AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Com o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) eleito para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Casa também possui uma nova formação da Mesa Diretora. Além do presidente, o legislativo baiano possui outros oito espaços na mesa, que também foram votados, nesta segunda-feira (3).

Na AL-BA, além do presidente e 1ª vice-presidente, a Mesa Diretora é composta pelos seguintes postos: 2ª vice-presidência, 3ª vice-presidência, 4ª vice-presidência, 1ª secretaria, 2ª secretaria, 3ª secretaria e 4ª secretaria.

Confira quem são os deputados eleitos:

Presidência: Adolfo Menezes 61 votos
1a vice: Ivana Bastos 56 votos
2a vice: Marquinho Viana 55 votos
3a vice: Hassan 55 votos
4a vice: Laerte do Vando 53 votos

Secretarias
1° sct: Samuel Junior 53 votos
2° sct: Kátia Oliveira 50 votos
3° sct: Vitor Azevedo 51 votos
4° sct: Fabrício Falcão 56 votos

Suplentes
Luciano Simões 50 votos
Soane Galvão 52 votos
Zé Raimundo 52 votos
Jurailton Santos 52 votos
Fátima Nunes 47 votos

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na tarde desta segunda-feira (3), o vereador Edjaime Rosa de Carvalho (União Brasil), conhecido popularmente como Bibia, sofreu um acidente de trânsito na Zona Rural de Vitória da Conquista.

O parlamentar perdeu o controle do veículo, um Volkswagen Gol, carro oficial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, que acabou capotando em seguida. O acidente ocorreu no Distrito de Bate-Pé.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o estado do veículo, que ficou destruído logo após o acidente. Apesar da gravidade da situação, o vereador sofreu apenas lesões na clavícula e, felizmente, está bem. Ele foi encaminhado para um hospital da cidade, onde está sendo avaliado por uma equipe médica.

Bibia tem 71 anos e está atualmente em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Foi eleito pela primeira vez em 2000, com 1.192 votos. Após tentativas sem sucesso em 2004 e 2008, foi reeleito em 2012, 2016, 2020 e em 2024.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

O governador Jerônimo Rodrigues avançou na estratégia de aproximação com prefeitos de oposição e nesta sexta-feira reabriu um diálogo fechado há 20 anos com o ex-deputado e prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, uma das principais lideranças carlistas do Baixo Sul. O prefeito do União Brasil, mesmo partido de ACM Neto, foi recebido pelo governador e secretários de governo, em Salvador, num encontro que durou mais de 3 horas.

A reunião não tratou de política, girou em torno de obras e políticas públicas para o município, mas a reabertura do diálogo depois de tanto tempo indica o sucesso do movimento político arrojado iniciado este ano pelo governador Jerônimo e seu novo articulador político, Adolpho Loyola. Cairu foi o 52⁰ município recebido no gabinete do governador, em 2025. Do Baixo Sul, Jerônimo também recebeu Valença, Maraú, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves, os dois últimos, inclusive, votaram em Neto em 2022 e passaram para o lado do governo após a reunião.

As articulações recentes, somadas ao resultado eleitoral do ano passado, podem mudar o panorama político eleitoral no Baixo Sul onde o governo saiu derrotado nas últimas eleições para governador. Nomes importantes para o grupo carlista, como o ex-prefeito de Wenceslau Guimarães, Kaká, que coordenou a campanha de Neto em 22, perdeu a prefeitura ano passado e Hildécio, a maior liderança de oposição com mandato, reabriu diálogo com o governo. Das 15 cidades da região, só Cairu continua como oposição, mas agora, com tratativas para parcerias na gestão.

Foto: Thuane Maria, Gov Ba

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em entrevista a equipe do Redação Brasil na manhã desta segunda-feira (03), o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro falou sobre o retorno das sessões do legislativo no próximo dia 05 de fevereiro. 

É uma sessão regimental com a palavra da prefeita Sheila Lemos para essa primeira sessão . Podemos destacar novos projetos como a reforma administrativa na prefeitura. Já temos escutado na imprensa a criação da secretaria de esportes e de segurança social d vamos aguardar”; disse Ivan Cordeiro. O presidente  falou ainda sobre assuntos importantes como a relação com a base da prefeita na Câmara e sobre os grupos de situação e oposição, a articulação da mesa diretora.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A eleição para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o período de 2025 a 2027 ocorrerá nesta segunda-feira (3), às 14h30.

Na eleição, serão escolhidos as funções de presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário, 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º vice-presidente, 3º secretário, 4º vice-presidente e 4º secretário. Além dos nove titulares, serão eleitos cinco suplentes. A eleição da Mesa Diretora seguirá a proporcionalidade entre as bancadas ou blocos parlamentares.

Entenda o processo

De acordo com o artigo 168 do Regimento Interno da ALBA, como manda o rito, o voto será secreto, realizado por meio de cédulas de papel, e rubricado pelo presidente e pelos secretários designados para dar seguimento aos trabalhos.

Primeiramente, será eleito o presidente da Assembleia. Após, será realizada uma votação para definir os ocupantes dos outros cargos da Mesa, caso haja disputa por candidaturas avulsas. Por fim, em uma terceira chamada, serão escolhidos os demais membros da Mesa e os suplentes, com base em uma chapa acordada entre as lideranças partidárias. Uma comissão suprapartidária será formada para o escrutínio, e, ao final, os resultados serão anunciados.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Faltando menos de uma semana para o retorno das sessões na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, o presidente da casa, Ivan Cordeiro (PL), reuniu a Mesa Diretora na manhã desta quinta-feira (30) para conversar sobre a retomada dos trabalhos na Casa Legislativa, que acontecerá nesta próxima quarta-feira (05).

“A ideia é alinhar todos os projetos para o início dessa legislatura juntamente com a mesa diretora, apresentar os novos desafios que a gente tem para esse biênio e alinhar o discurso. Então, foi uma reunião, na verdade, de planejamento, de organização, metas, objetivos da nossa gestão e uma reunião preparatória também para reunião geral que vai acontecer no dia de amanhã com todos os vereadores”, destacou o presidente.

Luciano Gomes (PCdoB), vice-presidente na mesa diretora, falou sobre a importância de organizar a casa para receber os novos vereadores e a população de Vitória da Conquista que virá para prestigiar as sessões e também para os atendimentos nos gabinetes: “Foi uma reunião produtiva onde pudemos alinhar as questões aqui da Casa e com certeza vamos fazer uma grande legislatura, uma grande gestão na casa do povo”.

A vereadora Cris Rocha (MDB), segunda vice-presidente, está cheia de boas expectativas acerca dos trabalhos: “Fizemos uma reunião com a mesa diretora para organizar tudo e abrir a casa de forma muito bem preparada, com novidades e inovações. Fazer um mandato no qual a gente vai investir muito na qualificação do atendimento, que é prestado não só na Câmara de Vereadores, mas também nos gabinetes e fazer com que o nosso trabalho com o povo esteja cada vez mais próximo e muito mais aberto ao diálogo”.

Dinho dos Campinhos e Simão (Republicanos), segundo-secretário da Casa, disse que a reunião foi proveitosa e que é fundamental o diálogo permanente para uma gestão que faça a diferença. “A expectativa é muito boa. A gente vai fazer de tudo para fazer um grande trabalho e aprovar todos os projetos que vêm trazer benefícios para a nossa cidade”, destacou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º) presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2027.

Ele é o mais jovem a ocupar o posto na história da Casa, com 35 anos. Motta obteve 444 votos, a segunda maior votação para um presidente da Câmara. A primeira foi a do seu antecessor, Arthur Lira (PP—AL), com 464 votos em 2023.

Dos 513 deputados, 499 votaram. Marcel van Hattem (Novo-RS) teve 31 e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) teve 22 votos.

Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem, entre outras prerrogativas, a de abrir, ou não, um processo de impeachment para afastar o presidente da República.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O senador Davi Alcolumbre (União-AP), de 47 anos, foi eleito presidente do Senado neste sábado (1º) com 73 votos. O mínimo necessário, 41 votos, foi atingido às 15h12, e o resultado foi proclamado às 15h19. Todos os 81 senadores participaram da votação. Seus concorrentes, Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), receberam quatro votos cada.

Logo após o anúncio do resultado, imagens do plenário mostraram os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) repassando ligações de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro ao recém-eleito Alcolumbre. A eleição confirmou o amplo apoio do senador, que já havia construído uma base de 76 parlamentares, garantindo uma vitória praticamente incontestável.

Davi Alcolumbre já havia presidido o Senado entre 2019 e 2021, quando venceu uma disputa tumultuada marcada por suspeita de fraude. Na época, foram contabilizados 82 votos, apesar de o Senado ter apenas 81 senadores. Imagens revelaram que os votos extras eram para Renan Calheiros (MDB-AL), que acabou desistindo da candidatura.

Na atual eleição, Alcolumbre reuniu apoio de siglas como PSD, PL, MDB, PT, União, PP, PSB, Republicanos e PDT, além de senadores do Podemos e PSDB. A aliança envolveu tanto partidos da base governista quanto da oposição, consolidando um bloco majoritário que garantiu sua reeleição.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) anunciou o nome do vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) como líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. A decisão foi tomada em reunião, no início da tarde desta sexta-feira (31), da qual participaram o vice-prefeito Aloísio Alan (REPUBLICANOS) e o vereador Luís Carlos Dudé (União), que exerceu a liderança nos últimos anos.

“Edivaldo é um vereador experiente, advogado, professor, foi Procurador do município e secretário de Gestão e Inovação. Ele conhece a tramitação das matérias na Câmara e o fluxo administrativo. Será de grande importância tê-lo como líder na condução do projeto de Governo no Legislativo”, afirmou a prefeita.

Edivaldo Ferreira assume a liderança com a missão de estreitar a relação entre os vereadores e o Poder Executivo. Os debates, orientações e planejamento estratégico serão conduzidos pelo edil que tem experiência nos dois poderes: Legislativo e Executivo.

Para o vice-prefeito, Aloísio Alan, o nome de Edivaldo é a escolha certa para este momento em que a gestão está sendo modernizada e a Câmara também passará por mudanças no regimento e na Lei Orgânica. “Sabemos da competência e capacidade de Edivaldo e contamos com ela para nos auxiliar nesta missão conferida pela população de Vitória da Conquista.

A prefeita Sheila Lemos aproveitou para agradecer o trabalho realizado por Luís Carlos Dudé enquanto líder de Governo, na gestão anterior. “Foi um grande parceiro na Câmara Municipal, um vereador que colocou o seu mandato a serviço da população e muito colaborou para o êxito do nosso projeto de governo”, disse.

Os trabalhos na Câmara Municipal serão iniciados na próxima quarta-feira (5).

Secom, 31 de janeiro de 2025

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30), por 5 votos a 2, o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Ainda cabe recurso à parlamentar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, a cassação não tem efeito imediato.

A decisão do TRE-SP torna Zambelli inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2022, por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político.

O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Zambelli, movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), havia sido suspenso em dezembro passado após a juíza Maria Cláudia Bedotti ter solicitado maior tempo para análise do caso.

Ao votar a favor da condenação, o desembargador Encinas Mafré, relator do processo, citou “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”, e comentou sobre uma publicação que a deputada teria feito em 2022, em que divulgava que urnas eletrônicas na cidade de Itapeva, no interior de São Paulo, teriam sido manipuladas.

Em manifestação após o julgamento, Zambelli disse que “essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

CORTINA E CIA COLCHÕES