O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve lançar nesta segunda-feira (10) a “Carta Compromisso aos Evangélicos”. De acordo com informações do G1, ele dirá que que não basta ter igreja aberta, mas que os evangélicos têm que participar ainda mais da vida nacional. Ou seja, não será apenas uma reação às fake news de que Lula fechará igrejas, mas apontará os caminhos para uma futura parceria no desenvolvimento de políticas sociais.
No texto, havia a previsão de uma citação especial aos trabalhos das igrejas no campo da prevenção às drogas, com o fortalecimento das comunidades terapêuticas. Serão citados ainda os programas das igrejas no campo de proteção das mulheres, incentivo à arte evangélica e combate à fome e a extrema pobreza. O PT defenderá a representatividade de evangélicos nas diferentes áreas do governo, com atuação junto aos conselhos setoriais e constitucionais.
Além destas sinalizações, devem constar do texto pelo menos sete compromissos, que são: garantir liberdade religiosa, defesa da família e da vida; assegurar que nenhum templo será fechado e nenhum culto, proibido; não enviar ao Congressos leis, nem alterar qualquer norma que envolva valores cristãos, da família e da vida; combater qualquer tipo de preconceito contra evangélicos; participação efetiva de evangélicos nas diferentes áreas do governo; defesa da participação de evangélicos nas políticas públicas, em especial na prevenção às drogas e valorização de projetos já desenvolvidos nas áreas de assistência social.
Se Bolsonaro usa o versículo, “Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará”(João 8;32), Lula também vai recorrer à Bíblia para passar a mensagem de que o país precisa de paz. “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. (Mateus 5;9).
Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita Sheila Lemos, na terça-feira (4), uma mudança na lei 1.802/2012, que trata da contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, reduz de seis para três meses o prazo mínimo para recontratação de servidores temporários contratados por tempo determinado, por meio de seleção pública, e define as situações em que a recontratação pode ser imediata.

Não se aplica a vedação de recontratação antes do prazo estipulado, segundo o novo texto legal, quando se tratar de atender a estado de calamidade pública, emergência ambiental, emergências e urgências em saúde, emergências em infraestrutura, transporte e trânsito, especialmente as situações com risco de desabamento e outros casos semelhantes de emergência em área diversa desde que minuciosamente caracterizada, e combate a surtos endêmicos.
Também não haverá necessidade de cumprimento do prazo mínimo de três meses quando a nova contratação se der para exercício de função pública diversa da anteriormente desempenhada ou quando o processo seletivo simplificado for de órgão ou entidade diverso de onde exerceu previamente a função pública.
A alteração da lei, que mantém a estrita observância à aplicação dos princípios constitucionais previstos no art. 37, caput, da Constituição Federal (notadamente os da impessoalidade e da moralidade), visou, primordialmente, evitar os riscos de interrupção na prestação do serviço público, mantendo sua continuidade.
De Salvador, onde se reuniu com o candidato ACM Neto, do União Brasil, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, anunciou que vai apoiar o presidente Jair Bolsonaro para a reeleição, neste segundo turno.
Segundo Sheila, ACM Neto entendeu sua posição, considerando a forte oposição do PT à sua administração, fruto de uma rivalidade que se acentuou com a vitória do ex-prefeito Herzem Gusmão, em 2016, e a reeleição em 2020.
“Essa rivalidade é um dos fatores da minha decisão. O PT me combate hoje e se prepara para um ataque ainda mais intenso até 2024, mas a razão principal é a confiança de que o presidente Bolsonaro fará uma gestão ainda melhor, com benefícios e investimentos diretos em Vitória da Conquista. São motivos mais do que suficientes para dar meu apoio ao presidente e ampliar nosso trabalho para eleger ele e nosso governador ACM Neto”, destacou a prefeita de Vitória da Conquista.
Em um video divulgado nas redes sociais Sheila Lemos oficializa seu apoio a Bolsonaro e sua disposição para intensificar a campanha de ACM Neto para governador e aumentar a votação do candidato do UB.
Veja a íntegra da fala da prefeita em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Menos de 24 horas da declaração de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, escalou o seu time em peso para participar de um ato político na noite de hoje.
O evento foi realizado no espaço Rafiki e marcou o pontapé inicial da campanha de Bolsonaro nesse segundo turno em Vitória da Conquista.
Marcaram presença o ex-candidato ao Governo da Bahia, João Roma, os senadores eleitos por Brasília e Espírito Santo, respectivamente Damares Alves e Magno Malta, dentre tantas outras lideranças políticas. *Blog do Rodrigo Ferraz.
O vereador Alexandre Xandó (PT), de apenas 33 anos concorreu pela primeira vez a disputa à Câmera dos Deputados pelo cargo de Deputado Federal. O político teve uma votação expressiva em toda a região e, em Vitória da Conquista foi o segundo candidato mais que mais recebeu votos (18.230) ficando atrás somente do deputado Waldenor Pereira (PT).
Em entrevista a nossa equipe de reportagem, Xandó agradece o apoio do eleitorado e em especial dos movimentos sociais e da juventude representada em Vitória da Conquista pela confiança em seu trabalho.
Ouça a entrevista:
A vereadora Viviane Sampaio (PT), disputou as eleições 2022 para a candidatura ao cargo de deputada estadual pelo PT na coligação Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL(PT/PC do B/PV). Ela não conseguiu obter uma das 63 cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia, mas teve uma votação expressiva em Vitória da Conquista e na região Sudoeste.
Em entrevista a nossa equipe de reportagem, Viviane Sampaio fala sobre a votação e agradece os eleitores pelo apoio e confiança depositados em sua candidatura.
Ouça:
O vereador, delegado Marcus Vinicius (Podemos), disputou pela primeira vez as eleições para o cargo de Deputado Federal. Embora não tenha alcançado uma cadeira na Câmara dos deputados, o edil se diz surpreso pela quantidade de votos e pelo apoio recebido dos eleitores da região Sudoeste.
Em entrevista à nossa equipe de reportagem, Marcus Vinicius reforça seus valores de campanha e afirma que o trabalho por Vitória da Conquista continua.
Ouça:
O Vereador Fernando Jacaré (PT), conversou com a nossa equipe de reportagem sobre as eleições 2022 e na ocasião aproveitou para agradecer os conquistenses pela confiança em depositarem uma quantidade expressiva de votos nos co-partidários, os deputados Waldenor Pereira (PT), e Zé Raimundo Fontes (PT), que foram eleitos com votação expressiva em Vitória da Conquista e em todo a região Sudoeste.
“O Trabalho não para, após as eleições de domingo nós já estávamos trabalhando. Na segunda houve reunião e na terça já visitamos regiões de Vitória da Conquista junto com os deputados”, afirmou Jacaré.
Ouça na íntegra:
O vereador Ivan Cordeiro (PTB) conversou com nossa equipe de reportagem nesta quinta-feira (06), para agradecer pelos quase 14 mil votos que teve para deputado federal, nas eleições do último domingo (2).
Campeão de votos dentro do PTB, mesmo sem o apoio partidário, Ivan Cordeiro destacou o apoio voluntário de pessoas na sua campanha, e reafirmou o seu compromisso de continuar defendendo as pautas do conservadorismo e o apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Ouça:
O ex vereador e ex secretário de educação Esmeraldino Correia ( Solidariedade), disputou as eleições 2022 para o pleito de Deputado Federal, embora não tenha se elegido, o político obteve uma votação expressiva em Vitória da Conquista. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o vereador Augusto Cândido ( PSDB), irmão de Esmeraldino Correia agradeceu os votos dos conquistenses no candidato e fez um balanço das eleições 2022.
Ouça: