O deputado estadual David Rios (União), que apoiou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, no primeiro turno da disputa ao Governo do Estado, divulgou vídeo nesta quarta-feira (5) declarando apoio ao candidato Jerônimo Rodrigues no segundo turno das eleições, conforme antecipado pelo Bahia Notícias. O médico, que também já foi vereador de Salvador, tentou a reeleição no último domingo (2), mas não foi reeleito.
Ao lado do governador Rui Costa, do candidato a vice-governador Geraldo Júnior e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, o deputado estadual admitiu que votou em Lula no primeiro turno e que repetirá o voto para presidente no segundo turno, dia 30 de outubro. “Estou com Jerônimo no segundo turno para a Bahia continuar avançando”, disse o deputado na gravação feita no Palácio de Ondina, em Salvador.
Também participaram da gravação o vereador de Salvador, Carlos Muniz, e o deputado estadual Diego Coronel, que foi eleito deputado federal pelo PSD no último domingo.
O deputado Fabrício Falcão (PCdoB) que já representava Vitória da Conquista na Câmara dos Deputados, conseguiu se eleger para a Assembleia Legislativa da Bahia como Deputado Estadual. O edil obteve 57.903 votos no estado e em Conquista 11315 votos (6,03%).
A equipe do programa Redação Brasil conversou ao vivo com o deputado Fabrício na manhã desta quarta-feira (05), que se diz feliz com o resultado das eleições e pronto para dar continuidade ao trabalho que já faz pela região Sudoeste da Bahia.
Ouça a entrevista na íntegra:
No programa Redação Brasil desta quarta-feira (05), o Jornalista Deusdete Dias, em seu editorial, destacou à respeito dos discursos de ódio que permeiam o cenário político brasileiro nas eleições presidenciais de 2022.
O comunicador reafirma a intolerância política por parte de alguns apoiadores da extrema direita contra pessoas e instituições que não comungam com a mesma ideologia partidária.
“Ninguém constrói nada destruindo, verdadeiramente existe uma intolerância política muito grande. Nada justifica o ódio contra ninguém. Por que tanto ódio dentro da política?” Questiona Dias.
Na última terça-feira (04), a UESB divulgou uma carta que denuncia ameaças e palavras de ódio contra a Instituição através de um áudio que associa a votação excessiva de partidos e candidatos de “esquerda” à ação da Uesb. Dias comenta o assunto
Ouça o Editorial com Deusdete Dias:
Segundo colocado no primeiro turno na disputa pelo governo da Bahia, ACM Neto (União) não deve declarar alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) como estratégia para ultrapassar o petista Jerônimo Rodrigues (PT). Após reuniões internas, de acordo com integrantes da campanha de ACM, foi unânime que um posicionamento de adesão a Bolsonaro poderia afugentar uma parcela de eleitores que o apoiou na primeira etapa da eleição.
No primeiro turno na Bahia, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 69,7% dos votos, contra apenas 24,3% de Bolsonaro. Já ACM Neto passou para o segundo turno da disputa estadual com 40,8% da preferência, 16 pontos percentuais acima do desempenho do presidente da República.
Esta terça-feira (4), dois dias após a votação do 1º turno, tem sido de intensas movimentações das forças políticas sobre os alinhamentos para o 2º turno da eleição presidencial.
O candidato do PT o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o apoio formal do PDT, de Ciro Gomes (PDT) e do Cidadania.
O presidente Jair Bolsonaro (PL, candidato à reeleição, foi escolhido pelo senador eleito Sergio Moro (União Brasil) e pelo governador reeleito Romeu Zema (Novo). Também recebeu o apoio do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que não chegou ao segundo turno da disputa pelo estado.
Reeleito governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que é do mesmo partido de Bolsonaro, esteve em Brasília para reafirmar seu apoio ao presidente da República.
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno das eleições. Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões de votos (43,2%).
Em reunião na tarde desta terça (4), o PSDB decidiu liberar os diretórios estaduais do partido para apoiar quem quiserem no segundo turno. No primeiro turno, o PSDB estava na campanha de Simone Tebet(MDB).
Leia a nota na íntegra:
Circula, nos últimos dias, em grupos de um aplicativo de mensagens, um áudio dedicado, não necessariamente nesta ordem, a lamentar uma suposta “excessiva” votação de candidatos e partidos “de esquerda” em Vitória da Conquista, a associar esta votação excessiva da “esquerda” à ação da Uesb e, ainda, a lançar ameaças à instituição e seus profissionais, jactando-se, o autor do áudio, de sua intenção de “botar uma bomba” nesta “Uesbzinha da por***” e agredindo seus profissionais, em particular seus docentes.
Trata-se de mais um, dentre vários outros, exemplo contundente da baixeza, da indecorosidade e das pretensões intimidatórias com que, nos últimos tempos, temas de relevância para toda a sociedade têm sido tratados, por determinadas pessoas e grupos, nos debates envolvendo políticas públicas e o papel do Estado na promoção do desenvolvimento social.
Frente a difusão de tais ataques e ameaças, a Reitoria da Uesb informa que está providenciando, junto às autoridades policiais de Vitória da Conquista, o devido registro de ameaça à sua integridade e à das pessoas que compõem sua comunidade, de forma a se resguardar e a alertar as autoridades competentes, no caso de tais afrontas se multiplicarem ou se expressarem de forma ainda mais agressiva do que o registrado até o momento.
De toda forma, aproveitamos para registrar que a Uesb é uma instituição promotora, em alto nível de qualidade e relevância, da ciência, da tecnologia, da formação profissional, da formação ética, do desenvolvimento social e econômico, da promoção social e da transformação de vidas. E procuramos cumprir esta missão com muito orgulho, muita dedicação e muita responsabilidade.
E esta missão é cumprida diariamente, sob a forma de aulas, pesquisas e experimentos, ações de extensão, produção de artigos e estudos científicos, participação e organização de eventos, elaboração de novos projetos de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, dentre várias formas de trabalho que são inerentes a um ambiente universitário.
E, além de todas estas atividades cotidianas, somente nos últimos 30 (trinta) dias, a Uesb ainda promoveu e executou, graças ao trabalho de seus docentes, discentes e servidores técnicos, diversas outras iniciativas, dentre elas:
1. iniciou os trabalhos técnicos para implantação de sua política de ações afirmativas para acesso aos seus 24 cursos de Mestrado e 09 cursos de Doutorado;
2. implantou nova estrutura curricular para todos os seus cursos de Licenciatura, ampliando a dimensão ética e inclusiva presente nos projetos pedagógicos dos cursos dedicados à formação de professores;
3. aprovou sua política institucional de internacionalização;
4. recebeu os resultados da avaliação da Capes sobre seus programas de pós-graduação, com resultados que indicaram pela elevação da nota de 08 (oito) dentre 17 (dezessete) programas avaliados;
5. lançou editais diferenciados de acesso às vagas de seus cursos de graduação, para candidatos portadores de diploma de curso superior e para transferência interna e externa;
6. abriu processo seletivo para acesso a diversos cursos de pós-graduação:
a) Mestrado Profissional em História;
b) Mestrado Profissional em Matemática;
c) Mestrado Profissional em Ensino de Física;
d) Mestrado Acadêmico em Educação Física;
e) Mestrado e Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade;
f) Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular;
g) Mestrado em Ensino;
h) Mestrado em Educação;
i) Mestrado em Linguística;
j) Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores;
k) Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos;
7. executou a seleção de propostas de trabalho para o Festival Cultural da Uesb: Estéticas e Ancestralidades;
8. implementou mais de 300 novas bolsas de iniciação científica, atendendo discentes de diversos cursos com bolsas próprias da Uesb, da Fapesb e do CNPq, além de cadastrar mais de uma centena de pesquisadores voluntários de IC;
9. divulgou resultados de seu projeto de extensão “Saúde em Bom Jesus da Serra”, que presta assistência e recolhe dados de pesquisa junto aos moradores do município de Bom Jesus da Serra, atingidos pela exposição ao amianto;
10. realizou eventos de fortalecimento e celebração da dimensão inclusiva e diversa de sua comunidade, inaugurando seu 1º Encontro Digaí – Diversidade e Gênero, Acessibilidade e Inclusão;
11. foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, pela ação continuada de seu programa de extensão vinculado ao Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA);
12. aprovou a criação de novo curso de pós-graduação lato sensu – Especialização em Saúde e Ambiente, com implantação em fevereiro de 2023;
13. apresentou à Capes proposta de criação de novo curso de Mestrado: Mestrado Acadêmico em Administração;
14. criou política especial de atração de pesquisadores estrangeiros, oriundos de países em desenvolvimento, para atuação junto aos seus programas de pós-graduação;
15. criou nova ação de permanência estudantil, baseada na integração arte/permanência/extensão/ensino, com o lançamento de edital para concessão de 65 bolsas para discentes, para atuação no campo do teatro e da interação universidade/escola básica;
16. lançou edital para concessão de uso de equipamentos notebook para estudantes habilitados em seu programa de assistência estudantil, para auxiliar estes discentes no desenvolvimento das atividades acadêmicas vinculadas aos seus cursos;
17. e diversas outras ações que abdicamos de registrar aqui.
Enquanto alguns agridem e ofendem, a Uesb – seus docentes, discentes e técnicos – trabalha. Muito. Em benefício da ciência, da inclusão e da cidadania. Esta é nossa missão e dela não abrimos mão.
Reitoria
O deputado Federal Waldenor Pereira (PT), se reelegeu à Câmara de Deputados com o número expressivo de 113.110 votos válidos. Em Vitória da Conquista, Waldenor recebeu 32071 votos e em entrevista à equipe do programa Redação Brasil na manhã desta terça-feira (04), o político fala sobre o assunto.
Ouça:
Entrevista Redação Brasil
@deusdetediasfilho
@macieljr.oficial
Reeleito pela Bahia para o Senado Federal com 58, 31% dos votos válidos, Otto Alencar (PSD) disse para a TV Band News, na tarde desta segunda-feira (3), que vai conversar com lideranças da sigla de diversos Estados brasileiros para no segundo turno o apoio ser para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Otto lembrou que ele fundou o partido na Bahia e isso o credencia para direcionar o apoio no segundo turno nacional.
“Agora, no segundo turno, eu vou defender que o PSD apoie o presidente Lula no Brasil. Eu já conversei com Omar Aziz, senador eleito pelo Amazonas, Carlos Fávaro, do Mato Grosso do Sul, e vou conversar com outros aliados, inclusive aqui no Nordeste. Além deles, eu vou entrar em contato com os líderes de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, para que o PSD nacional dê apoio no segundo turno ao Lula. O PSD nasceu aqui na Bahia e eu me sinto confortável para buscar apoio para Lula no Brasil”, afirmou o senador.
No Brasil, quem lidera o partido é Gilberto Kassab, que já chegou a dizer que Lula “não teria dificuldade de ter o PSD marchando com ele”.
Concluído o primeiro turno da eleição presidencial, integrantes da equipe do ex-presidente Lula (PT) avaliaram ao blog que o presidente Jair Bolsonaro (PL) chega “forte” para a disputa no segundo turno, o que vai exigir “muito mais” dos aliados do petista na campanha a partir de agora.
Com 99,99% das urnas apuradas em todo o país até as 10h desta segunda-feira (3), Lula obteve 48,43% dos votos, e Bolsonaro, 43,2%. O segundo turno está marcado para o próximo dia 30.
“O bolsonarismo é maior que o Bolsonaro. É um fenômeno político que exigirá muito de nós para derrotá-lo”, resumiu um coordenador da campanha de Lula.
Outro coordenador disse ao blog avaliar que o segundo turno vai ser “muito mais difícil” que o esperado.
“Houve uma onda final bolsonarista, forte, que a gente não estava esperando. Confiamos que Lula segue favorito, mas o cenário mudou para esse início de segundo turno”, avaliou.
Em São Paulo, por exemplo, embora as pesquisas apontassem Fernando Haddad(PT) em primeiro lugar, o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas(Republicanos) ficou em primeiro lugar. Tarcísio e Haddad disputarão o segundo turno.
Em busca de mais votos no segundo turno, Lula buscará imediatamente o apoio de Simone Tebet (MDB) e do PDT. Tebet obteve 4,9 milhões de votos no primeiro turno (4,1%).
A candidata emedebista já sinalizou que vai apoiar o petista, mas o MDB está dividido, e um grupo defende que os integrantes sejam liberados a apoiar quem quiserem.
“Acreditamos que os eleitores de Ciro virão para nós e boa parte da Simone também, mas isso não vem pela gravidade, teremos de falar para esses eleitores para atraí-los de fato”, avaliou um coordenador da campanha de Lula.
No comitê de Bolsonaro, a avaliação é que o presidente da República terá condições de empatar com Lula já na primeira semana do segundo turno, ajudado pelo cenário econômico.
Um assessor direto do presidente avalia que a queda dos preços “está chegando nas prateleiras” dos supermercados e que isso vai contribuir para que ele continue subindo nas pesquisas de intenção de voto.
Bolsonaro vai focar a estratégia em três estados: São Paulo, Minas e Bahia.
Em São Paulo, os assessores do presidente avaliam que a onda conservadora paulista vai ser decisiva no segundo turno.
Em Minas, Bolsonaro já adiantou que vai buscar o apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo) e, na Bahia, o de ACM Neto. De favorito, Neto terminou atrás do candidato de Lula e, no segundo turno, não poderá ficar neutro.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, recebeu aliados nesta nesta segunda-feira (3) para definir as estratégiaspara o segundo turno da corrida ao Palácio do Planalto, marcado para o próximo dia 30.
Bolsonaro ficou em segundo lugar no primeiro turno, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (48,4% a 43,2%), porém conseguiu votação acima do que previam os institutos de pesquisas e evitou a vitória imediata do petista.
Nesta segunda, Bolsonaro deixou a residência oficial do Palácio da Alvorada por volta das 8h e seguiu até o Palácio do Planalto, onde se reuniu com auxiliares e políticos aliados, como a deputada reeleita Bia Kicis (PL-DF), e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputará o segundo turno do governo de São Paulo contra Fernando Haddad (PT).
Após o encontro com o presidente, Kicis afirmou que se colocou à disposição para, ao lado da senadora eleita Damares Alves(Republicanos-DF) e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ajudar a melhorar o desempenho de Bolsonaro no eleitorado feminino. A deputada diz acreditar que pode auxiliar na virada da corrida presidencial.
“A única coisa que foi falado é que nesse momento vou trabalhar junto com a senadora Damares e com a primeira-dama para a gente levar a voz da mulher pelo Brasil. Uma voz cristã também, eu como católica, a gente sabe que tanto a senadora como a primeira-dama são evangélicas, falam muito bem para público evangélico, eu quero falar pro público católico também, trabalhar para buscar voto que é o que importa agora”, disse a parlamentar.