AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

Em sessão ordinária desta sexta-feira, 28, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) falou sobre os desafios impostos ao transporte público do município, responsabilizando o ex-prefeito Herzem Gusmão pelo sucateamento desse serviço. “Isso começou na primeira eleição do saudoso prefeito, quando ele prometeu em suas plataformas de campanha de que iria regulamentar o transporte clandestino”, afirmou.

Andreson lembrou que a perda de passageiros, causou desinteresse dos empresários em participar das licitações abertas pelo Poder Público. “As licitações não conseguiram atrair investidores. Começou assim a contratar de forma emergencial duas empresas para operar o transporte público, levando de Conquista cerca de 60 milhões de reais por ano. Essas empresas deixaram de pagar para explorar essas atividades, extremamente lucrativas. Por sua vez, o município deixou de arrecadar e soma agora um gasto superior a R$ 80 milhões”, afirmou. Andreson lembrou que os trabalhadores e os estudantes são os que mais precisam do transporte público.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 28, o líder da bancada de oposição, Valdemir Dias (PT), iniciou seu pronunciamento ressaltando a importância do Banco do Povo, na pessoa de seu presidente, o ex-vereador Gildásio Silveira.

Valdemir salientou que atualmente, por fruto de ações do ex-prefeito Guilherme Menezes, o Banco do Povo emprestou mais de 110 milhões de reais, com mais de 50 mil operações de crédito, atendendo várias cidades e não só Vitória da Conquista.

O parlamentar criticou a Prefeitura e afirmou que a administração apresenta a descontinuidade de serviços como os radares e afirmou que recentemente presenciou um grave acidente na Av. Laura Nunes, no bairro Boa Vista, provocado pela falta de fiscalização pública.

O edil destacou que as contratações feitas são quase sempre por dispensa de licitação, além de manter o contrato emergencial do transporte público há mais de 4 anos, quando o rito normal prevê por apenas 180 dias.

Por fim, Valdemir salienta que até o momento não há licitação no transporte coletivo de Vitória da Conquista, e a contratação do transporte escolar, também emergencial, não teve o devido processo e há mais indícios de irregularidades, além de não ter pago o piso salarial dos professores da Rede Municipal de Ensino.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Lançado no dia 19 pela prefeita Sheila Lemos, em pouco mais de uma semana o Programa Brilha Conquista – 100% LED, já instalou 907 luminárias de LED, substituindo lâmpadas em vapor de sódio, em 134 ruas do bairro Zabelê.

Na tarde desta quinta-feira (27), o serviço teve continuidade na região da Urbis V e do Miro Cairo. Após concluir o bairro Zabelê, o serviço seguirá para o Ibirapuera.

Com o Brilha Conquista, a Prefeitura vai substituir todas as lâmpadas em vapor de sódio da sede e dos 11 distritos rurais por cerca de 30 mil luminárias de LED – mais modernas, econômicas e com maior capacidade de iluminação, que se somarão as oito mil que já iluminam as principais vias da cidade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A prefeita Sheila Lemos está em Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer os modelos de Parceria Público Privada (PPP) colocados em prática pela prefeitura da capital mineira nas áreas da Educação e da Saúde e os processos necessários para a criação desses modelos, bem como iniciar uma avaliação da possibilidade de aplicar em Vitória da Conquista.

No caso da Educação, a parceria foi estabelecida com a Inova BH, a partir de licitação pública, e tornou-se o primeiro projeto em forma de PPP em Educação do Brasil, e já beneficia aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos, por meio da construção e administração de 51 escolas. O Município fica com a responsabilidade da prestação do serviço, enquanto a empresa assume a gestão de construção e manutenção, cabendo à secretaria se dedicar integralmente à parte pedagógica.

Hoje, a prefeita esteve nas escolas municipais de Parque Real, de educação infantil, e Jardim Vitória, de educação fundamental (Emef) e pôde ver a estrutura e o funcionamento das unidades geridas pela PPP

Nas escolas prefeita conheceu detalhes do funcionamento sob gestão em PPP

O Inova BH também atua na Saúde. Nesse setor a PPP visa a construção e administração de 50 centros de saúde ao longo de 20 anos. Um desses equipamentos é o Centro de Saúde Confisco, que a comitiva conquistense também visitou.

“Nós fomos conhecer, é uma unidade de saúde básica construída pela empresa, que é responsável pela manutenção (engenharia clínica, conservação, limpeza, manutenção predial, segurança, controle de pragas, toda parte de enxoval dentre outros), ficando para a secretaria de saúde focada, somente, em fazer a saúde primária, gerenciar o pessoal e o serviço”, explicou a prefeita

Sheila e comitiva foram conhecer a unidade de saúde gerida pela PPP em Belo Horizonte e que tem 12 consultórios

No entendimento da gestora conquistense os municípios têm uma máquina muito pesada para gerir e precisam inovar. “Com a PPP a gente pode separar bem os objetivos. Se a gente quer prestar o melhor serviço de saúde vai poder cuidar só disso; se é para fazer educação, vai poder cuidar só do ensino, buscar a excelência. A parte da administração da manutenção, da estrutura, fica com o parceiro privado. Ver como funciona isso aqui em Belo Horizonte está sendo uma experiência enriquecedora e vamos fazer os estudos pensar nisso para o futuro da nossa querida e amada Vitória da Conquista”, conclui Sheila.

Acompanham a gestora, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Grazielly Rocha. Nesta quinta (27), a comitiva conquistense foi recebida pela diretora de Capital Recebido do do Inova BH, Daniela Cássia, o coordenador de projetos, Felipe Bragança, e o gerente de Controladoria e Finanças Corporativas, Daniel Braga.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (26), para depor no inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele chegou ao local pouco antes das 8h50, acompanhado da defesa.

O depoimento de Jair Bolsonaro no caso foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na semana passada.

Ao tomar a decisão, Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e deu prazo de 10 dias para a PF ouvir o ex-presidente.

Na avaliação de investigadores, uma postagem feita no dia 11 de janeiro


pelo ex-presidente ligaria Jair Bolsonaro aos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O prefeito Nilo Augusto de Moraes Coelho (União Brasil), 80 anos, da cidade de Guanambi irá se afastar do cargo por 15 dias para fazer um tratamento de saúde em São Paulo.

Segundo informações do site Achei Sudoeste, o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (União Brasil), o Nal, 43 anos, vai assumir o comando do Município já nesta terça-feira (25). Coelho já embarcou no Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, em seu jatinho particular para São Paulo.

Um decreto será publicado no Diário Oficial do Município a qualquer momento. Durante esta gestão, Nal já assumiu o governo municipal por cinco vezes.

De acordo com pessoas próximas a Nilo, o seu estado de saúde precisa de cuidados e tratamento, por isso se afastará das funções públicas. A depender da conduta a ser adotada pela equipe médica, Nilo poderá se afastar por mais dias ou até renunciar ao cargo.

Fonte:. Achei Sudoeste

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara dos Deputados aprovou nesta noite de terça-feira (25), por 238 votos a 192, o requerimento de urgência para o PL 2630/20, conhecido como Projeto das Fake News. O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e e-mail.

 

O regime de urgência foi aprovado após o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, sacramentar um acordo com os líderes partidários. Pelo acordo, a urgência foi votada hoje e a análise do relatório do deputado Orlando Silva (PCdoB) acontecerá na sessão plenária da próxima terça-feira, 02 de maio.

 

As regras contidas no projeto das fake news vão se aplicar a provedores de redes sociais, ferramentas de busca e de mensagens instantâneas que ofertem serviços ao público brasileiro, inclusive empresas sediadas no exterior, cujo número de usuários registrados no País seja superior a 10 milhões. Uma das mais recentes mudanças promovidas no texto pelo deputado Orlando Silva é a equiparação das mídias sociais aos meios de comunicação social para fins do cumprimento do artigo 22 da Lei de Inelegibilidade.

 

O artigo diz que qualquer partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral poderá pedir abertura de investigação na Justiça Eleitoral para apurar uso indevido de meios de comunicação social em benefício de candidato ou de partido. “A equiparação das plataformas digitais a meios de comunicação serve apenas e somente para que a eficácia da Justiça eleitoral se dê plenamente quando houver o abuso na atividade nesses espaços”, disse Silva em entrevista recente.

 

Nas redes sociais, o tema divide opiniões. Nos trending topics do Twitter, os defensores da aprovação do projeto por enquanto estão ganhando, com a hashtag #PL2630Já em segundo lugar dentro os assuntos mais comentados do Brasil nesta noite de terça-feira. Já a hashtag dos opositores do projeto, #PL2630Não, que vinha crescendo durante a tarde, perdeu força e não aparece mais entre os 30 assuntos mais quentes do dia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi escolhido para presidir a Fundação Índigo, braço de formação política do União Brasil. ACM Neto é secretário-geral do partido e a eleição dele para o órgão é comentada nos bastidores desde o final de 2022, após o segundo turno das eleições. Esse é o primeiro cargo exercido pelo ex-gestor desde então.

 

“Com a experiência que acumulei ao longo de todos esses anos na vida pública, assumo esse novo desafio de presidir a Fundação Índigo para contribuir com a discussão do futuro do país. Vamos percorrer o Brasil, construir uma agenda propositiva e debater os temas mais relevantes com todos os segmentos da sociedade, sempre de olho na importância de formar jovens líderes para oxigenar a política brasileira”, destacou durante a reunião. ACM Neto vai suceder o deputado federal Mendonça Filho (PE), que comandou a fundação ao longo do último ano.

“Na minha gestão, a Fundação vai ser o reflexo da visão aspiracional que nós temos para o Brasil”, acrescentou ACM Neto.

 

A posse da nova gestão será realizada na próxima semana, em Brasília. ACM Neto vai exercer mandato de três anos à frente do Instituto Índigo, desempenhando o cargo de Presidente até o final de abril de 2026.

 

FUNDAÇÃO

A Fundação Instituto Índigo é o braço de formação, estudos e pesquisas sobre políticas públicas e governança do União Brasil. O foco é a preparação de novos líderes políticos, gestores públicos e cidadãos capazes de exercer uma visão crítica do mundo e criar soluções para os desafios da sociedade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Com o objetivo de monitorar as áreas atingidas pelas fortes chuvas que caem, nos últimos dias, no Extremo Sul do estado, o governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália, na tarde desta segunda-feira (24), ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha de conscientização sobre o direito dos clientes aos atendimento nas agências bancárias. Nesta segunda-feira (24), o sindicato percorreu as agências distribuindo panfletos que informam ao clientes sobre os serviços que as instituições têm por obrigação oferecer.

A resolução 4.072 do Banco Central determina que as instituições não podem dificultar ou impedir o acesso dos clientes aos canais de atendimento presenciais. Com o atendimento eletrônico, alguns clientes, especialmente os que não possuem fácil acesso às ferramentas digitais, já sentem dificuldade em ter acesso aos canis convencionais.

Assim, a campanha do Sindicato também divulgou os canos de denúncia na região caso essas irregularidades  sejam cometidas nas agências.

Os cinco maiores bancos do Brasil obtiveram, somente em 2022, um lucro de 106 bilhões de reais. Apesar disso, o fechamento de agências e demissão de funcionários têm sido frequente pelo país. Nos últimos dois anos, mais de 2000 agências foram fechadas.

“Hoje, estivemos nas agências conversando com clientes e trabalhadores para mostrar que a campanha pelo atendimento nas agências tem dois objetivos muito claros: primeiro, garantir o cumprimento das leis que garantem o direito de atendimento, como Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos 15 minutos e a regulamentação do BC; segundo, pressionar os bancos para que parem de demitir e contratem mais funcionários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade e rapidez”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários. Com informações do blog do Sena.

Confira no Instagram: https://www.instagram.com/p/CrbchNoPIir/

CORTINA E CIA COLCHÕES