A desaprovação de Lula (PT) cresceu e chegou a 56% dos eleitores brasileiros, aponta pesquisa Quaest divulgada neta quarta-feira (2). É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50%.
A aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato.
Veja os números:
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.
O levantamento aponta que Lula
Prefeita Sheila Lemos encaminha projeto de lei para reestruturação administrativa e criação de cargos
A prefeita Sheila Lemos enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a reestruturação do gabinete da chefia do Executivo e a criação de novos cargos públicos. A iniciativa faz parte de uma reforma administrativa que, entre outras medidas, prevê a criação de uma “super secretaria”, reunindo áreas estratégicas da gestão municipal.
A proposta, segundo a prefeitura, busca otimizar a administração pública, melhorar a eficiência dos serviços e adequar a estrutura organizacional às necessidades do município. No entanto, a criação de novos cargos tem gerado debates sobre o impacto financeiro da medida.
O projeto deve ser analisado pelos vereadores nas próximas sessões. Acompanhe mais detalhes e a análise do jornalista Deusdete Dias no editorial do Blog do Redação.
No dia de hoje (01/04/2025) a Polícia Federal em Vitória da Conquista – Bahia, concluiu o Inquérito Policial (2024.0103514-DPF/VDC/BA) onde se investigava a atual Vereadora daquela cidade, Leia Meira (Leia de Quinho) e José Henrique Tigre
(Quinho) ex-prefeito da cidade de Belo Campo e ex-presidente da UPB – União dos Municípios da Bahia, por supostos crimes eleitorais durante as eleições de 2024.
A PF concluiu que após serem realizadas todas as diligências e investigações, não foi possível indicar provas de que os crimes investigados foram de fato cometidos, não vislumbrando a autoridade policial outras diligências capazes de confirmar a notícia de crime ou mesmo indícios, de maneira que encerrou a investigação, sem realizar indiciamentos.
Tanto a Vereadora Leia, como o ex-prefeito Quinho, receberam a notícia do arquivamento do inquérito com serenidade e sem surpresas, pela forma proba e ética com que ambos exercem a política, cujo maior destaque para ambos é buscar sempre a melhoria da vida dos mais pobres e a luta pelo desenvolvimento regional.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31), o novo secretário de comunicação do estado. Segundo apuração do Metro1, o escolhido é Marcus Vinícius di Flora.
Ele foi secretário adjunto da extinta Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, no primeiro governo Lula.
Ele vai substituir André Curvello, que deixou a pasta no final do ano passado, após dez anos comandando a Comunicação do governo. Luciano Suedde, ex-chefe de gabinete da Secom, foi quem assumiu interinamente desde então.
Na prefeitura de Belo Horizonte, di Flora atuou no gabinete do prefeito, na Empresa Municipal de Transporte e Trânsito (BHTRANS) e na Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodabel) de 1995 a 2002.
Ele também atuou na equipe de transição do governo FHC para o governo Lula (2002), foi secretário executivo de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República de 2003 a 2005 e gerente de Marketing da Caixa no Rio de Janeiro de 2006 a 2008.
Desde então, o novo chefe da Secom do estado atuou em projetos de comunicação para agências de publicidade, empresas de comunicação e digitais como: ASA Propaganda, XBrasil Comunicação, Clara Comunicação, Frank&Einstein Digital e Nova/SB Comunicação, onde foi um dos vice-presidentes.
Na área de marketing político, Marcus di Flora coordenou, entre outras, pesquisas eleitorais em duas campanhas presidenciais – Lula em 2002 e Dilma em 2010 e foi consultor em pesquisa para a chapa Fernando Haddad e Manoela D’Ávila em 2018.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), dá o pontapé inicial da sucessão presidencial de 2026 e lança sua pré-candidatura ao Planalto na próxima sexta-feira (4) em um cenário que inclui divisões internas em seu próprio partido e desconfiança do eleitor bolsonarista.
Aos 75 anos, o goiano que ascendeu para a política como fundador da UDR (União Democrática Ruralista) e foi um ferrenho opositor dos governos petistas, agora tenta se cacifar para entrar na disputa presidencial pela segunda vez – a primeira foi em 1989, quando ficou em 10º lugar.
Em seu segundo mandato com governador de Goiás, Caiado quer aproveitar o vácuo na direita com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pautar temas como o da segurança pública e atuar como contraponto ao governo Lula (PT).
O caminho até a urna, contudo, não será fácil. O primeiro desafio superar as turbulências internas do União Brasil e garantir a unidade em torno de seu projeto presidencial – parte da bancada do partido apoia o governo Lula, e outra parcela segue fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ala lulista é liderada pelos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, padrinho político do ministro Waldez Góes (Integração Nacional).
Entre os aliados de Bolsonaro estão os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia), além de uma parte das bancadas na Câmara e Senado. A expectativa é ausência dos líderes das duas alas no lançamento da pré-candidatura.
( Continue lendo → → → )
Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (28), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), ocorreu a aclamação e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2025/2026, juntamente com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, assumiu a presidência da UPB, enquanto José Sivaldo Rios de Carvalho, gestor de Capim Grosso, foi empossado presidente da FECBAHIA.
“Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos, prefeitas e todos aqueles que acreditaram que nós podemos representá-los com honradez, trabalho e determinação”, declarou Wilson Cardoso.
O ato reuniu gestores municipais, parlamentares e autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues, que afirmou: “A Bahia hoje é a sede do municipalismo brasileiro, porque são duas agendas importantes”. Ele também garantiu parceria para desenvolver um banco de projetos que beneficie os municípios. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a relevância das administrações locais na execução das políticas públicas.
O senador Jaques Wagner enviou mensagem desejando êxito à nova diretoria, enquanto o presidente Lula reafirmou o apoio do Governo Federal. Também participaram o senador Otto Alencar, que salientou a união dos prefeitos, a deputada Lídice da Mata, que reforçou a parceria da bancada federal, e o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. Sivaldo Rios celebrou a eleição por consenso e a mobilização dos gestores municipais em prol dos consórcios públicos.

Wilson Cardoso também anunciou a reforma do estatuto da UPB, criando diretorias regionais e operacionais para fortalecer o diálogo com os municípios. A nova Diretoria Executiva é composta por Beto Pinto (vice-presidente institucional), Kitty Guimarães (vice-presidente administrativa), Danillo Sales (1º secretário), Vitor do Posto (2º secretário), Arnaldo Oliveira (1º tesoureiro) e Regis Aragão (2º tesoureiro). Também foram nomeados conselheiros titulares e suplentes.
Fotos: Reprodução | UPB
Em seu discurso na sessão desta sexta-feira (28), o vereador Luciano Gomes (PCdoB) ressaltou a importância das parcerias público-privadas e da colaboração entre diferentes esferas do governo para a realização de importantes obras e projetos na cidade. Também fez um reconhecimento ao trabalho conjunto da Prefeitura e dos deputados na melhoria da infraestrutura local.
O vereador destacou que as parcerias entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e os parlamentares têm sido fundamentais para a entrega de obras e frisou a necessidade de um equilíbrio entre crítica e reconhecimento positivo no trabalho político. “Devemos criticar quando necessário, mas também ter a coragem de elogiar quando é preciso”, destacou.
Gomes afirmou que a Prefeitura entendeu a importância do trabalho do vereador e tem colaborado na implementação de projetos que trarão melhorias para os bairros e povoados da cidade. “O trabalho do vereador tem valor”, completou, mencionando a importância das emendas e autorizações para a realização das obras.
Entre as várias iniciativas, Gomes anunciou a entrega de três novos espaços multiuso em áreas da cidade, como Cabeceira da Jiboia, Recanto dos Pássaros e Morada Real. ” Isso é possível porque foi um trabalho em conjunto”, destacou. Além disso, ressaltou a construção de uma arena no povoado de Cabeceira de Boia, com emenda parlamentar de sua autoria, que totaliza mais de R$ 300 mil em investimentos.
Em seu pronunciamento na sessão desta sexta-feira (28) o vereador Alexandre Xandó (PT) fez um emocionado anúncio da entrega de um poço artesiano à comunidade do Assentamento Joana D’Arc, destacando a importância da água potável para cerca de 30 famílias da região.
Xandó relembrou suas raízes na luta pela terra e o papel que desempenhou, junto à comunidade, desde a ocupação e organização do assentamento, até a atual entrega do poço artesiano. “A entrega do poço é uma vitória para todos nós, uma conquista da comunidade que foi possível graças ao trabalho coletivo e à articulação com o nosso companheiro Lucas Reis e toda a equipe do gabinete”, disse o vereador, se emocionando ao lembrar do esforço coletivo.
O poço artesiano irá beneficiar aproximadamente 30 famílias, proporcionando não só o acesso à água para consumo humano, mas também impulsionando a produção local. Xandó aproveitou para mencionar que, embora tenha conseguido articular a entrega do poço para o assentamento Joana D’Arc, infelizmente o projeto no Assentamento Dandara não obteve sucesso, pois a água não foi encontrada, e novas perfurações precisam ser feitas.
O vereador também destacou os avanços no bairro Bruno Bacelar, com o grupo Novo Olhar, que está promovendo grandes mudanças, incluindo a preparação para o Arraial Flor de Açucena e o desenvolvimento do futsal feminino. “Parabenizo todos os envolvidos no trabalho de revitalização e organização do bairro, especialmente o grupo Novo Olhar, que vem transformando a comunidade com ações culturais e esportivas”, afirmou.
Porém, Xandó também apontou algumas deficiências em infraestrutura, como a falta de faixas de pedestres nas novas praças entregues pela prefeitura, destacando que, sem a devida educação de trânsito, essas áreas podem se tornar perigosas para a população. Além disso, mencionou os problemas que persistem em áreas como a Travessa Portugal e Avenida Espanha, onde ainda há necessidade de melhorias no esgoto e na infraestrutura local.
Em seu pronunciamento na sessão desta sexta-feira (28), a vereadora Cris Rocha (MDB) apontou que vários bairros ficaram “esquecidos” pela Prefeitura, sem receber pavimentação asfáltica, como Vila Elisa, Laje Grande, Cidade Serrana, Primavera, parte alta do Miro Cairo e Serrinha. A vereadora disse que buscará meios de apoiar a população desses bairros na busca pela garantia desse serviço. “Vamos batalhar para conseguir essa pavimentação asfáltica nessas regiões”, garantiu.
Mais recursos para o Cemerf – Ainda em seu pronunciamento, Cris Rocha defendeu que o município destine mais recursos para a aquisição de cadeiras de rodas, órteses e próteses pelo Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf). “Fui gestora desse serviço, que deveria ser de excelência. Temos uma equipe de excelência, porém falta recurso para a compra de cadeira de rodas e equipamentos de órtese e prótese. A tabela está defasada, não teve reajuste do Governo Federal”, disse, defendendo que recursos do tesouro municipal sejam destinados para complementar o valor para a compra de equipamentos. “É um grande equipamento, mas essa problemática precisa ser pensada em busca de soluções”.
Visando as Eleições de 2026, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), tem articulado apoios para disputar seu sexto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.
Na manhã da quinta-feira (27), Fabrício Falcão recebeu lideranças para uma reunião de mandato em Vitória da Conquista, entre elas o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, do União Brasil, e Gilvan Vieira dos Santos, o Gilvan Bigode, irmão da ex-vereadora Maria Lúcia Santos Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro. Ambos confirmaram apoio ao deputado, que agradeceu a aliança. “Estou aqui agora com o meu amigo Gilvan Bigode, essa grande figura da política de Conquista, irmão de uma grande mulher, minha amiga Lúcia Rocha.
Também estou aqui com esse irmão e parceiro, Dudé. No início da minha carreira, tivemos uma trajetória juntos, depois nos distanciamos, mas sempre com respeito e lealdade. Agora, estamos reencontrando esse caminho. Dudé é uma figura querida e realiza um excelente mandato como vereador. Só posso agradecer a Deus por me trazer pessoas como ele”, declarou Fabrício.