A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou, nesta quinta-feira (25), no gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), o andamento do processo no órgão para destravar a duplicação da BR-116, em Vitória da Conquista (BA).
Solla recebeu o assessor especial do órgão, Maurício Uzeda, que já havia participado, na semana passada, da reunião que o parlamentar teve com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, quando o gestor garantiu afinco para levar a ViaBahia iniciar a obra este ano.
O parlamentar tem se empenhado para fazer com que a ViaBahia – que administra a rodovia – cumpra o previsto no contrato firmado em 2009, que prevê a duplicação da BR-116 no trecho do aeroporto do município do sudoeste baiano, além de intervenções no trecho urbano da via.
“A partir da nossa mobilização, o processo tem evoluído nos órgãos competentes para que, ainda este ano, a tão esperada obra saia do papel. Além de desafogar o tráfego na região, a duplicação proporcionará mais segurança na rodovia, com redução de acidentes”, prevê Solla.
As iniciativas da parlamentar começaram com uma audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que levou o Governo Federal a criar um Grupo de Trabalho para cobrar à ViaBahia o cumprimento do contrato de concessão.
Como resultado da pressão por parte da sociedade civil de Vitória da Conquista, presente na audiência, o presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, foi ao gabinete de Solla no início deste mês para apresentar o projeto de melhorias previstas na região.
Nesta quinta, Uzeda assegurou a Solla que o GT deverá entregar ao Tribunal de Contas da União, dentro do prazo previsto, o parecer do órgão com uma proposta viável para que a ViaBahia tenha condições de destravar os investimentos na rodovia de forma imediata.
Logo após a conclusão do parecer, Solla diz que vai protocolar requerimento para nova audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, para apresentar o projeto de duplicação da BR-116 à bancada federal da Bahia.
A Justiça da Bahia derrubou a liminar que impedia a tramitação do projeto de lei de captação de recursos para realização de obras de infraestrutura no município de Vitória da Conquista. A Procuradoria-Geral do Município obteve a sentença positiva para dar continuidade à apreciação da autorização do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.
Na manhã desta quinta-feira (25), a juíza Simone Soares de Oliveira Chaves extinguiu o mandado de segurança, após analisar a defesa realizada pelo procurador-geral Jônatan Meireles. A prefeita Sheila Lemos comemorou a decisão que possibilita, após a aprovação no Legislativo, a tomada de R$ 160 milhões para destravar obras importantes para a cidade.
“Agora contamos com a sensibilidade dos vereadores que defendem a cidade para que possamos executar as obras fundamentais para o desenvolvimento da nossa Conquista. Os gargalos e projetos precisam deste aporte e nós sempre prezamos pela responsabilidade e bom uso dos recursos públicos”, afirmou a prefeita.
Após a notificação da Câmara Municipal, a matéria pode seguir o rito regimental. O procurador-geral afirma que não há nenhum impeditivo legal para dar continuidade na tramitação e agradece o Poder Judiciário “por entender a legalidade, de forma célere, do que foi exposto e está sendo proposto pela gestão”
Durante a Sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (24), o vereador Valdemir Dias falou sobre a visita à Salvador e a reunião ocorrida com a Secretaria Estadual de Educação para debater sobre a construção e reformas de escolas na região de Vitória da Conquista. “Também busquei a CERB para conversar sobre a perfuração de postos na zona rural da nossa cidade”; afirmou o vereador.
Veja:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quinta-feira (25) medidas para facilitar o acesso da população a carros populares. Lula gostaria de colocar os veículos em um patamar de preços parecido com os que os carros populares tiveram nas últimas décadas no Brasil.
Além de Lula, participam do anúncio da medida representantes de entidades do setor automotivo e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que comandou os estudos sobre o tema.
“Na reunião, Lula e Alckmin anunciarão medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro. O encontro contará com a presença de ministros e representantes de trabalhadores e fabricantes da indústria automotiva”, disse o governo em nota.
Atualmente, os carros zero mais baratos do país tem preço de partida por volta de R$ 68 mil. A intenção de baratear os veículos foi manifestada publicamente pelo presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na ocasião, ele disse que carro de “R$ 90 mil não é popular”. Desde então, o governo e o setor de automotivos vêm discutindo o tema.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, a criação e a regulamentação da Polícia Penal por meio da Proposta de Emenda Constitucional nº168/2019 (PEC). O projeto foi enviado pela gestão estadual e foi votado durante sessão da AL-BA realizada nesta terça-feira (23), sendo aprovado após votação realizada em dois turnos.
O texto reconhece a Polícia Penal como uma instituição das linhas estatais de defesa social, sendo integrante da segurança pública, no sistema penitenciário dos estados, União e Distrito Federal.
A mudança vai equiparar as funções dos atuais agentes penitenciários às dos policiais civis e militares. Com isso, os policiais penais poderão, por exemplo, ter poder de investigação, efetivar a segurança nos estabelecimentos prisionais e realizar escolta, custódia e transferência de presos, funções que atualmente são de responsabilidade das polícias Civil e Militar.
Faleceu nesta segunda-feira (22), 0 engenheiro eletricista Rogério Rocha Teixeira. Ele Estava internado no Hospital Santa Rafael, em Salvador, e faleceu por complicações de saúde, aos 64 anos de idade. Rogerão, como era conhecido, era esposo de Erbene, servidora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e diretora financeira dos mandatos do deputados Waldenor Pereira (PT) e José Raimundo Fontes (PT).
Em suas Redes Sociais, o deputado Federal Waldenor Pereira lamentou o falecimento de Rogerão:
“Perdemos um grande amigo na noite desta segunda (22), nosso querido Rogério Teixeira, irmão que a vida nos deu e de quem sentiremos muita saudade._
_Eu, Ester e toda a nossa família enviamos à querida amiga Erbene e sua filha Larissa( minha afilhada) os nossos abraços mais apertados neste momento de profunda tristeza que tomam nossos corações, estendendo nossos sentimentos a Dona Nadir, mãe de Rogério, e suas irmãs Márcia, Vanusa e Bárbara._
Palavras nos faltam para descrever nosso sentimento. Rogério foi luz, alegria e companheirismo por onde passou, deixando em cada um de nós sua marca generosa de afeto e amizade. Jamais nos esqueceremos do seu largo sorriso, sua lealdade e seu lindo coração._
Descanse em paz, querido amigo!_
Que Deus possa confortar a sua família!_
Waldenor Pereira – Deputado Federal
O velório será nesta quarta-feira ( 24), a partir das 15h na Maçonaria Cavaleiros do Oriente e o enterro na quarta às 10h no cemitério Parque da Cidade.
O Blog do Redação deixa os sinceros sentimentos neste momento de dor.
O Fundo Estadual de Saúde da Bahia receberá investimento de R$ 303,8 milhões do Governo Federal, dos quais R$ 75 milhões, em parcela única. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o anúncio feito pela ministra da Saúde Nísia Trindade, nesta sexta-feira (19), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo, em Salvador. Os recursos são destinados para complementar o custeio de procedimentos em unidades como hospitais e policlínicas, aumentando o teto financeiro para a média e alta complexidade no estado. Na ocasião, também foi assinado o Protocolo de Intenções para Constituição do Consórcio Público de Saúde da Região de Ilhéus.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância dos recursos federais e da criação de consórcios para o fortalecimento da parceria entre o Estado e municípios no cuidado à saúde dos baianos. “Nós não tínhamos orçamento do Governo Federal para as policlínicas, o Estado e os municípios bancavam sozinhos. Com esse dinheiro que virá do Ministério da Saúde vamos equilibrar, definindo 50% [antes era 60%] de recurso investido pelos municípios e 50%, do Estado, e vamos naturalmente reconhecer os recursos do Governo Federal. Então, aliviaremos 10% do orçamento dos municípios no repasse para o funcionamento das policlínicas”, detalhou.
Os investimentos para a saúde dos cidadãos baianos contemplaram ainda a cessão de dois aceleradores lineares que vão ampliar a assistência das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Barreiras e Irecê. A população de Juazeiro e região também já conta com um acelerador linear, entregue para Unacon em abril, que possibilitou o início do serviço de radioterapia na unidade.
Policlínicas regionais
Dentre os anúncios feitos pela ministra da Saúde, estão ainda novos limites financeiros para a assistência de média e alta complexidade, que beneficia as 25 policlínicas regionais de saúde implantadas, com incremento de mais de R$ 77 milhões, além de outras 14 unidades hospitalares que passam a ter investimento de mais de R$ 150 milhões.
Os recursos federais destinados à Rede SUS na Bahia impactam diretamente na assistência dos municípios. Na avaliação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o modelo de regionalização da saúde desenvolvido no estado é excelente. “A saúde precisa chegar onde o cidadão está. É preciso haver esse modelo de regionalização para otimizar o atendimento em cada município. Quando os municípios se unem – e o exemplo dos consórcios vai nessa direção, podem ter uma melhor assistência, dispensando que se tenham todos os serviços em cada município. Esse é o conceito da regionalização da saúde, que é muito bem aplicado aqui na Bahia”, concluiu a ministra.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou a importância dos recursos para o custeio e funcionamento das unidades de saúde de média e alta complexidade. “A decisão do governador de fazer a repactuação da coparticipação entre Estado e Município, representa em torno de R$ 25 milhões de economia para os municípios, que podem redirecionar esse recurso para outras ações de saúde, já que o Governo Federal se fez presente com este recurso”, complementou.
Compareceram ao evento, os senadores Otto Alencar, Jaques Wagner, o vice-governador, Geraldo Júnior, a primeira dama, Tatiana Velloso, secretários de Estado, deputados federais e estaduais e prefeitos.
Repórter: Laís Nascimento