O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.
Uma dessas postagens ocorreu no domingo (veja mais abaixo), em razão de atos a favor de Bolsonaro em cidades do país.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes.
Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente.
Moraes tinha determinado medidas cautelares a Bolsonaro no dia 25 de julho, por indícios de que o ex-presidente estava obstruindo o processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado.
Dentre essas medidas estavam, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana.
Ele também estava proibido de veicular conteúdo nas redes e de usar redes de terceiros para esse fim.
Ao determinar que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial, em Brasília, o ministro também impôs:
Para recolher o celular, a Polícia Federal fez buscas na casa do ex-presidente no fim da tarde desta segunda.
Na manhã do sábado, 2 de agosto, o Distrito de Vila do Café, em Encruzilhada, recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT). Durante a visita, o governador participou da 3ª Edição da Exposição do Café da Agricultura Familiar (ExpoVila) e cumpriu uma agenda de trabalho marcada pela entrega de novas obras e pelo anúncio de investimentos destinados a fortalecer a agricultura familiar e a infraestrutura local.
Acompanhado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso de Araújo; pelo Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Secretaria de Estado de Transporte, Energia e Comunicação da Bahia, Saulo Filinto Pontes de Souza; e pela Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Turismo da Bahia, Giulliana Brito, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas locais e da região e parlamentares – entre eles os Deputados Waldenor Alves Pereira Filho (Federal – PT/BA) e José Raimundo Fontes (Estadual – PT) – o governador percorreu o Distrito, reconhecido como polo de cafés especiais do Estado e importante centro da agricultura familiar em Encruzilhada, que concentra cerca de 87% das atividades do setor no município.
Dentre as ações realizadas, destacaram-se as entregas do Mercado Municipal Nalva Reis Marques e da Casa do Café, ambos voltados ao fortalecimento da economia local e à valorização dos produtores familiares de café.
O Mercado Municipal Nalva Reis Marques, uma estrutura moderna e funcional, foi inaugurado com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para produtores e feirantes, além de proporcionar maior conforto aos consumidores. O espaço foi concebido para estimular o comércio local e regional, promover a organização do setor e gerar emprego e renda na comunidade. O investimento do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totalizou R$ 864 mil.
A vereadora Gabriela Garrido (PV) tomou posse em sessão solene nesta sexta-feira (1), assumindo o mandato parlamentar após decisão da Justiça Eleitoral, que cassou os votos do partido Avante por fraude às cotas de gênero, repercutindo na cassação do mandato de Natan da Carroceria.
O presidente da Câmara, Ivan Cordeiro (PL), afirmou que a posse de mais uma mulher como vereadora não era apenas um ato protocolar, mas a ampliação e consolidação da presença feminina em nosso parlamento. Para ele, Gabriela vai reforçar a bancada feminina e fortalecer o debate de ideias”.
“A cada mulher que assume uma cadeira nesta Casa, o parlamento conquistense se torna mais completo, mais justo e mais representativo. Portanto, a posse de nossa mais nova vereadora é uma vitória para as mulheres. Que a sua chegada inspire mais mulheres a participarem da política”, afirmou.
Em seu primeiro como vereadora, Gabriela Garrido afirmou que atuará de maneira firme na defesa da vida das mulheres, das crianças, das famílias que vivem na invisibilidade, contra todas as formas de violência e opressão, pela inclusão, pela saúde mental, pela justiça social — e também pela proteção animal.
A cantora Géssica Maria Silva, doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, afirmou que, apesar das diferenças de natureza étnica e social, se sente representada pela vereadora Gabriela Garrido.
“É uma mulher que não é da minha cor, é uma mulher branca; é uma mulher que não é da minha classe social e que possui uma outra formação social, mas independente de nossas diferenças nos apoiamos com respeito, dedicação e sororidade”.
A psicóloga e mão atípica Aracely Schettine Paiva afirmou que Gabriela Garrido tem atuação combativa e compromisso com as causas de interesse social, especialmente na defesa das mulheres.
“Já deixo um pedido a Gabriela: que abrace com força a causa das pessoas com autismo e suas famílias, especialmente as mães, que sofrem violências de todos os tipos, de gênero, doméstica, física, sexual, psicológica e patrimonial”.
O deputado estadual José Raimundo Fontes afirmou que, apesar de ser um evento local, a posse de Gabriela Garrido é simbólica dialoga com os debates internacionais sobre a representatividade das instituições políticas.
“O mundo inteiro está atravessando uma crise institucional, e uma lição pra todos nós, militantes de centro, de direita e de esquerda, que é fundamental a renovação de nossas instituições políticas. Ou renovamos ou a democracia corre grande risco”.
O deputado federal Waldenor Pereira afirmou que a posse de Gabriela Garrido é um ato simbólico para a Câmara e para a democracia conquistense. “Primeiro pela reparação, com o TRE decidindo punir o partido e anular os seus votos pelo descumprimento de um dispositivo legal que promove e incentiva a participação da mulher na política. E, por sorte, quem assume a vaga é uma mulher, que exerce a política com decência e dignidade”.
O deputado federal Jorge Solla afirmou ser emblemática a presença de Gabriela Garrido na Câmara Municipal, argumentando que a política de cotas tem alterado a realidade social do Brasil. Mencionou que os negros e a população mais pobre está tendo acesso ao ensino superior, e que as mulheres estão tendo maior presença no parlamento.
“Gabriela traz uma trajetória de luta e de vida que honra este mandato e que certamente orgulhará a todos que fazem parte da Federação Brasil da Esperança, com muitos desafios ainda à frente”.
A prefeita de Aracatu, Braulina Lima, afirmou ser motivo de alegria a posse da vereadora Gabriela Garrido, segundo ela uma mulher guerreira e que alcança seus objetivos. Para ela, o novo mandato vai fortalecer a luta das mulheres na política. “Parabenizo a Câmara e a justiça brasileira pela decisão, e estou feliz de estar aqui com Gabriela”.
Abaixo, na íntegra, o discurso da vereadora Gabriela Garrido (PV):
Senhoras e senhores, colegas parlamentares, autoridades e todas as pessoas aqui presentes.
Hoje não é apenas o início de um mandato. É a renovação de um compromisso. Eu chego a esta Casa carregando cada passo da minha trajetória: como mulher, como delegada, como estudiosa da dor e da força das mulheres, como alguém que aprendeu, na escuta das vítimas e na luta por justiça, que política não pode ser feita distante das urgências da vida real.
Agradeço a todos e todas que confiaram seu voto, sua esperança e, acima de tudo, sua voz a mim. Se estou aqui, é porque acredito – e provo todos os dias – que é possível ocupar o poder sem abandonar os princípios. Minha atuação será firme na defesa da vida das mulheres, das crianças, das famílias que vivem na invisibilidade.
Seguirei lutando contra todas as formas de violência e opressão, pela inclusão,
pela saúde mental, pela justiça social — e também por um tema que me toca profundamente: a proteção animal. Porque cuidar da cidade também é olhar com compaixão para os seres mais vulneráveis. Defender a causa animal é buscar soluções com diálogo, respeito e políticas públicas que promovam bem-estar, responsabilidade e educação. E eu estarei atenta a isso, com amor e ação.
E quero dizer, com toda a minha alma: eu sou a voz do povo — não só de quem me elegeu, mas também de quem nunca foi ouvido. Sou representante da criança esquecida na periferia, da mulher sobrecarregada, do idoso invisível, do jovem que sonha — e também daquele que já perdeu a esperança.
Sou a voz do empreendedor que, mesmo diante das dificuldades, acorda cedo, abre as portas e movimenta a economia da nossa cidade com coragem e criatividade. Meu mandato é de gente. É da cidade inteira. Vim para questionar, quando necessário.
Vim para escancarar portas que por muito tempo estiveram fechadas para o povo preto, periférico, feminino.
Porque a política deve ser espaço de transformação.
Neste momento especial, também quero agradecer à minha família. Ao meu marido, por caminhar ao meu lado com generosidade e força. Aos meus filhos, que são minha razão de coragem e ternura todos os dias. E à minha equipe, aos amigos e amigas que não soltaram minha mão, mesmo nas horas mais difíceis: vocês também fizeram esse mandato acontecer. Essa vitória é nossa.
A todas as mulheres que carregam culpas que não lhes pertencem, que sustentam famílias sozinhas, que silenciam suas dores porque “não é hora de reclamar: esse mandato também é de vocês. Eu sou uma de vocês. Vamos ocupar essa Câmara com coragem, com propostas e com afeto. Porque é possível fazer política com firmeza
E, ainda assim, com humanidade.
Muito obrigada.
Vamos ao trabalho!
Nos dias 17 e 18 de agosto de 2025, o Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o VCA Cakes 2025, considerado o maior encontro de confeitaria da Bahia. Voltado para profissionais, empreendedores, estudantes e apaixonados pela arte doce, o evento promete reunir milhares de participantes em uma programação intensa, inspiradora e transformadora.
Idealizado por Renata Gunes, o evento nasceu do desejo de aproximar profissionais da confeitaria, panificação, gastronomia e fast food de grandes nomes do setor. “Quero proporcionar aos confeiteiros e empreendedores da área de alimentação a oportunidade de vivenciarem essa atmosfera maravilhosa e conhecerem de perto esses profissionais que nos inspiram todos os dias”, afirma a idealizadora.
Em sua terceira edição, o VCA Cakes consolida-se como um dos maiores encontros do setor alimentício no estado, reunindo conhecimento técnico, inovação, networking e experiências ao vivo. Muito mais do que um evento voltado à confeitaria, o VCA Cakes 2025 oferece uma programação pensada também para quem atua com panificação artesanal ou industrial, lanches rápidos, delivery e gestão de negócios alimentícios.
Sob o mote “Descubra tendências, aprimore suas habilidades e conecte-se com os maiores nomes da confeitaria”, o VCA Cakes 2025 traz uma programação rica e diversificada, pensada não apenas para confeiteiros, mas também para profissionais das áreas de panificação, gastronomia e fast food. Entre os destaques estão palestras e workshops sobre gestão financeira, marketing digital, precificação, formalização de negócios e técnicas avançadas, além de aulas show e demonstrações ao vivo com especialistas renomados que compartilharão suas práticas de sucesso. O evento também contará com a Batalha Doce, uma competição criativa entre confeiteiros, e o tradicional Concurso de Bolos, que expõe criações impressionantes e inovadoras. Já para as famílias, a Arena Kids oferecerá atividades interativas para as crianças.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista retornou com as sessões do segundo semestre de 2025 nesta sexta-feira (01). O destaque da sessão de hoje foi a posse de Gabriela Garrido (PV) como a mais nova vereadora de Vitória da Conquista.
Gabriela assume uma cadeira na bancada de oposição. Ela afirma que, independente de lado político, pretende atuar com dedicação à população de Vitória da Conquista. “Tenho que trabalhar incansavelmente pelo povo de Vitória da Conquista”; disse.
Além dos edis, estiveram presentes na sessão figuras políticas importantes como o deputado federal Jorge Solla (PT), o deputado estadual Zé Raimundo (PT) e o ex-deputado federal Waldenor Pereira (PT).
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, traz os contornos da disputa pelo Legislativo Federal em 2026 na Bahia. Os levantamentos para o Senado indicam a liderança dos ex-governadores Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) nos cenários estimulados.
No cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado, a maioria dos eleitores baianos ainda demonstra indecisão. O percentual de “Não sabe/não opinou” atinge 87,3%. Entre os nomes citados, Jaques Wagner (1,8%) e Rui Costa (1,4%) aparecem com as maiores menções, seguidos por Otto Alencar (PSD) (1,1%) e ACM Neto (União) (0,9%).
Já no primeiro cenário estimulado, onde os eleitores podiam citar até dois candidatos para Senador, os resultados são os seguintes:
Rui Costa: 45,7%
Jaques Wagner: 35,7%
João Roma: 24,6%
Márcio Marinho: 8,9%
Adolfo Viana: 7,3%
Marcelo Nilo: 6,4%
Zé Cocá: 4,8%
Não sabe/Não opinou: 7,0%
Nenhum/Branco/Nulo: 15,3%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que oficializa a aplicação de uma tarifa total de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada como resposta a uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia norte-americana. A nova alíquota entra em vigor em um prazo de sete dias, e traz diversas exceções, entre elas suco de laranja e outros produtos agrícolas, petróleo e derivados, metais e peças de aeronaves.
Trump também acusa o ministro Alexandre de Moraes, sancionado nesta quarta, de “coagir arbitrariamente empresas dos EUA a censurar discurso político, entregar dados de usuários e alterar políticas de moderação de conteúdo sob ameaça de multas, processos criminais, congelamento de ativos ou expulsão do mercado brasileiro”.
“Ao impor essas tarifas para enfrentar as ações imprudentes do governo do Brasil, o presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos de uma ameaça estrangeira”, diz o comunicado.
Segundo comunicado da Casa Branca, a decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, e mira “políticas e ações” do governo brasileiro que, na visão dos EUA, prejudicam empresas e cidadãos norte-americanos.
O texto cita diretamente o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando o processo como “perseguição politicamente motivada” e acusando autoridades brasileiras de cometer “abusos graves de direitos humanos”.
Falei, tá falado! — por Deusdete Dias
Vivemos tempos difíceis no Brasil. A política nacional parece ter virado palco para personagens que, em qualquer democracia sólida, sequer passariam da primeira triagem ética. No entanto, aqui, são eleitos — muitas vezes com base em mentiras e manipulações.
Um exemplo gritante é o caso da deputada federal Carla Zambelli. Em um dos episódios mais absurdos da recente história eleitoral brasileira, Zambelli gravou e divulgou uma fake news alegando que a rede de lojas Havan pertencia ao filho da então presidenta Dilma Rousseff. A mentira viralizou, e ela acabou eleita.
É neste ponto que precisamos refletir com seriedade: estamos desqualificando o nosso voto? Estamos tratando a política como entretenimento, esquecendo das consequências reais que esses atos produzem?
Mas a trajetória de Zambelli não parou por aí. Em 2022, a deputada sacou uma arma e perseguiu um cidadão que a havia criticado nas ruas de São Paulo. A cena, gravada e amplamente divulgada, expôs um comportamento incompatível com o cargo que ocupa. Ela foi processada e, mais uma vez, condenada.
Em 2023, a situação se agravou: Zambelli foi acusada de contratar um hacker para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça. Um ataque direto à Justiça brasileira.
Agora, em 2025, a resposta do Judiciário veio de forma contundente. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal condenou a deputada a 10 anos de prisão e determinou a perda do mandato parlamentar. O ministro Alexandre de Moraes ainda ordenou sua prisão imediata e a inclusão de seu nome na lista da Interpol.
No dia 29 de julho, Carla Zambelli foi finalmente presa em Roma, na Itália. Um pedido de extradição já foi formalizado.
É aqui que precisamos parar tudo e refletir: até onde vai a cegueira política de parte da sociedade? Até onde vamos permitir que indivíduos desrespeitem as leis e as instituições em nome de um “líder maior”, de uma narrativa fanática, de um projeto pessoal de poder?
A democracia exige responsabilidade. O voto exige consciência. Estamos passando dos limites — e não é pelo Brasil, mas por uma família, por um culto à personalidade que nada tem de republicano.
Pensem bem. Falei, tá falado!