O advogado e ex-vereador, Edvaldo Ferreira, declarou hoje apoio à reeleição da prefeita Sheila Lemos. Para ele, nos últimos quatro anos, Sheila demonstrou não só ter capacidade administrativa como, também, responsabilidade social.“Sheila possui todas as qualidades de uma grande prefeita, cuida da cidade, e faz a lição de casa, tratando com respeito e dignidade cada servidor”.Disse. *Com informações do blog do Sena.
Na manhã deste sábado (20), o Partido dos Trabalhadores PT realizou um evento do diretório estadual do Partido em Vitória da Conquista e confirmou o nome Deputado Federal Waldenor Pereira para disputa à prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições de 2024.
Diversas lideranças participaram do encontro, a exemplo do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o Ministro da Casa Civil e ex-governador, Rui Costa, o senador Jaques Wagner, além de diversos deputados estaduais, federais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças. Destaque também para a presença dos ex-prefeitos da cidade, Zé Raimundo (deputado estadual) e Guilherme Menezes.*Blog do Rodrigo Ferraz.
Neste sábado, 20, a cúpula do Partido dos Trabalhadores da Bahia realiza, em Vitória da Conquista, a reunião do Diretório Estadual. O evento está sendo realizado no Spaço Roma Eventos, no bairro Boa Vista.
Todos os cardeais do Partido estão presentes no encontro. O governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil Rui Costa, o senador Jaques Wagner e o presidente estadual do PT, Éden Valadares.

Também fazem parte da comitiva o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Vitória, Waldenor Pereira, e demais parlamentares e prefeitos da legenda.

Logo no desembarque no Aeroporto Glauber Rocha, o governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Blog do Sena e expressou felicidade em voltar a Vitória da Conquista.
“Aguardo que a gente possa interiorizar a ação do partido com essa direção. Essa é a primeira vez que eu participo com Governador no interior do Estado, já fiz outras reuniões do Diretório Estadual em Salvador, mas iniciar por Conquista é muito bom pela importância, pelo significado que o Sudoeste tem, que Conquistou tem”, disse.

O evento também vai reunir a militância e indicar o caminho do partido e da Base do Governo rumo às eleições municipais de 2024.
Em Vitória da Conquista, duas pré-candidaturas aliadas ao Governador estão postas. A do deputado federal Waldenor Pereira, PT, e da vereadora Lúcia Rocha, MDB
“A forma nossa de governar, de construir a política é de somar. A postura do Waldenor desde quando foi Reitor é de somar, de aglutinar. Agora com o nome dele à frente, temos a certeza que ele vai continuar fazendo isso”, afirmou.

Porém, o governador não cravou o nome do Deputado como único representante da Base em Vitória da Conquista.
“Nós estamos construindo a unidade em Vitória da Conquista. Não é só para ganhar as eleições, é para governar bem. Eu tenho certeza que Vitória da Conquista em nossas mãos, de volta, vai ter uma unidade de termos um gestor, que vai ter um Governador, um Presidente da República e a sociedade compreendendo, os empresários, os estudantes, a juventude, os movimentos, a agricultura. Naturalmente, Conquista precisa voltar a liderar a região, no sentido de ser parceiro. Eu tenho certeza que vai chegar o momento correto, o Waldenor está liderando isso com o partido. Nós temos a liderança de Lúcia, que é uma parceira nossa, de um partido da Base. Tenho certeza que já já, nós saberemos tomar a decisão”, concluiu. Matéria: Blog do Sena.
Ex-prefeito de Vitória da Conquista, o deputado estadual José Raimundo (PT) admitiu que o município pode ter, nas eleições para a Prefeitura, duas candidaturas da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT): a do deputado federal Waldenor Pereira (PT) e a da vereadora Lúcia Rocha (MDB). O parlamentar, no entanto, frisou que esse é um assunto a ser definido pelo conselho político, formado pelos partidos aliados.
“Esse tema de uma ou duas candidaturas é mais sensível e que está nas mãos do conselho político. A nossa expectativa é que Waldenor, que vem crescendo muito nas intenções de voto, possa ser o candidato da base, com martelo batido em abril ou maio. Mas não podemos deixar de reconhecer que a vereadora Lúcia também está bem, é competitiva”, declarou José Raimundo ao Política Livre.
“Temos que avaliar, em última análise, qual será a tática eleitoral adotada, se manter as duas candidaturas competitivas dentro da base do presidente Lula (PT) e de Jerônimo ou se tentar unificar ainda no primeiro turno. Se forem duas candidaturas, o que é uma possibilidade que o conselho deve avaliar, Conquista é uma cidade de dois turnos”, acrescentou..
Questionado se a divisão da base pode favorecer a reeleição da prefeita Sheila Lemos (União), adversária política de Jerônimo, o deputado disse que “pesquisas sobre isso ainda serão feitas para uma análise mais aprofundada”. José Raimundo afirmou que vai ficar mais claro em abril, com o fechamento da janela partidária. “Aí saberemos como vai ficar a composição de forças, inclusive na disputa por cadeiras na Câmara Municipal”.
Na manhã deste sábado (20), acontece uma reunião ampliada do diretório estadual do PT em Vitória da Conquista para impulsionar o nome de Waldenor Pereira. O governador está presente, assim como o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). José Raimundo também participa, entre outras lideranças petistas.
“Waldenor vem caminhando bem e essa reunião de hoje só vai nos fortalecer mais. Temos feitos muitos encontros e reuniões produtivas. E a nossa pré-candidatura já tem ai o apoio de diversos partidos, como o PCdoB, PV, PSD, Avante, PSB, Solidariedade e Podemos. Estamos também conversando com o Psol”, revelou José Raimundo.
Política Livre
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (18) que o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) irá investir R$ 89,5 bilhões em projetos de infraestrutura na Bahia. O anúncio foi feito durante a cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.
Mais da metade do investimento anunciado será destinado para empreendimentos voltados à transição e segurança energética. Ao todo, serão R$ 48 bilhões para esse segmento. Segundo o ministro, esse é o maior investimento na história da região Nordeste em energia renovável.
Os investimentos em energia serão utilizados na construção de 44 usinas eólicas, 5 fotovoltaicas e uma pequena central hidrelétrica. Também serão aprimoradas 17 linhas de transmissão para dar segurança ao escoamento da energia produzida nas novas instalações.
O governo informou que serão destinados R$ 28,7 bilhões para o segmento de transporte e logística. A aplicação desses recursos será em construção e duplicação de rodovias, construção de ferrovias, dragagens em rios e manutenção de portos e aeroportos.
Na edição do quadro ‘Pingo nos is’, do jornal UP Notícias desta quinta-feira (18), o radialista e comunicador Deusdete Dias fala sobre os bastidores da política conquistense, e as mudanças realizadas pela prefeita Sheila Lemos (UB), na Secretarias do Governo.
Dias destaca também a relação da prefeita com o líder do Governo na Câmara de vereadores, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB).
Clique no link e Ouça na íntegra:
https://www.4shared.com/s/fXdwZB2IBfa
Antes de almoçar no ‘Los Pampas’ e comer aquele delicioso churrasco, o repórter do Redação Brasil, João Melo foi conversar com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), sobre as articulações políticas para o ano de 2024.
João perguntou na ‘lata’: “Haverá mais mudanças nos cargos de primeiro e segundo escalão”? A prefeita não fez ‘cara feia’ e respondeu a todos os questionamentos, inclusive sobre as movimentações políticas e pretensões para o primeiro semestre do ano eleitoral.
Clique no link e ouça na íntegra:
O Editorial com Deusdete Dias , reproduzido via UP Notícias [Rádio UP], ganhou ampla repercussão por toda a Bahia. Na ocasião, o comunicador fez o alerta: “Quando o deputado federal Waldenor Pereira Filho recebeu a chancela de ser um pré-candidato do PT em Conquista, concorrendo diretamente com a prefeita Sheila e também a princípio a vereadora Lúcia Rocha, ele saiu em disparada. Ele comprou uma Ferrari, saiu em disparada, deu um susto nos apoiadores da prefeita Sheila Lemos”. Na visão de Dete, o Partido dos Trabalhadores estaria cometendo mesmos erros de pleitos anteriores e que estariam sendo favoráveis à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, que está no páreo por mais quatro anos nestas Eleições 2024.
No Conquista de Todos [Rádio Brasil] , o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), prefeiturável pela Federação Brasil da Esperança [PT, PV e PCdoB] com apoio de outras oito Legendas Partidárias juntamente com o deputado estadual e ex-prefeito José Raimundo Fontes (PT), explicou o motivo do hiato, que seria um período de descanso, mas garantiu que voltará com as baterias renovadas para conquistar o Paço Municipal da Praça Joaquim Correia.
“Está indo muito bem, obrigado, viu. Muito bem. Está indo tão bem que paramos uma semana de atividades e os jornalistas, militantes, né, todos os que gostam de política estão reclamando da nossa ausência, uma ausência tão curta de poucos dias de recesso, de descanso, e já estão reclamando das atividades que foram muito intensas especialmente no último mês de dezembro onde realizamos Feira de Agricultura Familiar, Feira Literária de Vitória da Conquista, Seminários, dez Concertos Natalinos pela Paz em Bairros Populares e Distritos Rurais. Em razão da intensidade com que an agenda foi cumprida no Ano 2023 há reclamações e nós estamos nos preparando para retomar as atividades com muita força”, afirmou Waldenor Pereira. Matéria: Blog do Anderson
Líderes religiosos, como pastores e ministros, deixarão de ter isenção tributária sobre os salários. A Receita Federal editou ato declaratório que reverteu decisão do governo anterior. A medida foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.

Assinado pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o ato declaratório suspende o benefício concedido pelo ex-secretário especial do órgão Julio Cesar Vieira Gomes, pouco antes do início da campanha eleitoral de 2022. Segundo o Fisco, a reversão da isenção tributária seguiu determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
O ato declaratório representa uma interpretação da Receita Federal sobre a aplicação de normas fiscais. Segundo o TCU, a isenção é considerada atípica porque não foi analisada pela Subsecretaria de Tributação da Receita.
Segundo o ato cancelado, “serão consideradas remuneração somente as parcelas pagas com características e em condições que, comprovadamente, estejam relacionadas à natureza e à quantidade do trabalho executado, hipótese em que o ministro ou membro, em relação a essas parcelas, será considerado segurado contribuinte individual, prestador de serviços à entidade ou à instituição de ensino vocacional”.
O ex-secretário especial Julio Cesar foi exonerado da Receita Federal em junho do ano passado, após sair à tona o envolvimento dele no caso da liberação de joias dadas de presente por governos estrangeiros ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando comandava o órgão, Julio Cesar assinou o despacho que pedia aos auditores da Receita no Aeroporto de Guarulhos que entregassem um conjunto de joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita ao ex-presidente em 2022. A defesa de Bolsonaro nega qualquer irregularidade.
A negativa de Cacá Leão (PP), atual secretário de governo da prefeitura de Salvador, para ocupar uma das vices-presidências da Caixa Econômica Federaltambém passou pelo “lado político”. Informações de bastidores apuradas pelo Bahia Notícias dão conta que manter a “resistência” interna no Progressistas a um retorno da relação com o governo do estado pesou na escolha.
O desejo de Cacá seria assumir a vice-presidência de Governo ou de Habitação, sendo disponibilizado para ele a de Negócios de Atacado, fato que o desmotivou a ocupar o espaço. Além disso, o movimento liderado pelo deputado João Leão e parte do PP em romper com o governo Rui Costa (PT), em 2022, fez com que Cacá também não saísse para Brasília. Sem “os Leões” em postos na Bahia, principalmente em Salvador, a legenda teria caminho livre para aderir à atual gestão de Jerônimo Rodrigues (PT).
A bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), atualmente, integra a base governista. O líder do bloco, deputado estadual Niltinho (PP) integra o Conselho Político e participa de reuniões e decisões do grupo. Já na seara federal, os deputados possuem certa independência, apesar de alguma relação com integrantes da atual gestão da Bahia, incluindo o presidente Mário Negromonte Jr.
O próprio Negromonte chegou a indicar que a expectativa é que o movimento de chegada de Cacá em Brasília fosse ocorrer. “O nome dele é um dos nomes que a bancada quer. É um nome que atenderia a bancada, não só da Bahia, mas a bancada. Temos um carinho e respeito grande por ele. A expectativa é que venha acontecer”, comentou Mário.