AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Em mais um passo para fortalecer o Ensino Superior público do Estado, o governador Jerônimo Rodrigues realizou, nesta quarta-feira (4), o terceiro encontro de 2024 com os reitores das universidades estaduais da Bahia. Durante a reunião, o chefe do Executivo baiano autorizou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com propostas para reajustar os vencimentos do magistério público, reestruturar a remuneração de técnicos e analistas universitários, além de ampliar as vagas de concursos e contratações via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

“Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento do estado. Os anúncios de hoje – como os reajustes salariais, a reestruturação de carreiras e a ampliação de vagas – são parte desse compromisso de valorizar a educação e assegurar melhores condições para a formação de qualidade”, afirmou o governador.

Os projetos de lei enviados à Alba incluem reajustes salariais para os docentes, a reestruturação da remuneração de técnicos e analistas universitários e autorizações para concursos e contratações, medidas que atendem a demandas históricas das instituições. Os recursos previstos para 2025 abrangem melhorias em infraestrutura, custeio e pessoal, sinalizando os esforços contínuos para expandir e qualificar o ensino superior público na Bahia.

A reitora da Uneb, Adriana Marmori, ressaltou a importância do atual momento de diálogo entre o governo e as universidades, que tem se intensificado nos últimos tempos. “Estamos vivendo um período muito positivo, em que o governo tem mostrado uma disposição genuína para ouvir e compreender as nossas demandas. Além disso, há um esforço claro para implementar ações concretas que atendam às necessidades da comunidade acadêmica”, afirmou.

Representando as quatro universidades estaduais da Bahia, participaram do encontro a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e presidenta do Fórum de Reitores, professora Amali Mussi; reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Adriana Marmori; o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Luiz Otávio de Magalhães; e o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes.

Avanços impulsionados pelo diálogo contínuo

A Uneb foi autorizada a ampliar em 16 vagas no concurso do edital nº 034/2022 e contratar 27 professores substitutos via Reda. A Uesb poderá contratar 70 servidores, sendo 39 de nível superior e 31 de nível médio, também via Reda. A Uesc terá uma vaga adicional no concurso do edital nº 044/2022 para professor assistente, além de contratar três professores nas categorias substituto e auxiliar temporário via Reda. Já a Uefs abrirá concurso para 14 vagas de analista e técnico universitário e contratará 24 professores visitantes e 51 servidores administrativos via Reda.

Além das medidas anunciadas, o encontro reforçou o diálogo entre governo e universidades, que têm recebido atenção crescente. Entre 2022 e 2023, o investimento nas universidades estaduais aumentou 19,6%, com a previsão de R$ 2,6 bilhões em recursos para 2025.

“O governo tem demonstrado compromisso com o fortalecimento das universidades, ouvindo nossas demandas e implementando medidas concretas para atender à comunidade acadêmica. Esse diálogo, junto aos recursos adicionais, reforça a importância das universidades no desenvolvimento social e econômico da Bahia”, afirmou a reitora Amali Mussi, da Uefs.

A reunião contou também com a presença dos titulares das Secretarias de Relações Institucionais, Jonival Lucas; da Educação (SEC); Rowenna Brito; da Administração (Saeb) Edelvino Góes, da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório; e do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Melo.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

CORTINA E CIA COLCHÕES

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, do MDB, deve assumir uma missão de coordenação política ao lado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), já mirando a disputa pelo governo da Bahia em 2026, ou mesmo retornar à Prefeitura da capital na reforma administrativa do atual chefe do Palácio Thomé de Souza, Bruno Reis (União).

Segundo apurou, a preferência de Neto é que Reinaldo se mude para Salvador e assuma um papel de articulação política na pré-campanha, já a partir do início de 2025. Uma função semelhante a que já foi desempenhada pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caculé Luciano Araújo (União). Neto tem sinalizado que quer ser mais assertivo nos movimentos voltados ao interior, nas conversas e na montagem das agendas de visita.

Mas não está descartado que o emedebista assuma um cargo na reforma administrativa de Bruno. Entre 2013 e a véspera do período eleitoral de 2016, Reinaldo foi coordenador das Prefeituras-Bairro de Salvador na gestão do próprio ACM Neto. Em 2016, ele foi eleito prefeito de Xique-Xique pela terceira vez (já tinha gerido a cidade entre 2005 e 2012). Foi reeleito em 2020 e, em 2022, mesmo o MDB tendo migrado para a base do governo do Estado, apoiou Neto na disputa pelo Palácio de Ondina.

Este ano, Reinaldo lançou o primo Renan Braga, também do MDB, como sucessor, e foi vitorioso nas urnas com o apoio do União Brasil, que, inclusive, financiou a campanha do emedebista.

Renan participou, no final da semana passada, do encontro promovido pela cúpula emedebista com prefeitos eleitos pelo partido em outubro, quando os irmãos Vieira Lima pregaram a união em torno da candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026. Em conversa com o site, Renan sinalizou, entretanto, que não tem planos de aderir à base do Executivo estadual no momento.

Em resposta, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) publicou um texto nas redes sociais avisando que os prefeitos do partido que não quiserem apoiar Jerônimo e decidirem seguir na oposição terão a saída da sigla facilitada.

Vale lembrar que o atual prefeito de Xique-Xique é filho do ex-deputado estadual Reinaldo Braga, que, em nove mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, já foi carlista convicto e aliado do PT.

 

Política Livre

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para finalizar a proposta de reestruturação da carreira militar.

O petista se reuniu neste sábado (30) com os comandantes das Forças Armadas e chegaram a um acordo sobre como estabelecer uma transição.

A tendência, como antecipou a analista Jussara Soares, é de que os militares tenham sete anos, partir de 2025, para se adequarem à nova regra da idade mínima de 55 anos para passarem para a reserva.

A partir de 2032 todos os militares terão que cumprir a idade mínima de 55 anos para deixar a ativa.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá neste sábado (30), às 14h, no Palácio da Alvorada, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas.

O encontro, fora da agenda oficial, discutirá a implementação da idade mínima de 55 anos para que militares passem para a reserva, medida incluída no ajuste fiscal do governo.
Atualmente, a aposentadoria dos militares é baseada no tempo de serviço, e o governo pretende concluir a transição para a nova regra até 2032.

O governo deve encaminhar as propostas de mudanças para as Forças Armadas ao Congresso na próxima semana.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente de honra do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, sugeriu, em conversa com a imprensa na manhã desta sexta-feira (29), durante o encontro dos emedebistas que ocorre em Salvador, testar o deputado federal Elmar Nascimento (União) nas urnas em apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Lula (PT) para poder abraçá-lo com cargos e espaços no grupo político.

Reconhecendo a força de Elmar junto a deputados estaduais, Lúcio disse que o seu pensamento sobre apoio político segue “meio cafona”, ao exemplificar que, antigamente, “quem jogava no Bahia não jogava no Vitória”, em alusão a disputa entre situação e oposição.

“Eu ainda tenho um pensamento meio cafona, meio antigo, eu acho que quem ganha a eleição tem que governar, quem perde tem que fazer a oposição, mas isso não sou eu que decido. O Elmar é um grande quadro, os deputados estaduais são grandes quadros, tem muito prestígio em Brasília, o Elmar, mas na verdade termina, é poder mudar algum ruído. Quando vem com a base, depois de disputar tal, e sem contar que termina o povo pode se sentir enganado porque votou no discurso e depois mudou”, iniciou.

“Eu acho que essas mudanças devem ser feitas avalizadas pela urna. Como assim? Quando chega a eleição em 2026, ele apoia o projeto de Jerônimo, o projeto de Lula, aí o povo diz que ‘concordo com sua mudança’. E aí, ele vem pra base. O que eu sou contra não é vir pra base, mas dependendo de espaço. Bom, então termina ficando ruim pra população, só isso, mas o pragmatismo da política hoje é outro. Antigamente se um jogador fosse no Bahia, jamais jogaria no Vitória. Então, hoje mudou, hoje não tem mais esse problema”, completou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista a sessão Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro. Durante a sessão ainda foram entregues os troféus Zumbi dos Palmares, que reconhece três pessoas ou entidades que trabalham em combate ao racismo e o Paranauê, que reconhece os destaques da capoeira em toda a região Sudoeste.

Câmara antirracista – O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Hermínio Oliveira (PP), destacou que a Sessão Especial é uma das marcas do posicionamento antirracista da Câmara Municipal. “Reforça a luta pela igualdade racial, além de celebrar e promover a valorização das tradições afro-brasileiras enquanto busca acabar com o racismo e a intolerância religiosa”, disse Oliveira.

Resistência e conquistas – O vereador Alexandre Xandó (PT), proponente da Sessão Especial, destacou que a história dos povos negros é permeada de resistência. “Quando a gente fala em comunidades tradicionais de terreiro, estamos falando em comunidades que fizeram com que a nossa ancestralidade permanecesse em nossa sociedade”, disse Xandó, lembrando de elementos da cultura afro-brasileira como o acarajé. “Esse elemento culinário que faz parte da cultura brasileira, é oriunda de nossos antepassados negros que pra cá vieram. Ao falar de questões como essas, estamos resgatando as nossas origens”, apontou ele. “Reconhecer as comunidades negras, saudar o Dia da Consciência Negra é dizer: esse povo resistiu e permanece resistindo”, complementou.

Xandó destacou conquistas alcançadas por iniciativa de seu mandato no âmbito municipal:

• Cotas raciais nos concursos municipais;

• Imunidade Tributária para terreiros;

• Dia Municipal do Hip-hop;

• Troféu Paranauê Conquista.

Luta Quilombola: Direitos e Empoderamento – Jamile Santos de Melo Silva, representante do Instituto Quilombola, destacou a importância de refletir sobre a luta das comunidades quilombolas não apenas no Dia da Consciência Negra, mas durante todo o ano. “A consciência negra precisa ser refletida todos os dias”, disse ela, enfatizando que o racismo é um problema cotidiano que afeta profundamente crianças, jovens e adultos quilombolas. Ela criticou a falta de apoio da prefeitura de Vitória da Conquista em eventos quilombolas, dizendo: “Aqui em Vitória da Conquista não tivemos nenhum recurso. É uma vergonha.” A ativista também abordou o impacto psicológico do racismo, afirmando: “Muitas vezes as pessoas acham que é só uma brincadeira, mas o psicológico dessa pessoa carrega para casa esse sentimento de não pertencimento”. Jamile finalizou falando sobre a importância do empoderamento e reconhecimento da identidade quilombola, afirmando que “hoje, temos a possibilidade de estudar onde quisermos, de ocupar espaços de poder e de reivindicar nossos direitos.” No entanto, ela destacou as dificuldades enfrentadas pelas comunidades, como a falta de infraestrutura e serviços essenciais, especialmente nas áreas rurais.

“Acredito que a capoeira é para todos e todos são para capoeira” – Jorge Pereira, mestre cardeal do grupo Universo Capoeira, apontou em seu discurso a democratização da capoeira, afirmando que levar essa arte a todas as camadas sociais é de extrema importância para ele. Em seu discurso, agradeceu ao vereador Alexandre Xandó pela homenagem e destacou que embora a Bahia, berço da capoeira, esteja atrasada ao que concerne às políticas públicas, ele vê cada vez mais mestres e alunos dedicados nos eventos e mais capoeiristas conquistando as oportunidades que merecem.

Viver em comunhão – Apóstolo Natalício, membro do Conselho Municipal de Igualdade Racial e representante da Igreja Heróis da Fé, ressaltou que a perseguição não afeta apenas o povo de santo, mas também cristãos que não tem preconceito com outras crenças. Para ele, pastores que perseguem outras religiões “não conhecem a Deus, pois Deus veio para todos e devemos viver em comunhão, independente de qualquer coisa”. Como pastor evangélico, ele também declarou que “não concordo com muita coisa que vivemos” e enfatizou que “não adianta estarmos no púlpito pregando amor e não viver fora”. Para ele, “não podemos estar na rua pregando ódio se na igreja dizemos o contrário”. Por fim, lembrou que “Deus veio para todos independente de escolhas e opiniões”.

A ausência de símbolos religiosos em espaços públicos –Em um discurso contundente durante a Sessão Especial do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Mãe Rosa de Oxum, presidente do Conselho de Igualdade Racial de Vitória da Conquista, denunciou a falta de representatividade das religiões de matriz africana em espaços públicos da cidade. A líder religiosa criticou a ausência de símbolos religiosos em locais como a própria Câmara de Vereadores, evidenciando a persistência da intolerância religiosa. Mãe Rosa direcionou duras críticas ao Governo Municipal, acusando-o de não apoiar pautas relacionadas às comunidades negras. A líder religiosa destacou a importância da luta por políticas públicas que garantam a igualdade racial e religiosa, e lamentou a falta de compromisso do poder público com essas causas. Em seu pronunciamento, Mãe Rosa também celebrou a luta do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT) para garantir a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em terreiros de candomblé no município. No entanto, a líder religiosa lamentou as dificuldades burocráticas enfrentadas pelas comunidades para fazer valer esse direito junto aos órgãos da prefeitura.

Juntos por melhorias – O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), lembrou a importância da sessão para se discutir, principalmente, as dificuldades e tabús ainda existentes. Lembrou que é sim, um momento de se refletir as conquistas e buscar cada vez mais as melhorias. “Precisamos revolucionar, começando com políticas públicas e que todos estejam juntos independente das divergências de ideias”, falou, pedindo mais participação da população em discussões do orçamento municipal, e afirmou que “avançamos, mas ainda estamos muito distante do ideal” e agradeceu  a todos que lutam pelo fim do racismo.

Homenageados da noite: Troféu Zumbi dos Palmares e Troféu Paranauê

Troféu Zumbi dos Palmares – Jéssica Sobral

Troféu Zumbi dos Palmares – Emissário Raell – Israel Célio De Oliveira

Troféu Zumbi dos Palmares – Mestre Dida – Adriano Rodrigues de Brito

Troféu Zumbi dos Palmares

Troféu Paranauê – Gunga é meu : Manoel Alves Fernandes Mestre Sarará (VCA)

Troféu Paranauê – Destaque do Ano : Celso de Jesus santos – Prof Celso (VCA)

Troféu Paranauê – Besourinhos : Henzo (Grupo Nossa Arte) – Erick Silva Matos – Polêmico (Grupo Falcão) – Sabrina Pereira Santos- Sasá (Grupo Nossa Arte) – Vanessa Santos – Guerreira (Grupo Nossa Arte)

Troféu Paranauê – Destaque Sudoeste: Rogério Brito Souza – Mestre Didi (Poções -Ba)

Troféu Paranauê – Destaque Médio Sudoeste – Maria de Fátima Silva Oliveira – Prof Baiana – (Maiquinique Ba)

Troféu Paranauê – Destaque Sertão Produtivo – Carlos Eduardo Ricardo Alves – ContraMestre Carlos – (Livramento-Ba)

Troféu Paranauê – Destaque Médio Rio de Contas : Lindomar Santos – Professor Farinha (Jitaúna-Ba)

Troféu Paranauê – Destaque Sou Mandingueira – Joana D’Arc – Prof Fasceira

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), anunciou nesta terça-feira (26) a destinação de R$ 1,35 milhão à Polícia Militar da Bahia. A comunicação aconteceu durante uma reunião com o comandante geral da corporação, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. Jean Fabrício afirmou em suas redes sociais: “Fico muito feliz em poder contribuir com ações efetivas para o fortalecimento da segurança pública em nosso Estado. Esse é o nosso trabalho e continuaremos avançando com ações e projetos destinados à Polícia Militar da Bahia

CORTINA E CIA COLCHÕES

Dinheiro é coisa séria. E quando se trata do dinheiro público, a responsabilidade fica ainda maior. É por isso que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), através da Comissão de Finanças e Orçamento, está realizando uma série de discussões para definir como o dinheiro de todos os conquistenses será aplicado pela Prefeitura Municipal no ano que vem.

Na tarde desta terça-feira, 26, às 14h30, o Poder Legislativo realiza a segunda audiência para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que define o destino dos recursos do Tesouro Municipal. “Nós vamos procurar produzir uma peça orçamentária em que os recursos sejam otimizados e que a cidade utilize onde realmente mais precisa. Um orçamento que chegue nas pessoas que mais precisam, na zona rural, na periferia da nossa cidade, que faça com que a cidade possa abraçar, acolher, cuidar dos seus munícipes, que seja um orçamento para realmente cuidar do povo”, assegurou o presidente da Comissão, vereador Luciano Gomes (PCdoB).

A discussão em torno da LOA tem importância crucial, pois visa promover a transparência, a participação cidadã e a eficiência na administração pública.

Serviço

Audiência Pública

Data: 26 de novembro

Horário: 14h30

Local: Câmara de Vereadores – Plenário Carmen Lúcia

Rua Coronel Gugé, 150, Centro

CORTINA E CIA COLCHÕES

A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, afirmou estar “pronta para qualquer desafio” em 2026, ao endossar a sugestão do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, de o partido integrar a chapa majoritária estadual.

“É natural da direção do meu partido. Eu estou pronta para qualquer desafio que a política baiana nos coloque e temos uma grande aliança com o PT da Bahia. E é claro, buscando destacar sempre a presença do partido”, disse na última sexta-feira (22), no ato que reuniu prefeitos e vices eleitos pelo PSB em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Lídice, todavia, não escondeu que qualquer movimento passa por fortalecer a nominata de federais, com apoio direto do Palácio de Ondina.

“Já fui senadora, já fui prefeita de Salvador, já fui até candidata ao governo por uma necessidade nacional do meu partido, mas nós queremos construir uma chapa forte de deputados federais para o PSB da Bahia e eu fiquei muito feliz com o que disse o governador Jerônimo e o ministro Rui Costa, todos dois muito dispostos a ajudar o PSB a crescer. Foi a frase mais bonita que eles disseram”.

Ministro do PSB no governo Lula, Márcio disse que “seria bom o PSB estar na chapa” aqui na Bahia considerando que, segundo ele, o MDB e o PSD, atuais aliados do PT na Bahia, podem ser capturados pela oposição a Lula em razão do alinhamento com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), virtual candidato à presidência da República em 2026.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a cerimônia de lançamento do Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias, nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração que levantou risos do público. Ele afirmou: “Eu sou um cara que tem que agradecer agora muito mais porque eu estou vivo. A tentativa de me envenenar, eu e o Alckmin, não deu certo. Nós estamos aqui.” Lula se referia à Operação Contragolpe, que prendeu cinco militares suspeitos de envolvimento em um plano de golpe de Estado, cujo objetivo era assassinar o presidente, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes após as Eleições 2022. Entre os acusados estão o coronel Helio Ferreira Lima, o general Mario Fernandes, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira e o policial federal Wladimir Matos Soares. Eles pertencem ao grupo “Kids Pretos”, especializado em operações especiais, e estavam planejando a operação“Punhal Verde e Amarelo” para impedir a posse de Lula e instaurar um golpe.

CORTINA E CIA COLCHÕES