, especialmente no seu financiamento, que é a grande dificuldade”, defendeu.

ENTENDA – O repasse para entidades filantrópicas foi definido pela a Lei Complementar 197, de 2022, que estabeleceu que os saldos financeiros remanescentes, provenientes de repasses do Ministério da Saúde nas contas abertas dos estados, Distrito Federal e municípios, antes de 1º de janeiro de 2018, fossem aplicados para o custeio de serviços prestados por entidades privadas sem fins lucrativos que complementam o SUS, até atingir o valor de R$ 2 bilhões. No entanto, a portaria publicada em dezembro de 2022, pela gestão passada, definia critérios que dificultavam o acesso dos estados e municípios aos valores, como a exigência de Certidão Negativa de Débitos, além de estabelecer um prazo curto para a comprovação dos critérios.

Para garantir que o repasse chegue às entidades filantrópicas, a atual gestão do Ministério da Saúde revogou a antiga portaria e publicou um novo documento, no dia 7 de fevereiro de 2023, para o repasse imediato aos gestores e sem a exigência e critérios que tornavam a última portaria de difícil execução. A nova portaria traz a definição do valor máximo destinado a cada entidade filantrópica, considerando a proporção total de instituições registradas nas bases de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares, entre 2019 e 2021.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou a Medida Provisória que prevê o aumento do salário mínimo para R$ 1.320, um acréscimo de 1,3% em relação ao valor atual, de R$ 1.302. Além disso, o petista também anunciou a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, chegando a R$ 2.640. Os anúncios foram realizados neste domingo (30), em pronunciamento.

 

O presidente também confirmou a implementação da nova política de valorização do mínimo, projeto de lei que será encaminhado ainda neste ano ao Congresso Nacional.

 

“Vocês se lembram das conquistas que tiveram quando governamos o Brasil. Geração recorde de empregos. Salário mínimo crescendo acima da inflação. Direitos trabalhistas garantidos. A partir de amanhã, o salário mínimo passa a valer R$ 1.320 reais para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real, acima da inflação, pela primeira vez depois de seis anos”, disse Lula.

 

“Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente, e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação, como acontecia quando governamos o Brasil. E, estejam certos de que, até o fim do meu mandato, ele voltará a ser um grande instrumento de transformação social que foi no passado, quando cresceu 74% acima da inflação”, completou o presidente.

 

COMO FUNCIONARÁ A ISENÇÃO

Conforme publicado pelo g1, o governo havia antecipado que a faixa de isenção seria ampliada de R$ 1.903,98 – em vigor desde 2015 – para R$ 2.112. Essa é a faixa para o cálculo do IR para os diversos valores de salários.

 

Quem ganha entre R$ 2.112 e R$ 2.640 ganhará um desconto mensal do governo direto na fonte. Ou seja, sobre o imposto que seria devido pelo empregado.

 

Essa foi a forma que o governo encontrou de manter a promessa de deixar isento quem ganha dois salários mínimos. A partir de maio, o valor do mínimo será de R$ 1.320.

 

Na prática, somando os dois mecanismos, quem ganha até R$ 2.640 não pagará IR – nem na fonte, nem na declaração de ajuste anual. Ao elevar a faixa até R$ 2.112, e não até R$ 2.640, o governo perde menos na arrecadação.

 

Como a tabela do IR é progressiva, todos os trabalhadores, independentemente do salário, vão deixar de pagar imposto sobre os R$ 2.112.

 

Isso fará o governo perder R$ 3,2 bilhões em arrecadação neste ano e R$ 6 bilhões em 2024.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O desejo dos moradores dos povoados de três distritos conquistenses- Cercadinho, Inhobim e Cabeceira da Jiboia- de ter água de qualidade está próximo de ser alcançado, pois a Embasa acaba de contratar a empresa que vai elaborar o projeto para implantação do Sistema de Abastecimento de água nessas localidades.
Essa é uma reivindicação antiga dessas comunidades rurais e vem sendo apresentada e acompanhada há muito tempo pelos Deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira junto ao governo do estado e à Embasa. Foram várias gestões dos dois parlamentares nesse sentido, entre ofícios, reuniões, audiência e indicação ao governador do estado, como também na Embasa, como registra a foto de um desses entros, com superintendente de Operação da Região Sul, Polyana Carvalho.
Zé Raimundo lembra dessas ações e também de outras iniciativas dele e de Waldenor Pereira para beneficiar vários distritos e povoados de Vitória da Conquista, assegurando o acesso à água. Exemplo disso são as localidades de São Sebastião, Veredinha, São Joaquim, Capinal, Lagoa de Maria Clemência e dezenas de outras, onde foram abertos poços artesianos e construídas aguadas, além de cisternas para captação de água da chuva.
A empresa que vai elaborar o projeto básico é a Almeida Rocha Engenharia, conforme informação oficial da Embasa, públicada na última quarta-feira, 26/04, e já tem contrato assinado (460020245) com a Embasa. O projeto vai custar 247 mil 910 reais aos cofres do estado, sendo o primeiro passo para visando à implantação do sistema de água.
A Iniciativa da Embasa já era esperada e foi destacada pelos deputados: “O projeto básico é o primeiro passo para que tenhamos clareza do tamanho, benefício, o custo da obra e como será executada”, esclarece Zé Raimundo; “o que nos deixa feliz e confiante é o compromisso do nosso governo com ações que que melhoram a vida da maioria do povo, como o abastecimento de água que vai assegurar segurança hídrica à população que vive nestes importantes distritos de Vitória da Conquista”, exalta Waldenor. *Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Em sessão ordinária desta sexta-feira, 28, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Augusto Cândido (PSDB) enfatizou a importância do cumprimento da lei do silêncio no município. “Precisamos efetivamente trabalhar nesse sentido para que as pessoas que transgridam esta lei sejam realmente punidas. Não é possível que nós tenhamos o barulho ao nosso pé de ouvido sem nenhum tipo de cerceamento”, afirmou.

Augusto voltou a defender a destinação de 15% dos recursos do Finisa III para atender demandas da zona rural de Vitória da Conquista. “A zona rural de Vitória da Conquista tem sido esquecida. No ano passado, nós voltamos um projeto aqui 72 milhões de dólares, mais de 400 milhões de reais. E nenhum recurso foi projetado para atender as demandas da zona rural”, afirmou.

O vereador lembrou do potencial eleitoral da zona rural, mas enfatizou que antes de pedir o voto, as autoridades públicas precisam garantir os recursos para esse segmento da população. “Lá na zona rural falta água tratada, falta estrada, falta acesso, falta transporte, falta tudo. A única coisa que a zona rural tem muito é voto”, declarou.
CORTINA E CIA COLCHÕES
O vereador Fernando Jacaré (PT), iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 28, no plenário Carmen Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, falando sobre a audiência do maio amarelo que será realizada na próxima quinta-feira, 04. “Nosso mandato pauta, ao longo dos anos, e esse especificamente, tendo em vista um momento caótico que vive em nosso trânsito”, explicou, completando que, “o maio amarelo está chegando e é uma discussão nacional, nós trataremos isso com toda a responsabilidade, pois Vitória da Conquista vive uma situação muito difícil. São vítimas e mais vítimas, acidentes todos os dias em nossa cidade e famílias enlutadas”, completou.

Jacaré ressaltou também a situação do anel viário da cidade e lembrou que a atual situação “requer dessa casa uma responsabilidade para tratar o tema” e completou lembrando que “estamos aí agora sem radar, um verdadeiro caos, e nós iremos debater isso, trazendo aqui a situação”.  Jacaré aproveitou ainda, para falar da situação dos ciclistas que vêm sofrendo constantes acidentes na cidade e falou sobre a audiência que também vai discutir o tema. “Precisamos entender a seriedade que é o trânsito hoje em Vitória da Conquista e nesse tema também, destacar que estamos numa luta incansável” e relatou sobre um projeto de sua autoria para resolver a situação da duplicação do trecho da Beatriz, 2 Km no sentido do anel viário.

Finalizou falando sobre uma agenda do Governador Jerônimo Rodrigues na cidade, ressaltando a duplicação de parte da estrada da Barra do Choça. “É o começo de tantas obras importantes, e espera-se agora o governador, nos próximos dias, para anunciar mais pacotes de obras para nossa cidade”, completou.
CORTINA E CIA COLCHÕES