CMVC - Junho
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
Novo Paraiso
VickPark 1

O PT da Bahia inicia no dia 7 de fevereiro, em Itacaré, os encontros territoriais do partido em 2025. Serão, no total, 29 reuniões em todas as regiões do Estado, com o objetivo de fazer um balanço das eleições de 2024 e já traçar estratégias para o pleito de 2025, quando a legenda aposta principalmente nas reeleições do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.

“A decisão da direção estadual do PT de realizar os encontros territoriais, que já são uma tradição do PT, é uma forma da gente fazer um balanço das eleições passadas, organizar os nossos mandatos de vereadores e vereadoras para atuar no modo petista de legislar, dialogar e prestigiar os nossos prefeitos e prefeitas e, claro, organizar o partido para a luta junto aos movimentos sociais, à luta na sociedade, mas também organizar o partido para o período eleitoral que vem aí”, disse ao site o presidente da sigla na Bahia, Éden Valadares.

Nas eleições de 2024, o PT elegeu 50 prefeitos na Bahia, com destaque para a vitória de Luiz Caetano em Camaçari, no segundo turno. Para 2026, o partido também vai priorizar a reeleição do senador Jaques Wagner e discute a possibilidade de lançar a candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao Senado.

Confira abaixo a programação completa dos encontros territoriais.

1 – Litoral Sul (Itacaré) – 07 de fevereiro
2 – Médio Rio de Contas (Ubatã) – 08 de fevereiro
3 – Itaparica (Abaré) – 15 de fevereiro
4 – Semiárido Nordeste II (Banzaê) – 16 de fevereiro
5 – Litoral Norte (Esplanada) – 22 de fevereiro
6 – Metropolitana (Camaçari) – 23 de fevereiro
7 – Velho Chico (Morpará) – 15 de março
8 – Bacia do Rio Grande (Cotegipe) – 16 de março
9 – Bacia do Rio Corrente (Serra Dourada) – 16 de março
10 – Extremo Sul (Alcobaça) – 22 de março
12 – Costa do Descobrimento (Guaratinga) – 23 de março
13 – Metropolitana (Salvador) – 28 de março
14 – Sudoeste Baiano (Planalto) – 29 de março
15 – Bacia do Paramirim (Ibipitanga) – 29 de março
16 – Médio Sudoeste da Bahia (Itapetinga) – 30 de março
17 – Sertão Produtivo (Brumado) – 30 de março
18 – Portal do Sertão (Antônio Cardoso) – 05 de abril
19 – Recôncavo (Cachoeira) – 06 de abril
20 – Sisal (Barrocas) – 12 de abril
21 – Bacia do Jacuípe (Pintadas) – 13 de abril
22 – Sertão do São Francisco (Curaçá) – 26 de abril
23 – Piemonte Norte do Itapicuru (Jaguarari) – 27 de abril
24 – Vale do Jiquiriçá (Jaguaquara) – 03 de maio
25 – Baixo Sul (Valença) – 04 de maio
26 – Irecê (Canarana) – 17 de maio
27 – Chapada Diamantina (Souto Soares) – 17 de maio
28 – Piemonte da Diamantina (Jacobina) – 18 de maio
29 – Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba) – 18 de maio

CORTINA E CIA COLCHÕES

Cotada para uma eventual candidatura à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2028, a vereadora Márcia Viviane de Araújo Sampaio, do Partido dos Trabalhadores, se prepara para uma tarefa inédita pelos próximos quatro anos. Embora ainda não oficializado, conforme o vereador Ricardo Santos Costa, o Ricardo Gordo, do Partido Socialista Brasileiro, Márcia Viviane, que é enfermeira e advogada, deverá comandar a Bancada da Oposição no Parlamento Conquistense. “Pelo que estou acompanhando, a Bancada de Oposição está chegando a um entendimento, e tudo indica que Viviane será a escolhida para a liderança. Pelo que sinto e pelas conversas que temos tido, acredito que dificilmente o Dudé será o líder do Governo. Mas, claro, isso é uma questão interna da bancada deles, né?”,comentou Ricardo Gordo, conforme destacou o  blog do Anderson. Já o vereador Luís Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, UB, descartou a possibilidade de retornar à Liderança do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. “Fiquei quatro anos com Herzem, dois com Sheila”, comentou Dudé ao blog na última quarta-feira (29).

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) mediou um acordo para evitar o bate-chapa na base governista para a presidência da União de Municípios da Bahia (UPB).

Em uma reunião realizada momentos antes do Encontro de prefeitos, realizado no Centro de Convenções, nesta quarta-feira, 29, ficou decidido que o candidato único será o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB). Ele disputava o cargo com o gestor de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD).

Jerônimo, o atual presidente da UPB e prefeito de Belo Campo (PSD), Quinho Tigre (PSD) e os dois postulantes chegaram juntos ao evento.

Foi uma construção de diálogo, nós conversamos com os dois. Phellipe achou o momento ideal para fazer esse recuo para apoiar Wilson e fazer uma chapa de unidade da base do governo. O governador agradeceu aos dois pelo entendimento. Hoje o governador fez um café da manhã com os dois e sacramentou a aliança da base governista em torno do nome de Wilson”, detalhou o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.

A eleição que vai definir o próximo comandante da UPB será realizada no dia 13 de março. A posse do novo presidente está marcada para acontecer no dia 31 de março.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Apesar de, em repetidas ocasiões, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) já ter declarado apoio ao nome de ACM Neto (União Brasil) para governador em 2026, o ex-prefeito de Salvador afirmou que vê Bruno como “um quadro que está preparado” para qualquer desafio na vida pública, inclusive como uma opção ao campo de oposição na Bahia.

“Eu acho que a oposição vai ter uma grande oportunidade em 2026 e que bom que surge o nome de Bruno, por exemplo, que possa ser uma opção, se não para disputar 26, mas para qualquer coisa. Bruno mostrou que é um quadro que está preparado, tendo o trabalho que fez como prefeito, para ser governador, senador, presidente, qualquer cargo que Bruno queira ou deseje ocupar”, afirmou ACM Neto em entrevista à Piatã FM, nesta terça-feira (28).

“O que importa é que eu e ele temos uma relação de absoluta afinidade, de total amizade, correção, lealdade recíprocas e que nós vamos saber conduzir juntos com o nosso campo de oposição a melhor chapa para disputar a eleição de 2026”, emendou Neto, ao afastar as chances de haver disputa interna entre eles.

Embora evite antecipar a confirmação de pré-candidatura, ACM Neto reiterou que tem “disposição, energia, vontade e coragem” para enfrentar um novo ciclo eleitoral, quando as gestões do PT terão completado 20 anos ininterruptos na Bahia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Considerando que Jequié é um polo regional de inegável importância, e que a segurança pública desempenha importante papel no desenvolvimento sustentável das cidades, intimamente ligada à capacidade de atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida urbana, o deputado estadual Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a implantação da Companhia de Policiamento Tático Rondesp no município. “A especialização dessa companhia permite atuação mais eficaz no combate à criminalidade, atendendo de forma efetiva as demandas por segurança”, justifica o parlamentar.

Ao apresentar sua solicitação, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado destacou que “a cidade enfrenta desafios no que tange à segurança pública e está adotando medidas para combater o crime organizado”, e explicou que “nesse sentido, a presença da Rondesp em Jequié se justificaria pela necessidade de uma abordagem diferenciada na prevenção e combate à criminalidade”.

Hassan entende que “a Rondesp, conhecida por sua atuação especializada e estratégica, pode responder de forma rápida e eficaz às situações de crise e realizar operações voltadas ao policiamento ostensivo e repressivo qualificado, essenciais para desestimular e coibir delitos, com a presença policial mais forte e estruturada”. Para o deputado, o aumento da presença policial no município teria múltiplos benefícios, dentre eles a redução dos índices de criminalidade, promovendo ambiente mais seguro e estável tanto para os moradores quanto para os investidores e visitantes. O parlamentar frisa que “a melhoria na segurança pública contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, atraindo negócios e fomentando o comércio através do aumento da confiança na região”.

O legislador defende que a Rondesp pode também atuar de forma integrada com outras forças de segurança e instituições públicas, promovendo campanhas educativas, sociais e de conscientização voltadas para a inclusão social, a educação e o desenvolvimento comunitário. “Um ambiente seguro é essencial para que os cidadãos exerçam plenamente seus direitos civis, políticos, sociais e econômicos”, afirma Hassan.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retomar as discussões sobre a situação dos brasileiros deportados dos Estados Unidos. Um novo encontro para debater as suspeitas de maus-tratos aos deportados está previsto para esta terça-feira (28) e contará também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O governo brasileiro estuda como pedir esclarecimentos aos Estados Unidos sobre o tratamento dos deportados. Para isso, aguarda os depoimentos dos passageiros recolhidos pela Polícia Federal. O ministro Mauro Vieira relatou ao presidente Lula, durante a reunião de segunda-feira (27), de acordo com a CNN, o que ouviu do delegado Sávio Pinzón, superintendente da PF no Amazonas, e do major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, sobre o voo com 88 deportados dos EUA para Manaus (AM) no sábado, 25. Desde 2022, a média anual é de 15 voos, e esta é a primeira vez que surgem relatos de maus-tratos.

O governo brasileiro destaca que o uso de algemas durante o voo não é o principal problema, pois a avaliação de risco é responsabilidade dos americanos, conforme o acordo de deportação de 2018. As questões a serem levantadas se referem ao tratamento dado aos deportados, incluindo a escolha de uma aeronave com problemas técnicos e a atuação da equipe do voo. A análise preliminar indica que a tripulação não estava adequadamente treinada. Outro ponto criticado foi a decisão de algemar e acorrentar os deportados ao chegarem em Manaus devido à falha do avião.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Recém-eleito para governar a cidade de Rio do Pires, o prefeito Zé Marcos, que apoiou ACM Neto na última eleição, agora está com o governador Jerônimo. Zé Marcos, o vice-prefeito Clériston José e o presidente da Câmara Municipal, vereador Licínio Oliveira, foram recebidos na tarde desta segunda-feira (27) por Jerônimo e um conjunto de secretários de Estado, no gabinete do governador, em Salvador.

“Agradeço por nos receber. Estamos prontos para andarmos de mãos dadas e focados nesse projeto político para melhorar a vida da população de Rio do Pires. Que essa parceria permaneça por muito tempo”, afirmou Zé Marcos ao final do encontro que discutiu as demandas emergenciais para o funcionamento dos equipamentos públicos da cidade, mas serviu também para pavimentar o alinhamento até 2026.

A debandada de prefeitos eleitos e reeleitos do grupo Netista começou com cinco gestores no início da semana passada. O movimento continuou com a aproximação de Zé Cocá, prefeito de Jequié, e as adesões dos prefeitos de Brejões e Piraí do Norte, no sábado. Esta semana, a articulação do governo já resultou em mais um abandono e o sinal de alerta aceso no grupo de oposição à Jerônimo.

Foto Joá Souza GOVBA

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, estará em Itambé nesta sexta-feira (24) para uma agenda de entrega de obras e o anúncio de novos investimentos, segundo o jornalista Daniel Silva. A visita, marcada para começar às 14h30 na Avenida João Durval Carneiro, promete trazer melhorias significativas para o município, com foco em áreas essenciais como saúde, educação, e infraestrutura.

Dentre os destaques da visita, Jerônimo vai anunciar investimentos para impulsionar o desenvolvimento da cidade, além de ações voltadas para a recuperação de Itambé após as fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

Durante o evento, o governador terá a oportunidade de dialogar diretamente com lideranças locaissobre as demandas e as necessidades mais urgentes da população. A expectativa é que a visita de Jerônimo Rodrigues fortaleça a relação entre o governo estadual e os municípios da região, ampliando as oportunidades de investimentos e melhorias para os cidadãos de Itambé.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, estará em Itambé nesta sexta-feira (24) para uma agenda de entrega de obras e o anúncio de novos investimentos, segundo o jornalista Daniel Silva. A visita, marcada para começar às 14h30 na Avenida João Durval Carneiro, promete trazer melhorias significativas para o município, com foco em áreas essenciais como saúde, educação, e infraestrutura.

Dentre os destaques da visita, Jerônimo vai anunciar investimentos para impulsionar o desenvolvimento da cidade, além de ações voltadas para a recuperação de Itambé após as fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

Durante o evento, o governador terá a oportunidade de dialogar diretamente com lideranças locaissobre as demandas e as necessidades mais urgentes da população. A expectativa é que a visita de Jerônimo Rodrigues fortaleça a relação entre o governo estadual e os municípios da região, ampliando as oportunidades de investimentos e melhorias para os cidadãos de Itambé.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Fortalecer os laços com o movimento sindical e ser um interlocutor eficiente nas questões trabalhistas. Com esse objetivo, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL) se reuniu com o Sindicato dos Servidores Municipais – Sinserv na tarde desta quarta-feira (22), representado pela sua presidente, Lúcia Chagas, seu assessor jurídico, Lucas Nunes, e duas de suas diretoras regionais, Carolina Lemos e Natalha Amaral.

Durante o encontro, aposentadoria, terceirização, campanha salarial e outros temas foram tratados.

A presidente do Sinserv agradeceu e parabenizou a atitude da nova gestão. “Ivan foi o primeiro presidente a nos chamar para esse diálogo de aproximação, o que é muito importante pois o Sinserv é o sindicato mãe, que abrange todas as categorias”, destacou.

Para Lucas Nunes, essa ponte agora construída, irá possibilitar maior troca de informação, para que as matérias votadas na casa legislativa, de interesse das categorias, sejam discutidas de forma mais madura entre as partes. Ele ainda acredita que a intervenção da Câmara vai trazer mais transparência nas relações do Sinserv com a prefeitura. “A gente saúda o presidente por essa iniciativa, porque demonstra que a Câmara efetivamente está de braços abertos para a população e para as instituições”. De acordo com o assessor jurídico, o Sinserv representa mais de 9 mil servidores municipais, um percentual muito importante da população conquistense, que tem demandas essenciais: “São os servidores que movem efetivamente a engrenagem do município, então, estar em consonância com a Câmara e ter as suas portas abertas é muito importante”.

O presidente deixou a estrutura da casa à disposição, transformando o poder legislativo em um parceiro e instrumento de transmissão de acordos e negociações com o governo municipal. “Queremos uma Câmara cada vez mais transparente, com um diálogo aberto, franco, mostrando também para a sociedade a importância do sindicato, do trabalhador, não só para o Executivo, mas também para o Legislativo. Os sindicatos podem contar com a Câmara, pois estaremos sempre à disposição para ouvir, para debater as pautas que são prioridades para eles. Para isso, iremos fazer uma roda de conversa, não só com o Sinserv, mas também com o Simmp, com o Sindax, entre outros, para estarmos mais próximos e fortalecermos cada vez mais esses sindicatos”, afirmou Ivan Cordeiro.

CORTINA E CIA COLCHÕES