O prefeiturável Waldenor Pereira, nessa semana, esteve conversando com os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) sobre a sua pré-campanha visando à Prefeitura de Vitória da Conquista, quando os atualizou das suas movimentações junto ao público e das articulações nos bastidores para a escolha de um nome que irá compor a vice na futura chapa majoritária da “Frente União e Reconstrução por Conquista”.
O pré-candidato a prefeito e deputado federal esteve conversando com os senadores numa visita ao Senado e saiu bastante otimista do encontro político: “Fui beber na fonte da sabedoria com essas duas grandes lideranças do nosso estado e informar sobre os avanços da nossa pré-campanha. Recebi deles todo o apoio e incentivo à forma como estou conduzindo esse processo”, contou Waldenor Pereira.
No balanço que considera bastante positivo da sua movimentação política em Vitória da Conquista, Waldenor Pereira falou do sucesso de público e participação popular que vem obtendo nas 19 plenárias realizadas nos bairros da cidade e na zona rural. E também da sua expectativa de chegar ao final das 30 plenárias planejadas do PGP-Programa de Governo Participativo com um resultado “representativo da vontade popular” para montar o programa de governo que pretende apresentar na campanha eleitoral.
“Por onde passa, a “Caravana Fala aí Conquista”, do nosso PGP, seja nos bairros, seja nos distritos e comunidades rurais, atrai cada vez mais participantes interessados em contribuir com o debate, em apresentar as suas propostas”, disse Waldenor Pereira. Ele também contou das suas movimentações anteriores ao PGP, com a criação de 13 grupos temáticos para estudar a cidade, realização de vários seminários e das articulações políticas que conduziu e resultaram no apoio de sete partidos à sua pré-candidatura, até o momento:PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, REDE e PSOL.
Este domingo (2) foi de festa para o município de Malhada de Pedras, que fica distante 570 quilômetros de Salvador. A cidade da região sudoeste que tem cerca de 9 mil habitantes recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues para entrega de obras nas áreas de saúde, desenvolvimento rural e desenvolvimento urbano. Ele ainda autorizou a pavimentação de ruas e a implantação de abastecimento de água.
“É uma alegria estar aqui, hoje, para tantas inaugurações. Convênios serão publicados esta semana, o prefeito vai cuidar de licitar e eu espero que a gente possa correr, juntos, para vir fazer novas entregas. Me comprometi com a entrega de móveis para escolas, me comprometi com água, essa parceria é muito importante, Malhada das Pedras modificou muito para melhor, bairros pavimentados, escola de grande porte. Eu saio animado com o que estou vendo”, comemorou o governador.

O valor de quase R$ 900 mil foi aplicado na requalificação do Mercado Municipal. As obras incluíram serviços de reforma geral, pintura, instalações elétrica e hidráulica, ampliação da área coberta, piso, fachada e substituição de todas as portas dos boxes internos e externos. A intervenção é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a prefeitura.
Com 20 anos vendendo a própria produção no mercado, o feirante Cláudio Luiz espera aumentar o rendimento, a partir da maior presença de clientes: “essa reforma aqui vai nos ajudar muito, a feirinha veio num tempo certo, num tempo bom. Vai oferecer mais conforto e mais melhoria pra gente”. Na oportunidade, foram distribuídas 50 barracas de feira livre, para organização, qualificação e comercialização direta de produtos da agricultura familiar.
Com o aporte de R$ 272 mil, foi implantada a Unidade Classificadora de Ovos. O estabelecimento, que tem capacidade para classificar seis mil ovos por dia, vai contribuir para o desenvolvimento local e geração de emprego e renda para as famílias.

Para o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os dois equipamentos vão reforçar a importância da agricultura para a economia da cidade. “O mercado municipal, numa cidade do tamanho de Malhares de Pedras, ele é chamado de shopping do município, porque aqui reúne todos aqueles que querem comprar um alimento saudável, e o produto vem da agricultura familiar. Os consumidores também podem ir ali, no restaurante, comer uma fatada, uma rabada, o que bem tem em feira livre”, afirmou, acrescentando: “esse conjunto de investimentos que o governador vem fazendo vem alargando as possibilidades para esse segmento da sociedade tão importante que é a agricultura familiar. Equipamentos que produzem, que geram renda e emprego para a população”.
A parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com a gestão municipal rendeu várias intervenções para Malhada de Pedras. Foram investidos, aproximadamente, R$ 2,5 milhões na pavimentação e drenagem de ruas e vias da sede e do bairro Popular IV.

Foi entregue, ainda, a Praça Nely Aparecida. O espaço de convivência e lazer dos moradores teve o orçamento de R$ 533 mil.
O Povoado de Poço Dantas, distante 12 quilômetros da sede, foi contemplado com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O aporte feito pela Secretaria estadual da Saúde (Sesab) foi de, aproximadamente, R$ 1,1 milhão, entre obras e aparelhos. O posto médico também recebeu um kit para equipá-lo. .

Ainda na cidade, o governador visitou as obras de modernização do Colégio Estadual de Malhada de Pedras, que irá se transformar em Colégio Estadual de Tempo Integral de Malhada de Pedras. O prédio está sendo estruturado para o novo padrão de unidades de ensino na Bahia. Essa intervenção é realizada pela Secretaria estadual da Educação (SEC) junto à Sedur, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).
Outra visita que Jerônimo fez foi à escola municipal que vai sediar o Centro Educacional Ruy Barbosa. Ela também passa por obras de adequações para o atual modelo adotado pela gestão baiana, realizadas pela SEC e Sedur, por meio da Conder.
Na divulgação da primeira contagem preliminar oficial, com 60% dos votos apurados, a cientista Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México é eleita a nova presidente do México com 59,5% dos votos. Os dados da contagem rápida foram divulgados pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE). Com esse resultado, Sheinbaum será a primeira mulher a ocupar o cargo no país, levando o partido de esquerda Morena, do atual presidente e seu padrinho político Andrés Manuel López Obrador, há mais seis anos no poder.
Personagem influente da Política Conquistense, o ex-vereador e ex-secretário municipal José Willian de Oliveira Nunes, de 75 anos, poderá participar ativamente nas Eleições 2024. De acordo com a parabólica do Redação Brasil, o martelo foi batido, e Zé William será o vice do deputado federal e candidato a prefeitura de Vitória da Conquista Waldenor Pereira Filho (PT). Aguardamos uma posição oficial do partido.
O ex-ministro José Dirceu participa de um encontro com a Executiva Estadual do PT Bahia, na próxima segunda-feira (3). O encontro acontece na sala Luís Cabral, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, para discutir estratégias e alinhamentos para as eleições municipais da Bahia, a partir das 18h.
“É sempre bom poder contar com um quadro como o Zé. Será um debate importante sobre os desafios da esquerda brasileira, o governo Lula e o PT, mas também sobre eleições. Dirceu chega para somar esforços junto ao PT Bahia para que a gente saia mais forte do pleito deste ano”, afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.
Na manhã desta terça-feira, 28, foi registrado um sinistro no km 26 da BR 116 (Anel Viário) de Vitória da Conquista.
A colisão envolveu um veículo de carga e um veículo de passeio. O condutor do veículo de carga foi socorrido pelo serviço de emergência da ViaBahia e o condutor do automóvel veio a óbito no local do sinistro.
A causa do acidente está em apuração pela equipe PRF, mas as informações preliminares indicam uma passagem forçada por parte do condutor do automóvel.
O Departamento de Polícia Técnica também está no local do sinistro para realização de perícia.
Tentando viabilizar o seu nome na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimentotem flertado com o PT para conseguir apoio para a empreitada, o que tem irritado a cúpula de seu partido, o União Brasil, na Bahia. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Para conquistar o apoio petista, Elmar tem evitado atritos com ogoverno Lula (PT) e vem se aproximando do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), então adversário na Bahia. Além disso, o deputado baiano tem trocado as críticas por acenos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, rejeitou o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para a decisão que o tornou inelegível por oito anos seja analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Bolsonaro e Walter Braga Netto, vice na chapa da extrema-direita que concorreu às eleições em 2022, foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
A Corte considerou que Bolsonaro e seu vice usaram as cerimônias oficiais para fazer campanha e tentaram instrumentalizar as Forças Armadas para turbinar sua campanha à reeleição.
A decisão de Moraes data da última sexta (24), mas só foi publicada neste domingo (26). Nela, o ministro analisou um pedido dos advogados da chapa para que o caso fosse encaminhado ao STF, através de um “recurso extraordinário”.
Ao negar, Moraes argumentou que o recurso não atende aos requisitos previstos em lei. “A controvérsia foi decidida com base nas peculiaridades do caso concreto, de modo que alterar a conclusão do acórdão recorrido pressupõe revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos, providência que se revela incompatível com o Recurso Extraordinário”, diz a decisão.
Moraes negou o recurso extraordinário referente à condenação, em outubro de 2023, de Bolsonaro e de seu vice na chapa, Walter Braga Netto, por abuso político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro, para promover a candidatura.
Na ocasião, o TSE determinou a inelegibilidade de ambos por oito anos, contados a partir do pleito de 2022.
Foi a segunda condenação de Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Contudo, o prazo de oito anos continua valendo em função da primeira condenação e não será contado duas vezes. O ex-presidente está impedido de participar das eleições até 2030.
Na primeira condenação, em maio, a Corte considerou que Bolsonaro e seu vice usaram cerimônias oficiais para deslegitimar o processo eleitoral durante uma reunião convocada pelo ex-presidente a embaixadores no Palácio da Alvorada, em 22 de julho de 2022. No evento, o então presidente e candidato à reeleição mentiu sobre as urnas eletrônicas, chantageou a justiça eleitoral, mencionando sugestões das Forças Armadas, além utilizar aparelho público para atiçar suas bases como estratégia eleitoral.