AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) recebeu, na manhã desta terça-feira (27), 21 viaturas que serão utilizadas na remoção de vítimas de morte violenta, conhecidas como rabecão. A entrega foi realizada pelo governador em exercício Geraldo Júnior e outras autoridades, na sede do órgão, em Salvador.

Ao todo, o DPT-BA ganhará 40 novos veículos, por meio de um contrato de locação de 30 meses. A primeira entrega totaliza um investimento superior a R$ 5,5 milhões, de um total de mais de R$ 10,4 milhões. A nova frota vai fortalecer e dar mais agilidade ao atendimento de cidades do interior e da capital.

“São sete macrorregiões atendidas hoje. É a continuidade dos investimentos na segurança pública do estado da Bahia. Nós mostramos aqui a redução dos índices de criminalidade. Essa era uma das grandes demandas em Salvador e no interior do estado. Com a entrega desses equipamentos, nós vamos contribuir com o trabalho dos profissionais da segurança pública”, afirmou Geraldo Júnior.

Os veículos serão encaminhadas para os municípios de Alagoinhas, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que as novas viaturas estão sendo destinadas, principalmente, para o interior. “As próximas 20 unidades também atenderão ao interior, mas serão mais voltadas para a Região Metropolitana. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a perícia e, em especial, melhorar o atendimento ao cidadão na capital e no interior”, declarou.

As novas viaturas são do tipo caminhonete, cabine simples, tração 4×4, direção hidráulica, ar-condicionado, com compartimento de baú em alumínio. O contrato de locação prevê manutenção preventiva e corretiva, com reposição de peças. A conclusão da entrega deverá promover uma renovação total da frota nos 32 municípios em que há unidades regionais da Polícia Técnica, bem como em Salvador.

A diretora-geral do DPT-BA, Ana Cecília Bandeira, destacou que a renovação da frota é uma demanda antiga dos municípios.  “Quando temos uma quantidade reduzida desse equipamento, nós acabamos demorando de efetuar um atendimento da remoção, justamente no momento de muita dor das famílias. Então, a importância dessa entrega hoje é aprimorar, otimizar o nosso atendimento a todo o estado da Bahia e reduzir essa ansiedade, essa espera da população, dos familiares, que se encontram nestes momentos difíceis”, afirmou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Por falta de quórum para a reunião da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) não conseguiu se inscrever na disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.

Como hoje era o último dia do prazo para inscrição de candidaturas, Fabrício está fora da disputa e o colega Paulo Rangel (PT) prossegue como candidato único do governo à vaga aberta com a aposentadoria do jornalista Fernando Vita.

Numa tentativa desesperada de obter o apoio dos colegas para concorrer, Fabrício chegou ontem a fazer um apelo aos parlamentares num grupo de WhatsApp pelo direito democrático de participar da disputa.

Hoje, fez novo apelo, desta vez dirigido aos suplentes da mesa diretora, provavelmente depois de ter obtido a informação de que os titulares, pressionados pelo governo Jerônimo Rodrigues, não compareceriam à reunião que permitiria sua inscrição.

Agora, o único concorrente de Rangel permanece o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), tratado pelo governo como oposição declarada. Os únicos deputados que compareceram à reunião da mesa foram Adolfo Menezes, presidente da Casa, Samuel Jr., Marcelinho Veiga e Zo.

Fabrício precisava dos votos de cinco dos nove membros do colegiado.

 

Política Livre

CORTINA E CIA COLCHÕES

Governador em exercício e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Jr. (MDB) não descarta interferência do cenário e da polarização política nacional nas eleições municipais de 2024. Em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (27), o emedebista comentou suas expectativas para o pleito e disse que o diferencia de seu principal adversário na disputa, o prefeito Bruno Reis (União), é justamente esse posicionamento diante do cenário político nacional.

“O que é que difere esse candidato [Geraldo Jr.] do possível candidato que deve tentar reeleição, que é o atual prefeito da cidade? Nós temos um lado político. A sociedade civil está cansada daquele político que fica em cima do muro, que diz tanto faz. Inclusive, o atual prefeito clama pelo apoio do partido do ex-presidente, o PL.  Eu acho que aí vai ter uma definição e a própria sociedade civil vai gostar, porque vai dizer que esse pré-candidato, que é Geraldo Jr., tem o apoio do presidente Lula”, disse.

“A polarização política aconteceu lá atrás e existe intensificada até agora, domingo [no ato de Bolsonaro na Avenida Paulista] foi uma prova disso. Existe partidariamente e ideologicamente um grupo liderado pelo presidente Lula, do qual eu faço parte, e tem um grupo liderado por um grupo de extrema-direita, liderado pelo ex-presidente Bolsonaro. As eleições municipais elas vão ter um reflexo do cenário nacional, a eleição será polarizada e terá um efeito da política nacional nas políticas do estado, dos municípios e principalmente também dos pequenos municípios”, emendou Gerando Jr. apontando que para a sobrevivência da extrema-direita na política brasileira depende das eleições de 2024.

Nesta segunda-feira (26), como governador em exercício, Geraldo Jr. esteve ao lado do presidente no lançamento do Programa de Democratização de Imóveis da União. Na ocasião, o vice-governador, que já havia recebido apoio declarado do petista, contou também com o compromisso de apoio da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann. Apesar disso, o emedebista disse compreender o posicionamento de Lula quanto à sua participação nas campanhas municipais.

“Logicamente que o presidente precisa ter uma política de junção, articulação, unidade no Congresso Nacional para que possa governar, mas as políticas estaduais e municipais são políticas que têm um papel diferente desse processo de ordem nacional. Vamos respeitar isso, respeitamos o momento e o espaço do nosso presidente, mas já está bem claro que aqui em Salvador eu sou o candidato do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou.

Campanha eleitoral

Sobre sua campanha eleitoral, Geraldo Jr. garantiu que prezava por uma disputa “com elegância e não uma discussão com o fígado”. Para ele, será preciso discutir o IPTU, a planta genérica da cidade e questões como o modelo de urbanização e a discrepância entre as médias salariais das populações negra e branca na capital.

“A cidade precisa sair um pouco da discussão desse traçado dessa cidade, a gente fala de uma cidade muito engessada, acimentada. Precisamos discutir uma cidade que tem 84% da população negra, a gente precisa discutir a renda dessa cidade, por que a população negra tem uma média salarial de pouco mais de R$ 700? E por que a população branca tem uma renda média de pouco mais de R$ 2 mil?”, apontou. *Metro 1

CORTINA E CIA COLCHÕES

A área do Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, na zona oeste de Vitória da Conquista, vai receber projetos habitacionais através do programa Imóvel da Gente, do Governo Federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26), em Brasília.

O terreno, que pertence à União, será passado para o Estado para a concretização do projeto. A previsão é que outros equipamentos públicos também sejam construídos no local.

O evento foi acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e pelo deputado federal e pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira (PT), além do presidente Lula.

A área está inutilizada desde a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha em 2019. O município reivindica o espaço desde a gestão Herzem Gusmão. A prefeita Sheila Lemos (UB) também reivindicou a área para construir um bairro planejado que contemple as áreas de interesses sociais, inclusive zonas especiais, administrativa,  parques e lazer, e também área comercial e de moradia popular. Placas demarcando o espaço como “área de interesse municipal”, chegaram a ser colocadas no entorno.

Um documento solicitando a devolução da área para o município chegou a ser entregue ao então presidente Jair Bolsonaro em 2021.

Com o novo projeto, a área deve ficar aos cuidados da gestão estadual. Esse é o segundo projeto de moradias populares enviados pelo Governo Federal para Vitória da Conquista. No ano passado, um projeto para a construção de 2000 casas populares foi enviado para o município pelo presidente, que deverão ser construídas na região do bairro Campinhos. *blog do Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES

Apoiadores de Jair Bolsonaro fazem um ato neste domingo (25) na Avenida Paulista em defesa do ex-presidente, investigado pela Polícia Federal por uma tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder e evitar a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegaram à Paulista por volta de 14h20. O ex-presidente, que foi convocado para prestar depoimento à PF na última quinta-feira (22) e ficou em silêncio, deve discursar em um carro de som estacionado perto do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Por volta de 14h30, o ato ocupava três quarteirões e meio. A Polícia Militar mobilizou 2.000 homens para fazer a segurança na Paulista.

O ex-presidente anunciou a mobilização em suas redes sociais e disse que seria um “ato pacífico, pelo nosso Estado democrático de direito, pela nossa liberdade, família e futuro”.

Além de Bolsonaro, devem participar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia e parlamentares aliados. São esperadas as presenças de alguns governadores, entre eles Tarcísio de Freitas, governador de SP.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, alvo de operação da PF na investigação sobre a tentativa de golpe e preso em flagrante no dia 8 por estar com uma arma irregular e com uma pepita de ouro, discursou no carro de som e disse que, graças aos eleitores de Bolsonaro, o PL se tornou o “maior partido do Brasil”.

Os apoiadores do ex-presidente chegaram ao local nas primeiras horas da manhã, com bandeiras do Brasil e camisetas amarelas. Alguns portavam bandeiras de Israel. Na última semana, o governo de Benjamin Netanyahu foi criticado por Lula, que chamou de genocídio a morte de palestinos em Gaza e comparou as ações do Exército israelense ao extermínio de judeus por nazistas no Holocausto. Em resposta, Israel declarou Lula “persona non grata”, o que significa que sua presença não é bem-vinda.

Alguns apoiadores levaram cartazes contrários ao comunismo e com lemas em defesa da pátria e da família.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Na noite deste sábado (24), o governador Jerônimo Rodrigues embarca para a Espanha, em mais uma missão internacional. No país europeu, o governador terá uma sequência de agendas, com visitas e reuniões, para conhecer projetos de diferentes áreas e tratar com lideranças empresariais sobre a vinda de novos investimentos e desenvolvimento de tecnologias em solo baiano.

Em Barcelona, onde inicia a missão, Jerônimo visita o Hospital Clínico da cidade. O hospital universitário é uma instituição de referência internacional, especializado no desenvolvimento de linhas terapêuticas e tratamentos inovadores de combate ao câncer. Além do governador, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida, e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães, participam desta e de outras agendas.

A delegação baiana também marcará presença no Mobile World Congress (MWC), um dos eventos mais importantes e influentes da indústria de tecnologia móvel e telecomunicações. O congresso acontece anualmente e reúne líderes, empresas, inovadores e entusiastas do setor para discutir e apresentar as últimas tendências e avanços no mundo móvel.

Além de visitar o estande brasileiro no MWC, em agendas paralelas ao congresso, a comitiva baiana se reúne com lideranças de diferentes empresas do ramo de tecnologias móveis e conectividade. Uma delegação baiana do Cimatec, formada por Walter Pinheiro, Relações Corporativas e Governamentais; e José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo e coordenador de programas, também acompanhará os encontros.

*Agenda “verde”*

Ainda em Barcelona, Jerônimo Rodrigues conhecerá uma estação de abastecimento, com hidrogênio verde, de veículos do transporte metropolitano da cidade, e visitará o centro de referência em tecnologia de hidrogênio verde (CER-H2) da Universidade Politécnica da Catalunha, visando parcerias tecnológicas e científicas.

A pauta relacionada à geração de energia limpa se repetirá na segunda cidade a ser visitada pelo governador. Em Puertollano, a comitiva baiana se reunirá com uma empresa espanhola líder na fabricação e comercialização de fertilizantes, onde também irão conhecer a planta de hidrogênio verde do grupo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O edital de licitação para o asfaltamento da rodovia que liga a sede de Vitória da Conquista aos distritos de Pradoso e Bate-pé está prestes a sair, segundo o deputado federal Waldenor Pereira, pré- candidato a prefeito do município. Ele esteve na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), nesta quinta-feira, 22, e obteve “ótimas notícias” sobre esta e outras três obras de pavimentação asfáltica no município, autorizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Waldenor esteve reunido com o superintendente de Transportes Terrestres, Saulo Pontes, e sua equipe na Seinfra, quando foi informado que o projeto executivo da rodovia até Pradoso e Bate-pé foi concluído e encaminhado para a comissão de licitação. “Com estas providências, o edital para licitação da obra deve sair nos próximos dias”, contou o deputado.

VDC a Caetanos

A novidade que deixou Waldenor Pereira ainda mais satisfeito com a reunião com Saulo Pontes foi o acolhimento do governo de sugestões para incluir na pavimentação da BA- 959, de Vitória da Conquista ao município de Caetanos, de dois trechos de acessos à Comunidade da Roseira (7 km) e ao distrito de Lindo Horizonte – Anagé ( 10 km). O projeto executivo desta obra foi elaborado com essas inclusões.

VDC a Barra do Choça

Já está em fase de homologação do resultado de licitação o foi iniciado o planejamento para o início da obra de pavimentação da estrada de Vitória da Conquista a Barra do Choça.

Duplicação Av. Presidente Vargas

A obra de duplicação da Avenida Presidente Getúlio Vargas sofreu atraso por conta do período chuvoso que inviabiliza a aplicação do asfalto, mas nada ficou parado, pois a empresa responsável, a Pavinorte, deu continuidade com a construção de passeios, drenagem e meio-fio ao longo do trecho. De acordo com Saulo Pontes, o cronograma deve ser retomado com o asfaltamento assim que o tempo estiar.

Com essas informações, Waldenor deixou o gabinete da Seinfra bastante animado com as notícias “alvissareiras” de Saulo Pontes para Vitória da Conquista. “Estamos acompanhando atentamente o andamento desses pleitos do nosso município, que o governador já autorizou, e fiquei satisfeito com as informações que o Dr. Saulo nos passou. Conquista merece essa atenção nossa e do nosso governo “, afirmou.*Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse nesta 5ª feira (22.fev.2024) que vai apresentar duas PECs (propostas de emenda constitucional) para proibir a reeleição para presidente, governador e prefeito, além de estabelecer mandatos únicos de 5 anos. A ideia é apresentar as propostas aos líderes na semana que vem para que sejam votadas ainda neste 1º semestre. Segundo Castro, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é favorável à mudança.

Castro disse que a ideia é que a proposta esteja em vigor a partir de 2026, com o mandato único de 5 anos tendo início em 2028.

MANDATO DE MINISTROS

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que também será levado à Mesa na próxima semana a PEC 77/2019, que limita o mandato de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) a 8 anos. Segundo Izalci, o Senado quer levar a proposta à CCJ “o mais rápido possível” para que ela seja votada antes das eleições municipais, que devem travar as pautas no resto do ano.A limitação do mandato de ministros do Supremo é defendida por Pacheco, que disse em dezembro de 2023 ter interesse em fazer a proposta avançar em 2024.

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/congresso/marcelo-castro-vai-apresentar-pecs-para-acabar-com-a-reeleicao/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Vinte três pessoas apontadas nas investigações sobre o suposto plano golpista têm depoimentos à Polícia Federal marcados para esta quinta-feira (22). Entre eles, está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A defesa do ex-presidente tentou adiar o depoimento, alegando que ainda não tinha acesso integral às provas no processo. O ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, negou o pedido, afirmando que os autos já foram apresentados para a defesa. Com a negativa de Moraes, Bolsonaro deve comparecer ao depoimento, mas pretende se manter em silêncio.

A Polícia Federal investiga se auxiliares e aliados do governo Bolsonaro discutiram o plano descrito na “minuta do golpe” encontrada pela força policial. A investigação é baseada nos materiais e informações fornecidos no acordo de delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Segundo a CNN Brasil, os depoimentos começarão a partir das 14h30 e devem acontecer em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará. A PF determinou que 13 pessoas intimadas, inclusive Bolsonaro, vão prestar depoimento em Brasília, presencialmente e ao mesmo tempo, como forma de evitar que as versões dos fatos sejam combinadas ou distorcidas.

Confira nomes convocados a prestar depoimento:

  • Ex-presidente Jair Bolsonaro
  • Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno
  • Ex-ministro da Justiça, Anderson Torres
  • Coronel do Exército, Marcelo Costa Câmara
  • Ex-ministro substituto da Secretaria-Geral da Presidência, Mário Fernandes
  • Ex-assessor de Bolsonaro, Tércio Arnaud
  • Ex-comandante geral da Marinha, Almir Garnier
  • Presidente do PL, Valdemar Costa Neto
  • Ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira
  • Coronel do Exército, Cleverson Ney Magalhães
  • Ex-candidato a vice na chapa de Bolsonaro, Walter Souza Braga Netto
  • Coronel do Exército, Bernardo Romão Correia Neto
  • Oficial do Exército, Ronald Ferreira de Araújo Junior
CORTINA E CIA COLCHÕES

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-senador Flávio Dino será empossado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (22). Dino assumirá a cadeira que antes era ocupada pela ministra Rosa Weber, aposentada desde setembro de 2023.

A solenidade de posse está prevista para ocorrer às 16h, com a presença de 800 convidados. Dino dispensou a realização de uma festa para celebrar o novo cargo e, após a cerimônia, deve se deslocar para uma missa que marcou na Catedral de Brasília, situada na Esplanada dos Ministérios.

Perfil

Nascido em São Luís (MA), Flávio Dino de Castro e Costa tem 55 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Dino iniciou a carreira política em 2007, quando foi eleito como deputado. Em 2014, tornou-se governador, reeleito em 2018. Quatro anos depois elegeu-se como senador, mas deixou o cargo para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2023.

CORTINA E CIA COLCHÕES