Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 14, o vereador Danillo Kiribamba (PCdoB) criticou a iniciativa da Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista (Coopmac) pela decisão de estabelecer o valor de R$ 6,00 para o ingresso no Parque de Exposições, durante a 52ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista.
Kiribamba pediu ao presidente da Coopmac que reveja a decisão. “Reveja essas cobranças. Está elitizando a exposição”, disse ele. “A gente fala tanto em crise, em colocar as pessoas na Exposição e cobra R$ 6,00?”, questionou ele apontando que Barreiras, Itapetinga e Feira de Santana tiveram exposições sem cobrança de ingressos.
Apesar da crítica, o vereador desejou sucesso ao evento. “Que seja um sucesso, mas que olhe para as classes menos favorecidas”, disse ele.
Confira o pronunciamento do vereador:
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apostou na manhã de hoje, em entrevista à Mário Kertész, que a condenação a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região não vai ser executada.
“Alguém vai ter que provar. Se provarem crime, não precisam nem vir atrás, eu vou e me apresento. Se eu tiver cometido crime, mereço ser preso. Se não, alguém vai ter que pedir desculpas. Eu não vou ser preso”, apostou.
O petista responsabilizou ainda a força-tarefa da Operação Lava Jato pelo derrame cerebral que levou a ex-primeira-dama Marisa Letícia à morte.
“Eles sabem que são responsáveis pelo AVC da Dona Marisa. E olhe que sou tranquilo para tratar esse assunto. Esse país não pode ter um país com MP forte, PF forte, para ser vítima de infâmia. A pobre da Dona Marisa é acusada de lavagem de dinheiro, o único dinheiro que ela lavava era o meu na bermuda. Todo dobradinho”, afirmou.
A vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), foi assassinada na noite de ontem em uma região central da cidade. Segundo a Folha, ela e o motorista foram vítimas dos desparos e morreram. Uma assessora ficou ferida apenas por estilhaços.
Testemunhas ouviram cerca de dez tiros no momento do crime. Ela voltava do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, uma roda de conversa na Lapa (centro), quando foi interceptada pelos criminosos.
A vereadora era aliada do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito do Rio.
Freixo e correligionários compareceram ao local do crime. O deputado disse que todas as características indicam ter se tratado de uma execução e que vai cobrar providências.
Segundo ele, nem o partido e nem a família de Marielle sabiam de ameaças contra ela. “Cabe à polícia investigar. Há caminhos para se investigar esse crime”, afirmou.
No dia 10, ela publicou um texto em suas redes sociais denunciando abusos do 41º batalhão da PM contra moradores da favela de Acari. “Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, dizia um trecho.
O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) informa a decisão sobre a candidatura ao governo estado para seus aliados na próxima semana. O anuncio oficial acontece até o dia 7 de abril, provavelmente, no próprio dia 7. O compromisso foi firmado durante a reunião com a bancada de deputados estaduais na noite da última terça-feira (13).
Dos 21 parlamentares, 20 participaram do encontro com o líder político. Os deputados demonstrando preocupação com a possiblidade de Neto não disputar a chefia do Palácio de Ondina foram, como esperado, expressar o apoio.
Na conversa, o prefeito não entrou em muitos detalhes – seria difícil manter o sigilo diante de tantos presentes -, contudo, deixou claro que ainda avalia o cenário em dois segmentos: pesquisas e alianças com três partidos.
No que se refere às pesquisas, Neto revelou que o cenário é favorável. Os itens que causaram preocupação ao mandatário do campo político foram relativizados pelos aliados sob o argumento de que outras questões no levantamento apontam para outra direção.
“A população de Salvador quer que Neto continue como prefeito, mas sabe que ele pode fazer muito sendo governador, portanto, temos convicção de que há margem para convencimento dos soteropolitanos. Mais que isso, a saída dele para o governo não é algo visto como ‘traição’ ou descumprimento de compromisso”, afirma um dos presentes que pediu para não ter o nome publicado.
Mais uma pesquisa encomendada chegará às mãos do prefeito neste final de semana. O levantamento somado às tratativas com três partidos – o segundo segmento – selará o rumo de Neto nesta corrida eleitoral
A situação do MDB, PR e PP é o que vem consorciado com as pesquisas. Na reunião com os deputados, Neto não entrou em detalhes. O que disse é que está conversando com as três legendas e que não necessariamente se faz necessária a presença de todas para definir a candidatura.
O problema é que atualmente, o mais provável é que tenha apenas o PR nas suas fileiras. O PR chegará com uma fatura nada promissora. Tem pouco menos da metade do tempo de televisão do MDB, cinco deputados federais – no cenário ideal com Ronaldo Carletto e Roberto Britto -, mais um ou dois estaduais (Robinho e Luiz Augusto, sendo o primeiro certo em caso e o segundo duvidoso).
O MDB depende da situação do deputado federal Lúcio Vieira Lima. Ainda que seja cassado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a influência e peso sobre a legenda na Bahia continuarão presentes de modo que Neto terá que lidar com os prós (tempo de tv e fundo eleitoral) e contras (malas com mais de R$ 51 milhões).
O PP depende de uma costura nacional que tem poucas chances de prosperar, embora em política não se possa descartar nenhuma hipótese minimamente possível. Ciro Nogueira, presidente nacional da sigla, tem simpatia pela candidatura de Rodrigo Maia (DEM) à presidência.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) projeto que flexibiliza os horários de transmissão da Voz do Brasil nas rádios.
O texto segue para sanção presidencial. Pelo texto aprovado, o programa poderá ser transmitido entre as 19h e as 22h em rádios comerciais, e até as 23h em rádios legislativas.
Hoje o programa estatal de transmissão obrigatória, que tem duração de uma hora, vai ao ar às 19h.
A flexibilização é um pleito antigo das empresas de comunicação, que querem a possibilidade de exibir o programa em horários alternativos.
O projeto mantém a veiculação compulsória do programa às 19h nas rádios educativas.
O texto foi alvo de longa discussão no plenário e de obstrução por parte de partidos da oposição e da base, contrários à flexibilização.
A Voz do Brasil está no ar desde a década de 1930 e transmite informativo oficial dos três poderes. Já houve tentativa de acabar com a obrigatoriedade, mas há muita resistência no meio político.
Fonte: Bocão News
Em evento do BTG Pactual, o apresentador Luciano Huck ouviu apelos por uma candidatura à Presidência da República.
O almoço, que reuniu 40 pessoas, teve apelos para que o global concorresse. O argumento, segundo a Folha, é o de que há um vácuo na política e que ele pode ser uma “tremenda” liderança.
Um dos convidados perguntou o que era necessário fazer para que o apresentador mudasse de ideia — ele já disse três vezes, em artigos publicados na Folha, que não pretende concorrer. E reafirmou isso à plateia.
O governo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, sofre mais uma queda. Desta vez foi o ex-vereador Capitão Lima, que entregou a sua carta de pedido de exoneração ao gestor nesta terça-feira (13). Ainda segundo o blog do Rodrigo Ferraz, no documento, Lima, que atualmente comandava a coordenação de transportes da secretaria de educação, alega que o pedido de sua saída é de ‘ordem pessoal’.
Lima era um dos nomes de confiança do ex-secretário Marcelo Melo, do DEM, que deixou a pasta recentemente para se dedicar a pré-candidatura de deputado federal.
A desocupação do Parque Nova Cidade e as medidas de apoio às famílias desabrigadas foram tema de uma reunião, nessa segunda, 12, entre vereadores da Bancada de Oposição, Professor Cori (PT), Fernando Jacaré (PT) e Nildma Ribeiro (PCdoB), moradores da ocupação, Defensoria Pública e representantes da Prefeitura Municipal – o procurador municipal, Murilo Mármore, e os secretários José Antônio Vieira (Infraestrutura Urbana), Luzia Viera (Meio Ambiente) e Irma Lemos (Desenvolvimento Social). O encontro aconteceu na Câmara Municipal.
47,2% da área da ocupação não faz parte do parque – O advogado Alexandre Xandó, representante de parte dos moradores, explicou que existe o receio de uma nova reintegração de posse e uma petição, de autoria da prefeitura, pede a prisão dos moradores. “Precisa sensibilidade com a causa”, disse. Ele afirmou que os moradores perderam a confiança na gestão municipal e avaliou que a reintegração não resolveu o problema das famílias, que continuam sem moradia. O advogado pediu uma posição mais objetiva da prefeitura sobre o apoio às famílias. Iranilde Marinho, moradora da ocupação, cobrou celeridade da prefeitura numa solução. Ela relembrou a reintegração e os momentos de medo e apresentou cartuchos recolhidos no dia da desocupação.
O número total de famílias que residiam na ocupação foi um dos pontos discutidos. A prefeitura apontou cerca de 40 famílias e a Defensoria quase 100. A assistente social do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Defensoria Pública, Deborah Santana, afirmou que as pessoas identificadas pela prefeitura e pela Defensoria são uma amostra da ocupação. Ela advertiu que a Secretaria de Desenvolvimento Social deve fazer uma análise mais ampla para identificar o número exato de famílias que residiam na ocupação. Uma reunião, para o dia 16 de março, foi agendada entre Santana e a equipe da secretaria de Desenvolvimento Social. A expectativa é que os dois órgãos troquem dados e métodos de apuração.
A defensora pública, Jeane Meira Braga, pediu à prefeitura para alinhar as ações dos seus vários órgãos envolvimentos na situação. Ela apontou que 47,2% da área da ocupação não faz parte do parque. O dado veio de um estudo encomendado pela própria Defensoria. Jeane afirmou que essa parte pode ser enquadrada como área verde ou institucional, podendo ser liberada para projetos de habitação. A Secretaria de Meio Ambiente afirmou desconhecer esse dado. A ideia é verificar os dados e possivelmente dialogar com o Ministério Público para um novo estudo sobre o parque.
Luzia Vieira defendeu a recuperação ambiental da área – A secretária ressaltou que a degradação do parque causa impactos negativos na cidade como enxurradas em época de chuva. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, existe um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público, de 2017, que prevê uma série de medidas para o parque, entre elas o estabelecimento de marcos físicos delimitando as fronteiras do espaço, a desocupação de moradias irregulares e a recomposição florestal. Xandó lembrou que o TAC também prevê o cadastro e assistência de famílias ocupantes de áreas do parque.
Já o secretário José Antônio frisou que o Brasil sofre com um alto índice de déficit habitacional e que a prefeitura é sensível à causa dos moradores. Entretanto, ele lembrou que as famílias foram notificadas antes da desocupação e sabiam que o local é impróprio para moradia.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, lembrou que o problema é antigo. Ela apresentou um estudo realizado por sua secretaria e disse que tem buscado uma solução para as famílias. Irma informou que a secretaria estabeleceu algumas ações e deve beneficiar algumas famílias com o aluguel social, R$ 250,00. Entretanto, ela lembrou que o valor é pequeno e que, dificilmente, será o suficiente para custear o aluguel de uma casa.
Vereadores querem posicionamento da prefeitura – O vereador Professor Cori pediu explicações à prefeitura sobre quais medidas de apoio às famílias foram ou serão tomadas. O edil ainda frisou que é necessário checar quais, efetivamente, são as coordenadas geográficas do parque. Cori mediou a reunião e pediu que a prefeitura avance na discussão, apresentando uma solução.
O vereador Jacaré pediu objetividade à prefeitura e falou que “não se quer discutir a mesma coisa”. Ele afirmou que é preciso dar prosseguimento às negociações e identificar uma saída para o parque e para os moradores da ocupação.
Nildma destacou que algumas das propostas de apoio da prefeitura aos moradores não são adequadas. Segundo Irma Lemos, a prefeitura ofereceu abrigo na Casa do Andarilho, atendimento às crianças no Cras, quota de refeições no Restaurante Popular, mas as medidas foram recusadas pelas famílias. Nildma explicou que a Casa do Andarilho é de passagem e não aceira crianças, o que torna inviável a estadia das famílias. Situação confirmada pela moradora Iranilde Marinho. Ela tem duas netas que tem autismo. A vereadora quer uma ação mais ampla e definitiva para as famílias desabrigadas.
O senador Otto Alencar se pronunciou sobre a possível convocação do professor Abel Rebouças (PSD-BA) para ocupar sua vaga no Senado Federal.
Otto afirmou que “tem essa possibilidade que pode acontecer ou não, mas sou de grupo embora entenda que outros nomes dentro da aliança podem fazer a articulação política nas eleições”, em entrevista ao Blog do Anderson.
Entenda
Para assumir uma secretaria estadual no governo de Rui Costa, o senador Otto Alencar (PSD-BA) pedirá licença do Senado Federal. Assim, o presidente estadual do partido vai assumir a coordenação do governador.
Com essa vaga em aberto, o professor Abel Rebouças (PSD-BA), ex- reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) poderá assumir o cargo.
Poucos acreditam que ACM Neto continuará um político firme e forte até 2022, ano da próxima sucessão estadual, caso não concorra ao governo do Estado em outubro deste ano. Ele será esquecido, além de passar a ser alvo de raiva e desconfiança da parte da grande maioria de nós, diz um candidato a deputado que aposta todas as fichas da sua eleição na idéia de que o democrata vai anunciar sua renúncia da Prefeitura para poder concorrer contra o governador Rui Costa (PT). Ainda segundo o site Política Livre, outro afirma que quatro anos é muito tempo na política e que nada impede que surja outro nome para disputar com o hoje prefeito no campo da oposição na sucessão estadual seguinte.