Muitos nomes estão sendo apresentados para disputar a prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições 2024. Entre os nomes, está o do Coronel Ivanildo da Silva que deve disputar o pleito pelo partido AVANTE. De acordo com informações, “Trata-se de uma estratégia elaborada em gabinete forte de Brasília”. Outros nomes também são especulados, além dos já dispostos como a prefeita Sheila Lemos (UB), e Waldenor Pereira ( PT) e Lúcia Rocha ( MDB).
A Prefeitura de Vitória da Conquista recepcionou, nesta quinta-feira (25), 37 pessoas contempladas na 7ª convocação do processo seletivo simplificado nº 003/2022, destinado ao preenchimento de 105 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos e funções na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em caráter temporário.
Os convocados, que vão reforçar os quadros do serviço público municipal a partir dos próximos dias, foram reunidos no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, onde receberam as boas-vindas da prefeita Sheila Lemos, do secretário Michael Farias e de outros gestores da Semdes.
Ao falar aos recém-chegados, Sheila destacou os investimentos na política de valorização dos servidores públicos do município. “Não teríamos como pedir aos servidores para atenderem bem à população, se nós não estivéssemos atendendo bem os nossos servidores, dentro dos seus locais de trabalho”, comentou a prefeita.
A prefeita Sheila Lemos, entre o secretário Michael Farias e o vereador Hermínio Oliveira
“Não tenho dúvidas de que nós temos que estar bem para podermos atender bem às outras pessoas”, acrescentou a gestora, que falou ainda sobre a natureza do trabalho ao qual os novos servidores vão se dedicar: “Vocês vão participar dessa missão honrosa que é levar um serviço público de qualidade às pessoas que mais precisam”.
Michael ressaltou os investimentos feitos nos últimos anos pelo Governo Municipal, tanto na política de descentralização de algumas políticas públicas, como o programa Bolsa Família, o CadÚnico e o SUAS na Comunidade, quanto na ampliação do número de servidores, para que essas iniciativas funcionem de forma mais eficiente.
“A grande ideia é a gente fortalecer os diversos setores que atendem uma camada da população que necessita de uma atenção especial. O Governo Municipal vem criando mecanismos para aperfeiçoarmos as políticas públicas, em especial as políticas que lidam com famílias que estão em contexto de vulnerabilidade social”, disse o titular da Semdes.
“É o momento de nós celebrarmos com os novos servidores e de garantirmos uma acolhida para que eles se sintam parte dessa grande família que é a Semdes”, complementou o gestor.
Para o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, era “uma satisfação imensa” participar do momento de recepção aos chegantes – os quais, segundo o vereador, vão “fazer alavancar, crescer e desenvolver a Semdes e o nosso município”.
Além de Hermínio, participaram da cerimônia os vereadores Edijaime Bibia, Ricardo Babão, Nelson de Vivi, Edvaldo Ferreira Jr., Chico Estrela e Dinho dos Campinhos.
O Estado da Bahia encerrou o ano de 2023 com um total de R$ 8,38 bilhões em investimentos empenhados, o que constitui um marco estabelecido pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Nas últimas décadas, o valor é o maior já investido pelo governo estadual no primeiro ano de administração. A cifra também supera a média dos investimentos registrados pela Bahia nos quatro anos anteriores.
Em publicação nas redes sociais, nesta quinta-feira (25), o governador falou sobre o volume histórico investido. “Um recorde de quem trabalha de forma determinada a melhorar a vida de baianas e baianos. Em 2023, fizemos o maior investimento para um primeiro ano de governo”, declarou Jerônimo.
Confirmando uma tendência que já se delineava desde o início do ano passado, o maior volume de investimentos em 2023, totalizando R$ 4,02 bilhões, foi direcionado à área social, que reúne as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública. Também foram bastante expressivos os valores investidos na área de Infraestrutura: R$ 3,53 bilhões, aplicados pelas secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e Infraestrutura Hídrica.
Os desembolsos para investimentos foram aplicados, entre outros itens, em escolas de tempo integral, policlínicas e equipamentos hospitalares, equipamentos de segurança, rodovias, obras de mobilidade, sistemas de abastecimento de água e obras de convivência com os efeitos da seca.
*Segundo entre os estados*
No primeiro ano da gestão de Jerônimo, a Bahia manteve a performance das gestões anteriores e seguiu com o segundo lugar em investimentos entre os estados, atrás apenas de São Paulo, de acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O Estado da Bahia, no entanto, apresenta um endividamento bem abaixo do paulista: segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), até o segundo quadrimestre de 2023 a dívida baiana correspondia no final do ano passado a 21% da receita, o menor patamar em duas décadas e bem abaixo em comparação com a do estado mais rico do país, cujo endividamento estava em 116%.
Ao comentar como o PT chegou ao nome de Jerônimo Rodrigues para representar o partido nas eleições estaduais de 2022, o senador Jaques Wagner defendeu que a escolha do atual governador “não foi uma aventura”, mas uma decisão pensada na renovação da sigla. A declaração foi feita no Jornal da Bahia no Ardesta quinta-feira (25), na Rádio Metropole.
“O pessoal achava que eu tinha que ser candidato de novo, mas eu falei ‘não, vamos renovar’. Eu já sabia que iam bater em quê? Nos 16 anos [de atuação do PT à frente do Governo da Bahia]”, explicou o senador.
“Não foi uma aventura, foi pensando e dizendo que nós tínhamos que fazer realmente uma renovação. Podia ter feito até antes, a gente se arriscou, porque fomos escolher no final de fevereiro e Jerônimo nunca tinha sido candidato a nada, mas acertamos. Acho que Jerônimo está indo muito bem, trabalha muito”, acrescentou o petista.
Wagner também afirmou que o governador está “começando a preparar um planejamento para projetar a Bahia mais para frente”, ressaltando a importância de traçar planos futuros visando o desenvolvimento do estado.
“O pessoal admira muito a China, eles trabalham lá com plano quinquenal, que revisam todo ano, e também com o planejamento de 50 anos. Se não tem planejamento, não adianta, aí fica andando tonto, cada hora faz um negócio, mas não tem lógica. O planejamento é algo que o presidente Lula está tentando recuperar hoje. Não gosto de ficar falando para trás, mas o governo passado não tinha nenhum pensamento sobre o Brasil”, concluiu.
Na manhã desta quinta-feira (25), uma operação da Polícia Federal teve como alvos o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), sete policiais federais e três servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A ação visa investigar um suposto monitoramento ilegal realizado pela Abin durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A informação é do jornal “O Globo”.
Os agentes da Polícia Federal estão executando 21 mandados de busca e apreensão, juntamente com medidas cautelares diversas da prisão. Isso inclui a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências de busca e apreensão estão sendo conduzidas em diferentes localidades, abrangendo Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta terça-feira (23) uma resposta federal depois que um conflito por terras entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia levou à morte a tiros de uma líder Pataxó Hã Hã Hãe.
“Quero colocar o governo federal à disposição do Jerônimo (Rodrigues, governador da Bahia) e dos povos indígenas para encontrar uma solução de forma pacífica”, disse Lula em uma entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador.
Cerca de 200 proprietários de terras se reuniram em caminhonetes em uma fazenda nos arredores da cidade de Potiraguá, no domingo (21), para expulsar uma comunidade indígena e recuperar a terra reivindicada pelo povo Pataxó.
O ataque resultou em disparo fatal contra Maria de Fátima de Andrade, líder conhecida como Nega Pataxó, enquanto outro líder foi ferido a tiros e levado ao hospital, informou o Ministério dos Povos Indígenas.
O incidente destaca anos de tensões entre os povos indígenas e agricultores sobre o direito à terra. O ex-presidente Jair Bolsonaro apoiava os direitos dos agricultores, mas Lula tem apoiado as reivindicações indígenas como parte de sua promessa mais ampla de preservar o meio ambiente.
Na segunda-feira (22), a polícia baiana prendeu dois fazendeiros sob acusações de homicídio e tentativa de homicídio.
“É inaceitável o ataque contra o povo Pataxó que aconteceu neste domingo, na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia”, afirmou a ministra Sonia Guajajara, que foi nomeada no ano passado por Lula para chefiar o recém-criado ministério, tornando-se a primeira pessoa indígena no Brasil a ser ministra.
A polícia disse que prendeu um indígena pataxó por posse de uma arma de fogo de fabricação caseira, enquanto um agricultor foi ferido no braço por uma flecha.
Os confrontos por terras agrícolas reivindicadas por grupos indígenas como suas terras ancestrais se tornaram violentos à medida que o cinturão agrícola brasileiro vem se expandido em direção à Amazônia.
Anthony Boadle/Folhapress
Dono do maior fundo eleitoral, com R$ 863 milhões previstos, o PL vai repassar a seus parlamentares cotas deste montante para que distribuam em suas bases aos candidatos a prefeito e vereador que acharem mais viáveis. O valor ainda não foi definido, mas deve ficar perto de R$ 500 mil.
“Tem que regionalizar na distribuição dos recursos, senão você não dá conta. O nosso deputado é quem sabe melhor quem está em condições mais favoráveis”, afirma o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
O PL tem hoje 95 deputados, 12 senadores e cerca de 140 deputados estaduais. Segundo Valdemar, a direção nacional do partido também definirá suas prioridades na aplicação do fundo eleitoral.
Em São Paulo, não há definição sobre contribuir financeiramente com a campanha à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que terá o PL como aliado. “Tenho impressão que o Ricardo não vai precisar de ajuda nossa, vai ter muita doação”, afirma.
Fábio Zanini/Folhapress
Na edição do quadro ‘Pingo nos is’, do jornal UP Notícias desta terça -feira (23), o radialista e comunicador Deusdete Dias comentou a respeito dos do recursos do fundo eleitoral para as eleições municipais. Os dois partidos com as maiores bancadas no Congresso, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão as legendas que receberão mais recursos do fundo eleitoral.
Na segunda-feira (22), Lula sancionou o montante de R$ 4,9 bilhões para o fundão, valor 145% maior que o gasto nas eleições municipais de 2020.
Ouça o comentário na íntegra no link abaixo:
A câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do Presidente Hermínio Oliveira (PODE), estará realizando na manhã desta terça-feira, 23, a devolução de recursos, referentes ao ano de 2023, e que não foram utilizados pelo Legislativo, à prefeitura Municipal.
Na oportunidade, o presidente irá propor que essa verba seja revertida para ajudar a minimizar os impactos da chuva na cidade e zona rural. “Vamos pedir que, se não houver impedimento legal, a prefeita possa remanejar esse valor para ajudar famílias atingidas pelas chuvas que vem caindo na cidade no últimos dias. Tem muitas ruas precisando de intervenções como limpeza, contenções, podas de árvores e várias outras ações que podem ajudar neste momento”, contou Herminio.
O ato, simbólico, de devolução de pouco mais de R$ 355 mil, acontecerá no gabinete da prefeita Sheila Lemos (UB) às 10h30min.
Na edição do quadro ‘Pingo nos is’, do jornal UP Notícias desta segunda-feira (22), o radialista e comunicador Deusdete Dias fala sobre diversos assuntos referentes a Vitória da Conquista, como a muralha digital e as fortes chuvas que caem em Vitória da Conquista desde o último domingo (21).
A prefeita Sheila Lemos afirmou em coletiva de imprensa que o número de precipitação de chuva foi além do esperado. Neste contexto Dias questiona: “ A prefeita está mal assessorada?”; “A gestora não sabia que o índice de chuva seria maior?” Ele fala sobre o funcionamento também da muralha digital.
Ouça na íntegra no link: