AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

 

Os 22 quilômetros de estrada que ligam as comunidades de Pradoso e Bate Pé serão asfaltados pelo Governo do Estado. A autorização de licitação para a obra foi assinada na tarde desta segunda-feira (4), pelo governador Jerônimo, acompanhado do deputado federal Waldenor Pereira, da vereadora Lúcia Rocha e uma grande comitiva de autoridades e representantes da cidade. O encontro realizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, teve ainda a participação do deputado federal Jorge Solla; dos deputados estaduais Zé Raimundo, Fabrício Falcão e Rosemberg Pinto; dos secretários Caetano e Sergio Brito; dos vereadores Valdemir Dias, Luciano Gomes, Fernando Jacaré, Andresson, Ricardo Babão, Alexandre Xandó e Viviane Sampaio.

A obra autorizada terá investimento de quase R$29 milhões, a previsão é que o processo licitatório seja concluído em Maio, quando o governador pretende ir na cidade assinar a Ordem de Serviço e determinar o início das obras.
Além da estrada do Bate Pé, foram debatidas outras obras de estrada na cidade, como a ligação Conquista-Caetanos, Inhobim-Encruzilhada, ponte do Inhobim, barragem, gasoduto, abastecimento de água e destinação do terreno do aeroporto que tem 1 milhão de m², onde poderão ser feitos diversos investimentos em serviços públicos como habitação, lazer, negócios, etc.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

_Com gestão e operação do Einstein, o Hospital Ortopédico do Estado contará com 212 leitos, 13 salas cirúrgicas, ambulatório, serviço de diagnóstico e reabilitação. A unidade especializada marca nova era no atendimento à população baiana_

Maior hospital estadual em ortopedia e traumatologia do Brasil, o Hospital Ortopédico do Estado foi entregue, nesta segunda-feira (4), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, além da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Com 212 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), esse será o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Ao todo, foram investidos R$ 224 milhões em obras, aquisição de equipamentos e desapropriação.

O governador destacou a importância da excelência na estrutura da nova unidade. “A qualidade desse hospital, dos equipamentos, dos prédios e da mão de obra qualificada, nos orgulha muito. A partir de amanhã estaremos recebendo os primeiros pacientes e dando início a uma nova fase no atendimento ortopédico para toda a população baiana”, pontuou Jerônimo.

A inauguração marca o início de uma nova era na saúde pública baiana, com impacto direto na qualidade de vida dos pacientes e na eficiência dos serviços de saúde oferecidos, tendo em vista que atualmente os pacientes vítimas de acidentes de trânsito lideram as solicitações por internamento hospitalar.

Para a secretária Roberta, a entrega viabiliza um avanço significativo no atendimento da área. “Ao aumentar a capacidade de atendimento e oferecer cuidados especializados, o hospital não apenas diminui o tempo de espera para pacientes que necessitam de intervenções urgentes. Ele também permite aliviar a pressão sobre o sistema de regulação e estabelece um novo padrão de cuidados ortopédicos no estado, garantindo que os pacientes recebam o tratamento necessário de forma mais eficiente e humanizada”, afirma a secretária.

A ministra Nísia Trindade parabenizou as iniciativas desenvolvidas na Bahia para avançar nos indicadores de saúde. “Estamos empenhados em melhorar os índices da saúde. Já realizamos perto de 600 mil cirurgias eletivas e a Bahia está em primeiro lugar. Temos melhorado desde o ano passado os indicadores de saúde e educação. E é com esse trabalho integrado com os estados”, afirmou a ministra.

*Estrutura e atendimentos*

O hospital realizará atendimento de serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados – referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência e pelo Sistema Lista Única em casos eletivos. A expectativa é que o local realize mais de 290 mil atendimentos por ano, com destaque para 15 mil cirurgias ortopédicas, triplicando a capacidade do estado. O equipamento também abriga um centro de transplante de tecidos musculoesqueléticos para a região, que apoiará na realização de enxertos – fundamentais na restauração de áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumas ou na reconstrução de deformidades.

A unidade está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação ortopédica de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, raio-x e também uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

O ministro da Casa Civil ressalta que o hospital também será um importante equipamento para formação de profissionais de saúde. “Além da assistência, essa unidade tem que ser um centro de formação de profissionais. Aqui serão formados técnicos na área da saúde pública, também queremos abrigar um curso superior de saúde, de medicina, para a gente poder transformar esse hospital num ambiente de ensino”, disse Rui Costa.

*Gestão inovadora*

O Hospital Ortopédico do Estado se destaca não apenas por sua infraestrutura, mas pela gestão inovadora da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que é reconhecida internacionalmente por sua excelência em saúde.

O Einstein é parte do Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de duas décadas, em São Paulo. Hoje, a organização faz a gestão de 31 unidades, sendo três hospitais municipais – o Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, localizados em São Paulo, e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), em Goiás.

Além disso, realiza cerca de 40 projetos nas frentes de pesquisa, ensino, gestão, assistência e avaliação de incorporação de tecnologias para o setor público, nas cinco regiões do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o Ministério da Saúde.

“A busca pela equidade na saúde requer um olhar estratégico para as necessidades dos pacientes, de acordo com a região em que vivem, e sabemos que a demanda ortopédica na Bahia é bastante significativa. Por isso, estamos entusiasmados em ampliar o acesso à população atendida pelo SUS desta especialidade. O Hospital Ortopédico do Estado também marca a presença física do Einstein na região Nordeste”, lembrou Sidney Klajner, presidente do Einstein.

O compromisso do Einstein, segundo Klajner, é levar para a Bahia todo o seu conhecimento em ortopedia juntamente com a experiência na administração de unidades públicas. O objetivo é beneficiar a população local, oferecer um cuidado seguro e de qualidade e reduzir a espera pela assistência. “A chegada do Einstein à região está em linha com seu compromisso em ajudar a transformar a saúde no Brasil, olhando para a qualidade, segurança, eficiência, acesso e inclusão”, conclui.

*Programa Vida no Trânsito*

Na ocasião, o governador autorizou a Secretaria da Saúde a promover ações do Programa Vida no Trânsito (PVT) em municípios com altos índices de acidentes. Coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, o PVT é uma iniciativa crucial para atender aos desafios da década de ações pela segurança no trânsito da ONU, visando reduzir em 50% os óbitos por lesões nesse contexto. Os acidentes no trânsito, sendo a principal causa de ocupação ortopédica no Brasil e na Bahia, têm gerado uma demanda significativa por atendimento médico especializado.

Essa medida torna-se ainda mais urgente considerando a sobrecarga nos serviços de ortopedia, onde longas esperas por consultas e cirurgias têm sido uma realidade em todo o estado, com muitos pacientes aguardando atendimento ambulatorial e internações para cirurgias ortopédicas em hospitais como o Manoel Victorino.

A ortopedia representa, hoje, uma das maiores demandas por atendimento no estado da Bahia, cujas principais causas são acidentes de trânsito, sobretudo de motociclistas, e quedas de idosos. Cerca de 60% das UTIs gerais no estado são ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito.

A titular da Sesab, Roberta Santana, ressaltou que é preciso reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito, principalmente de motociclistas. “É por isso que estamos ampliando o programa Vida no Trânsito para diversos municípios, com ações de fortalecimento da segurança viária, propondo a intensificação da fiscalização, educação no trânsito, alterações no desenho viário e redução dos limites de velocidade”.

Na Bahia, 17 municípios foram selecionados para aderir ao programa, dos quais 6 já estão participando: Alagoinhas, Ilhéus (em fase de implantação), Jequié, Capim Grosso, Santo Estevão e Teixeira de Freitas. Outros 11 estão em processo de adesão: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Santo Amaro e Vitória da Conquista.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa esteve em Vitória da Conquista no último sábado (02), onde destacou o retorno das obras do Rio Catolé. De acordo com o ministro, a empresa que estava responsável pela obra fechou, porém o Governo já abriu a licitação para uma nova empresa dar continuidade as obras do Rio Catolé.

Ouça a fala sobre o assunto no link abaixo:

https://www.4shared.com/s/fssrjpw9wjq

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em seu discurso no lançamento do PGP, Programa de Governo Participativo, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa destacou as estratégias políticas junto aos partidos aliados para as eleições municipais 2024, que planeja a vitória do deputado Waldenor Pereira já no primeiro turno do pleito eleitoral.
Ouça na íntegra no link abaixo:

https://www.4shared.com/s/f2yxKEfKkge

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado federal Waldenor Pereira (PT), realizou no último sábado em Vitória da Conquista o lançamento do Programa de Governo Participativo PGP, que visa ouvir a comunidade para formular o Programa de Governo para as eleições 2024.

O prefeituravel falou sobre o assunto com nossa equipe de reportagem, ouça a matéria na íntegra no link abaixo.

https://www.4shared.com/s/f1Oco9LEsku

 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Brasil e mais 23 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) emitiram declaração conjunta por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, enclave palestino controlado pelo grupo Hamas que vem sendo alvo de ataques do governo de Israel. O documento que trata das ações israelenses na Palestina foi assinado durante a cúpula da Celac, na sexta-feira (1º), em Kingstown, capital de São Vicente de Granadinas.

“Conscientes da intransigência refletida nas declarações do governo de Israel e do agravamento da crise humanitária em Gaza, deploramos o assassinato de civis israelenses e palestinos, incluindo os cerca de 30 mil palestinos mortos desde o início da incursão de Israel em Gaza, e manifestamos profunda preocupação com a situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza e com o sofrimento da população civil palestina”, diz a declaração.

Os chefes de Estado endossaram “fortemente” a exigência da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) de um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza e de que todas as partes no conflito cumpram o direito internacional, especialmente no que diz respeito à proteção de civis. A resolução da ONU foi aprovada em dezembro de 2023.

A declaração dos países da Celac cita ainda casos em curso na Corte Internacional de Justiça para determinar se a ocupação continuada do Estado da Palestina por Israel constitui violação do direito internacional e se o ataque de Israel a Gaza constituiria genocídio. Os países também enfatizam a exigência de libertação imediata e incondicional de todos os reféns, e reiteram a solução de dois estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cúpula da Celac e, durante seu discurso, propôs uma moção à ONU pelo fim imediato do genocídio de palestinos na Faixa de Gaza, imposto pelo governo de Israel. Para Lula, a reação de Israel aos ataques do Hamas é “desproporcional e indiscriminada” e a “indiferença da comunidade internacional [aos atos] é chocante”.

No dia 7 de outubro de 2023, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e com a incursão de combatentes armados por terra, matando cerca de 1,2 mil civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros.

Em resposta, Israel vem bombardeando várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica. Os ataques israelenses já deixaram cerca de 30 mil mortos, a maioria mulheres e crianças, além de feridos e desabrigados. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

Ainda na declaração, os países da Celac exigem a garantia de acesso humanitário às áreas afetadas e apoiam a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Criada em 1949, a agência da ONU desenvolve ações sociais, como educação, saúde e moradia, destinadas a palestinos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e no Líbano.

No início deste ano, diversos países doadores suspenderam o financiamento à agência após denúncias de envolvimento de funcionários no ataque do grupo palestino Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado. A UNRWA informou que rescindiu os contratos com os supostos envolvidos e abriu investigação.

O texto da Celac é assinado pelos chefes de Estado e de governo de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos constitui o único mecanismo de diálogo que reúne, de maneira autônoma, o conjunto dos países em desenvolvimento do continente americano. Após 3 anos de afastamento, o Brasil se reintegrou em janeiro de 2023.

Apesar de ser um dos países fundadores da Celac, o governo anterior do Brasil deixou a comunidade, composta por 33 países. A reintegração ao bloco foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula no início de 2023, ao assumir o terceiro mandato.

 

Agência Brasil

CORTINA E CIA COLCHÕES

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Glauco Chalegre, falou sobre a relevância de ouvir a população de Vitória da Conquista durante o lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato do PT à Prefeitura do município e deputado federal, Waldenor Pereira, na manhã deste sábado, 02. O dirigente partidário destacou ainda a importância de um alinhamento de um projeto político em Conquista com o do Brasil, do presidente Lula, e da Bahia, com o governador Jerônimo Rodrigues.

“A construção que está sendo feita aqui nesse PGP, que a gente já vem falando desde o ano passado sobre isso, é a construção que pode dar exemplo para todo nosso país. Um processo de escuta cotidiano que vai acontecendo aqui em Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia, é exemplo para o Brasil”, afirmou Glauco, ao lado de Waldenor, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa e do secretário-geral do PT, Henrique Fontana.

Glauco Chalegre disse ainda que a realização do PGP é fundamental para entender quais são as principais demandas da população e, assim, o PT poder elaborar as melhores propostas para a retomada do desenvolvimento de Vitória da Conquista. “A gente precisa fazer com que Vitória da Conquista volte a sorrir”, acrescentou.

*–*
*Ascom PT Bahia*
Foto: Divulgação

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em ato realizado nesta sexta-feira (01/03), com a presença do deputado Estadual Zé Raimundo, vereadores e centenas de lideranças comunitárias, urbanas e rurais, Guto Ribeiro (PT) foi lançado pela Frente Brasil Esperança ( PT/ PC do B e PV) a pré-candidato a prefeito do município de Condeúba.
Em clima de alegria e otimismo, Guto foi cumprimentado e abraçado pelos militantes e lideranças que demonstram grande satisfação com a sua decisão de colocar o seu nome como pré-candidato para disputar as eleições municipais.
Guto já foi prefeito de Condeúba (2013-2016) e durante a sua gestão viabilizou muitos recursos e obras para o município com os apoios de Zé Raimundo e do deputado federal Waldenor Pereira.

Zé Raimundo discursou destacando o seu contentamento com a pré-candidatura companheiro de partido: “É com imensa alegria que estou aqui, também em nome de Waldenor, para dizer que Guto terá o nosso apoio e do governo Jerônimo Rodrigues. Guto é o pré-candidato que representa o projeto do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues em Condeúba e o compromisso de fortalecer as políticas públicas e programas de inclusão social, de combate às desigualdades e promoção do desenvolvimento do município e da região do Vale do Rio Gavião”.

Guto afirmou que está muito motivado para a disputa eleitoral objetivando retornar à Prefeitura e assegurou: “Vamos reconstruir Condeúba, da mesma forma que Lula está reconstruindo o Brasil, e que os governos do PT, e partidos aliados, vem trabalhando no município e na região. Todas as obras que estão sendo feitas e os principais serviços de Condeúba tem a marca do governo do estado, de Rui e de Jerônimo Rodrigues”.


O pré-candidato acrescentou: “Quero retornar à Prefeitura para tirar Condeúba do isolamento político e, com mais experiência, buscar novos projetos, obras e investimentos com o apoio do governo estadual e federal e dos nossos parlamentares”. Ele concluiu com a afirmação de que irá promover um amplo diálogo com a sociedade, ouvindo todos os grupos sociais para elaborar o seu plano de governo. Matéria: Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na tarde desta sexta-feira (1°), do ato de posse do promotor de Justiça Pedro Maia, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), para o cargo de procurador-geral de Justiça da Bahia para o Biênio 2024-2026, que aconteceu na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

“Uma data como esta é, também, uma aposta, uma esperança que aqueles que participaram do processo seletivo depositam. Então, nós estamos aqui com uma responsabilidade cada vez maior da instituição. E eu tenho certeza que sua juventude, suas ideias de inteligência, com sua equipe montada, dará conta disso. O Ministério Público é uma peça fundamental no complexo e arrojado sistema judiciário brasileiro da defesa das liberdades e das garantias fundamentais”, afirmou o governador.

O novo procurador Pedro Maia recebeu 569 votos nas eleições do MP-BA, chegando a 98% dos votos — o maior número, em valores absolutos e percentuais, recebido por um candidato na disputa ao cargo até o momento. Nomeado no dia 21 de dezembro, Maia substitui a atual procuradora-geral de Justiça, Norma Cavalcanti.

Da posse também participaram a procuradora de justiça Norma Cavalcanti; Pedro Maia Souza Marques, procurador-geral de justiça do Estado da Bahia e presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça; e outras autoridades.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (1º), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro ocorreu à margem da 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas.

 

 

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula e Maduro trataram de temas que envolvem os dois países. O presidente venezuelano garantiu que eleições presidenciais serão realizadas em seu país no segundo semestre deste ano. Maduro disse a Lula que articulou um acordo com partidos da oposição e que observadores internacionais irão acompanhar e auditar a realização do pleito, conforme a nota. As informações são da Agência Brasil.

 

Outro tema da conversa foi a atuação para o combate ao garimpo ilegal nas terras do povo yanomami, que abrangem os territórios brasileiro e venezuelano. A Presidência da República informou que Lula e Maduro não trataram da disputa territorial de Essequibo. Assim, como o tema não foi abordado em encontro bilateral de Lula com Irfaan Ali, presidente da Guiana, na quinta-feira (29).

 

Em dezembro de 2023, os presidentes Nicolás Maduro e Irfaan Ali assinaram declaração conjunta em que os dois países se comprometem a não usar a força um contra o outro na disputa pelo território. A medida foi adotada após a Venezuela realizar consulta popular que aprovou a incorporação de Essequibo, região disputada pelos dois países há mais de um século, que perfaz quase 75% do território da Guiana. O governo venezuelano também autorizou a exploração de recursos naturais na região e nomeou um governador militar para área. Foi o estopim para que as tensões entre os dois países aumentassem desde então.

CORTINA E CIA COLCHÕES