O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser levado de helicóptero para Natal após passar mal na manhã desta sexta-feira (11) durante uma agenda em Santa Cruz, no interior Rio Grande do Norte. O veículo aéreo foi cedido pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT).
Segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, auxiliares do ex-mandatário afirmaram que Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais causadas por obstrução intestinal ainda decorrente da facada que levou em 2018.
O ex-presidente deu entrada em um hospital público da cidade, mas já foi transferido de helicóptero para um hospital particular em Natal, capital do estado.
A 54ª Exposição Agripecuária de Vitória da Conquista já tem data marcada: 4 a 8 de junho. A data de realização do evento foi confirmada na última quinta-feira (10), durante uma reunião que ocorreu entre os deputados Fabrício Falcão (PCdoB), Waldenor Pereira (PT), José Raimundo Fontes (PT) e o ex-prefeito de Belo Campo, Quinho, que estiveram reunidos com o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária (Coopmac), Isaac Figueira, e o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho pôLoyola, em Salvador e alinharam as tratativas para a realização do evento. O Governo do Estado garantiu apoio para a realização da edição deste ano e vários entes políticos têm continuado a se movimentar para assegurar a realização da edição 2025 do evento.
A Prefeitura de Vitória da Conquista também reiterou junto à diretoria da Coopmac para viabilizar a realização da Exposição com acesso gratuito da população ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O evento vem ocorrendo desde o ano de 2024, quando retornou após cinco anos de hiato.
Na tarde desta quinta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), recebeu representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), que representa mais de 2 mil professores, para tratar de pautas relacionadas às reivindicações da categoria, como a campanha salarial dos professores e outras demandas da educação pública municipal.
A presidente do SIMMP, Greissy Leôncio Reis, ressaltou o papel fundamental da Câmara na mediação entre o sindicato e o governo, além da responsabilidade do Legislativo na fiscalização para cumprimento das leis. “São pautas extremamente importantes porque se trata da tabela salarial do professor, do Estatuto do Magistério, e a Câmara tem por obrigação a vigilância e cumprimento para fazer valer as leis municipais e federais”, explicou Greissy.
Além das questões salariais, a reunião também tratou de outros assuntos importantes sobre a educação de Conquista, como a estrutura das escolas e o cumprimento das leis relacionadas aos professores. Durante a reunião, o presidente da Câmara se comprometeu a participar das mesas de negociação e acompanhar de perto os encaminhamentos das pautas apresentadas pelo SIMMP.
Ivan destacou que, além do apoio às pautas apresentadas pelo SIMMP, a Casa Legislativa também exerce um papel de fiscalização das condições das escolas e da aplicação dos recursos na educação, através da Comissão da Educação. “Educação é essencial para nossa sociedade, e o nosso papel é apoiar o que for necessário para melhorá-la, inclusive no que diz respeito à fiscalização das escolas e à garantia de que os direitos dos professores sejam respeitados”, afirmou o presidente.
O SIMMP estará presente no programa Fala Conquista! , da Rádio Câmara 90.3, na próxima terça-feira (15), para uma conversa sobre as demandas dos profissionais da educação no município.
Fonte: ASCOM/CMVC
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, integrou a mesa de abertura do lançamento do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho e Emprego, realizado nesta quarta-feira (10), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e reuniu autoridades dos governos federal e estadual, lideranças do setor industrial e representantes do Legislativo baiano.
A mesa também foi composta pelo governador Jerônimo Rodrigues, o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos; o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Júnior; o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.
O Seja Pro+ é uma iniciativa do Sesi, em parceria com o Ministério do Trabalho, que tem como objetivo ofertar vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante para todo o Brasil, com o objetivo de promover a inclusão social e ampliar o acesso ao mercado de trabalho por meio da educação.
Em sua fala, Ivana Bastos destacou a importância do programa pioneiro no Brasil. “Estamos falando de dignidade, de oportunidades reais e de transformação de vidas. A Assembleia Legislativa está ao lado de todas as iniciativas que promovem inclusão, capacitação e justiça social”, afirmou a parlamentar.
O ministro Luiz Marinho também reforçou o papel transformador da iniciativa: “O programa é para criarmos condições de engatar uma necessidade do mercado de trabalho que é ter mão de obra preparada, educada, formada para servir a todas as frentes de trabalho que irá surgir no Brasil, especialmente no setor industrial”. Durante a solenidade, foram assinados termos de adesão ao programa por representantes de empresas como Agrovale, Grupo DASS, ZAB, TEIU, Mauricéa Alimentos e Fosnor, garantindo mais oportunidades para jovens em busca do primeiro emprego e qualificação. Também estiveram presentes no evento os deputados Raimundinho da JR (PL), Radiovaldo Costa (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Fátima Nunes (PT).
Fonte: ASCOM/ALBA
Foto: JoãoValadares/AgênciaALBA
Na sessão desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal, o vereador Luis Carlos Dudé (União Brasil) chamou à atenção da Casa Legislativa para um assunto que, em suas palavras, o tem incomodado e precisa ser revisto pelos representantes da população conquistense: A construção exacerbada de postos de combustível em Vitória da Conquista.
De acordo com Dudé (UB) é fundamental que haja a criação de uma comissão da câmera de vereadores para um estudo das questões relacionadas a quantidade de postos de combustíveis no município; “porque em cada esquina nós estamos vendo a construção de novo posto de gasolina em Vitória da Conquista”. Disse.
Em diversos trechos de Vitória da Conquista, na avenida Integração, por exemplo, não existe sequer a distância com metragem mínima de 1.200 metros quadrados entre alguns estabelecimentos. Existem outros locais da cidade em que os postos ficam quase em frente uns aos outros.
Diante disso, Dudé enfatizou, em seu discurso, a responsabilidade do poder fiscalizador que os vereadores têm como representantes da população; “Está casa tem sobretudo a responsabilidade do papel fiscalizador para a sociedade da nossa Joia do Sertão Baiano”, disse.
Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira (9), a vereadora Cris Rocha (MDB) levantou a possibilidade de o Governo do Estado assumir a administração do Hospital Esaú Matos. Rocha contou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher já foi à unidade para buscar entender o que está acontecendo com a administração do equipamento.
“Nós fomos apurar algumas situações e demandas que nos são solicitadas constantemente e também conversar sobre o funcionamento daquele hospital para que a gente possa garantir que continue sendo um equipamento que atenda com excelência”, disse. “A gente também quer propor um diálogo com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para que a gente possa identificar a possibilidade de aplicação de recursos e fortalecimento daquele hospital. A gente precisa analisar e entender: é aplicação de recurso? É transformação em maternidade estadual, já que a gente já atende a mulheres de toda a região? O que pode ser feito? Vamos estar lá para fazer essas tratativas e tentar buscar a melhor solução para que o Esaú Matos continue funcionando”, complementou.
Demandas de Malvinas – Cris Rocha contou que esteve reunida com moradores da região de Malvinas, onde recebeu uma lista de demandas: extensão da linha de ônibus, iluminação do campo das Malvinas e também a revitalização da quadra de São Sebastião. “Todas essas indicações já foram protocoladas por mim”, anunciou ela.
Nos dias 5, 6 e 8 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza audiências públicas na Bahia para tratar sobre a nova concessão da BR-116 e da BR-324, trecho de 663 km que está sob administração da Via Bahia. Os encontros acontecerão em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
O objetivo é colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato, ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que visa à concessão para exploração do lote rodoviário. Uma quarta audiência será realizada em Brasília, no dia 16.
Com o encerramento do contrato com a empresa Via Bahia, o trecho da concessão volta a ser administrado pelo Governo Federal a partir do dia 15 de maio. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou que até a escolha da nova empresa concessionária, o DNIT assume os serviços de manutenção da rodovia.
“Pedi ao ministro Renan Filho que entre com força total, para dar uma trafegabilidade, para consertar essa buraqueira e para diminuir o risco nas duas estradas. Nós vamos tentar concluir toda a licitação e contratar a nova empresa ainda esse ano”, afirmou Rui Costa.
Os documentos e as demais orientações referentes à Audiência Pública estão disponíveis no Sistema ParticipANTT (https://participantt.antt.gov.br/public), no local destinado à Audiência Pública nº 02/2025. Outras informações e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail ap002_2025@antt.gov.br.