AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, reuniu na mesma mesa Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Jequié, Zé Cocá. O encontro, que tinha como objetivo planejar ações conjuntas para a cidade, marcou também o início de uma reaproximação política entre o prefeito e o governador.

Aliado do PT e com fortes ligações com o ex-governador Rui Costa, Zé Cocá passou para a oposição quando o então vice-governador, João Leão, líder de seu partido, rompeu com o governo estadual. Agora, passados dois anos do rompimento e reeleito para governar Jequié, Zé Cocá e Jerônimo Rodrigues reabrem o diálogo em busca do melhor para a cidade.

Além do governador e do prefeito, participaram do encontro o vice-prefeito, Flávio Santana, o deputado estadual Hassan, secretários municipais e estaduais de pastas estratégicas como saúde, educação, segurança e agricultura. Foram discutidas as prioridades de investimentos do Estado na cidade, as demandas emergenciais da gestão municipal e um planejamento de ações em parceria como novos postos de saúde, escolas, pavimentação e policiamento.

Antes da reunião com os secretários, o governador se reuniu a portas fechadas com o prefeito Zé Cocá, o deputado estadual Hassan e o secretário de relações institucionais, Adolpho Loyola. O teor da conversa não foi revelado, mas quem participou da reunião que aconteceu logo em seguida avaliou que o clima é o melhor possível e a aliança na gestão pode render frutos na política.

Foto e Vídeo: Gabriela Silva.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Os prefeitos de Brumado, Guanambi, Paulo Afonso, Buritirama e Coaraci que fizeram campanha para ACM Neto em 2022, anunciaram, neste início de ano, que nas eleições de 2026 apoiarão o governador Jerônimo Rodrigues. A debandada no grupo de Neto é fruto de uma forte articulação do governo, capitaneada pelo chefe do executivo e promovida pelo novo secretário de Relações Institucionais Adolpho Loyola, que convocou prefeitos com dificuldades na transição, para oferecer ajuda imediata.

Nos primeiros 18 dias de janeiro, Jerônimo recebeu 31 prefeitos no gabinete. Deputados e vereadores, além de secretários de pastas importantes como Saúde, Educação, Segurança e Comunicação também participaram das audiências. Quem testemunhou os encontros, relatou que o empenho do governador em estabelecer parcerias de gestão, sem olhar para trás, foi determinante para o resultado político das reuniões. Jerônimo definiu ações emergenciais e de longo prazo, articulou emendas com parlamentares, orientou e pediu empenho dos gestores municipais, principalmente na educação. Prefeitos como Mário Galinho, de Paulo Afonso, que coordenou a campanha de Neto na região, aproveitou o momento para declarar apoio ao governador em 2026.

Atento aos detalhes, pontual e elogiado por sua energia de trabalhar mais de 16 horas por dia, Jerônimo vai abrindo portas no campo adversário. Na última quinta-feira (16), depois de andar nove quilômetros na Lavagem do Bonfim, viajou para regiões atingidas pelas chuvas e, em um dos sobrevoos, pousou em Aurelino Leal. Foi recebido pelo prefeito Rodrigo Andrade, que também é de oposição. Eles visitaram a cidade e definiram, juntos, ações para enfrentar os danos causados ao município. Andrade não declarou apoio a Jerônimo, mas ficou satisfeito com a atenção que recebeu. Até o fim do mês, o governador pretende receber, pelo menos, mais 20 prefeitos.

Fotos: Gabriela Silva.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será empossado nesta segunda-feira, 20. A cerimônia terá a presença de integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de parlamentares brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá ao evento, e o governo brasileiro será representado por Maria Luiza Viotti, embaixadora do País em Washington.

Bolsonaro não irá à posse pois está com o passaporte retido pela investigação por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa do ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do documento, mas teve o pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Neste sábado, 18, Bolsonaro afirmou que se sentia constrangido por não poder ir à posse do aliado. O ex-presidente concedeu entrevista coletiva no Aeroporto de Brasília, onde acompanhou o embarque aos Estados Unidos da sua mulher, Michelle Bolsonaro (PL), que irá ao evento. O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também acompanhará a posse.

O parlamentar teve encontros em Washington com o presidente argentino, Javier Milei, e com o expoente da extrema direita americana Steve Bannon. Também neste fim de semana, esteve em um jantar promovido pelo futuro vice-presidente, J.D. Vance, e em um baile de gala para celebrar a comunidade latino-americana e espanhola nos Estados Unidos. No local, encontrou o filho de Trump, Donald Trump Jr, que perguntou pelo ex-presidente Bolsonaro.

Além de Eduardo, 19 deputados federais confirmaram ao Estadão que estarão presentes na posse, além do senador Jorge Seif (PL-SC). O número é menor do que os 39 parlamentares de oposição que manifestaram interesse em comparecer ao evento

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em meio a notícias recentes que envolvem a disputa da presidência da Alba e a chapa governista em 2026, uma foto feita no gabinete do governador na manhã desta sexta-feira (17) mostra que a parceria entre Jerônimo e Otto na gestão, reforça a aliança política entre PT e PSD, que continua firme e forte na Bahia.

Os dois passaram a manhã reunidos com a deputada Cláudia Oliveira e o prefeito de Eunápolis, Robério, ambos do PSD. No encontro, foram apresentados os investimentos do Estado no município e as demandas emergências da nova gestão, que recebeu a cidade com problemas estruturantes deixados pela gestão anterior.

O Senador Otto Alencar, parabenizou o governador pelo compromisso de apoiar os prefeitos e lembrou que essa é a 4ª reunião desse tipo que participa. Ele elogiou os encontros que classificou como objetivos e produtivos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos o principal projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024). A sanção ocorreu nesta quinta-feira (16) em cerimônia no Palácio do Planalto.

A estimativa do governo é que a alíquota inicial fique acima de 28%, o que faria o Brasil ter o maior IVA (Imposto sobre Valor Agregado) do mundo, superando a Hungria.

O projeto de lei complementar trata das regras gerais de operação dos novos tributos, a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) federal, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios e o IS (Imposto Seletivo).

A regulamentação detalha, entre outros temas, quais produtos farão parte da chamada Cesta Básica Nacional, que terá alíquota zero, e quais terão o benefício da alíquota reduzida.

Bernard Appy, chefe da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, afirmou que a alíquota somada da CBS e do IBS deve ser superior aos 28% “temporariamente”, por causa de diferenças no texto final aprovado pela Câmara em relação ao do Senado.

Appy afirmou que a trava de 26,5% colocada pelo Congresso deve levar o governo a cortar benefícios fiscais, por meio de projeto de lei em 2031, visando levar a alíquota para esse teto. “Não estamos dizendo que a alíquota [final] será esta [de 28%]”, destacou.

O governo realizou um conjunto de 15 vetos, agrupados por blocos temáticos. “Todos eles têm uma razão técnica ou de inconstitucionalidade que levou a propositura dos vetos”, afirmou Appy.

Durante cerimônia no Planalto, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse que a reforma tributária será o maior legado do governo Lula 3 na economia.

“Não vai ser perceptível a mudança amanhã ou depois de amanhã, mas tenho certeza que esse é o maior legado da economia que o senhor vai entregar para população brasileira”, disse o ministro ao presidente.

Nas declarações, as autoridades destacaram o papel do Congresso e, sobretudo, dos presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).

Pacheco disse, em seu discurso, que a reforma é a possível e destacou ainda que ela pode ser modificada futuramente.

“Se não é a reforma tributária absolutamente ideal, e obviamente que nada é imutável e impassível de modificações ao longo do tempo, é a possível de ser feita”, afirmou.

Ao chegar para a cerimônia no Planalto, o relator do texto na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), disse à reportagem que os vetos seriam apenas detalhes no texto aprovado pelo Congresso que foram identificados pela equipe econômica como necessários.

“São ajustes em pontos que eles achavam que estavam bons e, agora, avaliaram que precisam mexer”, afirmou.

Após meses de discussão, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro. Lopes cortou ou reduziu benefícios para vários bens e serviços aprovados pelos senadores.

Entre eles, saneamento, bolachas, biscoitos, água mineral, veterinários, estacionamentos, veículos elétricos, Sociedades Anônimas do Futebol, cursos de línguas estrangeiras, agrotóxicos, aviação regional e representantes comerciais.

Cálculos do Banco Mundial apontavam um número acima de 29% após a votação no Senado.

Nova estimativa feita pelo jornal Folha de S.Paulo mostra uma alíquota de 28,11% no relatório de Lopes, mas sem incorporar benefícios para imóveis, galerias e obras de arte nacionais, Zona Franca de Manaus e serviços de home care, esterilização e instrumentação cirúrgica —todos incluídos no Senado e mantidos na Câmara.

Essa é a alíquota cheia, para bens e serviços sem benefícios fiscais. Outros itens terão redução de 30%, 40%, 60% ou 100% na CBS e no IBS. A carga tributária atual será mantida, com uma taxação média dos novos tributos de 20%.

O Brasil já tem hoje o maior imposto do mundo, com uma tributação de 34% para muitos produtos, e a nova alíquota padrão deve manter esse título.

 

Marianna Holanda/Nivaldo Souza/Folhapress

CORTINA E CIA COLCHÕES

As sessões da Câmara são momentos importantes da atividade dos 23 vereadores que compõem o Legislativo Municipal. É justamente nas atividades em plenário que os parlamentares discutem os assuntos do dia a dia dos conquistenses e votam projetos, requerimentos, indicações, pareceres e outros tipos de matérias legislativas em busca de construir avanços para o município.

Cumprindo o que está estabelecido no Regimento Interno da Casa, as Sessões terão início no dia 5 de fevereiro, quarta-feira, às 9 horas. A primeira sessão do ano, também conforme estabelecido pelo Regimento, será destinada à apresentação da mensagem da prefeita Sheila Lemos (UB) à Câmara. Na oportunidade, o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL) também fará um pronunciamento.

As sessões da Câmara acontecem às quartas e sextas-feiras, a partir das 9 horas e são sempre abertas ao público. Participe!

Estreante, o vereador Ricardo Gordo (PSB) revela estar com muita expectativa para o início das sessões desta legislatura. “Expectativa muito grande, com o coração cheio de alegria, contando os minutos. Eu acompanho há 15 anos os trabalhos da Câmara e sempre sonhei em um dia poder representar o meu povo usando a Tribuna como vereador”, conta ele.
Quem também está ocupando a vaga de vereador pela primeira vez é Paulinho Oliveira (PSDB). Ele ressalta que o foco é beneficiar a população. “Vamos elaborar projetos que venham beneficiar a comunidade conquistense e vamos ouvir as demandas da população de todos os bairros para apresentar ao Executivo Municipal, e também fazendo outro papel do vereador que é fiscalizar”, aponta.

*Muito além das sessões –* O trabalho na Câmara Municipal vai muito além das sessões. Com o objetivo de aprofundar debates, ouvir a comunidade e construir alternativas que atendam às necessidades dos conquistenses, os vereadores participam de comissões temáticas permanentes:

• Comissão de Agricultura
• Comissão de Cultura e Esporte
• Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
• Comissão de Direitos Humanos e Cidadania
• Comissão de Educação
• Comissão de Fiscalização dos Atos do Poder Executivo
• Comissão de Finanças e Orçamento
• Comissão de Indústria, Comércio e Turismo
• Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
• Comissão de Legislação Participativa
• Comissão Meio Ambiente
• Comissão de Obras e Serviços Públicos
• Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor
• Comissão de Saúde e Assistência Social
• Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo
• Comissão de Fiscalização de Obras da ViaBahia

O Regimento estabelece que cada comissão deve ser composta por três vereadores, obedecendo, sempre que possível, a proporcionalidade dos partidos. A composição de cada uma das comissões temáticas está em fase de definição e deve ser divulgada em breve.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou e a prefeita Sheila Lemos Andrade sancionou a Lei nº 2.961, de 9 de janeiro, que denomina Praça Zé da Paz a área localizada próxima à Unidade Básica de Saúde, no Loteamento Morada dos Pássaros III.

A proposta de lei partiu do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), que reconheceu a importância do líder comunitário para a cidade e, especialmente, para o bairro onde morou e pelo qual lutou na condição de presidente da Associação de Moradores.

José da Paz Ferreira Sales, o popular Zé da Paz, nasceu em 25 de janeiro de 1948 e faleceu aos 75 anos de idade, no dia 2 de outubro de 2024, depois de lutar contra o câncer. Sua morte causou grande comoção, pois ele era uma figura muito popular e querida.

“Zé da Paz era uma figura importante na cidade de Vitória da Conquista, sendo conhecido por sua atuação como ativista comunitário e por sua dedicação a cidade. Foi candidato a vereador e gerente de Convênios e Contratos na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana”, destacou Alexandre Xandó.

*Por Fábio Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em Brasília, nesta terça-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de posse de Sidônio Palmeira como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Sidônio sucede o deputado Paulo Pimenta no cargo. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto e reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e diversas autoridades.

Nascido na Bahia, Sidônio Palmeira é formado em engenharia e ingressou na área de comunicação em 1992, coordenando a campanha que elegeu Lídice da Mata como prefeita de Salvador. À frente da Secom, o novo ministro terá como principais desafios a modernização da comunicação do Executivo e o combate às fake news, um fenômeno que tem crescido nas redes sociais. Durante a cerimônia de posse, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a relevância da comunicação pública para o fortalecimento da democracia e elogiou a escolha do novo ministro.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona nesta segunda-feira (13) o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas da educação básica. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2024.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deve participar do ato, já que a sua pasta será a responsável por regulamentar a proposta de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

A proposta prevê a proibição do uso dos aparelhos durante a aula, recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica. As exceções para uso são em situações de perigo, necessidade ou caso de força maior.

Só é permitido o uso de celulares em salas de aula para fins estritamente pedagógicos ou didáticos sob os critérios de garantir a acessibilidade, inclusão, direitos fundamentais e atender às condições de saúde dos estudantes

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Administração (Saeb) e da Educação (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (dia 8), a convocação de mais 382 novos profissionais habilitados no Concurso Público para a rede estadual de ensino. A relação destaca os nomes de 271 professores e 111 coordenadores pedagógicos. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da educação pública estadual, que promovem a valorização do magistério e a melhoria da qualidade de ensino.

Esta é uma convocação especial do concurso público regido pelo Edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022, que ofertou, inicialmente, 1.806 vagas para provimento de professor e 289 vagas para o cargo de coordenador pedagógico, além de 18 vagas para coordenador pedagógico indígena. Considerando que a lista dos candidatos aprovados foi devidamente exaurida, foi elaborada a relação dos candidatos excedentes por ordem de classificação, nos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) onde não possuem vagas disponíveis, que conta com 382 candidatos. Com a publicação da portaria conjunta Saeb/SEC Nº 008, de 26 de março de 2024, o prazo de validade do concurso foi prorrogado por um ano, contado a partir de 29/04/2024.

Os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes dos NTE, para apresentar a documentação e os exames médicos, no período de 09/01/2025 a 22/01/2025, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Já os candidatos aprovados no NTE 26, em Salvador, deverão comparecer, *no mesmo período e horário,* à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), nº 550, 1º andar, sala 117, em Salvador.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES