AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

Mônica Ferraz teve a sua pré-candidatura a prefeita do município de Tremedal amplamente reforçada pelas principais lideranças políticas ligadas ao Governo do Estado, quando visitou, durante os últimos três dias (2,3 e 4), vários órgãos do governo em Salvador e também o presidente estadual do PT, Éden Valadares. Ela esteve acompanhada do deputado estadual Zé Raimundo, vice-presidente da ALBa, na maior parte da sua extensa agenda de encontros na capital baiana.

Junto com o deputado, o ex-prefeito Márcio Ferraz, o vereador Antônio e o militante petista Júnior, a ex-vereadora Mônica esteve na Governadoria, em reunião com o chefe de gabinete, Adolfo Loyola. Ela fez encaminhamentos de demandas para o município nas áreas de infraestrutura hídrica, de apoio à agricultura familiar e educação. O deputado Zé Raimundo também tratou da liberação emendas parlamentares dele e do deputado federal Waldenor Pereira destinadas à novas ações e benefícios para Tremedal.

A disputa política em Tremedal entrou na pauta das reuniões na Governadoria e também na sede do PT, quando Loyola e Valadares confirmaram o total apoio do governador Jerônimo Rodrigues à candidatura de Mônica para a Prefeitura de Tremedal. Zé Raimundo enfatizou a força política em torno do nome de Mônica: “Ela é a nossa candidata, a candidata do projeto político liderado pelo presidente Lula e por Jerônimo na Bahia. Ela tem apoio do PC do B, PV e PT, e do PSD, de ex-prefeitos, do atual vice-prefeito e dos movimentos sociais”.

O grupo de Tremedal e o deputado visitaram também a Embasa para defender pautas importantes de ampliação da oferta de água, destacando-se a obra para beneficiar o distrito de Lagoa Preta, com mais de 3 mil habitantes, que deve contemplar outros 22 povoados. Esta é uma antiga reivindicação defendida pela ex-vereadora e será executada com recursos do PAC. Ela esteve também na Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e participou lançamento do Plano Safra 2024/2025, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Parque de Exposições, com a participação do governador e do ministro Paulo Teixeira. *Blog do Sena.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A esta altura das eleições de outubro em que os candidatos já estão fazendo suas campanhas nas ruas, a direção eleita da Federação Rede/Psol de Vitória da Conquista ainda não foi homologada e registrada na Justiça Eleitoral, tudo porque o presidente da Federação Estadual e do Psol, sr. Ronaldo Mansur tem colocado obstáculos para seu devido reconhecimento.

De pouco diálogo e conversa (tentei entrevistá-lo, mas não consegui), ele simplesmente vem negando o reconhecimento da Federação, alegando motivos que não convencem. O mesmo está ocorrendo com a diretoria municipal do Psol que, mesmo eleita em março passado com sete componentes, só três, inclusive do sr. Ronaldo como tesoureiro, tiveram seus nomes aceitos pelo presidente da estadual.

Na verdade, a diretoria está funcionando como se fosse uma comissão provisória devido à sua interferência, alegando que houve irregularidades nas indicações.  Está comissão, no momento, está sendo presidida por Ferdinand Martins. Muitos companheiros e companheiras vêm se sentindo desanimados diante desses imbróglios e até pensando em sair do partido.

Com essa situação indefinida e, levando em consideração que as convenções partidárias serão realizadas entre 20 de julho a cinco de agosto, quando os nomes dos pré-candidatos serão aprovados, corre-se o risco da Federação Rede/Psol em Conquista não ter candidatos ao legislativo, perdendo-se o prazo dos registros na Justiça Eleitoral.

Quero deixar bem claro que sou filiado ao Psol, mas não estou aqui falando em nome do partido, mas como cidadão e jornalista, para mostrar os absurdos que acontecem nessas agremiações políticas quando determinadas pessoas se acham donas e agem de forma ditatorial e unilateral.

O mais contraditório é que a nossa esquerda política sempre taxa a direita, principalmente a extrema, de ditadora. No entanto, existem membros dirigentes, ditos esquerdistas “defensores da democracia”, que agem da mesma forma ou até mesmo pior.

Esse tipo de atitude individualista e personalista só prejudica e dificulta o andamento dos trabalhos dos diretórios regionais, inclusive quando se dá uma de mandatário, com possibilidades de interditar a executiva municipal para colocação de gente sua.

Não posso confirmar com certeza se é o caso específico da Federação Rede/Psol de Vitória da Conquista, mas já aconteceram fatos semelhantes com outros partidos. Esses impasses só servem para dar espaço aos adversários da direita e da extrema que estão avançando e mais organizados.

Por incrível que pareça, historicamente a esquerda do passado, casos do PCB, PC do B e outros grupos leninistas-marxistas tinham uma linha ditatorial e até machista dentro dos partidos, embora pregassem a democracia. Nos tempos atuais, isso não é mais admissível e esses pensamentos precisam ser banidos.

Outra questão pertinente, já que está dentro do tema em descrição, é que o discurso da esquerda ainda continua velho e arcaico. Por parte deles, detentores do poder, não existe a humildade de se fazer um mea culpa e corrigir os erros. Talvez, por isso os jovens estudantes de hoje tenham se afastado por completo da política.  Isso também vale para a classe trabalhadora e os movimentos sociais.

Em conversa com um amigo neste final de semana, recordávamos dos tempos em que os estudantes unidos em torno da UNE (União Nacional dos Estudantes) e das associações secundaristas iam em blocos para as ruas e tinham a força de eleger candidatos, tanto do poder executivo e legislativo.

Nas décadas de 50, 60, 70 e até 80, os estudantes com cartazes e bandeiras nas mãos atraiam o povo que seguia, aplaudia e apoiava suas proposições e os nomes por eles indicados. Infelizmente, isso tudo se acabou e, por alienação e falta de motivação, ninguém quer saber mais dessa velha política que não renovou seu discurso e suas ações junto às bases, as quais foram abandonadas e esquecidas.

A verdade é que a direita hoje está mais competente, atrevida e impetuosa. A impressão que se tem é que a esquerda se acomodou e não se atualizou aos novos tempos, daí o avanço da extrema em vários países do mundo, sobretudo entre os mais desenvolvidos. *Blog do Paulo Nunes

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Polícia Federal (PF) decidiu pedir o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro em dois inquéritos: o que apura a venda ilegal de joias no exterior e o que investiga a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19.

O pedido de indiciamento do ex-mandatário, segundo apurou a coluna, foi concluído nos últimos dias e deve ser remetido à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quinta-feira (4). Além de Bolsonaro, outros aliados e auxiliares do ex-presidente também tiveram o pedido de indiciamento feito pela Polícia Federal. Entre eles, os advogados Fabio Wajngarten e Frederico Wasseff.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também consta na lista de indiciamentos. O militar foi peça chave nos inquéritos, após fechar um acordo de delação premiada com a PF.

A coluna apurou que, apesar dos pedidos de indicamento, a Polícia Federal não vai requerer a prisão preventiva nem de Bolsonaro, nem dos demais indiciados, como a coluna antecipou em junho.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura divulgou, nesta quarta-feira (3), em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº 23.279, que trata da exoneração a pedido e de ofício de ocupantes de cargos comissionados na Administração Pública Municipal.

No mesmo decreto, estão nomeados os servidores que, a partir desta quinta-feira (4), passam a ocupar os cargos comissionados vacantes.

Confira o Decreto com as exonerações e nomeações clicando aqui.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante o evento cívico mais importante da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o presidente Lula já deu o aval para que livros didáticos brasileiros possam contemplar o 2 de Julho como marco importante para a Independência do Brasil. O chefe do executivo disse que o projeto já está em andamento. Jerônimo também ressaltou que com a ajuda da Assembleia Legislativa, quer garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história, mas que o MEC possa absorver pelo menos uns capítulos. Clique aqui e ouça a fala do Governador Jerônimo Rodrigues.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta terça-feira (2), baianos e turistas se reuniram em grande número para celebrar os 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. Desde as primeiras horas da manhã, a população começou a se concentrar no Largo da Lapinha, ponto de partida dos festejos. O tradicional cortejo seguiu pelas ruas de Salvador, com uma multidão acompanhando todo o percurso.

A partir das 14h será realizado o 2º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro. Já às 15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval no bairro do Comércio. As cerimônias cívicas no Campo Grande será marcada  às 16h com a chegada dos carros dos Caboclos; hasteamento das Bandeiras por Autoridades; execução do hino nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pela paratleta cega Iracema Vilaronga; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

Das 17h30 às 21h30 acontecerá o encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas e participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A exemplo dos anos anteriores, o presidente Lula (PT) não participou do desfile cívico do Dois de Julho do jeito tradicional, ou seja, a pé. Ele marcou presença no cortejo em cima da carroceria de uma camionete, ao lado da primeira-dama Janja da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além da ex-secretária estadual de Assistência Social Fabya Reis (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), pré-candidatos a prefeito e a vice na capital, respectivamente.

Depois de participar de uma entrevista na Rádio Sociedade, na qual declarou – pela primeira vez de forma explícita – apoio a Geraldo Júnior, Lula entrou no cortejo na Soledade. Ele cumprimentou populares por cerca de 30 minutos até deixar o desfile. O presidente, que cumpriu agenda ontem em Salvador e Feira de Santana, embarca para outros compromissos em Recife (PT), no período da tarde.

 

Política Livre

CORTINA E CIA COLCHÕES

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, entrega nesta quarta-feira (03), às 9 horas, o Hemocentro Regional (HR) de Vitória da Conquista. O hemocentro faz parte da estratégia de regionalização e descentralização dos serviços de tratamento de doenças benignas do sangue prestados pelo Centro de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme, localizado na capital baiana. Além disso, possibilita ampliar a captação de bolsas de sangue em 320%, alcançando até 2.100 bolsas mensais. O investimento foi superior a R$ 5,3 milhões.

Ainda em Vitória da Conquista, Roberta Santana assina as ordens de serviço para ampliação do Hospital Afrânio Peixoto, contemplando a implantação de 20 novos leitos de UTI, e a construção do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O investimento estadual alcança os R$ 6,6 milhões e R$ 2,9 milhões, respectivamente.

Ao todo, esse conjunto de investimentos totaliza R$ 14,8 milhões, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública em Vitória da Conquista e região.

*Orientação à imprensa*

A secretária da Saúde do Estado concederá entrevista coletiva no Hemocentro Regional. Os jornalistas Pablo Barbosa (71 99977-8353) e Leonardo Rattes (71 99206-1570) acompanham a agenda para atendimento à imprensa.

*SERVIÇO*
*O quê*: Entrega do Hemocentro de Vitória da Conquista a assinatura das ordens de serviço
*Onde*: Hemocentro Regional de Vitória da Conquista – Rua D, Bairro Jardim Alvorada
*Quando*: 03/07/2024 – às 9h

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Palácio do Planalto vai gastar cerca de R$ 9,8 bilhões até sexta-feira (5) para cumprir um acordo com o Congresso. Esse acordo prevê o pagamento de aproximadamente 60% das emendas parlamentares ao Orçamento antes do último dia permitido pela lei eleitoral.

Dia 5 de julho é a data final permitida pela legislação eleitoral para o pagamento de emendas antes do pleito de outubro. Ou seja, a verba tem que ser liberada até três meses antes das eleições municipais. Segundo a reportagem do Valor, a expectativa é que a Câmara avance na regulamentação da reforma tributária do consumo, enquanto no Senado fontes do Palácio acreditam que o destaque da pauta será a PEC que alivia as contas dos municípios.

O acordo entre o governo federal e os parlamentares é que, desse montante R$ 30 bilhões, seriam pagos antes das eleições. Segundo o Siga Brasil — sistema de informações sobre orçamento federal –, até esta segunda-feira (1º), R$ 20 bilhões em emendas foram liberadas pelo Palácio do Planalto. Isso significa que o governo Lula  (PT) terá de empenhar e pagar o total até sexta.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) estarão juntos em Salvador e Feira de Santana para uma série de anúncios de novas obras e investimentos.

Os compromissos começam em Feira de Santana, às 11h, no KM 420 da rodovia, com a entrega da duplicação do lote 6 da BR-116, e demais investimentos do Ministério dos Transportes. Ainda em Feira, será autorizada a contratação de empreendimentos habitacionais da nova seleção do Minha Casa, Minha Vida, com  novas 1.075 unidades habitacionais no município.

Em Salvador, a agenda começa às 16h, com anúncios de investimentos do Governo Federal, no âmbito do Novo PAC, para o estado. O evento solene será realizado no estacionamento da Arena Fonte Nova.

No programa Luz Para Todos, os investimentos serão na ordem de R$1,5 bilhão, com a meta de levar energia a todos os baianos até 2026. Onze municípios do estado receberão mais de 5.700 unidades habitacionais, com recursos de R$ 882 milhões. Na saúde, R$ 120 milhões serão aplicados em quatro novas policlínicas, nas cidades de Salvador, Camaçari, Remanso e Itapetinga.

Além disso, mais de R$ 50 milhões serão investidos em obras e projetos voltados para a preservação do patrimônio cultural. Já no setor de educação, haverá anúncios de expansão e fortalecimento de institutos e universidades federais.

CORTINA E CIA COLCHÕES