Quinze capitais brasileiras terão segundo turno nas Eleições de 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as capitais poderiam ter segundo turno porque possuem mais de 200 mil eleitores.
No dia 27 de outubro, os eleitores das quinze capitais que terão segundo turno voltarão às urnas. A realização do segundo turno é definida pela maioria absoluta de votos, típica do sistema eleitoral de dois turnos. Se nenhum candidato atingir a votação necessária, haverá um segundo turno com os dois mais votados do primeiro, sendo eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos na segunda votação.
Veja alista de cidades que terão 2º turno:
Aracaju (SE): Emilia Correa (PL) e Luiz Roberto (PDT)
Belém (PA): Igor (MDB) e Delegado Eder Mauro (PL)
Belo Horizonte (MG): Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD)
Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União)
Cuiabá (MT): Abilio (PL) e Lúdio (PT)
Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB)
Goiânia (GO): Fred Rodrigues (PL) e Mabel (União)
Fortaleza (CE): André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
João Pessoa (PB): Cicero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL)
Manaus (AM): David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL)
Natal (RN): Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
Palmas (TO): Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (Podemos)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT)
Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos)
São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
O resultado das eleições municipais de Vitória da Conquista aponta a prefeita Sheila Lemos (União) como vencedora na disputa, com 58,83% dos votos. Apesar disso, ela não pode comemorar porque oficialmente ainda não é considerada reeleita. No resultado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), os votos de Sheila aparecem “anulados sub judice”. Mesmo vitoriosa, ela pode acabar não assumindo em 2025 e uma nova eleição pode ser realizada.
A prefeita teve sua candidatura indeferida pelo TRE em setembro, após a Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV) pedir a impugnação sob o argumento de que sua recondução ao cargo representaria alternância de poder. Isso porque, com um novo mandato de Sheila, ela e a mãe, Irma Lemos, somariam três mandatos consecutivos da mesma família, o que viola a legislação eleitoral. O caso iniciou em 2020, quando Herzem Gusmão, então prefeito, foi internado com covid-19, e Irma Lemos, vice-prefeita, assumiu interinamente por 13 dias. No mesmo ano, ele foi reeleito com Sheila Lemos como vice, que acabou assumindo o Executivo Municipal após a morte do prefeito.
Em 16 de setembro, o magistrado decidiu pelo indeferimento da candidatura de Sheila, mas ela entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda decisão da Justiça. Por isso, mesmo assim, concorreu na disputa. Em nota, o TRE-BA informa que “embora tenha recebido a maioria dos votos, não será proclamado o resultado da eleição no município” até o julgamento do TSE.
O que vai acontecer?
O advogado Rafael Brito explica que em casos como este, a tendência é que o julgamento aconteça até dezembro no máximo, “para não causar insegurança”. “O TSE deve priorizar logo isso, porque sabe que tem que dar uma segurança para a população, para o povo”, disse.
Caso a decisão do TRE-BA seja mantida, uma nova votação deverá ser realizada no município, explica Brito. Já na hipótese da decisão ser derrubada pela instância superior, em janeiro, os votos são validados. Neste caso, Sheila Lemos tomaria posse, assim como os outros prefeitos eleitos.
Outros casos
Em 2020, um caso semelhante ocorreu na Bahia. Di Cardoso venceu a disputa pela prefeitura de João Dourado com a candidatura sub júdice, por aspectos de inelegibilidade da sua candidata a vice-prefeita. No dia 1º de janeiro de 2021, ele não tomou posse e o presidente da Câmara Municipal foi quem assumiu a prefeitura até a decisão do TSE. Posteriormente a Corte manteve o deferimento e uma outra eleição foi realizada em novembro de 2021. Di Cardoso acabou concorrendo novamente e venceu, desta vez com outra candidata a vice.
Embora tenha conquistado mais de 58,83% dos votos para a Prefeitura de Vitória da Conquista, a atual prefeita Sheila Lemos (União) ainda não pode ser considerada eleita. Isso porque a Justiça Eleitoral da Bahia a julgou inelegível, mas a candidata entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como o julgamento definitivo não ocorreu até este domingo (6), data da eleição em primeiro turno, os votos para Sheila aparecem como “anulado sub judice”. Na prática, eles serão desconsiderados até que o julgamento seja concluído.
Com 100% das urnas apuradas, Waldenor (PT) foi o segundo mais votado, com 26,74% dos votos, seguido por Lúcia Rocha (MDB) e Dr Marcos Adriano, com 11,14% e 3,29% dos votos respectivamente.
Sheila disse destacou sua “gratidão ao povo”. “Ser a primeira candidata a vencer uma eleição no primeiro turno em nossa cidade é motivo de orgulho. Vitória da Conquista foi às urnas para declarar que quer seguir sendo a melhor cidade da Bahia e uma das melhores do Brasil para se viver”, disse a prefeita.
Quanto ao processo ainda em trâmite na justiça, ela disse ter “plena confiança de que a decisão manterá a escolha do povo”.
No fim da noite deste domingo, 06, a cidade de Vitória da Conquista ficou conhecendo os 23 parlamentares que irão compor a casa legislativa nos próximos quatro anos. Nessa nova composição, oito vereadores, dos 23 eleitos, ocuparão uma cadeira da casa pela primeira vez. Outra novidade é o número de mulheres eleitas que passou de duas para quatro, o maior número de mulheres compondo a Câmara de Conquista até hoje.
O União Brasil foi o partido que conquistou o maior número de vagas, quatro no total. Os vereadores Luis Carlos Dudé, Adinilson Pereira e Edjaime Rosa Bibia alcançaram a reeleição e Diogo Azevedo, vereador com maior número de votos, conquistou seu primeiro mandato na casa.
Luciano Gomes, Ricardo Babão e Andreson Ribeiro mantiveram a bancada do PCdoB na câmara da mesma forma que a legislatura que se encerra. O PT confirmou a reeleição de três parlamentares, Marcia Viviane, Alexandre Xandó e Fernando Jacaré. O PSDB também garantiu três vagas para o próximo mandato reelegendo os vereadores Nelson de Vivi e Edivaldo Ferreira Júnior e elegendo pela primeira vez Paulinho Oliveira.
O PSD passa a compor a Câmara na próxima legislatura com dois parlamentares, Leia de Quinho e Marcio de Vivi, ambos novatos no Legislativo Conquistense. Também com duas cadeiras ficou o Republicanos que reelegeu o vereador Dinho dos Campinhos e elegeu, pela primeira vez, Doutora Lara.
Os vereadores Ivan Cordeiro (PL), Subtenente Muniz (PDT) e Hermínio Oliveira (PP) foram reeleitos para essa nova gestão, bem como, Cris de Lúcia Rocha (MDB), Ricardo Gordo (PSB) e Natan da Carroceria (AVANTE) que conseguiram êxito na eleição e pela primeira vez irão compor o quadro de vereadores da casa.
Esses 23 parlamentares eleitos no último dia 06 de outubro irão exercer o mandato de vereador de Vitória da Conquista pelos próximos 4 anos (2025 – 2028).
A Política Conquistense ganha um novo formato com os resultados das Eleições 2024. A Câmara Municipal de Vitória da Conquista agora conta com 23 cadeiras, passando de 21, a partir do próximo 1º de janeiro. Dentre os atuais vereadores, dezesseis foram reeleitos, enquanto o Plenário Vereadora Carmen Lúcia recebe oito novos edis. Com essa nova composição, espera-se que a Casa do Povo esteja preparada para abordar uma variedade de questões e demandas da Comunidade Conquistense. Veja quem são os novos parlamentares da Joia do Sertão Baiano.
LISTA DE VEREADORES ELEITOS
Diogo Azevedo – UNIÃO BRASIL – 6.017 VOTOS
Leia de Quinho – PSD – 4.272 VOTOS
Luciano Gomes – PC do B – 3.769 VOTOS
Xandó – PT – 3.729 VOTOS
Fernando Jacaré – PT – 3.603 VOTOS
Dr Andreson – PC do B – 3.419 VOTOS
Dudé – UNIÃO BRASIL – 3.339 VOTOS
Adinilson Pereira – UNIÃO BRASIL – 3.305 VOTOS
Ivan Cordeiro – PL – 3.113 VOTOS
Dinho dos Campinhos e Simão – REPUBLICANOS – 3.109 VOTOS
Cris de Lucia Rocha – MDB – 2.963 VOTOS
Ricardo Babão – PC do B – 2.902 VOTOS
Viviane – PT – 2.834 VOTOS
Paulinho Oliveira – PSDB – 2.550 VOTOS
Subtenente Muniz – PDT – 2.458 VOTOS
Doutora Lara – REPUBLICANOS – 2.418 VOTOS
Marcio de Vivi – PSD – 2.403 VOTOS
Ricardo Gordo – PSB – 2.341 VOTOS
Hermínio Oliveira – PP – 2.300 VOTOS
Bibia – UNIÃO BRASIL – 2.115 VOTOS
Nelson de Vivi – PSDB – 1.925 VOTOS
Edivaldo Ferreira Júnior – PSDB – 1.840 VOTOS
Natan da Carroceria – AVANTE – 1.505 VOTOS
A prefeita Sheila Lemos (UB) foi reeleita em Vitória da Conquista com mais de 61% dos votos. Com o feito Sheila passa a ser a primeira prefeita mulher e também a primeira prefeita reeleita sem precisar de um segundo turno.

Atrás da prefeita vieram os candidatos: Waldenor Pereira (PT) com dos votos, Lúcia Rocha (MDB) com dos votos e Marcos Adriano do Avante com dos votos. A eleição na terceira maior cidade da Bahia teve ainda de abstenção, % votos brancos e % votos nulos.
Sheila Lemos tem 52 anos, é casada e tem duas filhas. A gestora tem nível superior completo e já foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista. O vice de sua chapa é o médico Aloísio Alan.
A prefeita e candidata a reeleição Sheila Lemos ( UB), votou na Seção Eleitoral 34 enquanto Doutor Alan – votou na Seção Eleitoral 86 da Escola Normal na manhã deste domingo (06). Apoiadores e líderes de partidos estavam acompanhando a prefeita no momento da votação.
Nesta sexta-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues, anunciou em suas redes sociais que o Governo do Estado vai assegurar, por meio de decreto, a gratuidade do transporte intermunicipal no 1º e no 2º turno das eleições municipais 2024, programadas para acontecer nos dias 5 e 6 de outubro e 26 e 27 de outubro.
A gratuidade será válida das 18h do sábado (5) até as 23h59 do domingo (6). Da mesma forma, nas cidades onde houver votação em 2º turno, o acesso gratuito será das 18h do dia sábado (26) até as 23h59 do domingo (27).
“Uma iniciativa para reforçar o compromisso com a democracia e a participação cidadã no processo eleitoral”, destacou o governador, que informou ainda que o decreto assinado será publicado neste sábado (5), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Para ter acesso à gratuidade da passagem, é obrigatória a apresentação o título de eleitor físico ou digital (e-título), que comprove o local de votação do usuário, acompanhado de documento que comprove sua identidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), órgão vinculado a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com o apoio de diversos órgãos estaduais, executarão o decreto com o objetivo de garantir uma eleição segura e participativa com mecanismos que facilitam a mobilidade urbana.
Vitória da Conquista não aguenta mais o governo do improviso e foi para as ruas, neste sábado (5), para mostrar que a mudança tem nome: Waldenor e Luciana. O tapete do 13 saiu da Praça dos Verdes, do bairro Brasil, e seguiu até o centro da cidade, com o senador Jaques Wagner e os ex-prefeitos Guilherme e Zé Raimundo.
Trazendo o abraço e a confiança do presidente Lula, o senador Jaques Wagner participou do evento, demonstrando que Waldenor conta com a força do time que está reconstruindo o Brasil para mudar Conquista. “Estou aqui em nome do nosso time, em nome do presidente Lula, é o 13 na urna pra garantir uma melhora para Vitória da Conquista”, afirmou Wagner.
A grande caminhada encerrou os eventos de rua do candidato da coligação A Força Pra Mudar Conquista. “Uma grande caminhada, o tapete vermelho tomou conta da cidade! Encerramos a campanha com a manifestação do povo, nas ruas, vendo e ouvindo que Conquista quer voltar para o caminho do desenvolvimento e do cuidado para todas as pessoas”, comemorou Waldenor.
A Prefeitura de Vitória da Conquista alterou o horário de funcionamento de órgãos e repartições públicas municipais nesta sexta-feira (4), e na segunda-feira (7). Na sexta-feira, o horário será das 8h às 12h, e na segunda, das 14h às 18h.
De acordo com o Decreto Municipal nº 23.408, a alteração se deve à cessão de vários imóveis onde funcionam órgãos e repartições da Prefeitura para servir como seções eleitorais. O decreto também suspende as aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino nos mesmos dias. Já as unidades de saúde funcionarão normalmente.
Os espaços são cedidos com antecedência para limpeza e arrumação e, posteriormente, para desmontagem de todo o aparato.