O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou a Festa de São Pedro na Sapucaia, Zona Rural de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano. “Faço isso porque nós lançamos uma programação que incentiva os festejos juninos, Santo Antônio, São João e São Pedro, que é uma forma de preservar as tradições e garantir o acesso à cultura para a população”, afirmou o governador. Jerônimo enfatizou os benefícios das festas para a economia: “nossas comidas e bebidas típicas, dançar forró e quadrilha, a sanfona, mas, também, para gerar e rodar economia.
Nas festas juninas, a cidade toda se mobiliza, tem restaurantes e supermercados cheios. Então, minha ida em Sapucaia é um marco de um governador estar em um forró, em uma festa de São Pedro, animando a nossa cultura regional”. Antes de prestigiar a festa, Jerônimo cumpriu agenda, no sábado (29), em Cachoeira e Elísio Medrado, onde entregou obras e deu autorizações para ações nas áreas de infraestrutura, saúde, abastecimento de água, entre outras.
Em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), deste sábado (29), a Prefeitura de Vitória Conquista publicou o Decreto Nº 23.276, que estabelece normas para a desincompatibilização dos agentes públicos municipais do Poder Executivo que pretendem concorrer a cargos eletivos nas eleições de 2024.
O objetivo do decreto é orientar os servidores interessados em concorrer a cargos eletivos nas eleições municipais, bem como alertar para os requisitos que devem ser cumpridos para o gozo de afastamento para participação no pleito.
Segundo o decreto, em seu Art. 3º, os servidores efetivos, em geral, os conselheiros tutelares, os titulares de cargos de provimento em comissão e os agentes públicos contratados temporariamente que concorrerão a cargos políticos nas eleições municipais e que, cumulativamente, exercem seus cargos ou funções públicas, total ou parcialmente, no âmbito do Município de Vitória da Conquista, devem se afastar de suas atividades até a próxima sexta-feira, 5 de julho, não podendo mais exercê-las a partir do dia 6 de julho (sábado), em obediência ao prazo de três meses, previsto no art. 1º, inciso II, alínea “l”, da Lei Complementar Federal nº 64/1990.
Para fins de obtenção da formalização do afastamento do cargo ou função pública desempenhada, o servidor deverá fazer a devida solicitação de DESINCOMPATIBILIZAÇÃO PARA CONCORRER A CARGO ELETIVO, por meio de protocolo assinado, acompanhado da documentação necessária, estabelecida em lei e neste Decreto, perante a Coordenação de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação – Semgi, situada na Praça Joaquim Correia, nº 55, até o dia 3 de julho de 2024, possibilitando que o ato de afastamento seja devidamente publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município na edição de 5 de julho de 2024.
A não apresentação da solicitação, acompanhada da documentação exigida, no prazo referido, inviabilizará a publicação do ato de afastamento ou de exoneração do servidor no Diário Oficial Eletrônico do Município na edição do dia 5 de julho, sendo a publicação realizada em edições disponibilizadas em datas posteriores, a partir do dia 8 de julho (segunda-feira), observando a ordem de apresentação dos pedidos.
Veja a íntegra do decreto: https://dom.pmvc.ba.gov.br/diarios
Nesta sexta-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues visitou Baianópolis para entregar uma série de investimentos em infraestrutura, proporcionando melhores condições de tráfego e acessibilidade para os moradores. Entre os destaques, está a inauguração da Praça Municipal Ana Avelina Xavier. Além disso, foram concluídas a pavimentação asfáltica e a drenagem superficial em 20 vias, totalizando dois quilômetros de extensão. Somadas, as obras representam mais de R$ 4,5 milhões em investimentos.
“Uma oferta de projetos para frente, como água para diversas comunidades, duas unidades básicas de saúde e uma obra que o município, tanto de Baianópolis quanto de Santana e a região inteira, clama que é um asfaltamento até a direção de Santana”, disse Jerônimo Rodrigues durante as entregas. Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, as obras de requalificação de vias melhoram a qualidade de vida de quem transita diariamente pelas ruas pavimentadas, proporcionando maior segurança e conforto. Essas melhorias também contribuem para a valorização das propriedades e o desenvolvimento econômico local.
“Com as ruas bem pavimentadas, a gente se sente mais seguro e valorizado. É uma mudança que traz muitos benefícios para todos nós,” disse a dona de casa Maria de Jesus. No bairro Alto da Bela Vista, foi entregue uma areninha esportiva, beneficiando diretamente mais de 13 mil habitantes. A construção deste espaço contou com um investimento de R$ 864 mil e visa promover o esporte e a integração social na comunidade. Durante a visita, o governador também participou da inauguração da Creche Municipal Professora Lídia Gomes da Silva e autorizou a pavimentação asfáltica na rodovia BA-430, além da construção de um novo sistema de abastecimento em Lagoa Clara e Caraíbas.
Em Baianópolis, Jerônimo Rodrigues entregou ainda um trator com implementos agrícolas para fortalecer a agricultura local e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais. Além disso, 59 títulos de terra foram distribuídos como parte do Projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, proporcionando segurança jurídica e incentivo à produção agrícola. Durante a visita, o governador autorizou diversos convênios com o município, contemplando a construção de uma Unidade Básica de Saúde na sede e outra na localidade de Vereda Sapé, reforçando o compromisso com a saúde e bem-estar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender os números da economia, dizendo que o país vive um bom momento e que os dados de emprego, salário e investimentos estão crescendo. O mandatário também defendeu a expansão do crédito por meio do programa “Acredita” para estimular o crescimento do país.
“Nós vivemos um bom momento. Não sei se vocês acompanham os números da economia na televisão. Hoje tem um número importante. Hoje temos o menor desemprego desde 2014, ou seja, o menor em 10 anos. Hoje nós temos um crescimento da massa salarial de 11,7%. Hoje temos um salário mínimo crescendo de acordo com o PIB. Hoje, os acordos são feitos salariais com aumento real. A indústria automobilística, que fazia 20 anos que não tinha investimento, eles anunciaram R$ 129 bilhões, hoje temos um PAC que investe R$ 1,7 trilhão no país”, afirmou o presidente.
Em discurso para lançar pedra fundamental de novos campi de universidades federais na zona leste de São Paulo, Lula ainda disse que o programa Acredita vai estimular o crédito e o crescimento econômico no país. “É por isso que o Haddad apresentou um programa chamado Acredita. Ele ainda não está funcionando porque não está totalmente aprovado, mas o Acredita é a mais importante política de crédito desse país. E é por isso, que eu gosto de dizer: Se tiver crédito, tem desenvolvimento econômico, tem desenvolvimento social, se tiver crédito, a economia cresce; e é por isso que nós queremos fazer política de crédito para que as pessoas tenham acesso”, disse.
A administração municipal de Vitória da Conquista anunciou, nesta terça-feira, a exoneração de Vinicius de Brito Rodrigues, que também é presidente do PDT, do cargo de Secretário Municipal de Saúde. A decisão foi oficializada pelo Decreto nº 23.261, assinado pela Prefeita Sheila Lemos (UB), após a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, entrar na Justiça alegando abuso de poder político.
A exoneração ocorre em um contexto de acusações contra o ex-secretário. A Federação Brasil da Esperança ajuizou uma Ação Cautelar na Justiça Eleitoral, alegando que Vinicius Rodrigues estaria utilizando seu cargo para praticar abuso de poder político.
De acordo com a ação, o ex-secretário estaria condicionando a prestação de serviços públicos de saúde ao apoio político-eleitoral em favor de seus aliados. O ex-secretário chegou a ser cotado para ser vice-prefeito na chapa da atual prefeita, que buscará a reeleição em outubro deste ano. O PDT, partido do qual é presidente, declarou apoio à prefeita Sheila Lemos.
As acusações se baseiam em um vídeo que circulou em grupos de WhatsApp e foi divulgado no canal do jornalista Paulo Nunes no YouTube. No vídeo, um líder comunitário relata ter recebido propostas de troca de serviços de saúde por apoio político.
Embora o vídeo não mostre imagens do secretário, a gravação de uma voz, que a parte autora afirma ser de Vinicius Rodrigues, reforça as acusações. A Federação solicitou uma perícia judicial para confirmar a autenticidade da voz gravada.
A administração municipal nomeou Fernanda Oliveira Maron, atual Sub-Secretária Municipal de Saúde, para assumir interinamente o cargo de Secretária Municipal de Saúde até que um novo titular seja nomeado. Matéria: Blog do Sena.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que autoriza a concessão de transferência que cobre despesas de custeio de entidades beneficiadas, a chamada subvenção econômica, a empresas de transporte aéreo.
Segundo a proposta, a estimativa do impacto no orçamento anual será de até R$ 20 milhões e vai atender, a partir de 18 de junho deste ano, as instituições que iniciem operações de novas linhas aéreas internacionais e que tenham como origem, conexão ou destino os aeroportos baianos.
O objetivo da medida é o incremento do fluxo turístico, aumento de novas oportunidades de investimentos e o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento econômico da Bahia.
Nova pesquisa do Datafolha mostra que a aprovação ao trabalho do presidente Lula (PT) se manteve estável ante a rodada anterior, realizada em março, oscilando de 35% para 36%. Já a reprovação foi de 33% para 31%, enquanto o regular passou de 30% para 31%.
Apesar da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, que indica a estabilidade no quadro geral, o empate técnico entre quem considera Lula ótimo/bom e ruim/péssimo do levantamento passado deu lugar a uma leve melhora em favor do presidente.
A curva negativa para Lula, que vinha se desenhando desde o fim do ano, foi invertida nesta pesquisa, que marca um ano e seis meses do terceiro mandato do petista à frente do Palácio do Planalto. O instituto ouviu 2.008 eleitores em 113 municípios brasileiros de 4 a 13 de junho.
A grande turbulência na área econômica do governo, com declarações belicosas de Lula contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a percepção do mercado de que o governo não tem responsabilidade fiscal que fez o dólar subir cerca de 10%, ainda não se refletem no ânimo da população.
Os índices acerca da economia permanecem estáveis. Têm expectativa positiva sobre o tema 40%, ante 28% que preveem uma piora e 27% que acham que tudo ficará igual. Em março, eram respectivamente 39%, 27% e 32%.
São mais otimistas os mais jovens (47%), os menos escolarizados (50%) e os moradores do Nordeste (53%), sendo esses dois últimos grupos usualmente associados ao apoio a Lula —48% dos nordestinos e 53% de quem estudou até o fundamental consideram o presidente ótimo e bom.
No caso dos jovens de 16 a 24 anos, o estrato do levantamento se destaca por considerar Lula mais regular que outros grupos —48% dizem isso, ante um empate de aprovação (25%) e rejeição (24%).
Algo semelhante se vê na avaliação da economia: 27% acham que o cenário do país melhorou, enquanto 29% veem isso em sua vida pessoal. Já acham pior no geral 42%, ante 24% que apontam tal visão negativa em suas finanças domésticas.
Consideram que tudo está igual no país 29%, enquanto 47% acham isso no seu cenário particular. A grande crise das enchentes no Rio Grande Sul, fato principal do país no período entre as pesquisas, não parece ter influenciado opiniões na região geograficamente mais próxima dos fatos, a Sul.
Na região Sul, está na média a percepção pessoal e geral sobre a economia. Os moradores da região se incluem entre os mais pessimistas em termos de expectativas, 36% dos ouvidos, nível semelhante ao registrado entre quem ganha de 5 a 10 mínimos (37%) e entre evangélicos (38%). Nesse caso, contudo, os resultados são estáveis e refletem a posição mais antipetista desses grupos.
Disseram ao Datafolha que sua vida melhorou após a volta de Lula ao poder 26%, ante 21% que viram piora e 52% que acham que está tudo na mesma. Todos os índices são compatíveis com a pesquisa de março.
Escrutinando estratos diferentes, a percepção de melhora fica clara entre os mais pobres. Ela é de 32% entre os que ganham até 2 salários mínimos, maior amostra populacional da pesquisa, com 49% dos entrevistados. No grupo, 18% apontam piora.
A curva se inverte em todas as faixas de renda posteriores, chegando a 31% de quem vê piora a 19%, melhora, entre aqueles 4% que ganham mais de 10 salários mínimos. É preciso ponderar, contudo, que nessa faixa a margem de erro é maior, de até dez pontos percentuais devido à menor base de entrevistas (ante três pontos nos mais pobres).
O descolamento entre as dificuldades econômicas do governo e o que o eleitor percebe decorre do fato de que, por ora, os indicadores que chegam “na ponta”, como inflação e nível de emprego, não foram afetados pela crise. Eles são de maturação mais longa, e sempre associados a sucesso ou fracasso de governos.
Isso também se correlaciona na mão inversa com uma boa notícia que o governo colheu, o aumento do PIB em 0,8% no primeiro trimestre, após seis meses de estagnação. Por ora, ela foi bancada pela expansão no emprego e na renda dos trabalhadores, embora haja dúvidas acerca de sua sustentabilidade.
O mesmo pode ser dito das derrotas que o governo sofre em sequência no Congresso, que agora desaguaram na polêmica em torno do PL Antiaborto por Estupro. Por ora, nada indica influência disso na aprovação da gestão petista.
Os grupos que gostam ou não gostam de Lula seguem o mesmo perfil que acompanha o presidente desde a campanha eleitoral.
Consideram Lula ótimo ou bom de forma acima da média os mais pobres (42%), quem tem de 45 a 59 anos (44%), os mais velhos (47%), nordestinos (48%) e menos instruídos (53%). Já o veem mais como ruim ou péssimo os homens (35%), quem tem de 25 a 34 anos (38%), com ensino superior (38%), evangélicos (44%) e mais ricos (45% nas faixas acima de 5 mínimos).
Comparado com seu próprio desempenho nos mandatos anteriores, Lula tem uma aprovação semelhante à que registrava a essa altura do governo em 2004, 35%. Sua reprovação era bem menor, contudo, em 17%, e 45% o viam regular.
Já no segundo mandato, em maio de 2009, tinha grande aprovação: 69% o viam como ótimo ou bom, 6% como ruim ou péssimo e 24% como regular.
Em relação a seu principal antípoda político, o antecessor Jair Bolsonaro (PL), Lula registra um nível similar de ótimo/bom: o rival recebia essa nota de 32% em junho de 2020, embora fosse bem mais reprovado (44% de ruim/péssimo). Achavam o ex-presidente regular 23%.
Igor Gielow, Folhapress
O deputado federal Waldenor Pereira (PT) marcou presença na Praça 9 de novembro, nessa segunda-feira (17), em Vitória da Conquista. O pré-candidato a prefeito estava ao lado da advogada e professora Luciana Silva (PSD), pré-candidata a vice-prefeita na chapa que representa a Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista e testou a sua popularidade.

Em entrevista ao Blog do Sena, o pré-candidato a prefeito revelou que já está celebrando as festas juninas na cidade e na zona rural. “Estamos visitando as comunidades, já participamos de várias festas, várias quermesses. A receptividade tem sido a melhor possível. Nós estamos muito alegres, satisfeitos, comemorando o São João, que é uma festa extremamente popular. Não só, aliás, o São João, o São Pedro, o Santo Antônio. Nós estaremos presentes em todos”, disse Pereira.

Waldenor e Luciana já estão “correndo trecho” na cidade, visitando os moradores e ouvindo as demandas da população com o objetivo de construir um governo participativo. Segundo Waldenor, Luciana está sendo muito bem recebida pelas pessoas. A advogada, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e ex-presidente da Ordem dos Advogados-Subseção Vitória da Conquista, foi anunciada como pré-candidata a vice-prefeita no dia 7 de junho.
“Estamos muito felizes, alegres. Agora, ao lado da companheira e da professora Luciana, que é uma pessoa muito acolhedora, muito simpática, o reconhecimento da população é muito grande. Estou muito satisfeito”, contou Pereira.

Waldenor e Luciana visitaram as barraquinhas de comidas de típicas da Praça 9 de Novembro, por exemplo, a barraca da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória da Conquista). Eles apreciaram o melhor da comida típica nordestina como amendoim, canjica, pamonha e quentão.
Mesmo sem show ao vivo, já que as apresentações retornam na próxima quarta-feira (26), eles se confraternizaram com o as pessoas que estavam presentes e aproveitaram a alegria e a magia do São João. Eles estavam acompanhados de correligionários, vereadores, pré-candidatos à Câmara Municipal e apoiadores. Matéria: Blog do Sena.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta segunda-feira (17) a divisão oficial entre os partidos dos R$ 5 bilhões do fundo eleitoral, a maior fonte de recursos da eleição municipal de outubro.
Como já era projetado, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT do presidente Lula ficarão com as maiores fatias.
A divisão do dinheiro entre os 29 partidos com registro no TSE é proporcional ao desempenho dessas legendas nas eleições de 2022.
O PL terá R$ 886 milhões para dividir para seus candidatos. O PT, R$ 620 milhões. O partido, porém, forma uma federação com PC do B e PV. A soma da fatia do grupo é de R$ 721 milhões.
Somando PL, PT e União Brasil, que é o terceiro partido com mais recursos (R$ 537 milhões), essas três legendas ficarão com mais de 40% das verbas.
Até 2015, as grandes empresas, como bancos e empreiteiras, eram as principais responsáveis pelo financiamento dos candidatos. Naquele ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu a doação empresarial sob o argumento de que o poder econômico desequilibrava o jogo democrático.
A partir das eleições de 2018, foi então criado o fundo eleitoral, que usa dinheiro público para bancar as atividades de campanha dos candidatos.
O fundão da última eleição municipal, em 2020, ficou estabelecido em R$ 2 bilhões. O valor de 2024, que significa o dobro de quatro anos atrás, já com correção pela inflação, foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Lula.
Além do fundo eleitoral, os partidos ainda têm à disposição R$ 1,24 bilhão do fundo partidário.
Ranier Bragon/Folhapress
Em Assembleia Geral logo mais, às 9 horas da segunda-feira (17), o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória Da Conquista e Itapetinga (CISVITA) estará elegendo o novo presidente e vice-presidente. Na ocasião, também será apreciado o aumento da participação do Município de Itapetinga de 30% a 100% de participação, conforme Edital de Convocação Nº 02/2024 assinado pelo presidente Wekislei Teixeira Silva, prefeito de Encruzilhada. Um dos cotados para sucessão é o prefeito de Cândido Sales, Maurilio Lemos das Virgens, correligionário de Wekislei no Partido Social Democrático. *blog do Anderson