A pré-candidata à prefeita, Sheila Lemos, do União Brasil acaba de anunciar dr; Aloísio Alan como o seu pré-candidato à vice para as eleições 2024.
Veja:
Em nota, a assessoria do partido União Brasil destaca que haverá nesta segunda-feira, 10, às 14 horas, no salão de convenções do Esplendor Palace Hotel, uma coletiva à imprensa com a pré-candidata à prefeita, Sheila Lemos, do União Brasil para anunciar o seu pré-candidato à vice. Como anunciado pelo blog do Redação, o nome mais forte é o do médico Ortopedista, Aloísio Alan.
A cerimônia terá ainda presença dos partidos e lideranças da sua base aliada: União Brasil, PSDB-Cidadania, PDT, PL, PP e Republicanos.
Aconteceu neste sábado (08), o lançamento da pré-candidatura do advogado Marcos Adriano a Prefeito de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no espaço Rafik e contou com grande participação popular. Estavam presentes ainda os pré-candidatos a vereadores e autoridades do AVANTE como o presidente do diretório estadual, o ex-deputado Ronaldo Carleto. “Vamos fazer a diferença na política em Vitória da Conquista”; disse.
Luciana, foi eleita a primeira mulher presidente da OAB de Vitória da Conquista em 2021. Atuando desde 2004 como diretora da União de Mulheres de Vitória da Conquista, tem uma trajetória marcada pelo comprometimento com a justiça e os direitos das mulheres.
Foi advogada do Centro de Referência Albertina Vasconcelos, parte da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência na cidade, em 2006. Sua dedicação à causa feminina e à proteção dos direitos humanos é notável.
➡️https://www.instagram.com/p/C76ptpbO2Cz/?igsh=ano1cXlzeXY0d294
A Frente Partidária “União e Reconstrução por Conquista”, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Waldenor Pereira (PT), convida os profissionais da imprensa para entrevista coletiva, nesta sexta-feira (07/06), às 9h, com o objetivo de apresentar o nome escolhido para a pré-candidatura a vice-prefeito(a) na frente.
Após a coletiva, os pré-candidatos a prefeito e vice estarão à disposição para responder perguntas da imprensa.
Uma comitiva de lideranças de Maetinga esteve em Salvador, nessa última segunda-feira (05), com o objetivo de fazer contatos políticos e encaminhar alguns pleitos de interesse da população do município, tendo sido acompanhada pelo deputado estadual Zé Raimundo, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Integraram o grupo o ex-prefeito Edcarlos Oliveira (PT); o empresário Sérgio Barros (Avante), pré-candidato a prefeito; os vereadores e pré-candidatos à reeleição Dai do Caminhão, que é atual presidente da Câmara Municipal, Chicãozinho e Dilton.
Além de encontros e contatos com dirigentes de órgãos estaduais, a comissão se reuniu com o secretário Jonival Lucas, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), quando apresentou uma análise do cenário político-eleitoral do município.
O destaque é a grande força e capacidade de aglutinação que o pré-candidato Sérgio Rocha vem conseguindo realizar, já contando com a adesão de seis dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal, e de lideranças de associações comunitárias e de pequenos agricultores. Conta também, além do Avante, com o apoio de militantes e deputados do PT e do PC do B.
“Este é um grupo que tem história em Maetinga, que apoiou Wagner, Rui Costa, Jerônimo Rodrigues e Lula, e foi liderado pelo ex-prefeito Edcarlos, cujas gestões promoveram um grande progresso e desenvolvimento no município. Agora, esse papel está sendo assumido por Sérgio Barros e Dai do Caminhão, que são uma grande novidade e representam uma nova força política em Maetinga”, declarou o deputado Zé Raimundo, solicitando que Jonival Lucas leve ao governador estas considerações.
Para Edcarlos e os demais membros da comitiva, a escolha do pré-candidato foi correta e feita de maneira dialogada e consensual e vem tendo grande receptividade onde quer que ele circule entre os maetinguenses.
Na Serin, o deputado e o grupo reforçaram pleitos levados a outros órgãos para beneficiar o município com novas ações de apoio à agricultura familiar e a ampliação de oferta de água. Inclusive trataram de reivindicações antigas das comunidades e acompanharam projetos como a construção da adutora que levará água de Anagé a Maetinga, se estendendo até o município de Presidente Jânio Quadros. Além disso, Zé Raimundo solicitou a liberação de recursos de emendas parlamentares dele e do deputado federal Waldenor Pereira para investir em Maetinga.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou nesta quinta-feira (6) a lei que institui critérios de gratuidade para expedição da carteira de identidade.
Aprovado nesta quarta (5) na Assembleia Legislativa (AL-BA), o projeto de lei tem autoria do próprio e revisa as exigências previstas para a isenção da taxa cobrada para o RG.
A matéria define a gratuidade na expedição de cédula de identidade para pessoas inscritas em programas sociais, seja federal, estadual ou municipal, e pessoas em situação de rua acima de 60 anos, desde que referenciada pela rede socioassistencial do estado ou do município, pela Defensoria Pública ou pelo Ministério Público.
Como não havia tramitado nas comissões técnicas, a proposição recebeu parecer em plenário lido pelo deputado Marcelino Galo (PT). Também por acordo, o deputado apresentou emenda de relator com a qual alterou a Lei 13.182 no intuito de prorrogar por mais dez anos a aplicação das cotas em concurso público para a população negra. A medida se revestia de urgência, pois a vigência do benefício acabava exatamente nesta quinta-feira.
Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o deputado estadual Zé Raimundo, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) usou a tribuna do plenário do legislativo nesta terça-feira (04) para se manifestar contra o projeto da “PEC das Praias”, que abre espaço para a “privatização” da costa brasileira. Embora a PEC seja proposta no Congresso Nacional, tramitando neste momento no Senado e com o parecer favorável do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ele convidou todos os parlamentares baianos a engrossar o coro da população brasileira contrária a esta alteração.
“Todos nós devemos nos manifestar radicalmente contra este projeto”, defendeu Zé Raimundo, que destacou a necessidade da pressão de todos, especialmente das bancadas parlamentares, uma vez que a Bahia dispõe do maior litoral do país. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 3/2022 está em discussão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e transfere os chamados “terrenos de marinha” para estados, municípios e até particulares (nesse última caso, mediante pagamento).
Os terrenos de marinha, como lembrou o deputado que também é historiador, foram instituídos desde o início do império no Brasil e se constituem em toda a área do litoral brasileiro situada em uma faixa de 33 metros de largura. De acordo com a legislação vigente, esta distância é fixada a partir do mar em direção ao continente. Também são considerados terrenos marinhos as margens dos grandes rios, lagos e lagoas. A Constituição prevê que os terrenos de marinha são bens da União. Com a extinção do terreno de marinha, o proprietário passaria a ser o único dono, podendo transformar a praia em espaço particular e cobrar pelo acesso.
Zé Raimundo chama atenção especialmente para futuros danos ambientais com a alteração da legislação. “No momento que cientistas dizem que vivemos a era do antropoceno, em que as ações humanas modificam a geologia, a paisagem e o relevo, assim como a interação do meio ambiente com cosmos, temos que frear a ocupação desordenada de mares e rios e a destruição de florestas”, alertou. *Blog do Sena.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com reitores das universidades federais e dos institutos federais nesta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto.
Neste encontro, o presidente deve abordar a greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior, que começou no dia 15 de abril. De acordo com o jornal O Globo, segundo balanço do sindicato que representa os servidores, a greve atinge 60 universidades e mais de 560 colégios federais.
A greve e a negociação do reajuste salarial dos professores de universidades e institutos federais, além dos repasses do governo para o ensino superior, como nas áreas de pesquisa, ensino e estrutura, devem estar na pauta.