O presidente dos Estados Unidos Joe Bidenanunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição e disse apoiar a vice-presidente Kamala Harris para liderar chapa democrata. Em um comunicado no X, Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025 (leia a íntegra mais abaixo).
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.
Kamala Harris disse estar honrada com o apoio de Joe Biden e que fará de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar Donald Trump nas eleições em novembro.
Neste sábado a prefeita e pré-candidata à reeleição, Sheila Lemos (União Brasil), deu a largada, e ao lado do pré-candidato a vice-prefeito, Aloíso Alan (Republicanos), além de apoiadores, e autoridades políticas realizou a conversão partidária do União Brasil com a participação de todos os partidos que compõe a base de apoio da chapa marjoritária (União Brasil, Republicanos, Progressistas ,PSDB, Cidadania, PD, PRD e PL).
O evento reuniu vereadores com mandatos e pré-candidatos à reeleição, além de novos nomes que irão disputar uma vaga no legislativo conquistenses e lideranças dos partidos, do cenário nacional, estadual e local. O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, também esteve presente no evento, além do deputado Federal Léo Prates e outras autoridades. Veja:
A Câmara Municipal de Anagé realizou na noite desta sexta-feira (19), a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Anageense, concedido a 40 personaldidades que atuaram e atuam no município nos mais diversos segmentos, em solenidade que deixou lotado o plenário do legislativo.
A entrega dos títulos foi feita pelos vereadores que indicaram os nomes agraciados com a cidadania honorária, em reconhecimento aos trabalhos prestados à sociedade, nas áreas de saúde, educação, comércio, atuação política, entre outras atividades igualmente importantes.
Segundo o presidente da Casa, o vereador Altemar Silveira, o título é um símbolo da dedicação de pessoas que saíram de seus lugares de origem para atuarem no desenvolvimento de Anagé e que, por tanto, merecem este reconhecimento. “Para nós que somos rerepsentates do povo, nos sentimos honrados em recebê-los e reconhcê-los como filhos de Anagé, todos vocês que fazem parte da nossa história e em especial, parabanizar todas a mulheres, repreentadas por Dona Diná Bahia, que sempre começava seus atentimentos com uma oração e que hoje também recebe este título, merecidamente”, afirmou.
Em reunião com lideranças da cidade de Caetanos, no sudoeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a licitar a pavimentação da BA-959, do entroncamento da BR-116, no distrito de José Gonçalves à Caetanos, passando a ter todos os 417 municípios interligados por asfalto. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (19), na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.
O sonho antigo da população do munícipio de Catenaos, na região Sudoeste da Bahia, está perto de se tornar realidade. A ordem de serviço da pavimentação da estrada que liga Caetanos a Vitória da Conquista, será assinada nesta sexta-feira (19), em Salavador, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A notícia foi dada pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) que atuou para que a pavimentação da via se tornasse realidade. m um vídeo compartilhado nas redes sociais, o deputado Fabrício convida a população da cidade para prestigiar a assinatura da ordem de serviço da paviemntação, que acontecerá às 11h, na Governadoria.
“Olá meus amigos e minhas amigas de Caetanos, essa cidade que tanto amo. Chegou a hora, gente. Amanhã, 11 horas da manhã, estaremos com o meu governador, meu amigo, o governador Jerônimo Rodrigues. Aquele sonho tão sonhado, agora é realidade”, disse Falcão.
O deputado ainda destacou as importantes atuações para que a obra se tornasse realidade, como a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), do prefeito Paulo de Reis, do vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Caetanos Edas Justino, além de outras lideranças.
” Um momento com você, com o prefeito Paulo de Reis, o melhor prefeito da história de Caetanos. Meu amigo Justino, meus vereadores, meu povo, chegou a hora, a nossa estrada, a estrada de Caetanos a Conquista, é a realidade, é o sonho realizado de políticos que têm seriedade. Aqui tem a luta do deputado fabrício Falcão, da deputada Alice Portugal, uma luta, lutada, com a nosso governador Rui Costa e agora concretizada com esse governador que ama gente”, disse Falcão.
São 58 km de estrada que receberá a pavimentação asfáltica e irá promover um melhor intercâmbio viário, entre Caetanos e Vitória da Conquista, atendendo especialmente as localidades e povoados no entorno da região. *Matéria: Blog do Sena.
O evento será realizado no dia 3/08, a partir das 17h, no Centro de Convenções Divaldo Franco.
Além da pré-candidata a prefeita Lúcia Rocha (MDB), o pré-candidato ao cargo de vice-prefeito, Marcus Vinicius (PODEMOS), cerca de 72 pré-candidatos(as) ao cargo de vereador(a) devem participar deste ato que é um dos mais importantes na corrida democrática.
Conforme o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n.° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.
Durante a convenção será definido, via sorteio, o número com o qual cada candidato irá concorrer, também conhecido como identificação numérica. Aos partidos políticos fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Deputados federais, estaduais ou distritais, assim como vereadores, podem solicitar novo número ao órgão de direção de seu partido, independentemente do sorteio (Lei n.° 9.504/1997, art. 8°, § 1°, e art. 15, § 2°).
*CONVENÇÃO MUNICIPAL*
*DATA:* 03 DE AGOSTO DE 2024
*ONDE:* CENTRO DE CONVENÇÕES DIVALDO FRANCO-Endereço: Av. Rosa Cruz, 1035 – Alto Maron.
*HORÁRIO:* 17h
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues junto com o prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre e trará melhorias para a BA-630 que liga Belo Campo, passa por Sussuarana e vai até. Quaracu.
Veja:
Médicos baianos que atuam no ‘Mais Médicos’, do Ministério da Saúde (MS), foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (17), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, para a abertura do Módulo de Acolhimento e Avaliação do programa. Realizado no auditório da Sesab, no CAB, o evento contou com painéis e palestras, e anúncio de novidades e vagas previstas no novo edital.
Na capital baiana, 1.466 médicos passaram pelo acolhimento, 145 presencialmente (de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e os demais de forma online, em 355 municípios. Os novos profissionais se juntam aos 21 mil médicos em atuação pelo programa em todo país.
Conhecida popularmente como “Suíça baiana”, Vitória da Conquista desponta como a terceira cidade mais populosa da Bahia e principal referência na região Sudoeste. Em levantamento divulgado pela Social Progress Imperative (IPS) Brasil na última semana, Conquista garantiu uma alcunha: o melhor Índice de Progressão Social do estado.
Na corrida eleitoral deste ano, temáticas exploradas pelo IPS também devem ressoar nos palanques eleitorais. Entre os déficits municipais, os critérios de infraestrutura e inclusão social são necessidades abordadas pelo levantamento e reforçadas no debate público da cidade.
Um interlocutor da região, ouvido pelo Bahia Notícias, detalha que as temáticas são principalmente relevantes para a atual prefeita e pré-candidata a reeleição, Sheila Lemos (União). Primeira mulher a gerir o município, Sheila atingiu cerca de 52% de aprovação entre os conquistenses este ano, segundo o levantamento do BN/Séculus em abril deste ano, e ganha vantagem na corrida eleitoral, tendo o apoio de grande parte dos legisladores municipais.
Entre os pontos explorados pela prefeita – e seus adversários – , em seus recentes investimentos com obras de revitalização, estão a acessibilidade entre o centro do município e seus distritos, uma das frentes de desigualdade social, e a manutenção dos equipamentos socioculturais, como o Ginásio Municipal, alvo de grandes denúncias.
Um dos opositores da atual prefeita é o deputado federal Waldenor Pereira (PT). Segundo fontes municipais, a crescente presença do parlamentar no município e a vinculação de sua imagem à base de Jerônimo Rodrigues e de Luiz Inácio Lula da Silva são trunfos de sua candidatura. “Ele tem muito trabalho prestado para a cidade, mas começou a aparecer de novo por agora. Se ele viesse mais aqui há uns quatro anos, não teria problemas para se eleger”, detalha a fonte.
Outra candidatura robusta no município é a da legisladora Lúcia Rocha (MDB), que segue no oitavo mandato como vereadora. A candidatura de Lúcia, por sua vez, foi recebida por especulações sobre o posicionamento de sua sigla, vinculada a base do PT no estado. No entanto, a emedebista decidiu sustentar a candidatura própria no município, despontando em segundo lugar nas pesquisas – segundo o levantamento do BN/Séculus em abril deste ano -, amplamente embasada nos 21 mil votos recebidos em 2022, como candidata a deputada estadual no município.
O quarto candidato do município é o advogado Marcos Adriano Cardoso (Avante). Também correlacionado a base governista, o pré-candidato é amplamente apoiado pelo líder da sigla, Neto Carletto. Apesar de ser apontado como “novato”, Cardoso vêm utilizando a crítica como trunfo para se posicionar como “a quarta via” entre os candidatos veteranos que deve enfrentar em outubro. Matéria: Bahia Notícias.
O Tribunal Superior Eleitoral já começou a punir pré-candidatos a cargos das milhares de prefeituras pelo Brasil por uso de inteligência artificial. Vídeos e fotos manipuladas são o alvo das regras do TSE, que estão em vigor desde fevereiro.Em Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, o pré-candidato Waldeli Rosa (MDB), foi multado em R$ 10 mil por vídeo manipulado do atual prefeito, Cleverson Alves (PP). Uma voz comparando a população a cachorros foi colocada em um vídeo do chefe do Executivo da cidade e divulgado em um grupo de WhatsApp.
O prefeito de Guarulhos, Guti Costa (PSD), foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral e teve que remover uma publicação em que ele aparece no meio de uma multidão gerada artificialmente.
Juízes de ao menos seis tribunais regionais eleitorais já aplicaram multas ou determinaram a remoção de conteúdos falsos. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, já deixou claro que o combate a conteúdos manipulados é prioridade nas eleições deste ano.
O TSE aprovou 12 regras para o uso da I.A nas campanhas. Ficou definido, por exemplo, que é preciso sinalizar claramente se o material for produzido com o uso de uma ferramenta de inteligência artificial e que o deepfake — manipulação de imagem e voz — é proibido.
Quem usar tais artifícios deve responder por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o que pode render cassação da candidatura ou mandato, além de pena de prisão que varia de dois meses a um ano, além de multa.